CMEI’s de Colombo apresentam projetos realizados nas unidades


JORNALISMO PMC 28 DE NOVEMBRO DE 2014

Em uma das atividades alunos tiveram seus trabalhos expostos na Regional Maracanã

Durante a reunião, representantes dos CMEI’s do município apresentaram balanço das atividades desenvolvidas com os alunos
Representantes dos CMEI’s apresentaram balanço das atividades desenvolvidas com os alunos
Valorizar o trabalho diário do professor junto aos alunos e a produção infantil. Foi com este propósito que representantes dos Centros Municipais de Educação Infantil-CMEI’s do município se reuniram com a equipe da secretaria da Educação e Esporte para fazer um balanço do que foi executado através dos projetos Mostra de Conhecimento e Melhorias Pedagógicas.
Na ocasião os representantes tiveram a oportunidade de relatar quais foram as atividades desenvolvidas e quais as otimizações pedagógicas realizaram ou realizarão no decorrer do próximo ano letivo. E a realização dos projetos foram propostas pela coordenação de CMEI’s, com o objetivo de iniciar a programação curricular de projetos pedagógicos na educação infantil, assim como valorizar os professores e alunos.
E foi através dessa iniciativa que se tornou possível a realização de uma exposição na Regional Maracanã. Com o tema “O que você quer ser quando crescer?”, os trabalhos que foram produzidos em sala puderam ser apreciados por familiares, profissionais da educação e demais cidadãos que passaram pelo local.
Para Auria Rosa, diretora geral dos CMEI’s, essas ações oportunizam o relacionamento da família junto à instituição de ensino. “Através do desenvolvimento destes trabalhos os familiares podem ver o que os alunos produzem em sala de aula. Além de ser uma oportunidade de valorizar o trabalho dos professores”.
Trabalhos produzidos pelos alunos ficaram em exposição no saguão da Regional Maracanã
Trabalhos produzidos pelos alunos ficaram em exposição no saguão da Regional Maracanã
Segundo a diretora, para o próximo ano os Projetos Pedagógicos ganharão ênfase nas ações curriculares dos CMEI’s, fortalecendo o processo de ensino aprendizagem da Educação Infantil.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: João Senechal/PMC

Prorrogada até o dia 12 a vacinação contra pólio e sarampo em Colombo


JORNALISMO PMC 28 DE NOVEMBRO DE 2014

Crianças com idade entre seis meses a cinco anos devem ser imunizadasDSC_0062

A Campanha de vacinação contra a pólio e o sarampo foi prorrogada até o próximo dia 12, em todas as unidades de saúde de Colombo. Os pais de crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos para a pólio, e de um ano a cinco anos para o sarampo devem levar seus filhos até a unidade mais próxima da sua casa e garantir a imunização nesta Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo.
Todas as 21 Unidades de Saúde do município estão aplicando a vacina do sarampo e dando doses da vacina contra a pólio. A meta do município é vacinar 95% da população alvo na faixa etária recomendada, que é em torno de 15 mil crianças.
Poliomielite
O Brasil não registra casos da doença desde 1990, e em 1994 recebeu da Organização Pan-americana de Saúde a certificação de área livre de circulação do vírus. A poliomielite, segundo o Ministério da Saúde, é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.
Sarampo
O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A sua transmissão acontece de pessoa para pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação. A tríplice viral, além de proteger do Sarampo, imuniza as crianças contra a Caxumba e Rubéola.
Assim como todas as vacinas, esta se encontra disponível nas 21 Unidades de Saúde, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Confira o endereço dos pontos que contam com este serviço:

Unidade de SaúdeEndereçoFone
Alexandre NadolnyR: Brasílio Pereira, 183663-4397
Alto MaracanãR: Abel Scussiato, 883606-0024
AtubaR: Ludovico Klindinger, 1503675-9563
BacaetavaR: Estradas das Grutas, 393656-5333
CaicR: Antonio Frc Scrok, 393562-7743
CapivariR: José Carrão, S/Nº3656-5175
GuaraitubaR: Genésio Moreschi, 2573666-1372
J.D. CristinaR: Cornélio Procópio, 4113666-4103
J.D. das GraçasR: Angelo F. Dalprá, 4573606-4103
J.D. ParanáR: Florindo Berlezi,333675-6359
J.D. OsascoR: Zacarias M. Meira, 5053606-2477
LiberdadeR: Felicio Falavinha,183562-1766
MauáR: Fortunato Taverna,1003675-8308
Monte CasteloR: Orquídeas, 7243666-9413
N.S. FátimaR: São Frcº Xavier, 023606-1507
QuitandinhaR: José Mª S.Paranhos, 783663-3041
Santa TeresaR: Colibri, 313656-6715
São DimasR: Presidente Farias, 433666-8388
São DomingosR: Ludovico Kachel, 1473621-1455
São JoséR: Atalaia, 11953666-4788
SedeR: José Leal Fontoura, 4073656-6364

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: João Senechal/PMC

Golpistas se passam por empresas famosas para conquistar “compradores” na Black Friday


Da Redação




O site Reclame Aqui, que está em regime de plantão nesta Black Friday, vem registrando centenas de reclamações de consumidores contra diversas páginas de compras pela internet nesta sexta-feira (28), mas uma empresa de eletrodomésticos o usou para fazer um alerta para consumidores. Golpistas estão se aproveitando do ambiente cheio de ofertas para criar e-mails com ofertas falsas em nome de marcas conhecidas.
O alerta fica por conta de links piratas, no qual os golpistas buscam apenas o número do seu cartão de crédito antes de desaparecer. Entre outros problemas está a busca para instalar programas maliciosos, que podem vir a fornecer senhas para bandidos.
O site do Magazine Luiza está em 6º lugar no ranking de reclamações desta Black Friday e fez o alerta sobre e-mails falsos enviados em nome da empresa: “Orientamos todos os clientes que ignorem essas mensagens, não abram eventuais arquivos anexos e não acionem os links, pois normalmente são arquivos executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário.”
Prazo de entrega chegando a 50 dias
Outro problema registrado pelo Reclame Aqui é o longo prazo de entrega. Há casos de previsão de mais de 50 dias. De qualquer modo, é importante ficar atento ao valor do frete, que em alguns casos é apontado pelos consumidores como uma forma de compensar o desconto no preço do produto.

Acidente entre cinco carros deixa viaduto parcialmente interditado em Curitiba


Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento
(Fotos: Antônio Nascimento – Banda B)

Um acidente entre cinco carros deixou o trânsito complicado no Viaduto do Colorado, na pista sentido Rua Mariano Torres, na região do bairro Prado Velho, em Curitiba, na tarde desta sexta-feira (28). Ninguém ficou ferido, mas devido à quantidade de carros envolvidos, entre eles uma viatura da Polícia Militar (PM), o trânsito seguia lento e em meia pista.
A tenente Jeniffer, do Batalhão de Polícia de Trânsito (Bptran), afirmou que não se trata de um engavetamento. “Aconteceu uma primeira batida traseira e um dos carros foi tentar desviar, bateu no guar rail e acertou outro carro, que também acertou um terceiro. A viatura ainda foi colhida por um dos veículos. Foi um acidente muito complexo”, explicou à Banda B.
Além da viatura que levava um preso para exame de corpo e delito, se envolveram na colisão um Fiat Uno, um Cross Fox, um Toyota Corolla e um Toyota Etios. “Só vi o carro voando e acertando a minha traseira. Foi tudo muito rápido e felizmente apenas danos materiais”, disse o motorista do Etios.
Até o fechamento desta reportagem, por volta das 15h, os carros ainda estavam no viaduto e os trabalhos de retirada devem levar mais algumas horas.

