ENTREVISTA do vice prefeito ADEMIR GOULART a Radio Colombo WEb


Entrevista concedida no dia 11/11 na Radio Colombo Web aos apresentadores Ivan de Colombo e Nilton do Rim, o vice prefeito fez um balanço de 1 ano e 9 meses que está administrando nossa cidade junto  com a prefeita Beti Pavin. Nosso vice contou toda sua trajetória desde quando chegou em Colombo. Está imperdível.





Bandidos rendem segurança do Fórum de Colombo e fogem levando arma


Por Elizangela Jubanski

Dois bandidos renderam o segurança do Fórum da Comarca de Colombo, na região metropolitana de Curitiba, na manhã desta quarta-feira (12). O segurança foi obrigado a entregar a arma que levava no coldre: um revólver calibre 38. A ação aconteceu durante um período de movimentação no local.
O segurança foi rendido por volta das 10h30 quando estava em frente ao local. Dois homens se aproximaram a pé, dominaram o segurança e roubaram a arma. Um carro, ainda sem as características, dava cobertura aos dois.
Toda a ação foi gravada. As câmeras de segurança podem auxiliar a polícia a identificar os suspeitos.

Estação-tubo do Bigorrilho é assaltada pela terceira vez e pelos mesmos bandidos


Por Felipe Ribeiro e Antônio Nascimento

Uma estação-tubo do bairro Bigorrilho, em Curitiba, foi assaltada pela terceira vez e pelos mesmos bandidos na tarde desta quarta-feira (12). De acordo com testemunhas, a dupla chega em um veículo Celta e rapidamente “faz a limpa” no caixa.
estacaobruno
Foto: Antônio Nascimento – Banda B
Segundo os cobradores que atuam no local, as ações aconteceram todas nas últimas duas semanas e os passageiros já e procuram outras estações, já que muitas vezes não se sentem seguros.
Em nota, a Polícia Militar informou que o 1º Comando Regional, responsável pelo policiamento na capital, realiza um trabalho junto às estações tubos e linhas de ônibus em toda Curitiba. O trabalho é feito principalmente e primeiramente pelo Serviço Reservado, trabalho à paisana, que tem resultado em prisões e apreensões.
Além destes, os policiais fardados também fazem patrulhamento nas imediações dos terminais e estações tubos – que são próprios municipais e, portanto, também de responsabilidade da Guarda Municipal – para inibir a criminalidade, como furtos e roubos.
A PM também informa que em dias de jogos, por exemplo, o policiamento nestas regiões de terminais e estações tubo é reforçado com policiamento fardado, bem como em época de recebimento de salários e diariamente em horários de pico.
.

Carro é ‘atacado’ por enxame de abelhas e temor e que pessoas sejam as próximas vítimas Vídeo


Por Luiz Henrique de Oliveira


carrodentro
Abelhas se instalaram na lateral do carro e não saiam por nada (Foto: Meyri Mattoso)
Um carro ‘foi atacado’ por um enxame de abelha na Rua Recife, no bairro Cabral, em Curitiba, na tarde desta quarta-feira (12). O veículo só foi liberado depois da chegada do Corpo de Bombeiros, mas logo que os militares foram embora eles grudaram em outro veículo, segundo as testemunhas
A funcionária de uma clínica da região, Meyri Mattoso, gravou um vídeo sobre o caso e enviou ao Portal da Banda B, juntamente com fotos do enxame no carro. “Os bombeiros demoraram um pouco para chegar, mas nos ajudaram. Só que foi eles saírem e o enxame avançou contra outro veículo”, contou.
De acordo com ela, as pessoas correm risco de serem atacadas pelo enxame. “Aqui tem vários comércios e grande fluxo de pessoas. Nós acreditamos que o enxame está vindo do terreno baldio e queremos divulgação na mídia para que alguma autoridade faça alguma coisa”, descreveu.
Assista abaixo o vídeo do momento em que os bombeiros conseguem retirar o enxame do carro




Bandidos fazem arrastão em comércios na Av. Cândido Hartmann e levam até celular de frentista


Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento
assaltodentro
Postos de combustíveis foram assaltados em Curitiba (Foto: Antônio Nascimento – Banda B)
Pelo menos três bandidos armados fizeram um arrastão em dois postos de combustíveislocalizados na Av. Cândido Hartmann, próximo ao Parque Barigui, em Curitiba, no início da tarde desta quarta-feira (12). A Polícia Militar (PM) realiza buscas, mas até agora não conseguiuencontrar os suspeitos.
A primeira ação foi contra o Auto Posto Cascatinha, no limite do bairro Santo Inácio com o Cascatinha. “Eram três armados que chegaram a pé, mas acho que tinha outros dando cobertura em um carro. Eles levaram o dinheiro do caixa e dos clientes, até o meu celular foi levado”, contou à Banda B um frentista que não quis se identificar.
Para fugir, os marginais levaram um Citroen C3 de uma cliente que abastecia o carro. Em seguida a isso, foram até o Auto Posto Potencial, que fica na Av. Cândido Hartmann, esquina com a rua que dá acesso à Universidade Tuiuti. “Lá eles fizeram um novo arrastão e fugiram sem serem localizados”, descreveu o frentista, que pediu por mais policiamento na região. “Para ontem”.
Outro assalto
Quase que no mesmo horário, bandidos armados assaltaram uma ótica no bairro Jardim Paulista, em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba. Os marginais renderam as funcionárias e as colocaram no banheiro, levando relógios e também outros produtos.
A Polícia Civil investiga os casos.
.

Dentista é presa por tráfico de drogas e polícia diz que ela estava “armada até os dentes”


Da Redação com Polícia Civil
marina-presa
(Foto: Antônio Nascimento – Banda B)

dentista Marina Stresser de Oliveira, de 26 anos, foi presa em flagrante por policiais civis da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) no Xaxim, em Curitiba, na tarde desta terça-feira (11). Ela estava com o comparsa Ronaldo de Souza Araújo, de 25 anos, o “Roni”, quando foi abordada em um carro Megane na garagem do consultório.
O homem entregaria uma espingarda calibre 12 e uma pistola nove milímetros municiada para a odontóloga. Na sequência das abordagem, outras armas pesadas, munições e drogas foram encontradas com ela.
marina
(Foto: Antônio Nascimento – Banda B)
A delegada Camila Ceconello, titular da Denarc, afirmou que as investigações se iniciaram a partir de denúncias de que a dentista armazenava drogas no consultório. “A denúncia também dizia que ela contava com o auxílio de Roni, que costumava fazer algumas entregas de entorpecentes para ela, além do transporte de armas”, contou a delegada.
Com a informação de que Roni levaria uma arma para o consultório, na tarde de terça, os policias da Denarc fizeram uma campana no local e flagraram o momento em que ele chegou ao local no Megane, placas AJQ-8321, e estacionou na garagem do consultório. “Assim que Marina foi até o veículo, os policias fizeram a abordagem e, em revista ao automóvel, localizaram uma espingarda calibre 12 no porta-malas, além de uma pistola 9 milímetros municiada, escondida na parte traseira do banco do passageiro”, contou a delegada.
“Até os dentes”
Segundo a Polícia Civil, a dentista estava “armada até os dentes”. Em revista ao consultório, foram localizadas 30 munições de fuzil. Na residência da dentista, também no Xaxim, foram encontrados uma submetralhadora 9 milímetros, um carregador municiado com munições de 9 milímetros, 1, 3 quilos de crack, 2 quilos de maconha e uma balança. Em outra casa mantida pela dentista para armazenagem de entorpecentes, localizada no Campo do Santana, foram encontrados mais 13,5 quilos de maconha, uma balança de precisão e 4 munições calibre 38.
armas
(Foto: Antônio Nascimento – Banda B)
No total apreendemos uma submetralhadora Calico 9 milímetros, uma espingarda semiautomática calibre 12, L. Franchi, uma pistola 9 milímetros Cherokee com numeração raspada, uma pistola 9 milímetros, Read Warning, uma garrucha calibre 22, 72 munições, sendo 30 munições para fuzil calibre 7.62, 28 munições calibre 9 milímetros e 4 munição calibre 38, 15,5 quilos de maconha, 1,35 quilos de crack e duas balanças de precisão.
A dupla foi autuada por porte ilegal de arma de uso restrito. Marina também foi autuada por tráfico de drogas. Roni já tinha antecedentes criminais por receptação.
.

Prefeitura de Colombo Informa: Governo do Estado concede 10% de desconto no IPVA 2015


