Câmara entra com ação contra regra do STF para julgar parlamentares


Ação defende que deputados sejam julgados pelo plenário do tribunal.
Mudança de regra no STF transferiu casos de parlamentares para turmas.

Fernanda CalgaroDo G1, em Brasília
A Câmara dos Deputados ingressou nesta quinta-feira (30) com uma ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal pedindo que o julgamento de deputados seja feito pelo plenário e não pelas turmas do STF.
Na ação, o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), defende que o foro competente para julgar deputados é o plenário, composto por 11 ministros, e não as turmas, que funcionam com cinco magistrados (o presidente do STF não participa). Na prática, um quórum menor pode aumentar a chance de uma condenação.
A ação questiona a legitimidade de uma mudança feita em maio no regimento do Supremo que transferiu o julgamento de ações penais contra parlamentares para as turmas sob pretexto de agilizar a análise dos processos. A justificativa para a alteração no regimento foi a de priorizar no plenário o julgamento de matérias constitucionais ou com repercussão geral (que afetam automaticamente ações semelhantes em tramitação no país).
No último dia 21, por um placar de três a zero, o deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) teve recurso negado pela Segunda Turma em um processo que o condenou pelo vazamento de informações sigilosas, em 2008, da Operação Satiagraha, que investigou desvio de verbas públicas e crimes financeiros. Na época, Protógenes era delegado da Polícia Federal. Na eleição deste ano, ele não conseguiu se reeleger deputado.
Quebra de isonomia
Com a mudança no regimento do Supremo Tribunal Federal, passaram para as turmas as ações penais contra deputados, senadores e ministros de Estado. Continuam a ser julgados pelo plenário presidente e vice-presidente da República; presidentes de Senado e Câmara; ministros do Supremo; e o procurador-geral da República.
Na ação proposta ao STF, a Câmara argumenta que a alteração no regimento do tribunal provocou uma quebra de isonomia ao fazer distinção entre parlamentares "do mesmo corpo legislativo" (presidente e demais deputados).
Segundo o texto da ação, “a distinção criada entre o mandato do presidente da Câmara dos Deputados e o mandato dos demais membros da Casa colide com o espírito da Norma Constitucional, lastreado no entendimento já sedimentado na doutrina e na vida política do país de que todos os mandatos têm o mesmo valor representativo e merecem o mesmo tratamento”.
No entendimento da Câmara, o tratamento desigual enseja “desarmonia interna e constrangimento perante o eleitorado”. O texto acrescenta ainda que a Constituição “sempre dispensou tratamento isonômico a todos os deputados federais, independentemente do número de votos recebidos nas urnas, dos partidos a que pertençam e dos cargos ocupados na administração da Casa”.
Nesta quarta-feira (29), Henrique Alves se reuniu com o presidente do Supremo, ministro Ricardo Lewandowski, para tratar do assunto.
“Apenas três ministros julgaram a ação, quando a Constituição diz que é o pleno do Supremo, com 11, [que deveria decidir]. Não chegou nem a ser metade, nem um terço”, criticou o presidente da Câmara ao final do encontro.

Com o tema “E Eu Com Isso” escolas participam de exposição em Colombo


WEBMASTER 29 DE OUTUBRO DE 2014

Realizada pela coordenação de Informática Educativa a exposição envolveu alunos em 46 laboratórios das escolas da Rede Municipal de Ensino

