Cansados de esperar por Cohab, moradores fecham rua do Mossunguê em Curitiba


Por Felipe Ribeiro e Danaê Bubalo

Fotos: Danaê Bubalo – Banda B

Cansados de esperar por casas da Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab), moradores de uma área de risco do bairro Mossunguê fecharam a Rua Monsenhor Ivo Zanlorezi no começo da noite desta sexta-feira (15) para protestar. A via, que tradicionalmente já é muito movimentada, ficou ainda mais lenta na volta para casa.
De acordo com Daniel da Trindade, ele mora no local há mais de trinta anos e, das 48 casas prometidas em 2008, apenas 18 foram entregues. “Nossos governantes não enxergam a pobreza. Estamos morando praticamente embaixo da água e nada é feito. É só promessa e roubalheira”, reclamou.
Segundo o morador, não é necessário nem uma forte para que o Rio Barigui alague as casas. “É terrível e estamos cansados desta situação, nós só esperamos uma solução”, concluiu Trindade.
A Banda B entrou em contato com a Prefeitura de Curitiba, que informou que as 60 famílias da Vila Bom Menino serão realocados para uma área da Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab) no próprio Mossunguê, deixando as margens do rio Barigui – área de preservação ambiental permanente. A licitação para a construção das moradias está em fase de finalização e a previsão é que as obras comecem em 90 dias. Uma conversa com a comunidade aconteceu hoje pela tarde na comunidade e uma nova reunião está agendada para semana que vem