WEBMASTER 11 DE NOVEMBRO DE 2014

Iniciativa é para o pagamento à vista no próximo mês de dezembro

Prefeita Beti Pavin, o secretário da Fazenda, Marcio Strapasson e a diretora de Receita Tributária, Celia Bontorin Ceccon com os representantes da Receita Estadual, Osmar de Araújo Gomes e Aramis Batista Vieira durante reunião sobre o novo desconto do IPVA
Prefeita Beti Pavin, o secretário da Fazenda, Marcio Strapasson e a diretora de Receita Tributária, Celia Bontorin Ceccon com os representantes da Receita Estadual, Osmar de Araújo Gomes e Aramis Batista Vieira durante reunião sobre o novo desconto do IPVA
A Prefeitura de Colombo informa que o Governo do Paraná irá conceder em dezembro, 10% de desconto ao contribuinte que realizar o pagamento à vista do IPVA 2015. A nova lei, aprovada na última semana, não interfere nas normas atuais para pagamento do IPVA. Os proprietários de veículos podem pagar o imposto em cota única, em fevereiro de 2015, com 5% de desconto, ou em cinco parcelas, a partir de março.
“Esta iniciativa do Governo do Estado visa melhorar a arrecadação das duas esferas de governo, a estadual e a municipal para que o ano de 2015 comece com recursos em caixa para dar continuidade as obras do município”, destacou o secretário Municipal da Fazenda, Marcio Strapasson durante uma reunião com a Prefeita Beti Pavin, a diretora de Receita Tributária, Celia Bontorin Ceccon e os representantes da Receita Estadual, Osmar de Araújo Gomes e Aramis Batista Vieira.
A partir da segunda quinzena deste mês, a Receita Estadual enviará pelos Correios o boleto bancário para recolhimento do IPVA com desconto de 10%, com dados do veículo e cálculo do imposto. A correspondência será enviada aos contribuintes com o pagamento do IPVA em dia.
Contribuintes com dívidas de exercícios anteriores também poderão se beneficiar do desconto de 10%, só que deverão imprimir o boleto bancário pela internet, no portal da Secretaria Estadual da Fazenda: www.fazenda.pr.gov.br, acessando o link “IPVA”, com o número do Renavam.
Outra novidade do projeto é que os proprietários de veículos terão prazo máximo de 30 dias para comunicar a venda ao Detran, caso contrário, mesmo após a venda, o antigo dono poderá ser responsabilizado pelo pagamento do IPVA.
Arrecadação
Os municípios recebem 50% do valor arrecadado com o IPVA, de acordo com o número de veículos emplacados em cada localidade. Para o exercício 2014, o Detran registrou 4.170.833 veículos no Paraná. O aumento é 5,15% na comparação ao ano de 2013.
O imposto pode ser quitado diretamente no caixa de atendimento, com o número do Renavam, nas instituições bancárias credenciadas ao Governo do Paraná: Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Sicredi. Ou também por boleto bancário que deve ser impresso no site da Fazenda em “serviços rápidos”.
Com o IPVA em atraso o proprietário não recebe o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). O documento é de porte obrigatório, na forma original, e só é emitido após a quitação do licenciamento, das multas, além do Imposto.
O não pagamento do IPVA também impede a transferência de propriedade do veículo e a obtenção da Certidão Negativa de Débitos Tributários do Estado pelo proprietário.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: Cathiane Simões Kaminski/PMC

Mãe de Valentina relata os últimos momentos com a filha e diz que morte foi por infecção hospitalar


