Desvio de voos de SP para Viracopos gera atraso e tumulto de passageiros


Nevoeiro fechou Cumbica, na capital, e desviou 15 voos para Campinas, SP.
Passageiros relataram espera de até 5 h para reorganização das viagens.

Do G1 Campinas e Região
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu 15 voos desviados de Cumbica, na Grande São Paulo, após o terminal ter operações comprometidas por nevoeiro, na madrugada deste sábado (6). A mudança gerou atraso e tumulto de passageiros.(assista ao vídeo)
Segundo a concessionária que administra Viracopos, entre os voos desviados estão nove internacionais e seis domésticos. Até 11h15, passageiros de dez voos, sete deles internacionais e três domésticos, desembarcaram e foram de ônibus para a capital paulista.
Falta de informações irritou passageiros à espera de desembarque em Viracopos, SP (Foto: Luisa Izidoro)Falta de informações irritou passageiros à
espera de desembarque  (Foto: Luisa Izidoro)
Já os demais, entretanto, tiveram de esperar até 11h45 pela reorganização do tráfego aéreo e acerto das companhias aéreas para seguirem viagem, informou a assessoria da Aeroportos Brasil Viracopos.

Ao todo, 29 voos foram desviados de Cumbica para Campinas, Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Confins (MG). A situação no terminal de São Paulo foi normalizada por volta das 8h50.

Passageiros irritados
A professora Adriana Ferreira, passageira de um avião que veio de Madrid, Espanha, relatou que o desembarque na capital paulista seria às 5h30. Segundo ela, o avião chegou 6h40 a Viracopos. Antes de seguir viagem, por volta das 11h30, ela criticou a falta de esclarecimentos.

"As pessoas estão irritadas, algumas já perderam os compromissos. Eu particularmente estou voltando para casa, mas cansada por estar há pelo menos 15 horas dentro do avião desde a hora do embarque. Ficamos sem informações do que iria ocorrer", falou.
saiba mais

A publicitária Luisa Izidoro mora em Madrid e contou que veio ao Brasil para passar o tempo com a família, em São Paulo. "Estou perdendo o pouco tempo que tirei para conhecer minha sobrinha, tenho apenas uma semana aqui. Hoje será o ensaio fotográfico de um mês de vida, acho que isso não tem preço", falou antes de seguir viagem.
Reorganização
A assessoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que acompanha a situação e não foi notificada, até esta publicaçãoo, de que a situação estava fora de controle.

A concessionária responsável por Viracopos frisou, por meio de assessoria de imprensa, que não tem responsabilidade sobre os atrasos e alegou que a reorganização depende das companhias aéreas e também do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).
Passageiros esperaram até cinco horas, em Viracopos, antes de seguirem viagem (Foto: Reprodução / EPTV)Passageiros esperaram até 5 horas, em Viracopos, antes de seguirem viagem (Foto: Reprodução / EPTV)

Jovem ferida em festa na Zona Sul do Rio está internada em estado grave


Estilete teria causado perfurações em Ana Carolina Romeiro.
Gabriel Silva e Lourenço Brenha também ficaram feridos em casa na Gávea.

Do G1 Rio
Uma das três pessoas que ficaram feridas após uma discussão em uma festa na Gávea, Zona Sul do Rio, está internada em estado grave na Clínica São Vicente, no mesmo bairro. Ana Carolina Romeiro teria sido atingida por um estilete de um saca-rolha após uma discussão com um dos donos da casa onde ocorria o evento na madrugada deste sábado (6). Os outros dois atingidos são Gabriel Silva, que foi levado ao Miguel Couto e será transferido para o Copa D'Or, e Lourenço Brenha. Eles passam bem.
Polícia investiga se abridor de vinho foi utilizado para ferir jovens em festa (Foto: Fernanda Rouvenat/G1)Polícia investiga se abridor de vinho foi utilizado
para ferir jovens (Foto: Fernanda Rouvenat/G1)
José Philippe Ribeiro de Castro é o único suspeito, segundo informações da Polícia Civil, e deve se apresentar na próxima segunda-feira (8). De acordo com o advogado da família, Luiz Henrique da Penha Gomes, havia cerca de 15 pessoas na casa, quando seu cliente chegou no local, por volta das 5h. Ele é irmão do organizador da festa.
"O José Philippe viu a algazarra que estavam fazendo em sua casa e não gostou. Pediu que as pessoas fossem embora, disse que tinha muita maconha. Ele foi surpreendido quando partiram para cima dele. Ele apenas se defendeu, usando esse saca-rolha que tem uma faca na ponta", explicou o advogado.
As vítimas, no entanto, têm outra versão para a confusão. Ana Carolina, noiva de Gabriel, teria se colocado à frente para apartar a briga e foi atingida no tórax. Lourenço Brenha, que tentou defendê-la, foi atingido na mão. "É terrível, uma situação terrível", afirmou o antiquário Arnaldo Brenha, pai de Lourenço.
De acordo com a investigação, os pais do suspeito estão de férias em Miami e, por isso, o irmão dele teria aproveitado para fazer um evento na casa. A perícia foi realizada no local e empregados da casa foram ouvidos à tarde na 15ª DP, que aguarda a liberação médica das vítimas para recolher mais depoimentos. Os donos da casa serão intimados a depor.
Ana Carolina Romeiro está internada na Clínica São Vicente, na Gávea (Foto: Reprodução/Facebook)Ana Carolina Romeiro está internada na Clínica São Vicente, na Gávea (Foto: Reprodução/Facebook)
Festas frequentes
Segundo moradores da rua onde aconteceu o incidente, festas eram comuns na casa. A polícia, inclusive, já teria sido acionada anteriormente, por causa de barulho. "Quase toda semana tinha festa. Mas essa estava mais barulhenta do que as outras", disse uma vizinha, que preferiu não se identificar. De acordo com o delegado Pedro Casaes, cerca de 12 jovens participavam da festa e já era de manhã quando a confusão começou.
Em depoimento, a empregada que estava na casa, e que não teve o nome divulgado, disse ter acordado com o barulho, viu que estava acontecendo uma briga, mas não interferiu e voltou para o quarto.
Segundo testemunhas, José Phelipe teria partido para cima de Gabriel e cortado parte da orelha do jovem, que foi levado para o hospital Miguel Couto, também na Gávea, onde permanecia internado até a tarde deste sábado, em observação. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, ele sofreu ferimentos na face e na cabeça.
Casa na Gávea foi palco de confusão na madrugada de sábado (6) (Foto: Marcelo Elizardo/G1)Casa na Gávea foi palco de confusão na madrugada de sábado (6) (Foto: Marcelo Elizardo/G1)

Uso de equipamentos a gás requer mais cuidado nos dias frios


Agência Estadual de Notícias

Dias frios demandam cuidado extra com o uso de equipamentos a gás.Foto: PMPR
Para evitar acidentes, o Corpo de Bombeiros faz vistorias preventivas em edificações. Foto: AEN
Com a queda de temperaturas, a tendência é manter as janelas de casa fechadas, especialmente na hora do banho. Quem tem aparelhos a gás em casa deve tomar cuidado para que o conforto não se transforme em risco, já que esse é o cenário propício para o surgimento de um gás tóxico: o monóxido de carbono. Este gás é de difícil percepção, pois não tem cor e nem cheiro, e a sua inalação pode ser fatal.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as maiores causas de acidentes com monóxido de carbono em edificações novas e antigas são a falta de ventilação e a má instalação dos aparelhos a gás (principalmente aquecedores de água), como deficiência da chaminé e local inapropriado dos aquecedores.
No caso dos aquecedores a gás, o mais indicado é instalá-los na área de serviço, que costuma ser o local mais arejado da casa. No entanto, ainda existem construções em que o aquecedor a gás está no banheiro, com pouca ventilação.
Para evitar acidentes, o Corpo de Bombeiros faz vistorias preventivas em edificações, mas cada morador precisa fazer manutenções periódicas dos aparelhos que utilizam gases combustíveis, como o gás liquefeito de petróleo (GLP) e o gás natural.
Em relação aos aparelhos, especialistas recomendam uma revisão a cada seis ou oito meses. Entre os itens que devem ser verificados estão as instalações dos dutos da chaminé, que podem sofrer desgaste com o acúmulo de vapor de água, a pressão, os bicos de entrada do gás e da água e os queimadores.
Outra medida importante é o respeito às normas técnicas e regulamentações. Para maior segurança, é importante que na execução dos projetos de engenharia seja contemplado o detalhamento da ventilação adequada das áreas que contarão com estes aparelhos, bem como da correta instalação das chaminés, de acordo com medidas e ângulos padronizados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A norma da ABNT que descreve as medidas necessárias para a adequação de ambientes residenciais para a instalação de aparelhos que utilizam gás combustível é a NR 13103.
Segurança
Para melhor qualidade de vida e segurança, a Companhia Paranaense de Gás (Compagas) orienta sobre a importância de utilizar os aparelhos de forma correta e obedecendo mais algumas dicas simples:
– Verifique se a cor da chama dos equipamentos é azul; se for de outra cor (amarela, alaranjada ou roxa) estão funcionando de forma defeituosa. Nesse caso, chame um profissional qualificado para que revise o equipamento e a ventilação.
– Certifique-se de que as saídas dos gases ao exterior estão livres de obstruções e instaladas de forma regulamentada.
– Não utilize fornalhas e fornos de cozinha para esquentar o ambiente; é perigoso.
– Esteja atento para a vida útil do equipamento. Caso esteja comprometido, é aconselhável sua substituição.

BMW sem placas atinge carro com duas crianças em cruzamento; carro da família pegou fogo


Por Elizangela Jubanski e Juliano Cunha


Um grave acidente no bairro Alto da XV, em Curitiba, deixou três pessoas feridas, entre elas, duas crianças na tarde deste sábado (6). O motorista de uma BMW colidiu contra um veículo Gol no cruzamento da rua Almirante Tamandaré com a Professor Brandão. As crianças estavam no banco traseiro do Gol e foram hospitalizadas, mas não correm risco de morte, assim como o pai das meninas. O cruzamento é bem sinalizado e testemunhas afirmaram que o motorista da BMW teria avançado o sinal vermelho.
O acidente aconteceu por volta das 16h45. O motorista da BMW, identificado como Hercílio Slaviero Neto, vinha pela Almirante Tamandaré, enquanto a família seguia pela Professor Brandão. No cruzamento, a BMW atingiu a lateral do Gol. Com o impacto, o Gol pegou fogo e testemunhas correram para auxiliar as vítimas e apagar as chamas.
As meninas de 3 e 10 anos – que estavam no banco de trás – ficaram feridas e foram socorridas ao Hospital Cajuru. O pai teve ferimentos leves, mas também foi levado para o hospital. O motorista da BMW não teve ferimentos e ligou para o pai, logo após o acidente, segundo testemunhas.
Simone Azeredo, que estava em um carro ao lado da BMW, afirmou que o motorista furou o sinal vermelho. “O impacto foi muito forte. A BMW estava em alta velocidade e deveria ter parado no sinal, assim como nós paramos. O outro carro começou a pegar fogo e paramos para ajudar, justamente, quando vimos que tinham duas crianças lá dentro”, disse a passageira de outro carro que testemunhou o acidente.
Ainda, segundo ela, o motorista da BMW era jovem e foi levado do acidente pelo pai. “O pai dele chegou aqui e tumultuou também. Tirou o filho daqui e voltaram ao lado de um advogado”, finalizou a testemunha. Policiais do Batalhão de Polícia de Trânsito (Bptran) realizaram o teste do bafômetro no motorista que teria causado o acidente e o resultado deu negativo para ingestão de bebida alcoólica. O trecho ficou parcialmente bloqueado e o veículo Gol bastante destruído. A BMW ainda não tinha sido emplacada.

Mortos pela PF em Piracicaba faziam parte de quadrilha de roubo a bancos


Informação é da Polícia Federal, que frustrou assalto à Caixa neste sábado.
Grupo realizava crimes em cidades do interior de SP, diz a Polícia Federal.

Do G1 Piracicaba e Região
Os três homens mortos em uma ação da Polícia Federal, neste sábado (6), emPiracicaba (SP), integravam uma quadrilha de roubo a bancos que praticava crimes em cidades do interior paulista, segundo informações da PF.
O trio morreu em troca de tiros após os agentes frustrarem um assalto ao posto da Caixa Econômica Federal na periferia do município durante a madrugada. Ao menos dez pessoas são suspeitas de participar do grupo, que já era alvo de investigações. assista ao vídeo
A operação da PF na madrugada deste sábado teve apoio da Polícia Militar (PM). No confronto entre os policiais e a quadrilha, além dos três criminosos mortos, dois ficaram feridos e cinco foram presos. O grupo se preparava para roubar o posto da Caixa na periferia de Piracicaba.
Os suspeitos, no entanto, não chegaram até a unidade bancária. Eles foram surpreendidos na região de Ártemis, distrito na área rural da cidade. A suspeita é a de que o alvo dos ladrões era um posto do banco federal no prédio da Justiça do Trabalho, que fica no bairro Santa Terezinha.
De acordo com Johnny Gomes da Silva, tenente da PM, os criminosos planejaram o crime em uma chácara. Cinco carros com placas de cidades do estado de São Paulo e de Minas Gerais foram apreendidos durante a operação.
Carro utilizado por criminosos em tentativa de assalto a banco em Piracicaba (Foto: Reprodução/EPTV)Carro utilizado por criminosos em tentativa de assalto a banco em Piracicaba (Foto: Reprodução/EPTV)
Hospitalizados e foragidos
Além dos três homens mortos, os outros dois foram baleados, um deles ficou gravemente ferido. A dupla foi levada para o Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC), onde permanece internada. Os cinco restantes estão detidos na delegacia da PF de Piracicaba.
O delegado da Polícia Federal Julio Sávio Monfardini informou que os suspeitos hospitalizados devem ser ouvidos ainda neste sábado ou domingo (7). Há também uma suspeita de que mais cinco envolvidos tenham conseguido fugir da polícia, que continua com as buscas.
Veículo usado pela PF também ficou danificado na ação em Piracicaba (Foto: Reprodução/EPTV)Veículo usado pela PF também ficou danificado na ação em Piracicaba (Foto: Reprodução/EPTV)
Moradores recolheram quatro capsulas de bala utilizadas durante a troca de tiros (Foto: Reprodução/EPTV)Moradores recolheram cápsulas de balas utilizadas durante a troca de tiros (Foto: Reprodução/EPTV)

Câmara discute redução do número de vereadores


A proposta prevê que o número de vereadores que atualmente é de 21 diminua para 17


            
Clique na foto para ampliar
Clique na imagem para ampliar

 
A Comissão de Constituição e Justiça, presidida pelo vereador Sérgio Pinheiro (PROS) juntamente com os vereadores, Antonio Batista (Pastor Antonio - PRB), José Renato Strapasson (Pelé - PTB), Anderson Ferreira da Silva (Anderson Prego - PT) e Clodoaldo Camargo (PTN) que foi substituído pelo suplente vereador Renato Tocumantel (Renato da Farmácia - PSDC) como membros esta analisando a proposta de emenda a Lei Orgânica nº01/2013 que da nova redação ao artigo 11 da Lei Orgânica Municipal.
Os vereadores Clodoaldo Camargo (PTN), Dolíria Strapasson (PSDB), Eurico Dino (PV), Marquinho Berlesi (PSDB), Nivaldo Paris (SD), Sérgio Pinheiro (PROS) e Sidinei Campos (PRP), foram os autores da proposta que prevê a redução do número de vereadores que atualmente é de 21 para 17.
De acordo com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, vereador Sergio Pinheiro, a finalidade da proposição é atender o princípio constitucional da proporcionalidade, fixando o número de vereadores em razão do número de habitantes do Município.
A proposição que vem sendo amplamente discutida pelos vereadores e após ter sua tramitação aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça que teve como relator o vereador José Renato Strapasson (Pelé) que apresentou parecer favorável, tendo seu voto sido acompanhado pelos vereadores Sergio Pinheiro, Renato da Farmácia e Pastor Antonio. O vereador Anderson Prego apresentou seu voto contrário e em separado a tramitação da matéria.
Seguindo os trâmites previstos pela Lei Orgânica, a proposta ficará em período de discussão para só então entrar em primeira e segunda votação.

Depois de 29 anos Câmara de Colombo vai realizar Concurso Público



O período de inscrição será entre os dias 23 de junho a 28 de julho



                  
Pensando em suprir a demanda atual de servidores efetivos no Legislativo de Colombo, a Câmara anuncia o concurso público com previsão de divulgação do edital para o final de maio.
Serão 36 vagas para novos servidores divididas nos seguintes cargos e respectivas funções: Agente de Gestão Legislativa I, para a função de recepção e portaria, para a função de serviços de zeladoria e para a função de serviços de copa; Agente de Gestão Legislativa II, para a função de condução de veículos; Técnico de Gestão Legislativa, para a função de processo legislativo, assistência contábil e financeira e patrimônio; Analista Legislativo para a função de serviços de planejamento e gestão (sendo que este poderá ser designado para exercer a função de controlador interno); Contador para os serviços de contabilidade pública, Advogado para serviços advocatícios, pareceres e assessoramento, jornalista e analista de sistema.
De acordo com o presidente do Legislativo, vereador prof. Waldirlei Bueno o último concurso público aconteceu em 1986, e hoje se faz necessário o preenchimento de vagas para servidores efetivos. Para que o concurso aconteça, a Câmara já contratou a empresa para a realização do processo de divulgação e realização do concurso. “Quem irá fazer o nosso concurso é a FUNTEF-PR – Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (antigo CEFET)”, disse o Presidente.
Ainda segundo o Presidente a Fundação foi contrata com dispensa de licitação tendo como base nos termos do artigo 24, inciso XIII da Lei 8.666/93 e instruem o requerimento com a Proposta Técnica nº 201411121 apresentada pela FUNTEF-PR para a realização de concurso público para o provimento de cargos de nível fundamental, médio e superior disponíveis no quadro efetivo da Câmara Municipal de Colombo.
Outras e novas informações serão divulgadas no site da Câmara.


A prefeita Beti Pavin recebe a visita do Deputado Federal Luciano Ducci


WEBMASTER 20 DE MAIO DE 2015
O deputado mostrou-se disposto a ajudar em alguns projetos na área da saúde, educação e agricultura
O deputado mostrou-se disposto a ajudar em alguns projetos na área da saúde, educação e agricultura
A prefeita Beti Pavin recebeu em seu gabinete na manhã, desta segunda-feira, 18 a visita do Deputado Federal, Luciano Ducci (PSB) para tratar de assuntos e projetos que visam à melhoria do município. O deputado mostrou-se disposto a ajudar em alguns projetos na área da saúde, educação e agricultura, que estão em Brasília aguardando recursos.
Também firmou parceria para ajudar na reabertura da Santa Casa de Colombo. Além disso, foram colocadas em pauta as emendas parlamentares. Os vereadores do município levaram ofícios a Brasília solicitando orçamento para aplicar em projetos de mobilidade urbana, pavimentação, novas creches, unidades de saúde, um centro de referência para os idosos, e outros projetos que o deputado tomou conhecimento e interessou-se em ajudar a atual administração.
A prefeita Beti Pavin recebeu em seu gabinete a visita do Deputado Federal, Luciano Ducci (PSB)
A prefeita Beti Pavin recebeu em seu gabinete a visita do Deputado Federal, Luciano Ducci (PSB)
Na oportunidade estavam presentes durante a reunião os vereadores Gilgera, Marquinhos Berlesi, Dolíria Strapasson e o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, Jerônimo Strapasson.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: Marcio Fausto/ PMC

Em Colombo, 79% das pessoas que fazem parte do grupo prioritário já foram vacinadas contra a gripe


WEBMASTER 28 DE MAIO DE 2015

Quem perdeu o período de vacinação terá mais uma oportunidade, a data para imunização foi prorrogada até 5 de junho

Até o momento já foram imunizadas aproximadamente 37 mil pessoas, em Colombo
Até o momento já foram imunizadas aproximadamente 37 mil pessoas, em Colombo
A campanha de vacinação contra a Gripe, que começou no último dia 4 de maio, foi prorrogada pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Prefeitura de Colombo até o dia 5 de junho. Até o momento já foram imunizadas aproximadamente 37 mil pessoas, ou seja, 79%, dos 80% determinado pelo MS.
De acordo com o secretario da saúde de Colombo, Fernando Cesar Aguilera até o momento, gestantes e idosos foram os que menos compareceram nas unidades de saúde. “Por pertencerem ao grupo mais suscetível a doenças é de extrema importância à imunização contra a gripe para evitar complicações”, afirmou.
A vacina influenza está disponível para os seguintes grupos: idosos com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos, gestantes, puerperas, doentes crônicos, profissionais de saúde, indígenas, trabalhadores e detentos do sistema prisional.
A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde neste ano protege contra os três subtipos do vírus da gripe (H1N1; H3N2 e influenza B). “A vacinação é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe”, conclui o secretario da pasta, Fernando Cesar Aguilera.
A Influenza
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta, principalmente, o sistema respiratório. É de fácil transmissão que ocorre, por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas, por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.
Os sintomas são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia (dor muscular) e cefaleia (dor de cabeça intensa). A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar a formas clinicamente graves, pneumonia e morte.
Confira os endereços e contatos das 21 Unidades Básicas de Saúde de Colombo:
Unidade de SadeEndereçoTelefone
Alexandre NadolnyR: Brasílio Pereira, 183663-4397
Alto MaracanãR: Abel Scussiato, 883606-0024
AtubaR: Ludovico Klindinger, 1503675-9563
BacaetavaR: Estradas das Grutas, 393656-5333
CaicR: Antonio Frc Scrok, 393562-7743
CapivariR: José Carrão, S/Nº3656-5175
GuaraitubaR: Genésio Moreschi, 2573666-1372
J.D. CristinaR: Cornélio Procópio, 4113666-4103
J.D. das GraçasR: Angelo F. Dalprá, 4573606-4103
J.D. ParanáR: Florindo Berlezi,333675-6359
J.D. OsascoR: Zacarias M. Meira, 5053606-2477
LiberdadeR: Felicio Falavinha,183562-1766
MauáR: Fortunato Taverna,1003675-8308
Monte CasteloR: Orquídeas, 7243666-9413
N.S. FátimaR: São Frcº Xavier, 023606-1507
QuitandinhaR: José Mª S.Paranhos, 783663-3041
Santa TeresaR: Colibri, 313656-6715
São DimasR: Presidente Farias, 433666-8388
São DomingosR: Ludovico Kachel, 1473621-1455
São JoséR: Atalaia, 11953666-4788
SedeR: José Leal Fontoura, 4073656-6364


Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG  colombopmc.blogspot.com.brFACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
TWITTER: @ColomboPMC, INSTAGRAM: @colombopmc e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br
Foto: João Senechal / PMC