I Seminário de Empregabilidade acontece no dia 22 em Colombo


WEBMASTER 18 DE MAIO DE 2015

O encontro visa promover o desenvolvimento socioeconômico da região

A criação do Seminário foi discutida em uma reunião, com a participação dos representantes das principais entidades, públicas e privadas do Município
A criação do Seminário foi discutida em uma reunião, com a participação dos representantes das principais entidades, públicas e privadas do Município
Promover e divulgar as oportunidades de empregabilidade em Colombo. Esse é o principal objetivo do I Seminário de Empregabilidade, que acontece na próxima sexta-feira, 22, às 8h, no auditório da regional Maracanã.
“Nosso foco é o desenvolvimento socioeconômico da região. Esse encontro nos ajudará a fazer articulação política com os parceiros que ofertam qualificação, formação e oportunidades de empregos e estágios”, destaca o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa.
O evento será voltado para todas as lideranças do município, ou seja, líderes comunitários, das Igrejas e instituições que possam ser vinculados com agentes multiplicadores das informações. “O seminário vai contribuir para o fortalecimento das parcerias entre as entidades da nossa cidade”, enfatiza a secretária de Assistência Social, Maria da Silva e Souza.
Durante a programação estão previstas os seguintes assuntos:
– Departamento de Cultura fará uma apresentação cultural;
– A Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho de Colombo mostrará o cenário socioeconômico do município;
– O SMAS realizará uma apresentação de oportunidades qualificação da Estação do Ofício;
– A Agência do Trabalhador – SEICTT promoverá uma apresentação de oportunidades de emprego, cadastro e seguro;
– O SENAI unidade Colombo realizará uma apresentação de oportunidades de qualificação, menor aprendiz, aprendiz legal e estágios;
– O Centro do Empreendedor de Colombo – SEICTT realizará uma apresentação de oportunidade de credito, consultoria MEI, e formalização;
– O SENAC unidade Colombo – promoverá uma apresentação de oportunidades de qualificação profissional;
– O CIEE-PR mostrará as oportunidades de qualificação e estágios;
– O IFPR campus Colombo mostrará as oportunidades de qualificação, pronatec e cursos técnicos;
– E a FAEC (Faculdade Educacional de Colombo) realizará uma apresentação de oportunidades de qualificação e formação.
O Seminário é uma iniciativa da Prefeitura de Colombo por meio da secretaria de Indústria, Comercio, Turismo e Trabalho e secretaria de Assistência Social.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Legenda: João Senechal/ PMC

Acontece neste sábado o 2° Encontro Cultural de Colombo

WEBMASTER 18 DE MAIO DE 2015

Participantes poderão ser eleitos para representarem o município no Conselho Municipal de Cultura

2eccA Prefeitura de Colombo promove neste sábado, dia 23, no Auditório da Regional do Maracanã, o 2º Encontro Cultural de Colombo. A Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude é responsável pela organização do evento que terá início as 13h.
Segundo a diretora do departamento de Cultura, Rita Straioto, o encontro é um instrumento de reconhecimento da cidadania cultural e de gestão das políticas públicas municipais de cultura. “Nossa intenção é promover a reflexão sobre o tema da cultura, a integração entre agentes culturais, buscar informações e divulgar a cultura do nosso município.”
Durante o evento será realizado a escolha dos conselheiros da Sociedade Civil que representarão o município no Conselho Municipal de Cultura.
Todas as pessoas que participam de grupos de expressão artística, popular, tradicional e étnica do município, assim como atores, cantores, músicos, escritores, desenhistas, dançarinos, poetas, artistas plásticos, artesão, bailarinos, grafiteiros, fotógrafos, escultores, cineastas, mosaicistas, estudantes, pesquisadores estão convidados a estarem presentes no evento.
Para participar do 2º Encontro Cultural de Colombo, os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no site da Prefeitura Municipal de Colombo, no endereço http://portal.colombo.pr.gov.br/formulario-de-cadastro-2o-encontro-cultural até o dia 22 de maio.
As inscrições também poderão ser feitas no local do evento. Mais informações podem ser obtidas no departamento de Cultura, Rua XV de Novembro, 105 – Centro, ou pelo telefone: (41) 3656-6423 / 3656-8041. Ou envie e-mail para: cultura.colombo@yahoo.com.br
Serviço
Data: 23 de maio de 2015
Local: Auditório da Regional do Maracanã
Rua: Dorval Ceccon, 664 – Maracanã

Helicóptero da PM pousa em ruas movimentadas de São Paulo


Aeronave aterrissou na Rua da Consolação e no Corredor Norte–Sul.
Duas vítimas foram resgatadas e encaminhadas ao Hospital das Clínicas.

