Colombo elege a Rainha e o Rei da Primavera na melhor idade


WEBMASTER 21 DE OUTUBRO DE 2014

Evento realizado na antiga Associação Banestado reuniu em um grande desfile, representantes dos centros de convivência do município

Prefeita Beti com os vencedores do concurso a Rainha Clementina Gmach e o Rei Mario Silvestre dos Santos
Prefeita Beti com os vencedores do concurso a Rainha Clementina Gmach e o Rei Mario Silvestre dos Santos
A tarde do último domingo foi de festa para as famílias colombenses junto aos seus idosos. Realizado nas dependências da antiga Associação Banestado o concurso reuniu representantes de 17 centros de convivências do município no concurso que elegeu a Rainha da Primavera outros sete que trouxeram os candidatos no concurso Rei da Primavera.
Das várias regiões do município, vieram verdadeiras caravanas familiares que acompanhavam os idosos. Todos muito bem vestidos em trajes floridos, não escondiam a ansiedade de pisar na passarela. O resultado de uma primorosa organização da Secretaria Municipal da Ação Social e Trabalho foi um evento de alto nível, onde convidados e familiares recebiam a cada concorrente com aplausos e incentivos. Uma mesa julgadora composta por nove representantes de diversos segmentos foi a responsável pelas notas que ao final elegeu Clementina Gmach, representante do Centro de Convivência Lírio do Vale, a Rainha da Primavera de Colombo em 2014 com 252 pontos.
Sendo seguida por Alice da Silva com 251 pontos e Deodete Gregório que somou 245 pontos. Já no concurso Rei da primavera o grande vencedor foi o representante do mesmo Centro de Convivência Mario Silvestre dos Santos que somou 269 pontos, sendo seguido por Geraldo Ambrósio com 239 e Valdemar Lisboa Veloso com 234.
O evento contou com 22 candidatas ao título de Rainha e sete ao título de  Rei da Primavera 2014 em Colombo
O evento contou com 22 candidatas ao título de Rainha e sete ao título de
Rei da Primavera 2014 em Colombo
Antes da premiação dos vencedores a Prefeita Beti parabenizou os participantes e familiares destacando que a política municipal do idoso tem sido fundamental para demonstrar com atendimento de qualidade, o respeito que Colombo tem para com os idosos que tanto se doaram para a construção da sociedade.
Cada participante teve durante o evento, um padrinho indicado pela coordenação do Centro de Convivência. São pessoas que colaboram com os trabalhos voltados para a terceira idade no município. Eles entregaram presentes aos participantes. A mesa julgadora foi composta pela Rainha da 51ª Festa da Uva Jhuly Goulart, diretora da APAE Rita Aparecida da Silva, empresária Thais Heua, presidente do Instituto Beija Flor Neide Farias, empresário Gauchinho, empresária Rosineide Silva Araújo, empresário Wagner Mioto e a representante da Prefeita Lirane Sampaio e a Princesa da 51ª Festa da Uva Tatiane Soares.
A organização do evento que teve como responsáveis diretos os coordenadores dos Centros de Convivência Clair Rodrigues Amaro e Paulo Cezar Heua também contou com a colaboração dos servidores da Secretaria da Ação Social e Trabalho e voluntários.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Fotos: Fábio Schueller

Augusto Nunes: ‘Aécio continua 10 pontos acima de Dilma’