Sessão na Câmara de Itaperuçu termina em quebradeira entre vereadores; assista


Por Marina Sequinel e Luiz Henrique de Oliveira

Uma sessão da Câmara de Vereadores de Itaperuçu, na região metropolitana de Curitiba, terminou em quebradeira nesta quinta-feira (27). Após um desentendimento devido à eleição da direção que ocorreu em março deste ano, dois participantes se exaltaram e viraram as mesas em frente a eles, derrubando tudo.
confusao-itaperucu
Desentendimento levou à quebradeira da Câmara. (Foto: Reprodução)
A confusão foi gravada por várias pessoas que estavam no local. Segundo Ivo Faria, do Jornal Expresso, a eleição, que decidiria os representantes da mesa diretiva para 2015, teria sido invalidada pelo atual presidente, o que revoltou os vereadores Pio Moraes (PP) e Derso Pontes (PP) – eleitos, respectivamente, presidente e primeiro secretário para o próximo ano.
“A decisão aconteceu porque dois vereadores envolvidos na falsificação do Diário Oficial, que resultou em prisão pela Polícia Federal e no afastamento deles em outubro, teriam votado em março. Daí a invalidação do processo e a escolha de uma nova eleição”, explicou Faria à Banda B.
De acordo com ele, revoltado com a decisão, Moraes foi o primeiro a virar a mesa. O vídeo mostra que, segundos depois, Pontes faz a mesma coisa. Enquanto Moraes bate o copo na frente do presidente da sessão, Pontes joga uma cadeira na mesma direção por duas vezes.
A reportagem tentou entrar em contato com a Câmara Municipal de Itaperuçu para conversar com os vereadores envolvidos no caso, mas ninguém atendeu ao telefone até o fechamento desta matéria.
Assista ao vídeo abaixo:
(Concedido pelo Jornal Expresso)




Suspeito furta mulher no Batel, é detido pela população e levado com risco de morte ao hospital


Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento
linchamento
Suspeito foi detido e linchado pela população (Foto: Rose Santos)

Um jovem furtou uma secretária dentro de um biarticulado e foi agredido na saída da estação-tubo Coronel Dulcídio, na Av. Sete Setembro, no bairro Batel, em Curitiba, na tarde desta sexta-feira (28). O estado de saúde do suspeito é considerado grave e com risco de morte.
tubodentro
Suspeito estava inconsciente após ter apanhado (Foto:Daniele Cristiane)
“Quando chegamos o rapaz já estava aqui desmaiado após ter sido agredido pela população. Eles conseguiram segurar o suspeito, mas alguns se exaltaram e fizeram o linchamento. O estado de saúde dele é gravíssimo”, explicou à Banda B o guarda municipal Emérson.
O suspeito foi identificado como Carlos Henrique, de 20 anos. “Este jovem vinha fazendo outros furtos nos ônibus, segundo testemunhas, e acabou hoje sendo detido. Nós viemos em apoio para efetuar a prisão, mas na verdade ele precisa ir com urgência ao hospital”, disse.
A mulher assaltada pelo suspeito conversou com a reportagem e negou as agressões. “Não vi ninguém batendo, só os rapazes o segurando”, limitou-se a dizer. Apesar disso, a guarda e outras testemunhas garantem que o rapaz foi linchado.
Com risco de morte, Carlos Henrique foi encaminhado ao Hospital Cajuru.

O mundo mais triste morre Roberto Gómez Bolaños, criador de Chaves e Chapolin


Comediante morreu aos 85 anos em casa no México.
Ele tinha saúde 'frágil' e vivia com a esposa Florinda Meza em Cancún.

