Renan se reúne com Collor e deve soltar nota criticando ação da PF em imóvel do Senado


Documento deve ser divulgado ainda nesta tarde, vai pedir harmonia entre os poderes e destacar que a Casa nunca deixou de prestar esclarecimentos às autoridades

RICARDO DELLA COLETTA
14/07/2015 - 17h11 - Atualizado 14/07/2015 17h49
Assine já!
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), deve soltar uma nota ainda nesta tarde criticando a operação Politeia, da Polícia Federal, que teve como alvo os senadores Fernando Collor(PTB-AL), Fernando Bezerra (PSB-PE) e Ciro Nogueira (PP-PI). O documento, discutido hoje em reunião de Renan com outras lideranças do Senado, inclusive com a presença de Collor, deve se referir à ação da PF no imóvel funcional ocupado pelo petebista. Renan deve destacar que o Senado foi tomado de surpresa pela ação e que Casa nunca se negou a prestar esclarecimentos solicitados pelas autoridades. Ele deve fazer ainda um apelo à harmonia entre os poderes e queixar-se que não houve apresentação de mandado judicial quando os agentes entraram no apartamento.

SANTA CASA DE COLOMBO REABRE NESSA SEGUNDA FEIRA DIA 03


Depois de todo empenho da prefeita Beti Pavin e do Secretário de Saúde de Colombo Dr. Fernando Aguilera, agora é fato a Santa Casa de Colombo reabrirá na primeira semana de agosto.
Mês passado foi assinado TAC - Termo de Ajuste de Conduta na sede do CRM - Conselho Regional de Medicina, com a presença do administrador judicial da Santa Casa o Dr. Joaquim Rauli e também do presidente da Câmara Municipal de Colombo vereador Prof. Waldirlei Bueno.




Conforme o Termo de Ajuste a Santa Casa reabrirá  inicialmente com 33 leitos e numa segunda fase mais 33 leitos.
A Prefeitura Municipal de Colombo, através da Secretária Municipal de Saúde já teve a liberação pelo Conselho Municipal de Saúde de uma verba mensal de R$ 250.000,00 para custeio. O Governo Estadual está liberando uma verba de R$ 1.000.000,00 para compra de equipamentos, para tornar a Santa Casa de Colombo um hospital moderno e completo.


A Santa Casa vai reabre nessa segunda feira dia 03 de agosto na 1ª fase com atendimento ambulatorial e daqui alguns meses inicia a 2ª fase com o Centro Cirúrgico e depois de cumprir essas fases, a Santa CAsa reabre  o Pronto Socorro , completando todo o processo.


Romário é eleito presidente da CPI do Futebol

Romário fez um pronunciamento após ser eleito presidente por aclamação (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
O senador Romário (PSB-RJ) foi eleito, nesta terça-feira (14), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar denúncias de irregularidades envolvendo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O cargo de relator ficou com o senador Romero Jucá (PMDB-RR), mas o vice-presidente ainda não foi anunciado.
Romário, que propôs a criação da comissão, já havia manifestado o desejo de ocupar a relatoria, mas reconheceu o mérito da presidência. "Estou 100% preparado para encabeçar uma mudança definitiva no nosso futebol", disse o ex-jogador à Agência Senado, completando que a CPI é capaz de "modernizar o futebol brasileiro".
Já o relator destacou a importância de se unir forças nas investigações, que podem incluir as obras para a Copa do Mundode 2014. "Na verdade, é uma combinação entre os maiores partidos. Independentemente de ser relator ou ser presidente, nosso trabalho vai ser em equipe. O gol não é fruto de um só jogador", afirmou Jucá.
A comissão se reunirá em 4 de agosto, após o recesso parlamentar. Até a data, Romário e Jucá devem discutir o plano de trabalho, e uma reunião entre os dois já está marcada para esta quarta-feira (15) para dar início aos planejamentos.
Questionado sobre nomes que a CPI do Futebol pretende investigar, Romário citou o atual presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, além de dois ex-presidentes: Ricardo Texeira, que já está sob investigação da Polícia Federal, e José Maria Marin, preso desde maio na Suíça, acusado pela Justiça dos Estados Unidos de ter recebido subornos em território americano.
O presidente da comissão disse ainda que quer pedir quebra de sigilo, mesmo acreditando que a CBF pode tentar blindar as investigações. "O trabalho passa por abrir o sigilo da CBF, de federações, de clubes, de dirigentes, de presidentes", afirmou. "Esse é o papel da CPI, e vou tentar fazer da melhor forma possível."
Ainda segundo a Agência Senado, Romário e Jucá pretendem pedir colaborações fora do país, especialmente do FBI, a agência federal de investigação americana. "A CPI vai investigar quem precisar investigar, e o resultado tem de ser propositivo. Nós temos um desafio: enquadrar quem cometeu algum tipo de crime", disse o relator.