De Augusto Nunes, Veja:
Até recentemente, o Brasil esquecia a cada 15 anos o que havia acontecido nos 15 anos anteriores.O intervalo entre os surtos de amnésia foi dramaticamente reduzido. No caso das pesquisas eleitorais, por exemplo, o país agora esquece a cada 15 dias o que aconteceu faz 15 dias. O afundamento do Datafolha e do Ibope consumado em 5 de outubro mal completou duas semanas. Mas parece mais antigo que o naufrágio do Titanic, informa a credulidade de incontáveis nativos reapresentados a levantamentos estatísticos que prenunciam a reprise do desastre.
A pesquisa divulgada pelo Datafolha nesta segunda-feira é apenas outro chute de longa distância que vai mandar a bola às nuvens ou fazê-la roçar o pau de escanteio. Na sopa de algarismos servida pelo instituto na semana passada, Aécio Neves tinha 51% dos votos válidos e Dilma Rousseff, 49%. Nesta tarde, ela apareceu com 52% e ele com 48%. Quer dizer que a candidata à reeleição ultrapassou o adversário tucano e lidera a corrida?
Não necessariamente, previne a margem de erro de 2% (para cima ou para baixo). O que há é um “empate técnico”, expressão que quer dizer “em cima do muro”. Tanto ela quanto ele podem ganhar, descobriram os videntes de acampamento cigano. Em números absolutos, Dilma teria subido em quatro dias 4 milhões de votos. (Ou 2 milhões, murmura a margem de erro para baixo; ou 6 milhões, grita a margem de erro para cima).
Sejam quais forem as reais dimensões da multidão, é gente que não acaba mais. De onde teria saído? Das grutas dos indecisos ou dos porões que abrigam os que pretendem votar em branco é que não foi: segundo o mesmo Datafolha, esse mundaréu de eleitores não aumentou nem encolheu. Teriam legiões de aecistas resolvido mudar de lado? Pode ser que sim, avisa a margem de erro para cima. Pode ser que não, replica a margem de erro para baixo.
A coisa fica mais confusa quando se fecha a lente sobre as cinco regiões em que se divide o mapa nacional. Os dois institutos enxergam Aécio com vantagem considerável no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste. Dilma reina no Nordeste e vence no Norte. Seria esse patrimônio eleitoral suficientemente encorpado para impor-se ao restante do Brasil? Não, adverte a recontagem dos índices e eleitores de cada região. (“Nem que a vaca tussa”, diria a presidente cujo vocabulário anda tão refinado quanto o andar de John Wayne ao fim de um dia de filmagem especialmente exaustivo).
Os horizontes se turvam de vez com a contemplação isolada das unidades da federação. Sempre segundo as usinas de índices contraditórios, Aécio já superou Dilma no Rio Grande do Sul, equilibrou a disputa no Rio, assumiu a liderança em Minas Gerais, cresceu extraordinariamente em Pernambuco. Subiu em praticamente todos os Estados. Mas a soma dos levantamentos estaduais avisa que foi Dilma quem cresceu mais. As alquimias dos ibopes da vida, decididamente, não são acessíveis a cérebros normais.
Para acabar com a lengalenga, e botar ordem no bordel das porcentagens, o DataNunes acaba de divulgar o terceiro boletim sobre o segundo turno. Como se sabe, é o único instituto que, em vez de pesquisas, faz constatações, com margem de erro abaixo de zero e índice de confiança acima de 100%. Como o crescimento de Dilma no Nordeste foi neutralizado pelo avanço de Aécio nas demais regiões, os índices não mudaram: com 55%, o senador do PSDB continua 10 pontos percentuais à frente de Dilma, estacionada em 45%.
A troca de acusações intensificada nos últimos dias nada mudou. Os simpatizantes do PT não ficaram chocados com as agressões verbais de Dilma, nem estranharam o vocabulário de cabaré vagabundo usado por Lula. Sempre foi assim. Os partidários de Aécio, exaustos do bom-mocismo que contribuiu para a derrota de Serra em 2002 e 2010 e para o insucesso de Geraldo Alckmin em 2006, aplaudiram o desempenho do líder oposicionista.
Graças à altivez e à bravura de Aécio, pela primeira vez os vilões do faroeste não conseguiram roubar até a estrela do xerife. Pior: desafiados publicamente, os campeões da insolência piscaram primeiro. No debate da Record, Dilma escancarou já na entrada do saloon a decisão de fugir do tiroteio verbal que esquentou o confronto no SBT. Compreensivelmente, Aécio resolveu levar a mão ao coldre com menos frequência. Mas os fatos e a sensatez recomendam que se mantenha na ofensiva.
Foi depois do debate na Globo, o último promovido no primeiro turno, que um Aécio Neves exemplarmente combativo assumiu de vez o papel de porta-voz dos muitos milhões de indignados. A tática do coitadismo, adotada por Dilma por ordem de Lula, é mais uma prova de que a seita lulopetista está com medo. Teme que o adversário utilize toda a munição de que dispõe e faça com Dilma o que Dilma fez com Marina Silva. O clube dos cafajestes sonha com um líder oposicionista desarmado.
Sobretudo por isso, Aécio Neves tem o dever de manter engatilhado o trabuco retórico. Ele representa hoje o Brasil que resiste há 12 anos a um bando para o qual os fins justificam os meios. No domingo, o país não vai simplesmente optar entre um homem e uma mulher. A nação escolherá entre a decência e o crime, a honradez e a corrupção, o Estado de Direito e o autoritarismo bolivariano, os democratas e os liberticidas, a luz e a treva, a modernidade e a velharia.
Mais que o segundo turno da eleição presidencial, vem aí um plebiscito: o PT continua ou para? Segue colecionando delinquências impunes ou cai fora? A primeira alternativa mantém o país enfurnado na trilha do atraso. A segunda pavimenta a estrada que leva para longe do primitivismo e conduz ao mundo civilizado.

Nicette Bruno desmente campanha petista e reafirma voto em Aécio


Nicette Bruno, uma das mais consagradas atrizes da televisão brasileira, que morou em Curitiba nos anos 60 e teve uma passagem marcante pela dramaturgia paranaense, negou, em um vídeo disponibilizado na internet, que fez ataques ao candidato do PSDB à presidência, Aécio Neves.
O golpe baixo foi espalhado pela campanha do PT na internet e logo viralizou. “É mentira. Eu o apoio (Aécio) e irei votar nele”, esclareceu Nicette.
Esta semana os petistas também espalharam uma montagem em que o jogador Neymar declarava apoio à presidente Dilma Rousseff.

Atriz desmente campanha petista

Escândalo da Petrobras dificulta reeleição de Dilma, diz New York Times


brasil-corrupcao-petrobras-paulo-roberto-costa-baixa-20140917-006-size-598
Do Globo:
O jornal americano New York Times, em sua edição eletrônica, publicou uma reportagem sobre o escândalo de desvio de recursos da Petrobras e suas consequências para a eleição do próximo presidente. Com o título “Escândalo em companhia brasileira de Petróleo tumultua campanha presidencial”, o texto menciona que o episódio destacou a competição ideológica das visões de como a Petrobras, que segundo o jornal “fez algumas das maiores descobertas de petróleo no mundo neste século”, deve ser administrada. “O caso apresenta um enorme desafio para a presidente Dilma Rousseff, que está em uma amarga batalha eleitoral contra Aécio Neves”, consta no texto.
“Com os dois candidatos lutando um contra o outro pela opinião pública, Aécio Neves está aproveitando o escândalo do petróleo para atacar Dilma Rousseff e sua administração”, afirma o New York Times. A reportagem diz ainda que desde que Dilma Rousseff assumiu, exerceu grande controle sobre a empresa de energia, alinhada com sua visão de que “grandes empresas estatais” deveriam ser os pilares do desenvolvimento brasileiro”.
A publicação afirma que, se provado, o esquema de desvio de recursos da estatal tornaria “pequenos” casos de corrupção anteriores, como o mensalão, chamado de “esquema de compra de votos que resultou na prisão de figuras de destaque no Partido dos Trabalhadores em 2013”. A punição para o caso, de acordo com o New York Times, foram vistos como uma melhora “sem precedentes” na cultura política, em que “a impunidade prevaleceu longamente”.
O jornal explica a participação do ex-diretor da Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa no esquema, e como sua delação premiada ampliou o alcance do escândalo. A reportagem diz que Costa estava vivendo o sonho de um “homem do petróleo”, mas que esse sonho “evaporou” quando ele foi preso. O texto cita que o ex-diretor tinha posses, como um iate e um carro de luxo, além de mais de US$ 25 milhões em contas bancárias na Suíça e nas Ilhas Cayman.

‘Pelo que vimos no 1º turno, estou eleito’, diz Aécio sobre Datafolha


Foto: Joel Silva/ Folhapress aécio foto joel silva folha press
Em entrevista em Campo Grande, hoje, Aécio Neves (PSDB) ironizou o resultado da pesquisa Datafolha divulgada ontem, que mostrou, pela primeira vez, Dilma Rousseff (PT) na liderança. “Pelo que vimos na pesquisa de primeiro turno, o Datafolha está me dando como eleito”, ironizou o tucano.
última pesquisa Datafolha para o primeiro turno, divulgada dia 4, na véspera das eleições, apontava que Aécio tinha 26% das intenções de voto, podendo oscilar entre 24% e 28% conforme a margem de erro. No dia seguinte, as urnas desmentiram a pesquisa e mostraram que 33,55% dos brasileiros votaram em Aécio Neves. As informações são da Folha de S. Paulo.

Funcionário da Copel preso em Curitiba forjava fraudes para tirar dinheiro de consumidores


Da Redação com Polícia Civil

Um funcionário  da Companhia Paranaense de Energia (Copel) foi preso pela Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba (DFR) nesta segunda-feira (20). Segundo informações da Polícia Civil, Márcio Genoel do Rosário, de 42 anos, rompia os lacres medidores de energia, principalmente de empresas, e depois cobrava multa do cliente.
Foto: Juliano Cunha - Banda B
Foto: Juliano Cunha – Banda B
“Ele dava o golpe principalmente em empresas porque os valores são maiores. Para evitar a tal multa, ele pedia entre R$ 2 mil e R$ 3 mil”, contou o delegado Marcelo Magalhães, da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR). Márcio, que era funcionário concursado e com carreira estável na Copel há oito anos, foi detido logo após receber R$ 2 mil do dono de um posto de combustíveis no Contorno Leste.  “Essa vítima nos procurou. Aguardamos o momento em que o funcionário foi buscar o dinheiro da extorsão e, assim que ele recebeu, uma de nossas equipes o prendeu em flagrante”, contou Magalhães.
De acordo com o delegado, ainda não se sabe há quanto tempo o golpista agia, mas, que no mínimo, outras duas vítimas já procuraram a Copel e agora serão ouvidas na delegacia. “O crime de concussão, que é a utilização de cargo público para obter vantagem financeira para si ou para outrem, é previsto no Código Penal com uma pena de dois a oito anos de prisão”, alertou o delegado.

Assaltantes reagem à abordagem e dois morrem em troca de tiros com a PM


Por Felipe Ribeiro e Juliano Cunha
Fotos: Juliano Cunha – Banda B

Dois assaltantes morreram no final da tarde desta terça-feira (21) após trocarem tiros com policiais militares em Itaperuçu, na região metropolitana de Curitiba. De acordo com o tenente Meira, a PM tentou abordar duas motocicletas na Estrada do Canelão, mas imediatamente foi recebida a tiros vindos principalmente de uma das motocicletas.
“Após o revide, uma das motocicletas fugiu, enquanto a outra acabou ficando no local. Um dos bandidos morreu com a arma na mão e outro morreu tentando entrar em fuga por meio de um matagal”, disse.
Segundo o tenente, uma das vítimas foi identificada como Cleverson Cordeiro, de 17 anos. O outro assaltante morto não havia sido identificado até as 18h, mas aparentava ter cerca de vinte anos.
No local, testemunhas relataram que já foram vítimas de vários assaltos na região, uma inclusive disse já ter perdido R$ 25 mil para eles.
A Delegacia de Rio Branco do Sul deve investigar o caso.

Celebridades internacionais entram na disputa do 2° turno e declaram apoio a Dilma e Aécio


Por Felipe Ribeiro
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O clima de tensão que tomou conta das eleições nos últimos dias e levou vários artistas a declararem apoio as candidaturas de Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) rompeu as fronteiras brasileiras e já leva artistas internacionais a se manifestarem nas redes sociais. Duas das declarações pró-Aécio aconteceram nesta terça-feira (21) em redes sociais diferentes.
Neste segundo turno, o primeiro a declarar voto foi a estrela dos filmes “Predador” e “Máquina Mortífera”, Danny Glover. O americano destacou o combate à pobreza para declarar o apoio à reeleição de Dilma. “Espero que as pessoas reconheçam e votem corretamente!”, disse no Facebook.
Já para Aécio, dois apoios americanos foram anunciados nesta terça-feira. A primeira foi a atriz Lindsay Lohan (Meninas Malvadas, Sexta-Feira Muito Louca e Operação Cupido), que declarou no Twitter a posição. “Eu apoio Aecio Neves para a candidatura presidencial. Sua plataforma traz mudanças positivas no Brasil”, disse. A mensagem, porém, foi apagada por volta das 16h30.
O segundo apoio ao tucano partiu da modelo Naomi Campbell, que já esteve por várias vezes no país. A declaração foi feita no Instagram com uma foto de Aécio com a bandeira brasileira. “Aécio Neves para presidente do Brasil”, postou.
Foto: Reprodução Os Vingadores
Foto: Reprodução Os Vingadores
Apoio retirado
No primeiro turno, o ator conhecido pelo papel do super-herói Hulk (Os Vingadores), Mark Rufallo, chegou a declarar voto para a candidata Marina Silva (PSB), mas retirou o apoio um dia depois por divergências na pauta LGBT da candidata.
.

Bandidos rendem motorista no Capão Raso e são presos pela PM após ajuda de testemunha


Por Marina Sequinel e Luiz Henrique de Oliveira


Três indivíduos foram presos após assaltarem duas pessoas no Capão Raso, em Curitiba, na tarde desta terça-feira (21). Eles chegavam em casa em um carro Punto quando o quarteto desceu de um Golf e rendeu o motorista, que chegou a ser agredido com socos e coronhadas.
Segundo o tenente Souza, da Polícia Militar (PM), um vizinho das vítimas anotou a placa do veículo em que os criminosos chegaram e ligou imediatamente para o 190. “Nós, então, realizamos um cerco na região e conseguimos localizar os marginais na Vila Guaíra. Um deles fugiu, mas os outros três foram capturados. A participação da testemunha foi muito importante”, explicou ele em entrevista à Banda B.
Com eles, foram encontrados dois revólveres calibre 38 e o veículo usado para realizar o roubo. “A chave do Punto das vítimas estava dentro do bolso de um dos criminosos. Com isso, nós localizamos o automóvel”, completou o tenente.
Um dos homens tinha saído da prisão há um mês por crime de roubo. O trio, que aparenta ter entre 30 e 40 anos, foi encaminhado para a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Curitiba.


.

Alunos reclamam que autoescola fechou e levou dinheiro das mensalidades; ex-direção nega


Por Marina Sequinel, Juliano Cunha e Marco Piza
(Fotos: Juliano Cunha – Banda B)

