Justiça Federal manda soltar Celso Araripe, preso na Operação Lava Jato


Ex-funcionário da Petrobras é acusado de receber R$ 3 milhões em propina.
Engenheiro está preso na Região Metropolitana de Curitiba desde agosto.

Do G1 PR
Celso Araripe (Foto: Reprodução/RPC)Celso Araripe (Foto: Reprodução/RPC)
A Justiça Federal revogou nesta sexta-feira (11) a prisão preventiva de Celso Araripe, ex-funcionário da Petrobras, preso durante a 17ª fase da Operação Lava Jato.

Ele é suspeito de receber R$ 3 milhões em propinas para facilitar a aprovação de aditivos aos contratos para a construção do prédio sede da Petrobrás em Vitória (ES).

Apesar de ter sido detido na 17ª fase, em agosto deste ano, Celso Arapipe é réu em ação penal referente à 14ª fase da Operação Lava Jato, que investiga um esquema de fraude, corrupção, lavagem e desvio de dinheiro na Petrobras..

Ele foi acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) corrupção passiva qualificada, lavagem de capitais em meio à denúncia envolvendo executivos da Odebrecht.

O suposto envolvimento de Celso Araripe foi levantado por delatores do esquema: Dalton Avancini,  Eduardo Hermelino  Leite. De acordo com o despacho do juiz Sérgio Moro, eles 
apontaram a utilização de uma empresa para repasse da propina.

Argentinos têm carro furtado e depois são assaltados em Porto Alegre


Músicos estão na capital para apresentações no Acampamento Farroupilha.
Após o furto, eles foram registrar ocorrência e foram assaltados no caminho.

Do G1 RS
Dois músicos argentinos, que estão em Porto Alegre para uma agenda de apresentações no Acampamento Farroupilha, foram vítimas de dois crimes em questão de minutos, no Centro da capital.
Cesar Agüero e Frederico Moser tiveram o carro furtado por bandidos que arrombaram e levaram o veículo do local onde ele estava estacionado. Depois, a dupla foi a pé até a Delegacia de Polícia para registrar a ocorrência. Na volta, porém, foram assaltados e tiveram os pertences roubados (assista ao vídeo)).
Dupla de argentinos foi roubada em Porto Alegre (Foto: Reprodução/RBS TV)Dupla de argentinos foi roubada em Porto
Alegre (Foto: Reprodução/RBS TV)
Segundo a dupla, três homens, um deles armado, levaram dinheiro, celular e os passaportes dos argentinos. “Deixamos o carro aqui, em frente ao negócio de uma amiga, e havia um flanelinha. Ficamos tranquilos e depois de nos certificar de que fechamos todo carro, ficamos aproximadamente 40 minutos longe, e quando voltamos tivemos a surpresa de que nosso carro não estava aqui”, conta Cezar Agüero, um dos artistas.
Os dois voltaram ao Acampamento Farroupilha, no Parque Harmonia, onde poderiam registrar o caso. Logo depois, foram vítimas de outro crime.
“Não havia nenhum policial e voltamos novamente pra cá, porque precisávamos de uma reposta. Fomos até o Acampamento Farroupilha, onde havia uma delegacia lá dentro, e ao voltar, três indivíduos com uma arma nos roubaram toda documentação e todo dinheiro que tínhamos”, diz Frederico Moser.
Os amigos estão hospedados em uma pensão, no bairro Partenon, e vão ficar em Porto Alegre até o dia 22 deste mês, quando terminam as apresentações no Acampamento Farroupilha. Os músicos moram em Córdoba, na região central da Argentina.

Após acidente, mulher acorda todo dia pensando que é 15 de outubro de 2014



  • Chris Johnston
    Nikki Pegram não consegue se lembrar de nada desde que sofreu acidente em outubro do ano passado
    Nikki Pegram não consegue se lembrar de nada desde que sofreu acidente em outubro do ano passado
Todos os dias, a inglesa Nikki Pegram, de 28 anos, leva seu filho, Freddie, à escola, mas não consegue se lembrar em que classe ele estuda ou o nome de sua professora.
Em 15 de outubro de 2014, ela deixava o hospital após uma consulta médica quando caiu por causa de um problema no joelho.
Na queda, ela bateu a cabeça em uma barra de metal e sofreu uma significativa perda de memória.
Desde então, Nikki acorda pensando se tratar do dia de sua consulta médica. E também do acidente, apesar de não se lembrar como tudo aconteceu.
Ele foi diagnosticada com amnésia retrógrada, condição que faz com que o cérebro seja incapaz de criar novas memórias.

Diário

Agora, Nikki é incapaz de se lembrar do passado recente. Depois disso, suas memórias se tornam "distorcidas", acrescenta ela.
Para sobreviver às dificuldades de uma vida sem recordações, a jovem inglesa passa o dia tomando notas e lendo seu diário, que mantém desde o acidente e guarda em seu criado-mudo.
Trata-se de um pequeno livro azul cujo título é Diário de perda de memória. Leia-o assim que acordar.
De acordo com seu marido, Chris Johnston, Nikki o lê em cada café da manhã antes de começar o dia.
E a cada dia ela é surpreendida ao saber que onze meses atrás, sofreu um acidente que lhe causou uma lesão grave na cabeça. E que não se lembra de nada de novo desde então.
Mas, diariamente, Nikki tem de reaprender tudo o que ouviu e leu no dia anterior.
Foi Chris quem a encorajou a manter o diário para preservar suas próprias memórias por escrito.

Desafio

"Em alguns dias, ela (Nikki) está realmente deprimida e teme por seu futuro, mas em outros ela está bem. Há dias em que ela não quer sair da cama", disse Johnston à BBC.
"Nikki vive um dia por vez: não sabe o que fez ontem ou na semana passada ou no mês passado".
"Tudo depende de seu diário e de mim", acrescenta.
Johnston disse que, recentemente, comemorou seu aniversário de 40 anos, mas que sua esposa não se lembrava de como foi o evento.
A condição de Nikki também foi muito difícil para seu filho Freddie, de quatro anos, que vez ou outras não entende por que sua mãe não se lembra de nada.
Rob Poppleton, consultor clínico em neuropsicologia, explica que a amnésia retrógrada de que jovem britânica sofre "interrompe a capacidade de aprender novas informações, a memória do aqui e agora."
"As memórias não são permanentemente assimiladas, o que é muito angustiante para a família e para os cuidadores", disse ele.

II Conferência Municipal de Políticas para Mulheres acontece no dia 16 em Colombo


WEBMASTER 10 DE SETEMBRO DE 2015

O encontro visa elaborar e promover políticas públicas para as mulheres no âmbito do município

Nesta quinta-feira, 10 foi realizada, pela comissão organizadora, uma reunião preparatória para articular as ações que serão realizadas durante a conferência
Nesta quinta-feira, 10 foi realizada, pela comissão organizadora, uma reunião preparatória para articular as ações que serão realizadas durante a conferência
A conferência visa elaborar e promover políticas públicas para as mulheres no âmbito do município
A conferência visa elaborar e promover políticas públicas para as mulheres no âmbito do município
Acontece na próxima quarta-feira, 16, das 8h às 17h, no auditório da regional Maracanã a II Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, realizada pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Assistência Social. Nesta edição, o tema principal será “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”.
Na oportunidade, serão realizados debates e palestras com discussões divididas em quatro eixos, entre eles: a “Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios”; “Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios”; “Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações”; e “Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações”.
A iniciativa visa elaborar e promover políticas públicas para as mulheres no âmbito do município. Na oportunidade também serão discutidas propostas e metas que vão nortear a formulação de políticas públicas voltadas ao gênero feminino, nas mais diversas áreas como saúde, assistência social, segurança pública, educação, emprego e geração de renda, entre outras. “Este encontro tem como principal objetivo elaborar propostas para melhorar a qualidade de vida das mulheres do nosso município”, ressalta a secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza.
O encontro será destinado aos membros de instituições governamentais e não- governamentais, além de redes de proteção em defesa da mulher. Durante a conferência também será ministrada uma palestra com a advogada e Membro da Ordem dos Advogados do Brasil e da Comissão de Estudos à Violência de Gênero da OAB/PR (CEVIGE), Janaína Feliciano Ferreira Aksene.
“Sabemos que o Poder Público e a Sociedade Civil Organizada precisam caminhar juntos para o desenvolvimento do município, sendo assim, acreditamos que a realização da conferência municipal dos direitos da mulher é de suma importância, porque é um momento de discussão, debates e elaboração de proposta em prol da mulher, proporcionando criação de políticas que as favoreçam”, explica a secretária da pasta.
E nesta quinta-feira, 10 foi realizada, pela comissão organizadora, uma reunião preparatória para articular os atos que serão abordados durante a conferência.
Serviço:
II Conferência Municipal de Políticas para Mulheres
Data: 16 de Setembro (quarta-feira)
Horário: 08h às 17h
Local: Auditório do Park Shopping Colombo – Rua Dorval Ceccon, 664 – Maracanã – Colombo/PR.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Fotos: Marcio Fausto/ PMC

Balanço de atividades realizadas pela Patrulha Agrícola Mecaniza é divulgado


WEBMASTER 11 DE SETEMBRO DE 2015

515 solicitações de serviços foram registradas entre janeiro a agosto

Além dos maquinários, outros equipamentos também possuem uma grande procura: à grade aradora e enxada rotativa
Além dos maquinários, outros equipamentos também possuem uma grande procura: à grade aradora e enxada rotativa
No balanço apresentado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, de janeiro a agosto deste ano foram registrados 515 solicitações de serviços desempenhados pelo Programa de Patrulha Agrícola Mecanizada. Entre os equipamentos mais pedidos pelos agricultores, estão: à retro escavadeira e os tratores, sendo até o momento 365 solicitações para trator e 150 para a retro escavadeira. Além dos maquinários, outros equipamentos também possuem uma grande procura: à grade aradora e enxada rotativa.
Em comparação a 2014 foram 342 pedidos para a retro escavadeira e 599 para o trator. Além de 822 horas de serviços de grade aradora e 723 horas de enxada rotativa. Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, Márcio Toniolo o Programa é um grande aliado dos agricultores, pois ajuda na preparação do plantio e fortalece a agricultura no município.
“Com os equipamentos com a manutenção em dia conseguimos atender a demanda de aproximadamente dez atendimentos diários. Com esses números superamos o índice do ano passado, que foram mais de mil atendimentos aos produtores rurais. O sucesso deve-se ao cuidado que a prefeita Beti Pavin tem com o nosso agricultor, não medindo esforços quando se fala em permanência do homem no campo”, ressaltou Toniolo.
Lembrando que entre os meses de agosto a outubro, há uma grande procura pelos serviços do programa, isso se deve ao início da preparação do solo para o plantio de milho, feijão e culturas de verão.
Sobre as atividades desempenhas pelo Programa
A ação da Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, faz parte do Programa Patrulha Agrícola, que oferece o serviço de aragem mecanizada. Com ele, os agricultores do município têm a possibilidade de explorar o máximo que a terra tem a oferecer, através do trabalho feito com os tratores cedidos pela secretaria.
Entre os principais pedidos dos agricultores em relação aos serviços de tratores agrícolas, estão: os serviços de drenagem, limpezas de tanques e a preparação de terrenos para construções de estufas. “E devido ao bom desempenho dos funcionários da nossa patrulha, conseguimos atender 100% os pedidos feitos pelos agricultores através da secretaria”, destaca o secretário da pasta.
Retroescavadeira, grade aradora, enxada rotativa, encanteirador, subsolador e grade niveladora fazem parte dos equipamentos agrícolas – disponíveis para os serviços em pequenas e médias propriedades rurais de Colombo. O objetivo principal é aumentar a produção e a diversificação dos sistemas produtivos. “Assim, também é possível elevar a renda e consequentemente melhor as condições de vida dos agricultores”, destaca Toniolo. As máquinas e tratores auxiliam no preparo, manejo e recuperação do solo das propriedades.
Mais implementos estão previstos para chegar. “Com a compra de novos implementos que já foram licitados, esperamos atender mais agricultores, que dependem muitas vezes de nossos serviços para produzirem”, afirma Toniolo. Em breve, a Patrulha Agrícola Mecanizada contará com mais cinco implementos comprados com recursos da Secretaria, entre eles: duas grades aradoras, duas inchadas rotativas e um encanteirador.
O secretário da pasta comenta a importância do Programa: “Esse projeto veio para beneficiar a agricultura familiar, que muitas vezes passa por dificuldades, não somente para plantar ou colher, mas pela falta de acesso. Os produtores rurais a partir desta iniciativa municipal têm a facilidade de usufruir deste grande benefício”.
Para participar
Para participar do programa os interessados devem fazer um cadastro na Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Será necessária a cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Matricula Atualizada do Registro de imóveis, o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) – documento emitido pelo INCRA, Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural ITR e o Cadastro de Produtor Rural. Não será possível protocolar o pedido de serviço o beneficiário sem prévio cadastro.
Lembrando que o uso dos equipamentos e a execução desses serviços são gerenciados e fiscalizados pelo departamento de Agricultura. O trabalho terá uma taxa simbólica estabelecido em tabela. Terá subsidio em 50% o agricultor com Cadastro de Produtor Rural (CAD/PRO) e/ou Declaração de aptidão ao Pronaf (DAP) ativos. A secretaria fica situada na Rua Marechal Floriano Peixoto, 8771 – Centro, anexo ao Parque Municipal da Uva. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: João Senechal/PMC

Prefeitura de Colombo assina convênio com a Pastoral da Criança


WEBMASTER 11 DE SETEMBRO DE 2015

Incentivo ao aleitamento materno e vigilância nutricional estão entre as ações que serão realizadas

Parceria ira beneficiar moradores do município na saúde, nutrição e educação
Parceria ira beneficiar moradores do município na saúde, nutrição e educação
Beti Pavin e representantes da Pastoral da Criança durante assinatura do convênio
Beti Pavin e representantes da Pastoral da Criança durante assinatura do convênio
Uma união que visa a realização de ações básicas de saúde, nutrição e educação foi firmada entre a Prefeitura de Colombo e a Pastoral da Criança. O convênio assinado com a instituição estabelece ações que serão realizadas nas comunidades mais vulneráveis do município.
Durante a assinatura do convênio, a prefeita Beti Pavin ressaltou a importância do momento. “A Pastoral da Criança é reconhecida pelo trabalho que desenvolve e é com muita satisfação que firmamos essa parceria que tanto irá beneficiar a nossa população”, afirmou.
Entre as ações previstas pelo convênio está o apoio integral à gestante com orientação e acompanhamento da nutrição, o incentivo ao aleitamento materno, vigilância nutricional, visitas domiciliares, educação alimentar, estimulação a vacinação de rotina e a prevenção de doenças respiratórias.
“Essa parceria vem de encontro com o trabalho que já realizamos no município, que é o de dar assistência a comunidade. Esta união possibilita a ampliação da prestação desses serviços”, afirma a secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza.
O convênio tem prazo de um ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. A assinatura foi realizada no Centro Comunitário Vila Adriana e também contou com a presença do Pároco da Paróquia Santa Terezinha de Lisieux, Padre Jeferson.
Sobre a Pastoral da Criança
Presente em 4.066 município e em outros 20 países da América, África e Ásia. A Pastoral da Criança, fundada em 1983, no interior do Paraná, tem como objetivo atender às crianças carentes desde o momento da gestação até os seis anos de idade, zelando por uma existência qualitativa e pelo progresso pessoal de cada uma.
As famílias também são assistidas em suas necessidades, na melhoria de suas condições, na compreensão de seus direitos e obrigações, na erradicação da violência dentro do lar.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Moradora de SC escreve com papel de cabeça para baixo; veja vídeo


Atendente de Brusque diz assustar lojistas quando preenche cheques.
Segundo neurologista, ela pode ter adquirido habilidade por ser canhota.

Do G1 SC
Sempre que Giordana Cardoso Ferreira, de 24 anos, vai preencher um cheque, alguém se desespera do outro lado do balcão. Ela vira o talão de ponta-cabeça e começa a escrever. “Dá aquele choque na pessoa: ‘Tu vai preencher errado!’. Aí eu falo, é que eu escrevo assim!”, conta aos risos a jovem, que trabalha como atendente e é moradora de Brusque, no Vale do Itajaí.(veja vídeo)
A habilidade de escrever com o papel virado de cabeça para baixo começou naturalmente, ainda na infância, lembra Maria do Socorro, mãe de Giordana. “Desde criança ela escreve assim. Achava bonitinho. Até hoje eu acho engraçado como ela escreve, as pessoas ficam admiradas. Mas para mim já é normal”, diz a mãe.
Letra de Giordana é legível, apesar do jeito inusitado de escrever (Foto: Reprodução/RBSTV)Letra de Giordana é legível, apesar do jeito inusitado
de escrever (Foto: Reprodução/RBSTV)
A caligrafia é legível, e quem vê não diria que as letras foram escritas de ponta-cabeça. “Sempre gostei de escrever. Como todo mundo entende o que eu escrevo, nunca achei tão diferente”, conta Giordana.
Canhota, ela diz que escrever da maneira convencional é complicado depois de tantos anos. “Até consigo escrever. Mas demoro um minuto para fazer meu nome. Com a página virada, em menos de um segundo tá feita”, exagera a jovem.
Habilidade adquirida
De acordo com o neurologista João Felipe de Oliveira, que analisou as imagens de Giordana escrevendo, trata-se de uma habilidade adquirida até mesmo involuntariamente. Uma das hipóteses, segundo o médico, pode estar no fato de Giordana escrever com a mão esquerda.
Ao escrever de cabeça para baixo, segundo Oliveira, a jovem evita problemas típicos dos canhotos, como borrar com a mão o que acabou de ser escrito. “Assim, ela fica na mesma posição de um destro”, explica o médico.
“Ela mantém a capacidade de escrita, não tem um distúrbio neurológico específico”, diz o neurologista. Ela diz que a habilidade se assemelha à de pessoas que leem na posição invertida. “A leitura de ponta-cabeça, por mais que haja esforço no início, com treinamento também pode se tornar fluente”, afirma o médico.

Motorista fica preso em cinto e morre afogado após carro cair em rio


Segundo os bombeiros, chovia forte no momento do acidente em Jundiaí.
Outro passageiro que estava no veículo saiu sem ferimentos; veja vídeo.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Um homem morreu depois que o carro em que ele estava cair em um rio, na madrugada desta sexta-feira (11), em Jundiaí (SP). De acordo com a Polícia Militar, a vítima dirigia pela Avenida Luiz Latorre quando perdeu o controle do veículo e caiu no rio. Não há informações sobre o que teria provocado o acidente. Imagens enviadas pelo WhatsApp da TV TEM mostram o carro com as rodas para cima, encoberto pela água.. (Veja o vídeo acima)
saiba mais

Além do motorista, havia outra pessoa dentro do automóvel, que conseguiu escapar sem ferimentos. Ainda segundo a polícia, chovia no momento do acidente e, como a correnteza estava forte, o carro foi levado.
O motorista foi encontrado já sem vida dentro do carro, preso ao cinto de segurança.
As causas do acidente serão investigadas.
Motorista morreu após carro cair em rio em Jundiaí (Foto: Daiane Vanessa da Cruz/ Arquivo Pessoal)Motorista morreu após carro cair em rio em Jundiaí (Foto: Daiane Vanessa da Cruz/ Arquivo Pessoal)