Apresentação de coral fortalece vínculos entre gerações em Colombo


WEBMASTER 2 DE SETEMBRO DE 2014

Durante tradicional celebração crianças do projeto Pró-Criando e idosos de Centro de Convivência prestam homenagem aos pais

Coral Avós da Alegria e crianças do Pró-Criando Irmão Caçula cantam em homenagem aos pais e avós
Coral Avós da Alegria e crianças do Pró-Criando Irmão Caçula cantam em homenagem aos pais e avós
Promover a interação entre as diferentes gerações. Foi com esse propósito que idosos do coral Avós da Alegria, do Centro de Convivência do Jardim Adriana, e crianças do projeto Pró-Criando Irmão Caçula realizaram uma apresentação conjunta na Igreja Santa Terezinha Lisieux, no Guaraituba, na última semana, durante a tradicional Missa dos Idosos.
Ao som da música “Pra sempre meu herói”, crianças e idosos prestaram uma homenagem aos pais e avós presentes na celebração. O ato aconteceu em alusão a recente passagem do Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo do mês de agosto.
Segundo a secretária da Ação Social e Trabalho, Maria da Silva Souza, o convívio entre gerações gera aprendizados tanto para os idosos quanto para as crianças. “Essa é mais uma etapa que está sendo cumprida dentro do nosso planejamento de fortalecimento de vínculo entre as gerações, além do que, essa convivência gera aprendizados para idosos e crianças”, destacou Maria acrescentando que “é necessário fazer o atendimento integral à família, desde as novas gerações até aqueles que já tanto contribuíram para a sociedade.”
Após a missa aconteceu na paróquia uma reunião da Pastoral do Idoso, onde líderes e coordenadores da pastoral discutiram a situação dos idosos do município.
Coral Avós da Alegria
Gerações interagem durante tradicional celebração realizada na Igreja Santa Terezinha Lisieux, no Guaraituba
Gerações interagem durante tradicional celebração realizada na Igreja Santa Terezinha Lisieux, no Guaraituba
Formado no Centro de Convivência do Jardim Adriana, o coral conta com um repertório de músicas populares e tem por objetivo estimular o fortalecimento de vínculo por meio de atividades sócio culturais a partir de apresentações musicais, oficina de técnica vocal, expressão corporal e representação cênica.
Serviço:
Centro de Convivência Jardim Adriana
Coral Avós da Alegria
Ensaios: das 9h às 10h
Endereço: Rua Joaquim Rocha, 303 – Vila Adriana.
Foto: João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Atletismo de Colombo é destaque em mais uma competição


WEBMASTER 2 DE SETEMBRO DE 2014

A colombense Bianca Gasparin conquista medalha no Campeonato Catarinense de Atletismo Menor no lançamento do Martelo

A jovem equipe colombense vem se destacando em várias competições inclusive fora do estado.
A jovem equipe colombense vem se destacando em várias competições inclusive fora do estado.
A equipe colombense de atletismo esteve mais uma vez representando a cidade em um grande campeonato. Desta vez, neste ultimo último final de semana no município de Blumenau em Santa Catarina, onde aconteceu o Campeonato Catarinense de Atletismo Menor, para atletas do sexo masculino e feminino, com idades entre 15 e 17 anos. Dois atletas Colombo foram os nossos representantes.
Na prova do lançamento do martelo masculino o atleta colombense João Felipe Pabis da Rocha ficou com a sétima colocação, o campeão foi o atleta da cidade de Rio do Sul – SC, Lucas Testoni Longen, que alcançou a segunda colocação no ranking brasileiro. Já na prova do lançamento do martelo feminino a representante de Colombo foi Bianca Heloize Gasparin, que ficou com a terceira colocação alcançando a marca de 38,40m e levando a medalha de bronze. A campeã foi a atleta da cidade de Joinvile – SC, Ana Lays Bayer, com a marca de 56,35m, e em segundo lugar ficou a atleta Samara Furtado, também de Joinvile.
O nível do campeonato foi alto, até porque, as atletas que ficaram nas primeiras colocações no campeonato estão também nas primeiras colocações no ranking nacional. A representante de Colombo que chegou à 13ª colocação esta constantemente subindo no ranking, sendo a grande promessa desta nova geração do atletismo brasileiro.
Foto: Arquivo Depto. Esportes
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Domingo é dia de Circuito Solidário de Futsal no Guaraituba


