Justiça suspende reunião e processo que pretendia expulsar Pessuti do PMDB


pessuti1 1
Ainda no domingo, 28, a juíza Bruna Cavalcanti de Albuquerque Zandomeneco concedeu liminar suspendendo a reunião da Comissão de Ética do PMDB na tarde desta segunda-feira, 30, e o processo que julgaria o afastamento ou expulsão do ex-governador Orlando Pessuti do partido. A juíza acatou petição formulada pela defesa de Pessuti que coloca em suspeição a relatora do processo, a vereadora Márcia Ferreira, de São José dos Pinhais, que convocou a reunião e o advogado Luiz Fernando Delazari, também membro da comissão.
“Determino a imediata suspensão da sessão de julgamento do processo ético-disciplinar e suspendo os efeitos do despacho proferido da relatora (Márcia Ferreira) sob pena de multa de R$ 80 mil por descumprimento da ordem judicial. Determino que a relatora da comissão de ética se abstenha de dar prosseguimento ao processo ético-disciplinar, suspendendo-o até decisão em sentido contrário, sob pena de multa de R$ 500 ao dia, por dia de descumprimento”, diz o resumo do despacho da juíza.
A magistrada também afastou Delazari do processo porque o advogado ocupa cargo comissionado no gabinete do senador Roberto Requião, desafeto e adversário de Pessuti no partido. “O senhor Luiz Fernando Delazari, integrante da comissão, ocupa cargo comissionado de assessoria junto ao gabinete do Senador Roberto Requião e que o mesmo trabalhou como assessor da campanha do citado senador. Ora, tornou-se há muito fato notório e sabido que o autor e o senador tornaram-se adversários políticos, pelo que não há, pelo menos no presente momento, imparcialidade no agir do senhor Delazari”.
“No que toca ao perigo na demora, concordo com o demandante no sentido de que permitir a realização da sessão na data de amanhã, com toda essa aparência de lesão à legalidade exigida no processo disciplinar, o resultado poderá ser o de expulsão irregular do requerente Orlando Pessuti do PMDB/PR, o que, sem dúvidas, pode acarretar grave lesão à honra, à imagem pública, à dignidade pessoal e ao patrimônio político do peticionário”, diz o despacho da juíza.
A relatora Márcia Ferreira também está impedida de participar da comissão de ética, segundo a defesa de Pessuti, porque é presidente do PMDB Mulher (órgão de apoio partidário), sendo incompatível sua atuação na comissão. A defesa do ex-governador também apontou várias outras irregularidades da comissão, entre elas, é que foro para este processo, conforme o estatuto do PMDB, é o diretório municipal, onde Pessuti é filiado, e não o estadual, como quer Requião e seu grupo.

Pânico no ar


polícia-federal
Mais pânico no ar: há novas informações, vazadas por fontes mais que confiáveis (daquelas que a mídia não revela, amparada na lei), de que, nas delações premiadas de Dalton Avancini, presidente da Camargo Corrêa e de Eduardo Leite, vice-presidente da empreiteira, foram relatados outros esquemas de grandes propinas, além do cartel da Petrobras. Atingiram obras de infra-estrutura, aeroportos, usinas, estradas e outras áreas que já constavam de outra operação da Polícia Federal em 2007. Os dois surpreenderam até o Ministério Público – e que até agora não tinham sido citados na Lava Jato.

A “quibada” de Hussein Bakri

kibehussein
Hoje à noite tem “quibada” para os 34 deputados da base de apoio do governo, no Palácio Iguaçu. O convite é do governador Beto Riha, o responsável pelo cardápio é o deputado Hussein Bakri,do PSC, que trouxe sua mãe para organizar o repasto.
O Palácio Iguaçu quer fortalecer a unidade em sua base de apoio. A partir de agora, o governo pretende engendrar uma agenda positiva para o governo que vive dias tormentosos sob o fogo inimigo deflagrado a partir de denúncias do ministério Público. Os secretários foram convidados.

