Presidente da CBF deixa o Congresso da Fifa em Zurique


Presidente Marco Polo Del Nero
Presidente Marco Polo Del Nero Foto: Divulgação
O Globo
Tamanho do texto A A A
De acordo com a Fifa, o presidente da CBF, Marco Polo del Nero, deixou o Congresso da entidade, que está sendo realizado em Zurique, na Suíça. Membro do Comitê Executivo da Fifa, del Nero já estaria voltando ao Brasil, de acordo com a entidade. A informação não foi confirmada pela assessoria da CBF, que diz desconhecer a viagem do dirigente.
O hotel Baur au Lac confirmou que Marco Polo del Nero deixou seu quarto, mas informou que ele não fez “check out”, segundo o Globoesporte.com.
Apesar do escândalo de corrupção envolvendo alguns de seus membros - sete foram presos na quinta-feira em Zurique -, a Fifa confirmou para a manhã desta sexta-feira a eleição para presidente da entidade. Joseph Blatter é o favorito para conseguir seu quinto mandato.


Médica relata agressão dentro de pronto socorro após discussão com filha de paciente


A médica Maria Cristina Porto teria sido agredida após se recusar a prescrever um remédio de uso contínuo
A médica Maria Cristina Porto teria sido agredida após se recusar a prescrever um remédio de uso contínuo Foto: Reprodução / Facebook
Extra
Tamanho do texto A A A
Uma consulta médica terminou em confusão no Pronto Socorro Municipal de Itapevi, na Grande São Paulo. Na última segunda-feira, a médica Maria Cristina Bueno Porto, de 56 anos, foi agredida dentro de um dos consultórios da unidade após se desentender com a filha de uma paciente. As imagens do rosto da médica com as marcas da agressão foram enviadas através do WhatsApp do Jornal Extra (21 99644-1263 e 21 99809-9952).
— Eu estava atendendo no pronto socorro e no retorno de uma consulta entrou uma paciente, acompanhada da filha. Ela havia sido medicada para dores abdominais. Eu estava assinando a liberação dela quando a filha, no meio da conversa, disse ‘Então, já faz logo a receita dela de medicação da pressão’. Eu expliquei que esse tipo de procedimento era no Posto de Saúde e não na emergência. A mãe entendeu e chegou a concordar comigo. Mas a filha insistiu, dizendo que eu 'tinha mais que fazer mesmo’, de forma grosseira e bastante hostil. Eu expliquei novamente a ela que o procedimento não poderia ser feito na emergência, mas ela insistia. — contou Maria Cristina, por telefone.
Segundo a médica, as agressões teriam começado verbalmente, após a médica repetir que não poderia prescrever o medicamento usado pela idosa:
— Então, ela me chamou de ignorante. Eu pedi que ela aguardasse do lado de fora do consultório e ela disse que não iria sair, mas a mãe mandou que ela saísse. Quando ela insistiu que não ia sair [do consultório], eu disse que não daria sequencia ao atendimento e não atenderia mais ninguém. Alguns pacientes, que estavam do lado de fora, reclamaram. Então, eu levantei e pedi novamente para ela sair. Quando ela saiu, a idosa chegou a dizer que a filha sempre causava confusão.
Ainda segundo Maria Cristina, as agressões físicas começaram após a saída da idosa. A filha, então, voltou ao consultório:
— Quando a paciente abriu a porta para ir embora, a mulher invadiu meu consultório, me chamando novamente de ignorante. Pegou um frasco de chá, que estava em cima da mesa, e jogou com tudo em cima de mim, junto com alguns papéis. Eu levantei me defendendo. Então, ela enfiou a mão no meu rosto produzindo os ferimentos. — relatou a médica.
A suposta agressora arranhou o rosto de Maria Cristina. As duas foram encaminhadas para exames de corpo delito e a Polícia aguarda os laudos para dar continuidade a investigação
A suposta agressora arranhou o rosto de Maria Cristina. As duas foram encaminhadas para exames de corpo delito e a Polícia aguarda os laudos para dar continuidade a investigação Foto: Reprodução / Facebook
A médica acionou os policias de plantão na unidade e as duas foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia Dr. João Roberto Costa. A Polícia Civil de São Paulo informou que o caso está sendo investigado e que aguarda os laudos dos exames de corpo de delito para encaminhar à justiça.
A Prefeitura de Itapevi informou, em nota, que “repudia qualquer manifestação de violência e está tomando todas as medidas cabíveis”. Uma averiguação preliminar será aberta para apurar as informações e diagnosticar os “elementos que culminaram com o evento”.
A suposta agressora não foi localizada para comentar a situação


