Presidente Dilma sanciona lei que concede pensão vitalícia a Lais Souza


Esquiadora, que sofreu acidente em janeiro durante treinamento para os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi e ficou tetraplégica, receberá benefício de R$ 4.390,24

Por Brasília
Lais Souza (Foto: David Abramvezt)Lais Souza receberá pensão vitalícia do governo federal (Foto: David Abramvezt)
Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira a sanção da presidente Dilma Rousseff à lei que concede pensão vitalícia a atleta Lais Souza. A esquiadora, ex-ginasta, perdeu os movimentos dos braços e das pernas em janeiro de 2014, após sofrer um grave acidente durante treinos para os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi.
A lei, aprovada pelo Congresso Nacional no fim do ano passado, prevê pensão mensal e vitalícia a Lais em valor equivalente ao limite máximo do salário de benefício do Regime Geral de Previdência Social: R$ 4.390,24. O benefício é pessoal e não se transmite aos herdeiros da atleta. O valor será atualizado periodicamente segundo os índices e critérios da Previdência.
A justificativa apresentada no Congresso para a aprovação da lei foi o fato de Lais Souza ter representado o país em competições internacionais desde os 12 anos. A pensão segue os moldes do que é concedido aos jogadores de futebol que integraram a Seleção nas Copas do Mundo de 1958, 1962 e 1970.

Autora do projeto da lei que beneficiou Lais, a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) também busca a aprovação de uma lei que crie uma espécie de seguro de acidentes pessoais a todos os atletas que representam o Brasil em Jogos Olímpicos ou Paralímpicos. A medida ajudaria atletas que vivam com recursos limitados e que tenham desenvolvido qualquer deficiência ou lesão permanente decorrente da preparação ou da participação nesses eventos.
 

MEC divulga as notas do Enem 2014


Candidatos podem consultar nota individualmente pela internet.
Inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começa segunda (19).

Do G1, em São Paulo
Candidato deve inserir CPF e senha e ver as notas nas provas do Enem (Foto: Reprodução/Inep)Candidato deve inserir CPF e senha e ver as notas nas provas do Enem (Foto: Reprodução/Inep)
O Ministério da Educação liberou na noite desta terça-feira (13) a consulta individual das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 para 6.193.565 estudantes que fizeram as provas. Eles podem acessar sua nota na página enem.inep.gov.br ou no sitesistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem.
Para ver o resultado, o candidato deve inserir seu número de inscrição do Enem e a senha de acesso ou CPF e senha.
Logo após a publicação das notas, a página de acesso do Inep apresentou lentidão devido ao grande volume de tráfego.
Os mais de 6,2 milhões de estudantes que fizeram as provas poderão ver a nota que tiraram nas provas objetivas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática) e na redação. Dúvidas podem ser solucionadas pelo telefone de auxílio do Enem: 0800 61 61 61.
O exame foi realizado nos dias 8 e 9 de novembro de 2014.
Queda na média
Segundo o Ministério da Educação, as médias em matemática e redação dos alunos concluintes do ensino médio caíram 7,3% e 9,7%, respectivamente, em relação ao Enem do ano anterior.
Mais de 529 mil candidatos tiraram nota zero em redação, e apenas 250 obtiveram a nota máxima (1.000 pontos).
A demora na divulgação das notas deixou milhares de estudantes ansiosos durante todo o dia.Muitos criaram memes nas redes sociais para brincar com a espera pela divulgação.
Ministro Cid Gomes comenta as redações com nota zero. Assista abaixo:
Nota das objetivas
A nota das provas objetivas usa a metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI). Uma das principais dúvidas sobre a TRI é o fato de que é impossível o aluno tirar nota 1.000 na prova de múltipla escolha (na redação, isso é possível).
Nessa metodologia, mesmo que o aluno acerte todas as 45 questões de cada prova, sua nota nunca será 1.000. Da mesma forma, um candidato que erre todas as questões não acaba com nota zero (ou, no caso do Enem, a pontuação mínima, que é 200 pontos).
Isso acontece porque o exame dá pontos aos candidatos de acordo com uma escala. Ou seja, a nota do candidato não se trata diretamente do seu desempenho individual, mas de como ele se saiu dentro do conjunto dos demais candidatos. Por exemplo, quanto mais próximo da nota máxima, mais certeza é possível ter de que o estudante domina os conhecimentos exigidos na prova.
enem redação (Foto: Reprodução/TV Globo)Redação do Enem abordou a publicidade infantil
(Foto: Reprodução/TV Globo)
Nota da redação
O tema da redação do Enem 2014 foi "Publicidade infantil no Brasil". A nota de redação vai de 0 a 1.000 pontos. Um bom texto para ganhar nota 1.000 deve cumprir bem cinco competências exigidas pela redação do Enem. Cada competência tem cinco faixas que vão de 0 a 200 pontos.
Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Cada redação do Enem foi corrigida por dois corretores de forma independente. A nota total de cada corretor corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das cinco competências.
Se houvesse discrepância entre as notas dois corretores por mais de 100 pontos, ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências fosse superior a 80 pontos, a redação iria para um terceiro corretor.
Caso houvesse discrepância entre o terceiro corretor e os outros dois corretores, ou caso houvesse discrepância entre o terceiro corretor e apenas um dos corretores, a nota final seria a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximaram.
Se a nota do terceiro corretor tivesse diferença equidistante das notas dos outros dois corretores, ou se for completamente diferente, a redação seria avaliada por uma banca de três avaliadores que dará a nota definitiva.
Sisu
Com a pontuação em mãos, os candidatos poderão concorrer às 205.514 vagas em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior na primeira edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
A consulta às vagas já está disponível neste link. As inscrições serão abertas no dia 19 no sitesisu.mec.gov.br. O prazo de inscrições vai até às 23h59 do dia 22.
O Sisu seleciona alunos para vagas em instituições públicas de ensino superior a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para participar desta edição, o candidato tem de ter feito a edição 2014 do exame e não ter zerado na redação. O estudante poderá se inscrever em até duas opções de vaga.
A Lei de cotas (lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012), garante a reserva de 50% das vagas, por curso e turno nas 63 universidades federais, nos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e nos 2 centros federais de educação tecnológica, a estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas.
O resultado da primeira chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro.

Motorista dorme ao volante e invade farmácia em Piraquara; assista ao vídeo



Da Redação
farmaciadentro
Acidente teve apenas danos materiais (Foto: Everton Cassi)

O motorista de um Ford Ka dormiu ao volante e bateu contra a entrada de uma farmácia no Centro de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, no início da madrugada desta terça-feira (13). Ninguém ficou ferido e apenas danos materiais foram verificados.
De acordo com Everton C., gerente da farmácia, três pessoas estavam no Ford Ka. “Eles voltavam do funeral do pai de um dos ocupantes quando o motorista adormeceu ao volante e entrou dentro do comércio”, relatou à Banda B.
Um Boletim de Ocorrência para reparação de danos deverá ser feito junto à Polícia Militar.
Assista ao vídeo do momento em que o carro atinge a farmácia:


Veranista tem infarto sob sol de mais de 33°C e é socorrido por bombeiros - Veja vídeo

Por Luiz Henrique de Oliveira

Socorristas do Corpo de Bombeiros trabalharam por cerca de meia hora, na tarde desta terça-feira (13), para encaminhar com vida até o hospital um veranista de 50 anos que teve um infarto logo após sair da areia, na Rua do Comércio, no Balneário de Ipanema, no Litoral do Paraná. Depois de uma massagem cardíaca, o homem foi levado até um hospital da região.
Ovídio da Rocha Santos, leitor do Portal da Banda B, afirmou que o veranista estava inconsciente. “Foi socorrido e a rua ficou fechada durante o atendimento, porque ele caiu no meio da via. Fazia mais de 33°C e foi um trabalho bem árduo dos bombeiros, que conseguiram reanimá-lo. Talvez esse forte calor tenha contribuído para o problema clínico”, disse o leitor.
A vítima não foi identificada oficialmente. O helicóptero dos bombeiros chegou a pousar nas areias, porém a vítima foi levada ao hospital pela ambulância do Siate. Segundo Ovídio, os bombeiros foram parabenizados após o socorro. “Os curiosos aplaudiram muito”, afirmou.
Assista abaixo o registro do momento em que a vítima é socorrida no balneário de Pontal do Paraná:










Governos do PR e do RJ anunciam ação integrada para combater entrada de drogas e armas pela fronteira


Por Felipe Ribeiro e Juliano Cunha

francischini
Beltrame e Francischini (Foto: Juliano Cunha – Banda B)
As secretarias de Segurança Pública dos estados do Paraná e do Rio de Janeiro anunciaram no final da tarde desta terça-feira (13) uma ação integrada para combater a entrada de drogas e armas pela fronteira do Brasil com o Paraguai.
De acordo com o secretário Fernando Francischini, a ideia é integrar as operações em um trabalho de inteligência, já que há um consenso de ambos os estados que o crime organizado ganha muita força pela entrada de drogas na fronteira. “A ideia é ocupar a fronteira. Queremos trazer outras secretarias e trabalhar em um projeto que será levado ao Governo Federal”, disse.
Segundo o secretario de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, a parceria contempla a construção de um centro com policiais de ambos os estados. “Entendemos que o Mato Grosso do Sul e São Paulo são partes importantes do projeto, então queremos que eles também integrem a ação que irá beneficiar todo o país”, concluiu.

Família de catarinense morto diz não acreditar em participação da máfia


Após receber informações da polícia mexicana, família acha que foi acidente.
Homem de Jaraguá do Sul, Norte de SC, foi encontrado morto no México.

Do G1 SC
Após receber informações da polícia do México sobre as circunstâncias da morte de Dealberto Jorge Silva, 35 anos, em Cancún, a família do rapaz descartou a hipótese de crime  envolvendo a máfia mexicana. "Nem a polícia, nem nenhum dos amigos tem qualquer indício para acreditar que exista de fato algum envolvimento com máfia mexicana", afirmou o primo da vítima, o advogado Juliano Girolla.
Segundo ele, uma "triste coincidência de fatos" levou a essa primeira conclusão de que teria sido um assassinato. A família acredita que houve um acidente. As autoridades mexicanas também negam a participação da máfia na morte.
A hipótese ganhou força com a divulgação de um áudio recebido por amigos de Dealberto no fim de semana no qual o rapaz alerta sobre um possível sequestro e pede ajuda. "Irmão, eu estou para ser sequestrado por aquela amiga do Marchetti, a russa. Tem muita gente, está muito estranho, e avise a Polícia Federal, alguma coisa assim, cara", diz Dealberto. (veja o vídeo acima)
Em áudio, Dealberto afirma que "está para ser sequestrado" (Foto: Reprodução/RBS TV)Em áudio, Dealberto alerta sobre suposto sequestro
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Viagem e morte
Moradores de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, Dealberto e o irmão Fernando, de 33 anos, haviam viajado para o México no dia 2 de janeiro para o casamento de um amigo.
Segundo familiares contaram à TV RBS, depois da festa, eles ficaram na cidade de Playa del Carmen para participar de um festival de música eletrônica. Após o dia 7, eles pararam de postar fotos nas redes sociais e desapareceram.
A morte de Dealberto foi confirmada no domingo (11). Segundo a família, a polícia mexicana informou que o empresário caiu de uma altura de 10 metros em um prédio de Playa del Carmen – mesma cidade onde estava hospedado. Trata-se de uma região hoteleira, mas ainda não foi confirmado se o local da morte é um hotel.
Irmão em choque
Já Fernando, inicialmente dado como desaparecido pela família e amigos, havia feito contatos com a família dizendo estar "escondido". Juliano informou nesta terça (13) que Fernando voltou a telefonar na noite de segunda e que ele está "em estado de choque". Sem dar detalhes, o primo do rapaz diz que Fernando está "em um local seguro", e a família tenta fazer com que ele volte o quanto antes ao Brasil.
Dealberto e Fernando saíram do Brasil no dia 2 de janeiro (Foto: Reprodução/Facebook)Dealberto (de preto) e Fernando (de verde) saíram do Brasil no dia 2 de janeiro (Foto: Reprodução/Facebook)
Até a manhã desta terça (13) pouca coisa havia sido esclarecida sobre a morte de Dealberto. Segundo o primo, a polícia mexicana confirmou que o empresário morreu em uma queda. O corpo foi reconhecido por uma amiga que viajava com os irmãos. O balneário de Playa del Carmen fica a 70 quilômetros ao Sul de Cancún.
O primo dos irmãos informou que a família já deu início ao procedimento para translado do corpo do rapaz de volta ao Brasil, mas ainda não sabe quanto tempo levará todo o processo. 

Segundo o embaixador João Solano, o caso é monitorado à distância, a partir da capital Cidade do México, que fica a aproximadamente 2,5 mil quilômetros de Playa del Carmen. Solano afirmou que o corpo do catarinense está no serviço médico forense da cidade.
Embaixada

A embaixada do Brasil no México informou na tarde de segunda que acompanha a investigação da morte do catarinense e do paradeiro do irmão dele.
Por meio de nota, o Itamaraty limitou-se a confirmar o "falecimento de nacional brasileiro no México", mas não revelou a identidade da vítima. "O MRE [Ministério das Relações Exteriores], por meio do Consulado-Geral do Brasil na Cidade do México, mantém contato com os familiares do brasileiro falecido e com as autoridades competentes mexicanas responsáveis pelo tratamento do caso", informou.

Atlético é o 5º melhor clube brasileiro no ranking mundial


elenco - atlético 2014
da Gazeta do Povo:
O Atlético é o quinto clube brasileiro mais bem-colocado no ranking mundial de times. De acordo coma lista publicada nesta terça-feira (13) pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), o Furacão está entre as 100 melhores equipes do mundo, na 83ª colocação, com 134 pontos.
Confira os primeiros colocados do ranking da IFFSH.
Em relação aos times brasileiros, o Atlético fica atrás somente do atual bicampeão brasileiro Cruzeiro (14º, com 219 pontos), do Atlético-MG (16º, com 208 pontos), do Grêmio (35º, com 172 pontos) e do São Paulo (45º, com 160 pontos).
O líder do ranking da IFFHS é o Real Madrid. Atual campeão da Liga dos Campeões, o torneio mais importante de clubes do mundo, o time espanhol soma 391 pontos no topo. Em seguida vem o alemão Bayern de Munique, com 276 pontos, o Atlético de Madrid – atual campeão espanhol e vice da Liga dos Campeões -, com 267 pontos, o Barcelona, com 251 pontos e o colombiano Atlético Nacional, com 249,5 pontos.
O ranking da IFFHS computa os resultados de competições oficiais pelo mundo desde 1991. As competições mais valiosas para a lista são a Liga dos Campeões e a Libertadores da América: cada vitória nessas competições valem 14 pontos, enquanto que um empate vale sete pontos.

Primeiros colocados do ranking da IFFSH
1. Real Madrid (Espanha) – 381 pontos
2. Bayern de Munique (Alemanha) – 276 pontos
3. Atlético de Madrid (Espanha) – 267 pontos
4. Barcelona (Espanha) – 251 pontos
5. Atlético Nacional (Colômbia) – 249,5 pontos
6. Juventus (Itália) – 245 pontos
7. Arsenal (Inglaterra) – 233 pontos
7. Napoli (Itália) – 233 pontos
9. River Plate (Argentina) – 228 pontos
9. RB Salzburg (Áustria) – 228 pontos
Equipes brasileiras
14. Cruzeiro – 219 pontos
16. Atlético-MG – 208 pontos
35. Grêmio – 172 pontos
45. São Paulo – 160 pontos
-83. Atlético-Pr – 134 pontos
99. Flamengo – 129 pontos
131. Corinthians – 112 pontos
151. Botafogo – 105 pontos
156. Fluminense – 104 pontos
159. Internacional – 102 pontos
164. Santos – 100 pontos
202. Goiás – 89,5 pontos
214. Bahia e Vitória – 86 pontos
247. Sport – 80 pontos
273. Coritiba – 76 pontos
379. Figueirense – 68 pontos
377. Chapecoense – 64 pontos
392. Criciúma – 62 pontos
439. Palmeiras – 58 pontos

Jovem fica gravemente ferida após ser atropelada por biarticulado na frente do Shopping Estação


Por Felipe Ribeiro e Juliano Cunha

atropelamentocentro
Foto: Gabrielli Alves
Uma jovem de 25 anos ficou gravemente ferida após ser atropelada por um biarticulado no cruzamento das avenidas Sete de Setembro e Marechal Floriano Peixoto, bem em frente ao Shopping Estação, no Centro de Curitiba. De acordo com testemunhas, a vítima aparentemente estava distraída quando acabou atingida.
De acordo com o médico do Siate, ela sofreu uma forte pancada na cabeça e precisou ser socorrida em estado gravíssimo ao Hospital Evangélico.
O trânsito ficou lento na região, já que a jovem ficou caída próximo à canaleta de ônibus da linha Boqueirão que estaria recolhendo.

Curto-circuito em aparelho de ar-condicionado causa incêndio em hotel na Sete de Setembro


Por Luiz Henrique de Oliveira e Juliano Cunha
hoteldentro
Dois homens inalaram fumaça e receberam atendimento (Foto: Juliano Cunha – Banda B)

Um incêndio atingiu um cômodo do Hotel Condor, na Av. Sete de Setembro com a Rua General Carneiro, no Centro de Curitiba, por volta das 14h30 desta terça-feira (13). Duas pessoas inalaram fumaça e foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros.
Segundo o sargento Weber, do Corpo de Bombeiros, um superaquecimento no ar-condicionado causou o incêndio. “Duas pessoas que inalaram fumaça ao tentar apagar o fogo foram atendidas. Eles estão bem e não correm risco. O fogo está controlado”, disse à Banda B.
A reportagem entrou em contato com o hotel que confirmou o incêndio em apenas um cômodo por conta do problema no ar-condicionado.
.

Polícia divulga retrato falado de suspeito de matar taxista durante assalto na RMC; foto


Por Luiz Henrique de Oliveira


A Delegacia Piraquara, que investiga o caso e latrocínio (roubo seguido de morte) contra o taxista José Afonso Trindade de Andrade, de 51 anos, já tem o retrato falado do suspeito de cometer o crime, que aconteceu nesta segunda-feira (12).
As informações para a elaboração do retrato foram colhidas junto às testemunhas que viram o suspeito embarcando para uma corrida. Em entrevista à Banda B, nesta terça-feira (13), o delegado Haroldo Davison, de Piraquara, afirmou que a polícia espera em breve prender o suspeito.
PIRAQUARA DENTRO
Polícia pede ajuda para prender o suspeito (Foto: Divulgação Polícia Civil)
“Contamos com a ajuda da população e já temos informações importantes sobre o suspeito. Acredito que em breve teremos novidades”, disse o delegado, que confirmou que sem dúvida o caso trata-se de roubo seguido de morte.
Informações sobre o suspeito podem ser passadas à delegacia pelo telefone:  35901200.
O crime
O taxista José Afonso Trindade de Andrade, foi assassinado na madrugada desta segunda-feira (12) em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. O trabalhador foi encontrado morto com marcas de disparo de arma de fogo em uma chácara na região do bairro Nemari 5.
De acordo com a família, o taxista estava desaparecido desde a noite de ontem, quando a Rádio Banda B foi procurada para divulgar o sumiço. A Polícia Militar (PM) encontrou o táxi do trabalhador na BR-277, próximo ao cruzamento com a avenida Rui Barbosa, em São José. A família informou que ele teria sido assaltado, já que o carro tinha sido encontrado sem qualquer pertence pessoal.
Horas depois, por volta das 8 horas, moradores de uma chácara encontraram o corpo de um homem com todas as características do taxista.
Protesto
Ontem, taxistas de Piraquara fecharam a Av. Getúlio Vargas, em frente à prefeitura municipal, para protestar por mais segurança. O prefeito Marquinhos, de Piraquara, prometeu buscar melhorias aos profissionais.