Neste mês de outubro a Secretaria Municipal de Educação através da Coordenação de Informática Educativa realizou a Mostra “E Eu Com Isso” que resultou em uma coletânea diversificada refletindo a visão dos alunos das escolas municipais sobre os quatro temas trabalhados e que tem a ver com o cotidiano das crianças.
Ao tratar do Convívio Familiar e na Sociedade, Meio Ambiente, Cultura e Finanças os professores dos 46 laboratórios estimularam seus alunos a aprofundarem nas pesquisas promovendo reflexões sobre estes temas principalmente dando à eles mesmos, respostas a questões sobre quais suas responsabilidades e quais contribuições pode dar. “A idéia era sair além do laboratório e do computador tendo por base o que eles pesquisaram. O laboratório tem sido um espaço de encantamento e visualização do futuro. Eles aprendem rapidamente que as coisas de fato existem e isso gera uma perspectiva de que tenham essa vida no futuro”. Disse a professora Patrícia Gueno que é a coordenadora da Informática Educativa na Secretaria da Educação.
Todas as escolas participaram dos trabalhos, no entanto, até por uma questão de espaço, foram selecionadas apenas 16 escolas que expuseram seus trabalhos no Saguão da Regional do Maracanã.
A decisão de realizar os trabalhos e posteriormente a Mostra se deu através da parceria entre a Prefeitura de Colombo e a empresa Sem Fronteiras. Ainda segundo Patrícia, hoje 19 mil alunos do Pré ao Quinto Ano desenvolvem atividades educativas nos laboratórios de informática e todos foram de alguma forma estavam envolvidos neste trabalho. “A próxima etapa será realizada nas escolas, onde os trabalhos estarão disponíveis mostrando a abrangência do ensino através da informática relacionando tecnologia com a oferta de aulas para a vida e transformação” Concluiu a Coordenadora.
      

Quadrilha que veio cobrar dívida a mando de empresário é presa em Curitiba


Da Redação com Polícia Civil

Uma quadrilha composta por cinco homens, que veio para o Paraná cobrar uma dívida a mando de um grande empresário do Mato Grosso, foi presa na tarde da última quarta-feira (29) após ameaçar e usar violência contra o suposto inadimplente. De acordo com a Polícia Civil, o bando cobrava um valor aproximado de R$ 3,9 milhões e acabou detido por policiais do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) no bairro Batel, em Curitiba.
De acordo com o delegado Luiz Alberto Cartaxo, a quadrilha veio da cidade de Sinop, estado do Mato Grosso e utilizou-se de violência e ameaça para cobrar da vítima.
A quadrilha era formada pelo líder, Fábio Tavares Rubin Toledo, de 33 anos; Clodoaldo Prates da Luz, 44 anos; Jeferson do Nascimento, 27 anos; além de um policial militar aposentado de 49 anos e um advogado de 30 anos. Segundo investigações, os acusados já teriam vindo para Curitiba no mês de agosto deste ano e voltaram a retornar neste mês de outubro, para cobrar novamente a vítima.
Informações apuraram ainda, que a quadrilha intimidava a vítima levando até ela, o policial militar armado e o advogado, ambos também de Mato Grosso. O líder da quadrilha Toledo, já tinha passagem pela polícia pelo mesmo crime. O acusado também é suspeito de uma tentativa de homicídio contra um Juiz.
Já com o policial aposentado, os policiais do Cope apreenderam munições estrageira de uso ilegal. Ele responderá por porte ilegal de munições.
Todos respondem por constrangimento ilegal e associação criminosa.

Possibilidade de temporais na Grande Curitiba causa preocupação e deixa moradores em alerta


Por Felipe Ribeiro
Foto: Antônio Nascimento - Banda B
Foto: Antônio Nascimento – Banda B

A possibilidade de fortes temporais a partir da manhã de sexta-feira (31) já preocupa moradores da Grande Curitiba e coloca em alerta a Defesa Civil do estado. De acordo com o Instituto Meteorológico Simepar, a mudança no tempo se deve a aproximação de uma nova frente fria que se desloca entre a Argentina, Uruguai e o Rio Grande do Sul. Neste começo de tarde de quinta-feira, chuvas já ocorrem em toda metade oeste do Paraná.
Se acordo com a meteorologista Sheila Radmann da Paz, o ambiente aquecido da última semana potencializa uma região mais instável e os temporais podem chegar à Curitiba até o final da tarde de sexta-feira. “Pela manhã já podemos ter chuvas ocasionais, mas a princípio ela deve chegar com força no período da tarde”, disse.
Ainda pela manhã, o Simepar registrou ventos de até 60 Km/h nas proximidades do Aeroporto de Foz do Iguaçu. Na região não se descarta a ocorrência de granizo ainda na tarde desta quinta.
Por volta das 14h15, os termômetros da capital paranaense batiam a marca dos 32°C, uma das mais altas do estado.
Alerta redobrado em Campo Largo
Na cidade mais afetada, Campo Largo, na região metropolitana da capital, o alerta é redobrado, já que na chuva do último dia 17, 110 mil pessoas foram afetadas. Duas semanas depois, a cidade segue em processo de recuperação e a Prefeitura segue em busca de doações para a população.

