Sem se importar com movimento, atiradores matam jovem às margens da BR-277


Por Luiz Henrique de Oliveira e Bruno Henrique
campolargodentro
Crime aconteceu às margens da BR-277 (Foto: Bruno Henrique – Banda B)

Um homem de primeiro nome Alex foi assassinado a tiros no fim da manhã desta quarta-feira (10) no Jardim Bom Jesus, em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba. O crime aconteceu às margens da BR-277 e a intensa movimentação, por volta das 10h, não intimidou os atiradores.
O superintendente Job de Freitas, da Delegacia de Campo Largo, afirmou à Banda B que os autores seriam dois rapazes que estavam caminhando pela marginal com a vítima.“A vizinhança presenciou o que aconteceu e deu informações importantes. Outras duas pessoas que estavam com o rapaz, que seria morador da região, podem ser os autores, já que fugiram em seguida ao que aconteceu e foram vistos atirando”, descreveu o policial civil.
Job comentou a ação dos marginais em plena luz do dia e na beira de uma rodovia. “Mostra que os criminosos infelizmente não temem mais nada. Só que vamos buscar prendê-los, com o primeiro passo sendo a identificação oficial da vítima” concluiu.
O corpo foi recolhido ao Instituto Médico Legal de Curitiba (IML).

Silas Malafaia: “50% dos homossexuais foram violados quando eram crianças”