Do G1, em São Paulo
Dono de frases antológicas como "ninguém tem paciência comigo" e "não contavam com a minha astúcia", que marcaram gerações de fãs em toda a América Latina, Roberto Gómez Bolaños, criador dos seriados "Chaves" e "Chapolin", morreu nesta sexta-feira (28) aos 85 anos. Bolanõs foi humorista, escritor, ator, produtor de cinema, televisão e teatro.
A causa da morte, ocorrida às 14h30 (horário do México) em casa em Cancún, não foi confirmada. Em fevereiro deste ano, quandoRoberto Bolaños completou 85 anos, um parente confirmou à agência de notícias Efe que a saúde dele era “frágil” e que ele permanecia quase o tempo todo na cama, com acompanhamento 24 horas por dia.
Segundo a CNN mexicana, o ator Edgar Vivar, que interpretou o Senhor Barriga, disse que o corpo do comediante será levado à Cidade do México, onde será velado.
Edgar Vivar deu seu depoimento à Televisa: "Estou em estado de choque. Não pensei que me fosse afetar tanto. Meu telefone não para de tocar. Um abraço compartilhado com milhões de pessoas do mundo. Vou lembrar dele sempre com sorriso e com ânimo. Temos que agradecer a Deus. Seu bom humor é a maior lembrança."
"Roberto, você não vai, permanece em meu coração e em todos os corações de tantos a quem fez feliz. Adeus Chaves para sempre", disse no Twitter Edgard Vivar.
 Chaves (Roberto Bolaños) posa ao lado dos personagens Jaiminho (Raúl Padilla), Dona Clotilde (Angelines Fernández), Chiquinha (Maria Antonieta de Las Nieves), Professor Girafales (Rubén Aguirre) e Dona Florinda (Florinda Meza) (Foto: Divulgação/SBT)Chaves (Roberto Bolaños) posa ao lado dos personagens Jaiminho (Raúl Padilla), Dona Clotilde (Angelines Fernández), Chiquinha (Maria Antonieta de Las Nieves), Professor Girafales (Rubén Aguirre) e Dona Florinda (Florinda Meza) (Foto: Divulgação/SBT)
"Obrigado por fazer tanta gente feliz e por todos os momentos maravilhosos que compartilhamos no grupo. Descanse em paz, Roberto", disse Maria Antonieta de Las Nieves, que interpretou a Chiquinha.
Prefiro morrer do que perder a vida"
Chaves, personagem de Roberto Gómez Bolaños
"O México perdeu um ícone, cujo trabalho transcendeu gerações e fronteiras", disse o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto.
"Foi um bom companheiro, amigo, irmão e um dos melhores escritores dos últimos tempos no México", disse Ruben Aguirre, que interpretou o professor Girafales.
Trabalho reconhecido no mundo
"Chaves" foi o programa mais visto da televisão mexicana e foi dublado em 50 idiomas, segundo a Televisa.
Foto de maio de 2006 mostra Roberto Bolaños durante uma entrevista para a agencia de notícias Reuters em sua casa na Cidade do México (Foto: Henry Romero/Reuters/Arquivo)Foto de maio de 2006 mostra Roberto Bolaños durante uma entrevista para a agencia de notícias Reuters em sua casa na Cidade do México (Foto: Henry Romero/Reuters/Arquivo)
"Talvez o meu mérito foi conseguir, sem tentar, abordar um ambiente que existe no mundo inteiro", refletiu Bolaños sobre o sucesso de Chaves em uma entrevista à agência de notícias Reuters.
"Trabalhei muito neste personagem, que tem qualidade", explicou ele, "mas a resposta exata eu não sei".
Além disso, Bolaños escreveu roteiros de 50 filmes no México e atuou em 11. No Twitter, ele tinha mais 6 milhões de seguidores.
Roberto Bolaños, o Chaves, e Edgar Vivar, o Sr. Barriga, em encontro no Auditório Nacional da Cidade do México, em fevereiro de 2012 (Foto: Eduardo Verdugo/AP)Roberto Bolaños, o Chaves, e Edgar Vivar, o Sr. Barriga, em encontro no Auditório Nacional da Cidade do México, em fevereiro de 2012 (Foto: Eduardo Verdugo/AP)
Trajetória
Roberto Bolaños tirou seu apelido do dramaturgo William Shakespeare, cujo diminutivo em espanhol era "Chespirito". Há alguns anos, ele se mudou para Cancún, no México, junto com a mulher Florinda Meza, a Dona Florinda da série.
Bolaños nasceu na Cidade do México em 21 de fevereiro de 1929. Estudou engenharia, mas nunca exerceu a profissão. Praticou boxe e era um fanático torcedor do clube de futebol América. Começou sua carreira profissional na publicidade, onde começou a trabalhar em roteiros.
Casou-se pela primeira vez com a escritora Graciela Fernández, com quem teve seis filhos. Só em 2004 oficializaria seu casamento com a atriz Florinda Meza, a Dona Florinda. Aos 80 anos, perguntaram a ele sobre a sua relação de décadas com a atriz Florinda Meza. "Já estamos há 30 anos casados", respondeu. "Temos um casamento sólido que só a morte acabará com ele... ou a Shakira!".
Escultura de 9m de altura de personagem interpretado pelo mexicano Roberto Gómez  Bolaños está exposta em frente a shopping (Foto: Luis Robayo/AFP)Escultura de 9m de altura de personagem interpretado pelo mexicano Roberto Gómez Bolaños está exposta em frente a shopping (Foto: Luis Robayo/AFP)
Ganhou o apelido de Chesperito do diretor de cinema Agustín P. Delgado por causa do 1,60 de altura.

Foi só em 1968 que começou sua carreira de ator, na emissora TIM, em séries como “Los Supergenios de la Mesa Cuadrada” e “El Ciudadano Gómez”, em espaços de 30 minutos de duração aos sábados.
Foi só na década de 1970 que começaram a ser exibidos as séries que fizeram de Bolaños um gigante do humor: "Chespirito", "Chapolin" e "Chaves". A partir de 1973, quase todos os países da América Latina tinha na programação de TV episídios dos programas.
Roberto Gómez Bolaños (sentado) e ex-atores de "Chaves" participam de evento no México (Foto: AP/Eduardo Verdugo)Roberto Gómez Bolaños (sentado) e ex-atores de "Chaves" participam de evento no México (Foto: AP/Eduardo Verdugo)
O jornal mexicano "Excelsior" cita a seguinte declaração de Bolaños a um TV espanhola sobre seu personagem mais famoso no Brasil: "Chaves, ainda que carecendo de quase tudo, é otimista, aproveita a vida, brinca, se emociona e tem o maravilhoso dom que é a vida"
No começo da década de 1990, Bolaños decidiu aposentar "Chaves" e "Chapolin" e resolveu apostar em "Los Caquitos", em que interpretava o ladrão Chómpiras (que ganhou no Brasil o nome de Chaveco).
Chaves era um dos personagens e segmentos do programa "Chespirito" que começou a ser exibido no México em 1971. O primeiro capítulo de "El Chavo del Ocho" (como era conhecido o personagem nos outros países de língua espanhola) foi transmitido em 20 de junho de 1971.
Rubén Aguirre contrancena com Roberto Bolaños em episódio de 'Chapolin' (Foto: Divulgação/SBT)Rubén Aguirre contrancena com Roberto Bolaños em episódio de 'Chapolin' (Foto: Divulgação/SBT)
O sucesso das histórias do menino sardento de 8 anos que vive dentro de um barril foi tanto que seu programa era transmitido para quase todos os países da América Latina já em 1973. Chaves foi dublado para mais de 50 idiomas e transmitido em países distantes do Tailândia, China, Japão e Grécia.
A série foi produzida originalmente entre 1971 e 1980, como programa independente, e entre 1980 e 1992 como esquete do programa de variedades "Chespirito", que Bolaños estrelou na rede de TV Televisa. No total, foram 290 episódios, contabilizou o ator ao jornal chileno "La Nación".
A série "Os Simpsons" homenageou Bolaños com o personagem Pedro Chespirito, que aparece sempre vestido de abelha e fala frases em espanhol.
Roberto Gomes Bolaños durante apresentação da fundação Chespirito na Cidade do México em 2008 (Foto: Francisco Vega/AFP)Roberto Gomes Bolaños durante apresentação da fundação Chespirito na Cidade do México em 2008 (Foto: Francisco Vega/AFP)
Roberto ficou conhecido no México pelo nome de Chespirito. Mas foram os programas "Chaves" e "Chapolin", ainda exibidos pelo SBT, que ficaram mais famosos no Brasil.
Distante da televisão, Bolaños explorou a sua veia literária com um livro de poemas e uma autobiografia, "Sem Querer Querendo".
Em um dos seus livros, "O Diário de Chaves", revela alguns dos mistérios da série. Ele conta, por exemplo, que Chaves não morava dentro de um barril, mas no apartamento número oito, e que o recipiente era apenas para se esconder quando estava triste ou era perseguido.
Casados na vida real, Florinda Meza e Roberto Bolaños interpretavam Dona Florinda e Chaves (Foto: Divulgação)Casados na vida real, Florinda Meza e Roberto Bolaños interpretavam Dona Florinda e Chaves (Foto: Divulgação)
Apesar de ter vivido em concubinato com Florinda por 27 anos, os valores de Bolaños eram conservadores. Inclusive, chegou a participar de uma campanha contra a legalização do aborto na Cidade do México.
Nunca escondeu suas convicções políticas e apoiou a campanha do conservador Vicente Fox, cuja eleição em 2000 rompeu com mais de 70 anos de governo do Partido da Revolução Institucional.
Apaixonado por futebol, Bolaños chegou a se encontrar com o astro argentino Diego Maradona, que o agradeceu por tê-lo divertido com os seus personagens e ele aproveitou para retribuir por tê-lo deleitado com suas proezas dentro do campo.

