Homem é assassinado por falso oficial de justiça na porta de casa


Por Marina Sequinel e Antônio Nascimento
morto-colombo
Local da ocorrência. (Foto: Antônio Nascimento – Banda B)

Um homem de 44 anos foi encontrado morto na frente da casa casa em que morava, na Vila Zumbi, em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, na tarde desta segunda-feira (1º). De acordo com a Polícia Militar (PM), um rapaz desceu de um Peugeot prata, onde estava uma mulher, bateu na porta da residência e disse que era oficial de justiça.
Em seguida, ele atirou cinco vezes contra Marcos Roberto Fernandes, que morreu na hora. O autor usou uma pistola nove milímetros para cometer o homicídio.
Ainda não há informações sobre o motivo do crime. O corpo foi recolhido ao Instituto Médico Legal e a delegacia da cidade vai investigar o caso.

Homens são mortos em diferentes pontos da Grande Curitiba e ninguém sabe dizer o que aconteceu


Por Felipe Ribeiro, Bruno Henrique e Antônio Nascimento

O corpo de um homem ainda não identificado foi encontrado no final da manhã desta segunda-feira (1°) na Rua Miguel Couto dos Santos, no bairro Pinheirinho, em Curitiba. O local é um terreno baldio conhecido pelo intenso consumo de drogas na região.
Foto: Bruno Henrique - Banda B
Pinheirinho (Foto: Bruno Henrique – Banda B)
De acordo com a Polícia Militar, a vítima estava abraçada a um cobertor e morreu após ser baleado na cabeça.
No local, ninguém soube dizer à PM quem seria a vítima e o motivo pela qual foi morta.
A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso.
São José dos Pinhais
Em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, outro corpo foi encontrado na Estrada do Guaraú, na Colônia Rio Grande. De acordo com a PM, a vítima foi morta a facadas no rosto e já estava em avançado estado de decomposição.
A Delegacia de São José dos Pinhais investiga o caso.

Taxista fica ferida após acidente com biarticulado no Centro de Curitiba


Por Felipe Ribeiro

IMG-20141201-WA0017
Foto: Stephanie D’Ornelas – Colaboração
Uma taxista de 47 anos ficou ferida no começo da tarde desta segunda-feira (1°) após bater contra um biarticulado no cruzamento das ruas Treze de Maio e Presidente Faria, próximo a Estação Central, no Centro de Curitiba.
De acordo com a Polícia Militar, é provável que algum dos envolvidos tenha furado no semáforo, vindo a colidir contra o outro veículo.
O Siate foi acionado e encaminhou a taxista ao pronto-socorro do Hospital Cajuru, mas ela demonstrava estar consciente.
A Secretaria de Trânsito de Curitiba (Setran) orienta o trânsito na região, mas como não houve bloqueio, os veículos fluem com certa tranquilidade.

Cliente é vítima de bala perdida em saída de hipermercado na RMC


Por Marina Sequinel e Antônio Nascimento

Uma mulher de 27 anos morreu após ser atingida por uma bala perdida em Araucária, na região metropolitana de Curitiba, na noite deste domingo (30). A auxiliar administrativa Carla Egle de Lima Schimaida saía de um hipermercado com o marido quando foi atingida no rosto.
Ela chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo a Polícia Civil, houve uma troca de tiros entre um guarda municipal (GM) e um homem desconhecido na frente do estabelecimento.
carla1
Carla saía do hipermercado com o marido quando foi atingida. (Foto: Reprodução/Facebook)
A situação começou quando uma funcionária do hipermercado saiu e foi abordada pelo indivíduo. Teria acontecido uma discussão quando o guarda, que estava de folga e passava pelo local, perguntou para a mulher se estava tudo bem. Ela respondeu que sim. Nesse momento, o homem atirou em direção ao guarda, que revidou.
Durante o confronto, uma bala atravessou o vidro de um Golf que saía do estacionamento. O projétil passou de raspão nas costas do motorista, marido de Carla, e atingiu o rosto dela. O guarda foi baleado na perna e levado ao hospital.
Ainda de acordo com a Polícia, a funcionária do hipermercado já prestou depoimento na manhã desta segunda (1º) e disse que não conhecia o homem que a abordou. Apesar da declaração, a polícia também trabalha com a hipótese de que ela discutia com alguém próximo. O corpo de Carla deve ser sepultado na capela do Cemitério Jardim Independência, em Araucária, nesta terça-feira (2). A delegacia da cidade investiga o caso.

Coritiba vence e garante permanência na Série A

Foto: Divulgação Coritiba
Foto- Divulgação Coritiba
Na noite de hoje, no estádio Independência, o Coritiba venceu o Atlético-MG por 2 a 1 e garantiu a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. Carlinhos e Leandro Almeida marcaram os gols do Coritiba, Pedro Botelho descontou para o galo. No próximo domingo, pela última rodada do campeonato, o Coritiba recebe o Bahia no Couto Pereira. O confronto contra o time baiano será a última partida de Alex como profissional.

‘Eu perdi a eleição para uma organização criminosa’, diz Aécio


AECIO-vale
Do Globo:
O senador Aécio Neves (PSDB-MG), candidato à Presidência derrotado nas eleições de outubro, afirmou que não perdeu nas urnas para um partido político, mas para uma “organização criminosa” existente em empresas apoiadas pelo governo da presidente Dilma Rousseff (PT). A declaração foi dada em entrevista ao jornalista Roberto D’Ávila, da GloboNews, que foi ao ar na noite de sábado.
— Na verdade, eu não perdi a eleição para um partido político. Eu perdi a eleição para uma organização criminosa que se instalou no seio de algumas empresas brasileiras patrocinadas por esse grupo político que aí está — disse o tucano.
Na entrevista, Aécio fez várias outras críticas a Dilma, sua adversária nas eleições de outubro. Ele afirmou que Dilma se mantém no poder às custas do que classificou como “sordidez” investida contra os oponentes, em especial durante a campanha eleitoral.
— Essa campanha passará para a História. A sordidez, as calúnias, as ofensas, o aparelhamento da máquina pública, a chantagem para com os mais pobres, dizendo que nós terminaríamos com todos os programas sociais. Não só eu fui vítima disso. O Eduardo (Campos) foi vítima disso, a Marina (Silva) foi vítima disso e eu também. Essa sordidez para se manter no poder é uma marca perversa que essa eleição deixará — disse Aécio a Roberto D’Ávila.
Para o tucano, um ataque em campanha eleitoral, com respeito a determinados limites, “faz parte do jogo”. Ele ressaltou que a disputa entre candidatos deve ser de ideias, não de caráter pessoal. O senador lembrou que os embates com a presidente durante a campanha foram duros:
— Eu tinha que ser firme, mas sempre busquei ser respeitoso. Mas, nesses embates, eu representava o sentimento que eu colhia no dia anterior, ou no mesmo dia de manhã, de uma viagem que eu tinha feito por alguma região do Brasil. Eu passei a ser porta-voz de um sentimento de mudança e também de indignação com tudo isso que aconteceu no Brasil.
A comparação do PT com uma organização criminosa feita por Aécio não caiu bem no partido da presidente. O secretário nacional de Comunicação do partido, José Américo, considerou a declaração irresponsável e típica de quem não sabe se conformar com a derrota na eleição. José Américo disse que não viu a entrevista toda, mas vai pedir ao departamento jurídico do PT para analisar se é o caso de buscar alguma ação na Justiça contra o tucano.
— É desagradável. Aécio mostra que não sabe perder. Não é só um problema político, ele está abalado psicologicamente. A derrota em Minas abalou Aécio porque, ao perder no seu estado, perdeu também a corrida dentro do próprio PSDB. Está em desvantagem na sociedade e no PSDB. E aí faz uma acusação irresponsável desse tipo.
Na mesma entrevista, Aécio alertou para o risco de o Judiciário brasileiro ser politizado pelas indicações que a presidente Dilma fará para tribunais superiores. Ao longo do novo mandato, a petista indicará pelo menos seis dos onze ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Isso porque cinco dos atuais ocupantes das cadeiras completarão 70 anos, limite para a aposentadoria compulsória, até 2018. A outra vaga foi aberta em julho deste ano, quando o ministro Joaquim Barbosa pediu aposentadoria.
ATENÇÃO ÀS INDICAÇÕES PARA TRIBUNAIS
A presidente Dilma também fará seis nomeações para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) nos próximos quatro anos. O STJ é composto de 33 ministros. Antes de tomar posse, o ministro escolhido precisa passar por sabatina no Senado. Aécio pediu atenção aos parlamentares.
— É preciso que o Congresso esteja muito atento às novas indicações, seja para o STJ, seja para o STF. Não podemos permitir que haja qualquer tipo de alinhamento político do Judiciário brasileiro. A sociedade está mais atenta do que nunca para que as nossas instituições sejam preservadas — disse.

Táxis “desaparecem” em Curitiba porque motoristas correm para ajustar taxímetro e cobrar nova tarifa



Por Denise Mello
taxis1
Fila de taxistas nesta segunda-feira em um das oficinas autorizadas – Foto: Banda B

Foi dada a largada para os taxistas de Curitiba que querem ajustar o taxímetro e passar a cobrar a nova tarifa, autorizada no último dia 24. A nova tarifa de táxi começou a valer há uma semana, mas como as oficinas licenciadas para ajustar os taxímetros alegaram terem sido pegas de surpresa, o ajuste do aparelho só começou a ser feito hoje (1º). Resultado: filas quilométricas nas autorizadas e falta de carros nas ruas da cidade na manhã desta segunda-feira.
“Estou esperando um táxi faz 40 minutos e não aparece nenhum. O que está acontecendo? Nem chovendo está?”, reclamava a publicitária Jane Wiezzer num ponto de táxi do bairro Bigorrilho.
Não há uma estimativa oficial de quantos carros pararam de rodar nesta segunda-feira para fazer o ajuste do taxímetro, mas taxistas ouvidos pela banda B confirmaram a correria para o ajuste. “A nova tarifa está valendo há uma semana e até agora a gente não pode cobrar o que é direito nosso. Hoje está essa correria aí que vocês estão vendo. Parei de rodar e meus colegas também só para arrumar o taxímetro. Se tivessem organizado melhor, ninguém sairia perdendo”, afirmou o taxista, sem revelar o nome.
Surpresa
Em entrevista à Banda B, na terça-feira (25), os donos das três oficinas autorizadas a ajustar os taxímetros disseram ter sido pegos de surpresas e informaram que a manutenção só começaria na próxima segunda-feira (1º) devido a falta de material para fazer o ajuste. Eles também criticaram a maneira como a URBS (Urbanização de Curitiba) divulgou o aumento.
“Não aguento mais taxistas ligando. O prefeito assinou e já foi divulgado que subiu o táxi, então meu telefone não para de tocar. Faltou explicar que é necessário planilha do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) e também pedir a peça ao fabricante. Deveriam ter esperado para divulgar”, explicou a proprietária da Robert Jancke, a empresária Sandra Paula, em entrevista à Banda B.
Nova tarifa
O valor da bandeirada inicial, que era de R$ 4,60, passou para R$ 4,90, e o quilômetro rodado passou de R$ 2,30 para R$ 2,45. O valor da hora parada agora é de R$ 24,00 e o do quilômetro rodado na Bandeira 2 passou para R$ 3,00. Nos dias úteis, a Bandeira 2 vigora das 20 horas às 6 horas da manhã do dia seguinte. Aos sábados, a partir das 13 horas e nos domingos e feriados, o dia todo, até as 6 horas da manhã do dia seguinte.
Bandeira 2
A partir da próxima segunda-feira (01) até 2 de janeiro de 2015, os taxistas estarão autorizados a rodar com Bandeira 2 em qualquer dia e horário. A medida está prevista em lei municipal e é considerada o 13º salário da categoria.
A bandeirada inicial, porém, não sofre alteração nesse período, permanecendo em R$ 4,90, com acréscimo de no máximo 50% para atendimentos de chamadas por telefone. O valor da hora parada também se mantém em R$ 24,00.
Frota
Curitiba conta hoje com uma frota de 3 mil táxis. O número aumentou este ano, depois que a Prefeitura realizou a primeira licitação para o serviço de táxi em 40 anos. Até então, a frota era formada por 2.252 veículos.
Com as novas normas, o táxi deve ficar em operação pelo menos 12 horas por dia e, nos horários de pico, 100% da frota tem que estar á disposição da população.
Para isso, cada permissionário pode cadastrar até dois motoristas auxiliares.
Outro lado
Em nota divulgada ainda no dia 25, a assessoria da Prefeitura de Curitiba informou que o reajuste de 6,46% foi anunciado e, como acontece todos os anos, é normal que exista um período para a adaptação dos taxímetros. A nota diz: “Como acontece todos os anos, após o anúncio do reajuste da tarifa do táxi, são necessários alguns dias até que toda a frota passe a circular, com o novo valor da bandeirada inicial. Isso acontece porque, depois de anunciado o reajuste, é preciso que o Ipem publique uma portaria com os cálculos de valores por quilômetro rodado e só então a troca passa a ser feita nas oficinas autorizadas. A Urbs estima que nos próximos 10 dias os passageiros ainda encontrem táxis rodando com a tarifa antiga e outros com a tarifa nova. Essa troca gradual é normal e não representa uma irregularidade.”, encerra a nota.