Do G1 São Paulo
O helicóptero Águia 4 da Polícia Militar fez dois pousos em ruas movimentadas da cidade de São Paulo em menos de duas horas na tarde desta segunda-feira (18) para resgatar pessoas feridas. assista ao vídeo
Por volta da 13h, a PM recebeu um chamado para uma pessoa que caiu de um viaduto próximo ao Túnel Papa João Paulo II, no Centro. Ela foi levada ao Hospital das Clínicas por um dos helicópteros da polícia, que aterrissou no Corredor Norte-Sul na saída do túnel, fechando temporariamente a via
(Correção: o texto original desta reportagem dizia que dois helicópteros fizeram os resgates, mas a PM confirmou se tratar da mesma aeronave atendeu duas ocorrências seguidas. O texto foi corrigido às 16h55).
Helicóptero pousa na Consolação (Foto: Thiago Claro/VC no G1)Helicóptero pousa na Consolação (Foto: Thiago Claro/VC no G1)

O helicóptero Águia, da Polícia Militar, pousa na rua da Consolação, no centro de São Paulo, para socorrer um homem de 40 anos que foi atropelado por um ônibus na Avenida São Luis, segundo informações do Corpo de Bombeiros (Foto: J. Duran Machfee/Estadão Conteúdo)O helicóptero Águia, da Polícia Militar, pousa na rua da Consolação, no centro de São Paulo, para socorrer um homem de 40 anos que foi atropelado por um ônibus na Avenida São Luis, segundo informações do Corpo de Bombeiros (Foto: J. Duran Machfee/Estadão Conteúdo)
Cerca de uma hora depois, outro pouso para resgate aconteceu na Rua da Consolação para socorrer um homem que foi atropelado por um ônibus. A via ficou bloqueada para o atendimento de uma vítima de atropelamento, que também foi encaminhada ao Hospital das Clínicas.
Helicóptero da Polícia Militar resgata um morador de rua que estava em estado grave no Viaduto do Chá, em São Paulo (Foto: Chello Fotógrafo/Futura Press/Estadão Conteúdo)Helicóptero da Polícia Militar resgata um morador de rua que estava em estado grave no Viaduto do Chá, em São Paulo (Foto: Chello Fotógrafo/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Helicóptero pousa na Consolação (Foto: Thiago Claro/VC no G1)Helicóptero pousa na Consolação (Foto: Thiago Claro/VC no G1)

Menina de 5 anos desaparece em Duque de Caxias


Diane desapareceu na manhã deste domingo, em Saracuruna, Duque de Caxias. Foto: Acervo Pessoal
Elisa Clavery*

Moradores de Saracuruna, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, fizeram uma passeata na manhã desta segunda-feira para protestar após o desaparecimento de Diane Vitória Silva dos Santos, de 5 anos. A menina sumiu na manhã de domingo, enquanto brincava no quintal de sua casa e seus pais dormiam. Os manifestantes pediram que a polícia intensifique as buscas pela criança.
Segundo a prima da menina, Annah Barbosa, Diane teria acordado antes de seus pais e saído para brincar no quintal. Quando a família foi procurá-la, por volta das 7h, não a encontrou.
— Uma vizinha disse que viu um carro estranho entrando na rua, era um Fiat Uno verde, de modelo antigo. Mas a gente não sabe se a Diane desapareceu antes disso — comentou a prima.
A tia de Diane, Rosileine Conceição Silva, acredita que o responsável pelo desaparecimento de sua sobrinha estava nesse carro. De acordo com Rosileine, a menina era muito agarrada com a família e não costumava dar atenção a estranhos.
— A gente acha que a pessoa obrigou ela a entrar no carro — disse Rosileine.
Segundo ela, a mãe de Diane passou mal com o desaparecimento e foi levada para o hospital. De acordo com informações da 60ª DP (Campos Elíseos), as investigações estão em andamento e familiares e testemunhas já prestaram depoimento. Agentes estão em busca de mais informações que ajudem no caso.
A família fez uma mobilização pela internet, divulgando fotos de Diane pelo Facebook. Quem tiver mais informações pode ligar para (21) 3045-1529 ou (21) 99195-0026.


Justiça decreta prisão de pai suspeito de matar filho de 1 ano e esconder corpo em armário


Ana Carolina Torres, Marcos Nunes e Pedro Zuazo

A Justiça decretou, na madrugada desta segunda-feira, a prisão temporária de Eder Moraes de Lima, de 22 anos. Ele é suspeito de matar o filho, Thainan Santos de Moraes, de apenas 1 ano e 7 meses, e esconder o corpo no armário de casa, na Favela Três Irmãos, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. O cadáver foi encontrado por agentes da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) na noite de domingo. O corpo do menino estava enrolado num lençol e, segundo peritos, ele foi morto por asfixia.
Para tentar encobrir o crime, Eder fez um registro de ocorrência de sequestro de Thainan na 54ª DP (Belford Roxo). Ele estava na delegacia com a namorada - que não é a mãe do menino - e contou que traficantes da Favela Castelar, que são de uma facção rival à que controla a Favela Três Irmãos, haviam levado a criança.
O pequeno Thainan tinha apenas 1 ano e 7 meses
O pequeno Thainan tinha apenas 1 ano e 7 meses Foto: Reprodução do Facebook
Os agentes logo descobriram a farsa de Eder. Após a DH encontrar o corpo, o pai passou a ser o principal suspeito do crime. Equipes da delegacia fazem buscas para tentar encontrá-lo. A prisão de Eder foi decretara pelo plantão judiciário. A mãe de Thainan é deficiente auditiva, não mora com Eder e está grávida de outro homem.
O armário onde o suspeito escondeu o corpo da criança
O armário onde o suspeito escondeu o corpo da criança Foto: Divulgação
O delegado Fabio Salvadoretti, da DHBF, classificou o momento em que o corpo do menino foi encontrado como "grotesco":
- A equipe de plantão foi acionada às 4h de domingo e, ao chegar ao local, se deparou com essa cena grotesca. Uma criança de 1 ano e 7 meses enrolada num cobertor escondida dentro de um guarda-roupas.

'O menino tinha medo dele'

Tio-avô de Thainan, o encarregado de produção Emerson Teixeira de Barros Santos, de 33 anos, contou que o menino vivia com o pai há algum tempo e nos últimos meses vinha apresentando um comportamento estranho. Segundo ele, há cerca de um mês, numa visita à mãe, Thainan estava com o braço quebrado. O pai alegou que o garoto caíra de uma escada.
- Desconfiei na hora porque o menino não tinha outro machucado. Quer dizer: caiu e machucou só o braço? Além disso, eu vinha notando que o Thainan tinha medo dele. Ficava querendo sair do colo dele de qualquer maneira - disse Emerson.
De acordo com o tio-avô, o pai ficou com a guarda do menino após se separar da mãe dele e nunca antes havia demonstrado um comportamento agressivo. Para Emerson, Eder teria começado a agredir o filho por ciúmes da namorada:
- Ela era muito agarrada ao Thainan. Pelo que eu percebi, ele não gostava. Achava que estava perdendo a atenção da namorada para o filho.

'Monstro'

A namorada de Eder, uma menor de 17 anos, contou que terminou o namoro na quinta-feira e ele cometeu o crime no dia seguinte.
- Eu criava ele (Thainan). Ele era tudo na minha vida. Eu já estava planejando a festa de 2 anos dele, mas não pude fazer porque o monstro tirou ele de mim.
Segundo a jovem, Eder não costumava brincar com o filho:
- Só maltratava, nem parecia que era pai. Eu disse que se ele continuasse maltratando o garoto eu ia me separar dele. Ele avisou que, se eu fizesse isso, ele ia tirar o Thainan de mim.
Jéssica disse que chegou a ficar grávida de dois meses do Eder, mas perdeu o bebê.
- Deus sabe o que faz - afirmou a jovem.
O local e a hora do enterro de Thainan ainda não foram definidos


Mulher é suspeita de tentar matar criança de 6 anos ateando fogo


Criança sofreu ferimento na cabeça e está com vários hematomas no corpo.
Suspeita confirmou crime e alegou que alvo era a mãe da vítima.

Do G1 Santarém
Criança sofreu ferimento na cabeça (Foto: Reprodução TV Tapajós)Criança sofreu ferimento na cabeça
(Foto: Reprodução TV Tapajós)
Uma mulher foi detida e levada à delegacia de Polícia Civil no domingo (17), suspeita de agredir e tentar matar uma criança de 6 anos ateando fogo. O crime ocorreu no município de Mojuí dos Campos, oeste do Pará. Segundo a família da vítima, a suspeita é ex-companheira do atual namorado da mãe da criança. O crime pode ter sido motivado por vingança.
Segundo relatos da criança para a mãe, que não vai ser identificada para preservar a identidade da menina, a suspeita agrediu a vítima na cabeça e tentou atear fogo jogando álcool no corpo da criança. “Ela levou ela para trás da escola, chegou lá ela botou ela na parede e começou a agredir ela com uma pedra. Foi na hora que ela já estava machucada e jogou álcool pra 'tacar' fogo. Não sei por que, não sei se ela gosta do meu marido que era ex-namorado dela”, disse a mãe.
Vítima foi agredida com pedaço de pedra e ficou com hematomas pelon corpo (Foto: Reprodução TV Tapajós)Vítima foi agredida com pedaço de pedra e ficou
com hematomas pelon corpo
(Foto: Reprodução TV Tapajós)
Segundo a Polícia Militar, as agressões foram interrompidas pelo vigia da escola e a criança foi levada ao hospital. A menina sofreu corte na cabeça, ficou com hematomas pelo corpo e com queimaduras leves no rosto. “A criança estava ensanguentada. Foi logo acompanhada pela equipe médica e demos seguimento a busca dessa senhora. Recebemos a informação de que ela estava na área de mata, então nos deslocamos e lá foi constatada. Estava realmente lá. Trouxemos para delegacia. A partir dai ela ficou”, informou subtenente Abreu da PM.
Em depoimento à polícia, a suspeita confirmou as agressões a menina e disse que a intenção era fazer isso com mãe da vítima. Ela afirmou que está arrependida e alega que toma remédio controlado, e que o ocorrido foi um surto.
A polícia convocou testemunhas e investiga o caso.

Acidente entre veículos mata dois jovens


Um dos motoristas tentou ultrapassagem proibida e provocou acidente. 
Estudante de 20 anos e médica, de 26, morreram no local.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba
Duas pessoas morreram, um jovem de 20 anos e uma médica, de 26, em um acidente na BR-153, próximo de Ubarana (SP) na manhã desta segunda-feira (18). Segundo informações da polícia, um dos motoristas tentou uma ultrapassagem proibida e acabou provocando o acidente. assista ao vídeo do lado
saiba mais

O estudante Iago dos Santos Barbosa, de 20 anos, morreu no local. No outro carro, viajavam três mulheres. A médica Fábia Berganton Aleixo, de 26 anos, residente no Hospital de Base,  não resistiu aos ferimentos e também morreu no local. As amigas dela, que estavam no carro, foram socorridas. A motorista passa por cirurgia, sofreu fraturas no braço e na perna. A outra passa bem.
Por causa do acidente, uma das faixas  ficou interditada, mas já foi normalizado. A polícia irá investigar as causas do acidente.
Médica residente do Hospital de Base não resistiu aos ferimentos e morreu no local (Foto: Arquivo Pessoal)Médica residente do Hospital de Base não resistiu aos ferimentos e morreu no local (Foto: Arquivo Pessoal

Câmera registra momento em que mulher mata ex-marido; veja


Suspeita do crime é procurada pela polícia de Rio Preto (SP). 
Vítima levou tiro na frente do filho, de 12 anos, durante discussão.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba
Imagens do circuito de segurança divulgadas nesta segunda-feira (18) flagram o momento em que uma mulher mata a tiros o ex-marido durante uma briga em São José do Rio Preto (SP), na sexta-feira (15). Ela fez os disparos durante uma discussão com a vítima, na frente do filho. Segundo a polícia, a suspeita é considerada foragida .  assista ao vídeo acima
As imagens foram registradas pelo circuito de segurança da distribuidora em que Laércio de Souza, de 48 anos, trabalhava. O sistema captou o momento em que o namorado da ex-mulher chega de moto e chama Laércio para conversar. Ele e o filho se aproximam e começa uma discussão.
Logo em seguida, a ex-mulher e outro casal chegam ao local em um carro. Nas imagens dá para ver o motociclista pegando algo no carro que, segundo a polícia, seria a arma usada no crime. Os dois, então, vão para uma área fora do alcance da câmera.

O filho de 12 anos parece transtornado e joga um pedaço de madeira contra a mãe. Depois, contra o namorado dela, que foge de moto. As outras pessoas que estavam no local também entram rapidamente no carro e fogem.
Os ocupantes do carro descem e o filho do motorista se aproxima. Depois a ex-mulher corre para o local da briga. De repente a suspeita aparece com a arma na mão e atira contra Laércio, que corre com um pedaço de madeira. Depois de ser atingido, ele cai no chão.
Câmera registra momento em que a mulher dispara contra o ex-marido (Foto: Reprodução/ TV TEM)Câmera registra momento em que a mulher dispara
contra o ex-marido (Foto: Reprodução/ TV TEM)
A polícia então chega ao local e, logo depois, os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que tentam reanimar a vítima que não resistiu. A polícia já abriu inquérito para apurar o caso. Com base nas imagens, os investigadores tentam encontrar os suspeitos de participar do crime.
“O que consta é que a separação no início foi normal, mas o relacionamento depois piorou bastante por causa de ela ter arrumado um novo companheiro. Tivemos até alguns boletins de ocorrência, ambos figurando como vítimas”, afirma o delegado Renato Pupo de Paula.
Além da mulher, o atual namorado dela fugiu do local do crime de moto e ainda não foi localizado pela polícia. O suspeito que dirigiu o carro durante a fuga da mulher já prestou depoimento e foi liberado. Ele também vai responder pelo crime por ter ajudado na fuga. Os filhos da vítima já foram ouvidos, inclusive o menor de 12 anos que presenciou o homicídio. “O boletim de ocorrência foi elaborado como homicídio qualificado, por motivo fútil, e se não houver nada que mude a história dos fatos, será exatamente isso, um homicídio qualificado, que é crime hediondo”, diz o delegado.
Com pai baleado no chão, filho tenta acertar a mãe com pedaço de madeira (Foto: Reprodução/ TV TEM)Com pai baleado no chão, filho tenta acertar a mãe com pedaço de madeira (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Aluno que ainda não faz o 3º ano não poderá usar Enem como vestibular


Edital do Enem 2015 incluiu nova regra sobre o acesso ao ensino superior.
Alunos menores de 18 anos recorrem à Justiça para garantir vaga.

Do G1, em São Paulo
Candidatos da 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) menores de idade, e que ainda não fizeram nem fazem o terceiro ano do ensino médio, estão proibidos de usar a nota do Enem para acessar o ensino superior sem passar pelo terceiro ano regular. Uma nova regra no edital divulgado nesta segunda-feira (18) explica que "o participante menor de 18 anos no primeiro dia de realização do Exame e que concluirá o ensino médio após 2015 não poderá utilizar os seus resultados individuais no Enem" em dois casos previstos no edital para maiores de idade: usar o Enem para pegar a certificação de conclusão do ensino médio e usar o Enem como mecanismo de acesso à educação superior em processos de seleção.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também incluiu, no edital, a possibilidade de "convidar" os participantes menores de 18 anos e que ainda não chegaram ao último ano do ensino médio "para aplicação do Enem Digital", ideia já defendida no início do ano pelo ex-ministro da Educação, Cid Gomes, e que o atual ministro, Renato Janine Ribeiro, já afirmou que continua em fase de estudos.
A regra cita dois artigos da Lei de Diretrizes e Bases da educação (LDB), publicada em 1996. O primeiro artigo (38º) diz que os exames supletivos "no nível de conclusão do ensino médio" é destinado "para os maiores de 18 anos".
O segundo (44º) afirma que a educação superior em cursos de graduação são abertos a candidatos "que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo".
Segundo o edital, então, um estudante menor de 18 anos, que não vá concluir o terceiro ano do ensino médio em 2015 não poderá se matricular em um curso de graduação, mesmo que seja aprovado, por causa de sua nota do Enem, em um vestibular ou processo seletivo, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Justiça é alternativa
Atualmente, estudantes já têm dificuldades para se matricular em situações como essas. Nesse caso, muitas vezes a decisão vai parar na Justiça. Foi o caso do estudante José Victor Menezes Teles, de Itabaiana (SE). Ele fez o Enem 2014 aos 14 anos, quando ainda estava no primeiro ano do ensino médio, e conseguiu uma nota suficiente para conquistar uma vaga no curso de medicina na Universidade Federal de Sergipe (UFS) pelo Sisu.
Como pelo Enem o candidato só pode receber a certificação do ensino médio se tiver mais de 18 anos e estiver fora do ensino médio regular, sem tê-lo concluído, há pelo menos dois anos, José Victor não pode usar a mesma nota para conseguir o diploma. Porém, as secretarias estaduais de Educação também têm autoridade para conceder o diploma do ensino médio por meio de exames supletivos.
Então, a família do adolescente entrou na Justiça, e o juiz autorizou o garoto a fazer a prova. Com o diploma nas mãos, ele conseguiu fazer a matrícula na UFS e hoje é o calouro mais novo da turma.
José Victor posa com aprovados em medicina na Universidade Federal de Sergipe (Foto: Reprodução/TV Sergipe)José Victor posa com aprovados em medicina na UFS (Foto: Reprodução/TV Sergipe)
Mudanças no Enem
Nesta edição, o Enem sofreu diversas modificações, principalmente em relação ao valor da taxa de inscrição, e a medidas de segurança que alteraram o horário das provas.
Veja abaixo os destaques:

DATA DAS INSCRIÇÕES
As inscrições ocorrem entre as 10h de 25 de maio e as 23h59 de 5 de junho. Para quem não conseguir isenção, a inscrição só será "confirmada" após o pagamento da taxa de R$ 63 até as 21h59 do dia 10 de junho.

TAXA DE INSCRIÇÃO
Sofreu aumento pela primeira vez em mais de dez anos. Até 2014, o valor era R$ 35. Agora, passa a ser de R$ 63.

ISENTOS DE TAXA
Estudantes da rede pública no último ano do ensino médio estão automaticamente isentos. Além deles, podem obter isenção candidatos que comprovarem carência, segundo as regras do edital.
Segundo o edital, a solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição somente poderá ser realizada no sistema de inscrição por meio da declaração de carência socioeconômica e durante o período de inscrição.
Os demais candidatos, mesmo que tenham feito ou estejam fazendo o ensino médio integralmente na rede pública, precisarão pagar a taxa. Segundo o ministro, cerca de 30% das provas impressas acabam sem uso por causa das abstenções. Para tentar diminuir as faltas, o MEC afirmou que estudantes liberados do pagamento que não forem aos dois dias de provas vão perder o direito o benefício na próxima edição.
DURAÇÃO DAS PROVAS
No primeiro dia, ciências humanas e ciências da natureza terão 4 horas e meia de duração. No segundo dia, linguagens, matemática e redação terão 5 horas e meia de duração.
HORÁRIOS DAS PROVAS
Portões serão fechados às 13h (horário oficial de Brasília). Mas, dessa vez, as provas só começam 30 minutos depois do fechamento dos portões, ou seja, às 13h30, no horário de Brasília.
SABATISTAS
Os sabatistas no Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima poderão fazer as provas do sábado às 19h do horário local. Nos demais estados, a prova do primeiro dia para os sabatistas começa às 19h do horário de Brasília.
ATENDIMENTO ESPECIALIZADO E ESPECÍFICO
Além das necessidades especiais e atendimentos específicos já contemplados nas edições anteriores (como estudantes cegos ou com baixa visão, surdos, com deficiência física, gestantes e lactantes), o Enem também terá atendimento especializado para quem tem visão monocular e discalculia.

CANDIDATOS E CANDIDATAS TRANS
Pela segunda vez consecutiva, o MEC aceitará que os estudantes travestis e transexuais usem o nome social durante a prova. Para isso, o estudante precisa enviar a cópia do documento de identidade e preencher um formulário específico, incluindo uma foto recente, no sistema de inscrição. O prazo para o envio desses dados acontece entre 15 e 26 de junho.
CARTÃO DE INSCRIÇÃO
Deixará de ser impresso pelo MEC e enviado pelos Correios. Agora, terá que ser baixado ou consultado diretamente no site do Enem, opção que já existia no passado. O documento serve para orientação e não precisa ser apresentado no exame.
MEDIDAS DE SEGURANÇA
Não será possível usar o mesmo e-mail para fazer mais de uma inscrição. Além disso, todos os candidatos deverão informar número de telefone (celular ou fixo) válido. Eles também terão que criar uma pergunta e resposta de segurança no login.
O detector de metal será novamente aplicado nos locais de prova. Nos dias de realização do Exame, segundo o edital, "o participante poderá ser submetido à revista eletrônica nos locais de provas, a qualquer momento, por meio do uso de detector de metais".

TOTAL DE PARTICIPANTES
Estimativa de mais de 9 milhões de inscritos. No ano passado foram 8,7 milhões, dos quais 6,2 milhões de fato compareceram. O MEC estima que neste ano 850 mil pessoas trabalhem na aplicação da prova, envolvendo quem atua nos locais de prova e quem distribui as provas: Exército, Marinha, Aeronáutica e os funcionários dos Correios. veja vídeos abaixo
Nossa meta principal é fazer o Enem, não fazer economia. Mas, se for possível, vamos fazer economia."
Janine Ribeiro,
ministro da Educação
Mudanças e economia
O MEC busca economia de até 20% no custo do Enem 2015. O valor alcançado pode ser de ao menos R$ 90 milhões com o aumento da taxa de inscrições, medidas contra faltas e mudança no envio do cartão de inscrição.
"Nossa meta principal é fazer o Enem, não fazer economia. Mas, se for possível, vamos fazer economia", disse Ribeiro. A estimativa é que o custo médio da aplicação da prova por estudante seja de R$ 52.

O ministro justificou o reajuste da taxa após 10 anos. "Tudo subiu na sociedade e esse valor está o mesmo desde muito tempo", disse Ribeiro. Ele afirmou que o reajuste considerou a variação inflacionária no período.
Haverá economia também com o envio dos cartões. De acordo com o ministro, serão poupados R$ 20 milhões apenas com o envio virtual da confirmação, segundo Ribeiro. O presidente do Inep, Francisco Soares, esclareceu que o cartão de inscrição terá que ser baixado pelo estudante no site do Enem. O documento serve para consulta e não precisa ser apresentado no local do exame.
Punição para faltas no Enem
Outra medida que trará redução de custos será o corte da isenção para alunos que forem liberados da taxa e faltarem ao exame deste ano. Quem faltar em 2015 terá obrigatoriamente que pagar a inscrição em 2016.

"Uma pessoa não pode ter isenção graças a recursos que a sociedade está pagando, e jogar isso fora. Há uma responsabilidade moral que é preciso assumir. E no escopo educacional, a ética é fundamental. Educação é também ter responsabilidade com os próprios atos", disse Janine Ribeiro.
Sessenta e cinco por cento dos faltosos do Enem de 2014 eram alunos isentos, segundo o secretário executivo do MEC, Luiz Claudio Costa.
A estimativa é que quase R$ 60 milhões serão poupados com o pagamento de inscrições por alunos que antes estavam insentos.
Justificativa das faltas
Sobre os estudantes isentos que não compareceram à prova, Luiz Cláudio afirmou que o MEC ainda vai definir as regras para justificar a ausência.
"Não posso dar resposta agora. No exemplo do atraso no transporte coletivo, como provar isso? A pessoa pode ser penalizada, mas precisamos ter certeza disso para não virar a justificativa padrão, como aquelas pessoas que ficam doentes e não têm atestado."