Prefeita Beti Pavin integra o Conselho Consultivo da RMC




Prefeita integra o Conselho Consultivo da RMC
Diálogo integra as 29 prefeituras da região para a formulação de políticas públicas que desenvolvam os municípios
A Prefeita Beti Pavin foi empossada pelo governador Beto Richa como membro do Conselho Consultivo da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). O governador afirmou que a orientação é que a entidade intensifique o diálogo com as 29 prefeituras da região. “Queremos a Comec cada vez mais atuante, ajudando os municípios da RMC na formulação de políticas públicas que desenvolvam a região.”  Na mesma ocasião, terça-feira, dia 06, também receberam posse, membros doConselho Deliberativo do órgão.
“Esta atitude é de extrema importância. Fico muito contente que façamos parte desta grande ação e que nos chamem para o debate nos mais variados segmentos, pois a metropolitana é um dos pilares do Estado que precisa de atenção e que neste momento passa a ser ainda mais valorizada pelo Governo do Paraná com esta relevante iniciativa”, disse a Prefeita Beti Pavin.
O grupo de novos conselheiros, disse Richa, tem o desafio de propor ações integradas para melhorar a qualidade de vida da população da RMC, atualmente com três milhões de habitantes. “Temos diversos problemas que precisam ser resolvidos. Vamos fortalecer o diálogo para enfrentarmos juntos esses desafios”, defendeu. 

O governador citou como exemplos do desafio a integração do transporte público, o manejo e uso do solo, o saneamento e investimentos em saúde. Ele reafirmou o caráter municipalista de sua gestão e disse que em 2016 intensificará os investimentos nas cidades. “Nosso governo acredita que é nas cidades que as pessoas vivem e precisam das suas necessidades atendidas.”
 

Investimentos
Richa citou obras de duplicação em andamento na RMC, como a duplicação da Rodovia João Leopoldo Jacomel (Curitiba a Pinhais) e da Rodovia da Uva (Curitiba a Colombo). No orçamento de 2016, o governo estadual prevê R$ 6,8 bilhões em investimentos, o que beneficiará os municípios. 

O fortalecimento dos conselhos faz parte de uma reformulação da Comec, segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior. “Queremos essa entidade forte para cumprir sua missão de planejar a Região Metropolitana de Curitiba com o apoio dos prefeitos”, afirmou.
 

Entre as atividades da entidade estão o planejamento de políticas sobre uso e ocupação do solo, transportes, sistema viário, habitação, saneamento e elaboração de políticas públicas para o desenvolvimento da região. “A determinação é ampliar o diálogo e servir como ferramenta de auxilio dos prefeitos na elaboração de políticas públicas eficientes”, disse o diretor-presidente da Comec, Omar Akel.
 

COMEC - Criada pelo Governo do Estado, em 1974, e atualmente vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Paraná, a Comec é responsável pelo planejamento e gestão do desenvolvimento integrado das 29 cidades que compõem a Região Metropolitana de Curitiba.
 

Atribuições e formação dos Conselhos
 

O Conselho Consultivo é formado por um representante de cada um dos 29 municípios e discute planos regionais e questões de interesse metropolitano. Os projetos são encaminhados para aprovação do Conselho Deliberativo, que tem por objetivo ordenar, planejar e discutir as ações da Comec.
 

O Conselho Deliberativo é formado pelo governador do Estado, pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, pelo diretor-presidente da Comec, por um representante de Curitiba e um representante de cada um dos demais municípios.
 

Os novos conselheiros terão, entre outras tarefas, a adaptação ao modelo de gestão do Estatuto da Metrópole, aprovado em janeiro de 2015, a governança interfederativa e a atualização do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) para orientar e fomentar o desenvolvimento da área metropolitana, promover a programação dos serviços comuns.
 

CONSELHO DELIBERATIVO
 

Mounir Chaowiche – presidente indicado pelo Governador
 

Carlos Roberto Massa Júnior
 - Secretaria de Desenvolvimento Urbano 

Omar Akel
 - Comec 

Valfrido Eduardo Prado
 - Prefeitura de Curitiba 

Carlos Eugênio Stabach
 - Assomec – Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba 

CONSELHO CONSULTIVO – prefeitos dos 29 municípios
 

Beti Pavin - Colombo
 
João Manoel Pampanini - Adrianópolis 

Antônio Gonçalves da Luz- Agudos do Sul
 

Aldnei Siqueira- Almirante Tamandaré
 

Olizandro Ferreira - Araucária
 

Luiz Costa - Balsa Nova
 

Débora Fonseca - Bocaiuva do Sul
 

Luiz Carlos Assunção - Campina Grande do Sul
 

Jorge Quege - Campo do Tenente
 

Affonso Guimarães - Campo Largo
 

Louvanir Joãozinho Menegusso - Campo Magro
 

Claudinei Braz - Cerro Azul
 

Carlos Eugênio Stabach - Contenda
 

Gustavo Bonato Fruet - Curitiba
 

Josiel do Carmo dos Santos - Doutor Ulysses
 

Márcio Cláudio Wozniack - Fazenda Rio Grande
 

Neneu Artigas - Itaperuçu
 

Leila Klenk - Lapa
 

Onildo Gelatti - Mandirituba
 

Gilberto Dranka - Piên
 

Luiz Goularte Alves - Pinhais
 

Marcus Maurício de Souza Tesserolli - Piraquara
 

Loreno Bernardo Tolardo - Quatro Barras
 

Marcio Neri de Oliveira - Quitandinha
 

Cézar Gibran Johnson - Rio Branco do Sul
 

Milton José Paizani - Rio Negro
 

Luiz Carlos Setim - São José dos Pinhais
 

José Altair Moreira - Tijucas do Sul
 

Joel do Rocio José Bonfim - Tunas do Paraná
 

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo



-- 

PREFEITURA MUNICIPAL DE COLOMBO
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Contato: 41-3656.8079 / 8038 / 8051
Plantão: 41-8841.1308
e-mail: jornalismo@colombo.pr.gov.br
site: www.colombo.pr.gov.br