Polícias do PR investigam imagens de nudez e sexo de pessoas uniformizadas


nu polícia
Carlos Ohara, Do UOL, em Curitiba
As polícias do Paraná investigam pelo menos três casos que envolvem imagens de nudez e sexo com pessoas vestindo uniformes das corporações.
No caso mais recente, a imagem de uma mulher seminua vestindo um colete da Polícia Militar está sendo vinculada a uma foto do rosto de uma policial militar.
As imagens começaram a circular inicialmente em grupos fechados do WhatsApp que reúne policiais e se espalhou pela internet. A foto da mulher seminua era enviada aos destinatários e, na sequência, também era compartilhada a foto com o rosto da policial, como se fossem a mesma pessoa. O Comando da PM quer identificar o autor da associação.
Além da investigação interna da PM, o caso também está sendo investigado pelo Núcleo de Combate aos Ciber Crimes (Nuciber), onde a policial registrou um boletim de ocorrência por crime contra a honra. Ela nega ser a pessoa fotografa sem roupa.
A militar também utilizou seu perfil no Facebook para comentar o caso. No texto, ela alerta que o caso não ficará esquecido e adverte o autor da postagem da foto que “você mexeu com polícia e não com criança”.
A assessoria de comunicação da PM informou que a corporação está estudando as medidas legais para identificar o autor da postagem. Em nota encaminhada à reportagem, a PM afirma que “ao funcionário público ofendido em situações de divulgação de imagens cabe buscar os seus direitos conforme legislação vigente e representar contra seu ofensor em uma delegacia, conforme o caso da policial militar citada nas mídias sociais”.
Em relação a foto da mulher seminua, a PM diz que “se ficar comprovado que seja uma policial, ou um policial que emprestou as vestimentas para a foto, fica este passível de responsabilização severa já que fere ética e moralmente a legislação castrense”.
Policia Civil
Em outro caso, a imagem de uma mulher ajoelhada sobre uma cama e vestindo uma camiseta preta semelhante às utilizadas por policiais civis do Paraná também circula por grupos do WhatsApp.
Na foto, a mulher porta uma arma, presa em uma calcinha branca. A arma se assemelha a uma pistola, também utilizada pela Policia Civil.
De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, a foto não contém elementos que possa levar a identificação da mulher, que está de costas. A coordenação da Polícia Civil admite haver semelhanças entre a camiseta e a arma –marca Taurus calibre .40– utilizadas na instituição, mas ressalva que a pistola pode ser um simulacro e o vestuário pode ter sido confeccionado sem o conhecimento da polícia.
Sem a identificação da mulher, a Polícia Civil coleta dados para saber a origem da foto, sem instauração de procedimento oficial. A assessoria de imprensa do órgão afirma que se for comprovada a condição de policial da mulher, ela poderá responder a procedimento interno e ser suspensa da função por um período de até 60 dias, por infração às normas da polícia.
Se a mulher não pertencer à instituição e se for comprovada que a arma é verdadeira, ela poderá ser indiciada por posse ilegal de arma. Quanto ao uso da camiseta, a Polícia Civil informou que não existe padronização das camisetas e apesar das semelhanças, cada delegacia pode confeccionar o vestuário para os policiais.
Guarda Municipal de Maringá
Em setembro, em Maringá, na região norte do Estado, a Guarda Municipal da cidade instaurou processo administrativo contra um membro da instituição investigado por ter postado um vídeo com cenas de uma relação sexual em um blog sobre fetiche por homens fardados.
Nas imagens, o servidor público aparece vestindo uma camiseta da guarda municipal durante uma relação com outro homem. O vídeo se espalhou pela cidade e motivou a abertura de uma investigação da corporação.
O diretor da Guarda Municipal de Maringá, João Carlos Virmond de Porto, disse que o funcionário foi identificado e, ao ser chamado para depor, confirmou estar utilizando a camiseta da corporação durante o registro do vídeo.
O homem também afirmou ser homossexual, mas negou que tivesse divulgado o vídeo íntimo. Ele não soube explicar como as cenas foram postadas no site.
Apesar das explicações, ele está respondendo a um processo administrativo e pode ser exonerado do serviço público por falta de decoro. A conclusão do processo deve ocorrer nos próximos dias. Até lá, o funcionário continua exercendo sua atividade na área interna da instituição, onde trabalhava anteriormente.