Câmara decide manter coligação partidária nas eleições de deputado


Deputados rejeitaram manter coligações só para eleições majoritárias.
Medida tinha objetivo de evitar alianças com objetivo só eleitoreiro.

Nathalia Passarinho e Fernanda CalgaroDo G1, em Brasília
 A Câmara dos Deputados decidiu nesta quinta-feira (28) manter a coligação entre partidos nas eleições proporcionais, quando são escolhidos deputados federais, deputados estaduais e vereadores. Os deputados rejeitaram a proposta de permitir a aliança entre partidos somente nas eleições majoritárias- para presidente da República, governador e prefeito. assista ao vídeo
A votação foi parte da série de sessões iniciada nesta semana, destinada a analisar a proposta de emenda à Constituição da reforma política. Por decisão dos líderes partidários, cada ponto da PEC, como o fim da reeleição, será votado individualmente, com necessidade de 308 votos para a aprovação de cada item. Ao final, todo o teor da proposta de reforma política será votado em segundo turno. Se aprovada, a PEC seguirá para análise do Senado.
Na sessão desta quinta, antes de optar pela manutenção das coligações, a Câmara decidiu para segunda semana de junho a análise de três itens da reforma: duração dos mandatos de cargos eletivos, coincidência das eleições municipais e federais e cota para mulheres.
Em discurso no plenário, o deputado Marcus Pestana (PSDB-MG), defendeu o fim das coligações nas eleições proporcionais, com o argumento de que essa medida vai evitar alianças entre partidos com finalidade exclusivamente eleitoreira, ou seja, sem que as siglas tenham qualquer identidade ideológica.
“Você vota em A e elege Z. Um partido A faz uma aliança com o PSDB no RN e com o PT em São Paulo. É um desalinhamento ideológico e político completo, que induz a sociedade ao erro”, disse o tucano.
saiba mais

O deputado Giovani Cherini (PDT-RS) sustentou que o fim das coligações ajudaria a reduzir o excesso de partidos políticos no país. Atualmente existem 29 legendas registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  "Toda pessoa que fica descontente funda um partido próprio e já tem, na largada, o dinheiro do Fundo Partidário e, na hora da eleição, vai vender o seu tempo de televisão", alertou.
O fim das coligações proporcionais afetaria especialmente a distribuição de cadeiras na Câmara, já que o sistema eleitoral atual, mantido pelos deputados, permite que o grande número de votos obtidos por um candidato garanta a entrada de parlamentares da mesma coligação, ainda que de partidos diferentes.
Reeleição e financiamento
Na sessão de votação desta quarta-feira (27), o plenário da Câmara aprovou o fim da reeleição para presidente da República, governador e prefeito. Os parlamentares ainda decidirão se mantém o tempo de mandato em quatro anos ou se ampliam para cinco. Essa deliberação estava prevista para ocorrer nesta terça, mas diante de um impasse sobre o mandato de senador, que atualmente é de oito anos, os líderes partidários decidiram adiar a votação para a próxima semana.
A regra do fim da reeleição só não vai valer para prefeitos eleitos em 2012 e governadores eleitos em 2014, que terão direito a uma última tentativa de recondução no cargo. O objetivo dessa medida foi garantir o apoio de partidos com integrantes atualmente no poder.
A Câmara também aprovou nesta quarta (27) incluir na Constituição Federal autorização para que empresas doem recursos a partidos políticos, mas não a candidatos individualmente. A doação a candidatos será permitida a pessoas físicas, que também poderão financiar partidos.
No início da madrugada de quarta, o plenário havia rejeitado emenda de autoria do PMDB que previa doação de pessoas jurídicas tanto a partidos quanto a campanhas de candidatos.
A derrubada dessa emenda foi interpretada por lideranças políticas como uma derrota do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do vice-presidente Michel Temer, que negociaram pessoalmente a votação do artigo da PEC. O PMDB, então, se empenhou para aprovar, pelo menos, uma emenda que garantisse a doação de empresas aos partidos políticos.
Já deputada Renata Abreu (PTN-SP) subiu à tribuna para defender a manutenção das coligações proporcionais. Segundo ela, a quantidade de candidatos a deputado e vereador irá quase triplicar se não houver possibilidade de aliança entre partidos.
“Imaginem 32 partidos montando chapas completas para vereador, deputado federal, deputado estadual, isso ainda numa possível eleição unificada. Só em São Paulo na última eleição tivemos só entre deputado estadual e deputado federal 3.800 candidatos. Se o fim da coligação passar esse número passaria para mais de 8 mil candidatos. Se nós queremos simplificar para os eleitores, será que nós não estamos indo na contramão disso?", questionou.
O líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ), também orientou a bancada a votar pela manutenção das coligações em eleições proporcionais. “Nós entendemos, e até por coerência, quando tentamos aprovar o distritão, julgávamos que o nosso sistema tem uma grave distorção, que é a eleição de candidatos com poucos votos em detrimento de candidatos com maior número de votos. Você restringindo a formação de quocientes eleitorais pelas bancadas, você aumentará essa distorção, elegerá ainda mais candidatos com menos votos em detrimento de candidatos com mais votos.”

