Universitários decidem celebrar formatura de modo diferente e criam campanha de doação de sangue


Por Felipe Ribeiro

Com colação de grau marcada para o próximo dia 21, uma turma de estudantes de Direito Faculdade de Educação Superior do Paraná (Fesp) decidiu celebrar a conquista de uma maneira diferente e que vem mobilizando centenas de pessoas. A ideia é ajudar a repor os bancos de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), que costuma sofrer com a redução do número de doações nesta época do ano. As doações estão marcadas para acontecerem neste sábado, 1° de agosto.
doaçãosangue
Foto: Reprodução Facebook
Em entrevista à Banda B nesta sexta-feira (31), o idealizador da campanha “Demos o sangue nos estudos, agora vamos doar para quem precisa”, Marcus Vinicius Celin, a sugestão saiu de uma conversa da comissão de formatura, mas prontamente a direção da faculdade abraçou a ideia e ofereceu todo o apoio que os formandos precisassem. “A campanha seria entre nós formandos, mas já fechamos parceria com o Hemepar e a divulgação vem sendo muito positiva”, relatou.
Segundo a chefe da assessoria de suporte aos usuários do Hemepar, Nely Maria Coimbra Moura, o inverno costuma uma queda entre 20% e 30% na doações. Ela acredita que um dos motivos é a gripe, doença que pode impossibilitar a doação – já que existem critérios rigorosos para a doação de sangue. “É muito importante essa conscientização sobre a doação de sangue, visto que ele tem validade. Por isso é importante ter doadores todos os dias, para que nosso estoque seja sustentável e possa atender as demandas dos hospitais ”, disse ao site da Fesp.
Segundo Celin, ele não esperava a recepção tão positiva da Fesp e quem não pode doar, já vem mobilizando a família. “Queremos estimular outros grupos a criarem esse hábito de ajudar quem precisa”, concluiu.
Os interessados em colaborar com a campanha podem comparecer a partir das 09h de sábado no Hemepar e fazer a sua doação.