Prefeitura de Colombo inaugura na Casa Lar Pequeno Príncipe


WEBMASTER 19 DE AGOSTO DE 2014

A implantação traz um novo aparelho na implantação da Política Municipal de atendimento à Crianças e adolescente

Autoridades do Poder Judiciário e do poder público prestigiaram o evento que ao final recebeu a Benção Ecumênica
Autoridades do Poder Judiciário e do poder público prestigiaram o evento que ao final recebeu a Benção Ecumênica
A tarde da última terça-feira (18/08) foi marcada em Colombo pela solenidade de implantação e abertura oficial da Casa Lar Pequeno Príncipe que será gerenciada pela equipe técnica da Secretaria Municipal da Ação Social e Trabalho. O evento reuniu representantes da Prefeitura, Ministério Público, Justiça, lideranças políticas, comunitárias e religiosas.
Trata-se da entrega oficial da Casa que é uma unidade destinada ao acolhimento institucional de crianças e adolescentes com direitos violados e assistidos pelo Ministério Público, com funcionamento 24 horas. Com 287,27 m², atenderá 12 meninos de 6 a 18 anos. As crianças permanecem no Lar enquanto ocorrem os processos de localização e reinserção na família nuclear ou seja, Pai e Mãe, ou na família extensiva que são os tios, avós, irmãos ou outros parentes. Caso essas tentativas ocorram sem sucesso, o menor é encaminhado para a adoção.
A responsabilidade pelo lar é do município de Colombo que manterá na casa um pai e uma mãe social, juntamente com uma equipe composta por profissionais do seu quadro de servidores: assistente social, psicólogo, pedagogo, auxiliares de serviços gerais e motoristas. Durante o pronunciamento a representante do Ministério Público do Paraná Promotora Ana Lúcia Long Peixoto destacou que os entendimentos que viabilizaram a implantação da Casa Lar, originaram do termo de ajustamento de conduta proposto à Prefeitura e desejou sucesso à equipe que atuará naquele estabelecimento.
A Casa Lar Pequeno Príncipe é dotada de completa estrutura para atendimento dos internos com total qualidade
A Casa Lar Pequeno Príncipe é dotada de completa estrutura para atendimento dos internos com total qualidade
Para a prefeita Beti Pavin, esta é uma ação necessária mas que a política municipal para a criança e ao adolescente é maior e que não tem medido esforços para garantir à família as condições de educar e criar seus filhos da melhor maneira possível. Quem também se pronunciou destacando a importância da Casa Lar para a sociedade colombense foi a Juíza da 4ª Vara da Infância e da Juventude Schaline Zeida Ohio Yamaguchi.
Durante o evento, a Prefeita Beti Pavin fez a entrega oficial de um novo veículo adquirido pela Prefeitura com recursos advindos do Governo Federal através de emenda parlamentar do Deputado João Arruda que esteve representado naquela oportunidade pelo Vereador Alan Tatoo. O veículo estará à disposição do Conselho Tutelar que através do seu Presidente, Pastor Geremias, recebeu as chaves.

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Projeto Agricultura na Escola é lançado em Colombo


WEBMASTER 19 DE AGOSTO DE 2014

Ação tem por objetivo aproximar as crianças das escolas municipais com a agricultura, ou seja, com o meio pelo qual é produzido o alimento

Secretário da Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo entrega a Prefeita Beti Pavin o Projeto Agricultura na Escola
Secretário da Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo entrega a Prefeita Beti Pavin o Projeto Agricultura na Escola
A Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento realizou neste dia 18, o lançamento do Projeto Agricultura na Escola “Plantando o hábito de uma alimentação saudável às futuras gerações”. O evento aconteceu no Parque Municipal da Uva e contou com a presença da prefeita Beti Pavin.
A ação tem por objetivo aproximar as crianças das escolas municipais com a agricultura, ou seja, com o meio pelo qual é produzido o alimento. A iniciativa do projeto é promover uma reflexão a comunidade escolar sobre as questões ambientais, a qualidade nutricional (em questão aos alimentos plantados na horta da escola), a saúde e a qualidade de vida.
A prefeita falou sobre o contato que as crianças terão com a terra. “A principal importância é fazer com que as nossas crianças que estão vivendo mais próxima do urbano, tenham um relacionamento com a natureza. Passar essa cultura em como plantar, colher e se alimentar é um trabalho de conscientização com a agricultura”, afirmou.
Autoridades e professores debatem as ações previstas para a implantação nas escolas municipais através do projeto
Autoridades e professores debatem as ações previstas para a implantação nas escolas municipais através do projeto
Beti Pavin também falou do potencial que o projeto possui. “Hoje o município conta com mais de 25 mil crianças no nosso ensino público e levar esse saber para a casa contribui para uma alimentação cada vez mais saudável das famílias“, destacou.
Segundo o secretário da Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo, a escola é o espaço que mantém contato entre as pessoas, desde os pais até os colaboradores. A escola é um meio em que ensina e incentiva pequenas ações que são transformadoras, por exemplo, plantar uma muda de alface ou reciclar. “A visão do projeto é ensinar a criança o processo da plantação, além de cultivar o conhecimento em como se faz para produzir”, disse.
Todas as escolas municipais em Colombo estarão desenvolvendo o projeto pedagógico da horta em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento na qual fará o acompanhamento da evolução do projeto, além de repassar os materiais necessários para cada local: desde a orientação técnica até a terra preta para o plantio.
Também participaram do lançamento o vice-prefeito, Ademir Goulart, a secretária da Educação e Esporte, Aziolê Cavallari Pavin, o secretário do Meio Ambiente, José Carlos Moretes do Amaral e a comunidade em geral.
Foto: João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Defesa Civil de Santos acha relógio marcando hora da queda de avião de Eduardo Campos


Com ponteiros parados e sem vidro, relógio marca 9h50.
Item será encaminhado para investigação.

Do G1 Santos
Relógio foi encontrado em meio aos escombros do acidente (Foto: Claudio Vitor Vaz / Jornal A Tribuna)Relógio foi encontrado em meio aos escombros do acidente (Foto: Claudio Vitor Vaz/Jornal A Tribuna)
Parte do relógio de uma das vítimas da queda da aeronave que matou o candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB), e mais seis pessoas em Santos, no litoral de São Paulo, foi encontrada na tarde desta segunda-feira (18), no local do acidente. O item será encaminhado para investigação, juntamente com outros objetos do avião e pertences de passageiros e tripulação.
O relógio foi recuperado pela equipe da Defesa Civil da Prefeitura de Santos, durante os trabalhos de retirada de entulho no local do desastre aéreo. Mesmo desprotegido, sem vidro e com bastante areia, é possível notar que os ponteiros parados marcam 9h50, hora em que supostamente o avião teria caído.
Além das medalhinhas encontradas no sábado (16), o filho de Eduardo Campos, João Henrique, pediu para a equipe que trabalha no local do acidente localizasse também um relógio. Porém, ainda não foi confirmado quem estaria usando o objeto encontrado nesta segunda-feira.
 
EDUARDO CAMPOS
Candidato à Presidência morre aos 49

Epidemia de ebola já causou 1.229 mortes


Da Agência Brasil


A epidemia de ebola já causou 1.229 mortes, 84 das quais entre 14 e 16 de agosto, informou hoje (19) a Organização Mundial de Saúde (OMS). Apesar da mobilização internacional, os números apontam para uma forte progressão da doença. No mesmo período em que aconteceram as 84 mortes, 113 novos casos foram registrados, incluindo confirmados, prováveis e suspeitos. O último balanço foi divulgado hoje em Genebra.
Desde o início da epidemia, em março, a OMS contabilizou 2.240 casos, dos quais 1.229 resultaram em morte. A Libéria é o país mais afetado nos últimos dias, com 53 das mortes ocorridas entre 14 e 16 de agosto. Ao todo, o país já teve 466 mortes e 834 casos registrados.
A epidemia teve origem na Guiné-Conacri, onde já foram contabilizados 543 casos e 394 mortes, sendo 14 delas no último período de três dias pesquisado. Em Serra Leoa, já são 848 casos com 365 mortes, sendo 17 entre 14 e 16 de agosto.
Na Nigéria, país mais populoso da África, onde a doença chegou por último, nenhuma morte foi registrada nos últimos dias. Apesar disso, três novos casos estão sendo investigados. No total, 15 casos e quatro mortes foram contabilizados.

A OMS decretou, em 8 de agosto, estado de emergência de saúde pública mundial contra a epidemia de febre hemorrágica e recomendou medidas de exceção nos países afetados.

Faca utilizada para matar garota de 12 anos pode ter sido encontrada pela Polícia Civil


Por Elizangela Jubanski e Bruno Henrique

faca-julia
Faca encontrada pela DHPP que pode ter sido usada no crime. Foto: Bruno Henrique/Banda B

JULIA
Júlia desapareceu e foi encontrada morta no outro dia com 10 facadas. Foto: Facebook
A faca utilizada no crime da adolescente Júlia Souza da Silva, 12 anos, morta no último dia 14 em um matagal próximo ao Zoológico de Curitiba, no bairro Alto Boqueirão, pode ter sido encontrada pela equipe de investigação. A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) confirmou que uma faca foi encontrada no fim da tarde desta segunda-feira (18) próxima de onde o corpo da garota foi localizado. A arma passará por perícia no Instituto de Criminalística.
De acordo com o delegado Fabio Amaro, a faca de cozinha estava a cerca de 2 0metros do local onde o corpo da garota foi encontrado pelo pai. Há marcas vermelhas que podem ser de sangue. “O material já foi levado para fazer perícia e logo depois haverá confronto de digitais no Instituto de Identificação”, explicou.
Pessoas próximas da garota prestam depoimento à DHPP desde o crime. A polícia já sabe que no dia do sumiço dela, Júlia não teria ido à escola. “Várias pessoas foram ouvidas, pessoas próximas, familiares, vizinhos, diretores, alunos, namorado da garota e até mesmo de outros envolvimentos anteriores porque, embora tenha pouca idade, já teve outros relacionamentos”, descreveu.
Alunos da escola onde a garota estudava contaram à Polícia Civil que o matagal, onde o corpo de Júlia foi encontrado, era frequentado por estudantes que gazeavam aula. “Todos sabem que, para fugir dos olhares dos diretores e dos professores, os alunos iam para esse matagal. Também tivemos contato com o histórico escolar dela, que tinha conflitos escolares e alguns manifestos interdisciplinares na rotina”, conta.
Pai
O pai da garota que foi preso logo após a descoberta do assassinato de Júlia permanece detido. O mandado de prisão dele é de 2003 pelo crime de roubo e resistência. “Ele encontrou o corpo da filha porque já sabia que aquele local era frequentado pela garota e por outros alunos. Nenhuma hipótese está descartada, mas inicialmente, o fato do pai ter encontrado a garota morta não o faz suspeito”, revela.
Crime
A garota desapareceu no fim da tarde de quarta-feira (13) quando não voltou para casa depois da aula. A família mora no bairro Ganchinho e ela estuda em um colégio na região do Alto Boqueirão. A mãe entrou em contato com a Rádio Banda B na manhã de quinta-feira (14) para pedir ajuda na divulgação do sumiço da garota. Poucos minutos, a família entrou em contato com a redação da Banda B para contar a localidade do corpo da garota.
Brutalidade
Júlia levou várias facadas, inclusive no pescoço, e lutou para sobreviver, de acordo com a perita Clarice Kraveltz, que prestou os primeiros atendimentos no local de morte. Segundo ela, o pai, que foi o primeiro a encontrar o corpo, notou que a garota estava com as calças para baixo. Há hipótese de a garota ter sido abusada sexualmente.

Beto Albuquerque será o vice de Marina Silva

Deputado Beto Albuquerque PSB - RS

Líder do PSB na Câmara, deputado federal era uma das lideranças mais próximas de Eduardo Campos
O deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) será candidato a vice-presidente na chapa de Marina Silva. A Rede Sustentabilidade, de Marina, já foi avisada pela cúpula do PSB e concordou com a escolha. Outras duas fontes do PSB de Pernambuco confirmam que o diretório estadual do partido está de acordo.
Líder do partido na Câmara, Albuquerque era um dos aliados mais próximos de Eduardo Campos, que morreu em acidente aéreo no dia 13. Filiado histórico do PSB, Albuquerque trabalhou desde o início na construção da candidatura do pernambucano.

Entre os cotados para vice da ex-senadora estava também a viúva de Campos, Renata, que rejeitou a ideia. Com a decisão, Albuquerque vai renunciar à candidatura ao Senado pelo Rio Grande do Sul. Ele estava em terceiro nas pesquisas.O anúncio oficial deverá ser feito nesta quarta-feira (20) em Brasília. O PSB de Pernambuco, que defendia a indicação do deputado Danilo Cabral, aceitou a indicação de Albuquerque nesta terça (19), após reuniões com o presidente nacional do partido, Roberto Amaral.
O deputado federal gaúcho Beto Albuquerque, 51 anos, tem trajetória de afinidade com o agronegócio. Empresas do ramo estiveram entre as principais doadoras de suas últimas duas campanhas.
Com base eleitoral no noroeste gaúcho, onde a agricultura sustenta a economia, ele defendeu interesses de cerealistas e empresas de celulose no Congresso. Conseguiu, por exemplo, uma linha de financiamento do BNDES para armazenagem de grãos e atuou contra uma restrição ambiental a plantações em áreas de elevada altitude.
No início do primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, quando foi vice-líder do governo, o pessebista trabalhou pela edição de medida provisória que liberaria o plantio de soja transgênica. Naquela época, Marina era ministra do Meio Ambiente e criticava a iniciativa.
Na eleição de 2010, companhias de sementes, beneficiadoras de grãos e empresas como a Celulose Riograndense e a Klabin compuseram metade das receitas do deputado gaúcho na campanha. A proliferação de plantações de eucaliptos é um tema caro a ambientalistas locais. As últimas campanhas de Albuquerque para deputado também receberam contribuições de uma empresa de defensivos agrícolas, de uma indústria de armas e de uma cervejaria.
O estatuto da Rede Sustentabilidade, partido idealizado por Marina e que não obteve o registro no Tribunal Superior Eleitoral em 2013, veda a arrecadação de doadores desses três ramos. O deputado, ao mesmo tempo, também mantém vínculos com agricultores familiares do estado. Fora do Congresso, Albuquerque já foi duas vezes secretário de governos petistas no Rio Grande do Sul.
Em sua última passagem, de 2011 a 2012, comandou a pasta da Infraestrutura e ajudou a criar a estatal de pedágios idealizada pelo governador Tarso Genro para gerir rodovias anteriormente concedidas à iniciativa privada.
Deixou o cargo, se afastou do PT e ajudou Campos a ensaiar em 2013 uma aproximação com a senadora Ana Amélia Lemos, candidata do PP e identificada com o agronegócio local. Marina pressionou contra o acordo e o pernambucano acabou fechando coligação no Estado com o PMDB, do senador Pedro Simon.
Ainda assim, Albuquerque e a ex-senadora aparentam boa relação - Marina pediu votos para ele em visita que fez ao Rio Grande do Sul, há três semanas, junto com Eduardo Campos. Filiado desde os anos 80 e um dos principais articuladores da pré-campanha de Campos, é visto por correligionários como um nome com forte vínculo à história do PSB.

Polícia prende jovem que ajudou amigo a matar atual namorado da ex


Da Redação
Derghame está foragido e Douglas preso. (Fotos: Juliano Cunha - Banda B)
Derghame está foragido e Douglas preso. (Fotos: Juliano Cunha – Banda B)

Policiais civis da Delegacia de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, solucionaram nesta terça-feira (19) mais o assassinato de Wellington Rodrigo Pereira, de 20 anos, morto na noite de 16 de julho de 2013, na Vila Maria Antonieta. De acordo com a Polícia Civil, os responsáveis são Thiago Derghame, de 22 anos, e Douglas Henrique Borges dos Santos, de 21. A motivação foi passional, já que a vítima estaria namorando a ex-namorada de Derghame.
Segundo o delegado Geraldo Celezinki, Santos está preso na Casa de Custódia, em São José dos Pinhais, por um assalto à mão armada cometido contra uma farmácia. “Seguimos na busca pelo outro autor. Derghame está foragido pois tem contra si dois mandados de prisão aqui pela comarca de Pinhais”, contou o delegado.
De acordo com a Polícia Civil, ficou demonstrado durante as diligências investigativas que, por volta das 22h do dia do crime, a vítima estava em seu Gol bordô, na companhia de dois amigos. Ele estava estacionando na Avenida Maria Antonieta para comer um lanche, momento em que encostou uma moto Honda Bizz ao lado da vítima. Santos dirigia a moto e Derghame, que estava na garupa, sacou a arma e deu vários disparos contra Wellington, que morreu na hora”, contou Celezinki, destacando que os dois autores são considerados de altíssima periculosidade pelas autoridades policiais.

Bandidos não encontram alvo em casa e matam primeiro homem que apareceu na frente


Por Felipe Ribeiro e Juliano Cunha
Foto: Juliano Cunha - Banda B
Foto: Juliano Cunha – Banda B

Um homem de 34 anos foi assassinado no final da tarde desta terça-feira (19) em uma casa da Rua Doutor Laurindo Abelardo de Brito, no bairro Boqueirão, em Curitiba. De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar, cinco bandidos armados estariam em um veículo Sandero e procuravam um outro homem na residência.
De acordo com a PM, o suposto alvo já possuí passagens pela polícia e foi baleado pelos mesmos cinco bandidos em um estabelecimento das proximidades. Apesar de ferido, este rapaz conseguiu fugir pulando muros no bairro Boqueirão.
Após os primeiros tiros, os bandidos acreditaram que encontrariam o alvo nesta residência, mas só encontraram Reinaldo de Souza dos Santos com a mulher e a sogra. Eles o executaram e fugiram da região no mesmo Sandero branco.
A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso.

Menina de 12 anos marca encontro pela internet e é abusada por homem mais velho


Por Felipe Ribeiro e Antônio Nascimento

Se aproveitando da ingenuidade de uma menina de 12 anos, um homem de 30 usou as redes sociais para marcar um encontro e estuprar a garota dentro de um apartamento da região sul de Curitiba. O caso chegou até a Banda B no começo da tarde desta terça-feira (19), por meio de uma denúncia da mãe, que pede justiça duas semanas após a situação ocorrer.
“Ele conversou com a minha filha por cerca de quatro meses antes de marcar o encontro em um shopping. Sempre mentindo a idade, ele prometeu levar ela até um shopping e a buscou no colégio”, disse.
A família entrou em contato com a Banda B para relatar que sabe quem é o autor do crime e procura por justiça. “É só o que queremos, justiça. Já são duas semanas de agonia e queremos ver ele atrás das grades”, concluiu.
Banda B entrou em contato com o Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), que confirmou que um inquérito ao caso foi instaurado e que há uma investigação em curso. Por se tratar de um abuso contra uma menor e para preservar a identidade dos envolvidos, novos detalhes não serão repassados enquanto o inquérito não for encerrado.

.

Radar: Beto Richa 44,3%, Roberto Requião 25,4% e Gleisi Hoffmann 15,9%


pesquisa radar
Pesquisa do instituto Radar Inteligência divulgada nesta terça-feira (19) aponta o favoritismo de Beto Richa (PSDB) na disputa ao Governo do Paraná. Beto Richa tem 44,3%, seguido de Roberto Requião (PMDB), com 25,4% e Gleisi Hoffmann (PT), com 15,9%. Os demais candidatos não têm 1% cada e juntos somam 1,5%. Nas sondagens de segundo turno, Beto Richa também é favorito. O tucano bate Requião por 52,3% a 38,3% e a diferença para Gleisi é ainda maior, 57,9% contra 33,2%. Nessa simulação, Requião só ganha de Gleisi: 47,8% a 37,7%.
O instituto Radar Inteligência Ltda entrevistou 1.199 eleitores entre os dias 8 e 13 de agosto em 45 cidades do Paraná. O intervalo de confiança é de 95,5% e a margem de erro, 2,9% para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TRE sob o número 00022/2014.
A maioria dos eleitores, 50,4%, aponta que Beto Richa vai vencer as eleições, outros 19,2% apontaram Requião e 11,6% acham que Gleisi vence. O governo Beto Richa também é bem avaliado pelos paranaenses. Entre ótimo, bom e regular, o atual governo foi aprovado por 81,9% dos eleitores. Em pergunta direta, 68,4 afirmaram aprovar o governo tucano, contra 21,9% que desaprovam.
Rejeição e disputa pelo Senado
A senadora Gleisi Hoffmann é a mais rejeitada pelos eleitores – 19,9% disseram que jamais votariam nela. A rejeição da petista é seguida de Requião (16,7%), Richa (12,3%), Bernardo Piloto (PSol), 4,8%, Tulio Bandeira (PTC), 3,5%; Geonísio Marinho (PRTB), 2,6%; Ogier Buchi (PRP), 2,3%; e Rodrigo Tomazini (PSTU), 1,8%.
Na disputa ao Senado, o favorito é Alvaro Dias (PSDB) com 62,9%. O tucano é seguido de longe por Marcelo Almeida (PMDB), com 6,8%; Ricardo Gomyde (PCdoB), 3,1%; Professor Piva (PSol), 2,8%; Luiz Barbara (PTC), 0,7%; Mauri Viana (PRP), 0,5%; Adilson Senador da Família (PRTB), 0,2%; e Castagna (PSTU), 0,2%.

Foragido desde 2011, condenado por estuprar 52 pacientes é preso


medico roger
De Antônio Werneck e Thiago Herdy, O Globo:
Foi preso na tarde desta terça-feira, às 13h25, o médico Roger Abdelmassih. A prisão ocorreu perto da escola onde o médico ia deixar os filhos junto com a mulher Larissa, no Paraguai, e foi confirmada pela Polícia Federal, em Brasília.
Abdelmassih estava vivendo em Assunção, capital do Paraguai, com a mulher e dois filhos gêmeos, de três anos — um menino e uma menina. Ele será transferido pelas autoridades paraguaia para Foz do Iguaçu ainda hoje.
Depois, provavelmente nesta quarta-feira, será levado para São Paulo.
Abdelmassih foi condenado a 278 anos por 52 estupros e quatro tentativas de abuso a 39 mulheres. Especialista em reprodução assistida, teve o registro cassado pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo.
O médico foi preso em 2009 mas obteve o direito de responder ao processo em liberdade, graças a um habeas corpus concedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes. Ele estava foragido desde 2011. Os bens da família, um total que seria de R$ 18 milhões, estão bloqueados na Justiça.

Rua Cornélio Procópio no Guaraituba está pronta para receber o asfalto

Nossa cidade está virada num canteiro de obras, mais uma rua está preparada para receber o asfalto, agora chegou a vez da Rua Cornélio Procópio no Guaraituba. A obra esta sendo executada pela empresa Itasul Terraplanagem ltda e  tem 330 metros de extensão. A rua está recebendo pavimentação, drenagem, sinalização e calçadas.  O Secretário de Obras e Viação de Colombo João Maria Rodrigues disse a nossa reportagem que outra ruas já estão licitadas e em breve terão o inicio das obras de pavimentação. A prefeita Beti Pavin nos pediu que todas as ruas do Programa do Asfalto Comunitário sejam executadas com a maior rapidez para que o povo possa ganhar com  a segurança e tranquilidade que essas obras trazem para a comunidade.