Circo de Marcos Frota cai em São Paulo após fortes chuvas na capital


Marcos Frota cumpre agenda de trabalho em Lisboa Foto: Hudson Pontes

A estrutura do circo de Marcos Frota, que está em temporada em São Paulo, desabou na tarde desta segunda-feira. O acidente ocorreu após as fortes chuvas que atingiram a capital paulista. Frota, que está cumprindo agenda de trabalho em Lisboa, ficou sabendo do acidente por funcionários e, por telefone, minimizou o episódio. “Está tudo bem, não foi nada grave. Não houve vítimas”, contou ele, em conversa com a Retratos da Vida. Um funcionário do Mooca Plaza Shopping confirmou o episódio. Uma equipe trabalhava no local até a noite.
Marcos Frota com artistas do seu circo
Marcos Frota com artistas do seu circo Foto: Nina Lima
Marcos Frota com artistas do seu circo
Marcos Frota com artistas do seu circo Foto: Nina Lima
Desde o dia 9, o Circo dos Sonhos apresentava shows da dupla de palhaços Patati Patatá. Por causa do acidente, as apresentações estão canceladas até segunda ordem. Frota, atualmente, é jurado do quadro “Truque Vip”, do “Domingão do Faustão”. Sua última participação em novela foi como o Massa de “Ti ti ti”, em 2010.
Marcos Frota como Massa de “Ti ti ti”
Marcos Frota como Massa de “Ti ti ti” Foto: Divulgação/ Estevam Avellar
Marcos Frota foi casado durante seis anos com Carolina Dieckmann e desta relação nasceu Davi, hoje com 15 anos. O casal se separou em 2003. Anos depois o ator afirmou, numa entrevista, que se incomodava com o assédio da mídia e comentou que a união com Carolina era como uma fotonovela, sendo acompanhado o tempo todo
Marcos Frota e Carolina Dieckmann no casamento
Marcos Frota e Carolina Dieckmann no casamento Foto: Gabriel de Paiva / Gabriel de Paiva
Carolina Dieckmann e Marcos Frota em 1997
Carolina Dieckmann e Marcos Frota em 1997 Foto: Júlio César Guimarães
Carolina Dieckmann e Marcos Frota no ano 2000. A atriz tinha raspado o cabelo para a Camila de “Laços de família”
Carolina Dieckmann e Marcos Frota no ano 2000. A atriz tinha raspado o cabelo para a Camila de “Laços de família” Foto: Divulgação/Nilton Santos


Bandidos tentam fugir após assalto e morrem em troca de tiros com a PM em Pinhais


Por Felipe Ribeiro e Bruno Henrique

IMG-20150112-WA0010
Foto: Divulgação
Dois bandidos morreram no final da tarde desta segunda-feira (12) após assaltarem uma loja de materiais de construção da Rodovia João Leopoldo Jacomel, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.
De acordo com capitão Sérgio, da Polícia Militar, os assaltantes  estavam de bicicleta e passaram por uma viatura do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e iniciaram a troca de tiros. Na tentativa de fuga a pé por um matagal próximo a Rua Salgado Filho, acabaram baleados e morreram no local. “São pessoas que já foram abordadas várias vezes. Hoje eles tentaram se esconder em uma casa e iniciaram os tiros. Um deles ainda caiu dentro de um rio e quase foi levado pela correnteza”, disse.
Segundo o coordenador da Guarda Municipal de Pinhais, guarda Amarildo, duas armas foram apreendidas com eles.
Até o momento, nenhum dos dois bandidos foi identificado. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML).
.

