Colombo tem projeto de Meio Ambiente selecionado no Paraná Sem Lixo


WEBMASTER 5 DE AGOSTO DE 2014

Na manhã desta terça-feira 05/08 representantes da Fomento Paraná e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente vieram pessoalmente dar a notícia

Representantes do Governo do Paraná e da Secretaria de Meio Ambiente debatem a continuidade dos Projetos Ambientais em Colombo
Representantes do Governo do Paraná e da Secretaria de Meio Ambiente debatem a continuidade dos Projetos Ambientais em Colombo
A busca da Secretaria Municipal do Meio Ambiente para incrementar a gestão dos resíduos sólidos no município começam a surtir efeitos. Na manhã desta terça-feira, representantes da Agência de Fomento do Paraná estiveram reunidos com o Secretário do Meio Ambiente José Carlos Moretes e a Diretora de Projetos da Secretaria, Engenheira Ambiental Daniele Costacurta Gasparin quando anunciaram que o município foi contemplado com a linha de crédito aprovada e que nos próximos dias após cumprir as formalidades, Colombo terá condições de melhorar significativamente no atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos como está preconizado na Lei Federal 12.305/2010.
Segundo Diretor da Fomento Paraná Domingos Portilho Filho a Agência foi buscar parceiros na Agencia Francesa de Desenvolvimento e esta disponibilizou recursos em condições muito favoráveis justamente para facilitar a adesão dos Municípios. Entre as facilidades, estão juros reduzidos, carência de quatro anos para início dos pagamentos que poderão se prolongar por um período de 11 anos. Ele ainda fez questão de registrar que Colombo, cumpriu prazos e apresentou com clareza, através da Secretaria do Meio Ambiente, o projeto ao Comitê Gestor.
Para o Secretário José Carlos Moretes do Amaral, este foi um passo importante para o meio ambiente em Colombo. A meta com estes recursos, uma vez disponibilizados, será melhorar a infraestrutura das cooperativas de catadores em atividade em Colombo. “Queremos instalar nova infraestrutura nas dez associações e cooperativas de catadores em atividade em Colombo para a realização da triagem do material reciclável recolhido, e para completar pretendemos construir barracões com prensa, balança e esteira para nestes espaços estas associações se instalarem e assim terem melhores condições de trabalho”, explicou o secretário.
Ainda segundo Moretes, desde o início do ano passado, a busca de aprimoramento no sistema de coleta, destinação de resíduos e incentivo à reciclagem, têm sido constante. “Com o incremento que a utilização destes recursos vai permitir, vamos avançar ainda mais. Nosso sonho é que o cidadão assuma a responsabilidade sobre a destinação dos resíduos. Para isso, vamos colocar em pontos estratégicos da cidade “Eco Pontos” que estarão à disposição para receber os resíduos. E para criar uma cultura da correta utilização, vamos educar a população.” Concluiu Moretes.
Nesta semana, os últimos detalhes do projeto serão encaminhados. Participaram ainda o Gerente de Operações do Setor Público José Sebastião de Bem e o Coordenador de Resíduos sólidos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Carlos Renato Garcez do Nascimento.
Foto: João Le Senechal
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Campeonato de Mountain Bike agitou o fim de semana em Colombo


WEBMASTER 6 DE AGOSTO DE 2014

A etapa colombense da competição é tida como uma das mais importantes pelo desafio que representa aos competidores

Mais de 600 atletas participaram da 6ª Etapa do Campeonato Metropolitano realizada em Colombo último fim de semana
Mais de 600 atletas participaram da 6ª Etapa do Campeonato Metropolitano realizada em Colombo último fim de semana
Uma das mais vibrantes entre as modalidades o Montain Bike deu uma grande demonstração de força no último fim de semana em Colombo. Com mais de 600 inscritos, aconteceu no último domingo, dia 03/07, a 6° etapa do Campeonato Metropolitano de Mountain Bike. O evento realizado com o apoio da Prefeitura através do Departamento Municipal de Esportes teve como ponto de largada o Bosque da Uva.
O percurso foi dividido em duas modalidades; A PRÓ com 50 km de extensão e disputado por atletas entre 17 e 35 anos e a SPORT com 30 km de extensão disputada entre os atletas na faixa etária dos 15 até 50 ou mais anos. A altimetria (medição das altitudes) da prova foi até agora a 2ª maior da temporada, com mais de 1.100 metros de desnível, perdendo apenas para a 1ª etapa.
Um domingo ensolarado e as belas paisagens tornaram mais agradável o desafio de uma das difíceis provas do campeonato, dentro de um cenário rural montanhoso de tirar o fôlego.
Para o Diretor de Esportes da Prefeitura Paulo Cesar Cardoso (Paulinho), estas parcerias são importantes para a cidade. “São atletas de várias faixas etárias que ganham a oportunidade de participação. A cidade como um todo ganha, o comércio se movimenta, a divulgação positiva e a oportunidade de um grande número de atletas visitantes conhecerem o nosso Circuito Italiano de Turismo Rural.” Disse o Diretor.
Umas das atrações a participação das crianças na etapa colombense empolgou também familiares presentes
Umas das atrações a participação das crianças na etapa colombense empolgou também familiares presentes
Mais de 30 atletas Colombenses participaram das provas e as suas inscrições tiveram isenção nas taxas em contrapartida ao apoio que a Prefeitura deu na realização do evento. Confira a classificação dos representantes do município na etapa!
Categoria Expert
4°- Diego Jose Neves
Categoria Sub 35
2°- Emerson Santana Bernardo
Categoria Sub 40
2°- Oziel Souza Veloso
Categoria Veteranos
6°- Gentil Fernando de Oliveira
Categoria Master 30-34:
3° Joao Afonso Fracaro
6° Thiago Villa Barbosa
Fotos: João Le Senechal
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br
Foto: João Senechal/PMC

