Brasil enfrentará primeiro verão com dengue e chikungunya


Da Agência Brasil

O verão no Hemisfério Sul começa hoje (21), com um desafio particular para o Brasil. Pela primeira vez na estação, dengue e febre chikungunya circulam juntas pelo país. As doenças têm sintomas parecidos e são transmitidas pelo mesmo mosquito. Em entrevista à Agência Brasil, o coordenador do Comitê de Doenças Emergentes da Sociedade Brasileira de Infectologia, Rodrigo Angerami, explicou como identificar os sinais de cada uma delas e as formas mais eficazes de prevenção.
Angerami lembrou que o que torna o verão mais vulnerável à ocorrência de surtos e epidemias é a sazonalidade das doenças. O comportamento do Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre chikungunya, segundo ele, tende a se intensificar em períodos de temperaturas mais altas e de muita chuva.
dengue1
(Foto: Agência Brasil)
Outro agravante, sobretudo no caso da febre chikungunya, é a circulação de pessoas em razão das festas de fim de ano e das férias escolares. “Muitos saem de um estado e acabam se deslocando para áreas onde o vírus já está circulando. Isso pode favorecer a introdução do vírus em outros estados a partir do regresso dessas pessoas”, explicou o infectologista.
Segundo Angerami, febre, dor de cabeça, mal-estar, falta de apetite e dor no corpo são alguns dos sintomas compartilhados por ambas as doenças. O que diferencia a febre chikungunya da dengue é a dor nas articulações, que acomete o paciente de forma incapacitante. Já a dengue provoca complicações como o risco aumentado de hemorragias, queda da pressão arterial e acometimento dos órgãos e, por isso, exige cautela.
“Até o momento, não existe vacina para as duas doenças. Assim, o controle do mosquito é imperativo. As pessoas terão de se conscientizar que, não só pela dengue, mas pelo chikungunya, deve haver um compromisso de evitar que o vetor se instale e se reproduza.”
Dados do Ministério da Saúde divulgados no início deste mês indicam que, até o dia 15 de novembro, o Brasil registrou 1.364 casos de febre chikungunya, sendo 71 casos importados e 1.293 autóctones. Desses, 531 foram identificados no município de Oiapoque, no Amapá, 563 em Feira de Santana e  196 em Riachão do Jacuípe, ambos na Bahia, um em Matozinhos e um em Pedro Leopoldo, em Minas Gerais, e um em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
No caso da dengue, o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) indica que pelo menos 135 municípios brasileiros apresentam risco de epidemia da doença. Alem disso, 612 cidades estão em alerta para a dengue.
.

Pedestre morre após ser atropelado por caminhão em rodovia entre Curitiba e Piraquara


Por Marina Sequinel e Juliano Cunha
atropelamento
(Foto: Juliano Cunha – Banda B)

Um homem de 32 anos morreu após ser atropelado por um caminhão em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba (RMC), na tarde desta segunda-feira (22). O caso aconteceu no km 10 da Rodovia João Leopoldo Jacomel.
Leandro Moreira Moraes tentava atravessar a rodovia quando foi atingido pelo veículo. O caminhoneiro, de 42 anos, estava bastante abalado no local. Ele parou para socorrer a vítima e acionou o Siate, mas nada pôde ser feito. Chovia forte no momento do acidente, o que pode ter atrapalhado a visibilidade tanto do motorista quanto da vítima.
O corpo de Leandro foi recolhido ao Instituto Médico Legal (IML).
Em Campo Magro
Um gari também morreu em um atropelamento no início da tarde de hoje em Campo Magro, na RMC. Segundo informações preliminares, ele foi atingido pelo próprio caminhão de lixo em que trabalhava.
O acidente aconteceu na Rua Gardênio, no Jardim Boa Vista II. O corpo foi encaminhado ao IML.