WEBMASTER 2 DE SETEMBRO DE 2014

Evento será realizado no Ginásio Municipal de Esportes Leandro Alberti onde a prática do Futsal é constante

Resgatar o Futsal com a qualidade de outras épocas em Colombo é missão diária no Departamento de Esportes em Colombo
Resgatar o Futsal com a qualidade de outras épocas em Colombo é missão diária no Departamento de Esportes em Colombo
Após o sucesso do 2° torneio feminino de futsal solidário a Prefeitura de Colombo por meio do Departamento de esportes está promovendo mais um evento esportivo destinado a categoria. O Torneio da Independência de Futsal Masculino na categoria adulto será realizado no próximo domingo dia 07/09 nas dependências do Ginásio Municipal de Esportes Leandro Alberti, no Bairro Guaraituba.
A taxa de inscrição por equipe é de 10 kg de alimento não perecível que serão efetuadas no dia do evento, entre as 08 e 08h30min. A intenção do Departamento de Esportes com o torneio é trazer ao Bairro Guaraituba, onde o Futsal sempre foi muito forte, a oportunidade da participação em um evento bem organizado e de alto nível técnico. Também é intenção, realizar a arrecadação de alimentos não perecíveis que serão doados para as entidades assistenciais de Colombo.
“Nossa expectativa é atrair um grande público e buscar o desenvolvimento do esporte, incentivando os atletas a praticarem cada vez mais a modalidade, que sempre foi referência no município.” Disse o Diretor de Esportes Paulo Cesar Cardoso.
Foto: Osni Mendes
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Prefeitura de Colombo implanta a Casa do Agente de Saúde


WEBMASTER 2 DE SETEMBRO DE 2014

Localizada em uma área estratégica no Alto Maracanã a nova casa vai permitir maior integração e melhores condições de trabalho

Prefeita Beti Pavin destaca a importância do trabalho dos Agentes de Saúde na estruturação de proposta para atendimento das demandas
Prefeita Beti Pavin destaca a importância do trabalho dos Agentes de Saúde na estruturação de proposta para atendimento das demandas
Um lugar para desenvolver as atividades como relatórios, realizar as reuniões mensais, receber capacitações, realizar a logística de materiais disponibilizados para o trabalho em campo dos agentes. É isso que a Prefeitura de Colombo acabou de implantar nas antigas dependências do Pronto Atendimento Maracanã. A Casa do Agente está localizada no antigo espaço que antes funcionava o serviço de radiografia e tem espaço suficiente para abrigar em atividades rotineiras cerca de 20 agentes. Sob a coordenação da Auxiliar de Enfermagem Izete Souza a casa funcionará de segunda a sexta das 08 às 17 horas.
Segundo a Coordenadora da Atenção Básica em Saúde Daniela França, hoje os Agentes não dispõem de uma estrutura assim e muitas vezes as Unidades de Saúde não dispõe de espaço ou até mesmo de equipamentos para que realizem trabalhos de rotina.
Ao se pronunciar durante o lançamento realizado no auditório da Igreja Matriz de Colombo. A Prefeita Beti Pavin relembrou o início das atividades dos agentes em Colombo e destacou que sentia a necessidade de voltar a se encontrar com os Agentes. “Passamos por um período importante de colocar a casa em ordem. Agora precisamos manter o contato, até porque ninguém sabe mais das necessidades do povo de Colombo do que os Agentes de Saúde e os Agentes da Dengue, pelo contato direto que vocês têm nas casas das pessoas.” Disse a Prefeita.
Hoje mais de 170 Agentes atuam em Colombo, no Programa saúde da Família e também no Combate à Dengue
Hoje mais de 170 Agentes atuam em Colombo, no Programa saúde da Família e também no Combate à Dengue
Para o Secretário Municipal da Saúde, Fernando Aguilera aquela foi uma importante oportunidade para reafirmar o respeito que tanto a Prefeita, quanto toda a Secretaria da Saúde tem para com cada Agente. “Estivemos reunidos recentemente, quando pude ouvir as demandas destes profissionais. Algumas já estamos efetivando e nosso objetivo é continuar melhorando as condições desta categoria para intervir cada vez melhor beneficiando as pessoas e cumprir também da melhor maneira nossa missão”. Disse o Secretário.
Na oportunidade foram dadas informações sobre o andamento na aquisição dos novos uniformes, a reabertura da Santa Casa, a discussão sobre o Plano de Cargos e Salário e o Estatuto do Servidor Municipal.
As informações sobre o funcionamento da nova Casa do Agente e as propostas de trabalhos foram apresentadas pela coordenadora da Atenção Básica em Saúde Daniela França.
Fotos: João Le Senechal
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Polícia prende assassino que vivia com ex-mulher do homem que matou


