PUCPR divulga aprovados no Vestibular de Verão 2015; confira a lista


Da Redação


Já está disponível no site da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) o resultado do Vestibular de Verão 2015. A primeira etapa das matrículas, que é o aceite do contrato e o pagamento do boleto, pode ser feita a partir de segunda até o dia 7 de novembro. Confira a LISTA AQUI 
lama
(Foto: Divulgação)
Os aprovados estão comemorando no tradicional banho de lama. A festa, que também conta com banho de espuma e trio elétrico, começou às 14h e no estacionamento E-17 do Campus Curitiba da universidade. O acesso ao local deve ser feito pelo portão 4, localizado na Rua Imaculada Conceição, Prado Velho. Não está liberada a entrada de veículos no local, apenas de pedestres.
O primeiro colocado geral do processo seletivo, que recebe uma bolsa de estudos integral, foi parabenizado pela reitoria da PUCPR em uma cerimônia que começa às 13h45. O evento será no 11° andar do prédio administrativo da PUCPR.

.

Jovem que decidiu dia que ia morrer tem o desejo realizado nos EUA: ‘Adeus, mundo’


Da BBC Brasil

A americana Brittany Maynard, que sofria de um câncer no cérebro, cumpriu sua promessa e morreu por suicídio assistido no sábado, dia 1º de novembro, em sua casa no Oregon, nos Estados Unidos, de acordo com grupo Compassion and Choices. “É com pesar que anunciamos a morte da querida e incrível mulher Brittany Maynard. Ela morreu em paz em sua cama, cercada pela sua família e entes queridos”, disse o comunicado da ONG.
brittany_maynard
Foto: BBC Brasil
Após descobrir que tinha um tumor maligno no cérebro, a jovem de 29 anos se mudou para o Oregon para se beneficiar da lei do Estado que permite o suicídio assistido. No início da semana, ela havia divulgado uma mensagem em que cogitava adiar sua decisão de morrer, mas isso acabou não ocorrendo.
“Adeus a todos os meus queridos amigos e família que eu amo”, escreveu em sua conta no Facebook.
“Hoje é o dia que eu escolhi para morrer com dignidade por causa da minha doença terminal, esse terrível câncer no cérebro que tomou tanto de mim… mas que poderia ter tomado muito mais”, escreveu o jovem, segundo a revista Time.
“Adeus mundo”
“O mundo é um lugar bonito, viajar tem sido a minha forma de aprendizado… Agora, enquanto escrevo, tenho uma corrente de apoio em volta da minha cama … Adeus, mundo. Espalhem boas energias. Retribuam!”.
Maynard, que decidiu criar uma plataforma para arrecadar fundos para aqueles que defendem o direito à morte digna, dedicou seus últimos dias de vida a cumprir uma lista de desejos e aventuras que queria fazer antes de morrer.
“Ela era uma viajante aventureira e bem-sucedida que passou muitos meses vivendo sozinha e dando aulas em orfanatos em Katmandu, no Nepal”, diz um obituário da jovem divulgado no site www.thebrittanyfund.org e reproduzido pela organização que a assistiu, a Compassion and Choices.
“Essa experiência mudou para sempre a sua perspectiva em relação a infância, felicidade, privilégio e resultados. Ela adorou seu período no Vietnã, Camboja, Laos, Cingapura e Tailândia. Passou um verão trabalhando na Costa Rica e viajou para a Tanzânia, onde escalou o Kilimanjaro com uma amiga antes do seu casamento.”
“Ela teve aulas de escalada em Cayambe e Cotopaxi, no Equador, e era uma ávida mergulhadora, que experimentou Galápagos, Zanzibar, Ilhas Cayman e basicamente toda ilha que visitou.”
Alguns dias antes de desistir da data prevista para sua morte, Brittany realizou o sonho de visitar o Grand Canyon com sua família.
“Tive a oportunidade de desfrutar meu tempo com as coisas que mais amo na vida: minha família e a natureza”, afirmou a jovem em seu blog.
Debate
A história da menina ficou conhecida por um vídeo postado no YouTube e visto por milhões de pessoas. No vídeo, ela explicou que tomaria remédios prescritos por um médico para morrer no quarto que dividia com o marido, na companhia de entes queridos e ouvindo a música que escolheria. Evitaria, assim, as piores fases de sua doença. A história de Maynard reacendeu o debate sobre a eutanásia nos Estados Unidos.
Maynard escolheu o dia 1º de novembro, dois dias após o aniversário de seu marido, Dan Diaz, para morrer. Recém-casados, ela e seu marido se mudaram da Califórnia para Oregon, um dos cinco Estados dos EUA onde o suicídio assistido por médicos é permitido.
Só neste Estado, 750 pessoas foram beneficiadas com esta lei, aprovada em 1998, e morreram com a ajuda de um médico desde então.
Em um dos últimos textos que escreveu, Maynard disse que seu sonho é que todos os americanos que sofram de doença terminal possam morrer da forma como preferirem.

