Sergio Souza enfrentará Requião na Convenção Estadual do PMDB


Em discurso na tribuna do Senado, senador Sérgio de Souza (PMDB-PR)
Neste momento, o grupo dissidente do PMDB do Paraná está reunido em Curitiba e decidiu lançar o deputado federal Sérgio Souza como candidato a presidente estadual do partido na convenção do próximo 31 de outubro. O grupo “Esperança e Mudança” espera contar com o apoio de mais de 200 lideranças, entre deputados, prefeitos, vereadores para o registro da chapa “PMDB para Todos”.
Hoje à tarde, às 15h, Sergio Souza vai conversar com os deputados estaduais na Assembleia Legislativa e na terça-feira, 6, se reúne com a bancada do partido na Câmara dos Deputados. “Sérgio Souza será coordenador desta chapa, a PMDB para Todos”, diz o ex-governador Orlando Pessuti.
A indicação de Souza é a resposta do grupo ao que considera tentativa de expulsão de Pessuti do PMDB pelo grupo do senador Roberto Requião. “Já vencemos a última eleição do diretório estadual e vamos vencer de novo”, disse Pessuti.
– Foto: Luis Alves/Agência Senado.

Há um ano, Richa foi reeleito e agora diz que o Paraná vai ‘pisar no acelerador’ em 2016


unnamed
Há exato um ano, Beto Richa (PSDB) foi reeleito governador do Paraná no primeiro turno, derrotando duas forças políticas: o senador Roberto Requião (PMDB), que teve 27,56% dos votos e a senadora Gleisi Hoffmann (PT) com outros 14,87%. Richa fez 3.301.322 votos e em dezembro de 2014 começou ajustar as contas do Estado e em abril de 2015, ampliou o pacote fiscal, o que comprometeu a imagem do seu governo.
Passado um da vitória e cinco meses do turbulento episódio de 29 de abril, o governo de Beto Richa virou exemplo para outros estados que começam agora a tomar as mesmas medidas implantadas no Paraná.
Diferente de outros governadores, Richa consegue pagar o funcionalismo em dia, vai antecipar o 13º salário dos servidores, vai zerar os débitos juntos aos fornecedores até dezembro, criou um fundo de combate à pobreza com R$ 1,2 bilhão para os próximos três anos e projeta um investimento de R$ 6,8 bilhões para 2016.
“Com as medidas de ajuste fiscal que promovemos no Paraná, eu posso garantir, com certeza absoluta, que temos a melhor situação financeira e fiscal do Brasil”, disse Beto Richa em entrevista a um programa de rádio.
Richa adiantou ainda que o Estado vai entrar 2016 “pisando no acelerador” enquanto os demais estados “estão pisando no freio”. “Vamos ter boas notícias em todas áreas. Encaminhei para a Assembleia Legislativa o orçamento para 2016, ampliando os investimentos em todas as áreas”.

Edital de Divulgação Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Colombo 06/10/2015




  O Presidente da Câmara Municipal de Colombo, no uso de suas atribuições legais,
  divulga a pauta da Sessão Ordinária
  a ser realizada no dia 06/10/2015 às 16 horas     


  Projeto de Lei do Executivo
  N°:  21         Ano:  2015
  Autor: Executivo Municipal
  Assunto    Autoriza a desafetação, para fins de alienação a título de investidura, do bem
                    público municipal que especifica e dá outras providências
  Situação: 1ª Votação


  4 (quatro) Emendas Substitutivas ao Projeto de Lei do Executivo n° 22/2015
  Autor: Anderson Ferreira da Silva

  2 (duas) Emendas Aditivas ao Projeto de Lei do Executivo n° 22/2015
  Autor: Anderson Ferreira da Silva

  1 (uma) Emenda Supressiva ao Projeto de Lei do Executivo n° 22/2015
  Autor: Anderson Ferreira da Silva


  Indicação
  N°:  469
  Autor:  Anderson F. da Silva
  Assunto:  Estudos para realização de desobstrução e readequação das galerias pluviais,
                   para solucionar problemas cotidianos de enchentes na Rua Antonina, no trecho
                   entre as ruas Paranaguá e Pedro do Rosário, no bairro Paloma
  Indicação
  N°:  472
  Autor:  Alan Henrique da Silva
  Assunto:  Viabilizar a construção uma travessia elevada no numero 28 na Rua Antônio Chemin,
                   onde alunos e demais pessoas do Instituto Federal fazem a travessia.
  Indicação
  N°:  473
  Autor:  Clodoaldo Camargo
  Assunto:  Estudos para a criação de uma linha de ônibus seguindo o seguinte itinerário:
                   Saída do terminal do Maracanã - passando pelo bairro Rio Verde - Rua da Pedreira -
                    Avenida São Gabriel e entra na Rua André Nadolny, virando logo após na Rua
                   Araguia indo até a Rua Xingu, seguindo logo após pela Avenida Santos Dumont,
                   chegando ao destino final que é a Sede do Município
  Indicação
  N°:  474
  Autor:  Nivaldo Paris
  Assunto:  Solicita que seja realizada a coleta seletiva do lixo na Rua São Joaquim, nº 67.
  Indicação
  N°:  475
  Autor:  Nivaldo Paris
  Assunto:  Solicita que seja realizada a coleta seletiva na Rua Milani.

  Indicação
  N°:  476
  Autor:  Waldirlei Bueno de Oliveira
  Assunto:  Viabilizar construção de calçadas para pedestres na Rua Milton Tosin ao lado da
                   Escola Municipal Elvira Nodari Alberti.
  Indicação
  N°:  477
  Autor:  Waldirlei Bueno de Oliveira
  Assunto:  Viabilizar conserto de manilhas de esgoto na Rua Milton Tosin em frente a Escola
                   Municipal Elvira Nodari Alberti
  Indicação
  N°:  478
  Autor:  Sidinei Campos
  Assunto:  Viabilizar a extensão da rede de esgoto na Rua Francisco Rodrigues.


  Tribuna Livre: Dra. Virginia Aparecida Mariani Diretora Geral da Faculdade Educacional
  de Colombo FAEC. Assunto: FAEC e suas parcerias

ABC Vida usa a Tribuna da Câmara de Colombo e participa de sessão



            
Clique na foto para ampliar
Clique na imagem para ampliar

A Associação Beneficente Curitibana – ABC Vidaparticipou na sessão do dia 29 de setembro e fez uso da Tribuna Livre para explanar sobre seus projetos sociais em Curitiba e Região Metropolitana.
A Coordenadora de Projetos, Cássia Tavares, falou sobre o programa de Aprendizagem da instituição que é reconhecido localmente e nacionalmente, sendo recomendado às empresas contratantes pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT), Ministério Público do Trabalho (MPT), entre outras. O programa oferece cursos nas áreas de mecânica industrial, auxiliar administrativo, auxiliar de operador de CNC, Agentes de Micro Crédito, telemática, esporte e recreação distribuídos em mais de 18 turmas. A equipe deste projeto atende Curitiba e Região metropolitana, e supervisiona programas similares em Londrina, Maringá e Ponta Grossa.
“As aulas que atendem a Curitiba e Região Metropolitana ocorrem dentro das instalações da Igreja Batista do Bacacheri que disponibiliza para os assistidos um ambiente adequado, limpo, ventilado e equipados com 4 laboratórios de informática, rede wi-fi e multimídia. O contrato de trabalho especial de aprendiz é celebrado com 100% de nossos assistidos, que passam a receber salário desde o primeiro dia de ingresso no programa, e 50% dos que concluem o programa são efetivados pelas empresas contratantes, passando a possuir um contrato de trabalho por tempo indeterminado”, explicou a Coordenadora.
O presidente da Casa, vereador professor Waldirlei, agradeceu a presença e parabenizou a instituição e seus colabores pelos trabalhos que desenvolvem.

Bombeiros são homenageados pela Câmara de Colombo



            
Clique na foto para ampliar
Clique na imagem para ampliar

 
O 7° Grupamento de Bombeiros participou da sessão ordinária realizada no dia 29 de setembro, e fez uso da Tribuna Livre na qual teve a oportunidade de esclarecer sobre as atividades do Corpo de Bombeiros no Município e as melhorias que obteve ao longo dos últimos anos.
A Prefeitura Municipal de Colombo tem prestado um apoio essencial na aquisição e manutenção de viaturas, obtenção de equipamentos e na manutenção das instalações, proporcionando assim um melhor atendimento para a população do município.
O presidente da Câmara vereador Waldirley Bueno prestou em nome de todos os vereadores, homenagens e congratulações ao Ten Cel Ricardo Silva, também ao Cap Murilo Cezar Nascimento, Ten Nikolas Kaneko Leal, soldados Wester Fernando Betti, Danilo Gonzaga de Moura e ao Agente da Defesa Civil David Verdan da Silva Junior.
O Ten Cel Ricardo, Comandante do 7° Grupamento de Bombeiros, agradeceu e homenageou a Prefeita municipal de Colombo Beti Pavin, por todo o apoio e confiança demonstrado ao Corpo de Bombeiros em todas as suas ações.

