Comoção marca velório de PM que era segurança do filho do governador


A vítima trabalhava há 10 anos como segurança da família de Wellington Dias.
Vítima dirigia o veículo quando reagiu ao assalto e houve troca de tiros.

Do G1 PI
Wellington Dias vai ao velório do PM que fazia a segurança do seu filho (Foto: Reprodução/TV Clube)Wellington Dias vai ao velório do PM que fazia a
segurança do seu filho (Foto: Reprodução/TV Clube)
O governador Wellington Dias participou do velório do policial militar Francisco das Chagas Nunes, 43 anos, assassinado com dois tiros ao reagir a uma tentativa de assalto na noite de sexta-feira (6), no bairro Ininga, Zona Leste de Teresina. A vítima trabalhava há 10 anos como segurança da família e acompanhava o filho do governador, Vinícius Dias. Comovido, Wellington disse que com a dor da perda também vem a indignação.
“Como qualquer pai, sentimos muita dor. Reconheço que a dor maior é da esposa dele e dos filhos que perderam seu ente querido. Todos nós estamos orando e pedindo a Deus que dê muita força. Como ser humano, isso nos traz muita indignação, muita tristeza e, ao mesmo tempo, muita responsabilidade. Por isso fiz um decreto de emergência da grave situação que vive o Piauí”, disse o governador.
Ainda de acordo com Wellington Dias, não há sistema perfeito na segurança, mas medidas para combater a violência já estão sendo tomadas. “Não há sistema perfeito na área de segurança, infelizmente. Temos muitas situações graves como a carência de pessoal, por isso estamos mais chamando mais policiais. Não é demais lembrar que esses criminosos foram presos mais de três vezes, e isso mostra que nosso sistema tem falhas que precisam ser corrigidas”, falou.
Francisco da Chagas era segurança de Wellington há 10 anos (Foto: Reprodução/Facebook)Francisco da Chagas era segurança de Wellington
há 10 anos (Foto: Reprodução/Facebook)
Segundo o delegado Francisco Costa Barêtta, Vinícius Dias e mais algumas pessoas tinham ido à residência de um amigo, quando foram abordados por dois homens, um deles armado. Outros dois suspeitos davam apoio em um veículo. O policial militar dirigia o veículo quando reagiu ao assalto e houve troca de tiros. Ele foi atingido nas costas e morreu no local.
O velório de Francisco das Chagas Nunes teve direito a honras militares e o corpo será enterrado na cidade de Presidente Dutra (MA), de onde ele e sua família são naturais. Francisco tinha três filhos e era casado.
Na manhã deste sábado (07), a assessoria de comunicação do governador divulgou uma nota informando que o governo prestará assistência à família e que vai combater a situação da violência no estado.

Tiroteio entre policial civil e assaltantes em lanchonete deixa um cliente ferido na RMC


Por Elizangela Jubanski e Danaê Bubalo

Um tiroteio entre um policial civil aposentado e uma dupla de assaltantes na madrugada deste sábado (7) deixou um bandido morto e um cliente ferido em estado grave na região metropolitana de Curitiba. A tentativa de assalto aconteceu em um bar na estrada principal do Paraguai, próximo a entrada do Mosteiro, em Mandirituba. O policial civil foi ferido na perna, o cliente baleado no peito e o bandido foi atingido no abdômen durante o tiroteio e morreu na hora.
De acordo com a Polícia Militar (PM), o policial estava neste bar junto com outras pessoas quando, por volta da meia-noite e meia, dois bandidos armados invadiram o bar e anunciaram um assalto. O policial aposentado reagiu, sacou a arma e atirou em direção aos bandidos, que revidaram, segundo a polícia.
Houve correria e um cliente que se levantou para tentar correr foi atingido no peito. Ele está em estado grave e foi socorrido a um hospital de Curitiba. O policial, que tem cerca de 60 anos, foi atingido na perna, mas passa bem. Um dos bandidos, mesmo ferido, conseguiu fugir e o outro, que ainda não teve a identidade oficial divulgada, morreu na hora.
O Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) fez o atendimento às vítimas. O corpo do suspeito foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba. A PM fez rondas no local para tentar encontrar o bandido ferido, mas sem sucesso. A delegacia do município investiga o caso.

Mulher vê jovem ensanguentado dormindo em frente à Catedral e pede ajuda


Por Elizangela Jubanski e Danaê Bubalo

catedral
Rapaz contou que foi agredido em confusão no Largo da Ordem. Foto: DB/Banda B

Um rapaz com cerca de 35 anos foi encontrado dormindo e com o rosto ensanguentado na manhã deste sábado (7) no Centro de Curitiba. Ele estava em frente a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, que fica na Praça Tiradentes, e uma mulher que passava pelo local acionou o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate). Para os socorristas do Corpo de Bombeiros, ele contou que tinha sido agredido por rapazes no Largo da Ordem.
De acordo com os socorristas, o rapaz mora no bairro Pilarzinho e estava no Largo da Ordem com alguns amigos quando teria começado uma briga. Ele contou que foi agredido e correu para fugir da confusão, no entanto, não soube informar como parou em frente a Catedral para dormir.
Por volta das 8h, uma mulher passou pelo local e notou que o rosto dele estava coberto de sangue. Socorristas afirmaram que a vítima teve muitos ferimentos no rosto e passaria por exames complementares no Hospital Evangélico. “Da forma que o encontramos, parece que está aqui há, pelo menos, umas três horas”, disse o cabo Cordeiro.
A vítima foi socorrida e poderá prestar queixa sobre as agressões ou tentativa de homicídio. O caso fica sob investigação da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
.

Menina de 12 anos é atacada por abelhas em casa e desmaia no meio da rua; outras 3 estão feridas


Por Elizangela Jubanski e Danaê Bubalo

abelhas
Abelhas começaram a se instalar na casa há cerca de 7 anos, segundo vizinhos. Foto: DB/Banda B

Uma garota de 12 anos foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros ao ser atacada por abelhas dentro de casa na manhã deste sábado (7), em Colombo, na região metropolitana de Curitiba. Ela tem alergia a picadas de abelha, teve choque anafilático durante o atendimento e corre risco de morte. Além da menina, um casal de jovens com 20 e 25 anos também foi atacado e uma bebê de apenas 10 meses. Outros familiares conseguiram correr. Vários enxames estão espalhados pela residência e devem ser retirados nas próximas horas.
De acordo com vizinhos que ajudaram nos primeiros socorro à família, as abelhas começaram a se instalar na casa, que fica na rua Mangueira, no Jardim das Graças, há cerca de sete anos. Na manhã de hoje, Valdemar Pires, que mora em frente, contou à Banda B que ouviu muitos gritos e logo correu para socorrer os vizinhos. “Isso nunca tinha acontecido. Levei umas picadas no rosto, mas tinha que salvar a bebezinha. Não sou alérgico, mas a outra menina é que está muito ruim, mesmo”, avalia.
No momento do ataque, várias pessoas da família estavam na casa e conseguiram correr para fora sem serem picados. O caso mais grave foi o da garota de 12 anos que foi socorrida pelo morador Sidney Polls, caída no meio da rua. “Ela estava muito inchada, minha mulher deu banho nela para tirar as abelhas que estavam todas no cabelo, enquanto os bombeiros não chegavam. Quando colocamos sentadinha no sofá, ela desmaiou de novo”, contou à Banda B.
A jovem de 20, o rapaz de 25 anos e a bebê de 10 meses, que também foram atacados, foram socorridos no local e encaminhados ao Hospital Cajuru. A garota de 12 anos foi levada imediatamente pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e corre risco de morte.
Durante os atendimentos, cerca de uma hora depois dos ataques, as abelhas começaram a voltar para o forro da casa. O Corpo de Bombeiros ficou responsável por retirar o enxame da casa.

‘Curitiba vai parar’ vai reunir milhares contra Fruet



O coletivo “Se a tarifa aumentar/Curitiba vai parar” pretende reunir seis mil pessoas contra o aumento da tarifa na próxima terça-feira, 10, às 19h no Boca Maldita. “(O prefeito Gustavo) Fruet tem a coragem de aumentar a tarifa mesmo sabendo que quatro relatórios (TCE, Urbs, CPI e Sindicatos) apontando que a tarifa está superfaturada e que deveria custar entre R$ 2,25R e R$ 2,32. Fruet sabe também que a licitação foi ilegal, pois serviu para legitimar o cartel do transporte entregando 70% das linhas à família Gulin. Mesmo diante disso, Fruet aumenta a tarifa, deste modo podemos afirmar que ele é parte da máfia do transporte”, diz a convocação ao ato. No último protesto, na quinta-feira, 5, mais de 1,2 mil pessoas foram às ruas contra o aumento da tarifa.



‘Isso é coisa do PT’, diz Alvaro Dias, alvo de boato de que tinha morrido


alvaro dias---2
d’O Globo:
Nas imediações de Martelândia (PR), onde parou na estrada para comer uma salada de frutas, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) começou a atender ligações de pessoas preocupadas com um boato que surgiu, no meio da tarde, de que havia morrido. Em Brasília, sua assessoria também recebeu ligações de pessoas querendo saber se o boato procedia.
— Isso é coisa do PT, mas eu estou mais vivo do que nunca e segunda-feira estarei em Brasília para continuar a batalha, como líder do bloco de oposição — disse o senador rindo, ao atender a ligação.
Os líderes do PSDB, Cássio Cunha Lima (PB), e do Democratas, Ronaldo Caiado (GO), enviaram ofício ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), comunicando a formação do bloco de oposição das duas legendas, e indicando Álvaro Dias como o líder.

Menino morto após ser esquecido em carro pode ter dormido, diz polícia


Breno passou cerca de nove horas dentro do carro antes de ser achado.
Menino foi achado morto dentro do estacionamento do Sesi.

LG RodriguesDo G1 Santos
Corpo de criança morta dentro de carro foi levado para o IML de Santos, SP (Foto: LG Rodrigues/G1)Corpo de criança morta dentro de carro foi levado para o IML de Santos, SP (Foto: LG Rodrigues/G1)
A Polícia Civil investiga a possibilidade do menino Breno, de seis anos, que morreu dentro de um carro na tarde desta sexta-feira (6), ter dormido assim que sua tia chegou à unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi) em Santos, no litoral de São Paulo, onde ele estudava. Identificada como Vanda, ela trabalha no local e teria esquecido a criança dentro do veículo às 7h30, só se lembrando do fato às 16h30, quando correu até o automóvel, mas já o encontrou sem vida no banco de trás.
A unidade fica na Avenida Nossa Senhora de Fátima, no bairro Chico de Paula. Por conta do trabalho das equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, o local precisou encerrar suas atividades mais cedo. Por volta das 17h, o pai e a mãe do garoto chegaram ao Sesi, assim como uma equipe de peritos. O casal foi embora por volta das 19h e o corpo do garoto encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).
Breno passou cerca de nove horas dentro do carro, antes de ser localizado. Segundo a Polícia Civil, Vanda, que é professora da unidade, costumava levar a criança junto com o seu filho para o Sesi. Porém, como o primo da vítima não foi para a aula nesta sexta-feira, ela teria esquecido o sobrinho no automóvel e entrado na escola. “O filho dela estava habituado com essa rotina, ele mesmo abria a porta do carro e saía, o sobrinho não", analisa o delegado Cláudio Rossi, do 5º Distrito Policial (DP) de Santos, onde o caso é investigado.
Segundo o delegado, é possível que Breno tenha dormido e por isso não alertou sua tia quando ela saiu do carro. “Acreditamos que ele devia estar dormindo quando ela chegou. Permaneceu ali e, pela falta de oxigênio, deve ter desmaiado. Hoje a temperatura subiu muito e isso pode ter contribuído. Tudo vai ser confirmado pelo exame necroscópico”, conclui.
G1 entrou em contato com o Sesi, mas até a publicação desta reportagem não existia uma posição oficial dos responsáveis pela unidade.
Criança morre após ficar presa dentro de carro em Santos, SP (Foto: LG Rodrigues/G1)Criança morre após ficar presa dentro de carro em Santos, SP (Foto: LG Rodrigues/G1)

Rádio Colombo Web faz história na 52ª FESTA DA UVA DE COLOMBO





A Rádio Colombo Web entra para a história da Festa da Uva de Colombo por ser a primeira emissora de rádio a transmitir  sua programação diretamente do Parque da Uva. A direção da Rádio Colombo Web  agradece a Comissão Organizadora da Festa nas pessoas de Márcio Strapasson Ferro e Antonio Ricardo por terem confiado em nosso trabalho. Ivan de Colombo um dos diretores disse que não mediu esforços para que toda a programação da rádio fosse transmitida do Parque da Uva. O stand da Rádio está localizado no Ginásio de Esportes onde está sendo realizada a 14ª Feira da Industria e Comércio. Ontem dia 06 no segundo dia da festa, recebemos a visita dos vereadores Renato da Farmácia e Hélio Feitosa que concederam entrevista para nossos apresentadores.  Você está convidado para  nos fazer uma visita. Para qualquer contato com a rádio durante a Festa da Uva ligue para 41 9839 4780 // 9920 7085
Vereador Renato da Farmácia

Orlando José - Apresentador da Rádio Colombo Web



Vai a 37 o número de mortos em acidente aéreo em Taiwan


Avião da TransAsia caiu em rio menos de três minutos após decolar.
Caixas-pretas indicam que falha dos motores é causa provável do acidente.

Da EFE
Equipe de resgate faz cordão varrendo trecho de rio em busca de vítimas da queda do avião da TransAsia em Taipei, Taiwan. O acidente do voo 235, com 58 pessoas a bordo, deixou dezenas de mortos (Foto: Wally Santana/AP)Equipe de resgate faz cordão varrendo trecho de rio em busca de vítimas da queda do avião da TransAsia em Taipei, Taiwan. (Foto: Wally Santana / AP Photo)
A descoberta de dois novos corpos neste sábado (7) nas águas do rio Jilong elevou para 37 o número de mortos no acidente de avião em Taipé, a capital de Taiwan, na última quarta-feira (4).
Os dois corpos foram achados depois que houve uma melhora nas condições meteorológicas na região, o que facilitou o trabalho dos serviços de resgate no entorno do local do acidente.
Parentes de passageiro se emociona e chora durante recuperação de corpos em Taiwan. (Foto: Wally Santana / AP Photo)Parentes de passageiro se emociona e chora durante recuperação de corpos em Taiwan. (Foto: Wally Santana / AP Photo)
Nos primeiros dois dias, a chuva e o frio, inclusive com um pouco de gelo nas águas do rio, que são turvas e dificultam a visibilidade abaixo da superfície, complicaram o trabalho dos mergulhadores e de outros integrantes das equipes de busca.

O turboélice ATR-72 600 da companhia taiwanesa TransAsia caiu no rio menos de três minutos depois de decolar. A aeronave transportava 58 pessoas e o balanço provisório é de 37 mortos, 15 feridos e seis desaparecidos.
O responsável pela operação, Lin Wan-fa, vice-secretário-geral do governo municipal, explicou para a imprensa que o aumento das temperaturas ajudará a intensificar as tarefas de busca das seis pessoas que seguem desaparecidas, que já são dadas como mortas. "Não vamos desperdiçar nenhuma oportunidade", disse Lin. Há cerca de 530 bombeiros e 131 mergulhadores participando da operação.
As autoridades de aviação civil da ilha divulgaram na sexta (6) uma análise parcial das caixas-pretas do avião, indicando que a falha dos dois motores é a causa mais provável do acidente.

Marcos e Belutti cantam para uma multidão na segunda noite da Festa da Uva - fotos









Abertura da 52ª Festa da Uva de Colombo é marcada com lançamento de selo comemorativo

ABERTURA DA 52ª FESTA DA UVA É MARCADA POR LANÇAMENTO DE SELO COMEMORATIVO


00
DSC_0396
DSC_0461
Na noite desta quinta-feira, 05, a Prefeita Beti Pavin acompanhada de autoridades estaduais, locais e a comunidade lançou o selo comemorativo aos 125 anos de Emancipação Política do município, no Pavilhão de Eventos do Parque da Uva.
“É uma honra e uma alegria fazer parte de um momento tão importante para nossa cidade. Mais um fato que ficará marcado na nossa história”, declarou Beti Pavin.
Na ocasião a prefeita fez a abertura oficial da 52ª edição da Festa da Uva e entregou a premiação dos escolhidos na 1ª Seleção de Bandas e Músicos para serem as atrações da Festa.
Em seguida aconteceu a apresentação das crianças do Gruppo Folclórico Venutti Dall’Itália e a Missa show do Padre Cleberson Evangelista.

Canil clandestino com cães de raça é fechado em Curitiba; animais sofriam maus tratos


Redação com SMCS


Um canil clandestino localizado em um bairro da região norte de Curitiba foi encontrado nesta sexta-feira (6) pela Rede de Proteção Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, após denúncia de maus tratos contra animais feita pelo 156. Em uma operação conjunta com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e a Guarda Municipal, foram apreendidos 18 animais (16 cães e dois gatos), que estavam vivendo em situação precária. Os cachorros são das raças yorkshire, shitzu, lhasa apso, beagle e pinscher.
Matrizes prenhas e filhotes foram apreendidos e receberam microchips. Na próxima semana, os animais serão vacinados e passarão por avaliações clínicas e físicas para em breve serem castrados e colocados para adoção responsável. “Os animais estavam vivendo em gaiolas pequenas, sujas e foi constatada ainda falta de comida e água, o que caracteriza maus tratos”, explica Paulo Colnaghi, coordenador da Rede de Proteção Animal.
A apreensão foi realizada com base nas leis municipais 13914/2011, que proíbe a criação de animais no município, e 13.908/2011, que estabelece sanções e penalidades administrativas para aqueles que praticarem maus tratos contra animais.
No artigo 16º, parágrafo 3º, a lei determina que, constatada a falta de condição mínima para a manutenção do animal sob a guarda do infrator, o Município fica autorizado a remover o animal, se necessário com o auxílio de força policial. Caberá ao Município promover a recuperação do animal (quando pertinente) em local específico, bem como destiná-lo para a adoção, devidamente identificado.

Bandido tenta roubar delegado da PF e fica em estado grave após ser baleado


Por Felipe Ribeiro e Juliano Cunha

Um assaltante de 39 anos foi baleado por volta das 15h30 desta quinta-feira (29) após tentar roubar um delegado da Polícia Federal, no Centro de Curitiba. De acordo com a polícia, o delegado saía do prédio da Procuradoria Geral da República acompanhado de um agente, quando recebeu a abordagem no cruzamento das ruas Marechal Deodoro e Mariano Torres.
Foto: Juliano Cunha - Banda B
Foto: Juliano Cunha – Banda B
Segundo os policiais federais, o bandido estava foragido da justiça e usava tornozeleira eletrônica.
Como o delegado federal não costuma andar fardado, o bandido acreditou que pudesse fugir com o relógio e outros pertences, mas foi contido com um disparo no peito.
Testemunhas contaram que o assaltante Osvaldo Pereira é conhecido na região e já praticou vários crimes na região, inclusive contra estudantes da Reitoria da Universidade Federal do Paraná.
A arma calibre 38 foi apreendida e o assaltante foi encaminhado pelo Siate a um pronto-socorro da capital.
A rua ficou interditada por um momento para os procedimentos necessários.
.