Juiz Sérgio Moro, unanimidade nacional


sergio-fernando-moro3
O juiz federal Sérgio Moro tem unanimidade a seu favor no mundo jurídico. O que dizem dele os juizes de tribunais superiores? Aplica para valer o rigor da lei, é avesso à exposição de sua imagem na mídia e vive repetindo que “todos são iguais perante a lei”. Ou seja: continuará à frente das investigações. O reconhecimento que a Polícia Federal errou no capítulo que envolvia José Carlos Cosenza, atual diretor de Abastecimento da Petrobras, é resultado de outra ação elogiada de Moro. Sempre há exceções, é claro. A banda fanática do PT faz que acredita que Moro age como age porque teria inspiração tucana. De morrer de rir.

Programação esportiva intensa agita o fim de semana em Colombo

JORNALISMO PMC 21 DE NOVEMBRO DE 2014

Corridas de 10km e 5 km, torneios de futebol, encontro de capoeira e provas de montain bike de 20km, 40 km e 60 km são alguns dos atrativos  Foto Osni Mendes

Colombo vem a cada dia conquistando maior destaque na promoção e apoio a eventos esportivos. Neste fim de semana, atletas de várias modalidades encontram na Cidade opções para se exercitar participando de competições que vão desde o futebol, corridas, capoeira até o montain bike.
Segundo o Diretor de Esportes Paulo Cesar Cardoso uma das determinações da prefeita Beti Pavin para o setor é a intensificação das ações que permitam a participação dos colombenses em atividades variadas. “Estamos remodelando o sistema de trabalho e estabelecendo boas parcerias. Queremos levar atividades esportivas à todos os bairros de Colombo, aumentar o leque de modalidades esportivas e popularizar o esporte.” Disse o Diretor.
Confira a programação dos eventos que serão realizadas no fim de semana:
Esquenta Panturrilha / Corrida
8ª Etapa do Esquenta Panturrilha
Sábado dia 22/11
O evento é uma realização da Nosso TIME Projetos Esportivos  em parceria com a Prefeitura de Colombo.
A prova consiste em Correr um circuito aproximado de cinco e 10 km, com largada e chegada no Parque da Uva em Colombo – PR.
Horário de largada: 16h00 (podendo haver duas largadas caso necessário a definir pela organização).
A duração máxima da prova está prevista para duas horas.
Esquenta panturrilha / Montain Bike
4º Etapa Esquenta Panturrilha MTB 2014Foto - Arquivo Departamento de Esportes
Dia: 23/11
Largadas a partir das 09 horas
Premiações a partir das 11horas
Local: Parque Municipal da Uva onde é realizada a maior festa do Município, a Festa da Uva e do Vinho em Fevereiro. O parque ainda conta com uma infraestrutura de churrasqueiras, trilha, local para caminhada, estacionamento, playground e sanitários.
Categoria Pró 60 km – Percurso com nível de dificuldade médio/alto será de 61,0 km, com altimetria desafiadora, ideal para ciclistas que treinam mais de 4 dias por semana e gostam de fortes desafios. Altimetria 1.400 metros.
Categoria Sport 40 km – Percurso com nível de dificuldade baixo/médio será de 39,4 km, ideal para ciclistas que treinam até três dias por semana e estão começando a gostar de grandes desafios. Altimetria 900 metros.
Categoria Light 20 km – Percurso com nível de dificuldade baixo será de 19,36 km, caracterizado por estradões, ideal para ciclistas que treinam de um a dois dias por semana, estão começando a pedalar e entrando no mundo das competições. Poderão conhecer a região em um percurso cultural e paisagístico.  Altimetria de 400 metros.
Capoeira
No Ginásio de Esportes Leandro Alberti no Guaraituba acontece no Sábado dia 22/11 das 09 horas ás 18 horas o Encontro de Capoeira grupo Raízes, o evento é parte das comemorações semana da Consciência Negra. Os organizadores do evento esperam 200 capoeiristas no evento que também será marcado pelo Batismo de novos capoeiristas e troca de cordões. Na oportunidade acontece o lançamento de CD Grupo Raízes com músicas para capoeiras tendo como instrumento principal o Berimbau.  O Encontro será aberto ao público com acesso gratuito.
Futebol de Areia
No Domingo 23/11, a partir das 09 horas, acontece na Toca do Chico, localizada na Colônia Farias mais um Torneio de Futebol de Areia organizado pelo Departamento de Esportes. Os interessados em participar deverão comparecer com suas equipes para inscrição no local com a doação de 20 kg de alimentos por equipe.  É o programa Esporte Solidário que após o evento, doará os alimentos para as entidades assistenciais do município.
Esporte no Bairro
A equipe do Departamento de Esportes estará atuando fortemente nas ações do Programa Nosso Bairro com a realização de um torneio de Futebol. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas a partir das 09 horas junto ao Colégio Estadual Vinícius de Morais.

Foto: Osni Mendes/Departamento de Esportes
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Prefeitura de Colombo realiza treinamento sobre Nota Fiscal Eletrônica


JORNALISMO PMC 21 DE NOVEMBRO DE 2014

Capacitação acontece em função do novo sistema de Gestão Pública implantado pela instituiçãonota fiscal

A Prefeitura de Colombo informa que por meio da Secretaria Municipal da Fazenda através dos representantes do Sistema de Gestão Pública da IPM e do Setor de Tecnologia e Informática do município, que acontecerá o início do novo módulo de Nota Fiscal Eletrônica e Fiscal WEB, às zero hora do próximo dia 01.
Para acessar o novo sistema será necessário efetuar as alterações disponibilizadas no site do municípiowww.colombo.pr.gov.br através do Portal do Cidadão e seguir o passo a passo disponibilizado na tela inicial. “A Prefeitura está modernizando seu sistema de informação e para isto está oferecendo ferramentas para os usuários utilizarem melhor os serviços”, destacou o secretário da Fazenda, Marcio Strapasson.
Para tanto irá promover um treinamento a todos os usuários do sistema (empresas do município, contadores, entre outros) em três datas: nos dias 25, 26 e 27 de novembro, das 8h30 às 17h30, no Pavilhão de Eventos do Parque Municipal da Uva. Os interessados em participar deverão escolher uma das três datas disponíveis e efetuar o cadastro no www.colombo.pr.gov.br, na barra lateral direita inferior, no link do Portal do Cidadão.
Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Receita Tributária – Divisão de Fiscalização através do email: fiscaltributario@colombo.pr.gov.br ou pelos telefones: 41-3656.8076 e 3656.8015.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Apresentação de capoeira mobiliza CMEI de Colombo


JORNALISMO PMC 17 DE NOVEMBRO DE 2014

Atividade busca formar cidadãos mais conscientes e tolerantes; ação aconteceu em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra

Alunos do Cmei Branca de Neve participam de apresentação de capoeira em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra
Alunos do Cmei Branca de Neve participam de apresentação de capoeira em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra
Aprender brincando. Foi com essa proposta que as crianças atendidas pelo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Branca de Neve, no bairro Cesar Augusto, participaram de uma apresentação de capoeira, na última quinta-feira (13). A instituição, que atende a 130 crianças com idade entre dois e cinco anos, abriu suas portas e deixou o preconceito de lado.
A proposta da atividade é fazer com que as crianças tornem-se cidadãos mais tolerantes com as diferenças, como explica a professora idealizadora da atividade, Vanete Camilo. “A formação de pessoas conscientes começa aqui e a intenção é mostrar para elas que a cor da pele e a raça não faz ninguém melhor, apenas diferente”, afirma.
A apresentação faz parte do projeto de Consciência Negra e Resgate a Cultura Afro-Brasileira e contou com a colaboração de professores de uma academia do município. Segundo Vanete, atividades como essa são um aprendizado não apenas para os alunos. “Até as professoras acabam aprendendo, descobrindo coisas que não imaginávamos. Acabamos adquirindo novas experiências junto com as crianças”, disse.
A atividade proposta foi em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
Foto: João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Mãe de menina que teve o rosto tampado pelo Papai Noel diz que ‘Magia do Natal’ se quebrou


Da Redação com TV Bandeirantes

A imagem que tomou conta das redes sociais e provocou a revolta de centenas de curitibanos se tornou um desafio para os pais da menina que teve o rosto tampado pelo Papai Noel no Shopping Palladium. Em entrevista ao telejornal Band Cidade nesta quinta-feira (20), a mãe Francielle Matte disse não saber se a responsabilidade pela atitude foi do Papai Noel ou se ele recebeu alguma ordem, mas recuperar a imagem que o Natal representa para a filha de três anos se tornou o desafio deste final de 2014. Um outro Papai Noel já entrou em contato com a família e deve visitar a mãe nos próximos dias.
papainoelpaladium
Foto: Reprodução
“O fato é que o Papai Noel colocou a mão no rosto da minha filha para evitar a foto. Talvez ele não seja o responsável, mas ficamos muito entretecidos. Pode parecer uma bobagem, mas o Natal para mim é magia, é amor, é encanto, felicidade. Pelo menos naquele momento, tudo se quebrou”, disse.
Também à reportagem da TV Bandeirantes, o pai Rafael Matte contou que a família foi até o shopping após a queda de energia no bairro Vila Izabel na última terça-feira e a atitude o revoltou. “Minha filha estava brincando no espaço e precisou passar por isso, a figura do Papai Noel não pode fazer isso”, comentou.
A postagem que ganhou centenas de compartilhamentos no Facebook foi feita na última quarta-feira. O principal motivo da revolta foi à impossibilidade de se tirar uma foto com o ‘bom velhinho’ sem ter que pagar pelas fotos do serviço profissional. De acordo com o Shopping Palladium, o Papai Noel já foi substituído.
Outro lado:
Em nota, o Shopping Palladium se manifestou por meio de nota, lamentando o caso e reiterando que essa não é a orientação do empreendimento.
Em relação ao fato ocorrido nesta quarta-feira (18), o Palladium gostaria de reforçar que possui um imenso cuidado na realização de todas as ações que envolvem os consumidores, principalmente quando lida com crianças, seus sonhos e fantasias. Vestimos o shopping com o que há de mais encantador para agradar as famílias na data mais esperada do ano. O serviço de contratação do Papai Noel é terceirizado, além disso são definidos processos para treinamento, higienização, e demais detalhes que envolvem os bastidores desse personagem.
Neste caso específico, lamentamos pela atitude errada e fora dos padrões do Papai Noel, gerado a partir de um sinal irregular do fotógrafo. Foi realizada uma reunião com o Papai Noel, que nos acompanha há seis anos e nunca teve nenhuma uma atitude irregular que comprometesse sua conduta, e a responsável pela empresa prestadora dos serviços, para a substituição da pessoa que representa o Papai Noel em nosso cenário. Também foi reforçada a orientação aos fotógrafos e equipe, pois qualquer pessoa pode tirar retratos de seus filhos com celulares e tablets, com toda liberdade.
Lamentamos imensamente o ocorrido e nos desculpamos publicamente por meio das mídias sociais, além de reforçarmos aqui o convite aos pais da criança para esclarecer os fatos e nos desculpar pessoalmente pelo ocorrido.

Entrevista da Valquíria Oliveira do Projeto Pró Criando para Rádio Colombo Web

Prédio do Shopping Total é vendido em leilão judicial e dono garante que é o comprador


Redação

Um grupo empresarial do Rio de Janeiro, ligado ao setor de shopping Center, arrematou o prédio do Shopping Total, em Curitiba, em leilão judicial realizado nesta quinta-feira (20). O imóvel de 41 mil metros quadrados e o terreno de 31 mil metros quadrados, no bairro Portão, foram arrematados por R$ 120 milhões, que era o valor mínimo do lance. As informações são doBlog Mirian Gasparin. Por meio de nota, a administração do Total garante que o terreno foi comprado pelos atuais donos, sem entrar em detalhes da ligação existente com o grupo carioca.
total
Um dos imóveis leiloados é o do Shopping Total
De acordo com a jornalista, que é especialista em negócios, o leilão realizado ontem, reuniu imóveis da massa falida do extinto Grupo Hermes Macedo e já é considerado o maior leilão judicial já realizado em todo o Brasil. Ao todo, foram arrematados três imóveis o que representou a arrecadação de R$ 136 milhões.
Segundo Gasparin, como o fato do Shopping Total não ter arrematado poderia fazer com que o proprietário tivesse em duas opções:  desocupar o local num prazo de 90 dias ou então poderá fazer um contrato de locação com o novo proprietário. Porém, o shopping nega a perda do leilão.
Até o momento, não foi revelado o nome do grupo comprador do imóvel, o que deve acontecer nos próximos dias com a efetivação do negócio.
Outros imóveis
No leilão também foi arrematado um imóvel nas ruas Barão do Rio Branco e José Loureiro, onde um dia funcionou a  sede das lojas  HM, pelo valor de R$ 15, 5 milhões. O comprador foi o empresário curitibano, João Carlos Ribeiro, que também é o presidente do Graciosa Country Club. Um grande empreendimento imobiliário deve ser construído no local.
O outro imóvel foi arrematado pela Igreja Pentecostal Deus É Amor que comprou  à vista, por R$ 1 milhão e dez mil reais, o local que um dia abrigou  a revenda de pneus e acessórios automotivos das Lojas Hermes Macedo, na esquina das Ruas Visconde de Guarapuava, Tibagi e João Negrão. Este espaço já vinha sendo ocupado pela igreja.
O dinheiro do leilão será utilizado para quitar os débitos emergenciais e dar início ao pagamento do Refis Estadual.