Agora quem manda no Brasil é o Lula


Ao abrir mão de ministros mais próximos e dar quase tudo ao PMDB, Dilma se apaga – e a influência do antecessor brilha como no começo do governo

LEANDRO LOYOLA COM RICARDO DELLA COLETTA
05/10/2015 - 08h00 - Atualizado 05/10/2015 08h00
Pouco antes de viajar para os Estados Unidos, há duas semanas, a presidente Dilma Rousseff recebeu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para uma conversa reservada no Palácio da Alvorada. O principal tema era a necessidade de Dilma mudar completamente o governo para enfrentar a crise econômica e política. Lula pegou pesado na defesa de seus pontos de vista. Disse que havia apoiado Dilma para dar continuidade a seu projeto e ela estragara tudo. Dilma chegou perto de chorar. “Você escuta, mas não ouve”, disse Lula, em uma repetição da frase que tem dito há meses a ela e a aliados que o procuram para reclamar da presidente. Não foi a primeira conversa dura entre os dois. Em outras ocasiões, Dilma e Lula discordaram radicalmente, gritaram um com o outro e bateram as mãos na mesa. Antes, no entanto, Dilma escutava, mas não ouvia, ou seja, não mudava nada em sua conduta. Desta vez, no entanto, foi diferente. Sem popularidade, sem votos no Congresso e sem ordem na economia,Dilma teve de ceder.
>>

Após a volta de Dilma de Nova York, Lula passou a desenhar com ela as trocas no ministério. Foram pelo menos mais duas conversas até chegar ao quadro final. Lula acertou com Dilma o aumento do espaço do PMDB, que agora tem sete ministérios; as fusões que cortaram oito ministérios, como Dilma queria; a oficialização da entrega da articulação política ao petista Ricardo Berzoini; o afastamento de Miguel Rossetto da Secretaria-Geral da Presidência, no Palácio do Planalto, para o Ministério da Previdência; e o passo decisivo e mais perseguido por Lula, a saída de Aloizio Mercadante da Casa Civil para a entrada de Jaques Wagner. “Quero enfatizar que a fusão de alguns ministérios tem um objetivo que é fortalecer e dar maior eficiência às políticas públicas”, diz Dilma ao anunciar seu novo ministério. Dilmabusca, com a barganha de ministérios com o PMDB, ganhar poder para governar. Há dúvidas sobre se isso ocorrerá. Os auxiliares mais ligados a Dilma – Mercadante e Rossetto – foram afastados e substituídos por gente da confiança de LulaLula poderá direcionar o governo de modo a construir sua candidatura à Presidência em 2018, coisa que já anunciou. Lula fará o que mais gosta, e sabe fazer, à custa de Dilma.

Lula e Jaques Wagner  (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)
Na semana passada, Lula conversou com Dilma na véspera do anúncio da reforma ministerial. Esteve no Palácio da Alvorada e participou com ela do almoço com ministros petistas mais próximos e com o presidente do partido, Rui Falcão. Foi Lula quem conduziu o processo de negociação da reforma, inclusive a escolha dos nomes do PT para os outros ministérios. Há meses ele insistia, em especial, na troca de Mercadante. No início da semana passada, a bancada de senadores do PT pediu o afastamento de Mercadante – assim como os deputados haviam feito na semana anterior. Mercadante não tinha mais sustentação. Ponto para Lula, que sempre quis substituí-lo por Jaques Wagner, ex-ministro da Defesa, como forma de estabelecer um diálogo mais amigável com o Congresso. Dilma sempre resistiu. Identifica-se com Mercadante. Além do mais, abrir mão de alguém de sua confiança no principal cargo do ministério por alguém tão próximo a Lula era sinal de enfraquecimento. Agora, é uma prova.

