Colombo realiza 13ª Conferência Municipal de Saúde


WEBMASTER 30 DE JUNHO DE 2015

Evento, aberto ao público, discutirá sobre a “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do Cidadão”

Acontece nos dias 9 e 10 de julho, a 13ª Conferência Municipal de Saúde, para debater sobre o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do Cidadão”. O encontro, que será realizado no auditório da Regional Maracanã, também irá nomear os conselheiros para compor o conselho municipal de saúde.
Entre os principais objetivos da conferência estão: à formulação de diretrizes para a construção de políticas públicas de saúde que deverão compor o plano municipal e o plano plurianual (PPA); avaliar e discutir diretrizes da política para o setor de saúde; além, de discutir temas específicos para propor novas diretrizes locais da política de saúde.
Para o secretário de Saúde, Fernando Aguilera nesta edição, o espaço visa proporcionar um local democrático para a construção das políticas de saúde, pois é um local onde o povo se manifesta, orienta e decide os rumos da saúde em cada esfera. “A conferência de saúde, é mais que um instrumento legal de participação popular, significa o compromisso do gestor público com os necessários avanços do sistema de saúde”, ressalta o secretário da pasta.
Durante o evento, representantes da sociedade civil, pessoas interessadas nas questões relativas à saúde e a qualidade de vida se reunirão para decidir o que a comunidade recomenda aos gestores do SUS e às esferas de governo sobre a política de saúde.
O evento será aberto aos profissionais de saúde, sociedade civil organizada, associações de bairros, ONGs e toda a população.
Programação:
Dia: 9 de julho
Horário: 13h
– Abertura
– Mesa redonda – Presença de Autoridades e convidados
– Apresentação cultural – Irmão Caçula
– Composição da mesa diretora
– Leitura e aprovação do Regimento da Conferência
– Conferência de Abertura: Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas, direito do cidadão – Enfermeira Olga Estefânia – Coord. do Curso de Especialização em gestão do trabalho e da Educação em Saúde da ENSP/FIOCRUZ.
– Encerramento.
Dia 10 de julho
Horário: 8h
– Credenciamento
– Oficinas: delegados e observadores subdivisão por temas
I. Oficina 1 – Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade;
II. Oficina 2 – Participação Social;
III. Oficina 3 – Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde;
IV. Oficina 4 – Financiamento do SUS e Relação Público-Privado;
V. Oficina 5 – Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde.
– Almoço
– Apresentação das ações da secretaria de saúde – Secretário de Saúde, Dr. Fernando César de Andrade Aguilera.
– Plenária – Apresentação dos relatórios das Oficinas
– Eleição do Novo CMS gestão 2015-2019
– Encerramento
Serviço:
13ª Conferência Municipal de Saúde
Dia: 9 de julho, das 13h às 17h e no dia 10 de julho, das 8h às 17h
Local: auditório da Regional Maracanã
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo