Debate Band – Considerações finais


debate- band - considerações finais
No último bloco do debate da Band, o primeiro entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), os candidatos tiveram dois minutos para fazer as considerações finais e falar sobre suas campanhas e propostas.
Veja o resumo da fala de cada um.
Aécio Neves (PSDB)
Agradeceu o apoio de Renata Campos, viúva de Eduardo, e Marina Silva. Disse que vai honrar cada um dos compromissos que assumiu com Marina. Defendeu um governo honrado e eficiente. Pediu o fim da discriminação “nós e eles”, e sugeriu um governo da convergência, que respeite a obra dos antecessores e saiba dar continuidade ao que deu certo. Disse ser o mais preparado, e defendeu investimentos na educação e no combate à criminalidade.
Dilma Rousseff (PT)
Defendeu as conquistas e direitos dos trabalhadores em “tempos difíceis e fáceis”. Apresentou-se como um governo de firmeza e projeção no cenário internacional. Anunciou um novo ciclo de desenvolvimento, avanços na educação, ciência, tecnologia e inovação com “melhor emprego e melhor salário”. Prometeu “continuar levando o Brasil para frente”.

Atletas de Colombo participam de campeonato de atletismo mirim


WEBMASTER 13 DE OUTUBRO DE 2014

Equipe do município trouxe da cidade de Maringá oito medalhas: quatro de ouro, duas de prata e duas de bronze

10581539_598461023595922_228437559_nNos dias 10 e 11, foi disputado na cidade de Maringá, o 16º Campeonato Paranaense Caixa de Atletismo Mirim, com atletas do sexo masculino e feminino, com idades entre 13 e 15 anos, de clubes de todo o Paraná, contando com a participação da equipe de atletismo de Colombo.
Na sexta-feira, dia 10, o município conquistou cinco medalhas: ouro na prova do lançamento do disco, com o atleta Vitor Gabriel Motim, com a marca de 51,78 metros. Na prova dos 3000 metros da marcha atlética feminina foram duas medalhas, ouro com a atleta Rafaela da Silva Ferreira e bronze com a atleta Lohaney Samara Vieira.
Já na prova dos 5000 metros da marcha atlética masculino, o atleta Paulo César Bestel Blum conquistou a medalha de ouro, seguido por Murilo Coutinho Ribeiro da Silva, que levou a medalha de prata, ambos colombenses.
No sábado foram mais três medalhas, ouro no arremesso do peso com o atleta Vitor Gabriel Motim, prata e bronze no lançamento do martelo, com os atletas Igor Fernando Vandelão e Oerick Nathan de Souza Bestel Blum, respectivamente.
Mais competições
A próxima competição que a equipe de atletismo da Prefeitura Municipal por meio do Departamento de Esportes irá disputar será o Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Mirim, na cidade de São Paulo, entre os dias 17 e 19 de outubro, ao mesmo tempo estará disputando os 26º jogos da juventude do Paraná, nos dias 16 e 17 de outubro, na cidade vizinha de São José dos Pinhais.
O técnico da equipe de atletismo, Sidmar Andrigheto Gielow disse que, “temos boas expectativas quanto aos resultados nas próximas competições, estamos com um grande número de atletas na equipe e com qualidade superior aos últimos anos, esperamos chegar a um nível cada vez melhor, representando nosso município na esfera nacional.”
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em: FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Rua Padre Durval Sechi recebe camada asfáltica


WEBMASTER 13 DE OUTUBRO DE 2014

Nesta semana serão realizados os serviços de sinalização horizontal e vertical da via