Colombo promove o I Fórum Municipal de Enfrentamento ao Crack, Álcool e outras Drogas


WEBMASTER 28 DE MAIO DE 2015
O secretário de Governo, Luiz Gilberto Pavin ressaltou sobre a importância da sociedade na criação das políticas públicas
O secretário de Governo, Luiz Gilberto Pavin ressaltou sobre a importância da sociedade na criação das políticas públicas
A Prefeitura de Colombo, por meio da secretaria de Governo, com a parceria da secretaria de Assistência Social promoveu nesta quarta-feira, 27 o I Fórum Municipal de Enfrentamento ao Crack, Álcool e outras Drogas, no Auditório da Regional Maracanã.
O encontro, que reuniu cerca de 120 pessoas, visa contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas na prevenção e atenção ao uso de drogas. “É um ano de replanejamento e reestruturação das políticas públicas. E estamos confiantes, pois a sociedade está participando ativamente e mostra interesse em participar e contribuir nos projetos. Vamos desenvolver as políticas baseadas nas necessidades da população”, destaca o secretário de Governo, Luiz Gilberto Pavin.
O encontro reuniu cerca de 120 pessoas no Auditório da Regional Maracanã
O encontro reuniu cerca de 120 pessoas no Auditório da Regional Maracanã
Durante o evento foram ministradas palestras, mesa redonda com o debate e a escolha dos conselheiros não governamentais. Para a secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza estas ações contribuem para a reflexão sobre um tema que está cada vez mais próximo das famílias. “Este assunto é pertinente, pois atinge famílias de todas as classes sociais e as deixam fragilizadas. Por isso, fazemos um trabalho de prevenção, informação e empoderamento para proteger a população contra este mal”.
Durante o evento foram ministradas palestras, mesa redonda com o debate e a escolha dos conselheiros não governamentais
Durante o evento foram ministradas palestras, mesa redonda com o debate e a escolha dos conselheiros não governamentais
A implantação do conselho no municio tem como objetivo planejar e propor políticas públicas. “É necessário criar políticas em relação à qualidade de vida das pessoas, que modifiquem os seus hábitos e modo de viver”, ressalta o psicólogo o psicólogo e coordenador do Programa de Saúde Mental da secretaria de Saúde, César de Goes.
Estavam presentes o vice-prefeito, Ademir Goulart, o secretário de Governo, Luiz Gilberto Pavin, a secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza, o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa, o presidente da câmara dos vereadores, professor Waldirlei e o psicólogo e coordenador do Programa de Saúde Mental da secretaria de Saúde, César de Goes.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Fotos: Marcio Fausto/ PMC

Colombo Previdência promoveu audiência pública


WEBMASTER 28 DE MAIO DE 2015

O objetivo foi atender a Lei 101/00, art. 48 (LRF); uma norma que proporciona a transparência na gestão fiscal

Colombo Previdência promove audiência pública para prestação de contas
Colombo Previdência promove audiência pública para prestação de contas
A Colombo Previdência, Autarquia da Prefeitura Municipal, responsável pela gestão das aposentadorias e pensões dos servidores públicos do município de Colombo promoveu uma Audiência Pública, na Câmara Municipal dos Vereadores de Colombo, na última semana. O objetivo foi atender a Lei 101/00, art. 48 (LRF), ou seja, um instrumento de transparência na gestão fiscal.
“Nossa intenção é levar a visibilidade dos atos do Instituto para os contribuintes do RPPS, transparência nos investimentos realizados pelos gestores, juntamente com os conselhos – deliberativo e fiscal”, destaca o superintendente da Colombo Previdência, Eliseu Ribeiro.
Além da prestação de contas, também foram apresentadas as mudanças realizadas nas carteiras de investimentos do RPPS, realizada nesta atual gestão. Em comparação com a política de investimentos desempenhada anteriormente, ocorreu um acréscimo de mais de R$ 21 mil em cada carteira.
Participaram da Audiência Pública  o superintendente da Colombo Previdência, Eliseu Ribeiro e o presidente da Câmara dos Vereadores, profº Waldirlei
Participaram da Audiência Pública o superintendente da Colombo Previdência, Eliseu Ribeiro e o presidente da Câmara dos Vereadores, profº Waldirlei
“Mostramos aos vereadores a certeza de que a gestão da autarquia é gerida de maneira responsável. Embora o mercado financeiro tenha oscilado muito no último semestre, o instituto, contando com o bom conhecimento de mercado dos seus gestores, com a correta tomada de decisão do comitê de investimentos e do conselho deliberativo, tem conseguido bons resultados nos investimentos escolhidos”, enfatiza Eliseu.
A audiência foi destinada os servidores de carreira da Prefeitura, da Câmara e da própria autarquia. “A devolução aos cofres públicos pela Colombo Previdência, no último período, foi mais de R$ 380mil – referente à economia em despesas administrativas”, afirma o superintendente.
Estavam presentes os vereadores, servidores da Colombo Previdência, os presidentes dos Conselhos deliberativos e o fiscal
Estavam presentes os vereadores, servidores da Colombo Previdência, os presidentes dos Conselhos deliberativos e o fiscal
Estavam presentes durante a audiência pública os vereadores, servidores da Colombo Previdência, os presidentes dos Conselhos deliberativos e o fiscal, Sr. Antônio Domingos e o ex-presidente do SISMUCOL, Gerson Ferreira e os demais participantes da sessão.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: Marcio Fausto/ PMC

Entrega da Casa da Cultura acontece nesta quarta-feira, 3


WEBMASTER 28 DE MAIO DE 2015

A Casa da Cultura passou por uma revitalização e será reaberta para visitação

Foto: João Senechal/ PMC
Foto: João Senechal/ PMC
Na próxima quarta-feira, dia 03 de junho a Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Esportes, Cultura, Juventude e Lazer realizará a entrega da Casa da Cultura. Durante o dia, haverá apresentações artísticas e exposição de obras de artistas colombenses.
O local passou por uma revitalização, que teve início em 17 de novembro de 2014. Durante as obras, foram investidos aproximadamente R$ 73.310,16 mil, para a realização dos vários serviços, como por exemplo, a recuperação das tradicionais portas e janela, troca do telhado, pintura interna e externa, lixamento do piso de madeira e troca do sistema elétrico. Com o ambiente revitalizado a Casa da Cultura terá espaços para exposições e cursos culturais e artísticos.
O local guarda na sua arquitetura traços das tradições deixadas pelos imigrantes italianos que chegaram no início do século passado ao Brasil.“Com a revitalização, a casa voltou a ter muitas características originais, em relação ao período da sua construção e isso é muito bom, pois o intuito é preservar a memória de nossos imigrantes e também um pouco da história do nosso município.” explica a diretora do departamento de Cultura, Rita de Fátima Straioto.
A História da Casa da Cultural
A Casa da Cultura de Colombo foi criada há 82 anos. Exibe uma arquitetura eclética com ornamentos neoclássicos, consagrada como patrimônio histórico do município. Há 23 anos, na Casa da Cultura funciona o departamento responsável em desenvolver projetos e eventos culturais.
Nela habita um grande tesouro: o acervo que guarda os cadastros dos artistas municipais nas áreas de música, dança, teatro, pintura, escultura, desenho, literatura, entre outros. Foi o primeiro imóvel da administração pública, construído na gestão do Prefeito Carlos Fontoura Falavinha, com aproximadamente 350 metros quadrados, quatro salas no piso inferior e duas salas no piso superior / sotão.
Durante 55 anos, como Câmara e Prefeitura Municipal, abrigou homens que diretamente participaram da construção do município e deixaram seus nomes registrados na história. O que a fez se tornar um marco sócio político de Colombo.
A partir do ano de 1983, devido à construção do Paço Municipal, passou a abrigar a Biblioteca, o arquivo da Prefeitura e a Câmara do município. Após cinco anos, com a construção de um novo espaço construído para a Câmara, o edifício passou a funcionar como Agência do extinto Banco Banestado, arquivo da Prefeitura e a Casa da Cultura/Departamento de Cultura.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Marco Polo del Nero deixa Zurique na véspera da eleição presidencial na Fifa


 VEJA TODOS OS POSTS
por Vicente Seda




Presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, na SuíçaA Fifa confirmou que Marco Polo del Nero, presidente da CBF, deixou Zurique na tarde desta quinta-feira, véspera da eleição presidencial da entidade, em direção ao Brasil. De acordo com a chefe do departamento de comunicação da entidade, Delia Fischer, o dirigente informou a Fifa da viagem. Não foram divulgadas, por enquanto, as razões da saída do dirigente, que é membro do Comitê Executivo.

Del Nero, de qualquer forma, não seria o responsável por votar em nome da CBF. A Fifa informou que nenhum membro do seu Comitê Executivo pode votar na eleição que acontecerá nesta sexta.

Dois presidentes de federações estaduais estão na comitiva da CBF em Zurique: André Pitta, de Goiás, e Mauro Carmélio, do Ceará. Em entrevista ao GloboEsporte.com, o cearense afirmou ter sido o escolhido por Del Nero para representar o Brasil na eleição e que votará em "bloco com a Conmebol", mas sem confirmar se o voto será em Joseph Blatter. A Fifa tem 209 associações filiadas, cada uma com direito a um voto.

Veja outros vídeos na página do JN

Com a viagem, Del Nero perderá uma votação importante do Comitê Executivo: no sábado, a Fifa decidirá se a América do Sul continuará ou não com a repescagem pela quinta vaga na Copa do Mundo. Além do brasileiro, o continente perdeu o uruguaio Eugenio Figueiredo, um dos sete presos na última quinta. Assim, somente o colombiano Luis Bedoya representará a Conmebol na reunião - o que pode ser decisivo para uma derrota e a perda da vaga.

O hotel Baur au Lac, consultado pelo blog, deu duas versões diferentes sobre a saída de Del Nero. Inicialmente, a recepção confirmou o "check out". Minutos depois, em outra ligação, a mesma pessoa afirmou que ele deixou o quarto, mas não fez o "check out". O estabelecimento abriga todos os membros do Comitê Executivo da Fifa que estão em Zurique para o congresso. É também o mesmo local onde foram presas as sete pessoas ligadas à entidade, entre eles o ex-presidente da CBF, José Maria Marin.

Presidente da Fifa desde 1998, Joseph Blatter busca a reeleição nesta sexta-feira. Seu único rival na disputa é o príncipe da Jordânia, Ali bin al-Hussein.

(ERRATA: o blog informou que Del Nero teria direito a voto na eleição da Fifa. Porém, por ser membro do Comitê Executivo da entidade, o dirigente não poderia ser o representante da CBF. A informação foi corrigida às 17h58).