Alunos lesados pelas autoescolas AlphaVille Matriz e Filial, localizadas em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, se reuniram para protestar na tarde desta terça-feira (21) em frente a uma das sedes, no bairro Alto Maracanã. Segundo eles, mesmo com a matrícula paga, os serviços não foram prestados adequadamente, já que as instituições foram fechadas.
“Muitos alunos aqui sofreram o golpe. Eu fiz a minha matrícula e paguei à vista, mas a autoescola fechou da noite para o dia. Falaram que vão nos realocar, mas até agora nada. Eu só quero o meu dinheiro de volta”, desabafou Everaldo, um dos estudantes lesados, em entrevista à Banda B.
Outra aluna afirmou que pagou R$ 1,6 mil reais para tirar a primeira carteira de habilitação, para carro e moto, em agosto do ano passado. Mas, até agora, não conseguiu se formar como condutora. “Eu fiz a prova teórica, passei, eles enrolaram e enrolaram e, finalmente, consegui fazer a prova prática. Acabei reprovando e, quando fui remarcar o exame, me disseram que o carro estava estragado e que eu não poderia fazer nada. Ninguém me deu resposta até hoje. O prazo já venceu no Detran e eu estou aqui”, completou Itamara.
Delair do Rocio também pagou a matrícula à vista, no valor de R$ 1,3 mil. Ela fez as aulas teóricas normalmente, mas quando entrou nas práticas, os problemas começaram. “Eu liguei lá, mas eles só me enrolaram. Disseram que mudaram de telefone e tudo mais, só que eu nunca consegui contato direito. Eles abandonaram mais de 20 alunos”, afirmou. Para Geovane dos Santos, tirar a primeira habilitação também virou pesadelo. Ele começou a pagar as mensalidades há dois meses, também R$ 1,3 mil, e não teve nenhum retorno. “Eu não fiz nada até agora e quero o meu dinheiro de volta. É o mínimo que eles podem fazer. Nós estamos revoltados”, concluiu.
Todos os alunos lesados foram convidados a ir até outra autoescola para continuarem as aulas do ponto onde pararam. Este local, que seria administrado por uma das sócias das instituições fechadas, no entanto, ainda não atendeu ninguém, de acordo com os estudantes.
Resposta da autoescola
A Banda B entrou em contato com Rosilda de Lima, administradora da autoescola para a qual os alunos lesados seriam realocados. Ela negou o golpe e explicou que uma discussão entre os sócios da AlphaVille Matriz e Filial resultou nos fechamentos. “Devido a esse desentendimento, a autoescola entrou para ajudar na transferência dos estudantes. Ninguém será prejudicado, todos serão atendidos. Até mesmo carros da AlphaVille chegaram a ser emprestados de um local para o outro. Ninguém será deixado na mão”, declarou.
Ela também negou que há algum tipo de relação entre as autoescolas fechadas e a da realocação. Entretanto, fotos tiradas pela reportagem mostram que, nos recibos dos pagamentos dos alunos, o nome dessa nova instituição também aparece.
Nota do Detran
O que chama a atenção e causa um novo imbróglio na situação é que, por meio de nota, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) informou que a autoescola para qual os alunos da AlphaVille foram realocados não pode atender ninguém. Segue a nota na íntegra:
“Sobre a situação da autoescola para a qual os alunos seriam transferidos, o Departamento de Trânsito do Paraná esclarece que a empresa está bloqueada por problemas com veículos e infraestrutura.
Os alunos podem solicitar a mudança de Centro de Formação de Condutores na unidade do Detran mais próxima.
As aulas práticas com presença confirmada serão reaproveitadas na nova autoescola. As aulas teóricas, que são divididas em módulos, também não serão perdidas – desde que constem como disciplina concluídas no sistema do Detran.
Como a relação entre empresa e aluno é comercial, o Departamento orienta para que aqueles que foram lesados procurem o órgão de defesa do consumidor, o Procon, para recuperar os valores pagos pelos serviços não prestados.”