PM alerta comerciantes do litoral para a circulação de dinheiro falso


da PM-PR
nota falsa
Apreensão anterior de notas falsas – Doto: cabo Daniel Meneghetti

Todo cuidado é pouco, principalmente em se tratando dos criminosos que têm usado de diversas modalidades para agir contra a população de bem. Pensando nisso, e tendo em vista a ocorrência de algumas tentativas de soltura de notas falsas em algumas regiões do litoral paranaense, a Polícia Militar pede aos comerciantes, à população e aos veranistas para que fiquem alerta ao receber notas de dinheiro, principalmente de alto valor.
“Geralmente os golpistas procuram os comerciantes com notas altas com o intuito de trocar e obter dinheiro verdadeiro”, explica o Comandante do 9º Batalhão da PM (9º BPM) e Coordenador Operacional da “Operação Verão 2014/2015″, major Nivaldo Marcelos da Silva. “É importante que todo o litoral fique atento porque há duas principais chegadas em nossas praias, apesar de os indícios ainda serem em Guaratuba”, alerta.
Até a noite deste domingo (21), a Polícia Militar registrou dois casos envolvendo dinheiro falso, no sábado (20), um numa sorveteria e outro em um posto de gasolina, ambos os estabelecimentos em Guaratuba (PR). No primeiro, um casal em um carro Fiat/Pálio prata parou, por volta das 10h30, num posto de gasolina, em Guaratuba, e repassou uma nota de R$ 100,00. O comerciante percebeu só depois da saída, e acionou a PM, que pegou as características e procura os suspeitos. Mais tarde, por volta das 14h, a mesma mulher tentou efetuar compra com uma nota numa sorveteria. Como não havia troco, ela foi embora.
De acordo com o oficial da PM, o comerciante e o cidadão devem ficar atentos a alguns detalhes das notas que o ajudarão a identificar se o dinheiro é falso ou verdadeiro. “Tem as marcas d’água, o papel, os símbolos, os relevos, entre outras características que podem ajudar na hora da dúvida. E se a dúvida permanecer de alguma forma acione a PM por meio do 190 que iremos até o local para fazer os encaminhamentos necessários”, lembra o major.
O crime de falsificação de moeda está previsto no Código Penal, art. 289, sendo que a pena pode variar de 03 anos a 12 anos de reclusão. “É importante o acionamento da PM para a coleta de informações junto aos comerciantes ou ao cidadão que foram vítimas do crime e para o devido encaminhamento dos suspeitos à Polícia Federal ou à Polícia Civil, às quais competem as providências nestes casos”, esclarece o Major.
Como identificar notas falsas:
Informação sobre verificação das cédulas publicadas no site do Banco Central do Brasil: www.bcb.gov.br
1- Observar a marca d´água; 2- Observar a imagem latente (BC) do lado inferior esquerdo da nota; 3- Símbolo das Armas nos dois lados da cédula; 4- Sentir o papel e a impressão com os dedos.
Nas notas novas, de 2010, além dos cuidados acima, devemos verificar (foto anexa): Número escondido; 2- Faixa Holográfica. Moeda Falsa Art. 289 – Falsificar, fabricando-a ou alterando-a, moeda metálica ou papel-moeda de curso legal no país ou no estrangeiro: Pena – reclusão, de três a doze anos, e multa. § 1º – Nas mesmas penas incorre quem, por conta própria ou alheia, importa ou exporta, adquire, vende, troca, cede, empresta, guarda ou introduz na circulação moeda falsa.
§ 2º – Quem, tendo recebido de boa-fé, como verdadeira, moeda falsa ou alterada, a restitui à circulação, depois de conhecer a falsidade, é punido com detenção, de seis meses a dois anos, e multa.
§ 3º – É punido com reclusão, de três a quinze anos, e multa, o funcionário público ou diretor, gerente, ou fiscal de banco de emissão que fabrica, emite ou autoriza a fabricação ou emissão: I – de moeda com título ou peso inferior ao determinado em lei; II – de papel-moeda em quantidade superior à autorizada.
§ 4º – Nas mesmas penas incorre quem desvia e faz circular moeda, cuja circulação não estava ainda autorizada.