‘Quem fez algo errado tem que pagar’, afirma vice-prefeita de Curitiba

miriam_goncalves2
A vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves (PT) disse hoje ao Jornal Metro que considera perigosa a generalização do descrédito dos políticos e que “não importa o partido, quem fez algo errado tem que pagar”. No petismo local, a vice-prefeita é de uma ala crítica que reprova desmandos e corrupção, por isso mesmo tida como reserva moral que poderá disputar a próxima eleição como candidata à prefeita e com chances de sucesso. “É a cara do PT do bem”, diz um militante que já está em campanha.

Juiz aceita denúncia contra Luiz Abi e mais seis por fraude


la
Fábio Silveira, do Jornal de Londrina
O juiz da 3ª Vara Criminal de Londrina, Juliano Nanuncio, recebeu a denúncia oferecida na semana passada pelo Ministério Público contra o empresário Luiz Abi Antoun, primo distante do governadorBeto Richa (PSDB) e de mais seis pessoas que agora são acusadas de terem fraudado uma licitação. A licitação do Departamento de Transportes, órgão da Secretaria Estadual de Administração e Previdência (Seap) resultou na contratação emergencial da Providence Auto Center, para fazer o conserto dos carros do governo do Estado na região. De acordo com as investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), a oficina pertenceria a Abi.
Com o recebimento da denúncia, além do parente do governador, passam a ser réus no processo o empresário Roberto Tsuneda, sócio de Abi em outra empresa, a KLM; Ismar Ieger, considerado “laranja” de Abi na Providence; Paulo Roberto Midauar, empresário de Bandeirantes que teria feito a ponte entre Ieger e o Deto para que a licitação fosse fraudada; Ernani Delicato, então diretor do Deto, que facilitou o processo; José Carlos Lucca, advogado de Abi, acusado dá ter orientado juridicamente a fraude da licitação; e o policial militar Ricardo Baptista da Silva.

Imprensa alemã diz que namorada de copiloto estava grávida


Os dois viviam juntos em Düsseldorf e planejavam se casar, segundo jornal e revista

Imprensa alemã diz que namorada de copiloto estava grávida TEAM MUELLER/AFP
Lubitz teria feito tratamento em razão de "tendências suicidas", segundo o Ministério Público alemãoFoto: TEAM MUELLER / AFP
A namorada do copiloto Andreas Lubitz, que provocou a queda do Airbus A320 da Germanwings, estava grávida, e os dois planejavam se casar. A informação é do jornal Bild e da revista Der Spiegel.
Segundo as publicações, os dois viviam juntos em Düsseldorf, Alemanha, para onde Lubitz se mudou quando começou a trabalhar na Germanwings. A namorada, identificada pelo pseudônimo de Sanine L., é professora de matemática e inglês e teria revelado a gravidez a seus alunos.
O Ministério Público da França disse que Lubitz teria agido deliberadamente para "destruir o avião", que caiu na terça-feira nos Alpes Franceses, provocando a morte das 150 pessoas a bordo. O copiloto, 27 anos, tinha um longo histórico de tratamento psiquiátrico.

Uma maçã por dia pode prevenir uso de medicamentos, diz pesquisa


Estudo, da Universidade de Michigan, foi realizado com mais de 8 mil pessoas

Uma maçã por dia pode prevenir uso de medicamentos, diz pesquisa Alvarélio Kurossu/Agencia RBS
Foto: Alvarélio Kurossu / Agencia RBS
As pessoas que comem uma maçã por dia tomam menos remédios do que aquelas que não ingerem a fruta diariamente, afirma uma pesquisa publicada no portal JAMA Internal Medicine e realizada pela Universidade de Michigan.
Comer uma maçã verde por dia previne a obesidade
Os pesquisadores compararam "comedores de maçãs" (pessoas que consumiam uma pequena maçã ou 150 gramas da fruta por dia) a pacientes que não ingeriam o alimento. Dos 8,4 mil participantes do estudo, 753 (o equivalente a 9%) foram considerados comedores de maçã. Esse grupo tinha maior nível de escolaridade e era menos propenso a fumar em comparação com o restante da amostra.
Estudo indica que comer uma maçã por dia pode melhorar vida sexual das mulheres
Os comedores de maçã também tiveram maiores chances de evitar a prescrição de medicamentos, de acordo com os cientistas.
— Nossos resultados sugerem que a promoção do consumo de maçã pode ter benefício na redução da despesa nacional de saúde — disseram os pesquisadores.