Prefeitura de Colombo Informa: Ruas do município recebem serviços de pavimentação


WEBMASTER 21 DE OUTUBRO DE 2014
Prefeitura Informa: Ruas do município recebem serviço de pavimentação
A Prefeitura Municipal de Colombo por meio da secretaria de Obras e Viação informa aos pedestres e motoristas que passam pelas ruas do município que realiza durante esta semana as seguintes obras:
Rua Luiz Mottin
Serviço de pavimentação (Capa asfáltica)
Rua Honorata Baldo
Serviço de pavimentação (Capa asfáltica)
Rua Aristóteles
Execução de passeio e inicio de plantio de grama
Rua David Rausis
Regularização do sub leito, colocação de sub base, assentamento de meio fio e execução de caixas de ligação
Rua Francisco Tanner
Regularização da sub leito e sub base
Rua Casemiro de Abreu
Serviço de pavimentação (Capa asfáltica)
Rua José Lins do Rego
Colocação de fincadinha e base do passeio
Rua Enemézio do Rosário Junior
Colocação de fincadinha e base do passeio
Rua Raimundo Correia
Escavação do leito da rua
Pavimentação Rua Caicós
Execução da base do passeio
Rua Maria de Lurdes dos Santos
Execução da base do passeio e inicio de rampas de acessibilidade
Rua Telêmaco Borba
Regularização do sub leito e início da sub base e base
Avenida Portugal
Drenagem e serviços de pavimentação (Alargamento de pista)
Rua Cerro Azul
Drenagem e serviços de pavimentação (Alargamento de pista)
Rua Arariboia
Drenagem e serviços de pavimentação (Alargamento de pista)
Rua Santa Maria
Drenagem e serviços de pavimentação (Alargamento de pista)
Para tanto é preciso atenção redobrada dos condutores em função de ter homens e máquinas nestes locais realizando os serviços.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: João Senechal/PMC

Prefeita Beti Pavin visita obras de desassoreamento na Vila Zumbi dos Palmares


WEBMASTER 20 DE OUTUBRO DE 2014

Ação faz parte do Programa de Contenção de Enchentes que realiza ações de prevenção e combate a alagamentos em pontos do município

Beti Pavin vistoria as obras de contenção de enchentes na Vila Zumbi dos Palmares
Beti Pavin vistoria as obras de contenção de enchentes na Vila Zumbi dos Palmares
A Prefeita Beti Pavin, acompanhada do diretor de Obras de Combate as Enchentes da secretaria de Meio Ambiente, João Nowacki, vistoriou a obra de combate aos alagamentos que está sendo realizada na Vila Zumbi dos Palmares que faz parte do Programa Municipal de Contenção de Enchentes. “A nossa preocupação é proporcionar aos moradores uma vida digna, onde eles não tenham que se preocupar com a chuva por medo do risco de alagamentos. Essa obra traz segurança e tranquilidade a quem tanto precisa”, disse Beti.
Após 15 dias do início dos serviços, que consistia na limpeza dos 5 mil m² do lago, a primeira fase foi concluída. Agora as ações se concentram na construção de uma área de lazer, que contempla pista de caminhada e cinco pequenas praças, com cerca de 80 metros cada. Durante a vistoria, atendendo ao pedido da comunidade, a prefeita autorizou a construção de um campo de futebol no local. “As nossas crianças, os nossos adolescentes e jovens também precisam de um espaço para praticar esporte e terem mais qualidade de vida”, destacou Beti Pavin.
Segundo o diretor Nowacki, as obras vão além da contenção de enchentes. “Além do combate aos alagamentos o Programa tem o objetivo de orientar a população sobre o destino correto do lixo e esgoto, afinal a manutenção das obras que estão sendo realizadas é feita também no dia a dia de cada morador”, afirmou.
Obras pelo município
Com a limpeza do lago encerrada, as obras se concentram na construção de área de lazer
Com a limpeza do lago encerrada, as obras se concentram na construção de área de lazer
Outras obras do Programa de Contenção de Enchentes estão sendo realizadas em Colombo. São elas: Rua Angelo Milani Scremim, Somália e Sudão, no bairro Monza. Nesses locais acontece a realização de ações de limpeza de lago, dimensionamento e colocação de manilhas e medidas de apoio de assoreamento básico. Existem estudos para que estes locais, a exemplo do que acontece na Vila Zumbi dos Palmares, também recebam obras para construção de áreas de lazer.
Finalizando as obras que estão em andamento, os próximos bairros a receber as ações do programa, serão: Jardim Paraná, Guaraituba e Jardim Osasco. Também participou da visita o vereador Sidinei Campos.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: João Senechal/PMC

