Após 6 anos sem resposta, mãe de Rachel Genofre relembra coisas que ela gostava de fazer


Da Redação

O caso Rachel Genofre, menina de nove anos encontrada morta na Rodoviária de Curitibaem 5 de novembro de 2008, completa seis anos sem solução nesta quarta-feira (5). Sem grandes avanços nas investigações, a mãe dela, Maria Cristina Oliveira, mantém um perfil na rede social Facebook com diversas homenagens à menina.
homenagem1
Homenagem feita pela mãe de Rachel em página no Facebook. (Foto: Reprodução)
“Se alguém [Rachel] estivesse de aniversário, tinha que ter bolo, pudim de leite da tia, jogo de xadrez com o tio, ida à biblioteca e almoço com o avó. Ela gostava de ir para a ginástica olímpica, de encontrar e brincar com os amigos da escola, passear no Jardim Botânico, no Passeio Público e na Praça do Atlético. Eram tantas coisas. A Rachel é maravilhosa”, diz um trecho de uma das publicações na linha do tempo de Maria Cristina.
Há, ainda, uma imagem em que as duas estão abraçadas. “Este abraço… Muitas vezes eu ainda o sinto… Ela se pendurava no meu ombro e encostava o queixo em mim”, afirma a legenda. Essas lembranças refletem a esperança da mãe de que a justiça seja feita.
A última informação repassada para a família foi de que o suspeito do homicídio poderia estar vivendo no exterior, em um país da Europa. Apesar do apurado, poucos avanços foram feitos e, até hoje, o acusado não foi identificado ou localizado pela polícia. “Desistir da justiça, para mim, é desistir da vida”, declarou Maria Cristina em uma entrevista à Banda B em outubro do ano passado.
O caso
O laudo pericial comprovou que Rachel Genofrel foi morta por asfixia mecânica provocada por esganadura. Encontrado em uma bolsa na Rodoferroviária, o corpo dela estava em posição fetal, envolvido em dois lençóis e apresentava diversos sinais de agressões. Na cabeça da menina havia sacolas plásticas. Ela usava a camiseta do colégio e estava nua da cintura para baixo. Vestia apenas uma meia do ursinho Pooh em um dos pés.
No ano passado, a delegada Vanessa Alice – que foi designada para o caso a partir do segundo mês de investigação – disse que o principal trunfo da polícia é o sêmen coletado do corpo de Rachel. O material é comparado com o DNA de suspeitos, para comprovar a autoria. Até novembro de 2011, no entanto, quase 100 exames já haviam sido realizados e todos deram negativo. A prova científica já inocentou pelo menos três suspeitos.

Adriano é denunciado por tráfico de drogas e associação ao tráfico





O atacante Adriano, que tenta retomar a carreira no futebol francês, foi denunciado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro nesta terça-feira. A acusação é grave: tráfico de drogas e associação ao tráfico de drogas. O primeiro crime prevê pena de até 15 anos de reclusão, e o segundo, dez. Além disso, também pode responder por falsificação de documento.
O caso será avaliado pela 29ª Vara Criminal do Rio, que vai decidir se acata ou não a denúncia oferecida pelos promotores. A denúncia foi feita pela 1ª Central de Inquéritos do Ministério Público do Rio de Janeiro.

Viatura da Polícia Civil capota e deixa trânsito lento no Centro de Curitiba


Da Redação

O capotamento de uma viatura da Polícia Civil deixa o trânsito lento no final da tarde desta terça-feira (4) próximo a Câmara Municipal de Curitiba, na região central da cidade. O acidente aconteceu no cruzamento da Avenida Visconde de Guarapuava com a Rua Barão do Rio Branco e, a princípio, não deixou feridos.
De acordo com a Polícia Militar, o capotamento aconteceu logo após colisão da viatura com outro carro. Uma equipe do Batalhão de Polícia de Trânsito atende a ocorrência, mas como o trânsito é intenso e chove, a fila já chega na Rua Almirante Tamandaré, no bairro Juvevê.
Equipes da Secretaria de Trânsito de Curitiba (Setran) também auxiliam no fluxo da via.

Três meses após ter carro furtado, vítima encontra veículo a venda no Facebook por só 1,2 mil


Por Felipe Ribeiro e Antônio Nascimento

golfurto
Foto: Antônio Nascimento – Banda B
Pouco mais de três meses após ter o carro furtado no Bairro Alto, em Curitiba, um morador de Colombo encontrou o próprio veículo à venda no Facebook e ajudou a polícia a realizar a prisão de duas pessoas na manhã desta terça-feira (4).
De acordo com a vítima, desde que o automóvel foi levado da Rua Sebastião Alves Ferreira, ele nunca havia tido mais nenhuma pista, mas em navegação pelo Facebook durante a semana localizou o carro à venda por R$ 1,2 mil.
“Assim que eu identifiquei o carro, eu marquei um encontro com os vendedores e chamei a Guarda Municipal. Os caras que estão com o carro não parecem ser os responsáveis, eu acredito que eles compraram de outra pessoa”, disse a vítima.
Os receptadores foram encaminhados à Delegacia do Alto Maracanã e agora respondem por adulteração de sinal identificador e receptação.

Casal “mão leve” é preso no Batel após furtar passageiros de biarticulado


Por Marina Sequinel e Luiz Henrique de Oliveira
furto-casal
Objetos furtados pelo casal aguardam reconhecimento. (Foto: Divulgação/ Guarda Municipal)

Um casal foi preso no Batel, em Curitiba, acusado de furtar passageiros da linha de ônibus Santa Cândida/Capão Raso na manhã desta terça-feira (4). Guardas municipais (GM) encontraram com os dois diversos objetos, entre eles, celulares e carteiras.
Segundo o guarda Paulo Santos, uma senhora procurou a sede da GM, na Avenida Vicente Machado, logo após ter o celular furtado em um ponto de ônibus na região. “O guarda Clésio foi até o local apontado por ela, abordou o casal suspeito e achou o aparelho da vítima. Outras pessoas nos procuraram dizendo que a mesma dupla vinha do biarticulado Santa Cândida/Capão Raso, sentido Cabral, onde realizava furtos com frequência”, explicou ele em entrevista à Banda B.
O casal, ambos aparentando ter 50 anos, aproveitava a lotação dos coletivos, de pontos ou de estações-tubo, para furtar os objetos. O homem geralmente pegava os produtos e a mulher os colocava na bolsa que carregava. “Agora nós precisamos que as vítimas reconheçam o que foi levado por esse casal, para recuperar os objetos perdidos. Há muitas carteiras sem documentos que precisam ser devolvidas”, concluiu o guarda.
Eles estão disponíveis da sede da Guarda para serem retirados. Entre eles está um samsung galaxy note, o item mais caro furtado pelos criminosos.
Assalto no Água Verde
Um homem armado assaltou um posto de combustíveis na Avenida dos Estados, no bairro Água Verde, em Curitiba, na tarde de hoje. Segundo informações da Polícia Militar (PM), ele chegou ao local, deu voz de assalto e roubou R$ 500.
O criminoso fugiu com o dinheiro. A polícia realiza buscas na região para encontrá-lo.
.

Aeronave que ia para Campinas precisa voltar para Maringá após apresentar problemas


Do Diário de Maringá


aviao
(Foto: João Cláudio Fragoso / Reprodução Diário de Maringá)
Um avião da Azul Linhas Aéreas Brasileiras precisou retornar ao Aeroporto Regional Silvio Name Júnior de Maringá cerca de 45 minutos após decolar na tarde desta segunda-feira (3). A aeronave não transportava nenhum passageiro no momento do incidente. O voo de traslado 9541 saiu de Maringá às 14h30 com destino a Campinas, interior de São Paulo, e pousou novamente no terminal maringaense às 15h15. Em nota, a assessoria da Azul explicou que o retorno ocorreu “devido a manutenção não programada”, porém não informou detalhes sobre o problema e nem em qual parte da aeronave apresentou a falha.

Enquanto metade de Curitiba é tomada por temporal, em outros pontos não cai uma gota


Por Felipe Ribeiro e Antônio Nascimento
Fotos: Antônio Nascimento – Banda B
Enquanto metade de Curitiba foi tomada por uma forte chuva por volta da hora do almoço desta terça-feira (4), em outros pontos da cidade não caiu uma gota. De acordo com o Instituto Meteorológico Simepar, o avanço de uma frente fria associada ao tempo abafado provoca os pontos de instabilidade em áreas isoladas, que podem continuar durante todo o período da tarde. Cascavel, na região oeste do estado, registrou o temporal mais forte do Paraná, e o Simepar chegou a registrar 85 milímetros de água em apenas duas horas.
De acordo com a meteorologista Ana Beatriz Porto da Silva, choveu no bairro Jardim das Américas 42,8 milímetros nas últimas entre 12h e 14h, sendo que a média histórica do mês é 130 mm. “As chuvas estão espalhadas por pontos isolados de várias regiões. São chuvas fortes, mas rápidas e dividiram a região metropolitana de Curitiba ao meio”, comentou.
No Centro, Boqueirão, São José dos Pinhais e Colombo as chuvas foram fortes e rápidas. Já bairros como Mercês, São Braz e a cidade de Campo Largo, nenhuma gota foi registrada.
Entre outras cidades do Paraná que tiveram a ocorrência de fortes chuvas estão Capanema, Planalto, Serranópolis do Iguaçu, Santa Helena e Goioerê.
Acidentes
No começo da tarde, a forte chuva provocou um capotamento próximo a passarela da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na BR-476, a Linha Verde. De acordo com a vítima de 26 anos, o carro em que estava foi fechado e uma rampa no canteiro provocou o acidente.
O capotamento aconteceu no sentido Boqueirão, mas a pista sentido Atuba está totalmente alagada.
Também na Linha Verde, uma pessoa foi atropelada no sentido São Paulo, logo após o viaduto da Avenida das Torres. Outra pessoa foi atropelada no cruzamento das ruas Nunes Machado e Cruz Machado.
Outro acidente aconteceu na Rua Luiz Leão, no Alto da Glória. Lá um motociclista perdeu o controle e bateu forte contra um poste.
No Bacacheri, um ônibus e uma moto bateram na Avenida Erasto Gaertner, em frente ao 5º Distrito Policial. Uma pessoa ficou ferida.
De acordo com o soldado Rodrigues, é necessário redobrar a atenção no trânsito durante chuvas, já que o trânsito fica extremamente complicado. “Todos precisam fica atentos, já que a pista escorregadia e a pressa causam coisas como essas”, disse.
Energia elétrica
De acordo com a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), 23 mil residências estavam sem energia elétrica por volta das 14h30 em Curitiba e região metropolitana. Apenas na capital eram 11 mil, sendo que o bairro Capão da Imbuia concentra 80% do desabastecimento devido a um problema em um alimentador da região.

Prefeitura Informa: Serviços de roçada, patrolamento e colocação de manilhas


WEBMASTER 3 DE NOVEMBRO DE 2014
A Prefeitura Municipal de Colombo por meio da secretaria de Obras e Viação informa aos moradores e motoristas que passam pelas ruas do município que realiza nesta semana os seguintes serviços:
Roçada:
Estrada da Graciosa
Avenida Santos Dumont
Tapa buracos (asfalto):
Rua Antônio Gentil
Rua Presidente Farias
Ruas da Vila Zumbi dos Palmares
Patrolamento:
Rua Inácio Scrok
Rua Teixeira de Lara
Rua Capistrano de Abreu
Rua Estados Unidos
Ruas do bairro Monte Castelo
Rua Jatobá
Rua Camélia
Rua Vitoria Regis
Rua Jequitibá
Limpeza de valeta e desobstrução de manilhas:
Ruas do bairro Monte Castelo
Colocação de Manilhas:
Rua João Pessoa
Rua José Vidolin
Rua Antonio Rogério da Silva Rosa
Rua Victor Tosin
Para tanto é preciso atenção redobrada dos condutores em função de ter homens e máquinas nestes locais realizando os trabalhos.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Professores pernambucanos visitam Escolas de Colombo


WEBMASTER 3 DE NOVEMBRO DE 2014

Dois professores da cidade de Caruaru estiveram em visita à cidade com o objetivo de conhecer o projeto informática Educativa

Durante visita os professores se encantaram com a utilização de informática durante as aulas nas escolas de Colombo
Durante visita os professores se encantaram com a utilização de informática durante as aulas nas escolas de Colombo
No último dia 30/11, a Secretaria Municipal da Educação Cultura e Esportes recebeu a visita de dois professores da cidade Caruaru no estado do Pernambuco. Os professores Mariana e Wellington que atuam na área da educação através da informática. Vieram conhecer de perto os trabalhos desenvolvidos na rede pública de ensino na cidade, através da informática em Salas de aulas e Laboratórios observando os professores e alunos em ação.
A visita aconteceu na Escola municipal Jardim Guarujá, onde a diretora Anália, a coordenadora e facilitadora Ana Regina e a facilitadora Silmara, os receberam demonstrando a utilização dos equipamentos disponibilizados. Os visitantes observaram a aula nas salas com lousas interativas e também nos laboratórios. Neste momento tiveram a oportunidade de interagir com as profissionais da educação em Colombo que se dispuseram a tirar todas as dúvidas.
Ao final os professores visitantes se mostraram encantados com o que viram e afirmando que voltariam à Caruaru encantados e fazendo a maior propaganda dos laboratórios e dos professores facilitadores.
Em todas as séries iniciais mais de 19 mil alunos recebem algum tipo de conteúdo através das aulas em laboratórios de informática   Os professores Mariana e Wellington ficaram encantados com o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação
Durante o mês de novembro estão previstas a chegada de visitantes de três cidades do estado de Santa Catarina que estarão também conhecendo o mesmo projeto em Colombo.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Moradores fecham parcialmente BR-277 por lombada elevada e dizem que passarela não adianta


Por Luiz Henrique de Oliveira e Bruno Henrique
travessadentro
Moradores pedem por lombada no trecho urbano da BR-277 (Foto: Bruno Henrique – Banda B)

Moradores no bairro Campina do Siqueira, em Curitiba, fecham parcialmente a BR-277 em frente ao Parque Barigui, na manhã desta terça-feira (4). Os manifestantes pedem com urgência a instalação de uma lombada elevada em frente a primeira entrada do parque. Segundo eles, a passarela 600 metros à frente, na saída do Barigui, não é suficiente.
Adir Gomes Peter teve a mãe morta atropelada há dois anos neste trecho e falou que não adianta nada uma passarela apenas na saída do parque. “Sou morador aqui há 30 anos. É necessário uma lombada no início da BR-277, no limite com a Mario Tourinho, na entrada do parque. Os moradores pedem por isso, porque na prática ninguém vai andar 600 metros para usar a passarela”, explicou à Banda B.
Outro morador que se identificou como Cássio Antunes disse que no local é necessário um redutor de velocidade dos carros. “Aqui é uma área urbana e tem que ser colocada uma lombada elevada pelo menos. Abre o sinal da Mário Tourinho e os motoristas passam dos 100 km/h. É um risco diário que os moradores passam e não adianta por outra passarela, tem que ser um redutor”, opinou.
Respostas
Segundo a Prefeitura de Curitiba, não havia ainda nenhum pedido de lombada ou sinaleiro para o local junto à Setran (Secretária de Trânsito). Por conta disso, uma equipe de agentes de trânsito foi ao local nesta manhã para verificar o que pode ser feito.

Galho encosta em rede de alta tensão e trabalhador fica pendurado em árvore levando choques


Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento


Um trabalhador passou por momentos de tensão o na tarde desta segunda-feira (3) na Rua Presidente Tancredo Neves, no bairro Cachoeira, em Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba. O homem de 38 anos ficou de cabeça para baixo em uma árvore levando choques durante um serviço de poda.
O bombeiro Vaz, de Almirante Tamandaré, explicou à Banda B o que aconteceu. “Ele estava podando quando um galho tocou contra a rede de alta tensão. O trabalhador ficou de cabeça para baixo levando choques , por cerca de uma hora, até quando a Copel desligou a energia e nós conseguimos retirá-lo”, descreveu.
Com queimaduras pelo corpo, o homem foi levado ao Hospital Evangélico. “O rapaz está consciente e acredito que vá se recuperar bem, mas as próximas horas serão importantes para saber se ele terá algum problema mais grave”, contou

Motorista capota carro, bate em dois postes, deixa bairro inteiro sem luz e foge


Por Danaê Bubalo



Já passava das 22h30 desta segunda-feira (3) quando moradores da Rua Francisco May, no bairro Vista Alegre em Curitiba, escutaram um forte barulho e um clarão no meio da via. Minutos depois os vizinhos do local perceberam que um veículo Palio, com placas da capital, tinha capotado na rua e derrubado dois postes de luz.
Segundo testemunhas, o motorista do carro é morador conhecido da região e fugiu depois do acidente. Ainda segundo os moradores, o motorista aparentava estar embriagado e não se machucou gravemente. Cerca de duas horas depois, o Batalhão de Polícia de Trânsito (Bptran) esteve no local e a Copel passou a madrugada consertando os estragos. Cerca de 100 famílias passaram a noite no escuro e o motorista causador da confusão ainda não tinha sido localizado.
A luz foi restabelecida por volta das 7h30 de hoje por equipes da Copel.

Polícia monta flagrante e prende trio que vendia ecstasy em Curitiba


Por Elizangela Jubanski e Danaê Bubalo



Três jovens foram presos na tarde desta segunda-feira (3) acusados de tráfico de drogas em Curitiba. A Polícia Militar (PM) montou um esquema tático para flagrar o momento da entrega de 50 ecstasy e depois de cerca de mais mil comprimidos. Rafael Carlos de Castro, 23 anos, Jean da Costa Silva, 23 anos, Antônio Aristeu Chagas Neto, 24 anos, foram presos em flagrante.
A denúncia aconteceu por volta das 15 horas. A informação era de que, no fim da tarde, um rapaz estaria se preparando para repassar uma boa quantidade de drogas para um outro elemento em um posto de combustíveis, no bairro Santa Felicidade.
Castro e Silva foram pegos em flagrante por uma dupla de policiais, que encontraram 50 comprimidos de ecstasy com os suspeitos. Questionado, Castro contou que comprou a droga de um fornecedor, no bairro Xaxim. Nessa residência, de Neto, os policiais encontraram 1.014 comprimidos e 23 gramas da droga, além de R$ 1,6 mil.
Neto não contou para a polícia de onde comprava a droga sintética. De acordo com o capitão Kredens, da Polícia Militar, o golpe aos traficantes foi avaliado em cerca de R$ 50 mil. “Recebemos uma denúncia de que esse homem faria uma entrega da droga em um posto de combustível. Junto com os policiais do serviço reservado montamos uma vigilância, realizamos a abordagem e encontramos escondido no porta mala as drogas. Depois, eles contaram onde conseguiram e apreendemos mais mil”, disse.
Além dos comprimidos, foram apreendidos cinco aparelhos celulares e dois veículos – um Audi A3 e um Corsa, ambos com placas de Curitiba. Os três acusados foram encaminhados ao Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac-Sul).