Perseguição movimenta noite no Juvevê e prisão só acontece por causa de árvore


Por Luiz Henrique de Oliveira e Danaê Bubalo
juvevedentro
Corsa só parou porque bateu contra uma árvore, após fuga desenfreada (Foto: Danaê Bubalo – Banda B)

A busca por assaltantes de uma farmácia na Avenida Erasto Gaertner, no bairro Juvevê, em Curitiba, protagonizou uma fuga de três jovens no ‘estilo do game GTA’, durante a noite desta quinta-feira (28). Após furar vários sinais e entrar na contramão, os suspeitos, embora não envolvidos no roubo ao comércio, foram presos com uma arma. Tudo porque no meio do caminho estavam a Polícia Militar (PM) e também uma árvore.
A PM recebeu informações do crime e começou a patrulhar a região na tentativa de localizar os suspeitos. Na Rua Padre Germano Mayer, os policiais, da ROTAM do 20º Batalhão, se depararam com um veículo Corsa, com três indivíduos em atitude suspeita. Ao tentar abordar o trio, o motorista do carro fugiu em alta velocidade, furando sinais e entrando na contramão.
“Na esquina da Rua Jaime Balão, o motorista do carro perdeu o controle do veículo e atingiu uma árvore. Antes de serem abordados, os homens dispensaram um revólver calibre 32 que foi encontrado próximo do local do acidente. Os três não foram identificados e nem reconhecidos pelas vítimas do assalto, mas foram encaminhado ao Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão, o Ciac-Sul, para prestar esclarecimentos, devido a fuga da abordagem e ao porte da arma”, explicou à Banda B o soldado Grandizoli, da PM.
gta-600x338
Personagens do game GTA
Game GTA
Testemunhas que acompanharam a confusão disseram que o rapaz preso parecia personagem do game GTA. O jogo permite que o personagem simule ações contra a lei com ataques, trocas de tiro e violentos confrontos. É considerado um dos maiores lançamentos da história dos videogames e foi o jogo mais vendido no Brasil em 2013.
.