MC Melody, de 8 anos, causa polêmica e pai defende: ‘É só porque ela canta funk’


Melody tem 8 anos e faz shows em matinês de São Paulo
Melody tem 8 anos e faz shows em matinês de São Paulo Foto: Reprodução/ Facebook
Beatriz Medeiros

Além de ir à escola, passear no shopping com a família e brincar de boneca, a rotina de Melody Abreu, de 8 anos, inclui atividades prá lá de incomuns a uma criança: fazer shows de funk, gravar vídeos e abastecer sua página no Facebook. A pequena MC de São Paulo está causando polêmica na internet e já teve uma página no Facebook com 150 mil fãs (conquistados em um período de 20 dias) tirada do ar por conta de denúncias de usuários da rede social. Segundo o pai e empresário da menina, Thiago Abreu, de 26 anos, também conhecido como MC Belinho, isso não os incomoda e não os fará desistir da carreira musical.
— Ela canta desde pequena, desde que tinha 2 anos. Recebemos críticas do Brasil inteiro, principalmente de estados onde o funk não é popular, gente do Rio e de São Paulo não critica. Já estamos acostumados com isso. As pessoas denunciam porque não aguentam ver uma criança de 8 anos fazer as caras e bocas que ela faz. Tem muita criança que queria fazer o que ela faz e não consegue. Ela faz tudo sozinha, eu não mando ela fazer nada. Falam que vão denunciar pro Conselho Tutelar, mas não vamos parar, podem denunciar até pro papa. Falam que vão tirar a guarda dela. Tem é que denunciar criança que vende bala e chiclete na rua, criança que mora em abrigo. Ela estuda, é educada, a gente dá tudo do bom e do melhor.
MC Belinho é pai e empresário de Melody
MC Belinho é pai e empresário de Melody Foto: Reprodução/ Facebook
Thiago espera recuperar a primeira página que criou para a filha no Facebook, mas, enquanto isso, criou uma nova há uma semana, que já reúne mais de 28 mil fãs e é abastecida pela própria Melody, sob a supervisão do pai. O EXTRA entrou em contato com o Facebook para saber quais foram os termos de usuário violados pela página que foi tirada do ar e ainda não recebeu resposta.
— Por mais que tenha atitude de uma menina de 12 ou 13 anos, ela ainda é criança, então eu supervisiono. Tem coisa que ela quer colocar e eu sei que as pessoas vão criticar demais, então falo pra não postar. Ela quer colocar coisas de família e eu digo: "Não posta. Isso é página de artista, não pode expor a família".
“Essa foto eu dedico a todas as recalcadas”, publicou a menina em sua página no Facebook, que é supervisionada pelo pai
“Essa foto eu dedico a todas as recalcadas”, publicou a menina em sua página no Facebook, que é supervisionada pelo pai Foto: Reprodução/ Facebook
A carreira da menina está causando polêmica nas redes sociais e as opiniões dos usuários são bem divididas. Enquanto uns elogiam o talento dela e desejam sorte na carreira, outros acusam seus pais de hipersexualização e exposição. Alguns homens inclusive dizem que ela é "uma delicinha" e "um monumento de mulher". Melody já chamou a atenção de grupos feministas e também da página de humor “Irmã Zuleide”, que publicou: “Antes da internet, como você fazia pra passar vergonha? Tá repreendido em nome de Jesus”, ironizou. Segundo Thiago, as críticas só existem porque Melody canta funk.
MC Melody causa polêmica nas redes sociais
MC Melody causa polêmica nas redes sociais Foto: Reprodução/ Facebook
— Falam mal só pelo funk. Quando saiu o clipe de “Single ladies”, da Beyoncé, havia vários vídeos de crianças de 2 anos dançando de biquíni e maiô e ninguém reclamava. Ninguém falava de Sandy & Junior no início da carreira, dançando “Vai ter que rebolar” de shortinho. Só falam mal porque ela é MC. A Melody imita as caras e bocas que a Anitta faz e as pessoas acham isso demais (pra idade dela). Ela não está falando palavrão, não está ‘fazendo sensualidade’.
Apesar da justificativa do pai, na música “Fale de mim”, que, de acordo com ele, começou a ser feita em uma visita à casa do Mr. Catra, no Rio, Melody fala: “Pra todas as recalcadas aí vai minha resposta: se é bonito ou se é feio, mas é f*** ser gostosa”.
— Ah, se ‘f***’ for palavrão… Todo mundo fala ‘f***’ - desconversa Thiago, que disse ter um advogado a postos caso receba alguma intimação do Conselho Tutelar.
Toda a família de Melody trabalha com funk. Além do pai, MC Belinho, a irmã mais velha, Bella, de 10 anos, também é MC, canta na noite há três anos e participava dos shows do pai desde os 4 anos de idade.
— A página dela tinha 500 mil fãs, mas também derrubaram. Ela colocou aparelho (ortodôntico) agora e parou de cantar um pouco - conta Thiago. Além disso, a tia das meninas é cantora de funk e a mãe delas era dançarina, mas agora trabalha como assessora da família.
— A gente sabe o que está fazendo. Dizem “esses pais são loucos”, mas várias crianças aparecem em programas de TV, só que, ao invés de cantar funk, elas cantam sertanejo. Mas vão se expor do mesmo jeito.
“Ela não está falando palavrão, não está ‘fazendo sensualidade”, justifica o pai da menina, que também é MC
“Ela não está falando palavrão, não está ‘fazendo sensualidade”, justifica o pai da menina, que também é MC Foto: Reprodução/ Facebook
Segundo o pai, Melody tem três participações na TV agendadas para o mês de abril. Sem contar os shows que faz em matinês aos domingos, Melody já canta em festas de aniversário - mas as apresentações só podem acontecer até meia-noite.
— Ela só faz domingueira (matinês aos domingos), quando ela faz show sábado, é em festa de aniversário. Baile funk nunca fez. Na última domingueira que ela era atração, fez show com o MC Gui. As pessoas falam: "Ah, vai um monte de pedófilo pra esses lugares", mas também tem menor de idade. Não é culpa nossa se entra menor ou maior de idade. Ela não vai deixar de ser cantora por isso não.
A menina estuda no turno da tarde e já precisou mudar de colégio por causa da carreira. Segundo o pai, ela é muito dedicada aos estudos e tira boas notas.
— Mudei ela de colégio uma vez e agora vou ter que mudar de novo por causa do assédio. Ela estuda em escola particular. Nos intervalos, as diretoras, professoras, todo mundo fica pedindo foto, pedindo pra ela cantar. (A carreira) não está prejudicando a vida dela, essas coisas acontecem quando você fica conhecido. Com certeza aconteceu com a Maisa (Silva) e os pais dela não a tiraram do programa. E agora está aí no SBT, ganhando muito dinheiro. Mas eu não penso só em dinheiro, isso é consequência. Estou ajudando minha filha a realizar um sonho. Faço por ela o que eu não tive quando era criança.