Modelo cavalga nua no Chile em protesto contra nova lei. veja fotos


Nova lei obriga bares e clubes de Santiago a fechar à meia-noite.
Inspirada em Lady Godiva, Patricia Aguirre passeou nua a cavalo.

Do G1, em São Paulo
Uma modelo de 27 anos passeou nua a cavalo em Santiago, no Chile, para protestar contra o fechamento mais cedo de bares e clubes noturnos. Uma nova lei obriga bares e clubes a fechar à meia-noite.
Inspirada em Lady Godiva, Patricia Aguirre passeou nua a cavalo (Foto: Reprodução/Twitter/Diego Bastarrica)Inspirada em Lady Godiva, Patricia Aguirre passeou nua a cavalo (Foto: Reprodução/Twitter/Diego Bastarrica)
Por conta da lei, Patricia Aguirre, que nasceu no Paraguai, decidiu andar nua a cavalo. Ela disse que a novas regra acabaria com vida noturna da capital chilena. "As pessoas simplesmente não podem ter qualquer diversão", disse.
Patricia Aguirre cavalgou nua em protesto contra nova lei (Foto: Reprodução/Twitter/Nano Badilla)Patricia Aguirre cavalgou nua em protesto contra nova lei (Foto: Reprodução/Twitter/Nano Badilla)
Segundo Patricia, a nova lei também tem atrapalhado a vida de artistas como ela. Por conta da lei, a modelo destacou que os clubes deixaram de contratar modelos performáticos, músicos, dançarinos ou recepcionistas.
Patricia contou que se inspirou em Lady Godiva, uma aristocrata que, segundo a lenda, cavalgava nua pelas ruas de Coventry, na Inglaterra.

Dilma defende Graça e diz que não pretende mudar diretoria da Petrobras


Roberto Stuckert Filho / Presidência da República / Divulgação / A presidente Dilma Rousseff durante café da manhã com jornalistas no Palácio do PlanaltoA presidente Dilma Rousseff durante café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto
PRESIDENTE

A presidente recebeu no Palácio do Planalto jornalistas que cobrem o Palácio do Planalto para o tradicional café da manhã de fim de ano com a imprensa
22/12/2014 | 11:58 | atualizado em 22/12/2014 às 14:39
Confrontada com novas denúncias envolvendo a Petrobras, a presidente Dilma Rousseff saiu em defesa nesta segunda-feira (22) da presidente da estatal, Graça Foster, indicou que não pretende mudar a diretoria da empresa, assegurou que está trabalhando para que a nota de crédito da Petrobras não seja rebaixada e avisou que pretende mudar o seu conselho de administração, sem entrar em detalhes. Dilma recebeu no Palácio do Planalto jornalistas que cobrem o Palácio do Planalto para o tradicional café da manhã de fim de ano com a imprensa.
"Tem de ter alguma prova apresentada sobre qualquer conduta da presidente da Petrobras, Graça Foster. Eu conheço a Graça, sei da seriedade, da lisura da Graça, acho que é importante saber qual é a prova que se apresentou (contra a presidente da Petrobras). Porque se eu disser que te falei, o que eu quero? Eu tenho de provar que falei", comentou Dilma. "É muito difícil ter uma situação confortável quando existe a prática de condenar sem dar espaço pra defesa - é muito difícil -, sem perguntar pelas provas, nem pelos interesses. É muito fácil criar situação de constrangimento pra qualquer um."
Dilma diz que consultará o MP antes de nomear novos ministros
A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira que consultará o Ministério Público antes de nomear seu Ministério. Segundo a presidente, ela quer saber antes se o candidato a ministro tem algo que pese contra ele. O temor é sobre a próxima fase da operação Lava-Jato, que indicará os políticos que tiveram envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras.
"Qualquer pessoa que for indicar, vou consultar (o Ministério Público). Eu vou perguntar o seguinte: Há alguma coisa contra fulano que me impeça de nomeá-lo? Só isso que eu vou perguntar. Não quero saber o resto. Eu só quero saber isso", disse Dilma em café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto.
A presidente informou que pretende nomear quase todos os integrantes de sua nova equipe até o dia 29. E que a forma pode ser em duas etapas ou em uma só. O segundo escalão do governo só será formado, depois que todos os ministros estiverem escolhidos.
Venina diz que discutiu denúncias com Graça Foster
A ex-gerente-executiva da Diretoria de Abastecimento da Petrobras Venina Velosa da Fonseca afirmou na noite deste domingo (21) que informou sobre irregularidades verificadas por ela "a todas as pessoas que podiam fazer algo" e que, além de ter registrado suspeitas por e-mail, chegou a discutir o assunto pessoalmente com a atual presidente da estatal, Graça Foster, quando a executiva máxima da companhia era diretora de Gás e Energia. "Naquele momento, discutimos o assunto. Foi passada uma documentação para ela, sobre as denúncias na área de comunicação (da Diretoria de Abastecimento, em 2008). Depois disso, ela teve acesso a essas irregularidades nas reuniões da Diretoria Executiva", disse Venina.
Veja em quadrinhos como o “bingo” de empreiteiras dividia contratos da Petrobras
Corte de R$ 100 bilhões no orçamento é chute, diz Dilma
Apesar dos sinais pessimistas sobre o desempenho da economia em 2015, a presidenteDilma Rousseff afirmou que seu governo almeja uma recuperação, prometeu medidas "drásticas", mas afirmou que o rumor de um ajuste fiscal próximo de R$ 100 bilhões "é chute".

Em entrevista exibida no último domingo, 21, pelo programa "Fantástico", da TV Globo, a ex-gerente-executiva da Diretoria de Abastecimento da Petrobras Venina Velosa da Fonseca disse que informou "a todas as pessoas que podiam fazer algo" sobre irregularidades verificadas por ela. Venina também afirmou que registrou suspeitas por e-mail, e discutiu pessoalmente o assunto com a atual presidente da estatal, Graça Foster, quando a executiva máxima da companhia era diretora de Gás e Energia.
"A Graça é uma pessoa ética", disse Dilma, confirmando que a presidente da Petrobras colocou o cargo à disposição. "Eu falei pra ela (Graça Foster) que, do meu ponto de vista, isso não era necessário. É óbvio que o cargo de todas as pessoas do governo estão à minha disposição. O fato de isso ocorrer (Graça colocar o cargo à disposição) é uma consideração comigo, é um ato que se podia chamar de educação política por parte da Graça", observou Dilma.
Trocas acontecerão no Conselho de Administração
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (22) que "não está pretendendo alterar a diretoria da Petrobras", mas trocará o Conselho de Administração da estatal, sem dar detalhes dos nomes que indicará. Dilma disse achar "absurdo" o alto montante de dinheiro desviado por alguns funcionários da empresa.
Dilma afirmou não ver nenhuma falta de credibilidade da presidente da Petrobras, ao contrário do que considera o mercado financeiro e investidores nacionais e internacionais. Apesar das declarações da presidente, integrantes do próprio governo afirmam que a saída da executiva é iminente e deve se dar no ano que vem. Questionada sobre possíveis nomes para substituí-la, a petista classificou-se como "perplexa" com as especulações de que busca um nome de mercado para o posto. "A Petrobras não é uma empresa simples, não é trivial", disse. "Alguém que destruiria todo o choque de governança? Não podemos interromper hoje o processo", complementou. A presidente confirmou que Graça Foster colocou o cargo à disposição em mais de uma oportunidade.
Balanço
A presidente afirmou que sem saber o teor das delações premiadas não há como o balanço da empresa ser lançado. Ela contou que já pediu ao Ministério Público informações sobre as delações para que possa informar o tamanho dos desvios, exigência para que o balanço possa ser auditado. "Ele [Ministério Público] não pode demorar anos sob pena de comprometer o país", disse. "Eu não acho que vai demorar", completou.
"Não vamos compactuar com qualquer processo de enfraquecimento da Petrobras. Ela tem um caixa que permite a ela passar esse ano sem recorrer ao mercado. [...] É importante que se saiba todo o teor das delações premiadas porque não vamos saber o que foi tirado dos cofres. A gente precisa dar baixa, tem que lançar como prejuízo", disse.
Dilma prometeu anunciar o restante da reforma ministerial até 29 de dezembro e não descartou fazer mudanças em duas ou mais "levas". Ainda assim, ela afirmou que não vai demonizar indicações políticas mas que questionará o MP para saber se os nomes indicados por partidos aliados têm algum grau de envolvimento com os escândalos de corrupção.
Impeachment não cabe no Brasil desta década, diz Dilma
Sob ataque da oposição, a presidente Dilma Rousseff (PT) disse nesta segunda-feira que não cabe no Brasil desta década um impeachment de presidente da República. "Acho que tem de saber perder, essa história de querer provocar impeachment a cada virada do ponteiro do relógio é um pouco ultrapassada, eu diria. É ultrapassado porque cabia no Brasil dos anos 1980, dos anos 1990, não cabe no Brasil desta década", comentou Dilma durante café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto.
Após o resultado das eleições presidenciais de outubro, milhares de manifestantes foram às ruas das maiores cidades brasileiras pedir o impeachment da presidente. O PSDB entrou na semana passada com ação de investigação judicial para tentar cassar o registro de candidatura de Dilma. "Uma campanha eleitoral num regime democrático não é uma guerra, não tem vencido. Tem quem vai ser governo, quem vai ser oposição. É isso que tem. E daí a quatro anos, muda ou se mantém. É isso que é uma campanha eleitoral. Quem ganha tem um desafio, tem de governar para todos, não pode ser mesquinho, se apequenar", disse Dilma.
A presidente destacou a relação mantida com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que também foi reeleito. "O Alckmin é o governador de São Paulo, foi eleito pelos eleitores paulistas, é governador de todos os paulistas, então eu tenho de tratar ele assim." No dia 4 de dezembro, Alckmin participou no Palácio do Planalto de solenidade, ao lado da presidente, de assinatura de contratos de infraestrutura urbana. Na ocasião, assinou um contrato que garantirá o financiamento de R$ 2,6 bilhões às obras do Sistema Produtor São Lourenço.
Na última quinta-feira (18), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli,descartou durante a cerimônia de diplomação de Dilma a possibilidade de que qualquer ação na Justiçaseja capaz de impedir o exercício do próximo mandato pela petista.

Fonte;Gazeta do Povo

Vídeo mostra desespero de vítima para fugir de atirador que só para quando vê que matou


Da Redação com Polícia Civil

Delegacia de Colombo/Sede, na região metropolitana, elucidou sete homicídios ocorridos em novembro e dezembro no município. Na última sexta-feira (19), policiais civis prenderam Reinaldo Soares Gonçalves, de 30 anos, acusado de matar Claudemir Logenski, de 37 anos, no dia 9 de novembro.
Contra ele, havia um mandado de prisão expedido pela 2ª Vara Criminal da cidade. Ao ser detido, o suspeito portava uma pistola calibre 9 milímetros. “Por isso, ele também foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e de uso restrito”, explicou o delegado Erineu Sebastião Portes, que comandou a investigação.
Na ocasião do crime, Gonçalves marcou um encontro com a vítima em um posto de combustíveis, onde a matou com vários tiros. O crime foi motivado pela aproximação de Logenski com rivais do autor dos disparos. O vídeo abaixo, divulgado pela Polícia Civil, mostra toda a ação do acusado. As imagens são fortes e mostram o desespero da vítima para fugir dos tiros, ao mesmo tempo em que, de forma fria, o atirador só para quando vê que o homem morreu.



Após a conclusão das investigações e com a decretação da prisão preventiva de Gonçalves, os investigadores realizaram várias diligências em busca do assassino. No último dia 19, os policiais o abordaram quando ele dirigia um veículo Ford Ka preto.
Tentativa de homicídio
Uma semana após ter assassinado Logenski, Gonçalves trocou tiros com um policial militar que tentou intervir quando ele agrediu uma mulher. Gonçalves disparou várias vezes contra o policial, que saiu ileso do confronto.
“Gonçalves já contava com passagens pela polícia, pelos crimes de homicídio e tráfico de drogas. Ele encontra-se preso no setor de carceragem da Delegacia de Colombo, estando à disposição da Justiça”, explicou Portes.
Balanço
Além da morte de Logenski, outros seis homicídios foram elucidados. Os crimes em que foram vítimas Dariusclei Tomaz (ocorrido em 19 de novembro no bairro Vila Nova), Alexandre Ricardo (em 28 de novembro no bairro Jardim Osasco), dos irmãos Lucas de Jesus Ribeiro e Leandro de Jesus Ribeiro (em 05 de dezembro no bairro São Gabriel), Jhon Maycon Heleodoro (em 11 de dezembro no bairro Moinho Velho) e Cristiano da Silva Gonçalves dos Santos (ocorrido em 17 de dezembro no bairro Roça Grande) já têm as autorias conhecidas e, com a conclusão das investigações, espera-se que a Justiça acate os pedidos de prisão preventiva.
O crime, ocorrido em 06 de dezembro no bairro Jardim Arapongas, em que foi vítima Everton Junior Paixão dos Santos, teve como autores David Ciomar dos Santos e Carlos A. Farias dos Santos.
Investigações também concluíram que Romildo Aparecido da Silva, encontrada morto em 13 de dezembro, às margens da rodovia da Uva, foi vítima de atropelamento. As análises das câmeras de segurança existentes ao longo da rodovia levaram a essa conclusão.

Cliente tenta comprar celular de R$ 2 mil no Palladium, mas vendedor desconfia e chama a polícia


Por Denise Mello e Antonio Nascimento

Um suspeito de estelionato foi preso em flagrante na noite deste domingo (21) em uma loja de eletrônicos do Shopping Palladium. Gelson Luiz Haninec, de 47 anos, tentava comprar um aparelho celular de última geração, repleto de recursos, no valor de R$ 2 mil. Tudo ia bem até o vendedor, experiente, pedir os documentos do suposto cliente. Ao ver o RG de Haninec, o vendedor desconfiou e, sem o comprador perceber, chamou primeiro os seguranças do shopping e depois a Polícia Militar.
Mesmo argumentando que não se tratava de um golpe, o homem foi obrigado pelos seguranças a esperar a chegada da PM. Quando os policiais chegaram, houve a confirmação de que o suposto cliente, de fato, usava documentos falsos. Ele foi preso em flagrante.
Na delegacia, a polícia confirmou que ele já tinha outras passagens por estelionato. O delegado de plantão determinou fiança de R$ 2,7mil (mai caro que o celular que o suspeito queria levar para casa). Até o fechamento desta reportagem, a informação era de que Haninec continuava no Ciac-Sul, sem dinheiro para pagar a fiança.