Morador de rua passa mal, recusa ida a hospital e morre horas depois no Passeio Público


Por Luiz Henrique de Oliveira e Danaê Bubalo
morador dentro
Morador de rua foi encontrado morto em frente ao Passeio Público (Foto: Danaê Bubalo – Banda B)

Um morador de rua de 60 anos foi encontrado morto em frente ao Passeio Público, no Centro de Curitiba, no início da manhã desta terça-feira (13). Segundo a Guarda Municipal (GM), o homem teria passado mal durante a tarde e recusado atendimento.
O Samu, por volta das 16h de ontem, foi chamado para atender o morador, que se queixava de dores no estômago. Apesar de ser orientado a ir a um hospital, o homem se recusou e permaneceu no Passeio. De acordo com amigos, no decorrer da noite as dores pioraram e novamente ele não quis atendimento, até quando na manhã de hoje foi encontrado morto.
O corpo foi recolhido ao Instituto Médico Legal de Curitiba (IML). Até o fechamento desta reportagem, a vítima não foi identificada oficialmente.
.

Apostadores de Curitiba e Londrina ganham prêmio máximo da Lotofácil


Por Luiz Henrique de Oliveira


Um apostador de Curitiba e um de Londrina estão entre os seis sortudos que acertaram as 15 dezenas da Lotofácil, sorteada na noite desta segunda-feira (12) em Osasco, interior de São Paulo.
Os sortudos ganharam cada um o prêmio de R$ 738.515,95. Além dos paranaenses, duas apostas em Chapadão do Sul (MS), uma em Araçatuba (SP) e outra em São Paulo (SP) foram contempladas. Outras 947 pessoas acertaram 14 números e levaram pouco mais de R$ 1 mil.
Confira os números sorteados: 02-04-05-06-07-08-11-12-13-15-16-18-21-22-24.
.

Jovem vítima de 'pornografia de vingança' decide expor nudez na internet



Emma Holten - Reprodução/Friktion
Três anos atrás, Emma Holten foi vítima do que é chamado de "pornografia de vingança". A dinamarquesa teve fotos em que aparecia nua postadas na internet por um ex-namorado

Em vez de ficar com vergonha, Emma decidiu virar a página de uma forma surpreendente e ousada: posou seminua para um fotógrafo da sua escolha para o site "Friktion" e quis que as fotos fossem publicadas livremente. 

O ensaio, disse Emma à revista "Elle", foi motivado por um desejo de apoiar outras mulheres vítimas de "pornografia de vingança", prática que alimenta ilegalmente sites de várias partes do mundo.
Emma Holten - Reprodução/Friktion (outras fotos aqui)
Em artigo escrito para o site feminista "Hysteria", Emma contou ter sofridopesado assédio masculino após a publicação das fotos pelo ex. Ela reproduziu algumas das mensagens recebidas: 

"Os seus pais sabem que você é uma vagabunda?" 

"Envie-me mais fotos nuas ou vou enviar as que tenho para o seu chefe" 
"Eu digo para as vítimas: vocês estão certas, mesmo que estejam sozinhas!", disse Emma à "Elle". "Vocês vivem em uma cultura patriarcal que as têm como alvo por vocês serem o que são. Eles estão errados, vocês estão certas. Vocês têm o direito de tirar fotos ou fazer vídeos. Os homens que entram em contato com vocês por isso são idiotas misóginos que apenas querem colocá-las para baixo a fim de se afirmarem", acrescentou a dinamarquesa, que disse ter tido apoio da família e do seu chefe.

De acordo com pesquisa da MacAfee, 10% dos ex-parceiros já ameaçaram liberar na internet imagens íntimas alheias - 60% dessas pessoas cumpriram as ameaças.