Incrustada no bairro da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro, fica a igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo onde fui entrevistar o pastor Silas Malafaia.  Um edifício suntuoso todo trabalhado em mármore com equipamentos de som e vídeo de ponta e uma plateia onde cabem até 8 mil pessoas sentadas. Uma obra faraônica que custou algo em torno dos 30 milhões de reais.
O pastor Silas diz defender o Estado laico, mas levanta uma contradição posto que afirma que o paradigma que rege nossa sociedade é judaico-cristão, e que portanto alguns temas como o casamento gay, aborto, legalização de drogas, adoção por casais homossexuais, destituem a família baseada na moral tradicional e devem ser combatidos com fervor.
“Nós evangélicos somos a favor do Estado laico. Mas uma coisa é a religião, outra é a ideologia cristã. O Estado é laico mas o povo não é laicista. O mundo ocidental é um modelo judaico-cristão. De onde vêm os direitos humanos, a proteção à vida, a monogamia, a escola pública? Judaico-cristão. De onde vem o moderno direito? Das leis de Moisés. Ué, vamos jogar fora então?”
Quanto às manchetes dos jornais após o tweet bombástico em que pressionou a candidata Marina a mudar seu programa de governo para gays, o pastor nega qualquer relação direta com a candidata do PSB e acredita numa armação contra ela – um cavalo de Tróia dentro do próprio partido. O imbroglio acabou envolvendo o desligamento do coordenador do grupo LGBT do PSB, Luciano de Freitas.
“Os caras armaram um cavalo de Tróia pra Marina. Esse é o jogo, dizer que Marina é conduzida por pastores. Mas ela tem vôo próprio.
Eu tenho muitas divergências com Marina. Não se pode querer que todos ajam e pensem como você.  Ninguém consegue impor tudo que quer, e isso que acho que tá faltando para o movimento gay.  Nenhum segmento da sociedade impõe tudo que quer. Certo? Pra nós casamento é macho e fêmea”.
O senhor só vota nela no segundo turno?
Eu sou amigo do pastor Everaldo. Eu dei a minha palavra que votaria no Everaldo. Antes do furacão Marina, Everaldo sozinho marcou 4 pontos na pesquisa. Nós lideranças pensamos que se a gente ajudar, ele chega a 7 ou 8 e se isso acontecer ele se torna uma balança no segundo turno para uma agenda de interesses no jogo político democrático. Só que Marina atropelou Dilma, Aécio. Marina tem um viés político que não tem nada a ver com o Evangelho.
Qual a sua relação com a Marina?
Na minha vida toda eu encontrei com a Marina uma única vez num congresso em Porto Seguro em 2002, onde ela seria apresentada como candidata. A única vez que falei com Marina na minha vida. Nunca mais falei com ela nem pelo telefone. A Marina tem o pastor dela, o pastor Sostenes, que morreu de câncer, uma morte estúpida. Ele a orientava como pastor, não como orientador político. Marina é evangélica mas não tem nenhuma linha em seu plano de governo que venha beneficiar algum pensamento evangélico. E nós não estamos reclamando sobre isso.
O IBGE em 2010 disse que 22% do eleitorado é evangélico. Hoje chegamos a 25%, 27%. Somando-se os católicos praticantes que chegam a 25% a 30%, somos a maioria. Católicos e evangélicos têm uma ideologia parecida em se tratando de drogas, casamento gay e drogas. O que aconteceu? Eu desafio a Dilma e o Aécio a defenderem o casamento gay.
*
Quanto ao Templo de Salomão, recentemente inaugurado pela Igreja Universal, Malafaia aplaude a iniciativa mas enxerga com reticência a conduta de Edir Macedo.
O que você acha do Templo de Salomão?
É um templo muito bonito. Agora não venham me dar uma ênfase que a Bíblia não dá, de que o misticismo ali é melhor. Estola de sacerdote, usar o quipá judaico, isso não está na Bíblia. Paulo detona o rito judaizante. Quanto a construir um templo bonito eu aplaudo, mas querer dar um status quo que não está na Bíblia, não.
Eu tenho pontos de  divergências com a Igreja Universal e com o Edir Macedo. Mas eles tem um trabalho fenomenal quanto a recuperar pessoas.
O Edir Macedo escreveu um livro que se chama “Plano de poder”, onde ele afirma ter um grande projeto de nação, que essa é a vontade de Deus.
Eu acredito no caminho natural. Eu sou contra o discurso de que temos que eleger um presidente evangélico. A igreja não está aqui pra eleger presidente ou governador, a igreja está aqui para fazer a diferença na terra e levar às pessoas o evangelho na terra.
Nós não temos partido evangélico. Tem evangélico em tudo que é partido. Por que somos livres até pra discordarmos entre nós.
*
No passado o pastor Silas Malafaia apoiou o PT, inclusive apareceu no programa eleitoral de Lula em 2002. Mas ao detectar que “eles não perderam o DNA da esquerda”, questiona: “ Olha o programa do PT, o controle do conteúdo da mídia. Que papo é esse? Isso é coisa de comunista.”
O senhor afirma que o PT foi o governo mais corrupto que o Brasil já teve.
Perto do PT o Collor é batedor de carteirinha! Eu ia apoiar o candidato Lindberg Farias, mas depois que o PT começou com a sua perseguição, igual faz nazista, comunista, pra tentar me calar, mudei… Eles estão utilizando a Receita Federal de maneira covarde, como procedimento da pressão.
Mas foi o PT?
O PT. Isso, vem de cima. Vem do alto. Pra tentar me calar. Por que eu fui o responsável junto com a liderança por colocar 70 mil pessoas em Brasília no dia 6 de junho do ano passado e dizer pra meter na cadeia esta cambada de ladrões que são os mensaleiros. 30 dias depois abriram os procedimentos fiscais.
E hoje nós temos evangélicos em tudo que é repartição. Me disseram: “pastor, ordem de cima pra te desmoralizar, pra detonar e arrebentar com tuas duas entidades e calar tua voz”.
Modelos nazistas, comunistas, eles sabem muito bem como fazer. Veja o livro de Tuma Jr., “Assassinato de Reputações”, ele me cita lá antes desse episódio.
*
Tema de maior polêmica que circunda o pastor Silas Malafaia é o projeto de lei complementar 122/06 para criminalizar a homofobia, que ele se orgulha de ter derrotado no Congresso. Sem se assumir homofóbico, diz que se os ativistas gays criassem uma cartilha contra a intolerância ele aprovaria, só que o que fazem “é pra ensinar homossexualismo pra criança de seis anos”.
“50 mil pessoas foram assassinadas no Brasil, 260 são gays. Mais do que gays, foram mulheres, crianças, negros. Um homossexual pode ser assassinado por homofobia, por briga de amor e por assalto. Os malandros ativistas pegam todo este número para inflar. Se um hetero ganha um soco e um homossexual ganha um soco, a lei deve ser igual pra todos”.
Você escolhe ser gay?
Perto de 50% dos homossexuais foram violados quando crianças ou adolescentes. É provado. Mas tem também os que são por opção. Se é estatística eu vou deitar. 66% das lésbicas e 70 % e uns quebradinhos  dos homens gays já se apaixonaram pelo sexo oposto.
Estes são bissexuais.
Então tem que definir uma lei específica pra bissexuais, heteros e homos. Onde nós vamos chegar? Ninguém nasce homossexual. A criança quando nasce tem uma predisposição para herdar características biológicas do sexo que veio.
*
Como em uma cruzada antigay que tem por missão defender os valores cristãos da família, Malafaia é radicalmente contra adoção de crianças por casais gays.
“Eu acredito que uma criança deve ser criada por um homem e uma mulher. Eu não estou falando da minha crença, estou falando da civilização humana. Se querem inventar um novo paradigma para a sociedade humana, eu não sou obrigado. Eu não estou falando de religião. É um jogo. É uma ideologia para mudar o paradigma da sociedade”.
Existe uma conspiração gay?
Existe uma ideologia e eu provo. Eles querem acabar com o dia dos pais e das mães, é o dia do cuidador. Então tem que acabar com o Natal por que tem criança que não ganha presente? Papo furado. Ideologia. É pra substituir, detonar a família tradicional. E eu tenho o direito de ser contra, porque ela perturba a sociedade.
Mas você acha que eles são um risco real?
Filha, eu nunca vi ninguém conquistar nada de uma vez. Olha o que eles estão pregando, a redução da maioridade da responsabilidade sexual, o que abre as portas para a pedofilia. Jean Willys prega que uma criança pode fazer opção de mudança de sexo sem autorização dos pais. Sabe que uma criança não consegue diferenciar entre sugestão, informação e ordenança? Daqui a pouco vem um estudioso com uma pesquisa dos quintos do inferno dizendo que uma criança de 12 anos já é responsável pela sua escolha sexual.
Por que você acha que o Império Romano foi destruído? Promiscuidade.
O senhor é contra a legalização da prostituição também?
Claro. Sou contra casamento gay, aborto… se legalizarmos tudo da sociedade, ela se autodestrói.
*
Quando questionado sobre a legalização das drogas em vários Estados dos EUA, país que ele admira por ser um exemplo de democracia, respondeu com sua ironia característica, onde seu timbre de voz alcança agudos inesperados:
“Deixa a América liberar. Os traficantes da Colômbia estão rindo. O cara começa com drogas leves e depois a turma que vende cocaína,  vende crack.
Eu quero saber se o cigarro e a bebida que são liberados beneficiou a sociedade ou não. A repressão não acaba, mas inibe”.
O cigarro é um bom exemplo, as leis de prevenção diminuíram em 20 % o consumo.
Diferente do cigarro é o efeito da bebida. O que a bebida produz, o dano à sociedade, é 10 vezes maior.
Ninguém está falando da liberação da drogas, mas da legalização. A guerra às drogas gera mais dano do que a droga em si.
Eu tô desconfiado que traficante vai é botar grana. Libera tudo pra ver onde vai parar a sociedade. Então vamos legalizar tudo que é lixo moral da sociedade, ela se autodestrói.
O senhor é a favor da internação compulsória para viciados em drogas?
Não. Se um viciado em drogas entra num estado, comprovado, onde ele perdeu o domínio próprio, perdeu o referencial moral total, aí sim. Por que aí é pra proteção da sociedade.
Mas muitos evangélicos são a favor, inclusive a bancada evangélica.
