Motoristas de vans e ônibus fazem carreata em Curitiba contra novas regras da ANTT


Por Luiz Henrique de Oliveira e Djalma Malaquias
vandentro
Motoristas de vans e ônibus farão carreatas em Curitiba (Foto: Djalma Malaquias – Banda B)

Motoristas de vans e ônibus percorrem as ruas de Curitiba na manhã desta quarta-feira (19) para protestar contra uma nova resolução da ANTT (Agência Nacional de Transporte). Segundo os manifestantes, os condutores que não tem poder aquisitivo será prejudicados pelas novas medidas, que passaram a valer desde o fim de julho.
A ANTT trata a nova regra como a possibilidade de vans realizarem viagens internacionais  e domésticas de até 540 quilômetros, ou seja, 270 km na ida e 270 km na volta. “Esse limite de quilometragem é um absurdo. Ainda querem instalar rastreadores para nos fiscalizar. Querem restringir nosso direito de ir e vir”, disse à Banda B Marcos Gogola, um dos organizadores do movimento.
Gogola também criticou uma regra que proíbe o transporte rodoviária por parte de ônibus com mais de 17 anos. “Isso só vai ajudar aos grande empresários. O trabalhador vai perder o seu ganha pão. É uma medida lamentável”, opinou.
Os motoristas de  120 vans e 40 ônibus estão concentrados na Parque Barigui, de onde devem sair por volta das 9h. De lá, eles devem seguir pela BR-277 até o Contorno Sul, aonde acessarão a BR-376. Em seguida, eles irão até a Av. das Torres, indo em direção à Rodoviária de Curitiba, aonde terminarão a manifestação. Nestes pontos, o trânsito deverá apresentar lentidão.
.