Por Denise Mello
valentina2
Valentina durante o internamento – Foto: Reprodução facebook
A mãe da pequena Valentina, a professora Amanda Vieira Rocha, fez um desabafo noFacebook na manhã desta quarta-feira (12). A filha, de apenas nove meses, morreu na segunda-feira (10), após complicações por ter passado por inúmeras cirurgias em razão de ter engolido uma presilha de cabelo no mês de outubro.
No relato hoje, bastante abalada, Amanda fala da dor da perda da filha e faz questão de colocar que a morte de Valentina “foi por conta de uma infecção hospitalar adquirida dentro do hospital…Não por conta da presilha engolida meses atrás”, diz ela em um dos trechos da postagem. A criança estava internada no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, que foi procurado pelaBanda B, mas ainda não se manifestou sobre a declaração da mãe.
Ainda na postagem, Amanda diz que ficou chateada pelo fato de alguns veículos de comunicação terem colocado que Valentina se foi por conta da presilha engolida “fazendo aparecer como se fosse uma mãe ruim”. Ela diz que essa informação “é equivocada” já que a morte teria ocorrido em função da infecção.
No post, Amanda diz: “Queridos amigos …a dor é imensa …a saudade maior ainda..mais eu estou bem… Prometi a ela que ficaria bem!
A Valentina se foi por conta de uma infecção hospitalar adquirida dentro do hospital… Não por conta da presilha engolida meses atrás… Estou muito chateada por conta de inúmeras reportagens em diversas emissoras com historias totalmente equivocadas… Dizendo até que minha filha se foi por conta da presilha engolida..e mais que era minha..fazendo parecer como seeu fosse uma mãe ruim… Deus confortou meu coração…se não fosse a presilha…seria um grão de arroz…mais passaríamos por isso de qualquer maneira… Por que a missão da Valentina era fazer milhões de pessoas se prostarem diante de Deus…se achegarem a Deus…”
Últimos momentos
Em uma declaração emocionante, a mãe relata ainda como foram os últimos momentos com a filha: “A infecção começou no rim…fígado…pulmão..e por último o coração…quando o batimento dela estava parando eu peguei ela no meu colo…
Cantei:
-Segura na mão de Deus..segura na mão de Deus…segura nas mãos de Deus e vai….
E ela se foi… Minha jóia mais preciosa descansou nos meus braços… Doiiiii…muuuito …mais eu vivi o meu luto ..chorei …gritei…mais me mantive forte..pois levei ela até sua casinha quentinha para o portal no céu!
Obrigada pelo carinho …obrigada de coração. amo vocês!”, finaliza.
Entenda o caso
A pequena Valentina, de nove meses, morreu no Hospital Pequeno Príncipe, nesta segunda-feira (10), após três meses de luta, em decorrência de complicações, que começaram após ela ter engolido uma presilha de cabelo. A notícia da morte foi dada pela própria mãe de Valentina, a professora Amanda Vieira Rocha, responsável por contar a história do tratamento da filha nas redes sociais e pedir por correntes de oração para a menina durante o período de tratamento. “E no meu colo a princesa descansou”, disse a mãe no facebook.
A história de Valentina foi compartilhada por muitas pessoas na rede social. Alguns posts feitos por Amanda chegaram a ter mais de 20 mil curtidas. A corrente online começou quando a menina foi internada em setembro e os médicos descobriram que uma presilha de cabelo estava no esôfago dela. Valentina então passou por uma cirurgia e parecia se recuperar, recebendo inclusive alta do hospital em meados de outubro, segundo o relato da mãe no facebook. Porém, no mesmo mês, ela teve complicações e precisou ser internada novamente e passar por novas cirurgias, até falecer na última segunda-feira.

Grave acidente na Rodovia dos Minérios deixa seis pessoas feridas, uma em estado grave


Por Luiz Henrique de Oliveira e Bruno Henrique
 (Fotos: BH – Banda B)

Um grave acidente entre um ônibus e dois caminhão deixou seis pessoas feridas, uma emestado grave, no KM 25 da Rodovia dos Minérios, em Rio Branco do Sul, na região metropolitana de Curitiba, no início da manhã desta quarta-feira (12). Ambulâncias de Curitiba e de Rio Branco do Sul prestaram atendimento aos feridos. A vítima em estado mais grave é uma mulher identificada apenas como Maria, que aparenta ter 50 anos. Ela foi levada ao Hospital Evangélico com traumatismo craniano.
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), um caminhão caçamba que fazia o sentido Curitiba invadiu a pista contrária, bateu contra outro caminhão e, em seguida, acertou em cheio um ônibus metropolitano da linha Curitiba/Rio Branco do Sul. Cinco pessoas feridas, inclusive a em estado mais grave, eram passageiras do ônibus. O motorista do caminhão que bateu de frente contra o ônibus teve ferimentos leves e o outro envolvido nada sofreu.
“O motorista do caçamba alegou que foi fechado por um carro e precisou desviar, invadindo a pista contrária. A batida de fato foi muito forte e o estado de saúde de uma das pessoas inspira cuidados. Já as outras vítimas tiveram apenas ferimentos leves”, descreveu à Banda B o soldado Cléber, da PRE.
Além da mulher ferida, outra vítima também foi levada ao Hospital Evangélico e quatro pessoas a um Hospital em Rio Branco do Sul.
.

Prefeitura de Colombo Informa: Sinalização e drenagem são realizadas em ruas do município


WEBMASTER 11 DE NOVEMBRO DE 2014
Rua Etelvina de Souza Crozetta
Rua Etelvina de Souza Crozetta
A Prefeitura Municipal de Colombo por meio da secretaria de Obras e Viação informa aos pedestres e motoristas que passam pelas ruas do município que realiza durante esta semana as seguintes obras:
Pavimentação:
Rua Enemézio do Rosário Junior – Execução de sinalização
Rua Maria de Lurdes dos Santos – Execução de sinalização
Avenida Portugal – Drenagem e serviços de pavimentação (alargamento de pista) assentamento de meio fio e regularização de base
Rua Cerro Azul – Drenagem e serviços de pavimentação (alargamento de pista) assentamento de meio fio e colocação capa asfáltica
Rua Araribóia- Drenagem e serviços de pavimentação (alargamento de pista), assentamento de meio fio
Rua Santa Maria – Obras de Drenagem, muro de contenção e assentamento de meio fio
Rua Luiza Guarise Tosin – Regularização de base do passeio e colocação de capa asfáltica
Rua David Rausis – Regularização de sub base e base
Rua Francisco Tanner – Regularização de sub base e base
Rua Raimundo Correia – Obra de contenção e assentamento de meio fio
Rua Caracas – Plantio de Grama
Rua Verginia Betinardi Dalpra – Execução de drenagem (execução das alas das aduelas)
Rua Etelvina de Souza Crozetta – Plantio de grama
Para tanto é preciso atenção redobrada dos condutores em função de ter homens e máquinas nestes locais realizando os serviços.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Fogo atinge casa com três crianças sozinhas no Santa Quitéria e uma delas morre presa no banheiro


Por Elizangela Jubanski e Danaê Bubalo



Um incêndio na noite desta terça-feira (11) atingiu a área de invasão da favela da Portelinha, no bairro Santa Quitéria, em Curitiba, e terminou na trágica morte de uma criança. O fogo começou em uma casa onde três crianças estavam sozinhas. Um delas, de 8 anos, ficou presa no banheiro e foi socorrida em estado gravíssimo por vizinhos. O garoto Eduardo Dominique Oliveira não resistiu e morreu hoje pela manhã (12) no hospital. O Corpo de Bombeiros demorou cerca de 1h30 para chegar ao local.
As casas de madeira ficam próximas a rua Rezala Simão, em uma área invadida há cerca de 10 anos. O fogo teria começado por volta das 18 horas e foi visto pelos vizinhos que correram para tentar apagar. O Corpo de Bombeiros foi acionado, no entanto, com a informação de que os filhos do casal que mora na casa ainda estavam no local, os próprios vizinhos invadiram na tentativa de resgatá-los. Três meninos de 6, 8 e 10 anos estavam dentro da casa. O mais novo e o mais velho conseguiram sair. A terceira criança gritava pedindo socorro, presa no banheiro, enquanto a casa pegava fogo.
Moradores relataram que, enquanto alguns tentaram quebrar as paredes do banheiro, outros enchiam baldes de água para apagar as chamas. A vizinha Maria do Carmo contou à Banda Bque após várias ligações, atendentes do bombeiros começaram a desligar os telefonemas de socorro. “A gente não sabia mais o que fazer vendo aquela situação e nada dos bombeiros chegarem. A gente ligava, ligava e chegou uma hora que eles começaram a desligar a ligação”, relatou.
Outro morador que ajudou no resgate da criança, Odilon Marques, se demonstrou revoltado com a demora do Corpo de Bombeiros e o descaso por ser uma comunidade. “Temos um relógio de água para 80 famílias. Se hoje, a gente tivesse pelo menos três relógios conseguiríamos tirar essa criança com mais rapidez e até salvar a casa. Não tinha pressão para encher os baldes. Tivemos que correr com água nas mãos e até se queimar”, relatou o morador, que vive no local há cerca de 6 anos.
A Polícia Militar (PM) chegou na Portelinha antes da equipe do Corpo de Bombeiros. Moradores foram truculentos com a chegada dos policiais e houve discussão. “A gente está aqui nessa região há mais de 8 anos querendo regularização. Já tivemos seis casas incendiadas. Se tivesse sido em um prédio bonito, tinham chego? Por que a gente mora em uma comunidade não tem prioridade?”, critica Marques.
Os vizinhos quebraram a parede do banheiro e resgatam a criança, que estava completamente queimada. Um morador, identificado como Bartolomeu, enrolou a criança em um cobertor e outro rapaz o levou às pressas para o Hospital do Trabalhador, no bairro Novo Mundo. Não há informações sobre onde os pais das crianças estavam.
Já com o fogo totalmente apagado e a criança socorrida, os moradores atacaram o caminhão do Corpo de Bombeiros, que chegou por volta das 19h30. Ninguém se feriu, mas o clima ficou tenso por causa da revolta dos moradores.
A avó das crianças foi até o local e contou que, antes de construir na Portelinha, a família morava em um contêiner. “Agora eles perderam tudo, meu Deus, tudo. Quem puder nos ajudar, temos as crianças. Os três meninos estudavam e perderem até mesmo os materiais escolares que estavam dentro da casa. Ficaram só com a roupa do corpo, perderam tudo”, disse Helena Gonçalves dos Santos.
A criança teve 90% do corpo queimado e foi internada no Hospital do Trabalhador. Horas depois, a criança foi transferida para o Hospital Evangélico, referência em atendimento à vítima de queimaduras, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na manhã de hoje. O corpo será recolhido a Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba.