1ª Feira de adoção e conscientização animal acontecerá em Colombo


JORNALISMO PMC 24 DE NOVEMBRO DE 2014

Ação vai contar com uma Cãominhada que ocorrerá na trilha do Parque da Uvafolder animais

No próximo dia 14 (domingo) das 10 às 16h, acontecerá no Parque da Uva a “1ª Feira de Adoção e Conscientização de Aumigos de Colombo”. A ação tem o objetivo de sensibilizar a população para guarda responsável de animais domésticos, como também incentivar a adoção de cães de rua.
A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Meio Ambiente vem procurando dar auxílio no sentido de apoiar ações como esta e promover o debate deste assunto junto às escolas da rede pública de ensino, através dos Programas de Educação Ambiental, cujo tema abordado é a Guarda Responsável de Animais.
Este evento é uma iniciativa de um grupo de protetores independentes que retiram animais abandonados das ruas, cães e gatos, que na maioria das vezes estão em péssimo estado de saúde e higiene, recolhendo-os em seus lares e com suas próprias condições disponibilizam o tratamento e a cirurgia de castração, para que na sequência possam ser destinados para adoção.
Nesta feira, terão aproximadamente 30 cães, filhotes e adultos, que foram recolhidos das ruas do município e estão em lar temporário sob a responsabilidade das protetoras. “Todos os animais serão doados castrados, vacinados e saudáveis, prontos para encontrar um lar definitivo”, informa a engenheira ambiental da Prefeitura, Daniele Gasparin.
Para adotar será necessário ser maior de 18 anos, apresentar RG, comprovante de residência e assinar o Termo de Adoção. A ação, além da adoção de animais, também contará com atividades paralelas como venda de produtos para PET e uma Cãominhada que ocorrerá no período da tarde pela trilha do Parque.
Vale lembrar que neste dia não serão recolhidos animais e também não serão aceitamos doações de animais.
Serviço:
“1ª Feira de Adoção e Conscientização de Aumigos de Colombo”
Data: 14/12 (domingo) – Horário: das 10 às 16h
Local: Parque Municipal da Uva
Endereço: Rua Marechal Floriano Peixoto, 8771 – Centro
Contato: 41-3656.4849
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

No Monte Castelo em Colombo o Programa Nosso Bairro realiza diversas ações


JORNALISMO PMC 24 DE NOVEMBRO DE 2014

Durante todo sábado aconteceram atendimentos variados, prestação de serviços, atividades culturais e de lazer

Ginásio do Colégio Estadual Vinícius de Moraes recebeu diversos serviços e população aproveitou as atividades
Ginásio do Colégio Estadual Vinícius de Moraes recebeu diversos serviços e população aproveitou as atividades
Os moradores do bairro Parque Monte Castelo puderam ter os serviços e atendimentos da Prefeitura Municipal e instituições parceiras perto de casa durante todo o último sábado, 22, por meio do Programa Nosso Bairro, das 9 às 16h, que esteve no Colégio Estadual Vinícius de Moraes.
Operação tapa buracos, coleta de entulhos, patrolamento, limpeza e conservação passaram pelo bairro. “Promovemos e vamos continuar desta forma, realizando verdadeiros mutirões para devolver a ordem e a beleza em nossos bairros”, destacou a Prefeita Beti Pavin presente durante todo o evento.
 O diretor do Colégio Estadual Vinícius de Moraes, Gerson Bonierski, que abrigou e realizou ações no evento falou da importância em receber o Programa. “Nosso colégio esteve sempre carente de algumas ações efetivas e estas iniciativas despertaram na população um grande interesse. Portanto, esta parceria é muito bem vinda e a gente espera que ela se estabeleça por mais tempo.” Os alunos do Colégio promoveram uma feira do conhecimento com o tema: Meio Ambiente e Sustentabilidade.
 Serviços
Durante todo dia foram trabalhadas junto a população a legalidade da empresa, como abrir um negócio ou ampliar, linhas de crédito, seguro desemprego, cadastro do trabalhador, vagas de emprego e estágios e cursos profissionalizantes.
Os moradores levaram gratuitamente mudas de olerículas, orientações sobre como montar hortas suspensas e hortas em geral. Também averiguaram questões como alvará de licença, cadastro imobiliário, IPTU/Dívida Ativa, ITBI, ISSQN, nota fiscal eletrônica e demais serviços disponibilizados no portal.
Moradores passaram na sala da saúde para aferir a pressão arterial e glicemia capilar, entre outros serviços do setor
Moradores passaram na sala da saúde para aferir a pressão arterial e glicemia capilar, entre outros serviços do setor
A população pode consultar orçamentos para o Programa de Pavimentação Comunitária. Contaram com orientações sobre o programa de coleta seletiva e sobre os pontos de entrega voluntária de resíduos especiais junto ao caminhão da coleta seletiva (pilhas, baterias, medicamentos vencidos, lâmpadas, eletrônicos). 
 Dentro dos atendimentos aconteceram orientações sobre o saneamento ambiental, sistema de tratamento de efluentes/esgotos; prevenção a doenças como dengue; controle da população de cães, zoonoses e guarda responsável, aferição da pressão arterial, glicemia capilar, cantinho da amamentação, dicas nutricionais e orientações gerais sobre a saúde do homem, do idoso, sobre o câncer e as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
A dona Maria de Lourdes, 54 anos, aproveitou para verificar se estava tudo bem com sua saúde. “A correria do dia a dia faz com que a gente deixe de lado a nossa saúde. É importante que a prefeitura ofereça espaços como este para a gente”. E com o resultado dos testes ela pôde ficar aliviada. “Está tudo bem, agora posso ficar tranquila”, comemorou.
Ainda este dia 22, foi o dia da mobilização nacional da Campanha de Vacinação contra a Pólio e o Sarampo na unidade de Saúde do Monte Castelo e também nas outras 20 do município. A ação começou no último dia 08 e segue até esta sexta-feira, 28.
Esporte e lazer
A ação contou com espaço para contação de histórias, modelagem com massinha, pintura em guache, desenho, exposição, apresentação de teatro e de danças. Na parte esportiva aconteceram atividades de ginástica aeróbica, badminton e tênis de mesa.
As questões sociais foram tratadas por meio da atualização do CADÚnico, serviço de manicure e cabeleireiro. Foram prestados esclarecimentos aos mutuários sobre o Fundo da Habitação e cadastro da demanda habitacional.
A Secretária da Ação Social e Trabalho, Maria da Silva Souza disse que esta ação promove o acesso da população aos mais variados serviços que a Prefeitura oferece. “Grande parte das pessoas não dispoe de tempo, então esse é o momento de fazer a porta de entrada para todos e de todas as idades. Isso é inclusão”, declarou.
Alunos interagiram e se divertiram com a programação esportiva, de lazer e cultural preparada especialmente para o evento
Alunos interagiram e se divertiram com a programação esportiva, de lazer e cultural preparada especialmente para o evento
Gabriela Cristina, 12 anos, aproveitou o dia para cuidar das unhas. “Eu fiquei sabendo da ação do Nosso Bairro durante a aula, através da minha professora. Decidi vir, pois além de serem gratuitos, são de qualidade”, falou. E quem também aproveitou a oportunidade foi seu João Benedito da Silva, de 52 anos, que compareceu até o colégio para fazer atualização do CadÚnico. “Meu filho estuda na escola e fiquei sabendo por ele. Como era algo que eu já tinha que fazer, resolvi aproveitar a oportunidade”, afirmou.
Também participaram do evento o vice-prefeito, Ademir Goulart, os secretários da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Antonio Ricardo Milgioransa, da Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo, da Educação e Esporte, Aziolê Cavallari Pavin, da Fazenda, Marcio Strapasson, de Obras e Viação, Rubens Cardoso, da Informática, Mauricio Oliveira, da Comunicação, Amauri Cardozo, diretores de departamentos, técnicos dos setores, profissionais do colégio, vereadores e a população em geral.
A ação do Programa Nosso Bairro foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal e contou com o apoio do Colégio Estadual Vinícius de Moraes, da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sanepar e Copel.
Foto: João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
DSC_0053DSC_0217DSC_0933DSC_0931

Idoso fica gravemente ferido após ser atropelado por Inter 2 no São Francisco


Por Marina Sequinel e Antônio Nascimento

inter-2
(Foto: Antônio Nascimento – Banda B)
Um idoso de aproximadamente 70 anos ficou gravemente ferido após ser atropelado por umônibus da linha Inter 2 no bairro São Francisco, em Curitiba, na tarde desta segunda-feira (24). O caso aconteceu na Rua Roberto Barrozo, próximo a esquina com a Albino Silva.
Segundo o motorista do coletivo, que não quis se identificar, a vítima foi cruzar a rua, do lado direito para o esquerdo do transporte quando foi atingido. Bastante abalado, ele disse que não conseguiu frear a tempo.
O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) atendeu a ocorrência e o idoso foi encaminhado para o Hospital Evangélico em estado gravíssimo, com risco de morte.

Trio de “batedores de carteira” é preso durante operação policial em Curitiba


Por Marina Sequinel e Antônio Nascimento
trio-241114-bandab
(Foto: Antônio Nascimento – Banda B)

1º Distrito Policial (DP) de Curitiba desencadeou, nesta segunda-feira (24), uma operação para prender os chamados “batedores de carteira” que agem no Centro da cidade. A ação deve seguir até o final de dezembro, com a expectativa de que a movimentação nos comércios aumente devido às festas de Natal e Ano Novo.
Nesta segunda, a polícia prendeu três pessoas já com mandados de prisão por esse tipo de crime, foragidos do sistema penitenciário do Paraná: Carlos André de Souza Manzo, de 32 anos, Ademilson Jorge Ramos, 21 e Fábio Rodrigo de Souza, de 38. Outros três elementos com passagens criminais também foram localizados.
“Nós vamos intensificar as ações na região central e atuar de forma constante para combater esses furtos. É muito importante que as pessoas tomem muito cuidado ao sair às ruas com carteira, dinheiro ou eletrônicos. Senão, no mínimo descuido, você pode ser vítima desses criminosos”, concluiu o delegado Vinícius do 1º DP.

Polícia em MG prende quadrilha suspeita de fraudar vestibulares


'Hemostase II' prendeu 33 pessoas em BH, durante a realização de prova.
Investigação também ocorre em Teófilo Otoni (MG) e no Guarujá (SP).

Do G1 MG

Uma quadrilha suspeita de venda de vagas em vestibulares foi presa em Belo Horizonte, conforme informou a Polícia Civil nesta segunda-feira (24). De acordo com a corporação, 33 pessoas foram detidas neste domingo (23), durante a realização do processo seletivo na Faculdade de Ciências Médicas, na capital mineira. Nesta manhã, equipes de investigadores fizeramm diligências em outras duas cidades de Minas e São Paulo.
Segundo a Polícia Civil, o trabalho de investigação já durava oito meses e desbaratou a organização criminosa especializada em fraudar vestibulares de medicina e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), especialmente com a venda de vagas a um custo que variava de R$ 70 mil a R$ 200 mil.  A corporação informou que foram apreendidos cadernos de provas do Enem, gabaritos e comprovantes de depósitos.
A operação, batizada de Hemostase II, tem a participação do Ministério Público de Minas Gerais. Os detidos foram conduzidos para a sede de uma promotoria em Belo Horizonte, no bairro Santo Agostinho, na Região Centro-Sul, onde prestam depoimento desde a madrugada desta segunda (24). No fim da manhã, algumas pessoas começaram a ser liberadas.

"Com relação aos meus clientes, não serão soltos. Todos estão com prisão temporária decretada por cinco dias. Não se sabe se vai haver uma renovação deste pedido ou se vai haver prisão preventiva para um caso desses que são supostos chefe da situação", disse o advogado Délio Gandra, que representa os suspeitos de comandar o esquema.

Lúcio Adolfo, que defende cinco alunos detidos, diz que os clientes afirmam que não chegaram a usar o sistema de fraude. Todos eles, de acordo com o advogado, já foram liberados. Adolfo falou que três dos clientes foram soltos após pagamento de fiança. De acordo com o advogado, os outros não ficaram detidos por não ter sido encontrado nada que os incriminasse.
Operação Hemostase II apreendeu carros de luxo, em Belo Horizonte. (Foto: Alex Araújo/G1)Operação Hemostase II apreendeu carros de luxo,
em Belo Horizonte. (Foto: Alex Araújo/G1)
A polícia informou que o grupo detido inclui 11 integrantes da quadrilha e 22 candidatos que faziam a prova. A investigação aponta que a quadrilha era chefiada por dois mineiros: Áureo Moura Ferreira, que mora em Teófilo Otoni, e Carlos Roberto Leite Lobo, empresário que reside em Guarujá. Um policial civil de Governador Valadares, na Região Leste de Minas Gerais, também está preso.

Na casa de Ferreira, a polícia apreendeu dois carros e uma moto importados, aparelhos eletrônicos de escuta, computadores e documentos. "Nós encontramos aqui materiais envolvidos com a fraude, cadernos do Enem, uma grande quantidade de materiais que sinalizam para este tipo de fraude", disse o delegado Jeferson Botelho, que é superintendente de Investigação e Polícia Judiciária de Minas. Já no Guarujá, na casa de Lobo, foram apreendidos aparelhos de escuta e provas de vestibulares.

Hemostase I
A polícia detalhou o modo como o grupo agia. Na fraude, pessoas faziam parte das provas rapidamente, saiam com os resultados das questões e repassavam para os candidatos compradores das vagas por meio de transmissão eletrônica. Os equipamentos incluíam micropontos eletrônicos e um moderno sistema de transmissão de dados, que teria sido adquirido por US$ 200 mil. Segundo a polícia, médicos residentes e professores universitários participavam do esquema.

A Polícia Civil informou também que os alunos podem responder por fraude. Já os suspeitos de integrar a quadrilha podem responder por organização criminosa, além de fraude.

A Faculdade de Ciências Médicas afirmou que, ao ser informada da suspeita pela Polícia Civil, deu abertura para que a investigação prosseguisse. Ainda segundo a instituição, desde o início do processo seletivo neste domingo (23), havia policiais no campus e houve empenho para manter a integridade do vestibular. A faculdade afirma também que, até o momento, não houve prejuízo para o processo seletivo, não havendo motivo para o cancelamento. Os candidatos já identificados pela polícia vão ser excluídos, conforme previsão edital.
Em dezembro de 2013, durante a Operação Hemostase I, a Polícia Civil já havia desarticulado uma quadrilha que fraudava vestibulares de medicina em instituições particulares. Na ocasião, 21 suspeitos – entre estudantes, médicos e empresários – foram presos e tiveram os bens bloqueados. Ao todo, segundo a corporação, 36 pessoas foram indiciadas. Como na época foram levantados indícios de fraude no Enem, o caso foi repassado para a Polícia Federal
.

Motorista morre após carro bater de frente em caminhão


Carro foi parar embaixo de um caminhão de bebidas e ficou destruído.
Jovem de 18 anos morreu no local; pista ficou interditada por três horas.

Do G1 TO, com informações da TV Anhanguera

Carro desmanchou e ficou preso a caminhão durante acidente com morte na TO-080 (Foto: Joabe Silva/Divulgação)Carro ficou preso a caminhão durante acidente com morte na TO-080, no Tocantins
(Foto: Joabe Silva/Divulgação)
Um jovem de 18 anos morreu por volta das 10h (horário do Tocantins) desta segunda-feira (24) após um acidente no km 16 da TO-080. Marlon Carvalho Martins trafegava de carro no sentido Paraíso do Tocantins a Palmas, quando invadiu a pista contrária e bateu de frente com um caminhão carregado de refrigerantes. A batida foi tão forte que o carro de passeio ficou preso ao caminhão e quase totalmente destruído.
Pedaços do motor e das caixas de câmbio dos dois veículos ficaram espalhados no meio da pista. O Corpo de Bombeiros teve que jogar pó de serragem e areia na pista para conter o óleo derramado e evitar explosão. O jovem, que morava em Luzimangues, distrito de Porto Nacional, morreu no local. Ele estava sozinho no momento do acidente. O motorista do caminhão não se feriu.
Segundo a Polícia Militar, faltou guincho para retirar os dois veículos. Os Bombeiros contaram com a ajuda de um trator e de um caminhão munck para fazer o serviço. A rodovia ficou interditada nos dois sentidos e o trânsito foi liberado três horas após o acidente.
Acidente provocou a morte de um jovem de 18 anos na rodovia entre Palmas e Paraíso do Tocantins (Foto: Joabe Silva/Divulgação)Acidente provocou a morte de um jovem de 18 anos na rodovia entre Palmas e Paraíso do Tocantins
(Foto: Joabe Silva/Divulgação
)

Homem bate em carros no Boa Vista e bafômetro ‘quase estoura': “Nunca vi valor tão alto”, diz PM


Por Felipe Ribeiro e Antônio Nascimento
Foto: Antônio Nascimento - Banda B
Foto: Antônio Nascimento – Banda B

 
 
