Explosivo do Exército é abandonado e pais encontram objeto em brincadeira de criança


Por Felipe Ribeiro e Juliano Cunha

morteiroexercito
Foto: Felipe Macedo – Brasil Urgente
Um morteiro do Exército assustou moradores do bairro Vargem Grande, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, durante o final da tarde desta segunda-feira (15). A situação aconteceu na Rua Cassiano Ricardo e o Esquadrão Antibombas isolou a região.
De acordo com a polícia, algumas crianças brincavam com o artefato quando os pais perceberam que o objeto poderia ser perigoso. Eles rapidamente acionaram a Polícia Militar, que isolou a região.
O Esquadrão Antibombas da PM foi até o local e trabalha neste momento para verificar se o morteiro oferece algum risco à população.

Mãe participava de sessões de tortura de filho de quatro meses, diz delegado


Por Marina Sequinel

mãe do bebê de quatro meses que sofria tortura também participou das agressões junto com o companheiro, segundo o delegado Voltaire Garcia, da especializada de Rio Branco do Sul, na região metropolitana de Curitiba. Suellen Ribeiro Lourenço, de 18 anos, e Jorge Costa, 22, foram presos na última sexta (12), acusados de submeter o filho a cortes, socos, banhos de água fria e sufocamentos.
“Nós apuramos que, ao menos duas vezes por dia, Costa sufocava a criança e, depois que o coração dela parava, a reanimava com massagem cardíaca. Além disso, a mãe confessou que o filho era amamentado apenas com água e açúcar”, relatou o delegado à Banda B na tarde desta segunda-feira (15).
O casal foi detido após uma denúncia recebida pela polícia de que o bebê ficava sozinho com frequência na residência. “A princípio, não havia indícios de tortura, mas, depois que a criança foi encontrada, vimos os sinais no corpo dela e o caso veio à tona. No início, a mãe afirmou que não denunciava o companheiro porque ele a ameaçava de morte. Depois, ela passou a dizer que participou de algumas ações de sufocamento”, completou Voltaire.
Ao se encontrada, a criança apresentava sinais de cortes e mordidas no rosto, além de cicatrizes e sinais de desnutrição.  Ela continua internado no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba. De acordo com o boletim médico divulgado nesta segunda-feira (15), o estado de saúde do bebê é estável, mas ainda não há previsão de alta.
A prisão do casal foi resultado de um trabalho conjunto das Polícias Militar e Civil com o Conselho Tutelar da cidade.

Trio armado assalta empório de cerveja e dono pede ajuda para identificar suspeitos



Por Marina Sequinel e Geovane Barreiro

Três homens armados entraram em uma loja de cervejas artesanais no bairro Boa Vista, emCuritiba, e fugiram com os pertences dos clientes e o dinheiro do caixa na última quarta-feira (10). A ação, que durou menos de dois minutos, foi gravada pelas câmeras de segurança do local.
O proprietário do estabelecimento entrou em contato com a Banda B para divulgar as imagens e pedir a ajuda da população para identificar os criminosos. “Eles entram na loja quietos, normalmente, e começam a mostrar as armas para os clientes, sempre falando baixo. Em seguida, eles pegam os celulares e as carteiras de quem estava no local”, relatou ele em entrevista à reportagem nesta segunda-feira (15).
assalto-boavista
(Foto: Reprodução)
Depois de abordar as pessoas na mesa, o trio segue para o balcão, onde o dono da loja estava. “A princípio, eu nem percebo o assalto. Então, de repente, eles pedem para abrir o caixa e, no que eu vou fazer isso, um deles se precipita e retira todo o dinheiro de lá, quebrando o computador e o monitor das câmeras. Eles estavam visivelmente drogados e bem nervosos”, completou ele.
Segundo o proprietário, o trio teria feito uma “ronda” na vizinhança antes de escolher o alvo. Os assaltantes levaram pelo menos sete celulares, além do dinheiro do caixa e dos clientes. “Eu fico muito triste com essa situação. Todos jovens e bem vestidos, nenhum deles aparentava estar passando fome ou em condições ruins. Eu jamais seria capaz de prejudicar as pessoas dessa forma”, concluiu o dono do local.
Além dos três assaltantes, um quarto indivíduo esperou a ação em um carro. A Polícia Militar (PM) foi acionada e, após o cruzamento de informações, descobriu que as características do veículo batiam com a de um Fiat Punto vermelho que havia sido furtado.
A PM ainda não localizou os indivíduos. O caso é investigado pela Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba. Qualquer informação sobre a identidade ou a localização dos suspeitos pode ser repassada para a especializada pelo número (41) 3218-6100.
As imagens da câmera de segurança mostram toda a ação do trio. Assista abaixo:




Assalto Empório - Banda B

Servidores do Detran entram em greve a partir de hoje, mas seis serviços serão mantidos


Redação


(Fotos: Felipe Sauer)

Os servidores do Detran Paraná entram em greve nesta segunda-feira (15), por tempo indeterminado. Os servidores querem a aprovação do plano de carreira e aumento dos investimentos no órgão. No Paraná, o Detran atende 5 milhões de condutores e 6,4 milhões de veículos todos os anos. O primeiro dia de greve está sendo tumultuado e uma fila de usuários se formou no início da manhã nos guichês de atendimento.
Entretanto, em nota à imprensa, o Detran-PR afirmou que o atendimento segue normal na grande maioria das unidades da autarquia no Estado, mas admite que o usuário pode enfrentar demora em alguns serviços, como vistoria e banca examinadora.
Já a diretora da Sindicato dos Servidores do Detran-PR, Sílvia Peneroti, alega que o atendimento está afetando outros serviços também. “A fila da vistoria está dobrando o quarteirão e a Polícia Militar (PM) precisou ajudar na organização. A fila de pessoas no atendimento é grande também, tem gente pra fora. Essa greve está atingido o usuário, sim, eles tentaram fazer uma ação de contingência, mas o serviço todo está afetado porque não tem servidor para atender todos que procuram o Detran-PR”, disse.
Segundo ela, serviços de habilitação e veículo estão totalmente prejudicados. “Biometria, entrega de documentos, vistoria de carros, fotos, montagem de processo, muita coisa. Até agora, não recebemos nenhuma ligação, nenhum comunidade, então, a greve segue até segunda ordem por tempo indeterminado”, finaliza Sílvia. Ao todo, são 1 mil servidores, que pedem melhorias no atendimento à população e mudanças no plano de carreira da categoria.
Para minimizar o impacto da greve, o Detran informou que, em Curitiba, optou por deslocar os servidores do posto no bairro Hauer para a unidade do Tarumã. Por isso, o atendimento só é feito na Ciretran e no Posto Central.
Apesar da greve, o Sindicato informou que seis serviços considerados essenciais, serão mantidos. São eles:
1- Liberação de veículos apreendidos;
2- Serviços que envolvam documentos necessários para veículos de serviços essenciais e emergências (policia, ambulância, etc.);
3- Processo para registro de veiculo novo;
4- Renovação de CNH, vencida há mais de trinta dias (montagem, foto e agendamento de exames);
5- Recebimento e devolução de CNH suspensa (emissão guia, foto e agendamento);
6- Realização e exames práticos para processo de primeira habitação vencendo em trinta dias.
Os terminais de autoatendimento e serviços online seguem funcionando normalmente durante a greve.
Em nota, o Detran informou que a greve não deve prejudicar a população e que já preparou um plano de contingência, principalmente com o remanejamento de funcionários

Cinco pessoas morrem afogadas após carro cair em lago; todas voltavam da festa da empresa


Por Denise Mello e Antonio Nascimento

pedro-alan-montagem
Na foto duas entre as cinco vítimas: Pedro Filipo de Freitas Bozan e Alan Linhares Camargo. Foto: Reprodução/Montagem Banda B