    INFO_QUEM É QUEM NA HIERARQUIA DA FIFA 3

    Estagiário de Direito que era ‘patrão’ no tráfico é preso em Curitiba


    Por Felipe Ribeiro e Juliano Cunha
    Estagiário costumava viajar com os ternos (Foto: Juliano Cunha - Banda B)
    Estagiário costumava viajar com os ternos (Fotos: Juliano Cunha – Banda B)

    Um estagiário de Direito, de 34 anos, que levava vida de ‘patrão’ no tráfico de drogas foi preso em flagrante na Cidade Industrial de Curitiba. De acordo com informações da Polícia Civil divulgadas nesta quinta-feira (28), a prisão aconteceu na madrugada da última terça-feira (26), após uma operação da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc).
    50 quilos de drogas foram apreendidos
    50 quilos de drogas foram apreendidos
    De acordo com o delegado Cássio Conceição, a polícia chegou até eles após uma denúncia anônima e encontrou 50 quilos de maconha nas proximidades do Contorno Sul. “Ele se aproveitava da condição de estagiário para transportar as drogas. Recebemos a denúncia que ele estaria em Curitiba e fizemos a abordagem no momento em que ele apareceu. Não importa a condição socioeconômica ou aparência quando se trata de criminosos”, disse.
    Wagner Augusto usava terno no momento da abordagem, já que vivia por fóruns e escritórios de advocacia no contraturno. Ele já esteve preso por roubo, receptação e ameaça. “Fala bem educada, mas atitude de alta periculosidade”, comentou o delegado.
    Além de Wagner, estava no carro Ricardo Aparecido Batista, de 34 anos, que também acabou preso.
    Os dois foram encaminhados ao Centro de Triagem de Curitiba e permanecem à disposição da justiça.

    Quatro adolescentes são brutalmente agredidas e estupradas no Piauí


    Vítimas foram trazidas para Teresina em estado grave após a violência.
    Três suspeitos menores de idade já foram apreendidos pela polícia.

    Do G1 PI
    Quatro suspeitos foram apreendidos pela polícia após o crime (Foto: João Pedro/Portal Mais Castelo)Moradores se aglomeraram em frente à delegacia onde suspeitos estão presos (Foto: João Pedro/Portal Mais Castelo)
    Um crime bárbaro chocou a população da cidade de Castelo do Piauí, a 190 Km de Teresina. Quatro adolescentes foram brutalmente agredidas, estupradas e depois amarradas no final da tarde da quarta-feira (27).
    De acordo com as polícias civil e militar, as garotas teriam saído para tirar fotos em um ponto turístico distante alguns quilômetros da zona urbana, quando foram rendidas por cinco homens. Ainda não há informações oficiais sobre o local onde o crime teria sido praticado.
    Moradores revoltados atearam fogo em frente à delegacia  (Foto: João Pedro/Portal Mais Castelo)Moradores revoltados atearam fogo em frente à
    delegacia (Foto: João Pedro/Portal Mais Castelo)
    Somente por volta das 21h as famílias das adolescentes sentiram a falta das garotas. As quatro foram encontradas desacordadas, com graves ferimentos pelo corpo e levadas para o hospital da cidade. Por conta da gravidade, as adolescentes tiveram que ser transferidas para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
    De acordo com a assessoria de imprensa do HUT, são duas garotas de 17 anos, uma de 16 e outra de apenas 15 anos. Segundo o hospital, duas delas passaram por cirurgia e seguem em estado grave. Uma das adolescentes está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
    Segundo o delegado geral do Piauí, Riedel Batista, três menores de idade suspeitos de terem praticado o estupro coletivo foram apreendidos na manhã desta quinta-feira (28) e estão na delegacia de Castelo do Piauí. Ainda segundo Riedel, a polícia está em diligência à procura de outros dois suspeitos, um adolescente e outro maior de idade.
    Os menores apreendidos vão ser conduzidos para a delegacia de Campo Maior, onde serão autuados. O delegado geral Riedel Batista confirmou que as meninas foram agredidas, amarradas e violentadas.
    Na cidade o clima é de revolta. Vários populares se aglomeraram na porta da delegacia ainda na noite de quarta-feira e chegaram a atear fogo em pneus em protesto pela falta de segurança.

    Golpista “bonitona” é presa acusada de se fazer de amiga e levar R$ 65 mil de empresário; ela nega


    Por Elizangela Jubanski e Djalma Malaquias

    golpista-dentro
    Marido de Ana Paula já está preso por fraude bancária. Foto: DM/Banda B

    A impressão de ser socialite era só impressão mesmo. Ana Paula de Souza Gabardo, 32 anos, gostava de frequentar salões de beleza de alto nível, usava roupas de grifes famosas e andava de carrão do ano. Agora, terá de usar uniforme padrão da Penitenciária Feminina de Piraquara, na região metropolitana. Ana Paula foi presa nesta terça-feira (26) por policiais da Delegacia de Estelionato e Desvios de Carga (Dedc) suspeita de praticar vários golpes e vai responder por estelionato, falsificação de documento particular, furto qualificado e associação criminosa.
    golpista-des
    Ana Paula frequentava os melhores salões de beleza da capital. Foto: Divulgada pela Polícia Civil
    O golpe geralmente acontecia com a aproximação de Ana Paula com as vítimas. Sempre bem-vestida, o objetivo dela era transparecer riqueza para garantir confiança dos alvos. Em um dos casos, ela e o marido – que já está preso pela Polícia Federal após uma fraude bancária – se aproximaram de um engraxate, lojistas de um shopping de Curitiba. Após meses de aproximação, o casal foi até a casa do homem e furtou R$ 65 mil em dinheiro, guardados para a cirurgia da esposa que está com câncer.
    A especialidade da golpista era abrir contas bancárias com documentação fraudada em nome de terceiros, com isso, fazer empréstimos, pedir cartões de créditos e passar cheques sem fundos. Em outro golpe, ela deu prejuízo de R$ 47 mil a uma famosa loja de grife da capital.
    Durante apresentação da suspeita à imprensa, Ana Paula negou todos os crimes. Ela diz estar sendo perseguida por ser mulher de um presidiário e garante ser inocente. Segundo o delegado Wallace de Oliveira Brito, a polícia apreendeu diversos documentos com assinaturas falsificadas. “Eram em nome de terceiros, alguns cheques já estavam assinados com indícios de falsificação grosseira e já havia duas faturas de cartões de crédito em atraso, totalizando o valor de R$ 22 mil em nome das vítimas”, finalizou o delegado.
    Ainda, foi apreendido uma quantidade de dinheiro e um veículo Cruze, modelo 2015, que estava sendo usado por ela, mas locado em nome de terceiros.

    Motociclista e garupa são arremessados contra parede após acidente com carro no São Francisco


    Por Luiz Henrique de Oliveira e Djalma Malaquias
    (Fotos: Djalma Malaquias – Banda B)

    Um grave acidente entre um carro e uma motocicleta deixou duas pessoas gravemente feridas no fim da madrugada desta quinta-feira (28). A colisão aconteceu no cruzamento da Rua Mateus Leme com a Treze de Maio, na região do bairro São Francisco.
    Segundo testemunhas, após a batida o motociclista e a garupa foram jogados contra a parede de um imóvel. O estado de saúde deles é grave, conforme relatou à Banda B o socorrista Rafael, do Corpo de Bombeiros. “O motociclista está com ferimentos sérios e corre risco de morte. Já a garupa também tem ferimentos graves, mas não corre risco, a princípio”, descreveu.
    O motorista envolvido no acidente ficou para prestar esclarecimento. Moradores da região não souberam informar qual foi a dinâmica do acidente. “Eu ouvi o barulho e logo já chamei os bombeiros. Não sei de quem foi a culpa. Infelizmente a situação foi bem grave”, disse uma moradora, que não quis se identificar.
    Os feridos foram identificados apenas como José Carlos, de 20 anos, e a mulher dele, de nome Jéssica. A moto em que eles estavam tinha placas de São José dos Pinhais. Os dois foram encaminhados ao Hospital Evangélico.