Homem não ouve namorado, usa drogas sem parar e morre com suspeita de overdose


Por Luiz Henrique de Oliveira e Danaê Bubalo


capaoraso
Caso de overdose aconteceu dentro de quarto de pensão (Foto: Danaê Bubalo – Banda B)
Um homem de 29 anos foi encontrado morto no quarto de uma pensão na Rua Professor João Mazzaroto, no bairro Capão Raso, em Curitiba, na noite desta quinta-feira (20). Segundo a Polícia Militar (PM), o rapaz estava usando cocaína com o namorado, que chegou a pedir para ele parar, mas não foi atendido.
“A informação é que ele teria usado drogas por muito tempo. O namorado disse que os dois tinham discutido enquanto acontecia o uso de cocaína. Este companheiro saiu e quando voltou encontrou o rapaz morto. A princípio foi um caso de overdose”, descreveu à Banda B o tenente Meira, da Polícia Militar (PM).
O Boletim de Ocorrência do caso será realizado na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Prefeitura de Colombo Informa: Sanepar realiza obras de deslocamento das redes de água na Rodovia da Uva


JORNALISMO PMC 19 DE NOVEMBRO DE 2014

Para executar o serviço é necessário fechar os registros, o que provoca a interrupção no abastecimento

Dois trechos de adutora e das tubulações são remanejados e um dos pontos é na chegada à sede do município
Dois trechos de adutora e das tubulações são remanejados e um dos pontos é na chegada à sede do município
A Prefeitura informa que a Sanepar prevê concluir até o dia 15 de dezembro o lote de obras de deslocamento das redes de água tratada assentadas ao longo da Rodovia da Uva, entre liga Curitiba e Colombo, que está sendo duplicada. Com a implantação das pistas duplas, trechos da adutora e das tubulações de distribuição assentadas onde será o leito da rodovia precisam ser remanejadas para as áreas de passeio. Para executar o serviço é necessário fechar os registros, o que provoca a interrupção no abastecimento de água em bairros de Colombo.
As equipes da Sanepar trabalham para remanejar dois trechos de adutora. Um dos pontos é na chegada à sede do município. A Sanepar atua em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), responsável pela obra na rodovia. A Companhia realiza os serviços de segunda a quarta-feira, período histórico de menor consumo de água na região.
Os avisos de interrupção no abastecimento e a previsão de normalização do fornecimento de água são publicados no site www.sanepar.com.br e divulgados pelos veículos de comunicação como notas de utilidade pública da Companhia.
Melhorias
Nesta semana, as equipes da Sanepar trabalham para remanejar dois trechos de adutora. Um dos pontos é na chegada à sede do município. No local já foi deslocada a adutora de distribuição de 250 milímetros. Agora, os serviços são de assentamento da adutora de 500 milímetros para transportar água tratada da Estação de Tratamento Karst até o reservatório Guarani, na Vila Guarani.
“Estamos aproveitando esta alteração na rede, exigida pelo DER, para implantar melhorias que vão proporcionar melhores condições operacionais”, diz o coordenador de Manutenção da Sanepar, Ricardo Nonato Mesquita.
Entre as melhorias estão a substituição de parte da tubulação, elevação do nível de assentamento da tubulação e instalação de registros. A estimativa é que nos 5 km de rede de água que devem sofrer intervenção, a Sanepar invista R$ 2,5 milhões.
A nova adutora está sendo assentada, além da faixa de asfalto, em PEAD (polietileno de alta densidade) ou em ferro fundido, materiais altamente resistentes, que garantem maior durabilidade e baixo índice de manutenção.
Duplicação
À medida que o DER avança com as obras na Rodovia da Uva, a Sanepar é chamada para fazer o remanejamento das redes. Para o próximo ano, está previsto o início de novos lotes de duplicação da estrada.
A obra é realizada pelo Governo do Estado e representa investimento de R$ 35 milhões. A conclusão de toda a duplicação está prevista para o segundo semestre de 2015.
Além dos 6,5 quilômetros de novas pistas duplicadas, a rodovia terá canteiro central, calçadas com rampas de acesso, ciclovia, iluminação e semáforos.
Foto: Ike Stahlke/Sanepar
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Secretaria da Saúde de Colombo realiza atividades relacionadas ao Hiperdia


JORNALISMO PMC 20 DE NOVEMBRO DE 2014

Destinado ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão e diabetes programa atendente aproximadamente 14 mil pacientes no município