PREFEITA BETI PAVIN INAUGURA INSTITUTO BEIJA FLOR NO GUARAITUBA -VÍDEO


Nessa manhã de sexta feira dia 28/11 foi inaugurado na Av. João Batista Stoco, 256 no Guraituba, antiga sede da Sociedade Guaraituba, o Instituto Beija Flor que irá atender crianças carentes no contra turno escolar com várias atividades. A inauguração contou a  presença da prefeita Beti Pavin e dos eu vice prefeito Ademir Goulart e da Secretária de Ação Social e Trabalho Maria de Souza, que disse para nossa reportagem, da importância de mais essa entidade em nosso município para atender crianças em vulnerabilidade social. O presidente da Câmara Municipal de Colombo Pelé acompanhado dos vereadores Ratinho e professor Waldirlei Bueno também prestigiaram a inauguração.  Amanhã sábado dia 29 a partir das 16 horas estará aberto para receber a população com distribuição de pipoca, algodão doce e com várias brincadeiras.




Inauguração do Instituto Beija Flor em Colombo - Fotos

Nessa manhã de sexta feira dia 28/11 foi inaugurado na Av. João Batista Stoco, 256 no Guraituba, antiga sede da Sociedade Guaraituba, o Instituto Beija Flor que irá atender crianças carentes no contra turno escolar com várias atividades. A inauguração contou a  presença da prefeita Beti Pavin e dos eu vice prefeito Ademir Goulart e da Secretária de Ação Social e Trabalho Maria de Souza, que disse para nossa reportagem, da importância de mais essa entidade em nosso município para atender crianças em vulnerabilidade social. O presidente da Câmara Municipal de Colombo Pelé acompanhado dos vereadores Ratinho e professor Waldirlei Bueno também prestigiaram a inauguração.  Amanhã sábado dia 29 a partir das 16 horas estará aberto para receber a população com distribuição de pipoca, algodão doce e com várias brincadeiras.




Vereador Ratinho, Vice Prefeito Ademir Goulart e Vereador Professor Waldirlei Bueno



O Instituto Beija-Flor - IBF foi constituído em 30 de novembro de 2010, sob a forma de associação beneficente. É uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com sede no município Colombo - Paraná.

Temos os seguintes objetivos:

1. Executar programas e projetos de atendimento social a crianças, adolescentes e suas respectivas famílias em situação de vulnerabilidade social.

2. Manter programas de educação complementar no contra turno escolar mediante ações socioeducativas, pedagógicas e culturais.

3. Estimular o pleno exercício da cidadania através do desenvolvimento de ações que promovam a inclusão cultural.

4. Estimular o voluntariado.

5. Promover a ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos, a democracia e os outros valores universais.

6. Influenciar políticas públicas relacionadas à infância e à adolescência, segundo os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente.

7. Organizar, promover, apoiar, realizar cursos, seminários, debates, treinamentos, estudos, pesquisas, entre outros correlatos à missão desta Associação.


Em Colombo avó toma café com neto, sente aperto no peito após ele ir embora e descobre o motivo


Por Luiz Henrique de Oliveira e Danaê Bubalo


O aperto no peito sentido pela avó do jovem Alisson dos Anjos dos Santos, de 18 anos, por volta as 20h desta quinta-feira (27), tinha um motivo. O neto dela tinha acabado de ser assassinado, pouco depois de visitá-la no bairro Monte Castelo, em Colombo, na região metropolitana de Curitiba.
colombo
Jovem morreu minutos depois de tomar café com a avó (Foto: Danaê Bubalo – Banda B)
“Era um menino tranquilo. Um pouco antes tinha ido lá em casa e eu fiz um cafezinho para ele. Entrei em casa e de repente escutei barulho de bombinha e já me deu um aperto no peito. Senti na hora, mesmo sem ver, que tinham matado o Alisson. Vieram me falar que mataram o meu menino. Não sei o motivo disso”, descreveu a avó à Banda B, bastante emocionada.
O crime aconteceu na Rua Jequitibá. A tenente Jéssica, da Polícia Militar (PM), falou em dificuldades para entender o que aconteceu. “Nenhuma testemunha esteve aqui para comentar se os autores estavam a pé ou em algum veículo. Não temos nada de informações. A princípio, o jovem não tem passagens pela polícia”, descreveu.
A Polícia Civil de Colombo investiga o caso.
.