Morador sai para trabalhar e vê mala estranha no quintal; dentro tinham detonadores e explosivos


Por Elizangela Jubanski e Bruno Henrique

bomba
Esquadrão Antibombas foi acionado. Foto: Bh/Banda B
O dono de uma casa na rua São João Batista encontrou uma mala estranha no fundo do quintal na manhã desta segunda-feira (30) na região do Jardim Fátima, em Colombo, na região metropolitana de Curitiba. O Esquadrão Antibombas foi acionado e encontrou 40 detonadores, facilmente acionáveis. Ainda não há informação sobre de que maneira essa mala explosiva chegou até o local.
A mala é de uma escola pública de Colombo e foi deixada durante a madrugada. Segundo os vizinhos, o morador saia para trabalhar quando viu algo estranho, chegou perto, mas preferiu acionar a Polícia Militar. O nome desse morador não será divulgado.
Policiais do Esquadrão Antibombas foram até o local e confirmaram que o material é altamente perigoso. Dentro da mala tinham 40 detonadores que poderiam ser acionados por um isqueiro ou até mesmo um esmagamento. A área foi totalmente isolada durante os trabalhos da polícia e o morador precisou prestar mais esclarecimentos sobre o material.
A polícia acredita de que o material deixado dentro dessa mala seria usado em ataques a caixas eletrônicos. A delegacia do município investiga a procedência da mala e dos explosivos.

Taxista é suspeito de estuprar e furtar passageira ao levá-la para casa embriagada


Por Denise Mello e Bruno Henrique

Um taxista é suspeito de ter estuprado e furtado uma passageira ao levá-la pra casa em uma corrida na madrugada de sábado (29), em Curitiba. A denúncia foi feita pela passageira, uma jovem universitária de 20 anos, que mora em uma pensão na Vila Augusta, Cidade Industrial de Curitiba. Imagens mostram o momento em que o taxista sai da casa da jovem carregando uma televisão que, segundo ela, foi furtada de seu quarto. A vítima também disse à polícia que acordou sem roupas e há a suspeita dela ter sido estuprada pelo taxista.
De acordo com o relato da jovem no Boletim de Ocorrência feito pela Polícia Militar, a jovem estava acompanhada de uma amiga em um bar no bairro Mercês. Ao sair do local, viu que os pneus de seu carro haviam sido cortados. A amiga teria lhe aconselhado a pegar um táxi, que estava parado em frente ao bar. Foi o que ela fez.
taxista-ladrao-dentro
Taxista aparece levando uma TV até o carro – Reprodução de vídeo cedido à Banda B
“Ela contou que havia bebido demais e não lembra o que aconteceu. Disse que acordou nua e deu falta de R$ 1 mil em dinheiro e de um aparelho de TV. Fomos ver as imagens das câmeras de segurança e encontramos a gravação do taxista saindo da casa com a TV nas mãos”, contou o funcionário da pensão, que prefere não se identificar. O taxista ficou na casa por cerca de uma hora.
A jovem foi até a Delegacia da Mulher na manhã desta segunda-feira e já foi encaminhada para fazer um exame no Instituto Médico Legal para comprovar ou não o estupro.
“Ela está bastante abalada e diz que não lembra o que aconteceu. Talvez ele deu algum remédio pra ela dormir ou ela estava realmente muito bêbada. Ela só lembra de acordar nua no quarto depois de ser trazida por ele”, afirmou o funcionário da pensão.
A Polícia tenta localizar o taxista que aparece nas imagens. Ele tem aproximadamente 30 anos, usa barba e óculos.

Avó e neta não veem carro atrás de caminhão na BR-277 e idosa é arremessada em atropelamento


Por Elizangela Jubanski e Bruno Henrique


br-277
Neta e avó tinham saído de casa de repouso. Foto: BH/Banda B

Uma idosa de 70 anos foi atropelada e morreu na hora na manhã desta segunda-feira (1º) na BR-277, na altura do bairro Rondinha, em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba. Maria das Graças Callai estava ao lado da neta, com cerca de 30 anos, quando foi atingida por um veículo Parati. Callai foi arremessada e morreu na hora. A neta entrou em desespero.
br-277-dentro
Motorista não teve ferimentos. Foto: BH/Banda B
O acidente aconteceu no quilômetro 112, na pista sentido Curitiba, no momento em que avó e neta saíram de uma casa repouso para pegar um ônibus do transporte público do outro lado da BR. Um caminhão escondeu a visibilidade das duas, que atravessaram na frente de um veículo Parati, com placas de Campo Largo.
A neta conseguiu desviar, mas a idosa foi atingida de frente e arremessada. “Eu estava trafegando normalmente quando elas apareceram de repente. Foi muto rápido, eu estava atrás de um caminhão e quando eu vi cruzaram o caminhão e estavam na minha frente”, disse o motorista Flavio Barszcz, que parou para prestar socorro à vítima.
O Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) foi acionado, mas Maria das Graças já estava morta. O corpo está sendo encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba. A pista foi bloqueada parcialmente até o recolhimento do corpo. Não há registro de grande congestionamento.
.

Seis detentos derrubam parede de delegacia e fogem pulando muros


Por Elizangela Jubanski e Bruno Henrique

Seis detentos conseguiram fugir da Delegacia de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, na madrugada desta segunda-feira (1º). Eles escaparam ao derrubar uma das paredes e sair por um vão que dá acesso ao pátio. Até agora, nenhum preso foi recapturado.
A fuga aconteceu por volta das 3 horas no momento de plantão noturno. Policiais notaram a movimentação, mas os presos já tinham conseguido escapar. Eles usaram objetos pontiagudos para fazer buracos nas paredes e conseguiram fugir pulando muros de um terreno ao lado.
O secretário municipal da Segurança Pública do município, Juscelino Bayer, lamentou o ocorrido e afirmou que uma força-tarefa está sendo feita para conseguir trazer de volta esses fugitivos. “Infelizmente, a gente investiga, prende e veja que em poucas horas eles acabam tendo a liberdade. Estamos em prontidão fazendo todos os monitoramentos. Sabemos que eles são de Campo Largo e as famílias serão monitoradas”, descreveu Bayer.
A Guarda Municipal (GM) e a Polícia Militar (PM) estão fazendo buscas para conseguir encontrar os presos que fugiram.
Outras
A Delegacia de Matinhos também registrou a fuga de seis detentos na madrugada deste domingo (30). Eles serraram as grades e conseguiram fugir pelo teto. Também, em Prudentópolis, nove conseguiram escapar da delegacia do município e apenas um foi recapturado.