Projeto Vida na Água abre inscrições para subsídio de alevinos em Colombo


WEBMASTER 30 DE OUTUBRO DE 2014

Pedidos para aquisição de pequenos peixes vão de 03 a 20 de novembro

Alevinos vão auxiliar na geração de renda de proprietários rurais de Colombo
Alevinos vão auxiliar na geração de renda de proprietários rurais de Colombo
Devido à grande importância que a piscicultura vem adquirindo no espaço agropecuário, a Prefeitura Municipal de Colombo oferece aos produtores rurais, subsídio para a aquisição de alevinos. Para tanto, estão abertas a partir desta segunda-feira, 03 ao dia 20 de novembro, as inscrições para ter acesso ao Programa Vida na Água.
Esta iniciativa consiste na distribuição de alevinos (pequenos peixes) com a participação dos produtores rurais do município de forma subsidiada pela Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento-SEMAA, ou seja, 50% por parte dos beneficiários e 50% por parte da Prefeitura.
Desta forma serão beneficiados os produtores que residem na área rural da cidade, que estejam devidamente cadastrados na Semaa através do CAD-PRO ou na Emater através da DAP. O programa tem por objetivo diversificar as fontes de renda dos pequenos produtores rurais do município, incentivar o aumento da produção de peixes para o consumo familiar e a venda em feiras livres.
“Com estas medidas estamos fazendo com que haja um aproveitamento do potencial hídrico de Colombo, reservatórios de água e dos viveiros existentes. A organização e o desenvolvimento desta atividade também irá oferecer uma alternativa a mais de renda e a fixação do homem no campo”, destaca o secretário da Semaa, Marcio Toniolo.
A coordenadora do projeto e engenheira agrônoma da secretaria, Daniele Cordeiro, conta que em 2013, 60 mil alevinos foram entregues aos produtores. “No ano passado disponibilizamos esta quantidade do modelo Tipo 1, ou seja, peixes de até três centímetros, e constatamos que ocorrem muitas perdas. Agora, entrarão no subsídio os alevinos de cinco centímetros, Tipo 2, desta forma garantiremos uma sobrevida maior”, explica.
Portanto neste ano, poderão ser comprados alevinos de várias espécies, como Carpa, Tilápia, Bagre Africaco, Jundiá, Cat Fish, Pacu, Piauçu e Lambari. Para poder acessar o subsidio o produtor deve apresentar cópia do extrato da DAP ou CAD-PRO, RG, CPF e comprovante de endereço. Os pedidos devem ser feitos diretamente na Secretaria da Agricultura e Abastecimento, na Rua Marechal Floriano Peixoto, 8771 (Parque da Uva). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 41-3656.4849.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: João Senechal/ArquivoPMC

Carro fura preferencial, deixa motociclista gravemente ferido e destrói muro em Curitiba


Por Felipe Ribeiro e Marco Piza
Fotos: Carla Martins
Fotos: Carla Martins

Um motociclista ficou gravemente ferido na tarde desta quinta-feira (30) após bater contra um carro no cruzamento das ruas Juarez Borges e Ferdinand Otto Muller, no bairro Tatuquara, em Curitiba. De acordo com informações da região, o motorista do veículo Sedan fugiu do local após invadir uma calçada e destruir o muro de uma residência do cruzamento.
murotatuquara2
Foto: Carla Martins
De acordo com o ouvinte da Rádio Banda B, Divonzir Ferreira Martins, o motorista do Siena aparentemente furou a preferencial, o que provocou o acidente. “Prejuízo para mim que tive o muro destruído, mas principalmente para o motociclista que foi levado para o pronto-socorro em estado grave”, disse.
A Polícia Militar realizou buscas pela região e até o momento não encontrou o motorista que causou o acidente.

Corretora de imóveis se recusa a entregar bolsa e é assassinada por ladrões no Bigorrilho


Por Luiz Henrique de Oliveira e Juliano Cunha
corretorabigorrilho
Crime choca os moradores do Bigorrilho (Foto: Juliano Cunha – Banda B)

Uma corretora de imóveis de 55 anos* morreu em um assalto na Rua Gastão Câmara com a Martin Afonso, no bairro Bigorrilho, em Curitiba, por volta das 14h desta quinta-feira (30). De acordo com a Polícia Civil, ela se recusou a entregar uma bolsa e acabou morta com três tiros por um dos marginais que a abordou.
corretorabigorrilho2
(Foto: JC – Banda B)
A corretora tinha mostrado um imóvel à venda na Gastão Câmara quando foi abordada pelos ladrões. Segundo testemunhas, a vítima entregou aos assaltantes a chave do Audi A3 preto que estava, mas se recusou a entregar a bolsa. Os bandidos então a perseguiram e atiram, fugindo em seguida com o carro dela.
O caso choca os moradores da região. O porteiro Cláudio Britto lamentou o que aconteceu. “Não dá para acreditar, ela saiu do prédio e foi abordada desta forma. Eu vi pelas câmeras que os dois jovens atravessaram a rua e falaram que iam matá-la se não entregasse a bolsa. É muita violência aqui”, disse.
Quem também ficou assustada com o crime foi a doutora Michelle, médica do Corpo de Bombeiros (CB). “Inacreditável. Nesta semana atendemos muitos casos de morte de mulheres. Para gente não é mais novidade atender esse tipo de situação, a violência virou banal”, lamentou.
A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Curitiba (DFRV) investiga o caso. A Polícia não soube informar ainda a placa do veículo roubado.
*A Banda B chegou anteriormente a informar o nome da vítima, mas a pedido da família, ele foi retirado, até que todos os parentes sejam avisados do falecimento.
.

"Tenho orgulho de ser gay", diz CEO da Apple


Tim Cook disse para revista que decidiu assumir publicamente sua orientação para ajudar pessoas que sofrem por serem homossexuais


  •  
TIM COOK, PRESIDENTE DA APPLE, ASSUME SER GAY PUBLICAMENTE (Foto: GETTY IMAGES)
O CEO de uma das empresas com maior valor de mercado no mundo atualmente, Tim Cook, revelou ter orgulho de ser homossexual. O presidente executivo da Apple assumiu publicamente sua orientação hoje para a revista "Business Week".
"Apesar de nunca ter negado minha sexualidade, nunca a reconheci publicamente, até agora. Então deixe-me ser claro: tenho orgulho de ser gay, e considero que ser gay é um dos maiores dons que Deus me deu."
Cook disse ser discreto e por este motivo nunca comentou o assunto, mas decidiu falar sobre o tema para ajudar outros homossexuais. "Percebi que meu desejo por privacidade me segurou de fazer algo mais importante".
Ele explicou que sua orientação o ajudou a compreender o que significa ser minoria. Isto o teria tornado uma pessoa mais empática, o que o levou a ter uma vida melhor.
Segundo Cook, muitas pessoas ainda sofrem nos Estados Unidos por serem homossexuais apesar dos avanços na legislação que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo em alguns estados do país.
"Incontáveis pessoas, em especial crianças, encaram medo e abuso todos os dias por conta da orientação sexual."
Embora não se considere um ativista da causa, o presidente afirmou que na Apple todos já sabiam de sua orientação há bastante tempo. Ele disse ainda compreender que sua posição como líder na empresa é importante.
"Ouvir que o CEO da Apple é gay pode ajudar alguém que luta para ser ele mesmo ou trazer conforto para quem se sente sozinho."

PMDB não aceita PT no comando da Câmara e promete derrotar o governo


Do Painel, Folha de S. Paulo:
O PMDB capitaneou a derrubada do decreto dos conselhos populares com um objetivo claro: cortar na raiz a movimentação do Planalto contra a candidatura de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) a presidente da Câmara. “A votação mostra que a Câmara tem maioria contra o PT e não aceita o PT no comando”, diz o deputado. Ele promete repetir a dose se Dilma Rousseff insistir no plebiscito da reforma política. “Vamos derrubar tudo. Nada disso vai passar. Vamos derrotar o governo”, desafia.
Para inglês ver 
O PSDB está disposto a apoiar Eduardo Cunha para impor nova derrota ao governo. No entanto, estuda lançar o líder Antonio Imbassahy (BA) e “marcar posição” na disputa pela presidência da Câmara.
Cola na cadeira 
Renan Calheiros (PMDB-AL), que também defendeu a derrubada do decreto de Dilma, teria outro objetivo: ganhar apoio em seu partido e na oposição para disputar a reeleição à presidência do Senado.