Justiça Eleitoral suspende depoimento de empreiteiro investigado na Lava Jato


Da Agência Brasil

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo suspendeu hoje (14) de manhã o depoimento do dono da construtora UTC, Ricardo Pessoa. A audiência foi suspensa para aguardar autorização do ministro Teori Zavascki, relator da ação da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF).
O depoimento do empreiteiro ao TRE foi autorizado na quinta-feira (9) pelo ministro Celso de Mello, do STF. Ricardo Pessoa seria ouvido na ação de investigação eleitoral proposta pelo PSDB contra a coligação da presidenta Dilma Rousseff e do vice-presidente Michel Temer, vencedora das eleições presidenciais de 2014.
A autorização para o depoimento foi solicitada pelo vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes. Ricardo Pessoa assinou acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF), órgão responsável pelas investigações da Lava Jato.
Segundo o MPF, Pessoa é um dos líderes do cartel de empreiteiras que pagava propina para fraudar licitações e obter contratos superfaturados na Petrobras. Desde abril, ele cumpre prisão domiciliar.
De acordo com reportagens divulgadas pela imprensa, o empreiteiro citou 18 pessoas que receberam recursos de sua empresa. O depoimento de Ricardo Pessoa foi autorizado em junho pelo ministro João Otávio de Noronha, do TSE.
O empreiteiro chegou à sede do TRE paulista por volta das 9h e deixou o prédio na Bela Vista, região central da capital paulista, por volta das 11h50. O depoimento seria acompanhado pelo juiz auxiliar do Tribunal Superior Eleitoral Nicolau Lupianhes Neto, pelo procurador Luis Carlos dos Santos Gonçalves, que representa a Procuradoria Geral da República, e por oito advogados, três do PSDB, três do PT e dois do empresário.
De acordo com o advogado do PSDB e da coligação Muda Brasil, José Eduardo Alckmin, processo é assim mesmo. “O importante é que os atos sejam praticados de acordo com a lei, de modo que se atinja o resultado que queremos. Haverá o encaminhamento de um ofício para o relator e, tão logo seja possível, certamente ele examinará”.
Os advogados do PT saíram do prédio sem dar declarações. Segundo eles, o processo corre em segredo de Justiça.

Primeiro caso de Zika Vírus é confirmado no Paraná


Da AEN

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta terça-feira (14) o primeiro caso de Zika Vírusocorrido no Paraná. Trata-se de uma mulher de 48 anos, moradora de São Miguel do Iguaçu, na região Oeste do Estado, que apresentou sintomas em maio e que passa bem.
Dengue-Marechal Cândido Rondon
(Foto: Venilton Küchler/SESA)
“Inicialmente o caso foi diagnosticado como dengue, mas os exames laboratoriais descartaram a doença, o que motivou a continuidade da investigação e o envio da amostra ao laboratório da Fiocruz, que confirmou a contaminação pelo Zika Vírus”, explica a chefe do Centro de Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde, Ivana Belmonte.
Os sintomas da dengue, febre chikungunyia, zika e muitas outras doenças são parecidos. A pessoa contaminada pode apresentar febre, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de manchas na pele. “Exatamente por isso, é essencial que as equipes de saúde investiguem profundamente caso a caso para determinar o diagnóstico correto”, ressalta Ivana.
No caso identificado em São Miguel do Iguaçu, antes de concluir o diagnóstico de zika, as equipes investigaram a possibilidade de contaminação por dengue e parvovirose, que foram descartadas.
A doença
A zika é uma doença viral aguda, transmitida por mosquitos, principalmente o Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue. Geralmente sua evolução é benigna e os sintomas desaparecem espontaneamente depois de três a sete dias. Não há registros de morte em decorrência da doença. Os sintomas principais são febre baixa ou intermitente, manchas na pele, olhos avermelhados, dor de cabeça e dores no corpo.
Uma das preocupações das autoridades sanitárias é a possibilidade de enfrentamento de tríplice epidemia, situação que já ocorre no estado da Bahia com a notificação simultânea de casos de dengue, chikungunya e zika, todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. “Isso reforça a necessidade de que todos adotem práticas de prevenção, eliminando recipientes que podem acumular água e se tornar criadouros do mosquito transmissor”, alerta Ivana.
A técnica ressalta que o mosquito não precisa de grandes quantidades de água para se reproduzir. Mesmo uma pequena tampa de refrigerante jogada na rua ou no quintal da casa é suficiente para que exista o ambiente ideal para a proliferação.

Polícia caça homem que matou guarda municipal, mas ele já pode estar longe de Curitiba


Por Felipe Ribeiro e Antônio Nascimento
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução


A Polícia Civil continua na caça do homem que matou o guarda municipal Roni Fernandes de Freitas, de 50 anos, mas as primeiras investidas já apontam que ele pode estar longe de Curitiba. De acordo com o delegado Rubens Recalcatti, da Divisão de Crimes Contra o Patrimônio, a família já foi localizada e alguns possíveis endereços onde ele poderia estar já foram visitados, mas até a tarde desta terça-feira (14) o suspeito não havia sido preso.
“As imagens são muito boas, então o que precisamos no momento é de colaboração e informações que nos levem até ele. A polícia já esteve em vários endereços, ele possuí antecedentes, mas vamos em busca dele”, comentou.
O nome do suspeito ainda não foi divulgado para não atrapalhar as investigações. Roni foi morto durante o assalto a uma distribuidora de doces na tarde de sexta-feira (10), no cruzamento da Rua André de Barros com a Lourenço Pinto, no Centro de Curitiba.
Outras duas pessoas chegaram a ser presas suspeitas pelo crime, mas a participação foi descartada. Os dois permanecem detidos porque tinham mandado de prisão em aberto por outros crimes. “O terceiro suspeito é possivelmente o autor e vamos continuar atrás”, concluiu o delegado Recalcatti.
Crime
Roni Fernandes morreu após ser baleado durante um assalto a uma distribuidora de doces. Segundo informações do local, ele sequer teria dado voz de abordagem aos dois bandidos. Pelo menos um dos tiros acertou a cabeça de Roni. Segundo o inspetor Stempiak, da GM, o guarda voltava de um curso, em horário de almoço, no momento do assalto.
Segundo o inspetor Frederico, coordenador da Guarda Municipal de Curitiba, a vítima era uma pessoa tranquila e bem querida por todos da corporação. “Ele tinha até uma organização não governamental voltada para a área dos direitos humanos. Por isso, nós classificamos o ato como selvagem e cruel. A vida virou algo completamente fútil na mão desses marginais”, declarou ele em entrevista à Banda B.
Qualquer informação pode ser repassada à Delegacia de Furtos e Roubos pelo telefone (41) 3218-6100.

Roubo simultâneo a agências bancárias tem “cordão” de reféns no norte do Paraná; vídeo


Por Marina Sequinel e Felipe Ribeiro
reféns (1)
Após o roubo, quadrilha fez “cordão” com reféns em frente à agência. (Foto: Rádio Nova Era)

Pelo menos oito homens fortemente armados participaram de um assalto simultâneo a duas agências bancárias em Borrazópolis, no norte do Paraná, na tarde desta terça-feira (14). Após invadirem e roubarem os estabelecimentos, eles fizeram um “cordão humano” com mais de dez reféns para conseguirem escapar.
“Em seguida, a quadrilha fugiu com três clientes do banco e abandonaram as vítimas em uma rodovia na área rural da cidade. O veículo Hyundai i30, usado pelos criminosos, já foi encontrado. Agora, os policiais realizam buscas a procura do bando”, contou o aspirante Thiago, da Polícia Militar (PM), em entrevista à Banda B.
Segundo ele, esse foi o primeiro roubo registrado nas agências bancárias da cidade. Até hoje, apenas assaltos a caixas eletrônicos haviam sido registrados no município.
Todos os integrantes da quadrilha usavam roupas pretas e empunhavam fuzis. De acordo com relatos das vítimas, eles agiram com bastante tranquilidade durante a ação. Um cerco policial foi montado na região para capturar os criminosos.
Vídeo divulgado pelo Canal 500 Notícias mostra o momento em que os reféns estavam nas mãos dos bandidos. Assista abaixo:

Número de afetados pelas chuvas no Paraná já chega a 21 mil; uma pessoa morreu


Da Redação
Foto: Leandro Czerniaski/Imprensa PMFB
Foto: Leandro Czerniaski/Imprensa PMFB

As fortes chuvas que atingem o Paraná desde a última sexta-feira (10) já afetaram 21.263 pessoas, segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual no começo da noite desta terça-feira (14). Ao todo são 71 feridos e 234 pessoas desalojadas. Uma pessoa morreu em Araruna, no noroeste. A cidade com maior número de afetados é Iporã, com 5 mil.
estragosfcobeltrão
Foto: Leandro Czerniaski/Imprensa PMFB
Entre os feridos, 50 estão em Mariópolis e 19 em Francisco Beltrão, ambas no sudoeste do Paraná. As cidades foram atingidas por um tornado com ventos de cerca 120 km por hora. O Instituto Meteorológico Simepar teve como base a análise do radar meteorológico do Governo do Estado em Cascavel, que faz o monitoramento de toda a região Oeste e Sudoeste do Estado.
Segundo o Simepar, essa chuva que atingiu o sudoeste ganhou força em Bela Vista da Carobá por volta das 18h10. A tempestade avançou por Ampére e às 18:30 chegou no oeste do município de Francisco Beltrão, com intensidade compatível a tempestade extrema. Entre 18:45 e 18:53 o ciclone estava configurado e atingiu a zona rural de Francisco Beltrão. Conforme o Radar Meteorológico do Simepar de Cascavel as rajadas de vento estimadas chegaram a 120 km/h por volta das 18h50min em Francisco Beltrão.
Neste momento, não há necessidade de doação de donativos para as localidades atingidas pelos temporais, já que os municípios e o Estado têm as condições de apoiar as famílias atingidas. Caso seja necessário, a Defesa Civil irá abrir uma campanha para arrecadar donativos.
O motivo da morte em Araruna não foi especificado pela Defesa Civil.
Chegando…
De acordo com o Simepar, a frente fria segue avançando pelo Estado e já atinge as regiões dos Campos Gerais e sul da Região Metropolitana de Curitiba. São observadas chuvas moderadas e fortes com possibilidade para queda de granizo em algumas localidades e rajadas de ventos moderados e fortes. A quarta-feira promete ser chuvosa na capital.
.

Tornado causou destruição no sudoeste do Paraná, diz Inmet


Ventos chegaram a 115 km/h na noite de segunda-feira (13), diz Somar.
Segundo a Defesa Civil, 51 pessoas ficaram feridas em várias cidades.

Adriana Justi e Fabiula WurmeisterDo G1 PR
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou, na manhã desta terça-feira (14), que a destruição que deixou mais de 50 pessoas feridas em cidades do sudoeste do Paraná na segunda-feira (13) foi causada por um tornado.Veja vídeo)
Um tornado é uma coluna de ar que gira em redemoinho em uma velocidade que pode ultrapassar os 400 km/h. A Escala Fujita, de classificação dos ventos, começa em 65 km/h e chega a mais de 500 km/h. O F0 é o mais fraco e o F5 é considerado o mais forte.
Por meio de análise de imagens, o Sistema Tecnológico Simepar, que atua em parceria com o Governo do Estado, e a Somar Meteorologia já haviam classificado o evento meteorológico como tornado. Porém, ainda não é possível comprovar a intensidade do fenômeno.
Um boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual, às 12h30, indica que o número de pessoasatingidas pela chuva em todo o estado passa de 13 mil em 36 municípios do estado.
“O tornado é uma das fases de uma tempestade forte”, explica a técnica em meteorologia da Somar, Patrícia Vieira.
“O fenômeno surge da formação de uma grande nuvem de tempestade, chamada de supercélula, provocada por um grande contraste de massas de ar diferentes, uma quente e uma fria, se chocando e forçando ventos fortes saírem da nuvem, em formato de funil, que toca o solo, funcionando como um aspirador gigante e que vai sugando tudo o que encontra. Mas, diferente de uma tempestade, os estragos são concentrados em pequenas áreas”, completa a especialista.
Internauta registrou nuvem funil no município de Pranchita (Foto: Josiane Regina / VC no G1 )Internauta também registrou nuvem funil no município de Pranchita (Foto: Josiane Regina / VC no G1 )
O meteorologista do Simepar Tarcízio Valentin da Costa destacou que o fenômeno não é comum no Paraná. "Isso é raro. O que acontece é que a tecnologia vem facilitando cada vez mais o registro destes eventos, fazendo a incidência parecer maior."
"Analisando as imagens, principalmente a forma como as árvores foram arrancadas pelo vento, certamente se trata de um tornado. O que não é possível, por enquanto, é afirmar a intensidade dele", observou o meteorologista do Inmet Mameds Luiz Melo.
Isso é raro. O que acontece é que a tecnologia vem facilitando cada vez mais o registro destes eventos, fazendo a incidência parecer maior"
Tarcízio Valentin da Costa, meteorologista do Simepar
Nuvem Funil
Ainda na segunda, um morador de Realeza, também no sudoeste, havia registrado aformação de uma nuvem funil. A nuvem tem o formato semelhante ao de um furacão, mas não toca o solo.
De acordo com o meteorologista do Instituto Simepar Samuel Braun, esse tipo de fenômeno é esperado na região por causa das condições climáticas. "Ela [a nuvem] é um estágio inicial de um tornando, mas, além de tocar o solo, ela tem que provocar destruição para se caracterizar um tornado. Porém, a condição meteorológica é favorável para esse tipo de evento", explicou.
A internauta Josiane Regina Cagol, que mora em Pranchita, na mesma região, também fez o registro de uma nuvem funil que quase encostou no chão. O registro foi feito por volta das 16h de segunda. “Eu estava no meu trabalho, e todos aqui ficaram com medo porque o tempo estava muito feio. Graças a Deus, não causou muitos estragos aqui na região”, disse.
saiba mais

Estragos
Do total de feridos, 19 estavam em Francisco Beltrão e 30 em Mariópolis. A cidade de Vitorino também foi atingida pelo vendaval, mas não registrou feridos. Quinze das vítimas em Francisco Beltrão estavam em uma festa de aniversário em uma casa que foi arrancada pelos ventos que chegaram a 115 km/h, conforme a Somar.
O vento forte também causou estragos no distrito de Agrocafeeira, no município de Matelândia, no fim da tarde de segunda.
De acordo com um dos moradores, Fernando Machado, as rajadas duraram poucos minutos e destelharam algumas casas e barracões. Parte do telhado do Colégio Estadual do Campo Rui Barbosa, da igreja e do ginásio de esportes foi destruída. O vendaval ainda arrancou uma árvore que acabou caindo sobre um carro.
Nuvem funil em Francisco Beltrão (Foto: Vanin Aparecido / Arquivo pessoal)Nuvem funil se dissipou com a chegada da chuva
(Foto: Vanin Aparecido / Arquivo pessoal)
Cidades atingidas
Os municípios atingidos são: Alto Paraíso, Amaporã, Ampére, Apucarana, Araruna, Barracão, Bom Jesus do Sul, Cafelândia, Congonhinhas, Floresta, Francisco Beltrão, Indianópolis, Iporã, Itaperuçu, Jandaia do Sul, Janiópolis, Loanda, Londrina, Lunardelli, Marialva, Mariópolis, Mauá da Serra, Nova Londrina, Ponta Grossa, Pranchita, Roncador, Rondon, Santa Cruz de Monte Castello, Santana do Itararé, Santo Antônio do Sudoeste, São Jorge do Ivaí, São Jorge do Patrocínio, São José dos Pinhais, São Pedro do Paraná e Umuarama.
Chuva continua
Para esta terça, o Simepar prevê mais temporais para várias regiões do Paraná, em especial para o oeste, sudoeste, centro e sul, além da divisa com Santa Catarina. Do centro para o norte e no leste, o sol aparece entre nuvens, e as chuvas – provocadas por uma frente fria que se desloca pelo Sul do país – ocorrem a partir da tarde.
Acredita-se que o acumulado de chuvas que deve cair em algumas cidades possa passar de 100 milímetros. No caso de Francisco Beltrão, a média para todo o mês de julho é de 135 milímetros de chuva.
Tornado - entenda como funciona (VALE ESTE) (Foto: Arte/G1)

Homem passa mais de 120 mil trotes em 7 meses para central da PM na BA


Suspeito foi preso e solto, mas vai responder a crime em Feira de Santana.
Segundo PM, ele é responsável por 50% das ligações enganosas recebidas.

Do G1 BA
Um homem  de 52 anos é suspeito de passar, de janeiro a julho de 2015, mais de 120 mil trotes para a central de atendimento da Polícia Militar na cidade de Feira de Santana, a 100 km deSalvador. O homem, morador do bairro de Gabriela, foi descoberto com a ajuda de um identificador de chamadas, e chegava a passar, em média, 600 trotes por dia. Ele chegou a ser preso na última sexta-feira (10), mas negou o crime e foi liberado após passar seis horas na cadeia.(veja vídeo)
Segundo a polícia, ele é responsável por quase 50% das ligações consideradas enganosas recebidas este ano pelo Centro Integrado de Comunicação (Cicom), central única que realiza atendimentos por meio do números 190 (da Policia Militar), 193 (do Corpo de Bombeiros) e 197 (da Polícia Civil).
saiba mais

