“Vamos manter o Paraná no rumo certo”, diz Cida


unnamed
A candidata à vice-governadora na chapa de Beto Richa, a deputada Cida Borghetti, destacou na noite desta terça-feira (22), durante encontro com prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba e litoral paranaense, que o Paraná segue no rumo do crescimento e desenvolvimento devido ao trabalho em conjunto entre o governo estadual e as prefeituras municipais.
“Conheço a enorme responsabilidade dos prefeitos e por isso temos nos unir para manter o Paraná no rumo certo, com um governo estadual municipalista, que valoriza o diálogo e o trabalho em conjunto para estruturar os municípios e criar projetos e ações que ofereçam oportunidades para o desenvolvimento pessoal, profissional e social dos paranaenses”, disse Cida Borghetti.
Cida afirmou que a parceria com o governo estadual tem permitido avanços inéditos nos municípios, com destaque para as obras e repasse de recursos nas áreas da educação, assistência social e saúde. “Nesta gestão, por exemplo, foi criado o primeiro Centro de Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Mama, que já conta com unidades em Maringá, Cascavel, Londrina e em alguns meses será inaugurada uma em Curitiba. É uma deferência especial do governador em tratar bem a saúde da mulher”.
A boa recepção e o reconhecimento do trabalho realizado pelo governo estadual em todos os municípios que visitou também foram ressaltados por Cida Borghetti. “Em cada cidade que visitamos somos bem recebidos e percebemos os avanços que foram realizados nesta gestão. É uma honra fazer parte dessa equipe que tanto tem feito pelo nosso estado e tenho certeza que iremos reeleger o governador Beto Richa para que o Paraná continue a crescer e se fortalecer”.

Paiquerê acaba com piada de Requião




Acostumado a fazer piadas para detratar adversários ou constranger pessoas, do tipo “já traiu o marido?”, o senador Roberto Requião (PMDB) se deu mal desta vez na Rádio Paiquerê. Ouça:








Fonte: Blog Fabio Campana

Estabilidade enganosa


dilma 1
Merval Pereira, O Globo
A boa notícia para a presidente Dilma que a pesquisa do Ibope Inteligência, feita a pedido da TV Globo e do jornal “O Estado de São Paulo”, traz é a estabilidade da corrida presidencial, embora sua tendência de queda tenha sido registrada, assim como o crescimento da candidatura oposicionista de Aécio Neves, ambas dentro da margem de erro.
Os indícios de que o futuro não guarda boas notícias para a incumbente estão, porém, registrados na pesquisa, assim como o noticiário econômico reforça a ideia de que ela não tem boas notícias daqui até a eleição.
O fato de o próprio governo já estar admitindo uma inflação mais alta, próxima do teto da meta de 6,5% no ano, e o crescimento mais baixo, de 1,9%, já indica que dificilmente a situação econômica ajudará o projeto de reeleição.
A perspectiva de que entremos em uma recessão técnica, com dois trimestres negativos, é uma realidade que o governo terá que enfrentar.
Esses dados têm como consequência a má avaliação do governo Dilma, com apenas 31% dos eleitores considerando-o bom ou ótimo, quando as pesquisas mostram que dificilmente um candidato à reeleição consegue êxito se tem avaliação de ótimo e bom abaixo de 35%.

Polícia prende dois traficantes e desmantela laboratório de refino de cocaína na RMC



Da Redação com Polícia Civil

(Fotos: Juliano Cunha – Banda B)

Policiais do Núcleo de Curitiba da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) fecharam umlaboratório de refino de cocaína que funcionava em Piraquara, na região metropolitana, na última terça-feira (22). Os investigadores apreenderam 1,1 quilo de cocaína e substâncias para mistura, além de 2,1 quilos de maconha, 15 quilos de ácido bórico, 3 litros de gasolina, utilizados nas etapas da preparação da cocaína, além de liquidificador, panelas e bacias com resquícios das misturas. Foram apreendidos também uma balança de precisão, rolos de papel para embalo da droga, uma pistola 765, e aproximadamente R$ 2 mil.
Durante a operação foram presos Edimar Camargo dos Anjos, de 31 anos, o “Gordinho”, e Paulo Adriano Reis, de 43 anos. Segundo a delegada-adjunta da Denarc, Camila Cecconello, os policias investigavam “Gordinho” por ele ser um dos fornecedores de drogas da região central de Curitiba e tinham informações de que ele mantinha um laboratório de preparo da cocaína. “Com base nessas informações, a equipe seguiu o suspeito e o flagrou no momento em que ele efetuava a entrega de uma porção de drogas a Reis, na rua Desembargador Mota”, contou a delegada.
Em seguida, os policias se dirigiram até uma residência em Piraquara, mantida pelo criminoso apenas como local de armazenagem, mistura e preparo do entorpecente. No local, eles localizaram parte da droga, a gasolina, a pistola e as substâncias utilizadas na mistura do entorpecente acondicionadas no interior de dois veículos estacionados na casa e sem condições de uso. “No interior da residência, havia um liquidificador e panelas com cocaína misturada a outros insumos, recém-manipulada”, contou a delegada.
Na residência em que “Gordinho” morava, em Matinhos, no Litoral, foram localizadas outras panelas com a mistura da cocaína, além de 15 quilos de ácido bórico. “Gordinho” era evadido do sistema penitenciário por roubo e foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e posse de arma de fogo. Reis possui antecedentes por tráfico de drogas e foi autuado em flagrante pelo tráfico.
.

QUEBROU O PAU NO PROGRAMA MESA REDONDA DOS BLOG'S















Com a chegada das eleições, o clima esquenta (mesmo no inverno) e é inevitável o bate boca eleitoral...
E no Programa Mesa Redonda dos blogs não poderia ser diferente...
Acompanhe mais sobre o programa passado aqui

Programa Mesa Redonda dos blogs é nos seguintes dias e horários: 
Terças e quintas: 18:30 às 19:30 horas
Sábados: 18:30 às 20:00 horas

Apresentação Wilson Vieira e Nilton do Rim




Motociclista fica ferido após se envolver em acidente com Porsche no Jardim Social


Por Felipe Ribeiro e Juliano Cunha

porsche
(Foto: Brasil Urgente/ TV Bandeirantes)
Um motociclista ficou ferido no final da tarde desta quarta-feira (23) após se envolver em um acidente com um veículo Porsche Cayenne no cruzamento das ruas Joaquim Américo Guimarães e Fagundes Varella, no bairro Jardim Social, em Curitiba.
De acordo com informações da Polícia Militar, não é possível precisar quem seria o responsável pela colisão, mas no local imediatamente houve uma troca de acusações na presença do Batalhão de Polícia de Trânsito (BpTran).
O motociclista foi encaminhado ao Hospital do Trabalhador.

Morre aos 87 anos Ariano Suassuna, autor de “O Auto da Compadecida”


Da Redação

ariano-suassuna
Foto: Reprodução
Morreu no final da tarde desta quarta-feira (23), aos 87 anos, o escritor Ariano Suassuna. Autor de “O Auto da Compadecida”, Suassuna faleceu no Real Hospital Português de Recife, onde estava internado desde a noite de segunda. Ele é o terceiro escritor brasileiro a morrer em menos de uma semana. João Ubaldo morreu na sexta passada e Rubem Alves no sábado.
Ele passou mal em casa, na noite de segunda e foi levado ao hospital por volta das 20h, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico. Às 23h, terminou a cirurgia de emergência para a colocação de dois drenos, com o objetivo de controlar a pressão intracraniana provocada pelo AVC. Desde então, o escritor ficou internado na UTI Neurológica.
No ano passado, o escritor sofreu um infarto, e dois dias depois de receber alta, deu entrada novamente ao hospital por causa de um aneurisma cerebral.
Na última sexta-feira (18), Ariano Suassuna participou de uma aula-espetáculo, no Festival de Inverno de Garanhuns, no agreste pernambucano
O escritor, dramaturgo e poeta Ariano Suassuna, 87 anos, nasceu na Paraíba, mas mora no Recife. É autor de peças teatrais, como O Auto da Compadecida, e de romances, como A Pedra do Reino.
Atlético
Foto: Divulgação Atlético
Foto: Divulgação Atlético
Em 2007, Suassuna disse ser torcedor do Atlético Paranaense. O escritor, dramaturgo e poeta paraibano posou com a camisa rubro-negra. Na época, o autor ficou emocionado com o presente que recebeu , uma camisa personalizada com seu nome e autografada pelos jogadores. “Nunca me passou pela cabeça receber esse presente, estou muito feliz, muito comovido”, disse em 2007. “É uma honra”, complementou.
Suassuna afirmou que escolheu torcer para o Atlético Paranaense pelas cores rubro-negras, que também são do Sport Recife, seu clube em Pernambuco.
.

Fiscais flagram crianças amarradas com fraldas dentro de creche particular em Curitiba


Por Elizangela Jubanski

Em uma inspeção periódica, fiscais da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde fizeram um grave flagrante na manhã desta quarta-feira (23) em uma escola de educação infantil, no bairro Uberaba, em Curitiba. Os fiscais encontraram crianças, entre 2 e 3 anos, amarradas nas cadeiras com fraldinhas e panos de boca.  De acordo com informações apuradas pela Banda B, a professora estava sozinha na sala e alegou  que tinha tomado tal atitude para evitar que os bebês saíssem dos lugares e se machucassem. Um vídeo foi  feito pelos fiscais, que  imediatamente acionaram o Conselho Tutelar. A Prefeitura de Curitiba confirmou o caso à Banda B.
A informação chegou até a redação em primeira mão nesta manhã com relatos de vizinhos sobre a presença de dois veículos do Conselho Tutelar na escola.  Os conselheiros foram acionados pelos fiscais da Vigilância que haviam ido até lá para fazer uma inspeção de rotina na escola particular. No local, estudam crianças de educação infantil em meio período e também integral.
Foi durante a visita que os fiscais viram as ‘crianças  contidas nas cadeiras’ amarradas com tecido e gravaram um vídeo do que acontecia na sala. As fraldinhas passavam pela barriga das crianças e eram amarradas na parte de trás das cadeiras. Não houve agressão e violência por parte da professora, segundo o apurado. No entanto, não há informações sobre de que forma as crianças teriam sido amarradas nas cadeiras.
O vídeo será usado nas investigações, que serão feitas pelo  Conselho Tutelar. A Banda B decidiu não divulgar o nome da escola justamente por estar em fase de investigação.
O Conselho Tutelar, até o fechamento da reportagem, não havia se manifestado. A redação entrou em contato com a direção da escola, que ainda não retornou a ligação.

Usuário pagará R$1,00 para novas recargas do cartão transporte


Curitiba terá mais 23 novos pontos para recarga a partir de 1º agosto.
Em linhas operadas por micro-ônibus, serão aceitos apenas o cartão.

Do G1 PR
Micro-ônibus aceitarão apenas cartã transporte a partir de 1º de abril (Foto: Cesar Brustolin/SMCS/ Divulgação)Micro-ônibus aceitarão apenas cartã transporte a
partir de 1º de agosto
(Foto: Cesar Brustolin/SMCS/ Divulgação)
Os usuários que aderirem ao cartão transporte para a utilização das linhas de ônibus de Curitiba pagarão R$ 1,00 pelas recargas feitas nos 23 novos pontos credenciados pela prefeitura. No caso do cartão avulso, apenas a primeira inserção de créditos será gratuita. De acordo com a administração municipal, este valor ficará com o comerciante. O cartão avulso, que custará R$ 3,00, foi criado em meio a uma série de medidas para adequar a Rede Integrada de Transporte (RIT) a lei que proíbe os motoristas dos micro-ônibus a dirigirem e cobrarem a tarifa do passageiro, mesmo com o veículo parado. Ele estará disponível a partir de 1º de agosto.
Nesta mesma data, as mais de 60 linhas operadas por micro-ônibus aceitarão apenas o cartão transporte como forma de pagamento. Os cartões avulsos terão validade de cinco anos e poderão ser recarregados quantas vezes forem necessárias até o limite de 25 créditos. Ao contrário do cartão usuário tradicional, o avulso não pode ser bloqueado em caso de roubo ou extravio. A tarifa domingueira, de R$1,50, também poderá ser paga com cartão transporte – hoje, o desconto é válido apenas para quem paga em dinheiro.

Segundo a Urbs, atualmente 55% dos 1,1 milhão de passageiros pagantes por dia utilizam o cartão transporte como forma de pagamento da tarifa. Com essas medidas, o intuito é que este percentual cresça.
Ainda esta prevista mudanças quanto ao controle dos créditos no cartão transporte. Atualmente, cada vez que o usuário passa o cartão é debitado um crédito do total existente. E isso independe do valor da passagem. A partir de novembro deste ano, será debitado o valor em dinheiro.
Recargas na Urbs e na internet
Os usuários também têm a opção de colocar créditos no cartão transporte pela internet. Neste caso, a taxa para recarga é de R$1,60. Devido a tramites bancários, os créditos demoram 72 horas para serem validados. Já as recargas feitas na própria Urbs seguem sem custo algum, contudo, o pagamento só pode ser feito em dinheiro.
Locais para compra e recarga do cartão
Em ruas e praças

-Na Travessa Moreira Garcez, em frente à galeria Tobias de Macedo
-Na esquina das ruas Barão do Cerro Azul e 13 de Maio
-Na Travessa Nestor de Castro perto da esquina com a Rua do Rosário
-Banca Triângulo – na Praça Tiradentes, em frente ao Banco do Brasil, na confluência da -Avenida Marechal Floriano com Cândido de Leão
-Banca Bom Jesus – Na Praça Rui Barbosa, na lateral da André de Barros perto da Rua 24 de Maio
-Banca Bom Jesus II – Na Praça Rui Barbosa, na lateral da Rua Pedro Ivo perto da Voluntários da Pátria
-Banca Revistaria Cultura – Na Praça Rui Barbosa, na lateral da Rua Pedro Ivo perto da Desembargador Westphalen
-Banca da Cátia – Na Praça Rui Barbosa, em frente ao Colégio São José
-Banca Carlos Gomes - Na Praça Carlos Gomes, na lateral da Monsenhor Celso com José Loureiro
-Banca Staub – Na Avenida Marechal Deodoro, esquina com João Negrão, em frente ao Shopping Itália
-Banca de café Café do Zacarias – Na Praça Zacarias
-No Centro Cívico – Perto da Prefeitura e em frente ao Banco Itaú
-No Centro Cívico – Na Avenida Cândido de Abreu, perto da Comendador Fontana
-Banca Irani – Praça 19 de Dezembro
Em terminais de transporte
-Lanchonete Haluche – Terminal Cabral
-Maestrelle e Panzarine  – Terminal Santa Felicidade
-Tívoli Comércio de Jornais – Terminal Campina do Siqueira
-Banca Feitosa - Terminal Vila Hauer
-Revistaria Portão – Terminal Portão
-Tailândia Doces e Salgados – Terminal Centenário
-Lanchonete Adriana – Terminal Fazendinha
-Banca do Edson – Terminal Campo Comprido
-Kerida Presentes – Na Rua da Cidadania Santa Cândida

Como e onde fazer cartão transporte
Para fazer o cartão transporte é preciso levar documento de identidade com foto e CPF. A primeira via é gratuita, porém, da segunda em diante o usuário precisa pagar R$ 13,50.
Os postos fixos de atendimento ao público funcionam na Área de Fiscalização e Cadastro da Urbs, na ala ferroviária da Rodoferroviária e nas Ruas da Cidadania da Matriz (na Praça Rui Barbosa), Boa Vista (perto da Unidade de Saúde 24 Horas), Boqueirão (no Terminal do Carmo), Pinheirinho (Terminal Pinheirinho) e Portão/Fazendinha (no Terminal Fazendinha).
O horário de funcionamento nos dias úteis das 8h30 às 17h e, aos sábado, das 8h30 ao meio-dia 12h.
Além deste, existe ainda três postos volantes os terminais do Cabral, Santa Felicidade e na Travessa Nestor de Castro – de segunda a sexta-feira das 7h às 19h e aos sábados das 8h30 ao meio-dia.
Linhas que só aceitarão cartão transporte
- A Munhoz/Botânico
- Ahú/Los Ângeles
- Alferes Poli
- Augusta
- Augusto Stresser
- Bigorrilho
- Butiatuvinha
- Canal Belém/Salgado Filho
- Canal da Música/Vista Alegre
- Cajuru
- Cassiopéia
- Circular Centro
- Cristo Rei
- Dom Ático
- Estribo Ahú
- Estudante
- Fernando de Noronha
- Formosa
- Fredolin Wolf
- Guabirotuba
- Interhospitais
- Itupava/Hospital Militar
- Jardim Arroio
- Jardim Esplanada
- Jardim Social/Batel
- José Culpi
- Julio Graff
- Laranjeiras
- Lindóia
- Marechal Hermes/Santa Efigênia
- Mateus Leme
- Mercúrio
- Mossunguê
- Nilo Peçanha
- Nossa Senhora de Nazaré
- Novo Mundo
- Ouro Verde/ Vila Bádia
- Paineiras
- Palotinos
- Passaúna
- Pinheirinho/CIC
- Portão
- Portão/Santa Bernadethe (Linha Verde)
- Quartel General
- São Benedito
- São Bernardo
- São João
- São Jorge
- Santa Amélia
- Santa Bárbara
- Santa Gema
- Santa Quitéria
- Solar
- Tingui
- Tramontina
- Universidades
- Vila Izabel
- Vila Macedo
- Vila Marqueto
- Vila Rosinha
- Vila Suíça
- Veneza
- Vila Velha/Buriti

Eleitores podem votar 'em trânsito' em cinco cidades do Paraná


Prazo para cadastro começa nesta terça (15) e segue até 21 de agosto.
Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel terão urnas especiais.

Do G1 PR
Urna eleitoral  (Foto: Reprodução GloboNews)Eleitores podem votar fora de seu domicílio
eleitoral (Foto: Reprodução GloboNews)
Começa nesta terça-feira (15) o prazo para que eleitores se habilitem a votar fora de suas respectivas cidades nas eleições de outubro. No Paraná, o chamado voto em trânsito poderá ser feito em cinco cidades, todas com mais de 200 mil eleitores. O prazo para requerer a habilitação termina no dia 21 de agosto.
As urnas especiais para o voto em trânsito no Paraná ficarão em CuritibaLondrina,MaringáPonta Grossa e Cascavel. Quem votar fora da cidade de origem do registro eleitoral, porém, só poderá participar da eleição para a presidência da República, não podendo votar para o governo, senado, e nas eleições proporcionais.
O requerimento deve ser feito nos cartórios eleitorais dos municípios, mesmo naqueles em que não haverá o voto em trânsito. O eleitor deverá, no entanto, indicar no momento da habilitação em qual das cinco cidades irá votar em outubro. É preciso apresentar documento oficial com foto, e apenas os eleitores com situação regular podem requerer o voto em trânsito.
A partir do cadastro, o eleitor fica desabilitado a votar na seção de origem, e o cancelamento ou uma nova mudança só poderão ser pedidos até o fim do prazo – 21 de agosto. A orientação sobre o novo local de votação deverá ser publicada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o dia 5 de setembro.
Os eleitores cadastrados para o voto em trânsito também são obrigados a justificar a ausência, caso não compareçam ao local de votação no dia da eleição. No dia do pleito, eles deverão preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) e entregar à Justiça Eleitoral.

Avião faz pouso de emergência e deixa mortos em Taiwan


Aeronave da companhia TransAsia fez pouso em Penghu.
Segundo a imprensa local, pelo menos 45 pessoas morreram



Um avião da companhia aérea TransAsia fez um pouso de emergência nesta quarta-feira (23), no arquipélago de Penghu, emTaiwan, deixando dezenas de mortos, informaram as agências Reuters e France Presse, com base na imprensa local.
De acordo com a agência taiwanesa Focus Taiwan, 58 pessoas estavam a bordo - 54 passageiros e quatro tripulantes. Sete feridos foram encaminhados para um hospital local. Segundo a agência, acredita-se que os outros 51 passageiros tenham morrido.
Os bombeiros locais falam em 45 mortos. Já a Reuters reportou 47 mortos, segundo dados da Administração Aeronáutica Civil.
  •  
Pouso de emergência em Taiwan
  • Avião decolou do aeroporto de Kaohsiung; acidente tem dezenas de mortos
De acordo a Focus Taiwan, o avião fez um pedido para arremeter quando tentava pousar no aeroporto de Magong, em Penghu, às 19h06 locais (6h06 de Brasília). O tempo estava ruim. A torre de controle perdeu contato com a aeronave enquanto ela fazia o procedimento e estava a cerca de 100 metros do solo. O acidente aconteceu em seguida, segundo o diretor-geral da Administração Aeronáutica Civil de Taiwan, Jean Shen.
Ainda segundo a mesma fonte, o avião, um ATR 72, decolou às 17h43 do aeroporto de Kaohsiung, no sul de Taiwan. A aeronave tinha 14 anos. O voo era o GE222.
O Conselho de Segurança da Aviação local convocou uma reunião de emergência para descobrir as causas do acidente.
Autoridades de transporte de Taiwan disseram que o avião pegou fogo após pousar no fim de uma pista. Moradores locais disseram ter ouvido o barulho de explosões.
Taiwan foi atingida pelo tufão Matmo nesta quarta, causando fortes chuvas e ventos.
Jornalistas locais aguardam em frente a balcão da TransAsia no aeroporto de Sungshan, em Taipei, nesta quarta-feira (23), após um acidente com um avião da companhia que deixou dezenas de mortos (Foto: Sam Yeh/AFP)Jornalistas locais aguardam em frente a balcão da TransAsia no aeroporto de Sungshan, em Taipei, nesta quarta-feira (23), após um acidente com um avião da companhia que deixou dezenas de mortos (Foto: Sam Yeh/AFP)