Nós evangélicos somos a favor de que a pessoa se interne quando queira. Se um pastor ou deputado defende isso, ele não entende nada de livre arbítrio que tá aqui neste livro [apontando a Bíblia].
E a legalização do aborto, que é uma questão de saúde pública?
É uma manipulação danada. Questão de saúde é a da mulher que aborta e que tem nove vezes mais propensão ao suicídio, onze vezes mais propensão a abortar novamente, quatro vezes mais propensão à internação psiquiátrica. Sabe o que é o aborto? Fruto da promiscuidade e da irresponsabilidade do ser humano. Sabe quem fala do aborto? Quem não foi abortado. Sabe a diferença entre você e o feto? O tempo e a nutrição. Isso é falácia. Vamos trabalhar no preventivo para ensinar meninas e rapazes.
Na própria bíblia o adultério consta como pecado e não vejo os evangélicos defendendo a criminalização do adultério como defendem estas questões.
E quem disse que somos a favor da criminalização do homossexualismo, da prostituição e do adultério? Mas aborto é uma vida independente. O ser humano é tão covarde que ele faz do outro uma coisa, a coisificação da vida. Protege-se capim, passarinho, mico leão dourado, que são crimes inafiançáveis, e os caras pregam matar uma vida. Eu tenho vergonha.
*
A argumentação lógica não é o forte de Malafaia, dados científicos são usados para balizar as crenças fundamentadas na moral cristã, mas quando contra argumentado com outros dados científicos ele questiona a manipulação de tais pesquisas.
“Eu sou um pregador muito prático. Não sou pregador de pensamentos filosóficos.”
Em seu discurso o pastor demonstra um largo acervo de citações, alguns um tanto contraditórios como quando utiliza o linguista Noam Chomsky para defender a teoria  criacionista. (http://www.chomsky.info/articles/20051006.htm)
“A palavra tem o poder de criar. A nossa boca é um retrato da nossa alma. O poder da palavra. Um dos maiores cientistas, intelectuais, Noam Chomsky, diz que a palavra é inata ao homem. O que quebra a teoria da evolução”.
Noam Chomsky defende o criacionismo?
Não sei, mas é uma paulada na teoria da evolução.
*
Em um artigo de 2005 o linguista americano Noam Chomsky, durante o governo Bush, criticou o ensino do design inteligente, análogo ao criacionismo, nas escolas americanas. Chomsky afirma no artigo que a hostilidade ao pensamento científico coloca o mundo em risco.
Com um discurso que beira a paranoia de uma conspiração em que a esquerda e os gays querem destruir a sociedade, os valores e a família, ele vê nos evangélicos a missão de salvar a sociedade.
Qual a relação entre a constituição e a Bíblia?
Numa sociedade livre as pessoas têm o direito de basear suas convicções políticas em qualquer processo de raciocínio, seja Marx, Platão, Confúcio, Gramsci ou Jesus Cristo.
O que a esquerda malandra faz? Quando você vem com a ideologia que tá permeada no mundo ocidental-cristão, diz que é religião. Por que a ideologia de Karl Marx vale mais que a de Cristo? A de Karl Marx está falida e a de Jesus está de vento em popa.
Mas Karl Marx não é um pensador da economia, da política e da sociedade?
E eles defendem luta de classe. Eles vão para o debate democrático segundo o que eles creem, nós também. Desigualdade social é uma coisa, dizer que não tem que ter patrão é outra. Promover luta de classe é outra. A esquerda queria combater a democracia contra a ditadura? Conversa. Quem são os ideólogos do PT? Seguidores de Gramsci. Gramsci diz: ganhe o Estado pelo voto e depois controle ele. Querem controlar a imprensa, querem a igreja do PT, o supremo do PT, a receita federal do PT. Acabou o Brasil.
*
Consultei o professor Álvaro Bianchi, livre-docente do Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), autor do livro “O laboratório de Gramsci” (São Paulo: Alameda, 2008), sobre a citação feita pelo pastor:
“Há duas inverdades nessa declaração. A primeira é afirmar que os ideólogos do PT são seguidores de Gramsci. A segunda é dizer que Gramsci aconselhava ganhar o Estado e depois controlá-lo. Não existe essa afirmação em nenhum de seus escritos nem nada sequer parecido. Gramsci escrevia contra a chamada pequena política, aquela que se reduz às conspirações palacianas, às pequenas manobras parlamentares, à despolitização da atividade governativa, à troca de cargos por votos e à corrupção dos ideais. Hoje as três candidaturas presidenciais majoritárias, estão imersas nessa pequena política.”
A impressão mais forte num embate de opinião com o pastor Silas Malafaia é de impotência, ele parte de um princípio que considera uma verdade absoluta, inquestionável, mas quando perguntado se podemos chamá-lo de fundamentalista sua resposta imediata é não.  Seu discurso maniqueísta remete a uma guerra, de um lado os defensores do modelo judaico-cristão de sociedade com sua moral e a família como base, e do outro a esquerda demoníaca que inclui o grupo LGBT, que não mede esforços para o derrubar.