Após a eleição do ano passado, Dilma julgava-se mais poderosa. Passou mais de dois meses sem conversar com Lula. Quando voltaram a se falar, por força das circunstâncias negativas, o papo não foi bom. Dilma e Lula conversaram a sós no Palácio da Alvorada, em 11 de março. De fora da sala, alguns puderam ouvir gritos e tapas na mesa. “Você atrapalha o meu governo com os seus vazamentos!”, disse Dilma. “Você é incompetente!”, disseLula. Era o início da crise do governo com o PMDB. Na residência oficial do presidente do Senado, Renan Calheiros, Lula falara o que o PMDB queria ouvir: criticou o governo e sua postura de isolar o aliado – ideia de Dilma e de Mercadante. 

A ampliação do espaço do PMDB é um sinal claro da influência deLula e da capitulação de Dilma diante da emergência de obter apoio na Câmara para evitar o pior, se é que ainda há tempo para isso. O protagonismo de Lula, menos explícito nos últimos anos e mais explícito na semana passada, desmoraliza Dilma. Nunca um presidente da República foi assim controlado por seu antecessor. Em Lula, ao contrário de Dilma, o Congresso enxerga poder.


Houve um tempo, longínquo, em que Dilma tinha poder. Havia até uma personagem com seu nome. Sua turma no Palácio do Planalto tratou logo de cooptar a Dilma Bolada, criada pelo publicitário Jeferson Monteiro. Mediante um cachê de R$ 20 mil mensais, Dilma Bolada virou arma de marketing político, junto com robôs e perfis falsos, para defender Dilma Rousseff e atacar seus adversários com piadas. Contudo, até esse naco de poder o mau humor da crise derrubou. Na semana passada, Monteiro anunciou que sua Dilma digital está bolada com a real: Dilma Bolada não apoia mais Dilma Rousseff. “Afinal, para ela, só importa o apoio do PMDB e de parte do empresariado para que ela se mantenha lá onde está. Trocou o Governo pelo cargo. Não é o Governo que eu e mais de 54 milhões de brasileiros elegemos”, disse a Bolada sobre a Rousseff. “Você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão.” É, não tem outro jeito. Dilma tinha mesmo de chamar o Lula.

Escola participante da Ecogincana recebe visita da prefeita


WEBMASTER 5 DE OUTUBRO DE 2015

Durante o encontro os alunos apresentaram uma peça de teatro e entregaram um ofício com solicitações de melhoria para o bairro

A Escola Municipal Elvira Nodari Alberti realizou uma sessão solene a fim de apresentar os trabalhos realizados pelos alunos, pais e professores em prol do meio ambiente
A Escola Municipal Elvira Nodari Alberti realizou uma sessão solene a fim de apresentar os trabalhos realizados pelos alunos, pais e professores em prol do meio ambiente
Durante o evento, os alunos apresentaram uma peça de teatro envolvendo temas relacionados à preservação do meio ambiente
Durante o evento, os alunos apresentaram uma peça de teatro envolvendo temas relacionados à preservação do meio ambiente
A Escola Municipal Elvira Nodari Alberti, localizada no bairro Jardim Arapongas, realizou nesta quinta-feira, 01, uma sessão solene a fim de apresentar os trabalhos realizados pelos alunos, pais e professores em prol do meio ambiente. A ação faz parte das atividades desenvolvidas pela 1ª Ecogincana – promovida pela Prefeitura de Colombo, por meio da secretaria de Meio Ambiente.
“Foi uma satisfação participar deste evento e encontrar tantas crianças preocupadas com o meio ambiente, com os recursos naturais e também com o bairro. A nossa administração tem se empenhado muito para ajudar nestas questões ambientais. Em breve, vamos inaugurar o Parque Municipal no Roça Grande, um local destinado preservação ambiental e também ao lazer e a prática de exercícios físicos”, destaca a prefeita Beti Pavin.
Na ocasião, os alunos apresentaram peças de teatro envolvendo temas relacionados à preservação do meio ambiente, bem como a preservação da água, importância em separar e reciclar o lixo e alimentação saudável. A direção da escola também aproveitou o momento para entregar a Prefeita de Colombo, Beti Pavin um protocolo, com solicitações de melhorias para o bairro Jardim Arapongas.
“Eventos como esses são importantes para a escola, e principalmente, para nossos alunos e professores que se dedicam aos projetos e atividades. É uma maneira de incentivo e uma oportunidade de mostrar o que está sendo feito pelos nossos alunos”, explica a diretora da Escola Municipal Elvira Nodari Alberti, Maria da Gloria Fernandes Souza.
Sobre a Ecogincana
A Ecogincana está sendo realizada em 15 escolas municipais, envolvendo mais de seis mil alunos. A ação que teve início no dia 08 de setembro – será encerrada no dia 09 de outubro.
A atividade visa promover práticas que desenvolvam a conscientização ambiental, qualidade de vida e a cidadania, além de integrar a comunidade escolar das equipes participantes, por meio de atividades socioambientais e culturais, promovendo a socialização, colaboração e competição saudável em prol do Meio Ambiente.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: Ilson de Jesus/Divulgação

