Ministério Público do Paraná esclarece denúncia apócrifa contra Fernanda Richa


Em comunicado enviado à imprensa, o Ministério Público do Paraná explicou o procedimento a ser tomado partir da denúncia anônima contra Fernanda Richa, acusada de destinar doações ilegais de auditores fiscais à campanha de Beto Richa, em 2014.
De acordo com o MP-PR, que ressalta tratar-se de uma denúncia apócrifa, sem qualquer documento, evidência ou elemento de prova, instaurou-se um procedimento preliminar para averiguar os fatos. O Ministério Publico do Paraná garante a completa apuração do caso, mas decretou sigilo do procedimento para resguardar a privacidade e a imagem dos supostos investigados.
O Órgão ainda esclareceu que, até o momento, não há qualquer elemento de prova que permita relacionar os fatos noticiados à suposta arrecadação de recursos para campanhas políticas.
Leia, a seguir, a nota na íntegra:
“Em relação à denúncia anônima encaminhada ao MP-PR, noticiando que, para a edição do Decreto 10.937, de 05/05/2014, a secretária de Estado Fernanda Richa teria exigido dos auditores fiscais, beneficiados com o referido Decreto, doações para o Provopar, com a suposição de que tais valores seriam destinados ao financiamento de campanhas políticas, o Ministério Público do Estado do Paraná tem a informar que:
1) Por tratar-se de denúncia apócrifa, desacompanhada de qualquer documento ou elemento de prova, determinou a instauração de procedimento preliminar, de natureza averiguatória, destinada a apurar a eventual consistência das informações;
2) Decretou o sigilo de tal procedimento, para resguardar a privacidade e a imagem dos supostos investigados, dado que a denúncia anônima veio desacompanhada de documentos ou evidências;
3) Até o momento, não existe qualquer elemento de prova que permita relacionar os fatos noticiados à suposta arrecadação de recursos para campanhas ao governo do Estado.
O Ministério Público do Paraná esclarece, por fim, que prossegue nas investigações, de modo a promover a completa apuração dos fatos.
Ministério Público do Paraná”-