Casa de mulher que matou cachorro a facadas é pichada em Bauru


G1 flagrou dois jovens pichando muro da residência; polícia foi acionada.
Mulher matou animal após tentar separá-lo de sua cadela e ser mordida.

Do G1 Bauru e Marília
Casa foi pichada após morte de cachorro em Bauru (Foto: Renata Marconi / G1)Casa foi pichada após morte de cachorro
em Bauru (Foto: Renata Marconi / G1)
A casa da mulher de 39 anos que matou um cachorro a facadas na sexta-feira (27), no Jardim Terra Branca, em Bauru (SP), foi pichada durante o fim de semana. O G1 foi até a residência para fazer reportagem nesta segunda-feira (30) quando flagrou dois jovens pichando o muro do local, onde já havia várias frases ofensivas à moradora. A polícia foi acionada. Policiais foram até o local, mas já não havia ninguém no momento em que estiveram lá.
Além das pichações, moradores fizeram protesto durante o fim de semana. Na noite de sábado (28), cerca de 80 pessoas estiveram em frente a casa dela, condenando a atitude da mulher. Os manifestantes foram ao local vestidos de preto, com faixas e cartazes, com pedidos de justiça e ameaças. Eles acenderam velas, levaram seus cachorros e colocaram fezes de animais em frente à casa da mulher.
A Polícia Militar acompanhou o protesto, mas não havia ninguém na casa. O G1 também tentou contato com a mulher, mas ela não foi localizada para falar sobre o assunto. 

Ainda segundo relatado no boletim de ocorrência, a mulher, que saiu do churrasco com uma faca na mão, tentou separar os animais, mas foi mordida pelo cachorro. No revide, ela golpeou três vezes o animal, que morreu na hora.
Entenda o caso
Um cachorro foi morto a facadas por uma mulher de 39 anos na sexta-feira (27). De acordo com informações da Polícia Civil, a mulher disse que estava em um churrasco quando a cachorra dela escapou. Ao sair para procurá-la, viu o cão vira-lata em cima da fêmea, de raça shar pei.
A Polícia Militar teve que ser acionada para conter os moradores que assistiram à violência e tentaram agredir a mulher. O B.O. foi registrado como dano, lesão corporal e desacato, porque a mulher teria desrespeitado um policial que estava no local à paisana no dia do fato. Ela foi encaminhada para a delegacia, foi ouvida e liberada. A polícia investiga o caso.
Manifestação pede justiça após morte de cachorro (Foto: Gabrielle Gabas / TVTEM)Manifestação pediu justiça após morte de cachorro (Foto: Gabrielle Gabas / TVTEM)

De biquíni, Cacau Colucci toma banho de mangueira e posta foto


A ex-BBB compartilhou imagem em seu perfil no Instagram nesta segunda-feira, 30.


Mas que saúde! Cacau Colucci postou uma foto em seu perfil nesta segunda-feira, 30, e tirou o fôlego de seus seguidores. De Biquíni, a ex-BBB tomou banho de mangueira e impressionou pelo corpão. "Peguei a mangueira do pedreiro emprestada pra tirar a água do mar do Corpo", escreveu ela na legenda. Em outro registro, Cacau aparece com a parte de cima, um top e com um decotão generoso. Nos comentários, só elogios: "Gata", escreveu um deles e outro foi mais efusivo: "Super linda!"

Em recente conversa como
 EGO, Cacau contou que é difícil entrar na linha da dieta. "Sou do interior e acostumada a comer 'pratão' com arroz, feijão, carne... Saladinha não me sustenta, não!", brincou ela que precisou segurar um pouco a boca para arrasar no carnaval.
Ao EGO, ela contou que estava fazendo um gravação em Bertioga e ao sair da praia não encontrou um chuveiro para tirar a água do mar do corpo: "Tô rindo aqui com os comentários! Fiz o carro da produção parar numa construção ali perto e pedi a mangueira para o pedreiro. Ele nem entendeu direito (risos), ficou só olhando e a produção aproveitou para fazer uns cliques." E ela garante: "Não desperdicei água! Era de reuso".
Cacau  (Foto: Instagram / Reprodução)Cacau (Foto: Instagram / Reprodução)

  •  
Cacau Colucci (Foto: Instagram / Reprodução)Cacau Colucci (Foto: Instagram / Reprodução
)

Imagens mostram PMs encurralados na Rocinha durante tiroteio


Em outro flagrante, homens armados entram na Mangueira. 
Beltrame admite que programa de UPPs precisa de ajustes.

Do G1 Rio
O fim de semana foi de tensão em duas comunidades pacificadas do Rio de Janeiro. Imagens do RJTV mostram um intenso tiroteio na Rocinha, na Zona Sul, e homens armados entrando na Mangueira, na Zona Norte.
A noite de sábado (28) foi de tensão na Rocinha: encurralados num beco na parte alta do morro, policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) trocam tiros com traficantes. As imagens mostram a sequência de tiros, que acertam a parede de uma casa. Durante o tiroteio, traficantes se comunicam pelo rádio.

