Fogo atinge prédio do DCE na UFPR; incêndio pode ter sido criminoso


Por Felipe Ribeiro

Um principio de incêndio atingiu o edifício do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no começo da tarde desta sexta-feira (20). O prédio fica localizado ao lado da Reitoria da universidade, no Centro de Curitiba, e já chegou a ter a interdição recomendada pelo Corpo de Bombeiros.
dceufpr
Foto: Reprodução CAL-UFPR
Segundo nota publicada no Facebook do Centro Acadêmico de Letras, o fogo foi criminoso, conclusão esta repassada pelos próprios bombeiros que atenderam a ocorrência. “A Reitoria pediu para que o Corpo de Bombeiros realizasse um laudo de interdição, contudo eles negaram, pois o fogo foi claramente intencional e não comprometia a estrutura do prédio”, disse a nota.
O pró-reitor de Administração da universidade, Álvaro Pereira de Souza, negou em entrevista à Banda B a informação de que o incêndio possa ser criminoso. Segundo ele, o laudo ainda não foi concluído, mas as chamas atingiram principalmente papeis. “Já estamos em contato com a atual gestão do DCE e eles concordaram em deixar o prédio para que possamos realizar uma reforma dentro de um plano da universidade de restauração dos prédios mais antigos”, disse.
As chamas aconteceram no segundo andar do prédio. No local, os estudantes costumam a realizar festas, principalmente as sextas e sábados. Em novembro de 2013, o prédio teve a interdição recomendada, mas devido a falta de acordo entre a direção do DCE e Reitoria, continuou a receber os estudantes.
No final da tarde desta sexta-feira, o DCE e outros estudantes se reuniram com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) para ver que encaminhamentos são possíveis após o principio de incêndio.
A Banda B entrou em contato com a UFPR, que ainda não se pronunciou oficialmente sobre a situação.