Beto recebe apoio pela criação da carreira de agente fazendário


Postado em 8 de agosto de 2014, por BetoRicha



Cerca de 500 servidores e familiares de várias regiões do Paraná participaram na noite desta quinta-feira (7), em Curitiba, de um encontro de apoio ao governador Beto Richa pela criação da carreira de agente fazendário estadual. No início do ano, Richa atendeu uma reivindicação de 40 anos, assinando o decreto 9.788, que regulamentou a carreira garantindo diversos benefícios, como aumento salarial. Os servidores aplaudiram o governador de pé por três vezes.
“Fiz minha obrigação de valorizar uma das principais categorias de servidores do nosso Estado. O trabalho do agente fazendário é fundamental para o bom desenvolvimento do governo”, disse Beto Richa, que estava acompanhado do senador Alvaro Dias. O governador agradeceu o trabalho de cada servidor. “Aprendi com meu pai que nós governantes passamos, mas quem fica são os servidores. Por isso, precisam ser valorizados”, afirmou.
Richa apresentou um balanço da sua gestão e citou outras categorias que tiveram avanços, como os professores com 60% de aumento salárial. “Hoje, no Paraná, o servidor é respeitado e tem o respeito do governador. Acabou o tempo das grosserias e desrespeitos”, disse.
RECONHECIMENTO – O agente fazendário de Paranaguá Eduardo Francisco agradeceu o governador Beto Richa e disse que agora a categoria tem o reconhecimento que merece. “Temos um governador que honra sua palavra. Agora, vamos honrar a nossa e garantir mais quatro anos com Beto Richa no governo”, disse. Paulo Sérgio Rosa, da regional de Cornélio Procópio, também avaliou o encontro. “Uma forma de agradecimento pela conquista. Tínhamos um projeto de valorização parado há decadas e ele colocou em prática” disse.
O agente fazendário de Curitiba Valter Calabresi, funcionário de carreira há 40 anos, explicou que em vários Estados brasileiros já tinham regulamentado a criação da carreira. “Só faltava o Paraná. O governador soube nos ouvir e cumprir o que foi proposto. Estamos muito felizes”, disse.
Depois do encontro com agentes fazendários, o governador participou de posse da nova diretoria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Mulheres armadas fazem terror em pontos distintos da Grande Curitiba


Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento


A Polícia Militar (PM)  busca duas mulheres que praticaram assaltos em pontos distintos da Grande Curitiba, no início da manhã desta sexta-feira (8). Elas agiram armadas no bairro Orleans, na capital, e em Pinhais, na região metropolitana.
O primeiro caso aconteceu por volta das 7h na Rodovia João Leopoldo Jacomel, em Pinhais. Uma mulher armada, com uma mochila nas costas, rendeu os funcionários de uma farmácia e fugiu levando o dinheiro.
O segundo assalto foi na Rua João Falarz, no bairro Orleans, por volta das 7h30. A mulher assaltante estava acompanhada de um homem, que seria seu namorado. Ela tomou a frente da situação e apontou a arma para um grupo de pessoas que aguardava em um ponto de ônibus. O casal fugiu levando os pertences das vítimas.
Até o fechamento desta reportagem, nenhuma das suspeitas havia sido localizada.

Casal é preso após aplicar golpe do bilhete premiado em idosa na RMC


Por Felipe Ribeiro e Juliano Cunha

Um casal foi preso no começo da tarde desta sexta-feira (8) após aplicar um golpe de R$ 15 mil em uma idosa de Araucária, na região metropolitana de Curitiba.
De acordo com a Polícia Civil, eles aplicaram o velho golpe do bilhete premiado, que consiste na “venda” de um bilhete falso por um valor bem abaixo do qual ele renderia.
O casal preso ainda é suspeito de golpes semelhantes em São José dos Pinhais.
A Delegacia de Araucária segue na investigação do caso.