TJ determina transferência de Gaievski para Guarapuava


gaievski
de Ivan Santos, Bem Paraná:
O desembargador Carvalho da Silveira Filho, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR), concedeu uma liminar a partir de um habeas corpus impetrado pelos advogados Elias Mattar Assad e Samir Mattar Assad, determinando a transferência do ex-prefeito e ex-assessor da Casa Civil, Eduardo André Gaievski, do presídio de Barracão para Guarapuava. Gaievski – está preso desde agosto de 2013, condenado por abusar sexualmente de menores – e havia sido transferido em novembro para Barracão por decisão da secretária de Justiça, Maria Tereza Uille Gomes. Ele é suspeito de aliciar adolescentes, oferecendo empregos na Prefeitura de Realeza, quando era prefeito da cidade.
“Verifico o apontado constrangimento ilegal, vez que a Secretária de Justiça do Estado do Paraná, ao determinar mediante despacho (…) a remoção do ora paciente ao presídio de Guarapuava, violou de forma expressa o Princípio da Separação dos Poderes, inclusive porque o magistrado já havia indeferido aludido pedido de remoção”, considerou o magistrado. “Não obstante, deixou de observar os Princípios Constitucionais – previstos no artigo 5º, inc. LV, da Carta Magna – do Devido Processo Legal, da Ampla Defesa e do Contraditório e, sobretudo, o direito do Paciente estabelecido no artigo 103 da Lei de Execução Penal (…)”, avaliou Silveira Filho.
Os advogados alegam que Gaievski teria sido “torturado psicologicamente” e estaria “aproximadamente 20 kg mais magro”. Para Elias Mattar Assad, houve abuso de poder da secretária. “E o pior, ironizou o advogado, é que na frente do Governador e em eventos públicos a Secretária Maria Tereza faz uma carinha de ‘louro José’, fala baixinho se intitulando humanista e legalista, neste caso foi arbitrária e passou recibo do crime de abuso de poder editando um atípico ato secretarial”, aponta o advogado.

Kiss confirma pelo Facebook que irá se apresentar em Curitiba dia 21 de abril


Por Denise Mello

kiss curitiba
Facebook da banda Kiss confirma vinda a Curitiba em 2015

Agora é oficial. A lendária banda Kiss acaba de confirmar nesta segunda-feira (22) pelo Facebook oficial do grupo, que virá se apresentar em Curitiba no dia 21 de abril de 2015. Para delírio dos fãs, os ícones do rock mundial irão incluir a capital paranaense na turnê sul-americana. A apresentação será na Pedreira Paulo Leminski.
No facebook, a banda Kiss informa que virá a Curitiba na turnê que comemora os 40 anos da banda com todos os hits e a pirotecnia habitual. Para quem já faz parte do clube de fãs da Kiss, um pacote de ingressos de pré-venda será colocado à disposição pela site oficial do grupo a partir desta terça-feira (23), às 10 horas horário local. Para acessar o site, clique aqui
O Kiss tocará também em Florianópolis, provavelmente um dia antes, em 20 de abril de 2015. O local escolhido é o Devassa on Stage, o mesmo local que recebeu o Guns ‘N Roses em abril passado.
Ozzy Osbourne
Além da banda Kiss, já confirmada, algumas fontes dão como certa a vinda a Curitiba doo vocalista do Black Sabbath, Ozzy Osbourne, com apresentação também na Pedreira em 2015. As duas bandas estão confirmadas no Brasil para o Monsters of Rock, tradicional festival que acontecerá nos dias 25 e 26 em São Paulo .
Além destas, especula-se ainda que a banda curitibana Motörhead abriria um dos shows.
A Pedreira é conhecida por tradicionalmente receber várias apresentações internacionais. Desde a sua reabertura no ano passado, o público curitibano ainda aguarda uma apresentação do porte que já recebeu no passado.

Acidente com três veículos deixa quatro feridos e interdita Rodovia dos Minérios


Por Marina Sequinel e Antônio Nascimento
(Fotos: Antônio Nascimento – Banda B)

Um acidente com três veículos deixou quatro pessoas feridas em Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba (RMC), na manhã desta segunda-feira (22). O caso aconteceu no km 19 da Rodovia dos Minérios, próximo ao Posto da Pedra Branca.
Um carro Pampa descia a estrada sentido capital quando perdeu o controle por causa da chuva forte e acabou na pista contrária. O carro colidiu contra um caminhão com placas de Araucária, também na RMC, que quase caiu de uma ribanceira.
Em seguida, o Pampa rodou e bateu de frente contra um Fiat Strada, também da capital. Dois ocupantes do Strada ficaram presos nas ferragens e foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros. No automóvel que causou o acidente, outros dois se feriram. Eles foram encaminhados ao hospital.
Com a ocorrência, a Rodovia dos Minérios ficou bloqueada e o trânsito complicado, com bastante lentidão, principalmente com o forte temporal que atinge a região.
.

Chuva forte deixa pontos de alagamento e cidades ilhadas na Grande Curitiba


Por Marina Sequinel, Geovane Barreiro e Antônio Nascimento
Pontos de alagamento no Parque Tingui e na Rodovia dos Minérios. Rio Branco do Sul e Almirante Tamandaré, na região metropolitana, estão ilhadas. (Fotos: Antônio Nascimento – Banda B)

As fortes chuvas que atingiram o Paraná nesta segunda-feira (22) deixaram pelo menos três cidades ilhadas na região metropolitana de Curitiba: Rio Branco do Sul, Almirante Tamandaré e Itaperuçu. Mais de 40 famílias foram afetadas pelo temporal nestes municípios por causa das enchentes. Auxiliares do Corpo de Bombeiros (CB) trabalham para retirar as pessoas das residências invadidas pela água.
Pela manhã, o temporal ainda causou queda de energia em cinco mil casas na capital, segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel). O desligamento foi causado principalmente devido aos raios e aos ventos.
Dos domicílios afetados, 3.800 se localizam no bairro Santa Cândida, enquanto os outros se distribuem entre o Atuba, Parolin, Hugo Lange, Lindoia e algumas áreas da Linha Verde. Ainda de acordo com a Copel, perto das 10h, esse número já havia sido reduzido para 900.
Informações do Corpo de Bombeiros (CB) indicam que um dos bairros mais afetadas da capital é a Cidade Industrial, que tem vários pontos de alagamentos nas ruas e também nas residências.
rio-branco-do-sul3
Rio Branco do Sul ficou embaixo d’água com o temporal. (Foto: Dudu Teixeira)
A Defesa Civil informou que está monitorando as áreas afetadas, assim como as bacias e os rios, para controlar possíveis estragos. Em situação de emergência, deve-se entrar em contato com o CB pelo telefone 193 ou com a Defesa pelo 199.
Rodovia dos Minérios
O volume de água na Rodovia dos Minérios chega a dois metros de profundidade em alguns pontos, devido aos alagamentos. Caminhões não conseguem passar pelo local em nenhum dos sentidos da pista.
Muitos moradores e comerciantes da região afirmaram que nunca viram a estrada nessas condições. As autoridades alertam os motoristas a não passarem pela rodovia.
Tempo
O início da semana do Natal será marcado por chuvas fortes em Curitiba e Região ao longo desta segunda. A instabilidade continua, com o enfraquecimento das precipitações a partir de amanhã, segundo o Instituto Meteorológico Simepar.
A previsão é de que o tempo continue nublado até quarta-feira (24) e com a possibilidade de chuvas mais fracas. De acordo com o Instituto, o eixo mais instável de uma frente fria se desloca pelo Paraná hoje e provoca pancadas de chuvas e trovoadas em todo o estado. Na capital, da meia-noite até as 8h30, já choveu 15 milímetros, contra 12 registrados durante o domingo (21).
Nas regiões Oeste e Sudoeste, as chuvas devem diminuir inicialmente até o fim da tarde de hoje, enquanto que nas demais áreas a instabilidade permanece até a noite. Os termômetros não devem passar dos 24°C em Curitiba nesta segunda. Amanhã, as temperaturas apresentam queda e a máxima é de 19°C, com mínima de 16°C na capital.
O tempo continua abafado em Foz do Iguaçu nesta terça-feira (22), com os termômetros entre os 18°C e 30°C, e em Paranavaí com 21°C e 29°C. Em Paranaguá, estes números são de 22°C e 26°C.