Além da camada asfáltica rua no São Gabriel recebeu obras de drenagem, terraplenagem e paisagismo
Além da camada asfáltica rua no São Gabriel recebeu obras de drenagem, terraplenagem e paisagismo
A rua Padre Durval Sechi, no São Gabriel, acaba de receber a camada asfáltica. E este momento representa a realização das seguintes obras de engenharia: drenagem, terraplenagem e paisagismo da via. “Com este trabalho estamos trazendo mais conforto e qualidade de vida para os moradores”, disse a Prefeita Beti Pavin.
Beti lembrou que somente neste ano, até agora estão sendo executadas a pavimentação de 42 ruas no município. “No ano passado fizemos os projetos, licitamos e agora a população começa a sentir a diferença, pois já concluímos algumas, mas não é o suficiente, e para isso nossa equipe está empenhada para aumentarmos ainda mais este número”, informa a prefeita.
Rua Padre Durval Sechi está sendo pavimentada junto com outras 41 vias do município
Rua Padre Durval Sechi está sendo pavimentada junto com outras 41 vias do município
Até o final do ano, a previsão é de que outros 70 projetos de ruas sejam licitados, para iniciarem ao longo de 2015. “Neste processo licitatório iremos exigir como nos demais, uma boa drenagem, meio fio, calçada compartilhada para pedestres e ciclistas e asfalto de qualidade para durar bastante tempo”, detalha Beti Pavin.
Após a aplicação da camada asfáltica na rua Padre Durval Sechi, serão iniciados os procedimentos para implantar a sinalização horizontal e vertical da rua, conforme explicou o secretário de Obras e Viação, Rubens Cardoso. “Vamos acompanhar estes trabalhos durante esta semana e para completar, alguns acabamentos e ajustes para que a obra esteja concluída”, explicou.
Na sequencia, a rua Arlindo Andretta, que fica na esquina da Padre Durval Sechi, também receberá camada asfáltica. Por lá, os serviços contemplam terraplenagem, drenagem, paisagismo e pavimentação.
Foto: João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Decisão no futebol de areia movimenta o domingo em Colombo


WEBMASTER 13 DE OUTUBRO DE 2014

Competição reuniu 240 atletas de 16 times e sagrou como campeã a equipe do Força Jovem, da Vila Zumbi dos Palmares

Torneio reuniu 260 atletas de 16 equipes
Torneio reuniu 260 atletas de 16 equipes
Após dois meses de competição aconteceu neste domingo,12, a disputa para definir os quatro primeiros colocados da competição de futebol de areia. O torneio que foi realizado pelo departamento de Esportes com o apoio da Toca do Chico (Colônia Faria) reuniu 240 atletas de 16 equipes.
A disputa do primeiro lugar foi entre os times do Força Jovem e Pachola. Com vitória por 3×0 no primeiro e o empate em 1×1 no segundo, os atletas do Força Jovem foram os grandes vencedores e levaram a taça para casa.
Já na busca pelo terceiro lugar as equipes São Cosme e Real Fut travaram uma partida emocionante. Na soma dos dois jogos as equipes acabaram empatando, o que levou a decisão para os pênaltis e, com o placar de 3×2, o Real Fut completou o pódio.
Destaques
Vencedores recebem os troféus das mãos do vice-prefeito, Ademir Goulart, e do diretor de Esportes, Paulo Cesar Cardoso
Vencedores recebem os troféus das mãos do vice-prefeito, Ademir Goulart, e do diretor de Esportes, Paulo Cesar Cardoso
Quem não deu descanso para os goleiros durante o campeonato foi o atleta do Força Jovem, Rudinei, que sagrou-se o artilheiro da competição. Em contra partida Coxinha, do São Cosme, e Raian, atleta do Força Jovem não facilitaram a vida dos atacantes e foram os goleiros menos vazados do campeonato.
Os finalistas receberam a premiação pelas mãos do vice-prefeito, Ademir Goulart, e do diretor de Esportes, Paulo Cesar Cardoso.
Foto: João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Propriedade do Circuito Italiano desenvolve projeto de Turismo Pedagógico em Colombo


WEBMASTER 14 DE OUTUBRO DE 2014

Chácara Engenho Verde apresenta às crianças a agricultura familiar e as técnicas de preservação do meio ambiente