Requião acha “bobagem” a denúncia de gastos com cavalos


O senador Roberto Requião (PMDB), candidato ao governo do Paraná, classificou como “bobagem” a denúncia que usou a estrutura da Polícia Militar para manter 88 cavalos de sua propriedade quando era governador do Estado, entre 2003 e 2010. As despesas, pagas com recursos públicos, foram de R$ 8 milhões. “Isso é uma bobagem, não existe, é uma palhaçada total”, afirmou à Folha de S. Paulo.
Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, inquérito da Polícia Militar mostra que a estrutura do governo do Paraná foi utilizada para a manutenção de cavalos na gestão de Requião. Questionado após a sabatina se mantinha cavalos seus na estrebaria da PM, o senador disse: “Havia cavalos da polícia lá, faziam patrulhamento no local”.
O peemedebista aproveitou para desqualificar os responsáveis pela denúncia, apresentada no início deste ano, e que está sendo investigada pela PM e pelo Ministério Público. O primeiro requerimento à PM sobre o assunto foi feito pelo ex-deputado estadual pelo PMDB José Domingos Scarpellini, hoje afastado politicamente de Requião.
“Cavalo come capim. Quem comia o que não devia eram os deputados que aderiram ao [atual governador] Beto Richa (PSDB)”, disse o senador. Parte do PMDB era favorável à aliança com o tucano nas eleições deste ano.

Ação Social e Pastoral são parceiros no atendimento aos idosos


WEBMASTER 7 DE AGOSTO DE 2014

Iniciativa compreende todas as paróquias de Colombo e os envolvidos na política de proteção a terceira idade

Líderes da Pastoral da Pessoa Idosa das paróquias do município participam de capacitação
Líderes da Pastoral da Pessoa Idosa das paróquias do município participam de capacitação
Segue até o próximo dia 10 de setembro a capacitação dos líderes da Pastoral do Idoso, por meio da Prefeitura Municipal através da secretaria da Ação Social e Trabalho. As atividades que começaram neste dia 06, acontecem todas as quartas-feiras, das 13 às 17h, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Adriana.
A ação compreende todas as paróquias de Colombo e os envolvidos na política do idoso. O objetivo desta pastoral é atender o idoso em situação de isolamento que não tem como frequentar os Centros de Convivência do município, oferecendo o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos por meio desta rede de proteção.
De acordo com a secretária da Ação Social e Trabalho, Maria da Silva Souza, palestrante da qualificação, esta união de forças visa o bem estar dos idosos e também de suas famílias. “A Pastoral da Pessoa Idosa é formada por voluntários, nossos parceiros neste trabalho, que acompanham a situação da terceira idade no município”, afirmou.
Durante a capacitação, Maria destacou que o objetivo deste serviço é avaliar as condições de saúde, nutrição e educação dos idosos, bem como, atuar na prevenção da violência e maus-tratos. “A Pastoral atende aproximadamente mil idosos, portanto este diagnóstico é fundamental por parte destes líderes que atuam no dia a dia dos idosos. Aqui, todos temos uma meta, a de para garantir os seus direitos.”
O primeiro de quatro encontros aconteceu nas dependências da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Adriana
O primeiro de quatro encontros aconteceu nas dependências da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Adriana
Os quatro encontros previstos até o dia 10 de setembro terão em média 50 líderes da Pastoral da Pessoa Idoso participando da capacitação. O município de Colombo conta hoje com 22 Centros de Convivência distribuídos em várias regiões da cidade que atendem mais de 1.200 idosos que participam de diversas iniciativas.
Foto: João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Conselho debate revisão da Lei da Educação Ambiental em Colombo


WEBMASTER 7 DE AGOSTO DE 2014

Adequar a Lei Municipal às Leis Federal e Estadual e traçar os objetivos dos programas educacionais para área são os objetivos dos conselheiros