Colombo promove atividades em alusão ao Dia Mundial de Diabetes, no município mais de 14 mil pessoas tem acompanhamento regular através do programa Hiperdia
Colombo promove atividades em alusão ao Dia Mundial de Diabetes, no município mais de 14 mil pessoas têm acompanhamento regular através do programa Hiperdia
A Prefeitura de Colombo, através da secretaria municipal da Saúde, aderiu à campanha do Dia Mundial de Diabetes. A iniciativa tem por objetivo promover ações que conscientizem a população sobre a importância da prevenção da doença e reuniu pacientes do programa Hiperdia para uma tarde onde o principal assunto foi o cuidado com a saúde.
As atividades no município se concentraram no clube Santa Mônica, no último dia 14. O grupo de hipertensos e diabéticos das Unidades de Saúde de Colombo participaram de uma aula laboral e dança de salão. Além disso, puderam fazer aferição de pressão e glicemia capilar. A coordenadora do Hiperdia, Nilcelia Sois, ministrou uma palestra sobre diabetes, e foi realizado ainda uma palestra sobre pé diabéticos e dinâmicas com mitos e verdades sobre alimentação.
Para o secretário municipal da Saúde, Fernando Aguilera, a realização de eventos como este incentiva os pacientes a não deixarem a saúde de lado. “O diabetes é uma doença que inspira cuidados diários e ações como esta estimulam os pacientes a cada vez mais estarem atentos com a sua saúde”, afirmou.
Hiperdia
O Hiperdia é um programa que se destina ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes, permitindo, assim, gerar informações e medicamentos para os pacientes cadastrados. Segundo a coordenadora das Unidades de Saúde do município, Mônica Motta, em Colombo aproximadamente 14 mil pessoas estão cadastradas no programa, destes 1.974 fazem uso de insulina.
Diabetes
O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando o aumento da glicose (açúcar) no sangue.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, no Brasil existem mais de 14 milhões de pessoas com a doença e 1/3 da população não sabe que possui. Por se tratar de uma doença silenciosa a melhor forma de combate é a prevenção.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: João Senechal/PMC

Prefeitura de Colombo realiza seletiva para apresentações na 52ª Festa da Uva


JORNALISMO PMC 17 DE NOVEMBRO DE 2014

Iniciativa vai selecionar bandas, grupos, trios, duplas e solo com o objetivo de incentivar e revelar talentos musicais; inscrições são gratuitas e vão até dia 04

Primeiros colocados apresentarão os seus trabalhos para o público da 52ª edição da Festa da Uva nos dias 06, 07 e 08 de fevereiro de 2015
Primeiros colocados apresentarão os seus trabalhos para o público da 52ª edição da Festa da Uva nos dias 06, 07 e 08 de fevereiro de 2015
Estão abertas as inscrições para os interessados em participar da 1ª Seleção de Bandas e Músicos de Colombo para se apresentar na 52ª Festa da Uva que acontecerá nos dias 06, 07 e 08 de fevereiro de 2015. Esta ação é uma realização da Prefeitura Municipal por meio da secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura através do departamento de Cultura.
A iniciativa que visa selecionar bandas, grupos, trios, duplas e solo também tem o objetivo de incentivar e revelar estes talentos musicais, valorizar os músicos, os compositores, os arranjistas e interpretes que residem em Colombo. Poderão participar somente os conjuntos que tenham entre seus componentes 50% dos integrantes que residam no município.
Os interessados poderão realizar as inscrições até o dia 04 de dezembro, de forma gratuita, levando uma mídia física (CD ou DVD) na Biblioteca Pública Municipal da Rui Barbosa ou na Sucursal Maracanã. Os artistas participarão somente em uma das quatro categorias que são: Música Sertaneja, Música Popular Brasileira (MPB), Música Gospel e Pop Rock.
De acordo com o secretário da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Antonio Ricardo Milgioransa, “esta seleção irá dar oportunidade para todos aqueles que um dia sonhavam em se apresentar e mostrar o seu trabalho para o grande público que todos os anos prestigia a Festa da Uva. Será o momento deste artista colocar o seu talento em evidência”, destacou.
Julgamento
A seleção e o julgamento acontecerá nos dias 11 e 12 de dezembro e serão avaliados e classificados por uma comissão julgadora composta por especialistas da área formada por músicos, maestros, produtores musicais e profissionais da área cultural, os seguintes quesitos: harmonia, melodia, ritmo, arranjos, execução e interpretação.
Após esta análise serão premiados com troféus, gravação de músicas inéditas, apresentação na 52ª Festa da Uva e cachê, os três primeiros lugares das quatro categorias (Música Sertaneja, Música Popular Brasileira (MPB), Música Gospel e Pop Rock). Já os classificados em 4º e 5º lugares ganharão troféu, participarão da 52ª edição e também receberão cachê.
Serviço:
1ª Seleção de Músicos e Bandas do Município de Colombo
Inscrições:
Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa
Endereço: Rua Zacarias de Paula Xavier, 470 – Centro
Contato: 41-3656.1400
Biblioteca Sucursal do Maracanã
Endereço: Rua Dorval Ceccon, 664 – Jardim Fátima
Contato: 41-3666.3464
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: João Senechal/Arquivo PMC