Alunos conhecem a produção de orgânicos e técnicas que ajudam a preservar o meio ambiente
Alunos conhecem a produção de orgânicos e técnicas que ajudam a preservar o meio ambiente
Em Colombo a preservação do meio ambiente gera empregos e renda na área rural desde 1999 por meio do Circuito Italiano de Turismo Rural. E agora, passados 15 anos, a novidade fica por conta do projeto de Turismo Pedagógico, uma maneira de incluir as crianças neste processo. A frente desta iniciativa está a parceira da Prefeitura Municipal, a Chácara Engenho Verde, no bairro Santa Gema.
Através dessa iniciativa os alunos das escolas do município têm a oportunidade de ver de perto como funciona o cultivo dos produtos, como explica a proprietária do empreendimento, Rosâni Sousa Alba. “Durante as visitações as crianças entendem melhor o que é a agricultura familiar, as diferenças no processo de produção dos orgânicos e dos tradicionais. Além da visita prática, onde elas têm a oportunidade de colher a fruta direto do pé”, explica Rosâni.
Em uma dessas visitas, cerca de 50 alunos de uma escola da rede particular do município tiveram a oportunidade de ficar mais perto da natureza. “As crianças estão acostumadas com a tecnologia, só vão ao mercado e compram. Através das aulas e a vivência que estão tendo aqui, poderão entender como funciona esse processo”, disse uma das professoras que acompanhou o grupo.
Propriedade faz parte do Circuito Italiano e se adequou para oferecer o Turismo Pedagógico
Propriedade faz parte do Circuito Italiano e se adequou para oferecer o Turismo Pedagógico
De acordo com o secretário da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Antonio Ricardo Milgioransa, esta iniciativa foi estruturada visando a adequação das propriedades do Circuito Italiano ao projeto. “Estes empreendimentos se tornarão referências quando se fala em sustentabilidade e gestão ambiental”, enfatizou o secretário. O projeto Turismo Pedagógico foi idealizado a partir de uma viagem técnica realizada em 2013, a cidade de Joinville (SC).
As visitas pedagógicas podem ser adaptadas para acompanhar o que os alunos estão aprendendo em sala, facilitando a compreensão do assunto. Os agendamentos das visitas podem ser feitas pelos telefones: (41) 3656-3888 ou 9900-4888 ou pelo email: turismorural@engenhoverde.com.br.
Serviço:
Chácara Engenho Verde
Endereço: Raphael Francisco Grega, 4848 – Santa Gema
Telefone: (41) 3656-3888 / 9900-4888
Foto: João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Os adversários diretos do fracativo Fruet

ney-leprevost-e-ratinho-jr
O esforço para salvar o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, do atoleiro em que se meteu desde que deiciu perfilar-se com o PT é intenso e até comovente. Parte do pressuposto que não há adversários para Fruet e que bastaria a ele fazer um acordo novo, desta vez com algum dos grupos instalados no novo governo de Beto Richa, para evitar o desastre total.
Ora, pois, só na área da base de apoio do governador Beto Richa há uma penca graúde de interessados que percebem a oportunidade na inviabilidade do próprio Fruet. Vamos lá, pela ordem: 1) Ney Leprevost, com apoio de Ratinho Junior é considerado imbatível. 2) Fernando Francischini, que fez grande votação em Curitiba e não esconde sua pretensão. 3) Luciano Ducci, eleito deputado federal, não descarta uma revanche sobre Fruet que o venceu por minguada contagem de votos. Beto Richa não está disposto a romper com nenhum de seus aliados para salvar Fruet, que o traiu.
Não termina aí o calvário do fracativo Fruet. O PT pretende lançar candidatura própria, pois se sentiu fraudado por Fruet, que não cumpriu os acordos com o partido.
O PMDB não desistiu de entrar nessa disputa. As duas alas, a de Requião e a dos dissidentes, pensam em ter candidatura própria.
O que não falta, portanto, é adversário para encerrar a carreira de Fruet na prefeitura.

Debate Band – Aécio: ‘O maior projeto social do Brasil não foi o Bolsa Família, foi o Plano Real’

aéico debate band
Aécio Neves (PSDB) afirmou que vai manter o Bolsa Família se for eleito, mas defendeu que o maior programa de transferência de renda da história do Brasil foi o Plano Real, pois trouxe estabilidade econômica para o país.

Operação “Themis” da PF é deflagrada para combater crimes praticados por advogados


 Da Redação com Polícia Federal

Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (14), a “Operação Themis”, relacionada a crimes praticados por advogados. No total, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em Guarapuava, sendo dois em escritórios de advocacia e um em residência, todos expedidos pela Vara da Justiça Federal local.
A ação foi acompanhada por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A PF apreendeu dezenas de quilos de documentos, além de pen drives, notebooks, agendas e telefones celulares.
pf
(Foto: Divulgação/ PF)
Na casa, havia também uma pequena quantidade de maconha. O responsável foi conduzido até a Delegacia de PF do município para assinar um Termo Circunstanciado por guarda de droga para uso próprio.
Os advogados são investigados pelos crimes de exercício ilegal da profissão com decisão administrativa, estelionato, patrocínio infiel, falsidade ideológica e uso de documento falso.
.

Mulher que fazia parte de quadrilha que não perdoava nem “consolo” das vítimas é presa


Por Felipe Ribeiro e Juliano Cunha
Fotos: Juliano Cunha – Banda B

Uma jovem de 22 anos, membro de uma quadrilha que não perdoava nem os “consolos sexuais” das vítimas, foi presa no final da manhã desta terça-feira (14) no bairro Sítio Cercado, em Curitiba. De acordo com o delegado Ricardo de Miranda Monteiro, a presa é esposa de um homem que é procurado pela polícia desde o último dia 6 por roubo de carros na capital.
“Nós investigávamos o marido dela a partir de informações que ele seria membro de uma quadrilha que vinha roubando vários veículos. Segundo a investigação, a quadrilha clonava veículos e arrombava residências com esses carros roubados”, disse.
Segundo o delegado, na hora da prisão, a presa ainda apresentou documentação falsa, já que tinha contra si um mandado de prisão em aberto desde 2012. Além de vários eletrodomésticos, objetos de cozinha, vinhos importados e até “consolo sexual”, um veículo Kia Cerato também foi recuperado.
A mulher foi capturada numa casa na Rua Músico Antero Gonçalves da Silva e levada para o 7.º Distrito Policial. “Era o local onde a quadrilha escondia o material roubado. Ela será autuada por receptação, adulteração de sinal identificador de sinal de veículo automotor e associação criminosa”, concluiu o delegado.

OMS prevê 10 mil novos casos de ebola por semana em dezembro


Da Agência Brasil


A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o número de novos casos de ebola deve subir, em dezembro, dos atuais mil para 5 mil a 10 mil casos por semana. A informação é do diretor-geral adjunto da entidade, Bruce Aylward, e foi transmitida hoje (14), durante entrevista à imprensa, em Genebra, na Suíça.
Mesmo com sinais de redução nas taxas de infecção em algumas das áreas mais atingidas, Aylward disse que a doença continua se expandindo geograficamente e chegou a “mais bairros, condados e municípios” dos países africanos da Libéria, Guiné e de Serra Leoa. Até a manhã de hoje, 4.447 mortes foram confirmadas em 8.914 casos registrados da doença. “Esta semana, vamos ultrapassar os 9 mil casos”, previu o diretor.
O representante da OMS informou que a taxa de mortalidade da doença aumentou para 70%. A estimativa anterior era de 50%. Ele caracterizou o ebola como “doença de alta mortalidade” em qualquer circunstância. Salientou que o foco é tentar isolar as pessoas contaminadas e prover tratamento imediato aos doentes. “Seria horrivelmente antiético dizer que estamos apenas isolando pessoas”, ressaltou. Acrescentou que novas estratégias, como dar equipamentos de proteção a familiares e montar clínicas simples, são prioridade.
Conforme Aylward, as medidas adotadas devem frear a expansão do vírus, mas é preciso muito mais para acabar com o ebola. “Mudanças no comportamento da população, com sepultamentos seguros, mais gestão dos casos, abertura de novos centros e o encaminhamento de doentes para tratamento, podem ajudar a frear a expansão da doença. Mas isso não vai parar o ebola”, concluiu.
ebola
.

Óleo na pista provoca acidente entre carro e moto no São Francisco


Da Redação

capotamentosaofrancisco
Foto: Banda B
A presença de óleo na pista provocou um acidente seguido de capotamento no final da tarde desta terça-feira (14) no cruzamento das ruas Almirante Barroso e Presidente Carlos Cavalcanti, no bairro São Francisco, em Curitiba.
De acordo com a Polícia Militar, apenas uma pessoa ficou ferida e foi socorrida, mas passa bem.
Equipes da Secretaria de Trânsito (Setran) e do Batalhão de Polícia de Trânsito atendem a ocorrência. Devido ao horário de pico, o trânsito é intenso no local.

Autor de assassinato na CIC confessa crime, diz que matou por amigo traído e polícia procura mandante; foto


Por Luiz Henrique de Oliveira e Bruno Henrique


Um jovem de 22 anos, identificado como Jhonatan Miguel Braz Correia, se apresentou à Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) na manhã desta terça-feira (14). Ele é acusado de matar Antonio Masur, 28, na tarde do último domingo (12), na Vila Sabará, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).
Correia foi levado à DHPP por policiais militares do 23° Batalhão. Segundo o delegado Darnilo Zarlenga, da DHPP, o suspeito confessou o crime e disse que matou a mando de um amigo, que tinha sido traído pela vítima.
jonatan
Correia confessou que atirou e matou Masur na CIC (Foto: Bruno Henrique – Banda B)
“O Masur teve um relacionamento com a mulher deste amigo do Correia. No dia do crime, Correia e este amigo estavam sentados em um bar quando viram Masur passando pela rua, o amigo então teria dito que ia matá-lo e o autor disse que ia ajudá-lo”, contou o delegado.
Ainda de acordo com Zarlenga, os amigos em uma motocicleta perseguiram Masur até a Rua Jair da Silveira, onde os tiros foram disparados. “O mandante do crime pilotava e o Correia desceu da motocicleta para atirar. O caso está esclarecido, restando agora conseguirmos identificar o mandante e trazer à DHPP”, explicou.
Como não tem flagrante, o acusado responde ao crime em liberdade. A DHPP buscará junto à justiça a prisão do acusado e também do mandante, quando ele for identificado.

Após moradores fecharem avenida, PM faz megaoperação na Vila das Torres


Por Felipe Ribeiro e Juliano Cunha
Foto: Juliano Cunha - Banda B
Foto: Juliano Cunha – Banda B

Um dia após moradores fecharem a Avenida das Torres para protestar contra a falta de segurança, a Polícia Militar iniciou na tarde desta terça-feira (14) uma megaoperção nas regiões dos bairros Parolin e Prado Velho, em Curitiba, mas com foco especial na Vila das Torres. O protesto desta segunda-feira mobilizou cerca de cem moradores e familiares de adolescentes mortos na região. Eles atearam fogo em pneus e entulhos colocados no meio dos dois sentidos da pista.
De acordo com o tenente Cantador, são várias equipes da PM atuando nesta terça-feira, inclusive com o apoio aéreo do helicóptero da corporação. “O objetivo da operação é simplesmente a manutenção da ordem pública, é o enfrentamento de uma pequena porcentagem de pessoas que atuam na criminalidade. Queremos erradicar a zero o número de crimes nessas regiões, então vamos combater dia a dia até combatê-los”, afirmou.
Segundo o tenente, ontem a Vila das Torres registrou queda de 90% na criminalidade, o que prova que o trabalho vem sendo bem feito. “É uma satisfação, já que esperamos que as pessoas que moram nessas regiões tenham um futuro digno”, concluiu.
Estopim do protesto
O estopim que levou ao protesto, segundo os moradores, foi o assassinato do adolescente Felipe Vicente do Nascimento, 16 anos, que aconteceu na última sexta feira (10). De acordo com familiares e amigos, o adolescente foi abordado por um trio, integrantes da ‘gangue de baixo’, que atirou sem nenhum motivo aparente. Nascimento foi socorrido pelos moradores até o Hospital Cajuru e morreu horas depois.
.

Fotógrafa diz que foi proibida de trabalhar no Bosque do Papa e acusa guardas de agressão verbal


Por Marina Sequinel e Luiz Henrique de Oliveira

Uma fotógrafa acusou um guarda municipal de agredi-la verbalmente enquanto ela tentava trabalhar no Bosque do Papa, em Curitiba, na tarde deste sábado (11). Segundo ela, mesmo após ligar para a Prefeitura e confirmar que não precisava de nenhum tipo de autorização para fotografar no local, o homem a proibiu de continuar a realizar as imagens.
“O pior foi o desrespeito que eu passei junto com os meus clientes. Chegou um momento em que o guarda não parava de me chamar de ‘burra’ e ‘mal informada’. Eu fiquei extremamente nervosa”, desabafou Carina Weber em entrevista à Banda B nesta terça-feira (14).
bosque-papa
(Foto: Ricardo Almeida/SMCS)
De acordo com a fotógrafa, durante a semana, ela ligou para o 156 para perguntar se precisava ou não de autorização escrita para tirar fotos no Bosque do Papa. “Eu já tinha visto que a página oficial da Prefeitura de Curitiba postou no Facebook que todo mundo podia fotografar sim, sem a necessidade de nenhum tipo de documento, mas eu preferi ligar mesmo assim. Eles me confirmaram que não precisava de nada, só se fosse para campanhas publicitárias que envolvessem muita gente”, explicou ela.
O único local em que é proibido fotografar é o santuário do Papa, segundo o órgão. Ela levou, então, a cliente de Joinville (Santa Catarina) até o bosque, depois de uma sessão de fotos no parque atrás do Museu Oscar Niemeyer, para finalizar o trabalho. “Nós entramos pela saída da trilha e começamos a arrumar o cenário. Peguei um galho seco, pendurei uns livros, quando o guarda chegou, já pisando nas flores. Ele começou a dizer que eu precisava de autorização, que eu não podia fotografar, que eu estava mal informada. Depois de eu me defender e do bate-boca, ele chamou uma mulher, que eu acredito ser uma das administradoras do bosque, e mais dois guardas”, contou.
O primeiro guarda continuou a agredi-la verbalmente, segundo ela. “Eu dizia que já tinha ligado para o 156, que eu queria saber o que eu tinha feito errado e que, se ele quisesse me tirar dali, teria que chamar a polícia. Ele é uma autoridade, não podia de jeito nenhum ter me confrontado daquele jeito. Eu tive que sair de lá por perder toda a inspiração para o meu trabalho”, concluiu.
 Resposta
Em nota, a Prefeitura de Curitiba informou que todos os servidores da Guarda Municipal foram orientados de que é permitido fotografar os visitantes do Bosque do Papa. Não existe nenhuma restrição quanto a isso. Se a cidadã entende que houve algum excesso, a orientação é para que procure a ouvidoria da Prefeitura, pelo telefone (41) 3350-3687, ou formalize uma reclamação na sede da Secretaria Municipal de Defesa Social, que fica na Rua Capitão Souza Naves, número 13, no Batel.

Ídolos NACIONAIS apoiam Aécio


aécio, beto, giba
Ronaldo, Anderson Silva, Giba, Minotauro, Wanderlei Silva, Bernardinho, Zico, Chitãozinho e Xororó, Zezé Di Camargo e Luciano são apenas alguns do nomes que apoiam Aécio.
A campanha de Aécio Neves à Presidência da República tem conseguido reproduzir um fenômeno que não acontecia desde a eleição de Lula à Presidência em 2002: artistas, personalidades do mundo dos esportes, da cultura e do entretenimento, têm aderido em massa a sua candidatura, fazendo questão de registrar em seus depoimentos a liderança e capacidade de transformação do mineiro. A adesão destas personalidades tem gerado uma onda positiva nas redes sociais, principalmente entre jovens que têm tais figuras públicas como referência.
Compositores e músicos como Henrique Portugal, Renato Teixeira, Domingos do Cavaco, a atriz Gorete Milgres, o escritores Affonso Romano de Sant’anna e Marina Colasanti, o coordenador da Afroreggae José Júnior, o antropólogo Roberto da Matta, a cantora Wanessa Camargo, a ex-levantadora da Seleção Brasileira de Vôlei, Fernanda Venturini e os jogadores da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei, Geovani Gávio e André Heller, são alguns dos outros nomes de destaque a apoiar a campanha de Aécio Neves.
A lista completa pode ser acessada AQUI

Entidades rebatem Dilma e defendem divulgação de dados da Lava Jato



Presidente, vice e coordenador da campanha reclamam de “vazamentos” de depoimentos. Associação de juízes, MPF e TRF4 esclarecem que informações são públicas
14/10/2014 | 00:18 | 
Por meio de notas oficiais, a Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe), a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), o Ministério Público Federal (MPF) e o Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4) defenderam ontem a divulgação dos depoimentos da Operação Lava Jato.

As três entidades saíram em defesa dos procedimentos adotados pelo juiz Sérgio Moro, da Justiça Federal de Curitiba, nos processos envolvendo as denúncias de corrupção na Petrobras e lavagem de dinheiro. Os esclarecimentos foram prestados depois que a presidente Dilma Rousseff (PT) e o vice-presidente Michel Temer (PMDB) reclamaram da divulgação dos depoimentos prestados na semana passada pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e pelo doleiro Alberto Youssef. Os dois disseram que empreiteiras que executam obras da Petrobras pagaram propina a integrantes do PT, PMDB e PP.
Na sexta-feira passada, Dilma comparou a divulgação dos depoimentos em plena campanha eleitoral a um “golpe”. Ontem, Temer disse que o “vazamento” de trechos dos relatos de Costa e Youssef “não é útil” para as eleições presidenciais. O coordenador financeiro da campanha da presidente Dilma, Edinho Silva, disse que a divulgação dos depoimentos à imprensa é “uma guerra” e “um vale-tudo sem precedentes”. Ele cobrou ainda que a Ordem dos Advogados do Brasil e a Procuradoria-Geral da República deveriam “se posicionar” sobre o assunto. “Caso contrário, vai se criando um padrão de manipulação perigoso.”
Petrobras
Para PF, acordo de sigilo reforça suspeita deligação com doleiro
Folhapress
A Polícia Federal (PF) encontrou em computadores de Alberto Yousseff, apreendidos durante a Operação Lava Jato, uma minuta de “acordo de confidencialidade” que seria assinada entre a Petrobras e a CSA Project Finance, empresa que tinha o doleiro e o deputado José Janene (PP-PR), morto em 2010, como sócios. A informação foi publicada ontem pelo jornal O Estado de S. Paulo. A minuta do acordo não traz assinatura. A CSA é dona de duas sócias da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras responsável pela distribuição de combustível. A ligação da CSA com a Petrobras já havia sido revelada pela Folha de S.Paulo em agosto: a empresa fora apontada pela PF como “mandatária” de duas subsidiárias que se tornaram sócias da Petrobras na construção de uma usina termelétrica em Pernambuco.

A Apajufe e a Ajufe, em nota conjunta, rebateram as acusações de “vazamento” de informações parciais à imprensa. As duas associações destacaram que os processos judiciais, por regra, são públicos – salvo em hipótese de segredo de Justiça. “A publicidade dos processos e das decisões judiciais visa exatamente a garantir o controle público sobre a atividade da Justiça”, diz a nota. As entidades destacam ainda que as dez ações penais da Operação Lava Jato não são sigilosas, com exceção das que tratam de delações premiadas, sob análise do Supremo Tribunal Federal.
O MPF também esclareceu que os procedimentos adotados nas investigações e ações penais envolvendo a Operação Lava Jato “seguem os preceitos legais adotados em todas as situações similares na Justiça Criminal”. O MPF ressalta ainda que, desde o início das investigações, os processos são públicos e que os depoimentos respeitaram os prazos fixados para procedimentos com réus presos, que possuem direito de julgamento no menor prazo possível. “A atuação da Polícia Federal, do Ministério Público e do Poder Judiciário (...) é estritamente técnica, imparcial e apartidária”, destaca a nota.
Já o TRF4 ressaltou que a transparência dos atos processuais e a celeridade na tramitação das ações penais são características do processo eletrônico, implantado em todas as varas federais do Sul do país e no Tribunal. A nota destaca ainda que “não configura vazamento de informações a disponibilidade dos áudios dos depoimentos colhidos em audiência, pois a regra é a publicidade”. “O TRF4 reafirma a sua plena confiança na competência e na lisura do juiz federal Sérgio Moro”, finaliza.

PM faz 477 abordagens em bairros “críticos” de Curitiba, mas não divulga quais são


Redação

modulodentroefora
Operação aconteceu na tarde de ontem. Foto: JC/Banda B
A operação da Polícia Militar (PM) que aconteceu durante a tarde desta segunda-feira (13) em bairros “críticos” de Curitiba apreendeu cinco armas de fogo e fez, ao todo, 477 abordagens. Participaram da operação 108 policiais militares e 34 viaturas, que prendeu quatro suspeitos e dois carros com alerta de furto. Os locais onde aconteceram a operação foram determinados por meio de uma análise da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR), mas não foram revelados pela Polícia Militar.
O coronel Nerino Mariano de Brito, da Polícia Militar, afirmou à Banda B que o resultado foi positivo e a ação coíbe a criminalidade. “Em plena segunda-feira conseguimos tirar cinco armas de fogo de circulação. Isso dá a dimensão e a importância dessas operações contra a criminalidade”, disse.
Ainda, segundo o balanço oficial, foram 94 carros inspecionados, 36 motos verificadas, 4 presos, 3 adolescentes, dois carros apreendidos com alerta de furto, cinco armas – entre elas, uma pistola – e 35 munições também foram apreendidas. A operação saiu às 15h da Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba, e terminou por volta das 20 horas.