Em depressão por dívidas, empresário promete sair sem rumo e desaparece


Por Felipe Ribeiro e Luiz Henrique de Oliveira


empresariodesaparecido
Foto: Arquivo Pessoal
Em depressão devido a dívidas relacionadas aos seus comércios, um empresário de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, está desaparecido desde a manhã do último sábado (1°). Jorge Roberto Guerim de Almeida, de 52 anos, foi visto pela última vez por volta das 9h30 de sábado e deixou um bilhete avisando a família que estava saindo sem dinheiro ou rumo.
Em entrevista à Banda B nesta segunda-feira (3), a esposa Denise Nunes contou que o empresário saiu de casa apenas com a roupa do corpo e o tênis, sendo que até o momento não tiveram nenhum sinal dele. “Ele estava impotente por não conseguir resolver os problemas das dívidas, então acredito que isso o levou a fazer isso, até o celular já encontrei aqui em casa. Ele chorou muito na sexta-feira e no sábado saiu”, comentou.
Almeida era dono de uma lanchonete e de uma pizzaria na região do bairro Cidade Jardim.
Quem tiver qualquer informação sobre o paradeiro de Almeida pode repassar pelos telefones 190 ou 3383-8718.
.

Kombi deixa bandidos na mão e assaltantes de produtos cosméticos são presos em flagrante


Por Felipe Ribeiro e Antônio Nascimento

Dois bandidos foram presos na manhã desta segunda-feira (3) no bairro Cajuru, em Curitiba, após assaltarem uma kombi carregada com produtos cosméticos.
Segundo a Polícia Militar, o roubo aconteceu na Fazenda Rio Grande e o motorista foi levado como refém, mas após perceber que o veículo estava fora da rota, a empresa responsável bloqueou a kombi, que imediatamente deixou os bandidos na mão.
Logo após o bloqueio do veículo e a consequente identificação pelo GPS, os bandidos tentaram empurrar a kombi pela Avenida Prefeito Maurício Fruet, onde acabaram presos em flagrante.
A PM os encaminhou para o 6° Distrito Policial, onde constatou-se que ambos eram moradores de Piraquara. Eles agora ficam detidos à disposição da justiça.

Motociclista enrosca pescoço em linha de pipa e fica gravemente ferido na BR-116


Por Marina Sequinel e Antônio Nascimento

Um motociclista cortou o pescoço em uma linha de pipa com cerol no meio da BR-116 na tarde desta segunda-feira (3). O caso foi registrado próximo ao Trevo do Atuba, na pista sentido São Paulo, entre Curitiba e Colombo, na região metropolitana.
Ele estava com o filho na garupa e seguia pela rodovia quando se deparou com um grupo de rapazes soltando pipa. Uma das linhas soltou e ficou pendurada no meio da estrada. O motociclista não teve tempo de desviar e acabou se ferindo no pescoço e nas mãos, ao tentar proteger o rosto.
Mesmo machucado, ele conseguiu parar a moto sem cair ou derrubar o filho. Segundo os socorristas, por sorte, a linha não pegou em nenhuma veia com maior circulação de sangue e, por isso, a vítima não corre risco de morte. O homem foi encaminhado em estado grave para o Hospital Cajuru, com um corte de 25 cm de extensão.
.

Suspeitos de matar menino estão identificados e delegado acredita que crime foi motivado por dívida


Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento
torres1
Crimes são constantes na Vila Torres e desta vez a vítima foi um menino de sete anos (Foto: Juliano Cunha – Banda B)

A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa de Curitiba (DHPP) já sabe quem são os responsáveis pela morte do pequeno Cauê da Silva da Cruz, de sete anos. O garoto foi assassinado na Vila Torres, no bairro Prado Velho, em Curitiba, na tarde deste domingo (3), no momento em que voltava com a mãe de um supermercado. Segundo o delegado Fábio Amaro, da DHPP, mais uma vez a briga entre a ‘Gangue de Baixo’ e a de ‘Cima’ foi o ‘pano de fundo’ para a tragédia.
“A família morava onde fica a ‘Gangue de Baixo’ e teria se mudado para o local da ‘Gangue de Cima’ recentemente. Eles tinham saído de lá por alguma dívida que tinham adquirido e acreditamos que essa seja a motivação, além da mudança de lado. O menino e a família não teriam envolvimento com o tráfico, mas os marginais foram para matá-lo, assim como a mãe dele também”, explicou à Banda B o delegado.
Segundo Amaro, os suspeitos do crime estão identificados e devem ser presos nas próximas horas. “Um deles recentemente esteve preso, mas infelizmente foi colocado em liberdade. Queremos prendê-los para ter a certeza que a motivação foi essa dívida. Estamos com equipes nas ruas e empenhadas em encontrá-los”, disse.
Outra vítima
Na entrevista à Banda B, Amaro relatou que outra menina de dez anos ficou ferida. “A mãe do Cauê levou um tiro de raspão e não corre risco, além dela uma garota, que não era da família, levou um tiro na perna. No caso da menina, podemos disser que estava na hora e no local errados”, concluiu.

Famílias acusam advogado de prometer refinanciamento de parcelas e sumir com dinheiro


Por Marina Sequinel e Luiz Henrique de Oliveira

Um advogado de Curitiba é acusado de se apropriar do dinheiro de clientes durante revisões de contratos de financiamento de imóveis. Segundo a defesa dos clientes lesados, ele alegava que as parcelas seriam depositadas em juízo enquanto o processo tramitava, mas que, na verdade, ficava com o montante. O acusado nega as irregularidades.
Segundo o advogado Rafael Pilati, que representa as famílias prejudicadas, ele era procurado por várias pessoas porque prometia diminuir de forma significativa o valor do financiamento. “Um casal mais esclarecido, que contratou o acusado há anos, decidiu procurar ajuda depois que ele começou a se recusar a dar informações sobre o processo. Um amigo advogado verificou, então, que não existia nenhum valor em depósito judicial, diferente do que havia sido acordado”, explicou ele em entrevista à Banda B na tarde desta segunda-feira (3).
As vítimas pagavam, de acordo com Pilati, uma parcela mensal e, no suposto fim do processo, o advogado dizia que o juiz liberaria o imóvel, mas que precisava de uma quantia a mais para quitar a dívida. “Às vezes era R$ 20 mil, outras R$ 150 mil. O dinheiro ia direto para o acusado e as pessoas continuavam com débito nos bancos. Algumas chegaram a ser despejadas de casa”, completou o advogado.
Pilati informou que já entrou com uma ação para pedir a suspensão do exercício profissional do acusado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a abertura de um Inquérito Policial para investigar o caso. “Nós buscamos também a reparação dos valores perdidos por essas famílias. Devido situações como essa, é muito importante que, antes de contratar um advogado, o cliente obtenha o maior número de informações possíveis sobre ele, além de não acreditar em promessas mirabolantes, e sempre cobrar prestação de contas”, disse.
Segundo ele, pelo menos 10 vítimas já o procuraram e o prejuízo causado pelas ações chega a aproximadamente R$ 700 mil. Se considerar as pessoas que perderam os apartamentos, a cifra supera R$ 1 milhão.
O outro lado
Banda B entrou em contato com o advogado acusado, que negou as irregularidades. O que aconteceu, segundo ele, foi um problema processual com três clientes, que ocorre em segredo de Justiça e que, por isso, não pode ser divulgado. Ele afirmou que tem 15 anos de reputação e que não se apropriou do dinheiro das famílias. A reportagem não publicou o nome do advogado acusado já que o caso está em segredo judicial.
.

Briga em jogo do Londrina termina em prisão de goleiro


Foto: Roberto Custodio / Agência Gazeta do Povo
foto londrina e brasil de pelotas - estadao conteudo - robertto custodio
Do Zero Hora:
O Brasil-Pel arrancou um empate em 2 a 2 com o Londrina, na noite deste sábado, no Estádio do Café, e garantiu a classificação para a decisão da Série D do Brasileirão. Porém, sua inédita final na competição ficou marcada por cenas lamentáveis de uma briga generalizada, que culminou na prisão do goleiro xavante Eduardo Martini.
A confusão teve início aos 24 minutos do segundo tempo, quando Diogo Roque e Silvio já tinham feito o Londrina igualar o marcador, após Nena abrir uma vantagem de 2 a 0 para os pelotenses.
O técnico do Brasil, Rogério Zimmermann, se dirigia ao vestiário quando se desentendeu com torcedores do clube paranaense. Os ânimos, que já estavam acirrados desde o primeiro tempo, quando os jogadores do LEC questionavam a cera adversária, e partiram para cima dos jogadores no intervalo.
Jogadores e integrantes da comissão técnica de ambos os times iniciaram uma verdadeira batalha campal. Um massagista do Brasil de Pelotas estava munido de um pedaço de ferro da armação de um gol — inicialmente, tinha sido relatado por uma rádio local como um espeto de churrasco.
O goleiro Eduardo Martini aproveitou que o preparador de goleiros do Londrina, Chimbica, estava caído e lhe deu um chute. Além de ser expulso, o camisa 1 saiu do estádio preso.
O funcionário do Tubarão foi atendido no gramado e levado para um hospital, onde passará a noite em observação. Também foram detidos o massagista do clube e o zagueiro Fernando Cardozo.
Após 26 minutos de paralisação, a partida foi reiniciada. O Brasil ainda teve a chance de vencer, mas Nena cobrou um pênalti nas mãos do goleiro Vitor. Mesmo com o empate em 2 a 2, a equipe xavante garantiu sua vaga e esperará o vencedor de Tombense e Confiança.
Como venceu o primeiro jogo por 1 a 0, o clube mineiro terá a vantagem do empate no duelo do Presidente Médici.

Brasil vai medir temperatura de passageiros vindos de países com surto de ebola


Da Agência Brasil


O Brasil vai aferir a temperatura de passageiros que chegam ao país oriundos da Guiné, de Serra Leoa e da Libéria, numa tentativa de identificar casos suspeitos de ebola. A medida foi anunciada pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, e já está sendo implementada desde as 5h de hoje (31) no Aeroporto Internacional de Guarulhos.
ebol-brasil
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, anuncia novas medidas de monitoramento para passageiros vindos de países com registro de Ebola. (Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil)
De acordo com a pasta, um cartaz de aviso no próprio aeroporto vai orientar essas pessoas a se identificar ao oficial de imigração no momento do controle de passaportes. Em seguida, eles serão encaminhados para uma entrevista no posto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Além de ter a temperatura aferida por meio de uma pistola, os passageiros provenientes dos três países vão receber um panfleto com informações sobre sintomas da doença e com orientações a respeito do serviço de saúde brasileiro. No material, constará a data limite de incubação do vírus ebola naquele passageiro.
O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, lembrou que o aeroporto de Guarulhos responde por 78% do total de passageiros que chegaram ao Brasil, desde janeiro, vindos da Guiné, de Serra Leoa e da Libéria. Segundo ele, 529 pessoas oriundas desses três países desembarcaram no Brasil este ano.
“A gente acredita que essas medidas prestam uma informação importante para o passageiro internacional e facilitam a comunicação dele com a unidade de saúde, fazendo com que haja informação precisa”, explicou Jarbas.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, destacou que os países atingidos pela epidemia de ebola não contam com serviços de saúde universais e gratuitos e que é importante que os passageiros, uma vez no Brasil, se sintam à vontade para buscar atendimento médico caso apresentem sintomas da doença. “Estamos tentando desenvolver uma abordagem que facilite e estimule que qualquer pessoa oriunda desses países e que venha a ter qualquer sintoma possa procurar o serviço de saúde e já chegar com uma ficha de informações.”
Chioro reforçou que o risco de que a doença chegue ao Brasil permanece “baixíssimo” e avaliou que a pasta não pretende adotar nenhuma medida que envolva o controle de viagens ou mesmo o impedimento da entrada de passageiros provenientes dos países atingidos pela epidemia. “Isso não faz nenhum sentido. Não há nenhuma recomendação por parte da Organização Mundial da Saúde e das Nações Unidas e é uma medida que nós não adotaremos.”
A expectativa do governo é que esse monitoramento, feito inicialmente no aeroporto de Guarulhos, seja estendido aos demais aeroportos que recebem passageiros oriundos da Guiné, de Serra Leoa e da Libéria até o final de novembro. A lista inclui o aeroporto do Galeão (Rio de Janeiro), o de Viracopos (Campinas), o de Brasília, o de Fortaleza e o de Salvador.
Não há voos diretos entre o Brasil e os países afetados pela epidemia de ebola na África Ocidental.

Com gol logo no início, Atlético derrota xará mineiro e ganha a quarta seguida na Arena


Por Pedro Melo
Paulinho Dias fez o gol da vitória. (Divulgação/Atlético)
Paulinho Dias fez o gol da vitória. (Divulgação/Atlético)
O Atlético voltou a mostrar a sua força na Arena da Baixada e venceu pela quarta vez consecutiva jogando sobre seus domínios. Com o gol de Paulinho Dias com somente 40 segundos de partida, o Rubro-Negro derrotou o Galo Mineiro por 1 a 0 neste domingo (02), na Arena da Baixada para alegria dos torcedores presentes.
A vitória fez com que o Furacão, que há algumas rodadas brigava contra o rebaixamento, suba para a nona colocação da tabela com 43 pontos. Na próxima rodada, o time atleticano viajará até Volta Redonda onde enfrentará o Botafogo no próximo sábado (08), às 21h. Já a equipe mineira caiu o G4, está em quinto lugar com 53 pontos e agora muda o foco para a Copa do Brasil já que na quarta-feira enfrenta o Flamengo, no Mineirão, e precisa reverter a desvantagem de dois gols de diferença.
Furacão sai na frente logo no primeiro minuto
Com a volta do atacante Cléo, o técnico Claudinei Oliveira optou por deixar o meia Marcos Guilherme no time e colocar o atacante Dellatorre no banco de reservas. Com a mudança, o Rubro-Negro começou pressionando e com menos de um minuto de jogo saiu na frente. Paulinho Dias chutou rasteiro da entrada da área, a bola desviou em Edcarlos e enganou o goleiro Giovanni.
Até os 25 minutos, o Atlético manteve a posse de bola e neutraliza qualquer tentativa de jogada do adversário, mas depois o Galo começou a levar perigo e teve em sua grande oportunidade uma cabeçada de Carlos, mas o jovem atacante finalizou torto. Já o Furacão por pouco não fez o segundo aos 39, mas Marcos Guilherme pegou mal na bola e mandou por cima do gol.
Segundo tempo sem grandes emoções e Rubro-Negro garante vitória
O time paranaense perdeu Marcelo para a volta do segundo tempo por conta de uma lesão no braço e voltou com Dellatorre. A entrada do atacante não surtiu muito efeito e depois do lateral Mario Sérgio quase marcar um golaço com cinco minutos da etapa final, o Rubro-Negro diminuiu o ritmo.
Depois de Claudinei Oliveira deixar a equipe mais defensiva com a entrada do volante Hernani no lugar de Bady, o técnico Levir Culpi fez o inverso e tirou Josué para a entrada do meia Marion, além do atacante Jô. Só que o sistema defensivo do Atlético funcionou perfeitamente e mesmo com o xará mineiro tentando esboçar uma pressão, o goleiro Weverton foi exigido apenas nos acréscimos quando salvou no chute de Jô.

UFPR divulga gabarito provisório do Vestibular 2015; confira aqui


Redação

A Universidade Federal do Paraná divulgou, na noite deste domingo (2), o gabarito provisório do Vestibular 2015 (clique aqui para conferir). A instituição trata do gabarito como provisório porque, como as provas são diferentes, podem haver mudanças na ordem das questões. O ideal é que o candidato faça a consulta diretamente no site do concurso com número de inscrição e senha para conferir o gabarito final. O gabarito definitivo deve sair por volta das 20 horas desta segunda-feira (3).
ufpr
Vestibular 2015 – Foto: UFPR
Ao todo, foram 80 questões de conhecimentos gerais. O total de abstenções foi de 11,24%, o que representa 6.417 que não comparecem para fazer a prova, de um total de 57.068 inscritos.
A UFPR informou que nenhum incidente foi registrado. Cerca de 1 hora e 40 minutos depois do início da prova, os primeiros candidatos começaram a sair
Mais disputado
O curso mais concorrido desta edição é, novamente, o de Medicina – com 59,09 candidatos para cada uma das 133 vagas -, seguido de Publicidade e Propaganda, com 30,68 candidatos por vaga, e Psicologia, com 29,45 candidatos.
Veja aqui a concorrência para os demais cursos.
Marcas históricas
O vestibular 2014-2015 da UFPR atinge duas marcas históricas. Além de ser o maior da sua história, com 57.068 candidatos, disputando 4.830 vagas em 117 cursos, o concurso registrou também o maior número de inscritos do Paraná – 49.198 (86,21% do total de inscritos). No Vestibular 2013-2014, foram 43.383 candidatos do Estado (80,93% dos 53.603 inscritos) e, no de 2012/2013, 42.720 (84,77% dos 50.392 inscritos).
O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, disse que estes números comprovam o acerto da decisão da Reitoria de fazer com que a Universidade atenda preferencialmente ao público do Paraná. “Estes números grandiosos mostram o prestígio da nossa Universidade e comprovam que acertamos em atender aos candidatos do nosso Estado. Fico muito feliz com o fato de 57 mil jovens estarem apostando seu futuro na UFPR. É com muita alegria que recebemos todas estas pessoas e desejamos sorte a elas”, comentou.
As próximas etapas do processo seletivo são as seguintes:
Dia 30/11/2014: Prova de compreensão e produção de textos, com 4h30 de duração.
Dia 01/12/2014 : Haverá até duas provas específicas, com 2h30 cada uma.
Para os cursos de Estatística, Matemática e Matemática Industrial ( PS Estendido), o Processo Seletivo continuará durante o 1º semestre de 2015 (conforme edital 14/2014-NC).

Gangue da Dinamite explode caixa eletrônico em posto de combustível na Av. das Torres


Por Luiz Henrique de Oliveira e Bruno Henrique
postodentro
Loja de conveniências ficou danificada com a ação dos marginais (Foto: Bruno Henrique – Banda B)

A Gangue da Dinamite explodiu um caixa eletrônico do Bradesco dentro de um posto de combustíveis na Av. das Torres, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Na madrugada desta segunda-feira (3), os marginais chegaram armados,quebraram o vidro da loja de conveniência e detonaram o equipamento.
O tenente Gantzel, da Polícia Militar (PM), falou sobre o caso à Banda B. “Pelo o que foi apurado, parte do dinheiro foi levado e outras notas não, porque foram manchadas pela cor vermelha com o dispositivo de segurança do caixa eletrônico. Achamos também estojos de arma de grosso calibre na lateral do posto, provavelmente dos marginais. Ninguém foi rendido, pois o posto estava fechado”, descreveu.
A Polícia Civil investiga mais esse caso de ataque a caixas eletrônicos na Grande Curitiba. Já é o terceiro em dois dias nesta semama.

Tiroteio em boate de Porto Alegre provoca pânico e deixa 14 feridos


Redação com Zero Hora

Um confronto entre gangues deixou ao menos 14 pessoas feridas na madrugada desta segunda-feira (3) em uma boate localizada na Avenida Princesa Isabel, no Bairro Santana, em Porto Alegre. De acordo com a Brigada Militar, o tiroteio começou por volta das 4h15 no interior da casa noturna, que realizava um baile funk.
O tiroteio aconteceu na Stuttgart Danceteria. Conforme a Brigada Militar, dois ou três homens entraram atirando no local, por volta das 3h30min. Uma pistola 380 e munições foram encontradas em um Palio branco que estava em um estacionamento ao lado da boate. A polícia investigará se o material tem relação com o crime no interior da danceteria. As informações são do jornal Zero Hora.
Quando policiais chegaram à boate, 11 feridos já haviam sido levados para o Hospital de Pronto Socorro (HPS) e um ao Hospital Cristo Redentor. No local havia só dois feridos: um homem que não quis passar por atendimento médico, porque foi atingido de raspão, e uma mulher, encaminhada ao HPS em seguida.
Os atiradores fugiram. Dois homens foram presos na região de Viamão após trocar tiros com policiais. A relação deles com o tiroteio será apurada pelos investigadores. Mais tarde, outros três homens foram detidos.
A suspeita da Brigada Militar é de que tenha ocorrido uma briga entre duas gangues, do bairro Agronomia e da Avenida Princesa Isabel.

Agente e investigador ficam gravemente feridos em tentativa de fuga na CIC; 6 presos foram baleados


Redação

Um agente de carceragem e um investigador ficaram gravemente feridos durante uma tentativa de fuga na noite deste domingo (2) no 11º Distrito Policial, que fica na rua Manoel Valdomiro de Macedo, na Cidade Industrial de Curitiba. Outros seis presos também estão feridos, mas não correm risco de morte. Os detentos tentaram fugir das celas e foram contidos por um policial civil que estava armado.
A confusão começou por volta das 19h30 no momento em que o jantar era servido dentro das carceragens. Os detentos já tinham serrado as celas e usaram o chamado vergalhão – um ferro pontiagudo – para ferir um agente de carceragem no peito. Ele foi encaminhado ao Hospital do Trabalhador em estado grave.
Um investigador que fazia plantão no DP notou o motim e tentou conter a confusão usando arma de fogo, e foi revidado pelos presos que conseguiram pegar um revólver que estava com o agente. Na troca de tiros, o investigador foi ferido e outros seis presos foram baleados. O investigador foi socorrido em estado grave, já os detentos não correm risco de morte.
No momento da rebelião, havia 153 presos na carceragem, que tem capacidade máxima para 38. Após o motim, a carceragem foi inteiramente revistada e todos as armas artesanais produzidas pelos detentos foram apreendidas. Policiais do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) foram acionados para a varredura no Distrito Policial. O restante dos presos permanece no local sob escolta policial.
.