Colombo realiza série de atividades em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental


WEBMASTER 5 DE OUTUBRO DE 2015

Ações visam a conscientização da população em relação aos transtornos mentais; programação segue durante toda a semana

Atividades objetivam a conscientização da população com relação à saúde mental
Atividades objetivam a conscientização da população com relação à saúde mental
Palestra abre as comemorações em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental
Palestra abre as comemorações em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental
Equipe do CAPS TM durante palestra, que teve como tema Saúde e Bem Estar
Equipe do CAPS TM durante palestra, que teve como tema Saúde e Bem Estar
No dia 10 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Saúde Mental. Em alusão a esta data, a Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Saúde, realiza durante toda a semana uma série de atividades voltada aos pacientes, familiares e moradores do município.
“É preciso mudar a maneira como a sociedade enxerga os pacientes que sofrem com transtornos mentais, por isso a importância desta data. Que este momento de reflexão não fique restrito a este dia”, afirma o secretário de Saúde, Fernando Aguilera.
Uma palestra realizada nesta segunda-feira, (05), com o tema Saúde e Bem Estar abriu a programação do evento, que segue durante a semana com a realização de um picnic no Parque Atuba, na terça-feira, (06), e uma sessão de cinema para a exibição de um filme com o tema de Saúde Mental na quinta-feira, (08).
Além de celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental, a ação tem como objetivo a conscientização da população sobre o tema. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) a estimativa é de que no Brasil, 23 milhões de pessoas sofram com transtornos mentais, sendo pelo menos 5 milhões em níveis de moderado a grave. Mesmo com números tão expressivos o preconceito ainda é uma das grandes barreiras enfrentadas pelos pacientes. “É fundamental que a sociedade saiba lidar com essas pessoas, pois o preconceito pode causar o isolamento dos pacientes, o que intensifica os sintomas”, explica a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial – Transtornos Mentais (CAPS – TM), Suzete Ferreira dos Santos.
Ainda segundo a coordenadora do CAPS TM, a programação é aberta aos familiares e moradores pois a informação é uma ferramenta na hora de diagnosticar a doença. “A demora em identificar os sintomas pode ser prejudicial no tratamento. Por isso a importância de familiares e da própria população estar informada” explica.
O município oferece aos moradores atendimento por meio do CAPS AD (álcool e droga), voltado aos pacientes que sofrem do uso abusivo de álcool e drogas, e do CAPS TM, para tratamento de transtornos mentais severos e moderados de humor, depressivos e psicoses.
Serviço:
Picnic no Parque Atuba
Dia: 06 de outubro (terça-feira)
Horário: 10h
Exibição de um filme com o tema de Saúde Mental, (06), e uma na quinta-feira, (08).
Dia: 8 de outubro (quinta-feira)
Horário: 9h e às 14h
Local: CAPS II-Centro de Atenção Psicossocial
CAPS TM
Endereço: Travessa São Paulo, 188 – Campo Pequeno
Horário de Atendimento: das 08h às 17h
Telefone: 3606.2911
CAPS AD
Endereço: São Francisco Xavier, 269 – Jardim Fátima
Horário de atendimento: das 08h às 17h
Telefone: 3663-5742
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: Marcio Fausto / PMC

Colombo já conta com novos Conselheiros Tutelares


WEBMASTER 5 DE OUTUBRO DE 2015

Quatro conselheiros se reelegeram e a quinta vaga foi preenchida por uma candidata que ficou em segundo lugar com 397 votos

Em Colombo, foram 18 candidatos concorrendo a cinco vagas
Em Colombo, foram 18 candidatos concorrendo a cinco vagas
Neste domingo, 4, aconteceu a escolha dos novos Conselheiros Tutelares de Colombo, órgão responsável por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes de cada municípios -com mandato de quatro anos. Em Colombo, foram 18 candidatos concorrendo a cinco vagas. Entre eles, quatro conselheiros tutelares se reelegeram e a quinta vaga foi preenchida por uma candidata que ficou em segundo lugar com 397 votos. Ao total, foram 3.800 votos, sendo 3.718 válidos e 82 entre nulos e brancos.
Para a secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza, embora o voto não seja obrigatório, foi muito importante à participação de todos. “Nós queremos profissionais que queiram lutar pelos direitos das nossas crianças, um profissional responsável, capaz, que tenha bom senso e comprometimento de exercer esse trabalho, é foi de suma importância à participação da população. Nós precisamos entender que a sociedade é responsável pela proteção e os cuidados com as crianças” explica a secretária.
A eleição foi promovida pela Prefeitura Municipal de Colombo por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Confira a lista dos eleitos:
1º Jeremias José Fontoura – 498 votos
2º Marina Alves Guimarães Pinto – 397 votos
3º Elisângela Franco Rios – 361 votos
4º Andressa Ribeiro da Silva -358 votos
5º Miguel da Silva – 301 votos
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: Blog Nilton do Rim/ Divulgação

Em jantar, senador José Serra diz que impeachment de Dilma é certo


O tucano afirmou, também, que o vice presidente Michel Temer é capaz de unir o país

DANIEL HAIDAR
05/10/2015 - 10h00 - Atualizado 05/10/2015 10h00
José Serra (Foto: Givaldo Barbosa/AG O Globo)
Em um jantar na casa do exdeputado e banqueiro Ronaldo Cézar Coelho, o senador José Serra, do PSDB, fez dois vaticínios a uma mesa com quase 30 empresários. Disse que o impeachment da presidente Dilma Rousseff é certo e que o vice-presidenteMichel Temer é capaz de unir o país em torno de um novo governo.

Jardim Adriana recebe serviços do Programa Nosso Bairro em Colombo


WEBMASTER 5 DE OUTUBRO DE 2015

Os moradores da região participaram ativamente de uma programação diversificada, com atividades culturais, esportivas e recreativas