Um policial ficou ferido e criminosos também foram baleados. Mas ninguém foi preso. No domingo (29) a PM fez nova operação na Rocinha e mais um policial foi ferido.
“Os cana tá no alto”; “aonde cumpadi?”; “a gente tá aqui no bagulho aqui, tá tiro pra caramba”, conversam entre si os supostos traficantes.
O fim de semana foi de tiroteio também na Mangueira. Imagens mostram mais de dez homens armados invadindo a favela. Um deles percebe que está sendo gravado e quebra a câmera.
Segundo a polícia, o grupo chefiado pelo traficante Celso Pinheiro Pimenta, o Playboy, tentava expulsar uma quadrilha rival que comanda a venda de drogas na Mangueira.
O Batalhão de Choque impediu a invasão. Armas e munição foram apreendidas. Quatro traficantes morreram e dois policiais ficaram feridos.
O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, admitiu que as UPPs precisam passar por ajustes. Segundo disse, a primeira fase do projeto chegou ao fim e agora é preciso avançar (veja no vídeo ao lado).

“Precisamos equipar essas UPPs com estrutura definitivas, capacitar policiais. Em qualquer programa na vida da gente, ajustes têm que ser feitos.  E continuaremos fazendo, mas isso não é garantia que nada mais vai acontecer no Rio. A segurança pública é um paciente em estado febril. Difícil de se vencer”, declarou.

Gusttavo Lima agradece apoio de fãs na web: 'Amo vocês


O cantor, falando pausadamente, compartilhou mensagem em seu perfil no Instagram nesta segunda-feira, 30.


Gusttavo Lima
 usou o seu perfil no Instagram na noite desta segunda-feira, 30, para agradecer apoio e carinho dos fãs em vídeo na web. Ainda falando pausadamente, ele disse: "Oi meus amores, tudo bem? Olha, estou aqui para agradecer vocês, para cada um de vocês, pelas orações, pelo pedido de melhora. Obrigado a vocês por tudo que vocês tem feito por mim. Amo vocês."

Segundo boletim médico divulgado pelo hospital durante no domingo, 29, ele deu entrada na Unidade Morumbi às 4h45 de sábado, "em decorrência de dor abdominal, náusea e vômito".
O cantor segue internado no Hospital Albert Einsten, em São Paulo, após se sentir mal na madrugada do último sábado, 28. Segundo boletim divulgado pelo hospital nesta segunda-feira, 30, ele apresentou melhora clínica e nos exames laboratoriais30. O artista, porém não apresenta previsão de alta, de acordo com o Einstein.
Com isso, os shows marcados para quinta-feira, 2, em Rondonópolis (MT); sexta, 3, em Barra do Garça (MT); e sábado, 4, em Trindade (GO) estão suspensos e novas datas serão marcadas. Nesse período, o sertanejo continuará internado para conclusão de diagnóstico e exames detalhados. Pela manhã, a assessoria disse que o cantor "estava se alimentando normalmente".
A noiva do artista, Andressa Suita, passou o domingo com Gusttavo e contou como ele estava. "Estou aqui com ele no hospital. Ele está bem, mas deve permanecer uma semana ainda internado para tratar de uma infecção intestinal. Já já ele está zero", disse. Nesta segunda, ela também estava por lá, cuidando do amado. "O melhor de mim, eu dou a ti! #cuidandodasaúde #repousarépreciso", escreveu, postando uma foto dos dois.
Ainda no sábado, um comunicado foi divulgado em seu perfil nas redes sociais: "O cantor Gusttavo Lima encontra-se internado no Hospital Israelita Albert Einstein para exames detalhados, por conta de tratamento gastrointestinal. Em virtude deste quadro e seguindo ordens médicas, o show marcado para hoje (28), em Juazeiro (CE), foi cancelado. Gusttavo Lima já está em recuperação e deve voltar em breve aos palcos. Certos de contarmos com a compreensão dos fãs, jornalistas e radialistas da cidade, informaremos em breve nova data para a apresentação".
Gusttavo Lima (Foto: Reprodução/Instagram)Gusttavo Lima (Foto: Reprodução/Instagram
)

Indenizações de voo que caiu na França podem ser de US$300 mi


Cifra ainda pode mudar, segundo fontes da indústria de seguradoras.
Airbus foi derrubado deliberadamente pelo copiloto, segundo autoridades.

