Ministro do STF autoriza transferência de Dirceu para prisão em Curitiba


Juiz Moro pediu a ministro Barroso autorização para transferir ex-ministro.
José Dirceu ainda cumpre prisão domiciliar por condenação no mensalão.

Renan RamalhoDo G1, em Brasília
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, autorizou nesta segunda-feira (3) a transferência do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu para a cadeia da Polícia Federal em Curitiba.
Preso pela manhã por suposto envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras, o petista foi levado inicialmente para a Superintendência da PF em Brasília.
A transferência foi pedida nesta segunda pelo juiz federal Sergio Moro, que conduz os processos da Operação Lava Jato na primeira instância.
Em despacho proferido à noite, Barroso deferiu o pedido, “para o fim de colocar o sentenciado José Dirceu de Oliveira e Silva à disposição do Juízo da 13ª Vara Federal, Subseção Judiciária de Curitiba/PR”, que concentra os processos da Lava Jato na primeira instância.
A mudança do local da prisão dependia de Barroso porque o ministro é relator das execuções penais do processo do mensalão. Condenado por corrupção ativa no caso, Dirceu atualmente cumpre prisão domiciliar na capital federal.
Em abril, Barroso já havia decido de forma semelhante, ao transferir para Curitiba o ex-deputado Pedro Corrêa, que assim como Dirceu, também foi condenado no mensalão e é alvo de investigação na Lava Jato.
Ainda nesta segunda, a defesa de Dirceu protocolou um pedido para mantê-lo em Brasília, alegando que, desde que soube que era investigado, o petista se colocou à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos e, que a exemplo de presos condenados, poderia passar o tempo de prisão preventiva perto de familiares. Para o advogado Roberto Podval, que representa Dirceu, o ex-ministro é um "bode expiatório", e a prisão é "política".
Em sua decisão, porém, Barroso considerou que “é perfeitamente justificável” que as apurações sobre o caso se concentrem no Paraná, “na medida em que é lá que se encontram em curso as investigações envolvendo as condutas imputadas ao sentenciado”.
O plano inicial da PF era transferir Dirceu para Curitiba ainda nesta segunda-feira, mas, no início da noite, o delegado Luciano Flores da Silva informou que ele dormirá entre estas segunda (3) e terça-feira (4) na carceragem da PF em Brasília.
Os outros presos nesta 17ª fase da Lava Jato, incluindo o irmão de Dirceu, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, também serão transferidos para a capital paranaense.
saiba mais

Para investigadores do Ministério Público Federal e da Polícia Federal, Dirceu participou da instituição do esquema de corrupção da Petrobras quando ainda estava na chefia da Casa Civil, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
As investigações também apontaram que propinas eram pagas à JD Consultoria, empresa de Dirceu e de seu irmão, suspeita de receber por serviços que não teriam sido executados. A assessoria de Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, irmão de Dirceu, afirmou que não há justificativa para a prisão e que, por enquanto, não haverá recurso da defesa porque se trata de prisão temporária.
Segundo o MPF, Dirceu indicou Renato Duque para a diretoria de Serviços da Petrobras e, a partir disso, se organizou o esquema de pagamento de propinas.
O juiz Sérgio Moro escreveu no despacho de prisão de José Dirceu que o ex-ministro "teria insistido" em receber dinheiro de propina em contratos da Petrobras mesmo após ter deixado o governo, em 2005.
17ª fase da Lava Jato_VALE ESTE (Foto: Arte/G1)

Encontro de Edir Macedo e Silvio Santos na Record não passou de uma longa troca de elogios


Reportagem exibida na noite deste domingo mostrou "o encontro de dois amigos"

Viver/Diario - Diario de Pernambuco
Publicação: 02/08/2015 22:05 Atualização: 02/08/2015 22:39

Edir Macedo e a esposa Ester receberam Silvio Santos e Iris Abravanel. Foto: Record/Reprodução
Edir Macedo e a esposa Ester receberam Silvio Santos e Iris Abravanel. Foto: Record/Reprodução

Anunciada exaustivamente durante toda a semana, a tão esperada reportagem do Domingo Espetacular com o encontro do bispo Edir Macedo, dono da TV Record, com o apresentador Silvio Santos, dono do SBT, não passou de uma longa e cansativa troca de gentilezas. Quem estava esperando alguma notícia relevante, ficou decepcionado. Apesar de não ter trazido nada polêmico, a reportagem colocou a Record na liderança de audiência do horário e levou o termo "Silvio Santos" aos temas mais comentados no Twitter em todo o mundo.  


Pela primeira vez uma equipe de reportagem registrou o encontro dos donos de duas das principais emissoras brasileiras em matéria com mais de vinte minutos, exibida na noite deste domingo. Silvio Santos foi recebido pelo bispo e a esposa Ester no Templo de Salomão, em São Paulo, que comemorou um ano da sua inauguração com total de 2 milhões de visitantes nesse período. 

"Essa ideia foi genial. Muitas pessoas teriam dinheiro para fazer algo parecido, mas só ele teve a iluminação divina para construir isso", elogiou Silvio. O apresentador do SBT fez uma visita guiada no Templo e não desgrudou da câmera, registrando cada detalhe. "A beleza e o conforto são de encher os olhos", disse Silvio. Aos 84 anos, o apresentador ainda fez piada sobre o dia da sua morte. "Quando eu morrer, joga num buraco e faz uma reza", brincou.

Ao longo da entrevista, Edir Macedo lembrou a raiz judaica de Silvio Santos por inúmeras vezes, destacando o fato do clã dos Abravanel pertencer a linhagem dos Levi, considerados sacerdotes na tradição judaica.

No Twitter, internautas perceberam a diferença entre as câmeras usadas por Silvio e Edir Macedo. Foto: Reprodução/Twitter
No Twitter, internautas perceberam a diferença entre as câmeras usadas por Silvio e Edir Macedo. Foto: Reprodução/Twitter

Edir Macedo e Silvio Santos se conheceram ainda na década de 1980. Os dois lembraram a venda da TV Record para a Igreja Universal, quando Silvio Santos era um dos acionistas da empresa. "Você honrou todos os termos combinados", disse Edir Macedo para Sílvio Santos, que retribui elogiando a função social da igreja do bispo: "O que a Igreja Universal do Reino de Deus faz é muito útil. Fazer as pessoas pararem de beber (...). Ser contra isso é um disparate". E continuou lembrando a venda: "Fiz questão de vender, até por que não poderia ficar com mais de uma estação. Com esse dinheiro mandei fazer o prédio do Panamericano. Para mim, Edir Macedo era apenas um comprador. O que ele ia fazer com a Record não era problema meu".

Silvio ainda defendeu uma união entre os donos de emissoras de televisão. "Eu considero os empresários de TV como pessoas que estão no mesmo ramo que eu. Nós estamos tendo as alegrias e tristezas que o ramo oferece. Todos nós devemos puxar o barco juntos! E não ficar puxando cada um numa corda!", concluiu Silvio.

Resignado com a prisão, Dirceu disse a amigo estar propenso a contar o que sabe


Ex-ministro sabia que seria preso. Ele cogita colaborar com as investigações da Lava Jato

MURILO RAMOS
03/08/2015 - 10h15 - Atualizado 03/08/2015 10h15
Assine já!
MEMÓRIAS DA PAPUDA José Dirceu ainda sonha ser absolvido do mensalão e quer relatar em livro seu tempo na cadeia (Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)
No começo de julho, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu desabafou com um amigo. Disse que estava resignado diante da possibilidade de ser preso na Lava Jato (o que se confirmou hoje), já que as tentativas de seus advogados de obter um Habeas Corpus foram frustradas. Dirceu afirmou ter feito o seguinte cálculo: se contar o que sabe, poderá estar solto em três anos. Segundo o amigo, Dirceu disse que estava propenso a "entregar todo mundo". 
A situação de Dirceu na Lava Jato ficou mais complicada depois de depoimento do lobista Milton Pascowitch, preso em março na Lava Jato. Pascowitch disse que a Engevix (empresa que fazia parte do cartel da Petrobras) pagava consultorias à JD Consultoria Empresarial (empresa de Dirceu) sem que o ex-ministro prestasse qualquer serviço. Ricardo Pessôa, dono da UTC, também mencionou José Dirceu em seu depoimento. Na sexta-feira, Renato Duque, ex-diretor da Petrobras que foi indicado por Dirceu para o cargo, aceitou a delação premiada. Os investigadores acreditam que Duque poderá detalhar os interesses de Dirceu na Petrobras. 
Dirceu tem 69 anos e cumpria prisão domiciliar em razão de sua condenação no processo do mensalão. Na edição de ÉPOCA que circula nesta semana, a coluna EXPRESSO antecipou que a situação de Dirceu na Lava Jato não estava serena. 

X Conferência da Assistência Social acontece nesta quarta-feira, 5


WEBMASTER 3 DE AGOSTO DE 2015

Nesta edição, o tema discutido será “Consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de vez rumo a 2026”; para a composição do plano de atuação do setor nos próximos dois anos

Mais uma vez a Prefeitura de Colombo mostra à importância da participação ativa da sociedade civil. Ao realizar a X Conferência Municipal de Assistência Social, beneficiados pelos programas e profissionais poderão confrontar ideias e apresentar sugestões à Secretaria Municipal da Assistência Social para a composição do plano de atuação do setor nos próximos dois anos.
Nesta edição, o tema discutido será “Consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de vez rumo a 2026”, além da composição de mesas e palestras sobre o assunto. A abertura do evento acontecerá nesta quarta-feira, 05, a partir das 8h no auditório da Regional Maracanã, localizado na Rua Dorval Ceccon, 664. O encontro será destinado aos profissionais da Assistência Social, entidades da sociedade civil, beneficiados pelos programas e ações desenvolvidas pela secretaria, autoridades e convidados.
A ação, promovida pela Prefeitura de Colombo, por meio da secretaria de Assistência Social visa definir as políticas públicas que orientarão os governos municipal, estadual e federal para os próximos dois anos. Entre as atividades desenvolvidas durante a conferência, estão: – a votação das propostas; – referendo dos conselheiros da nova gestão 2015/2017; – e a eleição dos delegados para a Conferência Regional.
Durante a conferência, também haverá a composição de três grupos de trabalho que serão divididos em: – G1 – Subtema: O enfrentamento das situações de desamparo social e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de rendas nos territórios.
– G2 – Subtema: O Pacto Federativo e consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
– G3 – Fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática.
Pré-Conferências
Durante todo o mês de julho foram realizadas quatro Pré-Conferências nos Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, com o intuito de ouvir as propostas da população que serão discutidas e sujeitas à avaliação e aprovação durante a X Conferência Municipal de Assistência Social.
A finalidade é abranger toda a população para melhor atender as necessidades dos moradores, por isso, entidades assistenciais, trabalhadores e usuários poderão participar e apresentar suas propostas. “Tudo o que vai ser discutido durante a conferência começou nas pré-conferências, com a participação da população, que teve a oportunidade de mostrar as principais necessidades da sua região”, afirma a secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza.
Durante a conferência será definido o planejamento e as diretrizes da SUAS. “Por isso, a contribuição da população é essencial para elaborarmos novas políticas públicas de atendimento social a população. Nossa visão é ofertar serviços socioassistenciais de qualidade e promover mais dignidade humana e justiça social para toda a população,” concluiu a secretária da pasta.
Serviço:
X Conferência da Assistência Social
Data: 5 de agosto de 15
Horário: 8h às 17h
Local: Regional Maracanã , localizada no Rua: Dorval Ceccon, 664 – Alto Maracanã
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Atletas colombenses participam da Superliga de Fut 7


WEBMASTER 3 DE AGOSTO DE 2015

O time de Colombo Primos está entre as maiores forças do futebol 7 do país; e disputará a primeira etapa neste mês

A prefeita Beti Pavin, juntamente com o secretário da Fazenda, Marcio Strapasson, a equipe do departamento de Esporte e o secretário da pasta, José Mauri Henemann recebem a representante do time Primos
A prefeita Beti Pavin, juntamente com o secretário da Fazenda, Marcio Strapasson, a equipe do departamento de Esporte e o secretário da pasta, José Mauri Henemann recebem a representante do time Primos
Nos dias 14,15 e 16 de agosto o time de Colombo participará da Superliga que acontece em São José dos Pinhais. A competição brasileira surgiu com a unificação da Liga Fut 7 com o Campeonato Brasileiro, reunindo os maiores times do futebol 7 do país. Lembrando que o campeonato servirá como torneio classificatório para competições internacionais.
O time colombense Primos, criado há dois anos, se destaca entre os principais clubes. “A equipe não tem nenhum atleta de renome, porém em todas as competições há jogadores destaques, sendo denominada como equipe mais disciplinada”, conta o secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, José Mauri Henemann.
A primeira participação da equipe formada pelo treinador Nilson Souza foi a Copa RIC, onde conquistaram a terceira colocação, e devido a conquista o time foi convidado a participar do campeonato Regional Sul e ficou com o vice campeonato. Logo após foi campeão Paranaense em 2014 e em 2015 emplaca a Copa do Brasil – Regional Sul, com o vice-campeonato. Agora o time colombense se prepara para disputar a super liga.
Os atletas colombenses, nível A da modalidade, fazem treinos coletivos e também nas quintas-feiras. A preparação dos jogadores acontece na cancha, localizada no Parque dos Lagos. “Está chegando o momento da estreia da principal competição brasileira. Este time é um exemplo de que é possível tornar um sonho realidade, sendo um espelho para outros atletas”, ressalta o diretor do departamento de Recreação e Lazer, Sergio Prestes da Silva
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: Marcio Fausto/PMC

Caixas de captação de água são instaladas em Colombo


WEBMASTER 3 DE AGOSTO DE 2015

Serviços estão sendo executados em sete bairros do município; 150 caixas já foram instaladas

150 caixas de captação já foram instaladas; execução dos serviços seguem até metade 2016
150 caixas de captação já foram instaladas; execução dos serviços seguem até metade 2016
Serviços ainda incluem: recuperação do passeio, caixas de ligação, drenagem e poços de visitas
Serviços ainda incluem: recuperação do passeio, caixas de ligação, drenagem e poços de visitas
Há dois meses a prefeitura de Colombo, através da Secretaria de Obras e Viação, vem realizando a instalação de caixas de captação de água em diversas ruas do município. Até o momento foram 150 caixas instaladas, em sete bairros da cidade.
O secretário da pasta, Rubens Cardoso explica que a execução dos serviços não é uma ação isolada. “Este é um complemento do trabalho de contenção de enchentes que desenvolvemos no município. Estamos recuperando as tubulações, em alguns casos substituindo por tubulações com diâmetro maior, que visa facilitar a passagem da água”.
Com a instalação das caixas de captação vários pontos de alagamentos devem ser eliminados, como por exemplo na rua Califórnia, no bairro Guaraituba. São 500 metros de tubulações recuperadas e a instalação de caixas de captação, que além de resolver as questões da própria rua contribuem para a solução do problema de alagamento na Rua Genésio Moreschi. Outros bairros que recebem os serviços são: Jardim Paraná, Zumbi, Liberdade, Jardim Palmares, Osasco e Campo Pequeno.
O pacote de obras ainda inclui recuperação do passeio (calçada, meio fio, ciclovia), caixas de ligação, drenagem e poços de visitas. No total serão R$2.460.000,00 de recursos próprios investidos para a realização desses serviços, que devem seguir até metade de 2016.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: Marcio Fausto/PMC

Ginásio da Sede em Colombo oferece atividades esportivas para a população


WEBMASTER 3 DE AGOSTO DE 2015

Ao total, são mais de 300 pessoas que passam pelo ginásio ao mês entre, crianças, jovens, adultos e a pessoas da terceira idade

O Ginásio Municipal Gilmar Antonio Pavin oferece atividades como futsal, vôlei, atletismo, ciclismo, basquete e ginástica para melhor idade
O Ginásio Municipal Gilmar Antonio Pavin oferece atividades como futsal, vôlei, atletismo, ciclismo, basquete e ginástica para melhor idade
Entre as opções de lazer desenvolvidas pela Prefeitura de Colombo para atender os moradores da Sede estão às atividades esportivas e de lazer oferecidas no Ginásio Municipal Gilmar Antonio Pavin. Crianças, jovens e adultos e melhor idade podem participar das ações.
O ginásio oferece diversas atividades durante a semana. Para quem gosta do futsal, vôlei, atletismo, ciclismo, basquete podem integrar os times feminino e masculino, além da ginástica para melhor idade. Ao total, são mais de 300 pessoas que passam pelo ginásio ao mês.
“O ginásio Gilmar Antonio Pavin está entre os mais importantes equipamentos esportivos do município. Um dos motivos deve-se a localização – ele encontra-se dentro do Parque Municipal da Uva. E, também sede de eventos de várias modalidades durante todo o ano” explica o coordenador do departamento de Esportes, Gilmar Franco de Oliveira.
Para participar das atividades é necessário ir até o ginásio, levando um documento de identificação RG ou CPF, comprovante de residência e atestado médico. Já para os menores é preciso levar a autorização dos pais para que possam realizar as atividades.
O ginásio também oferece a possibilidade de locação de quadras, Basta ir ao ginásio e reservar um horário e pagar uma taxa de R$ 15,00.
Horários das atividades
Segunda-Feira
08h às 09h – Futsal feminino
09h às 10h – Futsal masculino sub 9
10h às 11h – Futsal masculino sub 12
13h às 14h – Futsal feminino
14h às 15h – Ginástica
15h às 16h – Futsal masculino sub 10
16h às 17h – Futsal masculino sub 13
Terça-feira
08h às 09h – Voleibol
09h às 10h – Handebol
10h às 11h – Basquete
13h às 14h – Voleibol feminino
14h às 15h – Voleibol masculino
15h às 16h – Handebol
16h às 17h – Basquete
Quarta-feira
08h às 09h – Futsal feminino
09h às 10h – Futsal masculino sub 9
10h às 11h – Futsal masculino sub 15
13h às 14h – Futsal feminino
14h às 15h – Ginástica
15h às 16h – Futsal masculino sub 10
16h às 17h – Futsal masculino sub 17
Quinta-feira
08h às 09h – Voleibol
09h às 10h – Handebol
10h às 11h – Basquete
13h às 14h – Voleibol feminino
14h às 15h – Voleibol masculino
15h às 16h – Handebol
16h às 17h – Basquete
Sexta-feira
08h às 09h – Futsal masculino sub 15
09h às 10h – Futsal masculino sub 12
13h às 14h – Futsal masculino sub 13
14h às 15h – Ginástica
15h às 16h – Futsal masculino sub 17
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: João Senechal/PMC

Sérgio Moro diz ao STF que Justiça Federal não investiga Eduardo Cunha


Sérgio Moro diz ao STF que Justiça Federal não investiga Eduardo Cunha
Agência Brasil





O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas ações penais da Operação Lava Jato, informou hoje (3) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), não é investigado pela Justiça Federal em Curitiba.
Moro enviou as informações ao STF após solicitação do ministro Ricardo Lewandowski, presidente da Corte. O pedido foi motivado por uma ação da defesa de Cunha, que pretende suspender a ação penal em que ele foi citado por Júlio Camargo, um dos delatores do esquema de corrupção.
Os advogados pediram a suspensão do processo por entenderem que cabe ao Supremo presidir o inquérito, em razão da citação do presidente da Câmara, que tem prerrogativa de foro.
O juiz esclareceu que, apesar de Cunha ter sido citado no depoimento do delator, ele não é investigado na Justiça Federal. De acordo com Sérgio Moro, a Justiça não pode silenciar ou orientar o que testemunhas devem falar ao juízo.

Edital de Divulgação Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Colombo 04/08/2015



  O Presidente da Câmara Municipal de Colombo, no uso de suas atribuições legais,
  divulga a pauta da Sessão Ordinária
  a ser realizada no dia 04/08/2015 às 16 horas  
  Projeto de Lei do Executivo
  N°:  16         Ano:  2015
  Autor: Executivo Municipal
  Assunto:  Altera a redação do artigo 3° da Lei n° 1081 de 29 de outubro de 2008, conforme
                    especifica.
  Situação: 1ª Votação


  Projeto de Lei do Executivo
  N°:  18         Ano:  2015
  Autor: Executivo Municipal
  Assunto:  Autoriza o Executivo Municipal a abrir junto ao orçamento geral do corrente ano,
                   Crédito Adicional Especial no valor de R$ 116.430,82 (cento e dezesseis mil,
                   quatrocentos e trinta reais e oitenta e dois centavos) e, Crédito Adicional
                   Suplementar no valor de R$ 5.324.303,91(cinco milhões, trezentos e vinte e
                   quatro mil, trezentos e três reais e noventa e um centavos)
  Situação: Divulgar
  Projeto de Lei do Legislativo
  N°:  762       Ano:  2015
  Autor: Hélio Feitosa Lima
  Assunto    Declara o Culto Evangélico como patrimônio imaterial do município de Colombo.
  Situação: Divulgar
  Projeto de Lei do Legislativo
  N°:  763       Ano:  2015
  Autor: Hélio Feitosa Lima
  Assunto    Cria a plataforma virtual para acompanhamento das obras da Prefeitura do município
                    de Colombo.
  Situação: Divulgar
  Projeto de Lei do Legislativo
  N°:  764       Ano:  2015
  Autor: Alan Henrique da Silva
  Assunto    Dispõe sobre oficialização do dia municipal do motociclismo
  Situação: Divulgar 
  Indicação
  N°:  414
  Autor:  João Marcos Berlesi
  Assunto:  Viabilizar junto ao departamento competente a possibilidade de designar equipe
                   para proceder pinturas das faixas de sinalização na Rua Natálio Canestraro bairro
                   Jd. Paraná

  Indicação
  N°:  415
  Autor:  João Marcos Berlesi
  Assunto:  Viabilizar junto ao departamento competente a possibilidade de designar equipe
                   para proceder pinturas das faixas de sinalização na Rua João Manika no bairro Jd.
                   Panorama


  Tribuna Livre: Marcio Toniolo – Secretário Municipal de Agricultura.
  Assunto: Avanços da Agricultura no Município.


  Colombo, 03 de agosto de 2015.

  WALDIRLEI BUENO DE OLIVEIRA
  Presidente
........................................................................................................................................................
 Edital de Divulgação
 Sessão Extraordinária
 04/08/2015


 O Presidente da Câmara Municipal de Colombo, no uso de suas atribuições legais,
 convoca os Vereadores para a
 Sessão Extraordinária a ser realizada no dia 04/08/2015, após a Sessão Ordinária 
  Projeto de Lei do Executivo
  N°:  16         Ano:  2015
  Autor: Executivo Municipal
  Assunto:  Altera a redação do artigo 3° da Lei n° 1081 de 29 de outubro de 2008, conforme
                    especifica.
  Situação: 2ª Votação


 Colombo, 03 de agosto de 2015.
 WALDIRLEI BUENO DE OLIVEIRA
 Presidente