A Escola Municipal Heitor Villa Lobos foi cenário das ações da 4ª edição do Programa realizado no Jardim Adriana
A Escola Municipal Heitor Villa Lobos foi cenário das ações da 4ª edição do Programa realizado no Jardim Adriana
Alunos e moradores interagiram e se divertiram com a programação esportiva, de lazer e cultural preparada especialmente para o evento
Alunos e moradores interagiram e se divertiram com a programação esportiva, de lazer e cultural preparada especialmente para o evento
Também foram disponibilizados serviços, atendimentos e orientações
Também foram disponibilizados serviços, atendimentos e orientações
A ação contou com espaço para capoeira, danças ciganas e música de raiz
A ação contou com espaço para capoeira, danças ciganas e música de raiz
A Escola Municipal Heitor Villa Lobos foi cenário das ações da 4ª edição do Programa Nosso Bairro realizado neste sábado, 03, no Jardim Adriana, região do Alto Maracanã. O programa visa levar a estrutura da Prefeitura Municipal de Colombo mais perto do cidadão. Durante todo o dia, aconteceram atividades recreativas, esportivas, de lazer, confecção de documentos, prestação de serviços, entre outras ações.
“É uma ação de cidadania dessa gestão. As secretarias e instituições parceiras estão unidas para levar prestação de serviços em todas as edições do Programa com o intuito de beneficiar os moradores do município. A nossa intenção é levar os serviços da prefeitura para perto do cidadão”, destacou a Prefeita Beti Pavin.
Os moradores da região do Maracanã participaram ativamente de uma programação diversificada, com atividades culturais, esportivas e recreativas. Também foram disponibilizados serviços, atendimentos e orientações, que visam promover benefício à comunidade. Este trabalho concentrado teve as secretarias municipais efetuando diversos atendimentos, encaminhamentos e esclarecimento de dúvidas.
Para o presidente da comissão organizadora do evento, o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa, o encontro foi um grande sucesso. “Implantamos este Programa no primeiro ano do mandato da prefeita Beti Pavin e os resultados obtidos estão superando as expectativas. Desde sua criação, há três anos, o Programa Nossa Bairro tem se tornado destaque entre as ações que envolvem todas as secretarias da Prefeitura”, enfatizou.
Já o diretor da Escola Municipal Heitor Villa Lobos, Robson Bueno, contou que os trabalhos iniciaram semanas antes do evento. “Várias equipes se reuniram para a preparação do Nosso Bairro. Agradeço a todos os envolvido que fizeram deste dia uma grande festa e com vários serviços úteis disponíveis para toda a nossa população”.
Serviços
Durante todo o sábado foi trabalhado junto à população, a legalidade da empresa, como abrir um negócio ou ampliar, linhas de crédito, seguro desemprego, cadastro do trabalhador, vagas de emprego e estágios e cursos profissionalizantes.
Os moradores levaram gratuitamente mudas de olerículas, orientações sobre como montar hortas suspensas e hortas em geral. Também averiguaram questões como alvará de licença, cadastro imobiliário, IPTU/Dívida Ativa, ITBI, ISSQN, nota fiscal eletrônica e demais serviços disponibilizados no portal do município.
“Acredito que a população desta região aproveitou bastante os serviços que foram disponibilizados pela Prefeitura. Tanto os adultos quanto as crianças puderam participar das atividades. Evento muito bom. Já estou na expectativa para a próxima edição”, ressaltou Maria Tereza, moradora a 30 anos da região e participante do evento.
“Os moradores passaram no estande da saúde para aferir a pressão arterial e glicemia capilar, entre outros serviços do setor”, destacou o secretário de Saúde, Fernando Aguilera. Ainda neste dia aconteceu o lançamento do dia “D” da Campanha Outubro Rosa nas Unidades de Saúde do município. A ação começou neste sábado, 03, e segue durante todo este mês de outubro.
A população também pode consultar orçamentos para o Programa de Pavimentação Comunitária. Contaram com orientações sobre o programa de coleta seletiva e sobre os pontos de entrega voluntária de resíduos especiais junto ao caminhão da coleta seletiva (pilhas, baterias, medicamentos vencidos, lâmpadas, eletrônicos).
Dentro dos atendimentos aconteceram orientações sobre o saneamento ambiental, sistema de tratamento de efluentes/esgotos; prevenção a doenças como dengue; controle da população de cães, zoonoses e guarda responsável, aferição da pressão arterial, glicemia capilar, cantinho da amamentação, dicas nutricionais e orientações gerais sobre a saúde do homem, do idoso, sobre o câncer e as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
Atendimentos
O aluno da Escola Municipal Heitor Villa Lobos, Robert Nunes dos Santos, de 9 anos, ficou sabendo que haveria corte de cabelo e pediu para a mãe trazê-lo para garantir o serviço. “Durante as aulas, as professoras avisaram que teria corte de cabelo. E falei para a minha mãe que eu gostaria de participar. Gostei muito do resultado, ficou do jeito que eu esperava”, comemorou.
Alunos e moradores interagiram e se divertiram com a programação esportiva, de lazer e cultural preparada especialmente para o evento. A ação contou com espaço de danças ciganas, música de raiz e jogos de capoeira. Na parte esportiva aconteceram atividades de skate.
As questões sociais foram tratadas por meio da atualização do CADÚnico, serviço de cabeleireiro. A moradora, Karina de Lima aproveitou para levar os dois filhos para fazer a carteira de identidade. “Para nós que trabalhamos durante a semana, este evento é uma grande oportunidade para aproveitarmos os serviços disponibilizados pela prefeitura”, declarou a moradora.
A Secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza, disse que esta ação promove o acesso da população aos mais variados serviços que a Prefeitura oferece. “Grande parte das pessoas não dispõe de tempo, então esse é o momento de fazer a porta de entrada para todos e de todas as idades. Isso é inclusão”, declarou.
Também participaram do evento, a prefeita Beti Pavin; o vice-prefeito, Ademir Goulart; os secretários de Governo, Gilberto Pavin; da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa; da Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo; da Educação, Aziolê Maria Cavallari Pavin; da Fazenda, Marcio Strapasson; de Obras e Viação, Rubens Cardoso; da Comunicação Social, Amauri Cardozo; Meio Ambiente, Evandro Busato; da Saúde, Fernando Aguilera; da Assistência Social, Maria da Silva Souza; o administrador da Regional Maracanã, Angelo Betinardi, diretores de departamentos, servidores das secretarias, o diretor Robson Bueno e sua equipe, vereadores Sergio Pinheiro, Gilgera, Ratinho, Sidinei Campos e Anderson Prego e a população da região.
A ação do Programa Nosso Bairro é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Colombo e contou com o apoio da Escola Municipal Heitor Villa Lobos, da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sanepar e Copel.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Fotos: Marcio Fausto e Camila Babeto/PMC