Formaturas marcam o encerramento das atividades do PROERD 2015 em Colombo


WEBMASTER 15 DE DEZEMBRO DE 2015

Desenvolvido com alunos da rede municipal, o programa tem por objetivo prevenir o uso de drogas entre crianças e adolescentes

Neste ano, o PROERD certificou 1630 alunos dos 5º anos da rede municipal de ensino
Neste ano, o PROERD certificou 1630 alunos dos 5º anos da rede municipal de ensino
E, para finalizar as atividades de 2015, aconteceram neste mês duas formaturas
E, para finalizar as atividades de 2015, aconteceram neste mês duas formaturas
A Prefeita Beti Pavin prestigiou o evento e ressaltou sobre a importância do programa
A Prefeita Beti Pavin prestigiou o evento e ressaltou sobre a importância do programa
Neste ano, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o PROERD, certificou 1630 alunos dos 5º anos da rede municipal de ensino.
E, para finalizar as atividades de 2015, aconteceram neste mês duas formaturas. Foram certificados 960 alunos no Pavilhão do Bosque da Uva e outros 240 alunos no Ginásio de Esportes Leandro Alberti. A ação é desenvolvida pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Polícia Militar.
A Prefeita Beti Pavin comentou sobre a importância do programa. “O PROERD é indispensável para as nossas crianças, pois elas aprendem o que as drogas causam nas pessoas. Além de identificar as pressões que podem influenciá-las a experimentar o cigarro, bebidas alcoólicas, entre tantas outras drogas. E, o mais importante, desenvolvem estratégias para resistir quando é oferecido, além disso, aprendem a dizer não a violência”.
Segundo a secretária de Educação, Aziolê Maria Cavallari Pavin, o programa consiste em um esforço cooperativo entre a Polícia Militar, a Escola e a Família e tem como objetivo ensinar as crianças e adolescentes em idade escolar, a serem capazes de fazer boas escolhas de forma segura e responsável.
“Eles aprendem a se comunicarem e se relacionarem melhor com as pessoas, denunciando o bullying com segurança. Além de reconhecem os malefícios das drogas e as pressões dos colegas e, principalmente, se mantendo livres das drogas e da violência,” declarou.
O programa
O PROERD é desenvolvido em 10 lições que buscam desenvolver habilidades de autoconhecimento e autocontrole emocional. Dessa maneira, auxilia as crianças a tomarem decisões responsáveis, compreendendo o outro, se comunicando de forma eficaz, mantendo relacionamentos interpessoais saudáveis e lidando com desafios e responsabilidades.
O programa é aplicado por policiais militares que são rigorosamente selecionados e formados por profissionais da área da educação. Os profissionais atuam em sala de aula em um período letivo, uma vez por semana com turmas do 5° ano do ensino fundamental.
“O Proerd segue salvando vidas com uma filosofia de prevenir o uso de drogas entre crianças e adolescentes, resistir às pressões de amigos e da mídia, reforçando sua autoestima, além de desenvolver lições de cidadania”, ressaltou a secretária da pasta.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: João Senechal/PMC