Idosos de 68 e 71 anos são presos por cometer golpe contra senhora de 84 em Curitiba


Da Polícia Civil


Policiais civis da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas (DEDC) desencadearam, na manhã da última segunda-feira (20), a ‘Operação Terceira Idade’, em alusão às idades da vítima e dos indiciados, todos maiores de 60 anos. Foram cumpridos três mandados de prisão temporária e sete mandados de busca e apreensão. Os presos têm 61, 68 e 71 anos e a vítima do golpe 84, segundo a DEDC.
A vítima no caso é uma senhora de 84 anos, viúva e sem parentes vivos. Ela possui, em virtude de herança, um patrimônio milionário em imóveis em Curitiba. Um dos indiciados, Hélio Leonidas Chocai, 68, era responsável pela administração dos referidos imóveis. O advogado Norberto Trevisan Bueno, 71, em certo momento, passou a administrar as finanças da vítima, junto com Chocai, sendo que então no ano de 2012 venderam o imóvel em que a vítima residia na Avenida Iguaçu por R$ 9 milhões, e na sequência passaram a comprar diversos imóveis com parte deste valor arrecadado.
De acordo com a DEDC, os dois passaram também a usufruir deste patrimônio. Bueno passou a residir e trabalhar em imóveis de alto padrão de propriedade da vítima, sem pagar qualquer aluguel, e Chocai a receber pela administração dos alugueis gerados. A vítima percebeu que estava sendo ludibriada, quando soube que uma de suas contas bancárias, as quais os acusados movimentavam por meio de cheques que a vítima lhes assinava sob os mais diversos argumentos, estava negativa em mais de R$ 100 mil.
Foi também preso o contador Murilo Fagundes de Lima, 61 anos, que é suspeito de fazer parte do esquema para dilapidar o patrimônio da vítima.
Segundo o delegado-titular da DEDC, Marcelo Lemos de Oliveira, a investigação agora aguarda as quebras de sigilo bancário e fiscal dos envolvidos. “Caso fiquem comprovados os fatos noticiados, responderão pelos crimes de estelionato e associação criminosa, e se forem condenados ficarão sujeitos a uma pena de até 8 anos de reclusão”, disse o delegado.
.

Pequisa do Instito Veritá coloca Aécio seis pontos à frente de Dilma






O senador Aécio Neves (PSDB) seria eleito presidente da República com 53,2% dos votos válidos, caso a eleição fosse hoje. É o que diz pesquisa do instituto Veritá, encomendada pelo jornal Hoje em Dia, da Rede Record. A presidente Dilma Rousseff (PT) não seria reeleita pois conta com 46,8% da preferência do eleitor.
A pesquisa foi realizada entre os dias 17 de outubro e ontem e a margem de erro é de 1,4 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento descarta o empate técnico, já que no pior cenário de Aécio e no melhor de Dilma, o tucano continua à frente.
Se forem considerados os votos totais, o senador Aécio Neves teria 47% das intenções de voto. Dilma aparece com 41,4%. Os indecisos somam 7,8% e outros 3,7% votariam em branco ou nulo.
Rejeição
De acordo com o Veritá, a rejeição da presidente Dilma é maior que a do senador. O índice de rejeição dela é de 46,1% dos eleitores. Já 39,1% dos entrevistados afirmaram que não votariam de jeito nenhum em Aécio Neves.
O instituto também perguntou quem os entrevistados acreditam que será eleito o próximo presidente da República, no dia 26 deste mês. Para 56%, o senador tucano vencerá a disputa. Os outros 44% acreditam que a petista sairá vitoriosa.
A amostragem da pesquisa é 7.700 eleitores em 213 cidades de todos os Estados brasileiros. Ela foi registrada com o número 01144/2014 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O nível de confiança é de 95%.
.