CPI da Petrobras não consegue autorização para Ricardo Pessoa depor


Marcos Bezerra/Futura Press - 14.nov.14/Folhapress
Ricardo Pessoa, presidente da construtora UTC, na chega à Polícia Federal quando foi preso
Ricardo Pessoa, presidente da construtora UTC, na chega à Polícia Federal quando foi preso

PUBLICIDADE
A CPI da Petrobras não conseguiu chamar para a próxima quarta-feira (9) o dono da UTC, Ricardo Pessoa, delator da Operação Lava Jato, apesar de ter marcado seu depoimento para esta data. Pessoa relatou em sua delação ter repassado recursos ilícitospara a campanha da presidente Dilma Rousseff em 2014.
A área técnica da CPI, porém, não conseguiu obter da Justiça autorização para trazer o empreiteiro para prestar depoimento. Isso porque, por ser feriado em Curitiba nesta terça (8), os técnicos não obtiveram contato com a Justiça Federal no Paraná.
Como Pessoa prestou depoimento à Justiça Federal na semana passada, a CPI avaliou que ele também já poderia falar aos deputados, mesmo com sua delação premiada ainda sendo sigilosa, por isso marcou o depoimento.
À Justiça Federal, porém, o empreiteiro não falou sobre nenhum político com foro privilegiado. Por isso, é possível que também não fale sobre isso no depoimento aos deputados.
Eles vêm tentando ouvir Pessoa desde que sua delação premiada foi homologada, mas foram avisados de que o empreiteiro não poderia falar porque o conteúdo é sigiloso.
No último fim de semana, veio a público que o ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki abriu inquéritos contra o ex-tesoureiro da campanha de Dilma no ano passado, Edinho Silva, atual ministro de Comunicação Social, contra o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e contra o senador tucano Aloysio Nunes (SP) com base na delação do dono da UTC. Todos negam irregularidades no recebimento de recursos.
PRODUTIVIDADE BAIXA
A CPI vive um momento de baixa produtividade, depois de ter passado três dias em Curitiba para tomar depoimentos nos quais a maioria das pessoas ouvidas ficou calada. Caso não ocorra o depoimento de Pessoa, essa situação vai se agravar.
Na semana passada, a deputada Eliziane Gama (PPS-MA), integrante da CPI, divulgou uma carta com críticas à condução dos trabalhos, dizendo que estão sendo usados para "intimidação" e acusando blindagem de políticos.
"A convocação de advogados em pleno exercício profissional, a aprovação de requerimentos com claro intuito de intimidação, a não convocação de figuras políticas importantes para os trabalhos da CPI, entre outros recursos, têm contribuído para as justas críticas ao colegiado. Falta foco no trabalho desta comissão", disse ela, na carta.

Avião da British Airways pega fogo no aeroporto de Las Vegas


Boeing 777 tinha 172 pessoas a bordo; veja vídeo.
Aeroporto informou que 2 pessoas foram atendidas por 'ferimentos leves'.

Do G1, em São Paulo
Um avião da British Airways pegou fogo no Aeroporto Inernacional McCarran, em Las Vegas, nesta terça-feira (8). Segundo a rede CNN, duas pessoas foram levadas para receber cuidados médicos após "ferimentos leves", segundo o aeroporto.(veja vídeo)
O incidente ocorreu após as 16h00 (hora local). O fogo foi apagado. O Boeing 777 tinha 159 passageiros e 13 tripulantes a bordo, e voaria para o Aeroporto de Gatwick, que serve Londres.Veja VÍDEO de quando avião estava em chamas publicado em rede social.
Avião pegou fogo antes de decolar de Las Vegas (Foto: Reprodução/Twitter/@pberberian)Avião pegou fogo antes de decolar de Las Vegas (Foto: Reprodução/Twitter/@pberberian)