Prefeita participa da entrega de obras na Apae Colombo


JORNALISMO PMC 20 DE NOVEMBRO DE 2014

Instituição recebeu reforma no telhado, salas de atendimento, acessibilidade, novo sistema elétrico e hidráulico

Prefeita Beti Pavin e autoridades durante a entrega da reforma na APAE
Prefeita Beti Pavin e autoridades durante a entrega da reforma na APAE
A Prefeita Beti Pavin participou nesta quarta-feira, 19, da entrega da reforma na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Colombo, onde o Consulado Geral do Japão doou as benfeitorias avaliadas em cerca de R$ 240 mil que foram empregados na reforma do telhado, salas de atendimento, acessibilidade, sistema elétrico, hidráulico, entre outros.
“Lembro do trabalho para o início das instalações, das nossas primeiras parcerias e hoje estamos fazendo parte de um novo momento da história da instituição. Estamos atualmente com um forte convênio no atendimento aos nossos alunos e queremos ampliar para oferecer sempre um serviço de mais qualidade”, disse a Prefeita.
Para a diretora da Apae Colombo, Rita Aparecida da Silva, estas melhorias irão se refletir no dia a dia das aulas. “Tanto os nossos alunos quanto os profissionais que aqui atuam terão mais condições para desempenhar o seu trabalho e tudo isso vai facilitar a rotina e favorecer as atividades destes que precisam tanto da nossa atenção”, destacou.
No evento de entrega da reforma da escola de Ensino Especial Santa Gemma Galgani, estes alunos realizaram uma apresentação cultural de dança feita pelo grupo “Vem dançar comigo” e ainda a equipe Ryukyu Koku Matsuri Daiko efetuou uma demonstração de Taiko, que engloba uma variedade de instrumentos de percussão japoneses.
A reforma consistiu em obras no telhado, na modernização do sistema elétrico e hidráulico, nas salas de atendimento clínico (fonoaudiologia, fisioterapia, enfermagem), acessibilidade, salas de aula, trocadores para a higiene dos alunos, pintura, atendimento as normas do Corpo de Bombeiros e instalações de luz de emergência. As obras aconteceram de abril a agosto deste ano.
Alunos do grupo “Vem dançar comigo” realizaram uma apresentação de dança
Alunos do grupo “Vem dançar comigo” realizaram uma apresentação de dança
Conheça a APAE
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Colombo realiza um trabalho que visa proporcionar qualidade de vida e inclusão da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida. A Prefeitura de Colombo é parceira da APAE e, através de um convênio com a associação, encaminha professores, fisioterapeutas, transporte, motorista e combustível. Além de fornecer uniforme e material escolar aos alunos.
Segundo Beti Pavin, a parceria com a instituição é extremamente positiva, principalmente por se tratar de um projeto que auxilia pessoas que muitas vezes são excluídas da sociedade. “A APAE tem como uma de suas prioridades conceder oportunidade às pessoas com deficiência e assim inseri-las no convívio social. Poder contribuir de alguma forma para o desenvolvimento dessas pessoas é gratificante”, afirmou.
Atualmente 210 pessoas, entre crianças e adultos, são atendidas na APAE de Colombo. Organizados por turmas, os alunos passam por acompanhamento pedagógico, aulas de artes, educação física, fisioterapia e capoeira.
Estavam presentes além da prefeita Beti e da diretora Rita, a secretária da Educação e Esporte, Aziolê Cavallari Pavin, a coordenadora do Centro de Atendimento Especializado à Criança, Eliziane Chemin, o representante da vice-governadoria do Estado, Rafael Bertoldi, o cônsul Toshio Ikeda, a coordenadora da Câmara Brasil Japão, Massue Habasaki, a madrinha do Projeto da reforma, Laura Mituko Omoto, secretários municipais, vereadores, equipe de profissionais da escola e a população.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Diante do petrolão, mensalão seria julgado em ‘pequenas causas’

