Técnicos da prefeitura e empreendedores de Colombo visitam município vizinho


WEBMASTER 14 DE SETEMBRO DE 2015

A ação visa conhecer o turismo rural de São José dos Pinhais, analisar as potencialidades do setor e trocar experiências

Técnicos da prefeitura e um grupo de proprietários de empreendimentos turísticos do município participaram de uma visita a São José dos Pinhais
Técnicos da prefeitura e um grupo de proprietários de empreendimentos turísticos do município participaram de uma visita a São José dos Pinhais
O grupo com 26 pessoas percorreram os empreendimentos e puderam visualizar a forma de trabalho e organização dos empreendimentos
O grupo com 26 pessoas percorreram os empreendimentos e puderam visualizar a forma de trabalho e organização dos empreendimentos
O roteiro incluiu o Circuito Rural Taquaral, Caminho do Vinho e Caminhos da Colônia
O roteiro incluiu o Circuito Rural Taquaral, Caminho do Vinho e Caminhos da Colônia
Conhecer os empreendimentos do roteiro de turismo rural de São José dos Pinhais, analisar as potencialidades do setor, e trocar experiência sobre as atividades desenvolvidas na região estão entre os principais objetivos da visita técnica realizada, na última quarta-feira, 9. O roteiro incluiu o Circuito Rural Taquaral, Caminho do Vinho e Caminhos da Colônia.
Com o apoio da Prefeitura de Colombo, técnicos do município, incluindo o departamento de Turismo e as secretarias de Meio Ambiente e Agricultura e Abastecimento e um grupo de proprietários de empreendimentos turísticos do município participaram de uma visita a São José dos Pinhais. A proposta da missão técnica é conhecer alguns empreendimentos dos três roteiros de turismo rural.
Segundo o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antonio Milgioransa o resultado da visita foi positivo. “Esse trabalho nos permitiu identificar as atribuições das associações, suas dificuldades, seus projetos e eventos. Além disso, foi possível aos empreendedores de Colombo visualizar novas propostas de trabalho, formas de se organizarem coletivamente e os benefícios desta ação,” afirmou.
O grupo com 26 pessoas percorreram os empreendimentos e puderam visualizar a forma de trabalho e organização dos empreendimentos. A atividade teve início no Circuito Rural Taquaral – incluindo o Restaurante Dom Ernani e da Vinícola Zanchetta.
Logo após, conheceram o Caminho do Vinho onde está localizada a Cantina Della Mamma e a Vinícola Dom Roberto, onde a família desenvolve tanto o vinho quanto bolachas, compotas e geleias, em uma pequena agroindústria inteiramente regulamentada pelos órgãos competentes.
A propriedade de agricultura familiar e turismo pedagógico Rancho, Caminho das Águas na Colônia Murici também estava no roteiro. E, por fim, o grupo conheceu a Ledoski Artes, uma casa histórica onde funciona um ponto de comercialização de artesanato local.

Filme Brava Gente Italiana estreia no dia 17 em Colombo


WEBMASTER 11 DE SETEMBRO DE 2015

O documentário que conta a saga dos imigrantes italianos no Brasil será lançado em Colombo, nesta quinta-feira, 17