Dilma tira poder dos militares e passa para Jacques Wagner, do PT


O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, evitou comentar o fato de a presidente da República, Dilma Rousseff, ter assinado na semana passada um decreto que tira poder dos comandantes militares. Segundo o ministro, a possibilidade do decreto ser revogado não foi discutida durante a reunião da coordenação política realizada nesta manhã.Nem o ministro da Defesa, Jaques Wagner, do PT, nem oficiais das Forças Armadas pareciam estar informados da decisão da presidente. Berzoini afirmou ainda que “maiores esclarecimentos” sobre a decisão poderiam ser dados pelo Ministério da Defesa e pelos ministros da área econômica.
Ao jornal o Estado de S. Paulo, o ministro da Defesa, Jaques Wagner, disse que a intenção do governo não era enfraquecer o papel dos militares e eventuais erros no texto ainda poderiam ser corrigidos, já que o decreto só entra em vigor 14 dias após a publicação.
O decreto, que estava na gaveta há três anos, foi publicado na última sexta-feira, 4, no Diário Oficial da União. Pelo texto, passa a ser competência do ministro da Defesa assinar atos relativos a pessoal militar, como a promoção aos postos de oficiais superiores.
Hoje, esses atos são assinados pelos comandantes militares. A medida foi recebida com “surpresa” e “desconfiança” pela cúpula militar, que não foi informada da decisão tomada pela presidente.

juiz aposentado é filmado em Maceió tentando evitar ter carro retido em blitz


Veículo de Jesus Wilson Raphael estava com IPVA atrasado há dois anos.
Magistrado disse aos agentes que iria chamar 'colegas' promotores do MP.

Do G1 AL, com informações do Jornal Nacional
Um juiz aposentado teve o veículo apreendido em uma blitz no bairro da Pajuçara, em Maceió, nesta terça-feira (8), porque estava com a documentação irregular. Um vídeo gravado por celular(veja acima) mostra Jesus Wilson Raphael  tentando intimidar os agentes de trânsito, mas mesmo assim o carro foi rebocado.(VEJA VÍDEO)
Segundo a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o pagamento do IPVA estava atrasado há dois anos. Além dos agentes de trânsito, o magistrado também tentou intimidar os policiais da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit).
Nas imagens, é possível ver o trânsito parado por conta da abordagem ao juiz aposentado. A caminhonete dele já estava sobre o guincho, e mesmo assim o condutor irregular esbraveja na tentativa de ser liberado.
“Eu sou juiz, me identifiquei. Estou falando com meus colegas aqui do Gecoc [Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas, do Ministério Público do Estado de Alagoas], 'doutor Jorge', estou entrando em contato com ele”, disse o magistrado em um trecho da filmagem.
saiba mais

Jesus Wilson Rapahel também questionou o tempo de espera para a conclusão do reboque do carro. “Eu vou dizer, 'Doutor' , duas horas de massada para chegar o guincho e levar meu veículo, duas horas. Eu marquei”, reclama.
A reportagem tentou falar com o magistrado, mas ele não atendeu às ligações. O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) informou que por se tratar de um juiz aposentado, ele deve responder pelos seus atos como um cidadão comum.
A SMTT informou que, para reaver o carro, o magistrado precisa apresentar o comprovante de IPVA quitado e pagar as diárias proporcionais aos dias que o carro ficar apreendido.

Filho de costureira é aprovado em 8 universidades e vai estudar na Europa


Elias embarca na quarta (9) para a Universidade de Coimbra, em Portugal.
Jovem passou em outras 2 universidades estrangeiras e 5 brasileiras.

Stella FreitasDo G1 Norte Fluminense
O coração de uma mãe orgulhosa também fica apertado na despedida do filho, que está de malas prontas para realizar o sonho de cursar uma universidade na Europa. Elias Oliveira Romualdo da Silva, de 19 anos, morador de São Fidélis, no Norte Fluminense, foi aprovado em 8 universidades, sendo três estrangeiras e cinco brasileiras, sendo três públicas e duas particulares. A opção foi o curso de engenharia civil da Universidade de Coimbra. O estudante segue nesta quarta-feira (9) para Portugal.
Elias sairá do país pela primeira vez para estudar em Portugal (Foto: Reprodução/ Inter TV)Elias sairá do país pela primeira vez para estudar
em Portugal (Foto: Reprodução/ Inter TV)
O estudante fez 813 pontos em matemática no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e foi aprovado para o curso de Engenharia Civil na Universidade Federal da Bahia (UFB), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e para a Pontífica Universidade (PUC) deMinas Gerais e do Rio de Janeiro. Além de três universidades de Portugal: Algarve, Coimbra e Universidade da Beira do Interior.
Com uma trajetória em escolas públicas o aluno disse não ter estudado especificamente para os vestibulares.
"Só estudei mesmo para o ensino médio, não me preparei para o vestibular, não fiz nenhum curso específico não. No começo eu não imaginava. Se você tem um foco, se tem um objetivo, se você mirar naquela meta talvez você não consiga aquela meta, mas vai conseguir algo muito bom. E foi o que eu fiz", conta.
Jovem arruma as malas para estudar na Universidade de Coimbra (Foto: Reprodução/ Inter TV)Jovem arruma as malas para estudar em Coimbra
(Foto: Reprodução/ Inter TV)
A mãe do estudante, Marileia Maia, que tem outros três filhos, não controlou as lágrimas ao ver o filho arrumando as malas. Ela, que morava sozinha com Elias, vai ter que enfrentar a saudade, mas o choro também é de orgulho. A costureira explica que o esforço e a dedicação fizeram com que o filho mudasse a realidade da família.

“As vezes tinha dia que eu não tinha dinheiro para dar para ele almoçar. Depois ele conseguiu bolsa e melhorou um pouquinho. Sempre foi muito estudioso e eu sabia que ele ia chegar lá”, ressaltou Marileia Maia, lembrando da época que Elias morou cerca de três anos em Campos para cursar o Instituto Federal Fluminense (IFF).

Rumo à Coimbra

O sonho era antigo, mas a decisão de cursar a Universidade de Coimbra foi há menos de um mês da viagem. No dia 14 de agosto, Elias decidiu que iria realizar seu sonho, após conseguir se inscrever na faculdade. E graças a solidariedade dos amigos, vizinhos e professores, o sonho do futuro engenheiro pode ser realizado.
“Eu ganhei doações e quero agradecer todo mundo que tem me ajudado. Muita gente tem me ajudado pontualmente agora no início. Desde as pessoas que me ajudaram com a passagem, mala, até gente quem me deu roupas. Eu não tenho condições de viajar por minhas vias normais, mas Deus tem me ajudado muito”, comenta Elias, que citou que três pessoas da cidade irão realizar depósitos em dinheiro durante todo o período dos estudos, para custear a faculdade e a estadia.
Elias contou que já fez contato com dois alunos que também fazem o curso de engenharia na Coimbra, aos quais a própria instituição facilitou o acesso.

“A universidade ofereceu informações, dicas práticas e disponibilizou o contato de um aluno, o Felipe, que é de São Paulo e que cursa o mesmo curso que eu vou. E também tem um conhecido de uma professora, o José, que eu já fiz contato e eles também viajam amanhã”.
De malas prontas, ansiedade em alta e muito confiante, o estudante disse que está preparado para a nova experiência.

“A ficha ainda está caindo aos poucos. Você fica nervoso, fica feliz, é uma emoção muito grande, mas eu sei que vai valer muito a pena”, finalizou.
Mãe do estudante se emociona ao contar história da família (Foto: Reprodução/ Inter TV)Mãe do estudante se emociona ao contar história da família (Foto: Reprodução/ Inter TV)

Reunião Extraordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada em Colombo


WEBMASTER 6 DE SETEMBRO DE 2015

O objetivo da reunião foi a apresentação das normas para o período de campanha ao pleito que acontecerá no dia 4 de outubro

Foi realizada na última quinta-feira, 03 a Reunião Extraordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)
Foi realizada na última quinta-feira, 03 a Reunião Extraordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)
A eleição acontecerá no dia 04 de outubro aos candidatos homologados
A eleição acontecerá no dia 04 de outubro aos candidatos homologados
A Prefeitura de Colombo, em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizaram na última quinta-feira, 03 a Reunião Extraordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A reunião foi destinada ao colegiado do CMDCA, candidatos ao Conselho Tutelar e Ministério Público.
Estavam presentes também – a promotora de Justiça, Dra. Ana Lucia Longhi Peixoto, a secretária da Secretária Municipal de Assistência Social, Maria da Silva Souza e a diretora do departamento de Proteção Especial, Niva Volpi.
O objetivo da reunião foi repassar as orientações do Ministério Público referente ao papel do Conselheiro Tutelar (responsabilidades e desafios), a realização do sorteio do número do candidato a ser utilizado na campanha eleitoral na cédula de votação da eleição dos conselheiros tutelares e a apresentação das normas estabelecidas pelo CMDCA para o período de campanha ao pleito. Lembrando que a eleição acontecerá no dia 04 de outubro aos candidatos homologados.
“O Ministério Público e o CMDCA irão apurar qualquer denúncia que por acaso possam surgir, garantido a integridade do processo que irá escolher os cinco novos conselheiros”, afirma a promotora de Justiça, Ana Lucia Longhi Peixoto.
A secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza ressalta sobre a importância do momento para o município e faz um convite para que os moradores participem da votação. “Nós queremos profissionais que queiram lutar pelos direitos das nossas crianças, um profissional responsável, capaz, que tenha bom senso e comprometimento de exercer esse trabalho, é de suma importância à participação da população. Nós precisamos entender que a sociedade é responsável pela proteção e os cuidados com as crianças” explica a secretária.
Pleito do dia 04 de outubro
Estarão aptos a votarem todos os eleitores do município nos seguintes locais, sendo  a Zona 49 – Rua XV de Novembro, 105, Centro, na Casa da Cultura; Zona 186 – Rua Dorval Ceccon, 664, Jardim Nossa Senhora de Fátima, no 2º piso do Park Shopping Colombo / Regional do Maracanã.
Para votar, o eleitor deverá apresentar um documento oficial com foto e o título de eleitor.
Para facilitar a decisão da população, cada candidato terá um número. Segue em abaixo a lista dos 18 concorrentes:
Nº do CandidatoNome dos Candidatos
1Marlon Gouvêa
2Maria Virgínia Marques Alberti (Vírgínia)
3Miguel da Silva
4Andressa Ribeiro da Silva (Aviário Zil)
5Márcio Augusto de Lima
6Solange Barboza Leite (Gaga)
7Rafaela Letícia Straioto de Souza
8Marina Alves Guimarães Pinto
9Jeremias José Fontoura (Irmão Jeremias Fontoura)
10Elisângela Franco Rios (Elisângela Rios)
11Carlos da Cruz
12Gesiele Vargas (Professora Gesiele)
13Alessandro Ferreira (Alessandro Colombo)
14Camila da Silva Matos
15Roselma Bezzerra da Silva Oliveira
16Rosilda Martins dos Santos (Professora Rosilda)
17Juliano Romero (Du)
18Rose de Fátima Amaral
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: Marcio Fausto/ PMC

Encontro sobre Economia, Marketing e Criatividade acontece em Colombo


WEBMASTER 6 DE SETEMBRO DE 2015

Serão três dias de palestras sobre temas que fazem parte da rotina dos empreendedores do município

A Prefeitura Municipal de Colombo, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a Associação Comercial e Industrial de Colombo (ACIC), irá oferecer nos dias 9 e 23 de setembro e 1° de outubro, das 7h30 as 9h30, um encontro com três especialistas que irão debater assuntos importantes que fazem parte da rotina dos empresários.
“Acredito que a palestra será muito interessante e de grande importância para os empreendedores da nossa cidade. Estamos investindo nesse diálogo, pois sabemos que esta é uma das maneiras de capacitar os empresários que poderão melhorar o seu atendimento e contribuir com o município – gerando mais oferta de trabalho aos moradores,” afirmou o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa.
A primeira palestra será sobre Marketing com o palestrante, Edson de Souza Lima, economista formado pela UFPR. Já a palestra sobre Economia será ministrada pelo Reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins. O último debate será sobre criatividade com Gian Martinez.
Em Colombo, o evento irá acontecer no auditório da ACIC. O encontro é gratuito, mas é necessário realizar a inscrição pelo telefone (41) 3621-3177, pois o número de vagas é limitado.
Cronograma
– Dia 9 de setembro das 7h30 às 9h30, palestra sobre Marketing com Edson de Souza Lima.
– Dia 23 de setembro das 7h30 às 9h30, palestra sobre Economia com José Pio Martins.
– Dia 1° de outubro das 7h30 às 9h30, palestra sobre Criatividade com Gian Martinez.
Serviço
Inscrição
Telefone: (41) 3621-3177
Associação Comercial e Industrial de Colombo (ACIC)
Endereço: Rua Jose Antonio Zem, 204 – Jardim Arapongas
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Em Colombo, pedestres já convivem com bicicletas em passeios


WEBMASTER 7 DE SETEMBRO DE 2015

Compartilhamento de calçadas entre pedestres e ciclistas já existe em vários pontos do município

O Passeio Compartilhado, que permite a esses dois usuários dividirem o mesmo espaço, de forma segura e harmoniosa
O Passeio Compartilhado, que permite a esses dois usuários dividirem o mesmo espaço, de forma segura e harmoniosa
Um projeto implantado em todas as ruas asfaltadas ou ainda aquelas que estão recebendo a camada asfáltica faz parte do dia a dia de ciclistas e pedestres do município. Trata-se do Passeio Compartilhado, que permite a esses dois usuários dividirem o mesmo espaço, de forma segura e harmoniosa.
As calçadas contem uma faixa sinalizada com pinturas nas calçadas e placas que são destinadas aos ciclistas e pedestres.
“Estamos investindo na intermodalidade de transporte em Colombo, queremos oferecer aos pedestres um espaço seguro e adequado. E também para aqueles que utilizam a bicicleta como meio de deslocamento. Vamos implantar até o final do ano mais 7.568 metros de passeio compartilhado,” afirmou o secretário da pasta, Rubens Cardoso.
Até o final do ano, mais  de 7.568 metros de passeio compartilhado serão construídos
Até o final do ano, mais de 7.568 metros de passeio compartilhado serão construídos
A Prefeitura de Colombo, por meio da secretaria de Obras e Viação, através do Programa de Pavimentação Comunitária já realizou 22.858 metros de locais destinados para ciclista e pedestres nas vias do município. Já por meio do Programa de Pavimentação nos Bairros foram realizados 2.500 metros de passeio e a parceria com o Governo do Estado, através do Programa Paraná Cidade garantiu mais 7.846 metros de passeio compartilhado.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: Marcio Fausto/ PMC

Museu estará aberto para visitação, a partir do dia 22 em Colombo


WEBMASTER 8 DE SETEMBRO DE 2015

Após cinco meses fechado para reforma e manutenção, o Museu Municipal Cristóforo Colombo reabre para receber visitantes

O Museu Municipal Cristóforo Colombo foi inaugurado em 2007 e é uma replica da Societá Italiana de Mutuo Socorso Cristóforo Colombo, fundada por imigrantes no começo do século 20
O Museu Municipal Cristóforo Colombo foi inaugurado em 2007 e é uma replica da Societá Italiana de Mutuo Socorso Cristóforo Colombo, fundada por imigrantes no começo do século 20
Após cinco meses em obras, o Museu Municipal Cristóforo Colombo abrirá novamente as portas para os visitantes. A Reabertura será realizada no dia 22 de setembro, a partir das 16h. O Museu abriga o acervo municipal desde a era indígena até os dias atuais e está anexo no Parque Municipal da Uva.
A revitalização faz parte do pacote de obras do Circuito Italiano de Turismo Rural de Colombo, em comemoração aos 16 anos, completados no dia 05 de fevereiro deste ano. Para a realização das obras foi investido um total de R$22.937,03 mil, os serviços contemplam a troca e reparo do piso externo, adequação de rampas de acesso a cadeirantes, troca de madeiras danificadas na parte externa, a pintura e a manutenção do Museu.
Em seu acervo é possível encontrar mais de 500 peças, 98 títulos de livros na biblioteca da instituição, além de nove DVDs, os objetos históricos narram a história da região. A casa é uma replica da Societá Italiana de Mutuo Socorso Cristóforo Colombo, fundada por imigrantes no começo do século 20. Ela funcionava como escola, onde as aulas eram ministradas em italiano. As consultas médicas também aconteciam neste local, quando o médico visitava a cidade, além de servir como ponto de encontro dos italianos.
Para a diretora do departamento de Cultura, Rita de Fátima Straioto a reforma tem como objetivo oferecer condições necessárias para receber os visitantes e turistas. “O prédio estava com alguns problemas, ele é feito de madeira, e isso exige que seja feito uma manutenção periodicamente da estrutura. O Museu preserva a história, a memória e a cultura do município, e precisamos deixá-lo em condições apropriadas para que cada vez mais as pessoas tenham interesse de visitar o nosso museu”, explica.
9ª Primavera dos Museus
No mesmo dia da inauguração do Museu Municipal Cristóforo Colombo, o Departamento de Cultura realizará no local a 9ª Primavera dos Museus. Durante o evento, que terá início às 14h, será ministrada uma palestra sobre o tema Cultura Indígena no Paraná – com as professoras, Luciana C. da Silva e Célia Regina Tokarski.
O evento é destinado a professores, educadores, pesquisadores, historiadores, entre outros. Aqueles que desejam participar da palestra podem realizar a inscrição até o dia 11 de setembro pelo e-mail: cultura.colombo@yahoo.com.br ou rita.cultura@yahoo.com.br. Mais informações pelos telefones: 3656-6423 (departamento de Cultura) ou 3656-6612 (Museu Municipal Cristóforo Colombo).
Serviço:
Museu Municipal Cristóforo Colombo está localizado na Rua Marechal Floriano Peixoto, 8771 – Centro, Colombo – Anexo ao Parque Municipal da Uva.
Atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.
Informações: 3656-6612
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Fotos: João Senechal/ PMC