politica-mensalao-20130813-64-size-598
Para ministro Gilmar Mendes, valores desviados no esquema da Petrobras ‘são de outra galáxia’ se comparados ao mensalão
De Veja:
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta quinta-feira que o grande volume de recursos movimentados no esquema de desvios e fraudes em contratos da Petrobras coloca o escândalo político “em outra galáxia” e leva o julgamento do mensalão, o maior escândalo já analisado pela Suprema Corte, a um “juizado de pequenas causas”.
A Polícia Federal estima que o petrolão tenha lavado cerca de 10 bilhões de reais nos últimos anos. O mensalão, por sua vez, sangrou os cofres de instituições públicas e privadas em cerca de 173 milhões de reais.
“No caso do mensalão, falávamos que estávamos julgando o maior caso de corrupção investigado e identificado. Agora, a Ação Penal 470 teria que ser julgada em juizado de pequenas causas pelo volume que está sendo revelado nesta questão”, afirmou o magistrado.
Mendes fez coro à avaliação de investigadores de que os valores desviados no petrolão podem ser muito maiores do que os previstos inicialmente.

Morte de Thomaz Bastos afeta tática na Lava Jato, dizem advogados


Foto: Nelson Jr./Veja
marcio-thomaz-bastos-mensalao-foto Nelson Jr.-SCO-STF-VEJA
Do Painel, Folha de S. Paulo:
Com a morte de Márcio Thomaz Bastos, crimanalistas que atuam na Lava Jato lamentavam ontem a perda de “um interlocutor privilegiado” para essa fase da operação. O ex-ministro da Justiça prestava consultoria para a Odebrecht e para a Camargo Corrêa, mas sua atuação no caso ia bem além. Segundo o defensor de um dos executivos de empreiteiras preso em Curitiba, mesmo doente, ele trabalhava para “conseguir uma alternativa, ainda que punitiva, que permitisse a economia andar”.

Fernando Baiano, apontado como operador do PMDB, deve depor hoje na PF


Agência Brasil

O empresário Fernando Soares, conhecido como “Fernando Baiano”, deve prestar depoimento hoje (21) na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba, onde está preso. Ele se entregou à PF na terça-feira (18) depois de ser considerado foragido.
Em depoimento de delação premiada, o doleiro Alberto Youssef disse que o investigado arrecadava propina para o PMDB, por meio de contratos com a Petrobras. O advogado dele, Márcio Oliveira Filho, confirmou que o empresário tinha negócios lícitos com a Petrobras, mas negou que ele tenha qualquer ligação do partido. Em nota, a legenda repudiou a acusação.
Em relatório enviado quarta-feira (19) pelo Banco Central ao juiz federal Sérgio Moro, a instituição informou que foram bloqueados R$ 8,5 mil na conta do empresário no Citibank, e R$ 304 em outra conta, no Santander. Em entrevista na quarta-feira, o advogado Mário Oliveira Filho , disse que Fernando Soares faz “prospecção de negócios”. O representante do empresário disse ainda que não há obra sem propina no país.
.

Desespero faz mulher se jogar de altura de três metros para fugir de incêndio em Curitiba


Por Elizangela Jubanski e Danaê Bubalo


Uma mulher se jogou de uma altura de três metros para tentar se salvar de um incêndio na noite desta quinta-feira (20), no bairro Novo Mundo, em Curitiba. Maria de Lurdes Liberalino da Silva tem 56 anos e se assustou com as chamas.
Ela foi socorrida com ferimentos por causa da queda. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conteve o fogo, que não destruiu a residência.
O incêndio começou por volta das 21h30 e a residência fica na rua Coronel Herculano de Araújo. Segundo testemunhas, a mulher estava dentro de casa quando o fogo começou. Ela, rapidamente, subiu para essa laje tentando fugir das chamas. Não há informações sobre como esse incêndio teria começado. O Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) foi acionado e socorreu a vítima.
“Fomos acionados em um incêndio. Quando chegamos lá já estava controlado, mas durante o fogo essa mulher caiu da laje e ficou ferida. Ela não quis conversar com a gente, foi medicada e está consciente”, disse o socorrista Diego do Siate.
A mulher foi socorrida ao Hospital do Trabalhador e passa bem. O Corpo de Bombeiros esteve no local e controlou as chamas, que não destruíram a residência. Haverá perícia no local para investigação sobre o incêndio.
.