Por Marina Sequinel e Juliano Cunha

Um homem de 36 anos foi preso no Novo Mundo, em Curitiba, na última quinta-feira (28), acusado de cometer um crime passional em janeiro de 2012. Leandro Rodrigues Veiga, de 26 anos, foi capturado na rua Luiz Losso Filho.
Ele teria matado Afonso Paulo Figueiredo por causa da esposa dele, em Maringá, no dia 20 de janeiro de 2012. Após a data do crime, Leandro se mudou para a capital e passou a morar com a ex da vítima. Os dois tiveram um filho juntos.
Segundo informações da Polícia Civil, a mulher ainda recebia pensão do governo estadual devido a morte do marido. Ela também será investigada. O criminoso estava foragido há dois anos.
Agora, Leandro deve ser encaminhado para a delegacia de Maringá, onde responderá por homicídio.
.

Céu escurece em poucos minutos e autoridades alertam para risco de estragos na Grande Curitiba


Da Redação
tempestadednetro
Em poucos minutos, as nuvens carregadas se deslocaram. (Foto: Felipe Ribeiro – Banda B)

Prefeitura de Curitiba alertou por meio das redes sociais, no final da tarde desta terça-feira (02), sobre o deslocamento da tempestade das regiões metropolitanas para a capital. As rajadas de vento aumentam rapidamente e as chuvas devem se intensificar sobre todos os bairros.
Em poucos minutos, o céu claro ficou completamente escuro com as nuvens carregadas. Câmeras instaladas no prédio do Instituto Tecnológico Simepar detectaram a chegada da tempestade. Na rede social Facebook, a Prefeitura postou, com uma imagem do céu, a frase: “Não é brincadeira. A foto foi tirada agora pela Prefeitura. Procurem um local seguro e evitem ficar na rua”.
cavalete-rua
Com o vento, cavaletes voaram para o meio da rua, causando transtornos no trânsito. (Foto: Luiz Henrique de Oliveira – Banda B)
Alguns bairros da capital registraram chuva de granizo, como foi o caso do Umbará. Muitas regiões estão sem energia elétrica no momento, já que muitos semáforos estão desligados. Além disso, devido ao vento, muitos cavaletes acabaram voando para o meio da rua, causando transtornos no trânsito e potencializando o risco de acidentes.
Qualquer problema ou caso de emergência pode ser repassado para as autoridades pelo telefone 156 ou 199 da Defesa Civil.
Segue a postagem da página da Prefeitura de Curitiba no Facebook:
O que fazer em caso de chuva forte com alagamento
Em caso de emergência ligue:
199 – Defesa Civil
193 - Bombeiro
153 – Guarda Municipal
Se precisar de abrigo ou alojamento, procure o Cras da sua região:
Regional Cajuru:
Cras Uberaba – Rua Augusto David de Moraes, 160
Cras Acrópole – Rua Antonio Moreira Lopes, s/n
Regional Pinheirinho:
Cras Caximba – Estrada Delegado Bruno de Almeida, 8031, esquina Francisco B Paolini
Regional CIC:
Cras Barigui – Rua Senador Accioly Filho, 3300
Regional Boqueirão:
Cras Iguape – Rua Carlos Essenfelder, 3541
Avenida Iguaçu, próximo ao tubo Água Verde (Foto: Jean Michel)
Avenida Iguaçu, próximo ao tubo Água Verde (Foto: Jean Michel)

Após usar cartões e carros de vítima, suspeitos são presos pela morte de auditor do MTPR


Por Elizangela Jubanski e Bruno Henrique

bronca-auditor
Suspeitos presos pela Delegacia de São José. Foto: Polícia Civil/Banda B

A Delegacia de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, prendeu dois suspeitos pela morte do auditor aposentado do Ministério do Trabalho do Paraná (MTPR), Gilberto Dalponte, 52 anos. O aposentado desapareceu no último dia 24 de agosto e foi encontrado morto dois dias depois na Represa de Piraquara, às margens da BR-277.
Willi Mayer e Wilian Oliveira Xavier foram presos logo após o sumiço do auditor. A família informou às investigações que o cartão de débito da vítima estava sendo usado em postos de combustíveis. A partir dessa informação, a Polícia Civil conseguiu deter duas pessoas. “Pelas imagens dos postos de combustíveis, identificamos dois homens que estavam com os cartões e também com o carro da vítima”, contou.
Enquanto as investigações estavam avançadas, o corpo do aposentado ainda não tinha sido encontrado. “Como precisávamos mantê-los presos porque sabíamos da participação deles no desaparecimento, conseguimos um mandado de prisão por receptação, já que eles estavam com o carro e com os cartões da vítima”, explicou o delegado Gil Rocha Tesserolli da Delegacia de São José.
Os suspeitos negaram envolvimento no desaparecimento de Dalponte, mas um deles confessou saber onde estava o corpo. No mesmo dia, Dalponte foi encontrado morto próximo às margens da BR-277. O carro de auditor foi encontrado queimado um dia antes da prisão dos suspeitos. A polícia acredita em latrocínio, roubo seguido de morte. Xavier já possui diversas passagens e Mayer já é conhecido da Guarda Municipal (GM) do município.

Transporte aéreo será ampliado para outras regiões do Paraná, diz Beto


Postado em 1 de setembro de 2014, por BetoRicha


O serviço de resgate aéreo, que conta com helicópteros e aviões exclusivos para o transporte de pessoas em situação de urgência e emergência, será ampliado nos próximos quatro anos com novas bases regionais, afirmou o governador Beto Richa durante encontro com funcionários do hospital Angelina Caron, nesta segunda-feira (1), em Campina Grande do Sul. “Um programa que deu muito certo, tanto é que agora vamos ampliar para outras regiões para aumentar a cobertura geográfica e garantir um atendimento mais rápido. Tenho certeza de que o melhor ainda está por vir”, afirmou Richa.
Beto implantou no Paraná o transporte aeromédico descentralizado com bases em Londrina, Curitiba, Cascavel e Guarapuava. Desde a implantação, o serviço já salvou a vida de mais de mil paranaenses. Antes, as aeronaves do Estado eram exclusivas para o transporte de autoridades. “Sabemos que, em saúde, cada minuto é precioso para salvar vidas. É a modernização e humanização de um serviço essencial para a população, prestado com agilidade e qualidade.”
O governador fez um balanço da administração e falou ainda que o uso do transporte aéreo tem contribuído para o Estado melhorar os indicadores da saúde. O Paraná saltou do 10º para o 3º lugar no transplante de órgãos, além de ser o estado brasileiro que mais reduziu mortalidade materna.
ANGELINA CARON – Beto Richa falou do apoio aos hospitais paranaenses e agradeceu a oportunidade de conversar com os colaboradores do hospital. “Hoje, apoiamos todos os hospitais públicos e filantrópicos do Paraná com recursos para custeio, obras e melhorias”, disse Beto, que elogiou o atendimento prestado pelo Angelina Caron. “Um hospital que é referência no atendimento de qualidade para milhares de paranaenses de todas as regiões”. “Venho aqui para cumprimentar pelo bom trabalho e dedicação sem limites que orgulha o Paraná”, disse Beto.
Localizado em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, o hospital Angelina Caron é uma importante referência para diversas especialidades. Tem cerca de 1500 funcionários. O diretor presidente Marco Caron pediu aos colaboradores apoio ao governador Beto Richa. “Eu conto com vocês para ajudar a eleger o governador. O hospital precisa do Estado e o Beto tem nos ajudado como nunca na história. Por isso, assumimos o compromisso com ele”, disse o diretor.
O Estado repassou ao hospital dois aparelhos de raio X, sete máquinas de hemodiálise, microscópio, uma ambulância e um aparelho de colonoscopia. “Isso tudo nos ajudou, e tenho certeza que vai ajudar ainda mais. O Beto teve dificuldade com discriminação da União na liberação de verbas e mesmo assim fez um bom governo”, avaliou.