Datafolha: Dilma tem 36%, Marina, 33%, e Aécio, 15%


Infográfico: G1
datafolha g1
Do G1:
O Datafolha ouviu 10.568 eleitores em 373 municípios nos dias 8 e 9 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00584/2014.

Lewandowski toma posse como presidente do STF


supremo
Ele substitui Joaquim Barbosa, que se aposentou em agosto deste ano. Indicado por Lula, Lewandowski está no STF há oito anos.
Do G1:
O ministro Ricardo Lewandowski tomou posse nesta quarta-feira (10) como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e comandará a Corte pelos próximos dois anos. Ele já ocupava o cargo interinamente desde o dia 31 julho, quando a aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa foi publicada no “Diário Oficial da União”. Na mesma cerimônia, a ministra Cármen Lúcia tomou posse como vice-presidente da Corte.

Datafolha: Richa 44%, Requião 28% e Gleisi 10% tudo indica que Beto leva já no 1º turno


beto requiao gleisi datafolha
Saiu a nova pesquisa Datafolha sobre a disputa pelo Governo do Estado. Beto Richa (PSDB) segue na liderança, com 44%, seguido de Requião (PMDB) com28%. Gleisi Hoffmann (PT) aparece na terceira posição com 10%.
Em comparação ao levantamento anterior do Datafolha, divulgado 15 de agosto, Beto subiu 5%, Requião caiu 5% e Gleisi perdeu 1% nas intenções de voto. Se a pesquisa anterior apontava possível empate técnico entre Richa e Requião, agora, a diferença pode variar entre 22% e 10%, conforme a margem de erro.
A pesquisa, encomendada pela RPC TV e pela Folha de S. Paulo, foi realizada entre os dias 8 e 9 de setembro. Foram entrevistados 1.201 eleitores em 46 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo número PR-00031/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo número BR-00584/2014.
Veja os números da pesquisa.
Beto Richa (PSDB): 44%
Requião (PMDB): 28%
Gleisi Hoffmann (PT): 10%
Ogier Buchi (PRP): 1%
Bernardo Pilotto (PSOL): 0%
Geonisio Marinho (PRTB): 0%
Rodrigo Tomazini (PSTU): 0%
Tulio Bandeira (PTC): 0%
Brancos e nulos: 5%
Não sabe: 10%

Após polêmica, casa noturna da 'festa do sexo' é lacrada em Araraquara, SP


Auto de vistoria dos bombeiros está vencido, diz comunicado da Prefeitura.
Evento com supostas simulações de sexo também teria motivado interdição.



A casa noturna On Off Club, local onde foi realizada a 'festa do Dia do Sexo', foi lacrada nesta terça-feira (9) pela Prefeitura de Araraquara (SP). Uma nota divulgada pela assessoria de imprensa da administração informou que o local está com o auto de vistoria dos bombeiros vencido e realizou o evento no sábado (6) em desacordo com o alvará de funcionamento. O proprietário do local, Adriano Daltrini, foi procurado pelo G1, mas disse que não daria declarações antes falar com o advogado. Supostas fotos e vídeos da festa com simulações sexuais dos participantes geraram polêmica na cidade e nas redes sociais.

Veja o comunicado na íntegra
:
A Prefeitura não informou há quanto tempo o AVCB estava vencido e também não detalhou as irregularidades cometidas pela  casa noturna, que também é bar e restaurante, ao realizar a festa do 'Dia do Sexo'.
O bar, restaurante e danceteria On Off foi lacrado pela Prefeitura, pois foi constatado que o local estava com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) vencido e também por ter realizado evento em desacordo com as atividades previstas no alvará de funcionamento.
Imagens da festa de Araraquara se espalharam pelas redes sociais (Foto: Reprodução/Facebook)Imagens da festa de Araraquara se espalharam
pelas redes sociais (Foto: Reprodução/Facebook)
Fotos e vídeos polêmicos
A festa para comemorar o Dia do Sexo contratou três gogo boys e uma gogo girl para animar a festa, no bairro Fonte Luminosa. Supostas fotos e vídeos gravados durante o evento mostram homens e mulheres simulando atos sexuais e se espalharam na internet.
Em uma delas, uma garota aparece simulando sexo oral em um dançarino, que também é mostrado beijando uma jovem sentada em seu colo e tendo o peito lambido por outra. Já a gogo girl aparece em um dos vídeos jogando bebida nos seios enquanto um jovem lambe.
Em entrevista ao G1 na segunda-feira (8), o dono da casa noturna afirmou que a festa teve apenas brincadeiras com conotação sexual, sem chegar ao ponto de haver sexo explícito. Daltrini ainda conta que as imagens do circuito interno da casa não registraram nada relevante. O empresário também afirmou que acionará o jurídico da empresa para averiguar as falsas imagens que circulam nas redes sociais e denigrem o estabelecimento.
Outra polêmica
A mesma casa noturna já havia sido alvo de protestos por conta de uma festa com o nome ‘Não me estupre, me beije’, realizada em abril deste ano. Na ocasião, o nome do evento foi alterado para ‘Todos juntos por uma causa’. Depois disso, em nota, a casa noturna se desculpou pelo mal entendido e explicou que apoiava a campanha contra qualquer violência à mulher.

HSBC é condenado em R$ 2 milhões por espionar 152 empregados dentro de casa


Redação com TRT-PR



O Banco HSBC foi condenado a pagar R$2 milhões, por danos morais coletivos, por ter espionado a vida privada de 152 empregados afastados por doenças relacionados ao trabalho. A decisão é da 6ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, da qual cabe recurso.
Na decisão de primeiro grau, em fevereiro deste ano, o banco havia sido condenado a pagar indenização de R$ 67,5 milhões. O HSBC recorreu ao TRT-PR, pedindo que a indenização fosse limitada a R$ 100 mil, invocando os princípios da razoabilidade e proporcionalidade (art. 944 do Código Civil).
Documentos comprovaram que, entre 1999 e 2003, o HSBC contratou a empresa Centro de Inteligência Empresarial para vigiar os empregados em suas residências e segui-los pela cidade. O objetivo era criar dossiês sobre eventual atividade dos trabalhadores durante o período de afastamento pelo INSS.
Os investigadores se passavam por outras pessoas – entregador de flores, entrevistadores de revista e pesquisadores – para filmar o interior das casas dos funcionários e seus ocupantes, inclusive crianças, sem conhecimento ou autorização. Um dos funcionários teve seu lixo vasculhado pela empresa, que ainda verificava antecedentes criminais, restrições creditícias, ajuizamento de ações trabalhistas, participação em sociedade comercial, entre outros dados.
O banco argumentou que a opção pelas investigações foi legítima diante da necessidade de descobrir se os funcionários estavam exercendo atividade extra durante o período de afastamento por doença. Segundo a instituição financeira, naquele período havia relatórios do Tribunal de Contas da União informando sobre a ocorrência de fraudes no sistema previdenciário.
A 6ª Turma do TRT-PR considerou que o motivo alegado pela empresa – fraudes contra a Previdência – não justificava investigar praticamente todos os empregados afastados por doença. Segundo o desembargador Francisco Roberto Ermel, relator do acórdão, não havia qualquer indício de fraude ou prática de ato ilícito. Na análise do magistrado, a empresa não observou o princípio inerente aos contratos de trabalho que diz respeito à confiança mútua entre as partes, ou seja, a boa-fé objetiva.
O banco argumentou ainda que os fatos narrados ocorreram há mais de uma década e não mais se repetiram; que as informações foram tratadas de forma sigilosa; que não houve flagrante de empregados em situações vexatórias e que o TST jamais ultrapassou a quantia de um milhão de reais em casos de dano moral coletivo.
Levando em consideração os argumentos da empresa, e o princípio da razoabilidade – outras condenações do TRT-PR que tutelavam valores como a vida, segurança e saúde, não atingiram tais quantias – os desembargadores da 6ª Turma decidiram por unanimidade manter a condenação, mas reduziram o valor para R$ 2 milhões.
Deste montante, R$1,5 milhão deve ser revertido ao Hospital Evangélico de Curitiba e R$ 500 mil em benefício do Pequeno Cotolengo Paranaense. O colegiado também impôs multa de R$500 mil para cada nova investigação que o banco realizar.
.

Corpo encontrado em matagal é de adolescente que saiu para buscar videogame


Por Luiz Henrique de Oliveira


O corpo encontrado na tarde de ontem no Canal Extravassor, em São José dos Pinhais (SJP), na região metropolitana de Curitiba, é do adolescente Marcos Vinicius Fruta de Avila, de 14 anos. O corpo foi reconhecido por familiares no Instituto Médico Legal de Curitiba (IML) e o sepultamento acontecerá hoje, também em SJP.
marcos
Corpo foi encontrado na tarde de ontem (Foto: Reprodução Facebook)
Marcos estava desaparecido desde o último dia 28, quando embarcou em um Ford Fiesta Prata, ma Rua Constância Rutelioni, também em SJP. Segundo familiares, ele teria saído para buscar um videogame na casa de amigos e não foi mais visto.
Como o corpo estava em avançado estado de decomposição, ainda não é possível definir o que causou a morte dele. A hipótese mais provável é de assassinato. A Delegacia de São José dos Pinhais investiga o caso.