Dilma vai manter pelo menos doze ministros


Por Claudia Safatle, Valor Econômico:
Em um desenho preliminar do novo governo, pelo menos 12 ministros poderão permanecer no segundo mandato, não necessariamente nos mesmos cargos. Para a Fazenda, entre os nomes já cogitados, o que mais se adapta ao perfil da presidente Dilma Rousseff é o de Nelson Barbosa, ex-secretário-executivo da pasta. “Ele já a conhece e sabe em que pontos ela é turrona; e ela também já o conhece e sabe no que ele é turrão. Mas ambos têm uma relação de confiança e isso é fundamental”, apurou o Valor.
Aloizio Mercadante não deve ir para a Fazenda e uma das razões é que não conta com a simpatia de Lula. Alexandre Tombini, até o momento, fica no Banco Central, mas a diretoria deve ser mudada. Entre os ministros que continuam estão Luiz Alberto Figueiredo, do Itamaraty; Mercadante, da Casa Civil; Miriam Belchior, do Planejamento (em outra pasta); e Tereza Campello, do Desenvolvimento Social.
Por mais que Dilma possa ter mudado, ela não é outra pessoa e não deixará de interferir em áreas que lhe são muito caras, como Minas e Energia e na economia, asseguram assessores. Portanto, o futuro ministro da Fazenda terá de ser alguém com quem ela tenha alguma afinidade e liberdade e isso não ocorreria com nomes como o do presidente do Bradesco, Luiz Trabuco, ou de Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central. Estes são nomes que teriam o aval de Lula

Presidente do Banco do Brasil limpando as gavetas


bendine
Por conta do empréstimo a Val Marchiori e de denúncias de seu ex-motorista, que garante que carregava “malas com dinheiro vivo”, Aldemir Bendine já está limpando as gavetas da presidência do Banco do Brasil. Cotados para o cargo: Paulo Rogério Cafarelli, secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Osmar dias vice do Crédito Agrícola, e Alexandre Abreu, vice-presidente de varejo do BB.

Polícia faz operação para prender irmãos que mataram família após disputa por motor de carro; fotos da dupla

Publicado em 30 de outubro de 2014,9:09

Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento


A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) realizou uma operação, na manhã desta quinta-feira (30), para tentar prender dois irmãos acusados de matar uma família em uma invasão na marginal da Rodovia do Xisto, na entrada do Vitória Régia, na Cidade Industrial de Curitiba, em novembro do ano passado. Entretanto, os dois não estavam na região em que a polícia pretendia encontrá-los, no bairro Tatuquara.
Quando os policiais chegaram ao local, Rogério Pereira, de 30 anos, e Rafael Pereira, 20, tinham fugido. “Na época do crime, os dois foram autuados em flagrante, mas estavam respondendo em liberdade por uma decisão da Justiça. Agora nós conseguimos o mandado de prisão e hoje tentamos prendê-los, mas infelizmente sem sucesso”, disse à Banda B o delegado Cristiano Quintas, da DHPP.
Os irmãos mataram Marta Maia, de 43 anos, João Carlos Scholz, 44, amasiado com Marta, e o filho dela, Anderson Maia da Rocha, 24. Quintas aproveitou a oportunidade para divulgar as fotos dos irmãos, que podem ser conferidas abaixo:
suspeito dentro
Rafael e Rogério são procurados pela polícia (Foto: Antônio Nascimento – Banda B)
Motivação
O crime contra a família foi motivado por uma disputa por um motor velho, conforme explicou o investigador Carlos Henrique, da DHPP. “Eles moravam juntos em um lixão onde as pessoas fazem doações de recicláveis, tudo ia bem até quando deram um motor velho de carro para o pessoal e ouve uma confusão pela posse dele, que resultou nestas mortes”, disse.
Álibi furado
Inicialmente, os dois irmãos disseram que estavam em um culto com a família na hora do crime. “Descobrimos que eles nunca estiveram na igreja, é um álibi furado”, destacou Carlos Henrique.
Quem tiver informações sobre o paradeiro dos irmãos pode ligar anonimamente à DHPP no telefone: 3360-1400

Estudante de informática é preso com arsenal de máquinas para falsificação de dinheiro


