Campanha de prevenção do diabetes tem atividades gratuitas em Curitiba


Atividades começam nesta quarta-feira (11) e seguem até sábado (14).
Objetivo da ação é conscientizar as pessoas sobre os riscos da doença.

Do G1 PR
Retinopatia diabética pode causar lesões nos vasos sanguíneos do fundo dos olhos (Foto: Gustavo Arcanjo)Retinopatia diabética pode causar lesões nos vasos sanguíneos do fundo dos olhos (Foto: Gustavo Arcanjo)
Diversas atividades gratuitas de prevenção, diagnóstico e tratamento do diabetes serão realizadas a partir desta quarta-feira (11) em Curitiba. A programação vai até sábado (14), quando é lembrado o Dia Mundial do Diabetes. As ações serão na sede da Entidade Associação Paranaense do Diabético Juvenil (APAD).
Os interessados poderão participar de palestras, realizar exames de oftalmologia para avaliação da retina, medir a taxa glicêmica pelo teste feito no dedo e aferir a pressão arterial. Veja a programação completa.
Organização espera realizar mais de três mil atendimentos no mutirão (Foto: Gustavo Arcanjo)Mutirão para diagnosticar problemas de visão será
realizado na quinta (12) (Foto: Gustavo Arcanjo)
O objetivo da campanha é a conscientização sobre os riscos da doença, que atinge 382 milhões de pessoas no mundo, conforme pesquisa da Federação Internacional do Diabetes. O estudo também aponta que, apenas no Brasil, 6% da população têm o diagnóstico confirmado.
Na quinta-feira (12), haverá um mutirão para diagnosticar problemas de visão causados pela retinopatia diabética na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico. Quem tiver interesse em fazer gratuitamente o exame oftalmológico de fundo do olho pode comparecer no local das 9h às 16h.
A retinopatia diabética é uma doença que pode causar lesões nos vasos sanguíneos do fundo dos olhos. A elevação do açúcar no sangue, quando não tratada, pode desenvolver o edema macular diabético, que é a principal causa de cegueira em pacientes jovens e adultos.
Para participar das atividades, os interessados devem se inscrever por meio do telefone (41) 3244-7711. A Associação Paranaense do Diabético Juvenil (APAD) fica na Avenida Iguaçu, 4263, no bairro Vila Izabel.