Bandido bate em caminhão parado e aponta arma de brinquedo para o Bope


Por Elizangela Jubanski e Danaê Bubalo


Um homem de 20 anos foi baleado em um confronto com a Polícia Militar (PM) na noite desta terça-feira (9) na rua João Bettega, na Cidade Industrial de Curitiba. Ele estava com um carro roubado, fugiu de uma abordagem dos policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e se envolveu em um acidente. Dois adolescentes que estavam dentro do carro tiveram ferimentos leves e foram apreendidos.
A perseguição começou por volta das 20 horas, próximo a Avenida das Indústrias, quando o motorista de um Voyage não parou em uma abordagem de uma equipe do Bope. Os policiais seguiam para o Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac-Sul) com outro carro roubado que tinha sido recuperado quando viram esse motorista em atitude suspeita.
Ao tentar abordá-lo, o motorista do Voyage fugiu em alta velocidade e próximo a uma cancha de grama sintética perdeu o controle do carro e bateu contra a traseira de um caminhão que estava estacionado. O carro ficou destruído.
Um dos passageiros rapidamente saiu do carro e apontou um simulacro de pistola (arma de brinquedos) para tentar fugir dos policiais. Em defesa, os policiais atiraram contra o ombro do rapaz, que foi socorrido pelo Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate).
De acordo com o tenente Moser, esse suspeito apontou a arma para os policiais. “Ele desceu do carro já apontando a arma, enquanto outros dois ficaram dentro do veículo destruído. Esse carro que eles estavam foi roubado na segunda-feira na rua Raul Pompéia, as placas foram trocadas e provavelmente iam cometer crimes na região”, finalizou o tenente Moser do Bope.
Dentro do carro, um casal de adolescentes, ambos de 17 anos, estavam feridos por causa do acidente e também foram socorridos a hospitais de Curitiba. Depois, ele seriam levados a Delegacia do Adolescente e o jovem ao Ciac-Sul.
.

Requião entrega os pontos, está desanimado com últimas pesquisas


requião debate
Roberto Requião (PMDB) seria o entrevistado de hoje da Gazeta do Povo, mas não compareceu à sabatina. Desde a semana passada, o jornal tem realizado uma série de entrevistas com os principais candidatos ao Senado e ao Governo do Paraná.
Requião alegou motivos de saúde, mas o evidente desânimo do candidato com os resultados das pesquisas e a indisposição do peemedebista para debates parecem ser a real explicação da ausência.

Bandidos rendem vigilantes e explodem caixas eletrônicos de Centro Industrial


Por Luiz Henrique de Oliveira e Bruno Henrique
bradesco dentro
Bandidos fugiram com o dinheiro e não foram localizados (Foto: Bruno Henrique – Banda B)

Quatro bandidos armados invadiram um Centro Industrial, na Rua Umuarama, no bairro Emiliano Pernetta, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, no fim da madrugada desta quarta-feira (10). Eles renderam dois vigilantes e explodiram caixas eletrônicos do Banco Bradesco, que são usados pelos funcionários de diversas fábricas da região.
Logo após o crime, os marginais, que foram flagrados por câmeras de segurança, embarcaram em um Astra e fugiram. Alguns minutos depois, o carro foi encontrado abandonado em Colombo, na trincheira do Clube Santa Mônica, na marginal da BR-116. Os bandidos não estavam mais lá, bem como o dinheiro roubado.
A Polícia Civil investiga mais este caso de explosão a caixas eletrônicos.

Motorista reage a assalto na BR-116 e é baleado ao lado da mulher no caminho da Ceasa


Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento


Um casal morador em Fazenda Rio Grande foi baleado em uma tentativa de assalto no limite do município da região metropolitana com Curitiba, no início da manhã desta quarta-feira (10). A situação aconteceu quando José Francisco Mendonça, de 61 anos, e Isabel dos Santos Mendonça, de 54, iam até a Ceasa (Central de Abastecimento do Paraná) para realizar compras.
De acordo com a Polícia Militar (PM), José Francisco e mulher estavam em uma caminhonete Toyota na BR-116, quando os bandidos emparelharam e deram voz de assalto. “Ele teria fechado o vidro e tentado fugir, com os marginais atirando na reação. O homem foi baleado no ombro e a mulher ficou ferida com estilhaços do vidro do carro, já que ele quebrou com os tiros”, contou àBanda B o cabo Idílio, do Siate do Corpo de Bombeiros, que prestou atendimento à vítima.
Ainda de acordo com Edílio, mesmo ferido José Francisco dirigiu até a Ceasa, onde pediu ajuda a policiais militares. “Ele e a mulher foram levados ao Hospital do Trabalhador. O estado de saúde de ambos é tranquilo”, concluiu o cabo.
Os bandidos não foram encontrados até o fechamento desta reportagem.