Por Elizangela Jubanski e Danaê Bubalo



Um universitário de 24 anos foi preso nesta quinta-feira (30) na Cidade Industrial de Curitiba acusado de fabricar notas falsas em um laboratório. Ele também falsificava cartões de lojas e documentos dentro de casa. Computadores, impressoras, produtos químicos e papéis foram apreendidos. O nome do universitário não foi divulgado pela Polícia Federal, como de praxe nas prisões.
A prisão aconteceu por volta da meia-noite por policiais militares da ROTAM, do 23º Batalhão, que realizavam um patrulhamento de rotina. O rapaz estava na rua e foi abordado com notas falsas de R$ 20. Ele confessou que tinha mais notas em casa, no entanto, disse que teriam sido compradas pela rede social de um homem do estado do Mato Grosso.
“Ficamos desconfiados e quando chegamos na casa dele vimos que existia uma verdadeira fábrica de falsificação que ele utilizava para falsificar cartões de lojas, carteiras de habilitação. Tinha até um caderno com as anotações de contabilidade”, contou o soldado Traczinski.
O rapaz de 24 anos tinha dentro de casa computadores, impressoras, produtos químicos, cerca de R$ 500 em notas falsas, cem cartões de lojas, dez carteiras de motoristas em branco e também um caderno de contabilidade, com o faturamento do mês. Ele foi preso em flagrante e encaminhado para a sede da Polícia Federal, no bairro Santa Cândida. O rapaz estava no último ano do curso de Informática em uma faculdade de Curitiba.
.

Universitário morre ao capotar carro e colidir contra poste em rodovia de Colombo


Por Elizangela Jubanski e Danaê Bubalo

rodovia-colombo
Carro capotou após motorista se perder na curva. Foto: DB/Banda B

Um universitário de 26 anos morreu na noite desta quarta-feira depois de capotar o veículo na Rodovia do Calcário, em Colombo, na região metropolitana de Curitiba. Mateus Pasqualotto perdeu o controle do Fox, com placas de Almirante Tamandaré, capotou e colidiu contra um poste. Ele morreu na hora. O estudante voltava da faculdade no momento do acidente.
O acidente aconteceu por volta das 23h30 em uma curva. O veículo capotou e atingiu um poste, violentamente. Testemunhas acionaram uma viatura do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), do Corpo de Bombeiros, mas o motorista não resistiu aos ferimentos e morreu antes da chegada do socorro.
De acordo com o tenente Maikon, com o impacto, o poste de iluminação chegou a partir em três pedaços. “Uma colisão com bastante impacto, não conseguimos fazer nada”, disse. Tpda a região do Jardim Florença ficou sem energia elétrica. O corpo do jovem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba.
.

Bandidos invadem posto de combustíveis e explodem caixa eletrônico na BR-277


Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento
convenienciadentro
Estrago foi grande na loja de conveniência do posto de combustíveis (Foto: Antônio Nascimento – Banda B)

Cinco bandidos fortemente armados e encapuzados explodiram um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal (CEF) dentro da loja de conveniências de um posto de combustíveis na BR-277, no bairro Santo Inácio, em Curitiba, no fim da madrugada desta quinta-feira (30).
A ação aconteceu por volta das 5h na pista sentido Curitiba, um pouco depois do Parque Barigui. Para fugir, os marginais embarcaram em um Fiat Uno e foram em direção a Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba.
“Eles renderam o frentista no pátio do posto e foram até onde estava o caixa eletrônico. O local foi bastante danificado por conta da explosão. É um local sem vigilantes, bastante exposto”, disse à Banda B o cabo Zacarias, da Polícia Militar (PM).
O frentista rendido contou como foram os momentos de tensão por qual passou. “Eu estava retirando o valor da placa e fui rendido. Pediram para eu ficar lá atrás por alguns minutos, até que eles explodissem o caixa”, contou.
A Polícia Federal, por se tratar de um caixa da CEF, é quem investiga o caso.

Avô chora pela morte da neta assassinada pelo pai e pede que filho “apodreça” na cadeia


Por Elizangela Jubanski e Bruno Henrique
avo e neta dentro
Vitória e ao lado o avô, que não consegue acreditar no que aconteceu (Fotos liberadas pela família à Banda B)


O avô paterno de Vitoria Emanuelle Urch de Oliveira, de dois anos, assassinada pelo próprio pai no fim da tarde desta terça-feira (28), em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, quer que o filho fique na cadeia por muito tempo. Chorando muito, o aposentado Joaquim Barbosa de Oliveira, 77 anos, que cuidava da garotinha e dos irmãos, disse que o filho tirou uma parte do seu coração.
“Meu filho tirou parte do meu coração. Eu sou pai, sou mãe, sou avô, sou tudo deles. Aquele sujeito não matou minha neta, ele me matou. Ele me tirou dos braços, a gente estava brincando. Eu espero que ele apodreça na cadeia ou até que eles matem esse homem que é muito ruim, muito ruim. Não vou perdoar de jeito nenhum”, disse, em entrevista à Banda B.
O pai Marco Antônio Vieira Leal, de 36 anos, matou a própria filha de 2 anos com um tiro na cabeça, lançou o corpo em uma ribanceira e, ao ser preso, confessou que fez isso só para se vingar da mãe da criança, que ameaçava se separar dele. O homem cometeu o crime durante um passeio e atirou na filha na frente dos outros dois filhos, de 7 e 5 anos.
Segundo Oliveira, a mãe das crianças está há cerca de um mês sem aparecer. “Ela está morando em outro lugar e vem aqui bem de vez em quando. A gente que cuida das crianças, essa mulher nunca vinha dar nada para as crianças. Os dois nunca cuidavam deles”, confirma o avô. No mesmo terreno do avô, moram outras famílias. O depoimento das crianças, irmãos da garotinha, é chocante. Eles choram e lembram do disparo de arma de fogo efetuado pelo pai.
Versão da mãe
À polícia, a mãe da menina, Beatriz Urch disse que abandonou o marido e saiu de casa por causa das ameaças de Leal. Segundo a versão da mãe, ele ameaçava matar todos os filhos. Beatriz registrou um Boletim de Ocorrências no dia 13 de outubro denunciando as ameaças, mas nada foi feito.
Revoltados
Por volta das 19 horas de ontem (29), os moradores se reuniram, entraram na casa de Leal, que mora no bairro Guarituba, pegaram roupas e objetos para queimar. Eles amontoaram os pertences do pai e atearam fogo no quintal da casa. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas o fogo estava controlado e não atingiu a residência.
Vizinhos e pessoas que conhecem a família estão revoltados com a morte da menina. Uma moradora, que preferiu não se identificar, contou à Banda B que o pai das crianças vinha ameaçando os filhos de morte, além disso deixava as crianças sozinhas para poder ir trabalhar.
“A mãe a gente sabe que vem de vez em quando pra ver as crianças e parece que tinha entrado na justiça pra tomar conta delas. Quem cuidava mesmo eram os avós, dois senhorizinhos, tadinhos. A gente ficou revoltado demais, nem padrasto faz o que esse homem fez. O que ele fez não tem perdão, não. Já disseram aqui que, se ele colocar os pés, matam ele”, disse.
O crime
O crime aconteceu às 17 horas no bairro Roça Grande, em Piraquara. Segundo a polícia, o eletricista e pai das crianças levou os três filhos, de 7, 5 e 2 anos para um banho de cachoeira na região da serra do Mar. Passou o dia com as crianças e, na volta, pediu para que os dois filhos mais velhos caminhassem um pouco à frente e ficou com a mais nova, Vitoria Emanuelle. Segundo o relato das crianças, Leal simplesmente pegou o revólver e atirou na cabeça da pequena Vitoria que, provavelmente, morreu na hora. Em seguida, jogou o corpo da filha em uma ribanceira e ameaçou os outros dois dizendo que iria acontecer o mesmo com eles se falassem para alguém.
Preso
As crianças ficaram assustadas e contaram para os avós assim que chegaram em casa. A Polícia Militar (PM) foi acionada pelos idosos. Os policiais foram até a casa de Leal. Lá, com uma frieza impressionante, confessou o crime e disse que fez isso para se vingar da esposa, que queria deixá-lo. O homem levou os policiais até o local onde havia jogado o corpo da filha. Segundo a PM, o local é de difícil acesso e o corpo só foi recolhido durante a madrugada e encaminhado ao Instituto Médico Legal. O pai foi preso em flagrante e autuado por homicídio. Ele está recolhido na Delegacia de Piraquara.