Mais quatro ruas estão sendo pavimentadas em Colombo


WEBMASTER 25 DE JULHO DE 2014

Além de beneficiar os moradores obra deverá desafogar o trânsito que é intenso na região

Ruas recebem nova pavimentação, prazo para término da obra é de 210 dias
Ruas recebem nova pavimentação, prazo para término da obra é de 210 dias
A Prefeitura de Colombo, através da secretaria de Obras e Viação, deu início as obras pavimentação nas ruas Cerro Azul, Santa Maria, Araribóia e Portugal. Estas ações beneficiarão diretamente moradores dos bairros Jardim Adriana, Jardim Eucaliptos, Guarani e Jardim Paloma.
As ruas que estão recebendo pavimentação são as responsáveis por ligar o Atuba ao Jardim Eucaliptos e a Estrada da Ribeira a BR-116, portanto não apenas os moradores da região serão beneficiados, como explica o secretário de Obras e Viação, João Maria Rodrigues.
“Por se tratar de ruas que ligam um bairro a outro, o tráfego é bastante intenso, desta forma a pavimentação deverá desafogar o trânsito beneficiando não apenas os moradores como também os motoristas que passam por estes locais,” disse.
Ações incluem nova sinalização, asfalto, alargamento das vias e paisagismo
Ações incluem nova sinalização, asfalto, alargamento das vias e paisagismo
Além disso, segundo o secretário, o novo asfalto deve dar fim a outro problema bastante recorrente na região. “Por conta do antipó, frequentemente operações de tapa buracos se faziam necessárias, principalmente em períodos de chuva, agora com o novo calçamento, essas obras de reparo serão descartadas”.
Paraná Cidade
Os recursos para a realização destas obras vêm por meio de uma parceria do município através do programa estadual Paraná Cidade, que totalizam um investimento de R$ 6 milhões. A pavimentação nas ruas inclui nova sinalização (horizontal e vertical), asfalto, ações de paisagismo e o alargamento das vias. O prazo para entrega das obras é de cerca de 210 dias, ou seja, a pavimentação estará concluída no início de 2015.
Rua Cerro Azul – 2.316,71m – largura 12 metros – 4 pistas (duas em cada sentido)Rua Santa Maria – 450,00m – largura 10 metros – 4 vias (2 em cada sentido)
Rua Portugal trecho 01 – Extensão 359,20m – duas pistas com 7,00m cada com canteiro no meio
Rua Portugal trecho 02 – Extensão 630,58m com duas pistas com 7,00 cada
Rua Araribóia – Extensão de 140,00m – duas pistas de 7,00m cada

Foto: João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC: INSTAGRAM: @colombopmc; e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

WILSON VIEIRA UM NOVO LÍDER DE REQUIÃO EM COLOMBO??



Em Colombo já é possível ver pessoas com cara de poucos amigos após a divulgação de um vídeo na internet onde o articulador político Wilson Vieira publicou um vídeo conclamando os peemedebistas para um encontro com o senador no Sitio do Caqui. Isso não é nada, a surpresa ficará para amanhã onde muitos ficarão de cabelos em pé. Poucos sabem, mas Wilson Vieira tem história no partido e esse seria um bom momento para a sua volta as origens depois de ter o passe valorizado por estar ao lado do " tio", o blogueiro Esmael de Moraes. 
Requião, Esmael de Moraes e Wilson Vieira
Na tarde de hoje fui informado que o problema não é dinheiro no PMDB, acontece é que tem lideranças querendo vender o que não pode entregar, nesse caso,não vale a pena desembolsar tanto dinheiro, pois tal investimento não daria o retorno esperado. Tem lideranças que já estavam fazendo exigências e cheias de frescuras, essa antipatia pode não estar agradando a equipe que irá cuidar da campanha de Requião no Paraná. Esse é o momento de não abrir a boca para não se arrepender depois, até porquê, depois da eleição de 5 de outubro a história é outra...... Xiii..
O melhor é trabalhar com um  grupo de líderes.. Parabéns Wilson Vieira.

Veja o vídeo que causou a ciumeira toda.







Fonte: Blog Ivan de Colombo

Youssef infarta e é transferido de carceragem para UTI em Curitiba


Da Redação

youssef
(Foto: Divulgação/ EBC)
O doleiro Alberto Youssef sofreu um infarto na carceragem da Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba, onde está preso desde março,  e foi encaminhado para o hospital. As informações são do advogado do doleiro, Antônio Figueiredo Basto.
Ele teria se queixado de dores fortes no peito e o Samu foi acionado. Ele foi levado para o Hospital Santa Cruz. 
O hospital não deu informações sobre o estado de saúde de Youssef. O advogado Antônio Figueiredo Bastos informou que o cliente foi submetido a um cateterismo cardíaco e segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sem previsão de alta. É a segunda vez que o doleiro precisa ser transferido para um hospital desde que foi preso pela Operação Lava Jato.

Jovem posta foto com ofensas a PM, é preso no dia seguinte e imagem muda


Da Redação

Um jovem de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, postou uma foto no Facebook ao lado de uma viatura da Polícia Militar (PM). Detalhe: ele mostrava o dedo do meio para a câmera e publicou a imagem nesta quinta-feira (24) com a legenda “Fuck the Police” – que, em inglês, quer dizer “f***-se a Polícia”.
jovem-sjp
(Foto: Reprodução/ Facebook)
Segundo o perfil Giro 190, que publica informações de segurança pública, o rapaz foi visto por policiais que realizavam o patrulhamento na praça onde a foto foi tirada, no Centro da cidade, nesta sexta-feira (25) e acabou detido.
A imagem foi reproduzida com o jovem que, ao invés de fazer gestos obscenos, foi flagrado algemado desta vez. A montagem com as duas fotos já faz sucesso nas redes sociais.
Ele foi encaminhado para a Delegacia com uma pequena quantidade de maconha.

Comerciante de Curitiba cansado de assaltos dá um basta: “Vou fechar tudo e me mudar” Veja vídeo




Por Marina Sequinel e Juliano Cunha

Um comerciante do Pinheirinho, em Curitiba, não aguenta mais a falta de segurança depois de sofrer dois assaltos em menos de 15 dias. Segundo ele, como nada é feito e o sentimento de abandono é grande, já decidiu: vai mudar de país.
comerciante

Charles Muraro tem uma rede de lojas na cidade e trabalha no ramo há 20 anos. Um dos estabelecimentos onde a situação é mais crítica fica na esquina entre a Avenida Winston Churchill e a rua Aref Kudri. Ele atua há 12 anos neste endereço.
“Eu não aguento mais esperar por uma decisão do governo que nunca chega. Curitiba está abandonada, nós não temos policiamento, não temos nada. Eu estou cansado de trabalhar para os bandidos e o único jeito de me livrar disso é indo embora”, disse ele em entrevista  nesta sexta-feira (25).
Por volta das 2h da madrugada da última quinta-feira (24), dois veículos, um Ford Ka e um Celta, chegaram na loja de Muraro. O Ford Ka deu a ré e invadiu o local quebrando a vitrine inteira. “Eles entraram com tudo aqui e levaram todas as mercadorias. Não sobrou nada. O prejuízo foi de aproximadamente R$ 40 mil”, completou o empresário. A ação foi filmada por câmeras de segurança.
A única vontade que ele tem é de abandonar tudo e ir embora. “Nós já sofremos inúmeras tentativas de assalto, mas de dois anos para cá, está realmente impossível de aguentar. Eu vou dar um basta”.
A loja que foi assaltada já foi fechada pelo comerciante e as outras duas devem ter o mesmo destino. Muraro relatou que é frustrante tomar essa decisão, já que gosta de Curitiba. Apesar disso, vai se mudar e continuar a vida nos Estados Unidos, de acordo com ele.
Em nota, a Polícia Militar (PM) informou que o patrulhamento ostensivo, preventivo e repressivo está sendo feito na região do Pinheirinho. Nas proximidades de recebimento de salários, a PM intensifica ainda mais o policiamento nas regiões comerciais para evitar furtos e roubos. Além do trabalho da PM, cabe à Polícia Civil a investigação de casos ocorridos para que eles sejam elucidados. As imagens também devem ser passadas a ela para investigação. A PM também orienta a população que registre o boletim de ocorrência, o qual embasa o mapa do crime.
Vídeo
O vídeo abaixo mostra a ação dos bandidos na última quinta-feira (24). O Ford Ka dá a ré e entra na loja quebrando a vitrine. Depois, eles fazem uma “limpa” no local. Assista:







Pai dá carona a amigo de futebol e vê pelo espelho que homem acariciava filhas de um e sete anos


Por Luiz Henrique de Oliveira e Bruno Henrique


suspeito
Ivan foi agredido após o abuso contra as meninas (Foto: Bruno Henrique – Banda B)
Um futebol entre amigos seguido de um churrasco, na noite desta quinta-feira (24), em uma quadra de grama sintética noCentro de Curitiba, terminou na autuação em flagrante por estupro de vulnerável de Ivan Vanderlei Vaz, de 39 anos. Ele é acusado de abusar de duas meninas, de um e sete anos, filhas de um companheiro de ‘pelada’.
De acordo com a delegada Sabrina Alexandrino, do Nucria (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes), quando o futebol acabou o amigo ofereceu uma carona para Ivan até o bairro Boqueirão, em Curitiba.
“A esposa foi buscar o pai das crianças. Ela dirigia, o homem estava na carona e as duas crianças no banco de trás com o Ivan. Quando ele olhou pelo retrovisor, na Rua das Carmelitas, no Boqueirão, flagrou o abuso contra as filhas”, explicou a delegada àBanda B.
Segundo Sabrina, o pai afirmou que o suspeito beijava na boca a criança de um ano e colocava a mão nas partes íntimas da de sete. “Quando percebeu, ele parou o carro e houve uma intensa discussão. A população se meteu e partiu para cima do suspeito, que foi agredido. A Polícia Militar (PM) foi chamada e trouxe o suspeito aqui ao Nucria”, contou.
Ivan foi autuado em flagrante e transferido à carceragem da Delegacia da Mulher. Ele já tem passagens pela polícia e não quis comentar o que aconteceu. “Disse que só vai falar em juízo”, detalhou a delegada Sabrina, que não soube informar se o suspeito é casado.
.

Igreja Universal inaugura réplica do Templo de Salomão

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,fiel-a-pe-nao-tera-acesso-a-templo-da-universal,1533621O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,fiel-a-pe-nao-tera-acesso-a-templo-da-universal,1533621O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,fiel-a-pe-nao-tera-acesso-a-templo-da-universal,1533621


Edir Macedo, líder da Igreja Universal, importou 40 mil metros quadrados de pedras de Hebron, em Israel

Divulgação
Templo de Salomão
Ambientação do templo não terá ouro, mas inclui 12 oliveiras importadas do Uruguai
São Paulo - A Igreja Universal do Reino de Deus anunciou nesta quinta-feira que inaugurará em São Paulo uma réplica do Templo de Salomão em um terreno de 35 mil metros quadrados, cuja construção custou R$ 630 milhões.



O gigantesco edifício, que a igreja descreve como uma réplica do Templo de Salomão narrado na Bíblia, será inaugurado em cerimônia que contará com a presença da presidente Dilma Rousseff informou a assessoria de imprensa da igreja em entrevista coletiva.
"A réplica faz parte da intenção de trazer para os fiéis brasileiros uma parte da Terra Santa ao Brasil", disse o arquiteto responsável pela obra, Rogério Araújo.
Edir Macedo, líder da Igreja Universal, criada há mais de três décadas no Brasil e que se expandiu para outros cem países, importou 40 mil metros quadrados de pedras de Hebron, em Israel, para construir e decorar o templo, que ficará no bairro do Brás, em São Paulo.
Parte da ambientação do templo, que não terá ouro, inclui 12 oliveiras importadas do Uruguai que tentam assemelhar o local, na zona leste, com algum cantinho da Terra Santa.
O Templo brasileiro de Salomão foi construído em quatro anos; tem cem mil metros quadrados de área construída, 52 metros de altura, 105 de largura e 121 de profundidade; e pretende ser um novo lugar de peregrinação.
As religiões evangélicas dobraram o número de fiéis no Brasil entre 2000 e 2010, e segundo o Censo, correspondiam a 22,22% da população.
Pastor Miguel Lacerda, um dos porta-vozes do grupo, informou que "todas as pessoas de todas as religiões serão bem-vindas", e estendeu o convite a judeus e quem desejar.
Com capacidade para dez mil pessoas, o Templo de Salomão brasileiro também terá um museu interativo.
O Templo de Salomão original, um dos centros políticos e espirituais do povo de Israel, foi destruído pelos babilônios em 586 antes de Cristo; reconstruído por Herodes, e novamente derrubado por ordem do imperador Tito na expansão do império romano, em 66. EFE

Aplicativo em teste permite motorista de Curitiba comprar EstaR eletrônico


Tecnologia começou a ser testada nesta quinta-feira (24) no Centro Cívico.
Cartão do EstaR eletrônico pode ser adquirido por celular ou tablet.

Do G1 PR
Prefeitura de Curitiba testa nova tecnologia para EstaR eletrônico (Foto: Everson Bressan / SMCS)Prefeitura de Curitiba testa nova tecnologia para EstaR
eletrônico (Foto: Everson Bressan / SMCS)
Motoristas de Curitiba podem comprar créditos para o Estacionamento Regulamentado (EstaR), por celular ou tablet, no bairro Centro Cívico, a partir desta quinta-feira (24). O aplicativo, que começou a ser testado pela prefeitura nesta quinta, pode ser usado para estacionamento em 288 vagas de EstaR em sete ruas da região.
Os interessados em experimentar o o cartão eletrônico devem acessar o siteda empresa que desenvolveu o aplicativo e baixá-lo ou, então, fazer o cadastramento pelo telefone 4007-2646. O usuário indica o local onde estacionou o veículo e recebe o crédito para o cartão eletrônico. O sistema avisará ao condutor quando o tempo de permanência estiver esgotado.
Os agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) vão fiscalizar os cartões eletrônicos por meio de tablets, que indicarão se os veículos estão cadastrados no sistema, se há créditos comprados e quanto tempo falta para vencer o crédito. Todas as vagas no Centro Cívico são para até duas horas de permanência.
A prefeitura informou que o valor do crédito eletrônico é o mesmo do cartão do EstaR convencional – R$ 1,50 para uma hora de estacionamento. O projeto-piloto deve durar 90 dias e não terá nenhum custo para a administração municipal, conforme a prefeitura. Mesmo estando em período de experiência, o uso do aplicativo é opcional, e o cartão de papel do EstaR pode ser utilizado normalmente no Centro Cívico. Os cartões tradicionais podem ser comprados nas agências lotéricas da Caixa Econômica Federal e em bancas correspondentes da Caixa.

Confira os trechos de ruas e avenidas do Centro Cívico com vagas do EstaR eletrônico:
A tecnologia foi criada por uma empresa israelense que desenvolve soluções na área de mobilidade urbana. Em outubro de 2013, a Sentran publicou portarias convocando empresas a apresentarem novas tecnologias para o trânsito na cidade. Uma comissão formada por representantes da secretaria e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Positivo avaliou as propostas recebidas. Segundo a prefeitura, a proposta da empresa israelense é a primeira de uma série de oito selecionadas, que deverão ser testadas até o fim deste ano.
- Marginais da Av. Cândido de Abreu, entre as ruas Barão de Antonina e Lysimaco Ferreira da Costa (nos dois lados da via)
- Rua Senador Xavier, entre Av. Cândido de Abreu e Rua Mateus Leme (nos dois lados da rua)
- Rua João XXIII, do início até Rua Ernani Santiago de Oliveira (nos dois lados da rua)
- Rua Dr. Roberto Barrozo, entre a Rua Euclides Bandeira e Av. Cândido de Abreu (nos dois lados da rua)
- Rua Com. Fontana, entre Av. Cândido de Abreu e Rua Mal. Hermes (lado esquerdo da rua).
- Rua da Glória, entre as ruas Acyr Camargo de Queiroz e Avenida João Gualberto (lado direito da rua)
- Rua da Glória, entre as ruas Ary Camargo de Queiroz e Com. Fontana (lado esquerdo da rua)
- Rua Ary Camargo de Queiroz, entre as ruas Heitor Stockler de França e Rua da Glória (lado esquerdo da rua)

Jovem com depressão pós-parto some no Bairro Alto, em Curitiba


Garota que faz tratamento contra a doença estava na casa dos pais.
Ela saiu sem documentos, celular e deixou o filho em casa.

Do G1 PR
Família acredita que ela tenha saído de casa na manhã desta quinta (24) (Foto: Arquivo Pessoal)Família acredita que ela tenha saído de casa na
manhã desta quinta (24) (Foto: Arquivo Pessoal)
Uma jovem que fazia tratamento devido a uma depressão pós-parto desapareceu na manhã desta quinta-feira (24), no Bairro Alto, em Curitiba. Darla Cristina Berezoski Schühli estava na casa dos pais dela, enquanto o marido viajava para o Rio de Janeiro, onde foi fazer um curso.
Segundo o cunhado de Darla, Guilherme Schühli, a jovem saiu de casa sem deixar qualquer bilhete ou indício de local aonde possa ter ido. “Não sabemos precisar a hora, mas sabemos que depois das 8h ela já não estava lá”, conta. Darla saiu sem documentos, celular e também não levou o filho.
A família já procurou pela jovem em vários locais e registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil. “Chamamos algumas empresas de táxi e oferecemos recompensa”, diz Guilherme, que ainda não tem qualquer pista da cunhada. Ainda conforme Guilherme, ela, o filho e o marido moram em Itajaí, no norte de Santa Catarina.
Quem tiver informações sobre a jovem pode procurar a Polícia Civil, no site específico que trata de casos de pessoas desaparecidas ou pelo telefone da Divisão de Vigilância e Capturas (DVC), especializada nesse tipo de situação. O número da DVC é (41) 3815-3000.

'Não há sobreviventes', diz Hollande presidente da França sobre avião que caiu no Mali


Segundo presidente da França, caixa-preta foi encontrada. 
Voo que seguia para a Argélia estava com 118 pessoas a bordo.

Do G1, em São Paulo
O presidente da França, Francois Hollande, fala sobre a queda do avião da Air Algérie nesta sexta-feira (25) em Paris (Foto: Kenzo Tribouillard/AFP)O presidente da França, Francois Hollande, fala sobre a queda do avião da Air Algérie nesta sexta-feira (25) em Paris (Foto: Kenzo Tribouillard/AFP)
O presidente da França, François Hollande, informou nesta sexta-feira (25) que "não há sobreviventes" na queda do avião da Air Algérie, segundo a France Presse. Hollande também afirmou que uma caixa-preta da aeronave já foi encontrada.
“Não há lamentavelmente nenhum sobrevivente”, disse Hollande. “A caixa-preta foi recuperada e encaminhada para Gao”, detalhou o presidente em uma declaração na TV. Hollande acrescentou que todas as hipóteses para o acidente são investigadas, em particular problemas meteorológicos.
"Os soldados franceses que já estão ali protegeram o local e realizaram as primeiras investigações", disse.
A presidência francesa informou que havia 118 pessoas a bordo, 112 passageiros e seis tripulantes, e não 116, como foi informado anteriormente.
Investigadores no local do desastre no norte do Mali concluíram que o avião se partiu quando atingiu o solo, disseram, sugerindo que isso indica ser improvável ter sido alvo de um atentado.
Uma coluna de 100 soldados e 30 veículos das forças francesas estacionadas na região chegou ao local na manhã desta sexta para proteger a área da queda, perto da cidade de Gossi, no norte malinês, e recuperar os corpos, informou uma autoridade do Ministério da Defesa.
O avião da Air Algerie desapareceu na quinta-feira (24) com 116 pessoas a bordo, entre elas seis tripulantes espanhóis e 50 passageiros franceses, quando se dirigia de Uagadugu a Argel. Os destroços da aeronave foram localizados por um avião teleguiado das forças francesas presentes no Mali, levando um destacamento de soldados franceses a se dirigir ao local por terra.
"O que já sabemos é que os destroços do avião estão concentrados em um espaço limitado, mas ainda é muito cedo para tirar conclusões", indicou Hollande. "Há hipóteses, em particular climáticas, mas não descartamos nenhuma porque queremos saber tudo o que aconteceu", acrescentou.
Após a confirmação, o presidente François Hollande manifestou solidariedade com os parentes e pessoas próximas das vítimas.
Mapa publicado no site do aeroporto de Ouagadougou mostra última localização conhecida do avião da Air Algerie que sumiu nesta quinta-feira (24)  (Foto: Ouagadougou airport/Reuters)Mapa publicado no site do aeroporto de Ouagadougou
mostra última localização conhecida do avião
(Foto: Ouagadougou airport/Reuters)
Dois caças procedentes de uma base francesa nessa região da África realizaram voos de reconhecimento no Mali para tentar encontrar a aeronave. Depois, os caças foram substituídos por um avião militar C-130 e helicópteros franceses.
Hollande, assim como fez anteriormente o ministro das Relações Exteriores francês, Laurent Fabius, explicou que o contato com o avião foi perdido após 40 minutos de voo, pouco depois que o capitão solicitou uma mudança de rumo devido às difíceis condições meteorológicas. Ao ser perguntado sobre a possibilidade de uma ação terrorista, Fabius afirmou que "nenhuma hipótese pode ser excluída", mas especificou que "a única certeza que temos é o alerta meteorológico".

Burkina Faso
A informação sobre a localização dos restos da aeronave de propriedade da companhia espanhola Swiftair já havia sido dada pelo general burkinês Gilbert Diendere, colaborador próximo do presidente Blaise Compaore e chefe da comissão criada para investigar o incidente.

Os destroços estavam a cerca de 50 km da fronteira de Burkina Faso no povoado de Bulikesi. “Enviamos homens ao local com a aprovação do governo do Mali e foram encontrados destroços do avião com a ajuda de moradores locais”, disse o militar.
mapa avião argélia (Foto: Arte/G1)
De acordo com a rede CNN, Diendere afirmou que nenhum sobrevivente foi encontrado e que a descoberta dos destroços também foi reportada pela TV estatal RTB. “Foram encontrados restos humanos e do avião totalmente queimados e dispersos”, disse à agência de notícias Associated Press.

Diendere acrescentou que os homens foram à área depois de ouvir relatos de um morador que descreveu a queda de um avião a 80 km a sudeste do povoado de Gosi. O porta-voz do governo de Burkina Faso disse que o país guardará luto por 48 horas.

Antes de perder contato, os pilotos do voo enviaram uma mensagem para pedir ao controle de voo do Níger para mudar sua rota devido a chuva intensa, disse o ministro dos Transportes de Burkina Faso, Jean Bertin Ouedraogo. Um diplomata em Bamako, capital do Mali, afirmou que houve uma forte tempestade de areia à noite no norte malinês, que fica na rota de voo do avião.

O general Diendiéré afirmou ainda que "nas imagens de radar", vemos que "o avião saiu de seu curso por causa de uma tempestade", que "pode ser a causa do que aconteceu."

Aviões militares franceses, efetivos da ONU e outros buscavam sinais do avião na região remota.
Segundo a Air Algérie publicou em sua conta no Twitter, a lista de 50 franceses, 24 burquineses, oito libaneses, seis argelinos, cinco canadenses, quatro alemães, dois luxemburgueses, um malinês, um nigeriano, um camaronês, um belga, um ucraniano, um romeno, um suíço. As nacionalidades dos demais passageiros não foram divulgadas.

Todos os seis tripulantes eram espanhóis, de acordo com o sindicato de pilotos comerciais espanhol Sepla.

Projeto obriga SUS a criar central de atendimento para beneficiar paciente de UTI




O Sistema Único de Saúde poderá ser obrigado a criar uma central de atendimento para facilitar o encaminhamento de pacientes a UTIs. A previsão consta de projeto de lei (PL 7563/10) de autoria do deputado Eduardo Cunha, do PMDB fluminense.

A central de atendimento do SUS, a ser mantida diretamente pela União ou por convênio com os estados, deverá funcionar 24 horas em todos os dias da semana. Caberá a esse serviço intermediar os contatos entre o paciente em estado grave e a unidade de saúde mais próxima que tenha vaga na Unidade de Terapia Intensiva, seja ela pública ou privada.

Segundo Eduardo Cunha, a intenção é usar o poder da lei para garantir o atendimento emergencial da população em qualquer UTI disponível.

"Há falta de vagas em UTIs e CTIs e vamos assistir, todos os dias, as consequências, com morte de pessoas. Uma coisa é você não dar o atendimento médico; outra coisa é você não dar o atendimento médico quando a pessoa precisa ser internada no CTI, porque a opção para essa pessoa é morrer. Então, quando você não atende, você está contribuindo para a morte de um cidadão. Então, é obrigação do Estado tentar salvar a vida desse cidadão."

De acordo com o projeto, os hospitais privados serão obrigados a disponibilizar suas UTIs para o atendimento do paciente do SUS caso não haja vaga disponível nas unidades públicas de saúde. O uso do leito particular será custeado pelo SUS. As instituições privadas que negarem atendimento poderão ser punidas com multa de até dez vezes o valor médio do custo do atendimento completo em UTI.

Em caso de reincidência, o hospital particular pode sofrer até a cassação da licença para funcionamento. Apesar disso, o deputado Eduardo Cunha acredita que a maior resistência ao seu projeto virá do próprio poder público.

"Na realidade, os hospitais privados vão apenas ter que, obrigatoriamente, fornecer (leito de UTI), mas vão receber o mesmo recurso que recebem de um plano de saúde privado. O que eu temo resistência é do próprio governo, que vai ver que a sua despesa de saúde será aumentada e realmente será. Mas o fato de essa despesa de saúde ser aumentada não significa que a gente deva evitá-la, porque, na prática, o que está acontecendo é que essa despesa está represada: não existem vagas e, consequentemente, estamos investindo em custeio para novas unidades hospitalares, quando a população está precisando imediatamente de atendimento e o atendimento tem que ser pago."

Em princípio, esse projeto de lei terá trâmite exclusivo nas comissões, dispensando a análise do Plenário da Câmara. O texto vai passar pelas Comissões de Seguridade Social, de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça. O deputado Eduardo Cunha disse que vai apresentar requerimento para a apreciação do projeto em regime de urgência.

De Brasília, José Carlos Oliveira

Homem morre assassinado a facadas no Viaduto do Colorado


Por Danaê Bubalo


Um homem sem identificação, de aproximadamente 25 anos, foi morto com pelos menos seis facadas nas costas e na barriga no Viaduto do Colorado, no bairro Rebouças em Curitiba, no fim da noite desta quarta-feira (23).
atropelamento
(Foto: Danaê Bubalo – )
Uma pessoa que passava pelo local ligou para o Corpo de Bombeiros informando sobre um atropelamento. Ao chegar no destino, os socorristas verificaram que o homem apresentava ferimentos característicos de facadas por todo o corpo. A princípio o homem foi esfaqueado na passarela destinada aos pedestres e tentou fugir pulando para o meio da rua.
Ninguém testemunhou o crime e, por isso, poucas informações foram repassadas no local. O homem vestia um shorts, camiseta, blusa de moletom vermelha, tênis e boné. Ele também estava em posse de uma corrente de prata, o que descartou a possibilidade do crime de latrocínio (roubo seguido de morte).
A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) aguarda a confirmação da identificação da vítima para seguir com a investigação do caso.

Fonte: Banda B
.

Incêndio atinge barracão de peças e labaredas de fogo tomam conta do trevo do Atuba





Um grande incêndio atingiu um depósito de peças de veículos usadas no fim da tarde desta quinta-feira (24) na Estrada da Ribeira, próximo ao trevo do Atuba, na pista sentido Colombo, região metropolitana de Curitiba. O fogo teria começado após uma explosão, que ainda não tem origem definida. Ninguém ficou ferido.
O fogo começou por volta das 18 horas e rapidamente cerca de 10 caminhões do Corpo de Bombeiros iniciaram os trabalhos no local. De acordo com os bombeiros, as chamas teriam começado logo após uma explosão, que ainda não tem origem definida.
Todo o telhado e o mezanino do local caíram e alastrou ainda mais as chamas. No entanto, outros dois barracões e casas ao lado não foram afetadas e nem prejudicadas com o incêndio. Trinta mil litros de água foram usados para conter as chamas. O trabalho de 40 homens do Corpo de Bombeiros durou pouco mais de duas horas.
“O barracão inteiro foi queimado pelo fogo, ainda bem que nenhuma casa foi afetada. Mas, infelizmente equipamentos material que estavam lá dentro foram danificados, são peças que acabam alimentando o fogo. Haverá perícia depois sobre a causa desse incêndio”, disse o capitão Daniel à Banda B.
O trânsito na Estrada da Ribeira não foi afetado, já que o barracão fica na marginal. Moradores de outros bairros ficaram assustados e entraram em contato com a Banda B por causa das chamas que estavam altas.
incendio-des
Moradores conseguiram sair. 
Casa
Outro incêndio foi registrado no bairro Parolin, em Curitiba, na manhã de hoje (25). Uma casa de madeira foi completamente incendiada na rua Professor Rubens Elke Braga. A casa tem cerca de 45 m² e os moradores conseguiram sair correndo ao ver as chamas. Ninguém ficou ferido. Vizinhos contaram que ouviram estalos e a casa pegando fogo. Dois caminhões do Corpo de Bombeiros foram acionados e conseguiram confinar o fogo, sem que ele atingisse outras casas. As causas do incêndio não foram identificadas.

Fonte: Banda B
.