Beto Richa visita ao Hospital Nossa Senhora do Rócio, em Campo Largo





Acompanhado de Luiz Ernesto Wendler,  o governador Beto Richa conheceu a nova estrutura do Hospital e Maternidade Nossa Senhora do Rocio, que vai ajudar no atendimento da Região Metropolitana de Curitiba, O hospital ganhou 1200 leitos - 305 UTIs, sendo 105 neonatal. Quase a totalidade dos atendimento será feito pelo SUS.

No  meu governo a saúde é prioridade disse o governador Beto.



Mulher grávida deixa cadeia pela manhã e de noite volta a cometer crime em Curitiba


Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento


Uma mulher grávida de quatro meses, de 33 anos, foi presa em flagrante na noite desta quarta-feira (6) no bairro Boqueirão, em Curitiba. Detalhe é que ela tinha saído da cadeia pela manhã, por meio de um alvará de soltura. A motivação do furto contra o supermercado foi conseguir um dinheiro para trocar por drogas.
O delegado Vilson Alves de Toledo, de plantão no Centro de Atendimento Integrado ao Cidadão, o Ciac-Sul, lamentou o que aconteceu. “Tudo isso devido ao uso de drogas. Ela tem uma vasta ficha criminal, saiu ontem de manhã e está na cadeia de novo. Estamos com tolerância zero, devido à reincidência, e não temos outro meio que não a deixar encarcerada”, afirmou à Banda B.
A mulher permanece detida e deve voltar ao sistema prisional. Ela alegou que furtou para trocar por pedras de crack.

Quem não registrar doméstico até esta quinta-feira pode pagar multa de R$ 805


Redação

O empregador que não registrar sua empregada doméstica até hoje – quinta-feira, 7 –  deverá pagar uma multa de, no mínimo, R$ 805,06, segundo informações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). De acordo com a lei 12.964, publicada em 9 abril de 2014, os empregadores deverão preencher devidamente as Carteiras de Trabalho de suas empregadas domésticas com a data de admissão e remuneração. O valor da multa pode variar conforme o tempo de serviço, a idade, o número de funcionários e o tipo da infração.
A lei vale para caseiros, vigilantes, porteiros e empregadas domésticas. Se comprovada a irregularidade em ação judicial individual, além da indenização, o empregador terá que arcar com todos os pagamentos devidos (13° salário, horas extras, férias proporcionais não pagas).
Os esforços para regularizar a situação vão partir das entidades sindicais, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Justiça do Trabalho. O Ministério Público do Trabalho (MPT) será acionado em casos em que o serviço doméstico esteja relacionado a trabalho infantil, assédio moral ou sexual e discriminação.
“O principal mérito da PEC é acabar com a discriminação em relação aos trabalhadores domésticos. Esses empregados deixarão de ser vistos como ‘agregados’ da casa e passarão a ter os mesmos direitos de qualquer outro trabalhador”, avaliou o procurador do trabalho Alberto Emiliano de Oliveira Neto, do MPT. “Para se ter uma noção, a Constituição Federal relaciona aos trabalhadores 34 direitos fundamentais, dos quais os domésticos tinham garantidos para si apenas nove. Outros sete ainda dependem de regulamentação”, afirmou.
Já foram garantidos a esses profissionais direitos como limite diário de jornada de trabalho de oito horas, intervalo para descanso e alimentação, descanso semanal remunerado, remuneração e limitação de hora extra. O Congresso ainda deve legislar sobre temas como proteção da relação de emprego contra demissão sem justa causa, seguro-desemprego, FGTS, remuneração de trabalho noturno, salário família, auxílio-creche e seguro contra acidente de trabalho.

.

Assassino pega celular da vítima e faz ligação logo após o crime: “Tá feito, tá feito”


Por Luiz Henrique de Oliveira e Juliano Cunha


O jovem Erick Lee Martins, de 18 anos, foi esfaqueado até a morte na tarde desta quarta-feira (6), na Rua Bernardo Michel, na Vila Rosa, em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba. Detalhe é que após o crime o assassino pegou o celular do bolso da vítima, fez uma ligação e disse para quem estava do outro lado: “Tá feito, tá feito”.
Segundo a Polícia Militar (PM), Erick tinha sido preso ontem à noite por furto e estava nas ruas, após o pagamento de fiança. Na tarde de hoje, ele foi até um bar, onde encontrou com o assassino e começou a conversar. De uma hora para outra, o autor tirou uma faca do bolso e atacou Erick, que chegou a fugir, mas caiu morto em uma rua próxima.
A PM acredita que o crime pode ter sido um acerto de contas entre assaltantes. Autor e vítima pareciam se conhecer bem, tanto que o assassino pegou o celular de Erick e fez uma ligação em que, de acordo com testemunhas, apenas disse que o serviço estava completo.