Conselheiros contribuem com sugestões e aprimoramento da Lei Municipal da Educação Ambiental
Conselheiros contribuem com sugestões e aprimoramento da Lei Municipal da Educação Ambiental
Nesta quarta-feira (06/08) os integrantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente deram sequência aos trabalhos de revisão na minuta da Lei da Educação Ambiental que normatiza os trabalhos neste setor na cidade de Colombo. O encontro realizado no Horto Municipal localizado no Parque Embú, contou com a presença dos conselheiros representantes do segmento Poder Público e também da Sociedade Civil Organizada.
Segundo o Presidente do Conselho e Secretário Municipal de Meio Ambiente José Carlos Moretes, antes de enviar à Câmara Municipal para a necessária aprovação, a Prefeitura fez questão de ouvir a opinião da sociedade representada no Conselho. “Avançamos no debate, e a revisão que é necessária para adequação às legislações maiores, responde também à uma necessidade que nos deparamos desde o início do ano passado que é a falta de legislação específica que assegure respaldo legal na realização dos programas municipais na área da educação ambiental.” Disse o Secretário.
Ainda segundo o Secretário o Conselho tem um papel fundamental neste debate, por ser representativo dos diversos seguimentos sociais. “Após concluir nossos trabalhos e propor as mudanças, a minuta da Lei será encaminhada ao gabinete da Prefeita que após análise da Procuradoria Jurídica fará encaminhamento à Câmara Municipal. Nosso objetivo é que ainda este ano seja aprovado para iniciar o ano de 2015 com as capacitações amparadas na nova Lei.” – Concluiu Moretes.
A expectativa da Professora Dalva Simone Strapasson que coordena o setor da Educação Ambiental, é que a Lei faça avançar ainda mais os programas desenvolvidos nas escolas de Colombo. São mais de 1200 professores que estarão aptos à participar das capacitações. Hoje, 25 escolas estão trabalhando com alunos em um dos maiores programas em andamento em Colombo, o “Cidadão Ambiental Mirim”. “A partir da nova Lei, com a adesão compulsória este número certamente vai aumentar.” Disse. Ela cita ainda, que outro aspecto importante será a destinação de recursos exclusivos para viabilizar os programas em andamento e proporcionar o surgimento de novas ações.
Legendas
Foto: João Le Senechal
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Pedaladas noturnas reúnem ciclistas no Programa Ciclo Vida


WEBMASTER 7 DE AGOSTO DE 2014

Apoiadas pelo Departamento de Esportes acontecem três vezes por semana partindo dos bairros Alto Maracanã, Guaraituba e Centro de Colombo

Foto: Arquivo Departamento de EsportesOs adeptos do ciclismo ganham através do Programa Ciclo Vida a oportunidade de participar de passeios noturnos. Eventos apoiados pela Prefeitura de Colombo através do Departamento de Esportes têm o objetivo de estimular a prática de atividades físicas, incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, proporcionar a integração entre os atletas e participantes da ação além de incentivar a conhecer melhor a cidade.
Os passeios acontecem nas terças, quartas e sextas feira. Na terças feira a concentração acontece em frente ao Cicles Landes no Alto Maracanã às 20 horas. Nestes dias os atletas se dirigem ao centro de Colombo passando por alguns trechos na estrada do Itajacuru e término no local de partida. Nas quartas feira, a saída se dá em frente ao Cicles Chinês no Bairro Guaraituba às 20 horas, com destino as estradas rurais do Bairro Roseira e término no local de partida. Nas sextas feiras, a partida acontece em frente ao ginásio do Bosque da Uva às 20 horas. Os atletas são divididos em dois grupos: os que participam em nível de lazer ou passeio e os que participam em nível de treinamento ou rendimento.
Não é necessária a inscrição prévia, porém os interessados a participar do passeio precisam ter mais de 13 anos. O uso do capacete também é obrigatório. Enquanto se divertem e relaxam, apreciam a paisagem das estradas rurais do município e são monitorados por técnicos do Departamento de Esportes que acompanham os passeios com um veículo caracterizado para dar maior segurança aos ciclistas.
Essa ação faz parte do Programa Ciclo Vida que objetiva proporcionar maior qualidade de vida e estimula conhecer melhor a cidade, difundir o ciclo turismo, competição e o lazer usando a bicicleta como meio de transporte.
Mais informações sobre este programa como participar poderão ser obtidas através do telefone 36567145 junto ao Departamento de Esportes.
Foto: Arquivo Departamento de Esportes
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Eleição da rainha marca as comemorações da Festa do Agricultor


WEBMASTER 7 DE AGOSTO DE 2014

Concurso realizado na comunidade rural do Poço Negro contou com o apoio da Prefeitura Municipal

As 12 candidatas foram avaliadas nos quesitos desenvoltura, beleza e simpatia
As 12 candidatas foram avaliadas nos quesitos desenvoltura, beleza e simpatia
Ser filha ou neta de agricultor e morar em Colombo, esses foram alguns dos requisitos para participar do concurso que no último sábado (02), movimentou o salão da comunidade rural do Poço Negro realizadora do evento. A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Colombo e da Cooperativa Agrícola de Colombo (COACOL) para eleger a rainha e as princesas da Festa do Agricultor de 2014.
Com a presença da prefeita Beti Pavin, o evento deu início às atividades relacionadas à festa. “A economia do nosso município deve muito a estes bravos produtores e nada mais justo que a realização da Festa do Agricultor para agradecer e homenagear todo o empenho e trabalho deles e de seus familiares”, disse.
Ao todo, 12 meninas foram avaliadas nos quesitos: desenvoltura, beleza e simpatia. Ao final, Letícia Bertolin sagrou-se como rainha e Valquiria Fiorese e Rafaela Fiorese como 1ª e 2ª princesas respectivamente. A rainha e as princesas serão representantes da Festa do Agricultor e em todos os eventos relacionados a festa.
A Festa
Prefeita Beti Pavin cumprimenta as eleitas da Festa do Agricultor de 2014
Prefeita Beti Pavin cumprimenta as eleitas da Festa do Agricultor de 2014
A Festa do Agricultor é realizada pela Cooperativa Agrícola de Colombo (COACOL) com o apoio da Prefeitura Municipal de Colombo e, neste ano, acontecerá no próximo dia 24. No ano passado, duas mil pessoas compareceram e participaram de uma Santa Missa, almoço festivo e ao final concorreram a brindes.
Também participaram o vice-prefeito Ademir Goulart, o secretário da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Antonio Ricardo Milgioransa, representando a secretária da Agricultura o diretor do departamento, o engenheiro Agrônomo, José Ribeiro Junior e representantes da Cooperativa Agrícola.
Serviço:
Festa do Agricultor de 2014
Data e Horário: Dia 24/08 a partir 9h – Santa Missa Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário
10h30 – Procissão pelas ruas da Sede de Colombo
Após será feita a benção dos tratores no Parque Municipal da Uva seguido de almoço
Contato: 41 – 3656.2283
Foto: João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Saúde do homem está em evidência durante este mês de agosto em Colombo


WEBMASTER 8 DE AGOSTO DE 2014

O foco da campanha deste ano é a relação do homem com o tabaco e a prevenção dos acidentes de trânsito

Aferição da pressão arterial é um dos cuidados realizados na campanha Agosto Azul
Aferição da pressão arterial é um dos cuidados realizados na campanha Agosto Azul
Fazer o homem pensar no seu bem estar é uma das missões da Campanha Agosto Azul na qual a Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria Municipal da Saúde promove durante todo este mês. A ação começou na última quarta-feira, 06, em uma empresa do transporte público localizada no município.
O foco da campanha neste ano é a relação do homem com o tabaco. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que 1 bilhão e 500 mil pessoas no mundo são fumantes, e 48% deste total são da população masculina. Em Colombo, além deste tema, os homens receberão orientações de como prevenir acidentes de trânsito, onde o índice registrado é muito alto quando se trata do envolvimento entre homem e mulher.
De acordo com o secretário municipal da Saúde, Fernando Aguilera, o objetivo da campanha é reverter o quadro atual em relação a pouca atenção dos homens a saúde. “Com este trabalho fomentamos a mudança cultural, fazendo com que o homem tenha menos resistência em procurar um médico e passe a verificar com mais freqüência suas condições de saúde proporcionando a manutenção de hábitos saudáveis”, afirmou.
A coordenadora das ações do Agosto Azul na cidade, Monica Mota explica a importância da ação. “Esses resultados causam preocupação e é por isso que acompanhamos pesquisas e percebemos que a maioria da população masculina é envolvida em um desses casos, em função disto estamos concentrando as atividades nestes dois setores”, informa.
Ações na Campanha
Equipe da Secretaria Municipal da Saúde mobilizada para orientações ao cuidado da saúde do homem
Equipe da Secretaria Municipal da Saúde mobilizada para orientações ao cuidado da saúde do homem
Durante a campanha serão realizados exames de pressão arterial, glicemia capilar, orientações sobre a DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), distribuição de folders para a população e também palestras educativas.
O cobrador Edivaldo Ribeiro dos Santos, 62, falou sobre a importância da campanha Agosto Azul. “O bom é que ficamos a par do controle da saúde. Eu não tenho costume de ir ao médico, vou no máximo uma ou duas vezes no ano”, disse justificando que o homem é mais relaxado com a própria saúde do que a mulher.
Cronograma
Já no dia 07, a ação aconteceu no Clube Santa Mônica, e durante o mês, todas as Unidades de Saúde estarão realizando atividades temáticas relacionadas à saúde do homem. A campanha será encerrada no dia 30, conhecido como o dia “D”, no evento do Programa Nosso Bairro.
Em 2012 a Lei n° 17.099 foi constituída no Estado do Paraná, para que o mês de agosto fosse dedicado à realização de ações ao incentivo a prevenção de doenças e a promoção da Saúde do Homem que ficou denominada de Campanha Agosto Azul.
Foto: João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Jovem fica em estado grave após ser atropelada por motociclista que fazia ‘corredor’


Por Felipe Ribeiro e Luiz Henrique de Oliveira
Foto: Juliano Cunha - Banda B
Foto: Juliano Cunha – Banda B
Uma jovem de 23 anos ficou em estado gravíssimo após ser atropelada por um motociclista que fazia um ‘corredor’ entre veículos na Avenida Presidente Afonso Camargo, no bairro Jardim Botânico, em Curitiba.
De acordo com o cabo Prado, do Siate, a vítima atravessava a rua próximo ao Viaduto do Capanema, quando uma desatenção de ambos provocou a colisão. “Nós chegávamos ao Hospital Cajuru trazendo uma vítima, quando nos avisaram do acidente. Imediatamente iniciamos o socorro e levamos ela até o pronto-socorro em estado gravíssimo”, disse.
motociclista2
Foto: Juliano Cunha – Banda B
O motociclista contou aos socorristas que estava em baixa velocidade, mas mesmo assim não conseguiu evitar o impacto. “Dependendo da posição ela deve ter batido forte o crânio contra o asfalto”, concluiu o cabo Prado.
Érica Takasugi foi encaminhada em estado grave ao Hospital Cajuru.

Bandidos sequestram três pessoas da mesma família em Santa Felicidade e as mantêm reféns por 4 horas


Por Elizangela Jubanski e Danaê Bubalo

pinhais-sequestro
Ação conjunta da PM e da GM deteve dois bandidos. Foto: DB/Banda B
Bandidos mantiveram reféns três pessoas da mesma família durante quatro horas na tarde desta quinta-feira (7). Eles invadiram uma residência no bairro Santa Felicidade, em Curitiba, por volta das 14 horas e foram interceptados pela Polícia Militar no início da noite. Dois foram presos e um conseguiu fugir.
O crime começou no início da tarde quando três homens armados com um revólver calibre 38 invadiram uma residência e renderam a família. Eles roubaram diversos objetos e fugiram com o carro das vítimas, um Honda Civic, levando três deles. De acordo com a Polícia Militar, eles foram violentos e aterrorizavam os reféns durante todo o tempo. “Foi então que policiais na cidade de Pinhais viram um homem apontando a arma para a cabeça de uma pessoa dentro do carro. As viaturas fizeram um grande patrulhamento para conseguir prendê-los”, contou o capitão Mendes.
Os bandidos seguiram para a cidade de Pinhais para deixar as vítimas, mas foram vistos por viaturas da Polícia Militar. A ação e o patrulhamento aconteceu em conjunto com a Guarda Municipal de Pinhais. O veículo foi encontrado em um matagal na Estrada Ecológica, na zona rural do município, por volta das 19 horas. Os reféns estavam bastante assustados, mas sem ferimentos aparentes.
Dois deles foram encontrados em um matagal próximo: Rondowillian Jhony dos Santos, 18 anos, e Jean Carlo da Silva, de 29 anos. Com eles foi apreendido um revólver, utilizado no crime. Ambos foram reconhecidos pelas vítimas. O mais novo não tem passagem pela polícia, mas Silva possui antecedentes pelo crime de roubo. Outros suspeitos de integrarem a quadrilha estão sendo procurados.

REQUIÃO traiu o PMDB várias vezes, diz dissidentes


requiao doatico
Acusados pelo senador Roberto Requião de traidores do PMDB, os dissidentes do partido resolveram elencar as traições de Requião ao partido.
“Em 1989, Requião traiu Ulysses Guimarães em sua campanha presidencial pelo PMDB. Requião traiu Orestes Quércia na sua campanha a Presidente da República pelo PMDB. Requião traiu Waldyr Pugliesi em sua campanha ao Senado. Requião traiu vários candidatos a prefeito do PMDB desde 1986″, diz a nota enviada ao blog por Doático Santos, secretário-geral do PMDB de Curitiba.
“Requião traiu a coligação do PMDB com PSDB na campanha presidencial de Serra com Rita Camata de vice.Optou por Lula em 2002. Requião traiu a família Fruet (Maurício e Gustavo que saíram do PMDB para o PSDB – para serem candidatos ao Senado em 1990 – Mauricio, e deputado federal em 2006 após ser destituído do PMDB em 2004 para prefeito – Gustavo)”, adianta a nota.
Doático Santos lembra ainda que “Requião traiu o PMDB e não votou com a direção partidária nacional em várias decisões do Congresso Nacional. Requião foi execrado pela convenção nacional como candidato a presidente da república. Requião enfrentou processo de expulsão por atacar Quercia e pediu perdão para não ser expulso. Quem fez essa petição foi advogado Mozart Quadros”.

Curitibanos rejeitam campanha de Gleisi e Requião


gleisi
As campanhas de Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB) estão sendo rejeitadas pelos curitibanos. Ontem, um grupo de anarquistas, na Rua das Flores, passou chutando todas as placas com a imagem do peemedebista e gritando palavras de ordem como “Requião vai *%@&”. Uma punk de 17 anos foi detida pela Polícia Militar, encaminhada para o 1º DP e liberada. Os “anarcos” prometem voltar para nova blitz. Segundo os principais dirigentes, o objetivo é deixar a via pública livre das propagandas que obrigam os transeuntes a mudarem o caminho.
O mesmo aconteceu com a campanha de Gleisi. Ontem, um grupo de curitibanos resolveu mostrar o descontentamento com as inúmeras placas de divulgação da petista. As imagens de divulgação de Gleisi foram chutadas e pisoteadas. O resultado foi testemunhado pelo blogueiro no início da noite de terça-feira, na esquina com a Rua Dr. Muricy.
requiao

Richa reafirma compromisso com gestão pública eficiente e anuncia corte de mais três secretarias


Postado em 7 de agosto de 2014, por BetoRicha


Em sabatina com integrantes do Fórum Permanente Futuro 10 Paraná, nesta quinta-feira (7), em Curitiba, o governador Beto Richa afirmou que, nos próximos quatro anos, vai avançar ainda mais na melhoria da gestão pública e de políticas para atração de investimentos que geram emprego e renda.
Richa anunciou que vai extinguir mais três secretarias de Estado. Em setembro de 2013, quatro secretarias foram extintas, junto com o corte de 1.000 cargos em comissão. “Vamos economizar e ampliar os investimentos. Vamos dar continuidade a uma gestão pública de qualidade que privilegia a meritocracia entre os servidores”, afirmou Beto.
A estrutura do Governo do Paraná conta atualmente com 19 secretárias. Oito são administradas por servidores de carreira do Estado. Beto Richa disse ainda que vai ampliar os contratos de gestão. “Ferramentas modernas que tornam a máquina pública mais eficiente”, afirmou ele.
O governador citou levantamento do IBGE que mostra que o Paraná é o Estado com o menor número de cargos comissionados em relação ao de servidores efetivos. Em 2013, o Paraná reduziu comissionados em 34%, ao cortar mil cargos. A sabatina reuniu cerca de 150 lideranças de diversos setores para ouvir os três candidatos a governador.
Richa foi o candidato mais convincente e que teve as propostas mais bem avaliadas pelos empresários paranaenses para o desenvolvimento econômico e social do Paraná. O governador recebeu um documento da entidade com as onze diretrizes propostas para o desenvolvimento do Paraná. O grupo classificou quatro pontos prioritários: infraestrutura, inovação, educação e gestão pública.
MELHOR PARA INVESTIR – O governador Beto Richa defendeu que o Paraná hoje é o melhor lugar para investimento porque tem diálogo, respeito, trabalho e segurança jurídica. “Temos números que nos orgulham muito. Posso assegurar que em todas as áreas da administração, e podem comparar, em três anos e meio de governo fizemos mais do que nos oito anos de governo anterior.
Richa citou a industrialização. “Antes as empresas iam embora do Paraná, temerosas pelos maus tratos do governo anterior, por falta de programas de atração de investimentos, falta de diálogo, de segurança jurídica. Hoje, é o maior ciclo industrial da nossa história”, ressaltou. Em três anos e meio, atraímos R$ 35 bilhões em investimentos privados com a geração de 180 mil empregos diretos e indiretos. O governador citou indicadores de entidades internacionais e nacionais que mostram que o Paraná tem o melhor ambiente para o setor produtivo.
Um dos motivos para esse novo ciclo industrial é a infraestrutura que o Paraná oferece. O Estado investe R$ 4,9 bilhões na melhoria das estradas, ferrovias, porto e aeroportos. Richa conseguiu fazer com que as concessionárias de pedágio voltassem a investir em obras no Paraná. Com isso, hoje são mais de 276 quilômetros de rodovias em duplicação. Richa também comentou sobre os portos paranaenses. “Acabamos com as filas no Porto de Paranaguá com uma gestão ética e eficiente. Tiramos o porto das páginas policiais e o transformamos em exemplo para o Brasil”, disse.
Beto citou o projeto de construção de um ramal ferroviário ligando o Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá. “Estava parado por falta de vontade política do ex-governador. Tiramos do papel e fizemos o governo federal entender que essa era a melhor opção para a região”, disse. Ele lembrou que a proposta inicial da União era uma ferrovia que cortava o Paraná levando a produção para Santa Catarina.
INOVAÇÃO – Rogério Mainardes, coordenador do Comitê Executivo do Fórum Futuro 10, abriu a palestra agradecendo o governador Beto Richa pelo apoio à entidade e pela criação da Lei de Inovação. “Uma das melhores legislações vigentes no Brasil”, classificou. Beto Richa disse que a Lei de Inovação é apresentada por especialistas como referência nacional. “A pesquisa e inovação são fundamentais para melhorar o futuro e contribuir para o desenvolvimento do Estado”. Richa disse que investiu R$ 2,7 bilhões nas universidades e reforçou a estrutura do Tecpar.
EDUCAÇÃO – Além dessas áreas, Beto Richa apresentou um balanço da gestão na área de segurança, saúde e educação. Richa disse que fez 3 mil obras em escolas, contratou 17 mil professores e deu aumento de 60% para os profissionais da educação. Ele afirmou que na próxima gestão vai dar atenção especial para educação profissionalizante. Em três anos e meio, foram construídos 18 Centros Estaduais Profissionalizantes garantindo ensino para 20 mil jovens.
Ele finalizou a apresentação colocando o Estado à disposição do setor produtivo e pedindo a confiança dos paraenses. “Hoje, vocês têm um forte aliado para redução do custo de produção e tornando nossas empresas mais competitivas. E tenham certeza que o melhor ainda está por vir. Temos a esperança de restabelecer a boa parceria republicada com eleição do Aécio Neves presidente”, disse.

Contorno Sul mata mais um que tentava atravessar rodovia; moradores estão assustados


Por Elizangela Jubanski e Danaê Bubalo


contorno-sul-denovo-dentro
Acidente aconteceu no trecho campeão de mortes por atropelamento: viaduto do Caiuá. Foto: DB/Banda B

Um homem de 28 anos foi atropelado e morreu na hora tentando atravessar o Contorno Sul, BR-376, na noite desta quinta feira (7), a cerca de 500 metros do viaduto do Caiuá, na Cidade Industrial de Curitiba. César Digner, 28 anos, morava na região e a família contou que ele tentava se livrar nas drogas.
O atropelamento aconteceu por volta das 19 horas e algumas testemunhas viram o acidente. Uma ambulância do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) foi acionada, mas o jovem morreu na hora.
O motorista do caminhão, que permaneceu no local e prestou socorro à vítima, informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) que o rapaz se jogou na frente do caminhão, já testemunhas e moradores do local contaram que Digner tentava atravessar a rodovia quando foi atropelado.
Um morador da região que estava passando pelo local disse que mora na região há anos e já viu muitos acidentes. “Isso tudo assusta porque a gente mora por aqui e tem que passar, não adianta. Mas também tem que respeitar a passarela porque senão vai acontecer mesmo. O pior é que já vi muita gente estendida aqui, viu? Até amigos meus”, disse Claudemir Correia.
Familiares da vítima estiveram no local e informaram que ele estava internado por causa do seu vício pelas drogas e que ele teria recebido alta na última quarta feira. Digner morava no Fazendinha, mas tinha conhecidos na região do Caiuá.
Para o policial rodoviário Noronha, os pedestres não conseguem medir o distanciamento do veículo. “Foi questão de segundos. Geralmente, acontece nesse horário, quando começa a anoitecer porque não se tem muita noção do distanciamento do veículo”, finalizou o policial rodoviário federal Noronha.

Perseguição a carro furtado em Santa Felicidade termina com passageiro morto


Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento
fiatdentro
Uno Vivace ficou destruído no acidente (Foto: Antônio Nascimento – )

Uma perseguição da Polícia Militar (PM) a um Fiat Uno Vivace, no bairro Santa Felicidade, em Curitiba, terminou na morte de um jovem, durante a madrugada desta sexta-feira (8), após um grave acidente de trânsito. A vítima estava dentro do carro, com placas clonadas, que tinha sido furtado em junho deste ano no bairro Portão.
O soldado Santos, da PM, falou sobre o caso à Banda B. “Na tentativa de fuga eles bateram contra um poste na Rua Gerônimo Muraro e uma das pessoas acabou morrendo. O veículo tinha esse alerta e o motorista não parou após o pedido de abordagem por parte de nossa equipe policial”, descreveu.
A vítima morta foi encaminhada, sem identificação, ao Instituto Médico Legal de Curitiba (IML). Outros quatro ocupantes do Vivace foram abordados após o acidente. Um deles foi detido e encaminhado à Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Curitiba (DFRV), após confirmar ser o atual ‘dono’ do carro.
.

Maleta com suposta bomba interdita túnel do Terminal Pinheirinho por duas horas


Da Redação


Uma maleta suspeita interditou o túnel do Terminal do Pinheirinho, em Curitiba, durante a noite desta quinta-feira (8). Por cerca de duas horas, o local ficou fechado, o que gerou transtornos.
O Esquadrão Antibombas da Polícia Militar (PM) foi acionado para verificar a situação e a maleta foi explodida com a técnica especializada. A informação, não oficial, é que tudo não passou de um alarme falso, já que nenhum explosivo havia dentro do objeto. A PM, procurada na manhã desta sexta-feira (8), não soube dar detalhes do que aconteceu.
Durante o período, a informação é que apenas a parte interna do terminal ficou fechada, o que não gerou grandes atrasos nas linhas de ônibus.