Feliz Natal e um Excelente Ano Novo a todos os leitores e Amigos!!

Nesse final de ano de 2.014, eu quero registrar aqui meus agradecimentos a todos os leitores e companheiros do blog, pela participação construtiva verificada não só nos comentários, como também nos E-mails a mim enviados.

Suas sugestões, elogios, críticas e proposições me ajudaram a construir um Blog melhor, e a trazer sempre conteúdo de qualidade, e que pudesse de alguma forma importar para a vida dos leitores que aqui chegam todos os dias.

Meus sinceros agradecimentos a todos leitores,  desejo um feliz Natal e um Próspero ano Novo!

Nilton Mello. ( Blog Nilton do Rim)

Conselho Municipal de Defesa Civil é empossado em Colombo


JORNALISMO PMC 22 DE DEZEMBRO DE 2014

Membros irão atuar em situações de urgência e na redução dos riscos de desastres naturais

Prefeita fala durante a posse do Conselho de Defesa Civil do município
Prefeita fala durante a posse do Conselho de Defesa Civil do município
Com o objetivo de atuar em momentos de emergência dando respostas imediatas à população foram empossados oficialmente os membros do Conselho Municipal de Defesa Civil de Colombo. Na ocasião, realizada no dia 17 (quarta-feira), na Câmara Municipal, a Prefeita Beti Pavin destacou o trabalho desta equipe.
“Fico muito honrada em participar deste momento muito significativo onde demonstra a nossa organização para atender em situações de urgência aqueles que mais precisam. Logicamente desejamos que isso não aconteça, mas devemos estar preparados. Aproveito para parabenizar estes membros que irão trabalhar com os moradores de forma voluntária”, disse a prefeita.
Durante a solenidade, Beti falou que um dos problemas que o município tem são as questões dos alagamentos quando acontecem fortes precipitações de chuvas. “Desde que assumimos a Prefeitura identificamos diversos pontos de enchentes. A partir deste mapeamento estabelecemos um cronograma de trabalho que vem atendendo a população e diminuindo consideravelmente este problema”, falou.
A prefeita lembrou que esta programação começou em 2013 e está acontecendo neste ano e se estenderá em 2015. “Montamos este Programa de Contenção de Enchentes que no ano passado atendeu 14 pontos críticos. Neste ano ampliamos para 21, onde são feitos o desassoreamento das lagoas e das bacias, troca de tubulação e limpeza geral”, informou.
Membros do Conselho são empossados na Câmara de Vereadores
Membros do Conselho são empossados na Câmara de Vereadores
Para completar, Beti Pavin anunciou que está em andamento um Plano Diretor de Drenagem, que por meio de pesquisa e levantamento de dados irá apontar o presente e o futuro das questões do escoamento das águas no município. “Tudo tem que ser estudado e planejado para atender as necessidades da natureza, pois as águas precisam seguir o seu curso, também atender os nossos moradores, as indústrias e empresas”, explicou.
Membros
Para a operacionalização do conselho foram empossados como membros e suplentes representando o poder público e a sociedade civil com mandato de dois anos: Representantes do Poder Público: Ítalo Perini Neto (titular) e Eliziane Chemim (suplente); Fernando Aguilera (titular) e Daniela França (suplente); Maria da Silva Souza (titular) e Marcos Antonio da Silva (suplente); Cel. Edson Paredes (titular) e Valquiria de Oliveira (suplente) e José Aparecido Gotardo (titular) e Antonio Alves Batista (suplente).
E representando a sociedade civil: Sergio dos Santos Filho (titular) e Pastor Carlos Isidoro de Souza (suplente); Osmar Vieira (titular) e Pastor Carlos Alberto de Barros (suplente); Capitão Murilo Cezar Nascimento (titular) e 1º Tenente Nikolas Kaneko Leal (suplente); Noel Lavoratti (titular) e Alerino Adrião (suplente); Josmar Lima Amaral (titular) e Suzimara Scrock Brunoro (suplente).
O presidente do Conselho, Italo Perini Neto falou sobre os trabalhos do órgão
O presidente do Conselho, Italo Perini Neto falou sobre os trabalhos do órgão
O presidente do Conselho, Italo Perini Neto, expôs que todas as áreas de risco do município já foram mapeadas, que foram feitos cadastros dos abrigos, cadastro de voluntários, feito o planejamento dos recursos de equipamentos e materiais que já foram inseridos no Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil (SISDC) para atuação em situações de urgência e na redução dos riscos de desastres naturais. Estes membros poderão ser reconduzidos ao cargo por igual período.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: João Senechal/PMC

Jovem cai da moto, é arrastado por 50 metros até morrer ao bater contra portão de casa


Por Marina Sequinel e Antônio Nascimento
acidente-motociclista
Jovem foi arrastado por pelo menos 50 metros após a queda. A motocicleta colidiu contra um Palio, a lixeira e o portão antes de parar. (Foto: Antônio Nascimento – Banda B)

Um motociclista de 21 anos morreu em um grave acidente no bairro Barreirinha, em Curitiba, na manhã desta terça-feira (23). Gabriel Winnicott Orlatei Moreira seguia na Rua Humberto Levis em uma Honda CB quando perdeu o controle do veículo.
Segundo testemunhas, ele estava em alta velocidade e, no cruzamento com a Rua Tenente-Coronel Servando de Loyola e Silva, acabou caindo da motocicleta. Com o impacto, Gabriel foi arrastado por pelo menos 50 metros e só parou ao colidir contra um Palio, uma lixeira e o portão de uma residência.
O Siate chegou a ser acionado, mas nada pôde ser feito, já que o rapaz morreu na hora do acidente. O corpo foi recolhido ao Instituto Médico Legal de Curitiba.

Armada “até os dentes”, gangue corta caixa do Santader e escapa fácil diante de guardas municipais


Por Denise Mello e Geovane Barreiro

Dois guardas municipais, com uma arma cada um, contra gangue em quatro carros armada “até os dentes”. Alguém encara? A resposta é fácil e mostra o desfecho óbvio de mais uma ação de gangues que cortam e explodem caixas eletrônicos na região de Curitiba. Desta vez, a ação dos bandidos foi na agência do Banco Santader da Av. Victor do Amaral, no centro de Araucária, região metropolitana de Curitiba.
Por volta das 3 horas, um grupo de bandidos ocupando quatro veículos, invadiu a agência e cortou um dos caixas com maçarico. Enquanto um cortava o caixa, o restante monitorava do lado de fora. Foi então que os olhos dos bandidos se cruzaram com os olhos de dois guardas municipais que viam tudo de dentro da viatura. Os guardas pediram reforço e não agiram, até porque o confronto seria um massacre.
“Os guardas não tinham como agir naquele momento. Eles não tinham o armamento necessário para enfrentar a gangue, que estava fortemente armada e ocupava quatro veículos. Eles fugiram antes da chegada do reforço policial”, informou o guarda municipal Elias à Banda B.
Os guardas que testemunharam a ação não souberam informar quantos bandidos participaram do assalto. Até o momento, também não foi informado o valor levado pelos bandidos. A agência não tem segurança noturna no local, apenas alarme.
Imagens da ação de integrantes dessas gangues mostram que todos parecem muito bem preparados, prontos para o confronto. “Eles querem o dinheiro e estão preparados para encarar quem for. Imagens captadas da ação dessas gangues mostram que eles sabem muito bem manusear os armamentos. Não ficam com o dedo no gatilho, se posicionam como especialistas, com o cano da arma apontado para baixo. sabem o que estão fazendo”, comenta o guarda Elias.
Quatro dias sem ataque
A mini-trégua das gangues do maçarico e da dinamite durou apenas quatro dias. A última ação dos bandidos foi registrada no dia 18 (quinta-feira passada), em uma ação frustrada. A tentativa de assalto a caixas eletrônicos  foi na agência Santander da Rua João Falarz, uma das principais vias do bairro Campo Comprido, em Curitiba. O plano acabou frustrado porque policiais militares chegaram rápido e os ladrões tiveram que largar tudo e sair correndo, não sem atirar contra a fachada da agência.
.