COLOMBO MAIS SEGURA, EM BREVE TEREMOS A DELEGACIA DA MULHER







Ontem dia 18 de agosto a cidade de Colombo recebeu a visita do Secretário Estadual de Segurança Publica, Leon Grupenmacher que veio inaugurar duas BASE COMUNITÁRIA MÓVEL da Policia Militar, uma no centro da cidade e outra no Alto Maracanã. A prefeita Beti Pavin declarou que os índices de criminalidade diminuíram  em nossa cidade depois que o governo estadual trouxe para nossa cidade o 22º Batalhão da Policia Militar. 

Disse também que a Delegacia Cidadã da Policia Civil será  instalada no Santa Terezinha na Avenida Colombo.  O projeto e licitação da obra já estão em fase final. A Delegacia do Alto Maracanã será transferida para ficar junto com a Delegacia da Mulher que é uma reivindicação antiga de nossa cidade.

O governador Beto Richa está cumprindo tudo que prometeu para nossa Colombo, pois tenho conversado com vários comerciantes que estão super felizes com  a sensação de segurança que estamos vivendo.

Assista ao vídeo abaixo:






Excesso de flagrantes e falta de estrutura fazem policiais perderem horas sem fazer nada no Ciac-Sul


Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento
ciacdentro
Banda B flagrou policiais e guardas tendo que ‘migrar’ de delegacias (Foto: Antônio Nascimento)

O trabalho eficiente de policiais militares e guardas municipais, que durante a noite desta segunda-feira (18) e madrugada de terça (19) realizaram várias prisões em Curitiba, deixou em evidencia a falta de estrutura no Centro de Atendimento Integrado ao Cidadão, o Ciac-Sul, localizado no bairro Portão. Uma equipe da Polícia Militar (PM), que chegou no fim da noite, teve que sair no início da manhã sem ser atendida. E essa não foi a primeira vez que isso aconteceu.
Apenas uma equipe da Polícia Civil, no caso deste plantão do 6° Distrito Policial, precisa atender aos flagrantes que acontecem na capital, o que, dependendo da demanda, se torna quase impossível. Os policiais conseguiram, no plantão de dez horas, finalizar seis casos de flagrante, com onze pessoas presas e várias vítimas sendo ouvidas, o restante teve que esperar.
Peregrinação
Equipes policiais ficaram a madrugada inteira esperando, impedidas de realizarem patrulhamento nas ruas. Para piorar a situação, tiveram que se deslocar a outro Distrito Policial, no início da manhã, porque o plantão no Ciac-Sul acabou e casos ficaram sem ser atendidos.
Policiais militares, por exemplo, prenderam no início da madrugada dois jovens, por tráfico de drogas, no bairro Umbará. Eles ficaram esperando para a autuação no Ciac-Sul, mas não conseguiram êxito e tiveram que se deslocar ao 13° Distrito Policial.
ciacdentro2
Outra equipe da PM aguardando no Ciac-Sul (Foto: AN – Banda B)
Outra situação aconteceu ainda durante a noite, no bairro Alto da XV. Um traficante foi preso na Rua Itupava, dentro de um carro, com buchas de cocaína. Os policiais esperaram, esperaram e tiveram que, no início da manhã, ir até o 5° Distrito Policial.
O mesmo aconteceu com guardas municipais, que prenderam assaltantes no bairro Mercês e tiveram que ir do Ciac-Sul ao 3° Distrito Policial.
Banda B flagrou duas equipes, uma da GM e outra da PM, precisando realizar a peregrinação pelas delegacias.
Flagrantes
Atualmente, casos de flagrantes em Curitiba, durante a noite e madrugada, com exceção aos que acontecem no Centro, são levados ao Ciac-Sul. Os da região central vão para o 1° Distrito Policial, o Ciac-Centro. Muito se falou em aumentar as equipes nos Ciacs e criar o Ciac-Norte, mas até agora nada foi feito.
A Banda B entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR) e aguarda retorno.
.

Assaltantes da ‘Praça da Ucrânia’ são abordados e ligação da vítima os entrega


Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento
facadentro
Faca encontrada com os assaltantes (Foto: Antônio Nascimento – Banda B)

Dois assaltantes foram presos em flagrante na Praça da Ucrânia, no bairro Mercês, em Curitiba, no fim da madrugada desta terça-feira (19). Eles são acusados de praticar roubos a pedestres na região, sempre agindo com uma faca, que foi apreendida.
Segundo o guarda municipal Diogo Monteiro, a abordagem aos suspeitos aconteceu depois da ajuda de pedestres. “Eles apontaram os dois em atitude suspeita e, na hora da abordagem, tocou um celular. Era a vítima de um roubo, que afirmou ter sido assaltada”, explicou o guarda àBanda B.
O jovem assaltado reconheceu os assaltantes. Mateus Henrique Costa Ramos, de 20 anos, e Cleiton Fernandes, de 21, foram autuados em flagrante no 3° Distrito Policial (3°DP).
.

Motorista invade canaleta, bate contra biarticulado e fica presa às ferragens


Por Elizangela Jubanski e Danaê Bubalo

santa-candida
Motorista ficou presa, mas foi socorrida e passa bem. Foto: DB/Banda B

Uma motorista de 50 anos ficou ferida ao se envolver em um acidente com um ônibus biarticulado na noite desta segunda-feira (18) na Avenida Paraná, no bairro Santa Cândida, em Curitiba. O veículo Corsa Classic fez uma conversão à esquerda e atingiu o ônibus da linha Santa Cândida/Capão Raso. Mirian Bruna Zap ficou presa entre as ferragens do veículo, mas foi socorrida e passa bem. Os passageiros não se feriram.
santa-candida-dentro
Biarticulado estava lotado no momento do acidente. Foto: DB/Banda B
O acidente aconteceu por volta das 18h30 na Avenida Paraná esquina com a rua Milton Portugal Lobato, próximo ao terminal no Santa Cândida. Testemunhas contaram que o carro e o ônibus seguiam pelo mesmo sentido (bairro) quando a mulher fez uma conversão à esquerda e invadiu a canaleta.
“Ela estava no mesmo sentido e cruzou a canaleta de repente. Eu tentei o máximo parar ou jogar para o lado, mas não tinha muito o que fazer. Ela não fez nada para cruzar, quis atravessar e atravessou”, contou Vilmar Caetano de Souza.
A motorista ficou presa entre as ferragens e o Corpo de Bombeiros foi acionado para socorrê-la. O ônibus estava lotado, com muitos passageiros de pé. Ninguém se feriu. A motorista foi encaminhada ao Hospital Cajuru, mas passa bem.

Síndico percebe invasão e deixa pichadores trancados em terraço de prédio no Centro


Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento


Quem sempre olhou para o alto e quis saber como os pichadores conseguem ‘fazer arte’ no topo dos prédios de Curitiba terá a resposta agora. Na madrugada desta terça-feira (19), quatro homens pularam o muro de um edifício de onze andares na Rua Lourenço Pinto, no Centro, subiram pelo elevador e chegaram até o terraço. Lá, eles picharam, mas na hora de ir embora veio a surpresa: a porta que dava acesso estava trancada.
O síndico do prédio observou a ação dos pichadores pelas câmeras de segurança do edifício. Ele também ficou surpreso ao ver a cara de pau dos marginais para conseguirem fazer as pichações. Quando viu que os quatro estavam no terraço, não pensou duas vezes, pegou uma algema do pai, um policial militar aposentado, e tratou de trancar a porta.
A Guarda Municipal (GM) foi acionada e entrou no terraço, onde a caixa d’água e a fachada do edifício já estavam pichados. Os ‘artistas’ não tinham para onde fugir e apenas aguardavam pelo par de algemas.
Eles foram encaminhados à Delegacia do Meio Ambiente, onde foram autuados em flagrante e deverão pagar uma multa no valor de R$ 1,6 mil.