Colombo foi cenário de várias cenas do filme “Brava Gente Italiana”, que estreia nesta quinta-feira, 17, às 19h30, no auditório da Paróquia Nossa Senhora do Rosário – anexo a Igreja Matriz, e será aberto ao público. O longa metragem de Sergio Sbragia e produzido por Carlos Moletta – contou com o apoio técnico da prefeitura de Colombo, através do departamento de Cultura.
Em 2012, iniciaram-se as gravações em Colombo, nos meses de fevereiro – mês de colheita da uva no município – e novembro, mostrando a vida dos descentes de italianos da região. Entre os personagens estão as Famílias Strapasson, Gasparin, Bobato, Lunardon, Mottin, Baggio, Bordignon, Alberti, Busato, Gabardo, Toniolo, Bonato, D`Agostin, entre outras. Nessa mesma época, além de Colombo, foram colhidas imagens em Curitiba e São José dos Pinhais.
As gravações foram feitas em partes internas e externas do município, além de contar com o cenário das belas paisagens, cantinas de vinho e principalmente a cultura retratada no modo de falar, na gastronomia e na arquitetura deixada pelos imigrantes italianos – que tornam o filme um documentário emocionante e único.
Sobre o filme
O filme mostra a vida dos descendentes dos imigrantes italianos no Brasil, principalmente aqueles que vieram ainda no século XIX. E retrata a história de 200 famílias que partiram da região de Vêneto, no norte da Itália, dirigidas pelo padre Ângelo Cavalli, e que mais tarde vieram a fundar a cidade de Colombo, cujo nome, inicialmente, era Alfredo Chaves. O projeto do filme documentário nasceu do livro da escritora ítalo-brasileira Susete Moletta, que atualmente reside em Bassano del Grappa, na Província de Vicenza, na Itália.
A equipe de “Brava Gente Italiana” é composta pelo diretor carioca Sérgio Sbragia, o fotógrafo André Luis da Cunha, o técnico de som Marcos Manna e a assistente Tanise Marchesan. Além de Colombo, as gravações forma realizadas no Rio Grande do Sul, nas cidades de Garibaldi, Carlos Barbosa e Caxias do Sul e, no mês de maio, foram realizadas filmagens também na Itália, na região de Bassano del Grappa, na região do Vêneto.
Carlos Moletta decidiu realizar o documentário após conhecer, na Itália, a região de origem de seus antepassados, e tomar contato com o livro da sua prima, Susete Moletta, lançado em março de 2007 em Curitiba, “Da Itália para o Brasil – O Casal da Capelinha da Água Verde”.
Serviço:
Filme Brava Gente Italiana
Sessão em Colombo
Dia: 17 de setembro (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: Auditório da Paróquia Nossa Senhora do Rosário
(ao lado da Igreja Matriz – Salão Superior) Centro – Colombo
Sessão Especial para convidados em Curitiba
Dia: 18 de setembro (sexta-feira)
Horário: 20h30
Local: Espaço Itaú de Cinema – Sala 3
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Novo programa de incentivo à separação do lixo entrará em ação no dia 15


WEBMASTER 14 DE SETEMBRO DE 2015

O Coleta Verde é um programa desenvolvido para conscientizar a população sobre a necessidade de conservação dos recursos naturais

As atividades do Programa Coleta Verde acontecerão a partir do dia 15 de setembro, às 14h – essa será a primeira vez que o programa entrará em ação no município. O principal objetivo do programa é conscientizar a população sobre a necessidade de conservação dos recursos naturais. O programa é desenvolvido pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria da Agricultura e Abastecimento e com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente.
Além do benefício ambiental, o programa também visa promover a circulação dos produtos agrícolas do município por meio da troca de hortaliças, legumes e frutas, produzidas pelos agricultores, pelo material reciclável.
O programa será realizado uma vez por mês no município, seguindo o calendário organizado pelo departamento de Abastecimento. Também haverá um dia para a coleta do Material Reciclável e outro dia para a entrega da Sacola Nutritiva.
O Vale Sacola somente poderá ser utilizado no dia estabelecido para a entrega dos produtos. Serão trocados dez quilos de material reciclável por um vale sacola, lembrando que cada um terá direito, de no máximo, dois vales sacola por mês. A sacola será composta por cinco alimentos: hortaliças, legumes e frutas. Os materiais recicláveis aceitos na troca são: lata, plástico, metal, papel, vidro e pneus.
No dia 15 de setembro será realizada nos bairros: Vila Zumbi dos Palmares e da Vila Liberdade a coleta do Material Reciclável e os moradores contarão com dicas sobre como evitar que materiais recicláveis sejam jogados nos rios do município. Além da redução da quantidade de lixo nas ruas e, consequentemente, a melhoria na qualidade de vida e a segurança alimentar e nutricional das famílias participantes. Já no dia 17 de setembro acontecerá a entrega da Sacola Nutritiva.
Entre os recursos naturais mais atingidos pela poluição estão: a água e o solo, além dos animais e dos vegetais. “O intuito é mostrar a população o destino correto do material reciclável, a fim de evitar a poluição da água, o ar e o solo – fazendo mal às plantas e os animais. O lixo também atrair, ratos, moscas, baratas e outros transmissores de doenças. Além de entupir valetas, córregos e rios, provocando enchentes”, destaca o secretário de Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo.
A quantidade de lixo coletada por mês é de aproximadamente 100 toneladas de lixo reciclado e 4.500 toneladas de lixo orgânico. A diferença ocorre devido à separação inadequada do lixo pela população do município. “Infelizmente, isso não é uma questão de falta de educação e sim de hábito dos habitantes e até mesmo cultural. Estamos trabalhando firmes com a educação ambiental, para que se torne rotina à separação do lixo. Sabemos que é algo que leva tempo e nós estamos trabalhando para mudar isso,” ressalta o secretário de Meio Ambiente, Evandro Busato.
Cronograma do 1º Coleta Verde – dia 15 de setembro
– 14h às 14h40
Local: Vila Zumbi dos Palmares
Rua Aleixo Schluga – próxima a Igreja Católica Nossa Senhoria Aparecida
– 15h ás 15h40
Local: Vila Liberdade
Rua João Stanke Baptista – próxima a Academia ao Ar Livre
Data da Entrega dos Produtos – 17 de setembro
– 14h às 14h40
Local: Vila Zumbi dos Palmares
Rua Aleixo Schluga – próxima a Igreja Católica Nossa Senhoria Aparecida
– 15h às 15h40
Local: Vila Liberdade
Rua João Stanke Baptista – próxima a Academia ao Ar Livre
Mais informações em: SEMAA–Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento
Departamento de Abastecimento
R: Pedro Pavin, 1022 – Centro Colombo/PR ou pelo Email: abastecimento@colombo.pr.gov.br.
Fone: 3656-2490
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Edital de Divulgação Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Colombo 15/09/2015



