Ministro da Saúde diz que brasileiros não devem temer vírus ebola


Da Agência Brasil

ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse nesta sexta-feira (1º) que os fiscais de vigilância sanitária nos portos, aeroportos e fronteiras do país estão treinados para identificar, caso chegue ao país, qualquer pessoa com suspeita de contágio pelo vírus ebola. Segundo ele, no entanto, não há recomendação específica nem risco de transmissão global do vírus.
ebola
(Foto: AP)
“Queremos insistir: não há recomendação e não há risco de transmissão global, segundo a Organização Mundial da Saúde [OMS]. Por enquanto, não há recomendação de restrição de viagens. Os casos, em sua maioria, se localizam em pequenas localidades rurais”, disse o ministro, ressaltando que os profissionais da área de saúde recebem diariamente os informes com recomendações da OMS, que acompanha não apenas o ebola, mas todas as doenças transmissíveis coletivamente.
A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, disse que o surto do vírus ebola está se expandindo mais rapidamente do que os esforços para controlá-lo e que, se a situação piorar, as consequências “podem ser catastróficas”, com risco de propagação para outros países. A diretora adiantou que alguns países terão que impor restrições de locomoção e para reuniões públicas, dependendo da situação epidemiológica.
Chioro explicou que a epidemia de ebola na Libéria, em Serra Leoa e na Guiné tem relação com as situações de conflito nesses países, com dificuldade das equipes chegarem aos pacientes e até com tradições culturais desses países, como os rituais fúnebres e outras crenças, como a recusa em lacrar os caixões, o que propicia o contato com secreções de cadáveres.
O ministro disse que os brasileiros que viajam para os países afetados pela epidemia devem seguir todas as recomendações das autoridades locais, mas que não há, por enquanto, nenhuma orientação para a interrupção de viagens ou voos. “É importante que tomem os cuidados que chamamos de biossegurança: não entrar em contato com secreção, com vômito”, explicou.
Ontem, a OMS anunciou a criação de um fundo de US$ 100 milhões para combater o surto do vírus ebola na Libéria, em Serra Leoa e na Guiné, que já matou 729 pessoas. Até ontem, a Guiné já havia registrado 460 casos (336 confirmados, 109 prováveis, 15 suspeitos) e 339 mortes; e a Libéria, 329 casos (100 confirmados, 128 prováveis, 101 suspeitos) e 156 mortes. A Nigéria teve somente um registro (caso de provável morte pela doença, ainda por confirmar). Em Serra Leoa, de 533 casos notificados, 473 foram confirmados, 38 considerados prováveis e 22 suspeitos. Houve 233 mortes.

Jovem que saiu da cadeia há um mês é morto a tiros na RMC


Por Marina Sequinel e Juliano Cunha
assassinato-piraquaradentro
(Foto: Juliano Cunha – )

Um jovem de 20 anos foi morto a tiros em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, na tarde desta sexta-feira (1º). O crime aconteceu próximo a casa da vítima, na Travessa da Serra, no Jardim Holandês.
Bruno Rafael Santos havia saído da cadeia há um mês, onde cumpriu pena por roubo. Ninguém soube dizer quantas pessoas estariam envolvidas no assassinato e como elas fugiram do local. Apenas os tiros foram ouvidos.
O rapaz foi atingido por disparos na região do pescoço. O corpo foi recolhido ao Instituto Médico Legal e a Delegacia da cidade vai investigar o caso.

Homem leva tiros nas costas, tenta se esconder, mas acaba morto em entrada de casa


Por Marina Sequinel e Juliano Cunha
assassinato-favela-do-papelao
(Foto: Juliano Cunha – )

Um homem foi encontrado morto na Favela do Papelão, no Capão Raso, em Curitiba, na tarde desta sexta-feira (1º). O rapaz, conhecido como “Paçoca”, teria uma rixa com o autor do crime, que ainda não foi identificado pela polícia.
Paçoca levo três tiros nas costas e, ferido, tentou fugir correndo para uma casa próxima do local. “Só que ele nem chegou a entrar na residência, morreu na porta”, contou o morador em entrevista.
Segundo o dono da casa, a vítima não vivia na Favela do Papelão, mas sempre frequentava a região. “Ele gostava de usar drogas e tinha rixa com algumas pessoas daqui”, completou a testemunha.
O corpo foi recolhido ao Instituto Médico Legal e a Divisão de Homicídios deve investigar o caso.
.

Homem coloca fogo na própria casa após brigar com mulher em Colombo


Por Marina Sequinel e Bruno Henrique
incendio-colombo-dentro-020814-bandab
A casa ficou completamente destruída. (Foto: Bruno Henrique – )

Um incêndio assustou os moradores de Colombo, na região metropolitana de Curitiba, na madrugada deste sábado (2). O caso aconteceu em uma casa localizada na rua Dulcídio Falavinha, no Jardim Ana Terra.
Segundo informações da Polícia Militar (PM), o motivo do crime seria uma discussão entre o casal que morava na residência. Os vizinhos contaram à reportagem que os dois brigavam quase todos os dias porque ele desconfiava que ela o traía.
incendio-colombo-fora-020814-bandab
(Foto: Bruno Henrique – )
Na noite desta sexta-feira (1º), o homem chegou a agredir a mulher, que saiu da casa logo depois da briga, com os cinco filhos do casal e foi pedir ajuda para familiares. Por volta das 4h da manhã deste sábado, o homem colocou fogo na casa, que ficou inteiramente destruída. Ninguém saiu ferido.
O autor do crime fugiu e ainda não foi localizado pela polícia.

Calendário de eventos tem acesso facilitado no site do município


WEBMASTER 1 DE AGOSTO DE 2014

Através do link www.colombo.pr.gov.br/calendario é possível verificar a programação que acontece na cidade

print-calendario2O município de Colombo é conhecido por realizar a Festa da Uva, uma das mais tradicionais do Estado do Paraná, que neste ano completou sua 51ª edição. Mas este é apenas um de vários eventos que acontecem durante o ano na cidade.
Pedalada da saúde, jantar festivo do Dia dos Pais e promoção festiva, são apenas alguns dos eventos que acontecerão nos próximos dias no município. E para ficar por dentro desses e de outros acontecimentos, já está disponível o calendário de eventos online no site da Prefeitura.
No site é possível ter informações sobre os eventos que acontecem no município, sejam oficiais, religiosos ou das comunidades. Visite o site e programe-se para o próximo evento. Para obter informações de forma mais rápida, basta acessar o www.colombo.pr.gov.br/calendario.
Confira a programação para este mês de agosto:
A G O S T O
02Missa de Ação de Graças – comemoração de um ano da criação da ParóquiaBairro
São Gabriel
Paróquia São Gabriel
(41) 3606-8400
0311hFesta do Senhor Bom JesusBairro
Bacaetava
Paróquia N. S. Rosário
(41)3656-3734
rosário@uol.com.br
0620hFesta  do Padroeiro Senhor Bom Jesus  com missa presidida por Dom José Mario da Paróquia São GabrielBairro
São Gabriel
Paróquia São Gabriel
(41)3606-8400
09Jantar Festivo ao Dia dos PaisBairro
Colônia Faria
Paróquia N S da Saúde
(41)3666-4313
10Dia dos Pais
1010hMissa festiva do Padroeiro Senhor Bom Jesus  na Igreja MatrizBairro
São Gabriel
Paróquia São Gabriel
(41) 3606-8400
17Dia Nacional do Patrimônio Histórico
17Festa do Senhor Bom JesusBairro
Campestre
Paróquia N. S. Rosário
(41)3656-3734
rosário@uol.com.br
17Promoção FestivaBairro
Itajacuru
Paróquia N. S. Rosário
(41)3656-3734
rosário@uol.com.br
249hFesta do Agricultor – missa na Igreja Matriz N. S. RosárioParque Mun. da Uva – centro
24Pedalada da SaúdeBairro
Colônia Faria
Paróquia N S da Saúde
(41)3666-4313
29Festa da Padroeira da Paróquia Santa CândidaBairro Santa Cândida – CtbaParóquia  Santa  Cândida
(41) 3357-8216
2ª quinzena9ª Settimana Italiana de ColomboBairros
Centro e
Área Rural
Associação Italiana Padre Alberto Casavechia
(41) 3656-1177
www.associacaoitaliana.org.br
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG- colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo:
TWITTER: @ColomboPMC; no site oficial: www.colombo.pr.gov.br e no Instagram: @colombopmc

Conselho de Desenvolvimento Agropecuário de Colombo realiza mais uma reunião


WEBMASTER 1 DE AGOSTO DE 2014
Entre as atividades do Conselho está o gerenciamento em parceria com a Secretaria da Agricultura dos dois novos tratores adquiridos pela Prefeitura
Entre as atividades do Conselho está o gerenciamento em parceria com a Secretaria da Agricultura dos dois novos tratores adquiridos pela Prefeitura
O Conselho de Desenvolvimento Agropecuário de Colombo realizou mais uma das suas reuniões mensais com técnicos, agricultores e autoridades. Importante fórum para debater as questões locais relativas à atividade no município, o evento registrou a presença de 55 pessoas e teve em sua pauta, além dos informes, duas importantes palestras.
A primeira delas foi proferida por representantes do SICREDI que apresentou as linhas de créditos preconizadas pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento como ferramentas no apoio ao agricultor tanto através do PRONAF, quanto o PRONANP. A presença do Secretário Nacional da Agricultura Familiar, Valter Bianchini contribui com as últimas informações sobre incentivos aos pequenos produtores rurais na prática da agricultura familiar.
Após, aconteceu a apresentação palestra do técnico da Emater Antonio Leonardcz que é o coordenador da Região Macrosul de fruticultura e olericultura. Ele expôs sobre a viabilidade econômica da fruticultura para a região, apresentando variedades e espécies que mais se adaptam na região, valores e rentabilidade. A palestra foi uma proposição da Secretaria Municipal da Agricultura que há poucos dias concluiu a entrega das mudas de frutíferas dentro do Programa Municipal de Fruticultura através do qual o município subsidia parte dos valores na aquisição.
O Conselho deliberou a agenda permanente das reuniões ordinárias, ficando estabelecido que toda última quarta feira de cada mês, o encontro acontecerá no Salão da Igreja na Comunidade da Fervida.
A reunião que foi comandada pelo Presidente do Conselho Gilberto Strapasson, contou ainda com a presença do Secretário Municipal da Agricultura e Abastecimento Márcio Toniolo, do Chefe do Escritório Local da EMATER Isaías Jairo Castoldi e do Secretário da Indústria Comércio, Turismo e Cultura Antonio Ricardo Milgioransa.
Foto: João Le Senechal
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br
Foto: João Senechal/PMC

Beto e Aécio reúnem 3 mil pessoas em caminhada no Centro de Curitiba


Postado em 15 de julho de 2014, por BetoRicha




O governador Beto Richa e o senador Aécio Neves, candidato à presidência da República pelo PSDB, fizeram neste sábado (2) uma caminhada que reuniu 3 mil pessoas no calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro de Curitiba. Aécio afirmou que vai levar para todo o Brasil programas criados por Beto Richa, como o Família Paranaense, de redução da pobreza, e o Mãe Paranaense, de acompanhamento das gestantes.
No trajeto, Beto Richa, Aécio Neves e o senador Álvaro Dias foram recebidos com festa, fotos, abraços e manifestações de apoio. “Estamos nos inspirando em iniciativas aqui do Paraná, do governo Beto Richa, que é um dos mais qualificados gestores públicos do País. Teremos um avanço em relação às políticas sociais”, disse Aécio. “O programa Família Paranaense vai virar Família Brasileira”.
Com o Família Paranaense, 92 mil famílias já saíram da extrema pobreza no Estado. E o Mãe Paranaense diminuiu a mortalidade materna em 40%, maior índice já registrado no Estado. “Fico orgulhoso que estas ideias sejam levadas para o Brasil inteiro. Nenhum governo tem porquê existir se não for para ajudar aqueles que mais precisam”, disse Beto Richa, ao lado de sua esposa, Fernanda..
O governador também lembrou que o Paraná é o Estado do Sul que mais investe em programas de assistência social, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social. “Conseguimos cumprir com nossos compromissos, apesar das dificuldades impostas pelo governo federal, que não repassa aos paranaenses os recursos que deveria”.
Aécio garantiu que se for eleito vai acabar com a discriminação do governo federal contra o Paraná, que é o quinto Estado que mais contribui em receitas para a União, mas apenas o vigésimo terceiro a receber de volta os recursos. “Não é justo, não é digno o que fizeram com o Paraná ao longo desses últimos anos. A discriminação que ocorre hoje vai acabar no primeiro dia do nosso governo. Se o Beto já faz um governo com muito bons resultados, ele fará no próximo mandato um governo extraordinário porque terá Brasília não contra ele como teve até aqui, mas ao lado dele em tomas as demandas do Estado e do povo paranaense”, disse Aécio.
Os dois candidatos foram recebidos com entusiasmo pelos curitibanos, que gritaram frases como “Sou Beto Richa, com muito orgulho, com muito amor” e “Brasil pra frente, Aécio presidente”. O auxiliar administrativo Fabian Contiere levou os filhos, Guilherme e Gabriel, para fazer um “selfie” com o governador. “Gosto do Beto, ele está sempre perto do povo e recebe a todos com carinho. O Aécio conheci hoje, mas tenho certeza que também é boa gente”, disse Fabian.
Laureni Vicente Belo Ferreira, líder comunitária, saiu de casa em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, para acompanhar a caminhada no Centro de Curitiba. “Gosto do Beto Richa, ele é um político da nossa geração, competente e com instrução para governar. Torço para que ele seja presidente do Brasil um dia”, disse Laureni.



Doze policiais militares são denunciados por execuções e torturas pelo Gaeco


Da Redação



O Grupo de atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), coordenado pelo Ministério Público do Paraná (MPPR), denunciou 12 policiais por envolvimento em crimes como homicídios, torturas e ocultação de cadáver. A informação foi confirmada pelo coordenador do órgão, Leonir Batisti,  na manhã deste sábado (2).
As denúncias estão vinculadas a dois casos que aconteceram no ano passado: a execução de três supostos assaltantes de residência no bairro Umbará, em Curitiba, e a tortura e desaparecimento de um ajudante de pedreiro em Piraquara, na região metropolitana. O Gaeco pediu à Justiça a prisão preventiva de todos os acusados.
O primeiro caso ocorreu no dia 19 de outubro de 2013, pouco depois de um assalto a uma casa no Umbará. A Polícia Militar (PM) conseguiu deter três suspeitos que, ao invés de serem conduzidos a uma delegacia, teriam sido levados a um matagal, onde foram executados à queima roupa, de acordo com o laudo pericial.
Após o crime, os policiais adulteraram a cena, mudando os corpos de lugar e colocando as armas ao lado das vítimas, para simular um confronto. Cinco PMs foram denunciados por triplo homicídio qualificado e fraude processual.
Tortura e desaparecimento
No segundo caso, o Gaeco informou que o ajudante de pedreiro Edenilson Murillo Rodrigues, de 26 anos, foi torturado até a morte por policiais militares em maio do ano passado. Sete PMs da Ronda Ostensiva de Natureza Especial (Rone) invadiram a chácara onde o homem morava, em Piraquara, após abordar um homem que tinha quatro pedras de crack e que disse, sob tortura, ter comprado a droga lá.
O rapaz levou a Rone até a casa de Edenilson e os policiais o torturaram com chutes, tapas, asfixia e afogamentos por horas, com a filha e a mulher sob a mira de revólveres. O ajudante de pedreiro não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo.
Os policiais teriam enrolado o corpo dele em um cobertor e levado o cadáver, na viatura, para um lugar desconhecido. Agora, a Justiça deve avaliar o pedido do MPPR para efetuar ou não as prisões dos acusados.

Duas crianças são esfaqueadas pelo padrasto enquanto mãe trabalhava em Curitiba


Por Marina Sequinel e Bruno Henrique

Um homem é acusado de esfaquear duas crianças na manhã deste sábado (2) no bairroCapão Raso, em Curitiba. O crime aconteceu na casa onde a família mora, na rua Frei Teófilo. O autor seria o próprio padrasto das vítimas, uma garota de 9 e um menino de 13 anos.
Segundo o socorrista Castro, do Siate, a ambulância foi acionada para atender uma vítima de agressão. “Quando nós chegamos lá, descobrimos que este homem, de aproximadamente 50 anos, tinha sido agredido por populares com pedras e pauladas depois que esfaqueou as crianças. A situação dele é bem tranquila se comparada com a dos pequenos”, explicou ele em entrevista.
padastro
Homem foi agredido por populares após o crime. (Foto: Bruno Henrique – Banda B)
Os dois foram encaminhados em estado grave para o Hospital do Trabalhador. A menina, que está em condições mais delicadas, foi levada diretamente para o centro cirúrgico. “A casa da família é bem humilde e a mãe tinha saído para trabalhar e deixou as crianças com o homem. Quem as socorreu foram os vizinhos”, completou o socorrista.
Após a recuperação, o padrasto deve ser levado à delegacia, onde será autuado por tentativa de homicídio.
.

Governo Beto Richa apóia AGOSTO AZUL






O Palácio Iguaçu está com a iluminação especial neste mês de Agosto....(AGOSTO AZUL) 
Durante esse mês serão feitas atividades para motivar os homens a cuidarem da sua saúde.
O foco neste ano serão os males causados pelo tabagismo que é responsável por grande parte de óbitos pelas doenças pulmonares, cardio circulatórias e canceres.

Operações na Rodoviária de Curitiba apreendem drogas e prendem quatro pessoas


Da Redação com PF


A Polícia Federal e a Polícia Militar do Paraná apreenderam nesta sexta-feira (1°), aproximadamente 20 kg de maconha e 1 kg de pasta-base de cocaína na rodoferroviária de Curitiba. Quatro pessoas foram presas e um menor foi apreendido
Uma equipe de policiais realizava uma fiscalização de rotina na região da rodoferroviária desta cidade, quando identificaram em duas situações diferentes envolvendo traficantes de maconha e cocaína.
maconha
(Foto: Divulgação PF)
Na primeira, um jovem, 17 anos, foi visto carregando uma mochila de forma suspeita. Ao ser abordado, os policiais localizaram cerca de 20 kg de maconha em tabletes dentro da bolsa.
Logo em seguida, a equipe percebeu um homem sair rapidamente de um ônibus vindo de Foz do Iguaçu/PR e entrar num táxi. O homem foi deixado em Campina Grande do Sul e entrou em outro veículo que o conduziu até uma casa na mesma cidade.
Quando o indivíduo e mais um homem saíram junto com duas mulheres da residência, os policiais abordaram o grupo e, após breve entrevista foram informados que havia droga no interior da casa. Após entrarem, encontraram a pasta-base de cocaína escondida dentro do armário do quarto das crianças.
Os quatro foram presos em flagrante e trazidos para a Superintendência da Polícia Federal no Paraná. O menor foi encaminhado para a Delegacia do Adolescente – DA da Polícia Civil do Paraná.
Força-Tarefa
As duas ações são o resultado da Força-Tarefa estabelecida pela Polícia Federal e a Polícia Militar do Paraná. O convênio entre as duas instituições permite ampliar e aperfeiçoar as ações de combate ao tráfico de drogas no estado.

.

Estradas que ligam Curitiba aos litorais do PR e de SC serão bloqueadas durante o fim de semana


Da Redação

As estradas que ligam Curitiba aos litorais do Paraná e de Santa Catarina terão pontos de interdição no fim de semana, o que pode deixar o tráfego lento entre os dias 2 e 3. O primeiro bloqueio acontece no sábado, na rodovia PR-508, a Alexandra-Matinhos, que também terá interdição parcial entre o km 28 e km 29, devido a obras. A BR-277, por sua vez, terá obras de manutenção do pavimento entre o km 18 (Morretes) e o km 5 (Paranaguá), sentido Paranaguá com interdição de uma pista.
santacatarina
Foto: Divulgação Autopista
No domingo Matinho recebe a primeira etapa do Campeonato Paranaense de Triathlon Olímpico. A largada será na Praia Mansa de Caiobá às 8h, com a prova de natação e o término, com a prova de corrida, às 12h00. Para a realização do evento, a pista sentido Matinhos estará interditada, entre o km 31 e o km 14. No sentido oposto, o tráfego fluirá por mão dupla até o término da competição.
Na BR-376, a Autopista Litoral Sul irá realizar uma operação especial para reforço estrutural de viga na obra da ponte sobre o Rio Pirizal, no km 674,8, em Guaratuba.  Para a realização dos trabalhos, todas as faixas da pista Santa Catarina serão bloqueadas no km 662, no posto da Polícia Rodoviária Federal, das 6h30 às 8h30 de domingo.
Durante o procedimento, a alternativa de acesso à Santa Catarina será via BR-116. A concessionária orienta aos usuários para se programarem e procurarem horários alternativos para viajar.
Além da obra na ponte sobre o Rio Pirizal, a concessionária realiza outras duas obras de reforço e alargamento na BR-376, sobre os Rios Imbira, km 679,1, e Quiriri no km 680,4 – todas na região de Guaratuba.
Segundo o Simepar, o fim de semana será com sol. A estimativa da concessionária Ecovia é de que mais 60 mil veículos circulem nos dois sentidos da BR-277 entre sexta-feira (1) e domingo. Para o litoral, o dia mais movimentado será sábado, com previsão de 14 mil veículos, com pico de movimento entre 11h e 13h. O domingo deve ter cerca 15 mil veículos no sentido Curitiba, com picos de até 1,8 mil carros/hora entre 16h e 20h.

Dissidentes do PMDB fazem ato de desagravo na Boca Maldita contra Requião


unnamed
Os dissidentes do PMDB fazem neste sábado, 2, às 11h, na Boca Maldita de Curitiba, um ato de desagravo aos jornalistas agredidos pelo senador Roberto Requião (PMDB). As agressões de Requião voltaram nesta quarta-feira, 30, quando o senador abandonar uma entrevista na rádio CBN em Cascavel e agredir verbalmente o radialista Valdomiro Cantini e também o jornalista Marcos Formiguieri, da Gazeta do Paraná e da CGN. Os dissidentes vão divulgar os áudios da entrevista de Requião e Formiguieri e distribuir um panfleto com o fac-símile da coluna de Celso Nascimento, da Gazeta do Povo, que trata do assunto.