Cinco pessoas morreram após um carro cair em um lago em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, na noite deste domingo (14). As vítimas eram quatro homens e uma mulher. Uma sexta ocupante conseguiu sair do carro antes do veículo submergir e sobreviveu ao acidente. Todos voltavam de uma festa de confraternização da empresa de telefonia GA Telecom.
O acidente aconteceu por volta das 19h30, dentro do lago da Estância Betânia, próximo à Igreja da Roseira. O motorista de um Peugeot, em que as cinco vítimas fatais estavam, perdeu o controle do carro e caiu no lago. A esposa do motorista conseguiu sair do veículo. As vítimas tinham entre 22 e 30 anos e foram identificadas como Pedro Filipo de Freitas Bozan, 29 anos, Ricardo da Rocha Correia Feliciano, 30, Eduardo Rafael Monteiro, 30, Daiane Cristina Castilho da Rosa,  26, e Alan Linhares Camargo, 22 anos.
“Infelizmente, cinco pessoas morreram. É uma situação chocante. Todos jovens. Eles morreram afogados. O motorista perdeu a direção e acabou caindo num lago com aproximadamente sete metros de profundidade. Apenas a mulher que estava no banco da frente do carona conseguiu sair a tempo. Ela estava bastante abalada”, afirmou o tenente Nascimento do 22º Batalhão da Polícia Militar.
O local é uma curva em estrada de terra. Os bombeiros chegaram rapidamente, mas ao chegar no veículo encontrou todos mortos. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal.

Polícia Federal e PM apreendem oito quilos de crack com hóspede de hotel na RMC


Redação com PF
crack
Droga estava no carro – Foto: Divulgação PF
A Polícia Federal e a Polícia Militar apreenderam neste domingo (14), oito quilos de crack, em um hotel em Campo Largo. Um homem, 40, foi preso.
Os policiais receberam denúncia de que havia drogas em um veículo com placas do Paraguai que se encontrava em um hotel na cidade de Campo Largo. Na abordagem foi localizada a droga dentro do carro.
O motorista assumiu que a droga que estava em sua posse seria vendida a outra pessoa, que a buscaria no hotel em que estava hospedado.
A droga, o homem e o veículo foram encaminhados para a Superintendência de Polícia Federal para as medidas cabíveis.

Corpos em decomposição são encontrados em locais diferentes; rapaz é morto com 35 tiros


Por Elizangela Jubanski e Danaê Bubalo

canal-belem
Corpo enroscou em colchão. Foto: DB/Banda B
Os moradores da rua Bley Zorning, no bairro Boqueirão, em Curitiba, encontraram um corpo dentro do Canal Belém na tarde deste domingo (14). Em avançado estado de decomposição, a identificação do homem só será possível por meio de exames complementares no Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba.
Bastante inchado, o homem aparenta idade entre 25 e 30 anos e veste calça jeans e camiseta preta. Peritos da Polícia Científica afirmaram que o corpo está no local há, pelo menos, uma semana. O corpo foi visto após enroscar em um colchão às margens do Canal.
Já em Piraquara, na região metropolitana, uma moradora encontrou outro corpo no Canal Extravasor. A vítima está enrolada em um cobertor e a vizinha só conseguiu identificar por ter visto os pés e a cabeça do homem. A Polícia Civil acompanhou os dois casos.
Crime
Um crime foi registrado na tarde deste domingo em Araucária, na região metropolitana de Curitiba. Rafael Tiago Diniz, 26 anos, foi morto com 35 tiros de pistola calibre 380 e ponto 40 no meio da rua Lírio Bonetto. Três homens armados surpreenderam a vítima, que tinha cinco mandados de prisão e estava recentemente nas ruas.

Jovem homossexual é agredido dentro de Inter II e leva 48 pontos na mão e na testa


Redação

homos
Jovem postou sua indignação nas redes sociais: “Lamentável”. Foto: Reprodução Facebook
Um jovem homossexual foi violentamente espancado dentro de um ônibus da linha Inter II, em Curitiba, na noite de sexta-feira (12), depois de sair do trabalho. Cláudio H. Eising, 22 anos, é cabeleireiro e relatou as agressões na sua página no Facebook. “Depois de ser espancado e esfaqueado no ônibus por ter uma opção sexual não aceitável pela sociedade, estouaki (sic) no Hospital do Trabalhador”, postou na madrugada de sábado. O jovem levou 43 pontos na mão, cinco na testa e um no dedo. Quatro unhas foram arrancadas. Eising postou fotos com curativos, logo após as agressões.
Segundo ele, dois homens o agrediram simplesmente por ser homossexual. Eising reclamou que, embora estivesse em um ônibus com vários passageiros, ninguém interveio para que as agressões pararem. “O ônibus público estava cercado de várias pessoas que diante da situação só faltavam aplaudir, porque ninguém ajudou, ninguém fez nada além de olhar”, divulgou na sua página.
Ele foi atingido por um faca e tentou se defender usando as mãos, que ficaram bastante machucadas. Ele também levou chutes e socos e as agressões só se encerraram quando os passageiros pediram para que o motorista parasse o ônibus.
A Polícia Militar (PM) foi acionada, mas os dois agressores já tinham ido embora. O jovem foi atendido por socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)
Prefeitura 
A Prefeitura de Curitiba se manifestou na noite deste domingo sobre o caso de violência, mas Eising fez duras críticas ao sistema. “De que adianta falar que tem segurança se quando precisa dela não se pode contar. Onde estava a polícia enquanto eu sangrava dentro de um ônibus numa cidade que dizem ser a modelo? Que dizem que é um exemplo? Sim, um exemplo de puro descaso da sociedade entre si e do seu governo ineficiente”, postou na madrugada de hoje (15).

Família de sargento da Polícia Militar é rendida e casa é assaltada no Vista Alegre



Por Denise Mello e Antonio Nascimento

A casa de um sargento da reserva da Polícia Militar do Paraná foi assaltada por volta das 7 horas desta segunda-feira (15). Dois homens armados renderam a família do sargento no momento em que saíam de casa. As vítimas ficaram nas mãos dos bandidos por alguns minutos, até que eles recolhessem diversos produtos eletrônicos. Ninguém ficou ferido.
Os ladrões chegaram na casa dirigindo um Palio prata e deram voz de assalto ao sargento e seus familiares no portão da residência. As vítimas não reagiram e foram obrigadas a entrar na casa com a dupla. Enquanto um mantinha o grupo sob a mira de um revólver, o outro recolhia vários equipamentos e carregava o carro. Depois de alguns minutos, os bandidos fugiram em direção ao Parque Tingui.
Imediatamente, a Polícia Militar foi acionada e começaram buscas na região. Até o fechamento da reportagem ninguém havia sido preso.

Cinco pessoas morrem afogadas após carro cair em lago em Colombo; todas voltavam da festa da empresa


Por Denise Mello e Antonio Nascimento

Cinco pessoas morreram após um carro cair em um lago em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, na noite deste domingo (14). As vítimas eram quatro homens e uma mulher. Uma sexta ocupante conseguiu sair do carro antes do veículo submergir e sobreviveu ao acidente. Todos voltavam de uma festa de confraternização da empresa de telefonia GA Telecom.
O acidente aconteceu por volta das 19h30, dentro do lago da Estância Betânia, próximo à Igreja da Roseira. O motorista de um Peugeot, em que as cinco vítimas fatais estavam, perdeu o controle do carro e caiu no lago. A esposa do motorista conseguiu sair do veículo. As vítimas tinham entre 22 e 30 anos e foram identificadas como Pedro Filipo de Freitas Bozan, 29 anos, Ricardo da Rocha Correia Feliciano, 30, Eduardo Rafael Monteiro, 30, Daiane Cristina Castilho da Rosa,  26, e Alan Linhares Camargo, 22 anos.
“Infelizmente, cinco pessoas morreram. É uma situação chocante. Todos jovens. Eles morreram afogados. O motorista perdeu a direção e acabou caindo num lago com aproximadamente sete metros de profundidade. Apenas a mulher que estava no banco da frente do carona conseguiu sair a tempo. Ela estava bastante abalada”, afirmou o tenente Nascimento do 22º Batalhão da Polícia Militar.
O local é uma curva em estrada de terra. Os bombeiros chegaram rapidamente, mas ao chegar no veículo encontrou todos mortos. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal.
.