 
Um acidente aparentemente simples entre três carros ganhou uma atenção especial do Batalhão de Polícia de Trânsito (BpTran) na tarde desta segunda-feira (24) após o bafômetro de um dos envolvidos bater os 2,15 miligramas de álcool por litro de ar em Curitiba, sendo que atual legislação brasileira não permite uma medição acima de zero. A batida aconteceu no cruzamento das ruas Fernando de Noronha e Nicolau Scheffer, no bairro Boa Vista.
Foto: Antônio Nascimento - Banda B
Foto: Antônio Nascimento – Banda B
Aparentando ter cerca de 50 anos, o motorista mal conseguia ficar em pé e entre as palavras soltas garantiu que estava conduzindo a caminhonete Pampa desde Colombo, na região metropolitana. 
Segundo o subtenente Gonçalves, quando o bafômetro bate os 0,30 miligramas de álcool por litro de ar, o motorista já perde a noção de deslocamento e esse índice quase o levou ao coma alcoólico. “É uma medição muito alta, várias pessoas presenciaram a cena. Eu nunca vi uma medição tão alta, ele está quase dormindo dentro da viatura”, disse.
No local, a PM disse que agora deve levantar a documentação dos outros veículos e o encaminhar para a Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran).

Lava Jato: último foragido se entrega à Polícia Federal

Negromonte3An
O último foragido da sétima fase da operação Lava Jato da Polícia Federal (PF), Adarico Negromonte Filho se entregou na manhã desta segunda-feira (24) na sede da PF em Curitiba.
Negromonte chegou pouco depois das 11h da manhã à sede da PF no Santa Cândida acompanhado de sua advogada. Ele chegou a pé ao local e se recusou a responder às perguntas dos jornalistas.
A advogada Joyce Roysen já fez um pedido de revogação da prisão temporária.
Adarico Negromonte é irmão do ex-ministro das Cidades, Mário Negromonte (PP-BA) e é suspeito de ligação com o doleiro Alberto Youssef. De acordo com as investigações, ele entregada o dinheiro da propina de Youssef aos agentes públicos e aos partidos políticos.

Jovem assassinado no Jardim das América era filho de policial civil; motivação é um mistério


Por Luiz Henrique de Oliveira e Bruno Henrique


O assassinato do jovem Felipe Gomes Matheus, de 25 anos, que aconteceu no início da noite da última quinta-feira (20), no bairro Jardim das Américas, em Curitiba, ainda é considerado um mistério. A única informação nova que chegou à Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) é que Matheus é filho de um escrivão da Polícia Civil do Paraná, que atualmente trabalha em Campo Magro, na região metropolitana de Curitiba.
Responsável pela investigação do caso, o delegado Fábio Amaro, da DHPP, afirmou à Banda B,nesta segunda-feira (24), que a profissão do pai de Matheus não estaria PC DENTROrelacionada ao crime. “Não acredito nessa linha de motivação. O jovem não tem passagens pela polícia e seria morador de um local próximo dali. Por conta de tudo isso, é um mistério o que aconteceu naquele dia”, disse o delegado.
Amaro fez questão de deixar o telefone da DHPP para que informações sobre o caso sejam repassadas. “Podem ligar no 3360-1400. Ficamos no aguardo de pistas para prendermos os autores”, concluiu.
O crime
O crime aconteceu por volta das 18 horas da última quinta feira (20) e ninguém testemunhou ou ouviu disparos de arma de fogo. De acordo com o perito Silvestre, do Instituto de Criminalística, o jovem foi atingido por quatro tiros, sendo que dois deles acertaram a mão e um tiro chegou a atingir o celular da vítima.

Ganhador da Mega-Sena em Cianorte fez aposta simples; cidade não fala em outra coisa


Por Luiz Henrique de Oliveira
brasiliadentro
Aposta saiu na Lotérica Brasília, em Cianorte (Foto: Leonardo Dalarme)

Uma aposta simples com apenas seis números. Foi desembolsando R$ 2,50 que um morador de Cianorte, noroeste do Paraná, viu a sorte mudar e se tornou um milionário. Os números sorteados, 7 – 24 – 28 – 46 – 53 – 56, são pequenos em comparação ao prêmio conquistado naMega-Sena sorteada neste sábado (22), no valor de R$ 67.657.559,48.
O jogo foi feito na Lotérica Brasília, localiza no Centro de Cianorte. Dono do comércio há quatro anos, Leonador Dalarme, de 29 anos, confirmou que foi a primeira vez que um prêmio milionário saiu de lá. “Já tinha saído uma aposta de R$ 5 milhões da Dupla-Sena, mas isso antes de eu comprar a lotérica. A gente fica feliz em saber e espera que o movimento aumente nos próximos dias”, afirmou Dalarme à Banda B, em entrevista nesta segunda-feira (24).
De acordo com Dalarme, não dá para ter ideia de quem foi o apostador. “As pessoas estão tentando descobrir, mas quem ganhou já está bem escondido. O pessoal da Caixa esteve hoje pela manhã aqui e até agora o valor não foi retirado pelo sortudo. Vamos torcer para o raio cair duas vezes no mesmo local e quem sabe um apostador daqui levar a Mega da Virada”, falou.
Com população estimada em mais pouco mais de 70 mil habitantes, a Lotérica Brasília virou ponto turístico da cidade nesta segunda-feira (24). “Tem bastante curioso passando aqui para ver, vindo conhecer, porque não é algo comum de acontecer”, brincou.
Além do ganhador de Cianorte, um morador na cidade do Rio de Janeiro também levou R$ 67.657.559,48 na Mega deste sábado, acumulada em mais de R$ 130 milhões.
Outros prêmios no ano
Neste ano, outros quatro paranaenses levaram o prêmio máximo da MegaSena. Em maio, um morador em Curitiba ganhou quase R$ 3 milhões e um apostador de Loanda, no Noroeste, R$ 12 milhões. Em julho, um morador em Floresta ganhou R$ 3,4 milhões e, por fim, em setembro um curitibano ganhou R$ 7 milhões.

Jovem conquista garotas na balada, dá carona de Ecosport, mas tem surpresa na hora H


Da Redação


Um jovem de 25 anos achou que ia ter a noite dos sonhos após’ causar’ em uma famosa balada de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, mas a ‘casa caiu’. Tudo aconteceu durante a noite deste domingo (23), quando ele levava para casa duas garotas que tinha conquistado durante o evento. Em um carro roubado, o rapaz foi abordado por policiais militares e preso, na frente das conquistas.
A ‘carruagem da alegria’, uma Eco Sport, tinha sido roubada horas antes no Centro de São José dos Pinhais. Os policiais militares do serviço reservado tinham a informação, armaram campana e o prenderam no momento em que o rapaz achava que iria se dar bem. As garotas, que foram enganadas por ele. tiveram que voltar para casa a pé, logo após serem ouvidas na delegacia.
O suspeito foi autuado em flagrante na Delegacia de Pinhais. Ele é morador no bairro Emiliano Pernetta.
Com informações do Giro 190.

Em dois dias, PM aborda mais de 40 mil pessoas e prende 223 no Paraná


Da Redação


A Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou neste fim de semana a sexta edição da ‘Operação Três Planaltos’. Em dois dias, 44.167 pessoas foram abordadas, 223 presas e 59 adolescentes acabaram apreendidos em todos o estado do Paraná.
planaltos
(Foto:Divulgação PMPR)
Ainda durante a operação, foram apreendidos 20 veículos com alerta de roubo ou furto e 2.517 autos de infração de trânsito foram aplicados. Além disso, onze motoristas foram flagrados dirigindo com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa e 249 não a tinham. Outros 14 motoristas foram autuados por embriaguez ao volante.
Drogas e armas
Durante a operação, 120 kg de maconha, 360 g de cocaína e 540 g de crack foram apreendidos. Além disso, dez armas de fogo, duas armas de brinquedo e sete facas foram retiradas de circulação.
Segundo a PM, em seis edições, a Operação Três Planaltos já colocou atrás das grades 1336 pessoas.

Garotas mantidas em cárcere privado pedem socorro a vizinhos e sequestradores são presos


Por Elizangela Jubanski e Bruno Henrique

casal-atuba-esse-2
Ermínia é tia da jovem de 20 anos. Foto: BH/Banda B
Duas garotas que viviam em cárcere privado foram resgatadas de uma casa no bairro Atuba, em Curitiba. Uma adolescente de 15 anos e outra jovem de 20 eram obrigadas a fazer atividades domésticas sem remuneração e eram mantidas trancadas, sob vigilância dos donos da casa. Ermínia de Almeida Moura, 54 anos, e o companheiro José Pedro Medeiros Borges, 46 anos, foram presos em flagrante. Ainda, há suspeita de abuso sexual.
A adolescente vivia com o casal em Curitiba há cerca de dois anos. Eles são da cidade de Uruguaiana (RS) e a garota foi convidada para morar na capital pelo fácil acesso aos estudos. Já a jovem de 20 anos é sobrinha de Ermínia, morava na casa há cerca de dois meses, e também teria vindo para a casa da tia na promessa de fazer faculdade.
No entanto, de acordo com o delegado Vilson Toleto, responsável pelo caso, o casal reteve a documentação da adolescente e a obrigou a realizar os serviços domésticos, sem nenhum tipo de salário. A jovem trazida também da mesma cidade foi submetida às mesmas condições. “À noite, eram trancadas em uma edícula e proibidas de sair. Ficamos estarrecidos com isso, em pleno século 21, isso acontece. As duas vieram para cá para estudar, mas nunca frequentaram uma aula sequer”, descreveu.
casal-atuba-esse
Borges também pode responder por estupro. Foto: BH/Banda B
As garotas aproveitaram o momento em que o casal saiu de casa e esqueceu de esconder as chaves para fugir. Elas pediram ajuda na vizinhança e estavam em pânico. A Polícia Militar (PM) foi acionada e fez a prisão do casal.
“As meninas sofriam agressões, levavam tapas, arremessos de objetos, unhadas. Não tinham liberdade, saiam vigiadas e sofriam ameaças. Eles faziam as garotas conversar com as famílias pelo viva voz, sem poder contar o que estava acontecendo. Nos últimos meses, a adolescente contou que também passou a ser estuprada depois que era obrigada a tomar remédio para dormir”, contou o delegado Toledo.
A mulher é reincidente e já possuía um mandado de prisão em aberto pelo crime de manter uma pessoa em condição análoga à escravidão. Ela está detido em um Centro de Triagem I. Borges não possui nenhuma passagem pela polícia e está detido em uma cela separada. Os dois podem responder por sequestro e trabalho escravo. Caso se confirme, Borges ainda pode responder por estupro.
As garotas foram levadas ao Conselho Tutelar e na tarde desta segunda-feira serão submetidas a exames de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML).
Diante das suspeitas de abuso e de relatos da vítima, a adolescente também será submetida ao exame Beta HCG, que indica se a adolescente pode estar grávida do suspeito preso. As famílias das vítimas já foram contatadas.
.

Vizinhos não aguentam mau cheiro e descobrem corpo de mulher abandonado no mato


Por Elizangela Jubanski e Bruno Henrique

Vizinhos próximos a Estrada do Campestre, zona rural de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, estavam incomodados com um forte cheiro que vinha de um matagal há dias. No fim da tarde deste domingo (24), eles descobriram o motivo e acionaram a Polícia Militar (PM).
Por volta das 18h, os moradores resolveram seguir alguns cães que entraram e saíam do matagal durante todo o tempo. Parcialmente enterrado, eles descobriram um corpo em avançado estado de decomposição.
A Polícia Científica foi acionada e descobriu que o corpo era de uma mulher com cerca de 25 anos. De acordo com os peritos, a mulher foi deixada no local há, pelo menos, uma semana. A mulher vestia uma legging e blusinha branca. Exames complementares no Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba vão identificar a causa da morte e a identidade da vítima.

Homem deixa faca cair no chão durante briga de bar e é esfaqueado por inimigo


Por Elizangela Jubanski e Bruno Henrique

Uma briga de bar movimentou o fim da noite deste domingo (23) no bairro Uberaba, em Curitiba. Dois clientes iniciaram uma briga após terem ingerido bastante bebida alcoólica. Antoniel dos Santos, 32 anos, acabou esfaqueado no braço e precisou de socorro. O autor dos golpes não foi encontrado.
A confusão teria começado quando a própria vítima ameaçou um dos clientes que estava no bar, que fica na rua Luiz Venâncio. Embriagados, os dois discutiram e se agrediram dentro do bar, quando Santos deixou cair a faca que usava nas ameaças no chão. Segundo testemunhas, o outro homem aproveitou a distração, pegou a faca do chão e investiu contra Santos, que foi ferido gravemente no braço.
A faca ficou cravada no braço da vítima, que foi socorrida pelo Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate). Santos foi levado ao Hospital Trabalhador, sem risco de morte. O autor do golpe não foi encontrado, mas há testemunhas do caso que vão auxiliar a polícia. O caso será investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Curitiba, a Capital do Natal, terá programação com eventos gratuitos; confira