O Cicom atende, por dia, média de 4,5 mil ligações, originadas de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, e de municípios vizinhos. Desse total, segundo a polícia, cerca de 2 mil são trotes.
De acordo com o capitão Rosuilson Cardoso, que está à frente da Cicom, além das ligações enganosas, o suspeito também xingava os atendentes e falava palavrões ao telefone. Além de indiciado por falsa comunicação, ele responderá em liberdade por injúria.
Homem passa 120 mil trotes na polícia da Bahia em sete meses (Foto: Reprodução/TV Bahia)Homem passa 120 mil trotes na polícia da Bahia
em sete meses (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Na residência dele, foram encontrados dois dos sete aparelhos celulares que, segundo a polícia, eram utilizados para fazer as ligações à central de atendimento, registradas pela manhã, à tarde, à noite e até durante a madrugada.
Os trotes já estariam sendo feitos por ele há cerca de três anos. Em algumas ocasiões, segundo a polícia, o suspeito usava cinco linhas de telefones móveis ao mesmo tempo em ligações simultâneas. "Ele chegava a ocupar ao mesmo tempo cinco linhas, ligando de cinco celulares na mesma hora. Não sei como fazia isso, mas impedia que essas linhas pudessem ser disponibilizadas a outras pessoas que precisavam manter contato com a central. Tinha dia que ligava mais de mil vezes", afirmou.
Trotes
O capitão ressalta que fazer trote é crime, com pena de detenção de até um ano e seis meses e multa, e acaba reduzindo os canais de comunicação disponíveis à população para casos de emergência. "Nosso sistema tem nível de capacidade limitado. Quando uma pessoa como esse homem liga de cinco aparelhos, por exemplo, ocupa cinco linhas e reduz os canais disponíveis para quem realmente necessita. Isso dificulta o atendimento, porque a gente sempre precisa fazer triagem para verificar se as ligações são verdadeiras", destacou.
Os trotes, quando não identificados pelos atendentes, também fazem com que equipes sejam deslocadas para locais onde não há ocorrência, o que, segundo a polícia, gera prejuízos. "A média de deslocamentos de equipes por dia, para atender a chamados, é de 150. Mas, desse total, 20% dos deslocamentos são para locais onde nada de fato está acontecendo depois de uma ligação falsa", destacou.

Acusado de transmitir o vírus da Aids de propósito para 3 mulheres é preso


Homem de 40 anos estava foragido há cerca de 15 dias em São Carlos (SP).
Funcionário público do DF foi condenado por crime de lesão corporal grave.

Do G1 São Carlos e Araraquara
Um homem de 40 anos foi preso na manhã desta terça-feira (14), em São Carlos (SP), acusado de transmitir o vírus HIV para pelo menos três mulheres. Roberto Goldberg, que é funcionário público federal de Brasília, estava na cidade há aproximadamente 15 dias como foragido da Justiça. Ele foi condenado por crime de lesão corporal grave. (veja vídeo)

Segundo a Polícia Civil, o homem teria transmitido o vírus da Aids de propósito. Um mandado de prisão vindo da cidade foi cumprido pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG), na manhã desta terça. Após ser levado para a DIG, o acusado foi encaminhado ao Centro de Triagem da cidade.

O homem entrava em sites de relacionamento, marcava encontro com as mulheres e transmitia o vírus durante o ato sexual. Ele tem familiares em São Carlos e foi encontrado após uma investigação feita pela Polícia Civil.
Delegado afirma que suspeito transmitia HIV propositalmente São Carlos (Foto: Reprodução/EPTV)Delegado afirma que suspeito transmitia HIV
propositalmente (Foto: Reprodução/EPTV)
“Ele foi processado pelo crime de lesão corporal de natureza grave por passar enfermidade incurável às vítimas por meio de relações sexuais durante as quais transmitiu o vírus HIV para as vítimas. Foi apurado que ele tinha a intenção de passar a doença a um número indeterminado de vítimas. Foi constatado que, após manter o contato com as vítimas, ele as induzia a manter relações sexuais sem o uso de preservativo”, comentou o delegado Gilberto de Aquino.

“Ele foi condenado a quatro anos e seis meses em regime fechado. De acordo com a sentença ele tem que cumprir a pena em regime fechado de modo que a sociedade não venha sofrer outras doenças transmissíveis por parte dele”, finalizou Aquino.