Da Reuters
A empresa alemã Allianz estimou que as companhias de seguros terão que pagar US$ 300 milhões em indenizações e custos relacionados à queda do avião da Germanwings na semana passada nos alpes franceses, disseram fontes da indústria nesta segunda-feira (30).
A cifra serve como uma primeira orientação para um grupo de mais de 30 seguradoras que compartilham o ônus financeiro causado pelo acidente, que as autoridades francesas disseram ter sido causado deliberadamente pelo copiloto da aeronave.
A estimativa inicial representa cerca de 20% do cerca de US$ 1,5 bilhão em prêmios pagos às seguradoras por companhias aéreas de todo mundo. A estimativa inclui a perda da aeronave, orçada em cerca de US$ 6,5 milhões, os esforços de resgate e recuperação, os custos legais e a identificação dos familiares dos passageiros.
Helicóptero participa de resgate de destroços e restos mortais nos Alpes Franceses, três dias após a queda do avião da Germanwings que deixou 150 mortos (Foto: Emmanuel Foudrot/Reuters)Helicóptero participa de resgate de destroços e restos mortais nos Alpes Franceses, três dias após a queda do avião da Germanwings que deixou 150 mortos (Foto: Emmanuel Foudrot/Reuters)
As seguradoras costumam fazer estimativas conservadoras, levando em consideração o máximo de gastos possíveis, baseadas em informações já disponíveis e experiências anteriores. 
“Ainda é muito cedo, então a cifra pode subir ou baixar”, disse um representante de uma seguradora familiar com a situação, afirmando também que as companhias de seguro estavam obrigadas legalmente a divulgar estimativas.
“É uma decisão da Allianz, já que é a principal seguradora”, disse a fonte sobre o montante de US$ 300 milhões, que também foi noticiado pelo "The Insurance Insider", jornal especializado no setor.
Pedidos de pagamento de seguro para as famílias dos 144 passageiros devem representar a maior parte dos custos. Em geral, as seguradoras tentam resolver os pedidos sem a necessidade de abertura de um processo judicial, embora as avaliações possam levar meses.
O voo da Germanwings caiu na última terça-feira (24), matando as 150 pessoas a bordo. O voo partiu de Barcelona (Espanha) e ia para Düsseldorf (Alemanha). Segundo procuradores franceses, o copiloto alemão Andreas Lubitzderrubou o avião de maneira deliberada. Nesta segunda, a promotoria de Düsseldorf informou que Lubitz passou por tratamento para tentar conter tendências suicidas no passado.
Indenização da companhia aérea
A Lufthansa disse na sexta-feira ter oferecido pagar até 50 mil euros (US$ 54,115) em auxílio financeiro imediato aos familiares de cada passageiro.

A Allianz, que afirmou ser a líder entre as seguradoras, não quis comentar, assim como a AIG. A Swiis Re também não quis se pronunciar sobre o caso, mas disse que a Germanwings e sua proprietária, a Lufthansa, estavam em sua carteira de clientes.
Dados sobre a cobertura compartilhada entre seguradoras, fornecidas por uma fonte da indústria de seguros, mostraram que a Allianz possui 10% de participação na quantia a ser paga, enquanto o American International Group tem 11% e a Swiss Re, 7%.
As companhias de seguro costumam se preparar para receber apoio financeiro adicional de companhias de resseguro em caso de grandes perdas. A agência de rating especializada em seguros A.M. Best disse que as perdas relacionadas ao caso Germanwings seriam também absorvidas pelo mercado de negociação de seguros Lloyd’s.