O sábado foi de atividades do Programa Nosso Bairro no Guaraituba


WEBMASTER 1 DE SETEMBRO DE 2014

Atendimentos municipais e de instituições parceiras aconteceram na Escola Municipal Durval Secchi

Ações do Programa Nosso Bairro Guaraituba passaram por serviços públicos a atividades culturais, de entretenimento e lazer
Ações do Programa Nosso Bairro Guaraituba passaram por serviços públicos a atividades culturais, de entretenimento e lazer
O sábado de atividades do Programa Nosso Bairro passou pelo bairro Guaraituba neste dia 30. Durante todo dia, das 9 às 16h, os moradores de Colombo puderam ter a Prefeitura Municipal e instituições parceiras perto de casa em um dia acessível para muitas famílias.
A Escola Municipal Durval Secchi, foi o palco destas ações que tiveram as secretarias municipais e instituições parceiras realizando diversos atendimentos, encaminhamentos e esclarecimento de dúvidas. “Nós enquanto prefeitura precisamos proporcionar estes momentos de cidadania para nossa população”, destacou a Prefeita Beti Pavin.
Palco montado na entrada da escola recebeu apresentações teatrais, musicais, de dança e exposição
Palco montado na entrada da escola recebeu apresentações teatrais, musicais, de dança e exposição
Para tanto, todos os departamentos do município realizaram serviços junto aos moradores. “A população pôde contar com variadas ações que atraíram toda a família, apresentações culturais e prestação de serviço”, disse o presidente da comissão organizadora do evento, o secretário da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Antonio Ricardo Milgioransa.
Serviços
Durante todo dia foram oferecidos os seguintes serviços: carteira de trabalho, identidade, legalidade da empresa, como abrir um negócio ou ampliar, linhas de crédito, seguro desemprego, cadastro do trabalhador, vagas de emprego e estágios, cursos profissionalizantes.
Os moradores ainda levaram para casa mudas de olerículas, receberão orientações sobre como montar hortas suspensas e compostagem. Puderam levar os resíduos sólidos especiais (pilhas, baterias, lâmpadas), se inscrever no projeto Adote uma Árvore e os terrenos que necessitavam de limpeza foram fiscalizados.
Também aproveitaram para averiguar questões como alvará de licença, cadastro imobiliário, contribuição de melhoria, IPTU/Dívida Ativa, ITBI, nota fiscal eletrônica e ISSQN. Os moradores ainda consultaram sobre orçamentos para o Programa Asfalto Comunitário, e receberam orientações a respeito do sistema de esgoto individual e saneamento.
Saúde
Crianças e adultos participaram de oficinas oferecidas durante a ação do Programa Nosso Bairro
Crianças e adultos participaram de oficinas oferecidas durante a ação do Programa Nosso Bairro
Aferição da pressão arterial e exame de glicemia foram realizados aliados a orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), câncer, saúde do homem, do idoso, amamentação e escovação. A ação ainda contou com espaço para contação de histórias, modelagem com massinha, pintura em guache, desenho, exposição, apresentação de teatro, de danças e da Famcol.
Além destes serviços, cultura e arte, o lazer teve programação garantida e privilegiada, aulas de Alongamento, Aerorítimos, Aerobox, de Muay Thai, atividades como futsal, vôlei, tênis de mesa, cama elástica, piscina de bolinha e gincanas foram realizadas.
Para completar, as questões sociais foram tratadas por meio da atualização do CADÚnico, serviço de manicure e cabeleireiro, oficina de biscuit e exposição e venda de artesanato. Esta iniciativa foi uma ação da Prefeitura Municipal e contou com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sanepar e Copel.
CMEI e Praça
Nesta mesma data, como parte das atividades do Programa Nosso Bairro ação Guaraituba, mais um Centro Municipal de Educação Infantil-CMEI, foi entregue em Colombo, na Vila São José. Com a capacidade de atender com melhor qualidade 86 crianças em período integral, o CMEI Sonho Azul  conta com 781,26m² e 16 ambientes. Entre eles área de serviço, cozinha, refeitório, lactário, lavanderia, vestiários feminino e masculino, copa, sala multiuso, sala de telefonia, quatro salas de aula, pátio coberto e playground.
Já os moradores da região das ruas Pedro do Rosário e Astorga receberam um novo equipamento de lazer neste sábado, dia 30. Está à disposição das crianças, jovens, adultos e idosos, uma praça com academia ao ar livre, pista de caminhada e paisagismo. O novo espaço, que antes era tomado pelo lixo, foi revitalizado e deu lugar a um canteiro de flores com bancos.
      

Praça é entregue na esquina das ruas Pedro do Rosário e Astorga


WEBMASTER 1 DE SETEMBRO DE 2014

Equipamentos de ginástica, lazer e paisagismo ocuparam o espaço de um antigo lixão

Espaço conta com canteiro de flores, bancos, academia ao ar livre e pista de caminhada
Espaço conta com canteiro de flores, bancos, academia ao ar livre e pista de caminhada
Os moradores da região das ruas Pedro do Rosário e Astorga, no bairro Guaraituba agora podem contar com um novo equipamento de lazer que foi entregue no último sábado, 30. Está à disposição das crianças, jovens, adultos e idosos, uma praça com academia ao ar livre, pista de caminhada e paisagismo.
O novo espaço, que antes era tomado pelo lixo, foi revitalizado e deu lugar a um canteiro de flores com bancos. A iniciativa fez parte do evento do Programa Nosso Bairro que realizou na região uma ação conjunta de serviços por meio da Prefeitura de Colombo através de todas as secretarias e departamento municipais.
Prefeita Beti Pavin e equipe esteve no local para verificar e entregar a praça no Guaraituba
Prefeita Beti Pavin e equipe esteve no local para verificar e entregar a praça no Guaraituba
Nesta ocasião do evento do Programa Nosso Bairro no Guaraituba, a Prefeita Beti Pavin esteve a tarde no local conversando com os moradores que já estavam utilizando o espaço. De acordo com Moacir Pereira, que vive há 42 anos no bairro e foi um dos incentivadores desta realização, a praça mudou o ambiente.
“As crianças corriam o risco de cair aqui no rio, pois não tinha nenhuma proteção, tinha mau cheiro, as pessoas jogavam lixo, era um horror. Mas agora ficou bem melhor, mais agradável. Olha que beleza”, disse seu Pereira que ao lado do senhor Emídio Proença afirmaram que irão cuidar da praça e usar a academia para zelar pela saúde.
No local, também foram realizadas a retirada dos entulhos, feita uma proteção na cabeceira da ponte, limpeza da erosão do rio e recomposição das matas ciliares para contenção de enchentes. Outra iniciativa que aconteceu foi a colocação de uma cerca no campo de futebol, que fica as margens do rio Astorga e que faz divisa com a praça e ainda a limpeza deste espaço.
Também acompanharam a Prefeita Beti os secretários da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Antonio Ricardo Milgioransa, de Obras e Viação, Rubens Cardoso, o diretor de Parques e Praças, João Wacki, entre outros servidores e moradores. Na ocasião foi feito na praça o plantio simbólico de uma árvore nativa.
foto2 foto1 DSC_3821 DSC_3802 DSC_3771
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Polícias do PR e de SC prendem quatro pessoas por desvio de carga; entre elas, advogado e empresário


Por Marina Sequinel e Juliano Cunha

Duas pessoas foram presas acusadas de envolvimento em roubo de cargas no bairroFazendinha, em Curitiba, na manhã desta segunda-feira (1º). Nelson Heitor de Oliveira, de 29 anos, e Eder Martins, de 31, foram capturados por policiais da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas (DEDC).
dedc-01914-bandab
Na imagem, Nelson e Eder, acusados de roubar o caminhão usado para o desvio de cargas. (Foto: Juliano Cunha – Banda B)
Segundo o delegado Marcelo Lemos de Oliveira, da DEDC, Nelson teria roubado um caminhão junto com um homem identificado como Eloir Nunes, 33, para praticar desvio de cargas, de laticínios e açúcar. “Eder era um comerciante, dono de um supermercado no Fazendinha, que vendia os produtos roubados, até mesmo fora do prazo de vencimento. Ele vai responder por receptação”, explicou o delegado em entrevista à Banda B.
O estabelecimento fica na Rua Cidade de Laguna. A polícia deve continuar as investigações para identificar os outros envolvidos no esquema.
Em Santa Catarina
Em outra operação, policiais da Diretoria Estadual de Investigações Criminais de Santa Catarina (DEIC-SC) prenderam um empresário e um advogado de Curitiba também envolvidos em roubo de cargas. Eles foram recambiados para Florianópolis.
Os detalhes do caso, assim como a identificação dos detidos, serão divulgados pela polícia de SC.
.

Homem é preso tentando fugir de estado após acusação de estupro contra menina de 4 anos


Por Felipe Ribeiro e Juliano Cunha

Um pintor de 41 anos foi preso acusado de estupro contra uma menina de quatro anos em Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba. Em entrevista à Banda B nesta segunda-feira (1), o delegado Osmar Feijó disse que o acusado estava na casa da tia para realizar um serviço o serviço e chegou a dormir na residência por alguns dias durante o mês de junho. Em uma das noites, teria colocado a mão por baixo do pijama e tentado introduzir o dedo no órgão sexual da vítima.
“A mãe informou na ocasião que este homem teria cometido o crime. Com a presença do Conselho Tutelar no local, ele tentou fugir para o estado de Rondônia, mas conseguimos realizar a prisão na viagem”, contou.
Segundo o delegado, o simples fato dele ter tentado fugir, já pode caracterizar culpa e a situação é caracterizada pela lei como estupro.
O acusado está preso na Delegacia de Quatro Barras à disposição da justiça.
.

Bandidos tentam roubar carro de policial militar e três ficam feridos em troca de tiros


Por Felipe Ribeiro e Danaê Bubalo

Um policial militar e dois bandidos ficaram feridos em uma troca de tiros no final da tarde desta segunda-feira (1) em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba. De acordo com as primeiras informações, os bandidos teriam tentado roubar o carro do policial próximo ao cartório do bairro Ferraria, na Rua Mato Grosso.
Reagindo a situação, o policial acabou baleando dois dos quatro bandidos que haviam chegado até o local em um veículo Celta. Na situação, um bandido armado também acertou a perna do policial, que ficou gravemente ferido.
A PM foi chamada e, dos quatro bandidos, um foi preso, os dois feridos foram socorridos ao Hospital do Rocio e um conseguiu fugir.
.