Da Redação com assessoria


Corais, concertos, feiras e missas trazem de volta o espírito de fraternidade do Natal. E Curitiba, que já é referência quando esta época do ano se aproxima, promove eventos gratuitos e em sua maioria com cunho solidário. A programação já possui diversas atrações confirmadas, portanto, quem está programando as férias de final de ano, já tem o destino certo: a capital paranaense. Confira os principais eventos:
NATAL
Palácio Avenida terá shows gratuitos à população (Foto: Divulgação)
Confira a agenda:
16º Concerto Beneficente Natalino de ÓrgãoDe 27 de novembro a 06 de janeiro, às 19h30, na Igreja Bom Jesus dos Perdões, na Praça Rui Barbosa;
32ª Feira de Santa Rita
De 28 a 29 de novembro, das 11h às 22h, no Expo Renault Barigui, anexo ao Parque Barigui;
Árvore Encantada
Dias 12, 17 e 19 de dezembro, às 20h30, no Hotel Radisson, na Av. Sete de Setembro,  no Batel;
Jaselka
Natal das Etnias, de 07 a 14 de dezembro, o dia inteiro, no Bosque Papa João Paulo II;
Auto de Natal
De 02 a 21 de dezembro, às 20h, na Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba;
Natal dos Anjos ConcertoDe 10 e 11 de dezembro, às 20h, do Teatro Positivo, no Grande Auditório;
Natal no Paço
Com decoração e projeção mapeada na Praça Riachuelo. Decoração de 02 de dezembro a 06 de janeiro e projeção dias 16, 17 e 18 de dezembro, às 21h;
NataleluiaDias 20, 21, 22, 23, 25 e 26 de dezembro, às 20h, exceto domingos, que será às 19h, na PIB – Primeira Igreja Batista de Curitiba, na Rua Bento Viana, no Batel;
Natal em Santa FelicidadeNos Vinhos Durigan, na Av. Manoel Ribas , 5455. Apresentação do Coral Allegro 6 de dezembro, ás 20 horas;
Coral do Palácio AvenidaSextas, sábados e domingos, de 28 de novembro a 14 de dezembro, às 20h15, no Palácio Avenida – HSBC, Calçadão da Rua XV de Novembro;
Concerto de Natal
Espaço Vida & Música. Dia 29/11 na Primeira Igreja Batista de Curitiba, na Bento Viana, 1200, ás 19h30 e dia 02/12, no Pequeno Auditório do Teatro Positivo, às 19h30;
Natal Majestoso no Shopping Curitiba
De 3 de novembro a 6 de janeiro, na Av. Brigadeiro Franco;
Musical de Natal da Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular de Curitiba
Na Rua Alberto Folloni, 143, no bairro Juvevê. De 13 a 20 de dezembro, a partir das 20h;
Natal de Luz com Jesus;
No Bosque Nossa Senhora de Salete, na Rua Lange de Morretes, no Jardim Social. Dias 19, 20, 21, 22 e 23 de dezembro, 20 horas
Feiras Especiais de Natalino
Na Santos Andrade, até 23 de dezembro, de segunda a domingo, das 10 às 21 horas. Na Praça Osório, até 23 de dezembro, de segunda a sábado, das 10 às 22 horas, e aos domingos, das 14h às 19 h;
Natal Alegria na Arena da Baixada
Evento organizado pela Prefeitura de Curitiba. Distribuição de presentes para 3 mil meninos e meninas de 6 a 12 anos e atrações
Natal no Bosque de Jesus
Na Rua João Guariza, 135, no São Lourenço. Dias 10, 13 e 19 de dezembro, 20 horas
Site Natal Curitiba
O CCVB – Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau dá continuidade ao site oficial www.natalcuritiba.com.br, com toda a programação de Curitiba. O portal foi projetado para oferecer os melhores serviços da cidade, city-tours, compras, gastronomia e entretenimento, locação de veículos e transportes, meios de hospedagens e pacotes de ceias, além de atualizações com notícias, novidades e atrações de Natal.
‘Expresso Solar’
Trem Natal Alegria 2014 da Serra Verde Express. Ajude as crianças e também concorra a prêmios. Confira mais neste link.