Marido cadeirante discute com mulher por telefone e acaba esfaqueado quando ela chega em casa


Por Denise Mello e Danaê Bubalo

Uma briga de marido e mulher quase acabou em tragédia no bairro Ganchinho, em Curitiba, na noite desta segunda-feira (22). Irada após uma discussão por telefone, a esposa chegou em casa e acertou uma facada no pescoço do marido, que é cadeirante e tem 22 anos. Apesar do golpe, ele conseguiu lutar com ela e escapou da morte.
O ataque aconteceu por volta das 20h30, na residência do casal localizada na Vila Osternack. De acordo com o soldado Geovani, do Siate, marido e mulher brigavam por telefone, quando ela resolveu ir até a casa terminar a discussão. “A vítima nos relatou que a esposa chegou com uma faca e o atacou no pescoço. A sorte é que, mesmo na cadeira de rodas, ele conseguiu lutar com a mulher e pediu socorro. Foi amparado por amigos e chegamos a tempo”, afirmou o soldado.
O golpe no pescoço não foi profundo porque, segundo a polícia, a faca era grande mas não estava afiada. “Se a faca estivesse afiada e a mulher tivesse usado mais força, talvez o golpe tivesse sido fatal”, completou o soldado.
A vítima perdeu os movimentos das pernas após ser baleada anos atrás. A esposa fugiu e é procurada pela polícia. O marido foi encaminhado ao Hospital do trabalhador sem risco de morte.
.

Presa por tráfico sai para indulto de Natal e acaba baleada ao lado de marido


Por Marina Sequinel e Antônio Nascimento

Um casal foi baleado no bairro Boqueirão, em Curitiba, na manhã desta terça-feira (23). O caso aconteceu no final da Rua Pastor Carlos Frank.
Os dois estavam em um ponto conhecido entre os usuários de drogas quando um homem chegou e disparou contra eles. Josiane Cristine Talamini, de 46 anos, levou um tiro no pé e o companheiro, Cristiano Ataíde, de 40, foi atingido na coxa ao tentar defender a mulher. O atirador fugiu.
baleado-231214-bandab
Casal foi socorrido e encaminhado ao Hospital do Trabalhador. (Foto: Antônio Nascimento – Banda B)
A Polícia Militar (PM) e o Corpo de Bombeiros (CB) foram acionados. As vítimas não quiseram dar mais detalhes sobre o autor ou o motivo da ocorrência. Segundo a PM, Josiane cumpre pena por tráfico de drogas e havia acabado de ser liberada pela Justiça para passar o Natal fora da prisão.
Os dois foram socorridos e encaminhados para o Hospital do Trabalhador.
Homicídio na RMC
Em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, um homem de 43 anos, identificado como Sidnei Domingos Viana, foi morto a tiros na frente de um bar. A situação foi registrada na Rua Domingos Cordeiro, no bairro São Vicente, na noite desta segunda-feira (22).
De acordo com a PM, ninguém soube dizer o que aconteceu. O corpo da vítima foi recolhido ao Instituto Médico Legal.

Apenas duas escolas do Paraná estão entre as 100 melhores do Enem; confira a lista


Redação com Folha Gazeta do Povo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou nesta segunda-feira (22) o resultado das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por Escola 2014 e o Paraná conseguiu que apenas duas escolas ficassem entre as 100 melhoras colocadas do país. A escola paranaense melhor colocada foi o Colégio Alfa, de Cascavel, com nota de 686,3, que alcançou o 35º lugar entre todas as escolas do país. A outra escola colocada entre as 100 melhores é o Colégio Dom Bosco, de Curitiba, que ficou com média de 685. Em 2013 o Paraná não conseguiu colocar nenhuma escola no Top 100 do Enem.
dom bosco
Colégio Dom Bosco é o melhor colocado em Curitiba
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (22) pelo Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pelo exame, e tabulados pela Folha de São Paulo.
Entre as 20 melhores escolas do Paraná, 12 são de Curitiba, com um total de nove privadas e três públicas. As outras, todas privadas, se distribuem da seguinte forma: duas de Foz do Iguaçu, duas de Londrina, uma de Cascavel, uma de Maringá, uma de Ponta Grossa e uma de Umuarama, informou a Gazeta do Povo.
As três instituições públicas que constam no top 20 do estado são o Colégio Militar de Curitiba, que ficou em 7º lugar, com nota de 632,6; a Universidade Federal do Paraná (Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR), ocupante do 9º lugar, com nota de 631,3; e o Instituto Federal do Paraná, na 20º posição, com nota de 616,6.
Clique aqui para saber o desempenho de todas as escolas – No link abaixo da página irá abrir uma planinha de excel com o desempenho.
Nacional
A região Sudeste concentra 77 escolas entre as 100 que tiveram melhor desempenho no Enem. Destas, 28 ficam no Estado de São Paulo, 23 no Rio de Janeiro e 22 em Minas Gerais.
Nordeste fica em segundo lugar no ranking, com 17 escolas entre as 100 melhores na avaliação. Em seguida, aparecem as regiões Centro-Oeste, com três escolas, Sul, com duas (as do Paraná), e Norte, com uma.
A escola com o melhor desempenho no exame no país é o colégio Objetivo Integrado, que fica na capital paulista. A unidade, que pertence à rede particular e também liderou o ranking no ano anterior, teve média de 741,94 na nova avaliação.
Já a melhor escola pública é o colégio de aplicação da Universidade Federal de Viçosa, que ficou em 13º lugar no ranking (nove posições abaixo em relação ao ranking do Enem 2012, quando esteve em 4º lugar).
Metodologia
Para calcular as médias das escolas, a reportagem da Folha considerou as quatro provas objetivas do Enem –linguagens e códigos, matemática, ciências humanas e ciências da natureza. Ao todo, 14.715 escolas compõem o ranking. A divulgação abrange apenas aquelas instituições onde mais de 50% dos alunos do 3º ano do ensino médio fizeram a prova no ano passado.

.

Cercado pela polícia, bandido perde controle de Honda Civic roubado e capota a 200 km/h


Por Denise Mello e Danaê Bubalo

capotamento 116
Civic capotou por cerca de 100 metros e ficou completamente destruido – Foto: Danaê Bubalo/Banda B

Um ladrão de carros ficou gravemente ferido após capotar um veículo Honda Civic que tinha acabado de roubar no bairro Bacacheri, em Curitiba. O acidente aconteceu no início da madrugada desta terça-feira (23), na Linha Verde, próximo ao trevo do Atuba, na pista sentido Curitiba. O bandido perdeu o controle do carro durante uma perseguição policial. Segundo os policiais, ele estava a cerca de 200 km/h quando capotou e rodou por cerca de 100 metros. Ainda assim, foi socorrido com vida e encaminhado ao hospital.
capotamento 116 fora
Apesar da violência do capotamento, motorista saiu com vida
Tudo começou quando o veículo Honda Civic estava estacionado em frente ao Hospital Angelina Caron, em Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba. Um policial que estava no local, sabendo do alerta de roubo de um veículo semelhante horas antes em Curitiba, suspeitou de três elementos que estavam no carro.
“O policial acionou o Copom (Centro de Operações da PM), mas os suspeitos perceberam a movimentação e saíram com o carro. Logo na frente, a Rotam (Ronda Tático Motorizada) avistou o Honda, mas já com apenas um elemento. Começou o acompanhamento atrás do suspeito em fuga pela BR-116. Foi quando o ocupante do Honda se perdeu e capotou o veículo em altíssima velocidade. Ele rodou por uns 100 metros até parar”, relatou o tenente Escobar, do 22º Batalhão, à Banda B.
O suspeito foi encaminhado em estado grave ao Hospital Cajuru e, segundo os socorristas, com risco de morte. Ele tem cerca de 25 anos e a identidade não foi confirmada no local.
As informações da PM são de que a vítima teria participado de um assalto no Bacacheri, horas antes, acompanhada de outros dois elementos, que não se sabe quem são. Eles fugiram antes da perseguição da polícia. o Honda Civic roubado ficou completamente destruido.

Viatura estraga e policial morre ao ser atingido por motorista que ultrapassava pelo acostamento


Por Denise Mello e Danaê Bubalo
acidente pc4
Carro da Polícia Civil ficou completamente destruído – Foto: Danaê Bubalo/Banda B


Um policial civil que estava trabalhando na delegacia de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, morreu em um grave acidente na Linha Verde, no Jardim Botânico em Curitiba, na pista sentido São Paulo. A colisão aconteceu por volta das 20h30, no momento em que o policial parou na pista da esquerda da via, com o sinal de alerta ligado, possivelmente devido a uma falha mecânica no carro. O policial civil identificado como Elias Erasmo Stephan, de 56 anos, tinha acabado de sair do Instituto de Criminalística na capital e retornava para a delegacia de Piraquara, onde iria encerrar o plantão. Parado no meio da pista, com a viatura estragada, Elias foi surpreendido pelo motorista de um Fiesta, completamente desgovernado, que atingiu a traseira do veículo do policial.
De acordo com testemunhas, o homem que dirigia o Fiesta, aparentava estar embriagado e fazia manobras perigosas na pista. “Ele veio dançando na pista e passou pela minha lateral, pela direita, e bateu no Gol parado sem sequer frear. Pode ver que a única freada na pista é a minha. Veio rodopiando lá de trás, em zigue-zague. O Gol estava parado com o pisca alerta ligado. Quando fui ver, o policial no Gol estava desacordado”, afirmou uma testemunha em entrevista à Banda B.
Depois do acidente, o motorista causador do acidente foi amparado por outro homem. Os dois fugiram em um Gol, placas ABY 8331 de Curitiba, sentido BR 277.
acidente pc1
Elias foi socorrido mas não resistiu

Massagem cardíaca
Uma equipe de Siate, do Corpo de Bombeiros esteve no local, retirou Elias de dentro da viatura completamente destruída e tentou salvar o policial. Na ambulância, equipes de socorristas e também o médico de plantão trabalharam sem parar com massagens cardíacas na tentativa de reanimar o policial que entrou em parada cardiorrespiratória.
Cerca de 30 minutos depois, Elias morreu dentro da ambulância antes mesmo de ser socorrido para um hospital. O tenente Hunziker, do Corpo de Bombeiros, afirmou que foi feito o possível, mas devido a uma lesão no pescoço o policial não resistiu aos ferimentos e morreu. “Apesar de todas as nossas tentativas de reanimá-lo, ele acabou falecendo. Foi uma lesão na cervical. O carro bateu atrás e não houve o que fazer, infelizmente”, afirmou o tenente.
Pai de três filhos
Colegas de Elias afirmaram que o policial estava próximo de se aposentar. Conhecido com Turquinho era querido por todos, casado e pai de três filhos.
O Centro de Operações Policiais Especiais da Polícia Civil esteve no local e, com as informações repassadas pelas testemunhas, os policiais foram atrás do responsável e do cúmplice do causador do acidente, mas até a madrugada desta terça-feira nenhum haviam sido localizados.
acidente pc3
Carro do motorista que causou o acidente e fugiu