Pai vê marcas de sangue pela janela e encontra filho morto em Campina Grande do Sul


Por Elizangela Jubanski e Bruno Henrique

Um homem de 36 anos foi encontrado morto dentro de casa no fim da noite deste sábado (29) no Jardim Santa Rita, em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba. Paulo Juarez Soares da Silva estava com ferimentos de golpes de faca por todo o corpo e foi encontrado pelo pai.
De acordo com a Polícia Militar (PM), Silva era alcoólatra e recebia diversas pessoas em casa para beber em companhia. O pai da vítima mora no mesmo terreno, mas em uma casa na frente. Ele contou que não ouviu nada incomum, no entanto, notou a ausência do filho e quando se aproximou da casa viu sangue nos cômodos.
O corpo do homem estava no sofá e bastante ensanguentado. Não há informações sobre o assassino e a motivação, no entanto a polícia sabe que as chaves da casa sumiram. Silva morava sozinho e não há testemunhas do crime. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba e a delegacia do município investiga o crime.
Duplo
Um duplo homicídio foi registrado na madrugada deste domingo no Jardim Eucaliptos, em Fazenda Rio Grande, também região metropolitana. Júnior de Aguiar, 22 anos, e José Eleandro Cândido, 29 anos, foram mortos a tiros por um grupo de atiradores. O irmão de Cândido, não identificado oficialmente, também foi baleado, mas socorrido com vida ao Hospital São José.
As três vítimas foram surpreendidas na rua das Seringueiras esquina com a das Palmeiras por ocupantes de um veículo Monza e duas motocicletas. A Polícia Civil acredita em acerto de contas.

Vândalos surpreendem ônibus com garrafas e pedras e provocam pânico entre os passageiros


Por Elizangela Jubanski e Bruno Henrique

Um ônibus do transporte coletivo da linha Interbairros IV foi alvo de vandalismo na noite deste domingo (30) no bairro Santa Felicidade, em Curitiba. Passageiros tiveram de deixar rapidamente o ônibus, que teve parte das janelas destruídas com garrafas de vidro.
O vandalismo foi registrado por volta das 20 horas no momento em que o ônibus trafegava pela rua Toaldo Túlio. Jovens que estavam do lado de fora começaram a atirar garrafas e pedras contra o coletivo. Janelas foram quebradas e passageiros chegaram a relatar que, na hora, pensaram ser disparos de arma de fogo.
Durante o momento de pavor, o motorista da linha parou o ônibus, próximo à esquina com a rua Antônio Escorsin, e abriu as portas para que os passageiros descessem. Todos tentavam se proteger dos estilhaços dos vidros. Ninguém se feriu.
Urbs
A Banda B entrou em contato com a Prefeitura de Curitiba na manhã de hoje (1º) que confirmou a confusão. No entanto, os registros oficiais são de que a briga aconteceu entre dois passageiros dentro do ônibus que, durante as agressões, quebraram a última porta de vidro. Os passageiros desceram sem ferimentos e os envolvidos foram levados pela Polícia Militar (PM) até o 13º DP.
O ônibus, da Viação Cidade Sorriso com prefixo GR1-121, foi recolhido e outro reserva deu continuidade ao trecho, começando pelo Terminal do Fazendinha.