  O Presidente da Câmara Municipal de Colombo, no uso de suas atribuições legais,
  divulga a pauta da Sessão Ordinária
  a ser realizada no dia 15/09/2015 às 16 horas   
  Projeto de Lei do Executivo
  N°:  20         Ano:  2015
  Autor: Executivo Municipal
  Assunto    Estima a Receita e Fixa a Despesa para o Exercício de 2016
  Situação:  Período de Pauta
  Indicação
  N°:  453
  Autor:  Anderson F. da Silva
  Assunto:  Estudos para viabilizar construção de calçada e ciclovia na Rua Marcos Cardoso,
                   entre os bairros São Dimas e Monte Castelo
  Indicação
  N°:  454
  Autor:  Anderson F. da Silva
  Assunto:  Estudos para viabilizar nomeação do(a) coordenador(a) e equipe técnica para a
                   Coordenadoria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial da Secretaria Municipal
                    de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude
  Indicação
  N°:  455
  Autor:  José Aparecido Gotardo (Ratinho)
  Assunto:  Realização de Ação nas Regionais e Prefeitura sede de Colombo envolvendo
                   também as Escolas Municipais e Colégios Estaduais com a finalidade de oferecer
                   agendamento para atendimento Biométrico no Fórum Eleitoral de Colombo. Também
                   sugiro que ofereça esse serviço a população nas realizações do programa "Nosso
                   Bairro".
  Indicação
  N°:  456
  Autor:  Clodoaldo Camargo
  Assunto:  Efetuar a troca de lâmpadas dos postes localizados em frente a Igreja Santa
                   Teresinha até o Supermercado Rio Verde, na Estrada da Ribeira.

 

  Indicação
  N°:  457
  Autor:  Clodoaldo Camargo
  Assunto:  Providenciar a pintura de faixa de pedestres na Rua Jeronimo Alberti, bem como a
                   colocação de placas de sinalização.
  Indicação
  N°:  458
  Autor:  Anderson F. da Silva
  Assunto:  Estudos para realocação do ponto de ônibus do sentido Guaraituba situado próximo
                    à Rua Cosmo Vicente Ruiz Linares para que seja alinhado ao ponto de sentido
                   contrário, do outro lado da Estrada da Ribeira.


  Tribuna Livre: Suzimara do Rocio Brunoro - Assunto: Programa Universidade Aberta do Brasil
  Tribuna Livre: Andiovane Moreira - Assunto:  Clube de Desbravadores

                                           

 Colombo, 14 de setembro de 2015.
 WALDIRLEI BUENO DE OLIVEIRA
 Presidente

Dono da UTC vai depor em ação contra Dilma

Ricardo Pessoa, presidente da construtora UTC
Ricardo Pessoa, presidente da construtora UTC(Valor/Carla Romero/Folhapress)
O empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da UTC Engenharia, deve prestar depoimento até o fim desta semana à Justiça Eleitoral na ação de investigação judicial eleitoral que apura irregularidades na arrecadação da campanha de Dilma Rousseff no ano passado e que pode levar a argumentos que abram caminho para a cassação da petista. Pessoa fechou um acordo de delação premiada e afirmou aos investigadores da Operação Lava Jato que usou dinheiro do petrolão para bancar despesas de 18 políticos, incluindo a campanha à reeleição da presidente Dilma. Segundo o delator, o caixa para a campanha eleitoral da presidente foi abastecida por ele com 7,5 milhões de reais por haver temor de retaliação em contratos com a Petrobras. O depoimento de Ricardo Pessoa chegou a ser agendado para julho, mas ele não prestou esclarecimentos na época. Em despacho encaminhado ao corregedor-geral da Justiça Eleitoral, João Otávio de Noronha, o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que não precisava autorizar a convocação do empreiteiro e que ele, como testemunha, tem o direito de permanecer em silêncio para não se autoinciminar. "A homologação de colaboração premiada não inibe a convocação de testemunha por outro órgão judiciário de investigação, nem a condiciona a prévia autorização do juízo que homologa, sem prejuízo, evidentemente, do exercício do direito de não se autoincriminar, se for o caso", declarou. (Laryssa Borges, de Brasília)

Governo anuncia volta da CPMF para cobrir rombo da Previdência


Joaquim Levy calcula R$ 32 bilhões a mais em impostos e diz que ele 'não deve durar mais do que quatro anos'

REDAÇÃO ÉPOCA
14/09/2015 - 18h31 - Atualizado 14/09/2015 18h46
Assine já!
Joaquim Levy, ministro da Fazenda, anuncia recriação da CPMF (Foto: AP)
Após apresentar R$ 26 bilhões em cortes orçamentários para 2016, os ministros Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa(Planejamento) anunciaram a recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). A alíquota é de 0,2% e deve gerar R$ 32 bilhões para que o governo cubra o rombo da Previdência Social, informou O Globo nesta segunda-feira (14). O objetivo do governo é que o imposto "não dure mais do que quatro anos".
 "Foi considerado que, diante de todas as alternativas de tributo, aCPMF traria menor distorção à economia, menor impacto inflacionário, seria o mais distribuído. Incide tanto às atividades de lazer quanto à atividade produtiva. Estamos pagando dois milésimos do valor que você vai comprar. Você vai comprar um ingresso para o cinema com o cartão e teria dois milésimos entrando para ajudar a cobrir o rombo da Previdência. É provisório", disse Levy.
A presidente Dilma Rousseff já havia decidido ressuscitar a CPMFem agosto, mas recuou após o Congresso reagiu negativamente à ideia.

Com traumatismo, delegada que caiu de prédio em Salvador vai para a UTI


Sandra Kaline Vieira Lima passou por cirurgia e estado de saúde é estável.
Vítima tem 40 anos e está lotada na Corregedoria; Polícia apura acidente.

Do G1 BA
Delegada fica ferida após cair de edifício na Paralela, em Salvador (Foto: Reprodução/TV Bahia)Delegada fica ferida após cair de edifício na Paralela, em Salvador (Foto: Reprodução/TV Bahia)
A delegada da Polícia Civil que sofreu traumatismo craniano após cair do terceiro andar de um prédio residencial na Avenida ACM, em Salvador, passou por cirurgia e foi levada para a UTI do Hospital Geral do Estado (HGE), de acordo com informações da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). O estado de saúde é considerado estável.
Sandra Kaline Vieira Lima tem 40 anos e despencou do edifício na manhã desta segunda-feira (14). Não há informações sobre a causa da queda. A polícia investiga a hipótese de acidente. A vítima trajava roupa de academia no momento da queda.
A equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi encaminhada ao local e não encontrou vestígios de arrombamento no apartamento, que fica no residencial Tribeca, que fica dentro do condomínio Manhattan Square.
A vítima mora sozinha no local. Lima trabalha há 15 anos na corporação e atua há três anos na Corregedoria da Polícia Civil, em Salvador.

Bandidos tentam assaltar em viaduto e motorista atropela ladrão; veja vídeo


Imagens mostra ação no Complexo Sacomã, em Heliópolis, Zona Sul de SP.
Após ser atropelado, suspeito se esconde com os comparsas.

Do G1 São Paulo
Uma câmera de segurança gravou outra tentativa de assalto em um dos viadutos do Complexo Sacomã, na região de Heliópolis, na Zona Sul de São Paulo. Um grupo de três assaltantes invadiu a pista durante a noite e tentaram render um motorista que passava pelo local. O motorista acelerou o carro e atropelou um dos suspeitos.(assista a vídeos)
O vídeo mostra que os bandidos deram ordem para o motorista parar: “Para! Para! Para!”. Em seguida, é possível ouvir o barulho provocado pelo choque do carro atropelando o assaltante. Os outros dois ladrões correm para ajudar o comparsa. Os três se escondem atrás das muretas para tentar surpreender outro motorista.
O viaduto liga a Rodovia Anchieta à Avenida das Juntas Provisórias.
Motorista não parou e atropelou um dos assaltantes no viaduto em Heliópolis (Foto: TV Globo/Reprodução)Motorista não parou e atropelou um dos assaltantes no viaduto em Heliópolis (Foto: TV Globo/Reprodução)
O delegado Estevan de Castro, do distrito policial da região, disse ao SPTV que, provavelmente, o vídeo foi gravado no fim de semana, só que nenhum boletim de ocorrência foi registrado na delegacia.
Os policiais chegaram a procurar pelo bandido nos hospitais da região, mas ninguém deu entrada por atropelamento.
Assaltos na região
Há duas semanas o G1 mostrou um assalto sofrido por um motorista na mesma região.
O vídeo acima mostra o assalto sofrido por um motorista no acesso à Avenida Almirante Delamare, na região de Heliópolis, na Zona Sul de São Paulo. O carro é parado por uma dupla de assaltantes armados que rendem o motorista e fazem ele entregar relógio, celular e a carteira da passageira. Toda a ação foi registrada por uma câmera que o motorista instalou junto ao espelho retrovisor do parabrisa. O video foi enviado pelo internauta, vítima do assalto, pela ferramenta colaborativa VC no G1.
O motorista, que pediu para não se identificar por razões de segurança, disse ao G1 que os assaltos são frequentes na região. "Já teve recentemente reportagem no SPTV sobre isso, mas a gente não vê policiamento ali durante a noite e a madrugada, só de dia", afirma.
Em março, o SPTV mostrou que os assaltos são frequentes no acesso da Avenida Tancredo Neves para a Avenida Almirante Delamare, que liga São Paulo a São Caetano do Sul, no ABC. "Continua a mesma coisa. Eu acabei esquecendo e entrei ali, tinha um caminhão na minha frente e tive de reduzir a velocidade, assim ficou fácil para os bandidos praticarem o assalto", afirmou a vítima.

Outro lado
Por meio de nota, a Polícia Militar informa que "a região é objeto de constante atenção do policiamento ostensivo realizado pelo efetivo do 46º Batalhão, por meio do emprego de equipes do radiopatrulhamento e por motos que são distribuídas em horários e locais previamente escolhidos em virtude da análise dos índices criminais".

Ainda de acordo com a PM, "como resultado dessas ações preventivas na região (correspondente à 1ª Companhia), somente nos setes primeiros meses deste ano, a Polícia Militar prendeu 473 pessoas, recuperou 452 veículos e apreendeu 31 armas de fogo. Os roubos de veículos tiveram queda de 31,6% na região no período, na comparação com 2014. Os roubos gerais também registraram redução de 16,5%".
MARÇO/2015: Veja abaixo reportagem mostraram em março deste ano sobre os assaltos na Av. Almirante Delamare:
MARÇO/2013: Veja abaixo reportagem exibida em março de 2013 sobre assaltos na Av. Almirante Delamare: