Sem citar custos ou prazos, Dilma anuncia revitalização do rio Doce


PUBLICIDADE
A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira (17) a criação de um projeto de revitalização do rio Doce, atingido pela lama decorrente do rompimento de duas barragens na região de Mariana (MG), que deixou 11 mortos e 12 desaparecidos há duas semanas.
Apesar de dizer que "uma parte expressiva" dos custos vai ser de responsabilidade da mineradora Samarco, a presidente não especificou quanto vai custar o projeto, de onde viria o dinheiro para financiá-lo ou em quanto tempo o cronograma de revitalização poderia ser cumprido.
"Uma parte, que eu acho que é muito expressiva, terá que ser feita por ressarcimento de responsabilidade da empresa. Não sei quanto. Esse é o tipo de coisa que a gente não fala porque não é só que não temos o tamanho do desastre, é porque não temos a noção de quanto tempo vai levar para recuperar", disse a presidente. "Você vai ter que reconstruir a natureza", completou.
Segundo antecipou a Folha, entre as ações que o governo está tratando como "pós-emergenciais", está a cobrança por parte de Dilma a Samarco e suas controladoras, Vale e BHP, que ofereçam uma espécie de "bolsa-estiagem" ou "bolsa-defeso" para as famílias que dependem da agricultura e da pesca, por exemplo.
O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, cobrou a direção da mineradora sobre o número de famílias ribeirinhas atingidas pela tragédia mas, até esta terça-feira, a empresa ainda não havia feito o levantamento.
Após uma reunião com os governadores dos Estados atingidos pela lama, Fernando Pimentel (Minas Gerais) e Paulo Hartung (Espírito Santo), Dilma prometeu um plano para recuperar o rio Doce, para torná-lo "melhor do que ele estava antes" e afirmou que o programa pode ser financiado por um fundo, mas que ainda não há detalhes para o projeto.
"Você pode ter um fundo, pode não ser um fundo, não sabemos ainda. Nós estamos cuidando ainda do monitoramento, a parte maior foi emergencial [...] A recuperação do rio é algo que nós temos que tornar uma questão objetiva a ser feita agora por um motivo: é a única forma de a gente responder à população que foi atingida de uma forma positiva", afirmou a presidente.

Nizan Guanaes diz que contratou Dirceu 'para entender o governo'

Nizan Guanaes
Nizan Guanaes(Thiago Bernardes/Dedoc/VEJA)
O publicitário Nizan Guanaes, co-fundador do Grupo ABC, conglomerado de empresas de publicidade e marketing, justificou hoje ao juiz Sergio Moro o motivo de ter contratado a JD Consultoria, do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. Nos extratos em poder dos investigadores da Operação Lava Jato, que suspeitam que Dirceu tenha forjado serviços de consultoria para receber propina, aparecem a YPY Participações, a ABCDEFGHI Participações e a 24/7 Inteligência Digital, todas de Guanaes, e o pagamento de 1,1 milhão de reais à JD. Disse Nizan: "Num país onde a presença do Estado é tão maciça, você precisa ter um entendimento das ações do governo que podem ter impacto na sua área. A presença desse Estado obeso acaba criando problemas porque ele está em todo lugar e você precisa ter informações sobre ele". Segundo o publicitário, arrolado como testemunha de defesa de Dirceu, o petista atuava como "consultor na área de cenário". "Era uma coisa de visão, para que país se expandir na América Latina, qual a eleição importante, quais as regiões do Brasil para investir - a gente queria regionalizar a empresa", resumiu. (Laryssa Borges, de Brasília)

Durante manifestação que pedia segurança, ônibus passa por arrastão e estação é assaltada


 

Por Felipe Ribeiro

Durante a manifestação de uma hora de motoristas e cobradores de ônibus, que pediam segurança para o transporte coletivo da Curitiba, um biarticulado da linha Centenário/Campo Comprido foi vítima de um arrastão e a estação-tubo Quitandinha, no Sítio Cercado, foi assaltada. Tudo ocorreu na tarde desta terça-feira (17) e as informações foram confirmadas pelo sindicato dos trabalhadores.
praçaruibarbos
Foto: Colaboração
De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Cobradores e Motoristas de Ônibus (Sindimoc), Dino César, as duas situações ocorreram no início da manifestação e prova a falta de segurança no transporte. “Enquanto as autoridades não estão preocupadas com a falta de segurança, o trabalhador passa noite e dia com isso e não podemos continuar assim”, disse.
Em ambos os casos ocorridos durante o período da manifestação, não houve informação de feridos.
O protesto dos motoristas e cobradores paralisaram os ônibus do transporte público de Curitiba por uma hora na tarde desta terça-feira (17) na Praça Rui Barbosa, no Centro. Houve mobilizações também nos terminais Cabral, Pinheirinho e Caiuá, inclusive com a paralisação de algumas linhas.

Última rodada da segunda fase da 1ª Taça da Uva de Futebol Suíço de Colombo foi realizada no último domingo


WEBMASTER 17 DE NOVEMBRO DE 2015
Nas semifinais haverá o confronto entre os times Garotos do Parque x Chelsea Colombo e Madimbu xReal Amigos.
Os jogos da 1ª Taça da Uva de Futebol Suíço acontecem aos sábados, às 13h, e aos domingos, às 8h30.
Os jogos da 1ª Taça da Uva de Futebol Suíço acontecem aos sábados, às 13h, e aos domingos, às 8h30.
A próxima rodada, que será as semifinais da taça, acontecerá no domingo (22).
A próxima rodada, que será as semifinais da taça, acontecerá no domingo (22).
Foi realizada neste domingo, (15) a última rodada da segunda fase da 1ª Taça da Uva de Futebol Suíço, realizada no Instituto Federal do Paraná (ITFPR). O evento foi promovido pela Prefeitura de Colombo em parceria com o Departamento de Esporte.
No primeiro jogo do dia, o time dos Garotos do Parque, goleou o Real Amigos por 5×0. No segundo jogo, a vitória do Madimbu sobre o Chelsea Colombo, foi apertada, por 2×1. O terceiro jogo teve vitória por W.O. (Walkover, vitória fácil em tradução livre), o Canarinhos 1992 não compareceu e o Roseira teve sua vitória declarada.
A próxima rodada, que será as semifinais da taça, acontecerá no domingo (22), com os confrontos dos times Garotos do Parque x Chelsea Colombo e Madimbu x Real Amigos.
“Todas as rodadas tem sido um sucesso, há um público muito participativo, e isso é um incentivo para que a gente continue realizando esses eventos, nós podemos ver que a população está gostando”, disse o diretor do Departamento de Esporte, Paulo Cesar Cardoso.
Resultados
Garotos Do Parque 5×0 Real Amigos
Madimbu 2×1 Chelsea Colombo
Canarinhos 1992 0xW.O. Roseira
Torneio de Futsal
Aconteceu também neste domingo, o Torneio de Futsal no Ginásio do Rio Verde, a ação promovida pela Prefeitura, por meio do Departamento de Esporte, visa incentivar a prática ao esporte e a solidariedade com a arrecadação de alimentos. Neste torneio, que contou com 19 equipes inscritas, foram arrecadados 380 quilos de alimentos.
O torneio terminou com o Attack Futsal sendo o grande campeão, tendo como vice o Penharol A. O Attack Futsal também teve o goleiro menos vazado do torneio, Valdir que levou apenas 6 gols. O artilheiro da competição foi do time Guarani, Rodrigo que colocou 6 vezes a bola na rede e foi o goleador do torneio. Porém, seu time conquistou a terceira colocação.
Para mais informações sobre os torneios realizados pelo Departamento de Esporte, entre em contato pelo telefone (41) 3656-7145.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: Marcio Fausto/PMC

Roberto Jefferson é internado no Rio para cirurgia

Roberto Jefferson
Roberto Jefferson(Reprodução/Radar/VEJA)
Responsável por trazer à tona o escândalo do mensalão, o ex-deputado federal Roberto Jefferson, de 62 anos, condenado pelo Supremo Tribunal Federal, foi internado nesta terça-feira no Hospital Americas Medical, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, para a correção de sequela deixada pela cirurgia para a retirada de um tumor no pâncreas, ocorrida há três anos. A operação já estava programada, informou a filha de Jefferson, a deputada federal Cristiane Brasil (PTB).
Jefferson está sendo operado para tratar de estreitamento do o colédoco, canal que transporta a bile, secretada pelo fígado. Em 2012, o ex-parlamentar foi diagnosticado com um tumor maligno no pâncreas. Na cirurgia, realizada em julho, ele teve o órgão afetado retirado, além de parte do estômago, duodeno e canal biliar. "Na cicatriz do canal biliar, houve um estreitamento e isso impediu a bile de escoar. Ele começou a ter infecções e febre. Foi difícil descobrir o que havia acontecido porque é uma coisa mínima, que os exames não mostravam. Tivemos de revirá-lo de cabeça para baixo", contou Cristiane.
Em outubro, Jefferson foi internado para colocação de uma espécie de bomba de alargamento no canal biliar, para reverter o estreitamento. A cirurgia ocorreu por videolaparoscopia (procedimento não invasivo, em que não é necessário abrir o abdome). Nesta terça-feira, ele voltou ao hospital para nova videolaparoscopia para acompanhamento - se houve o alargamento do canal, o equipamento é retirado. Ele deve permanecer internado por uma semana.
"É um procedimento muito doloroso, a videolaparoscopia é feita através das costelas. Da outra vez, comprimiu nervos, ele ficou com dificuldade de respirar, havia risco de pleurite (inflamação na membrana que encobre o pulmão). Por isso ele deve ficar internado ainda por uns dias. Foi a primeira cirurgia depois da operação do câncer e eu espero que seja a última", disse Cristiane.
Jefferson cumpre prisão domiciliar. Condenado a 7 anos e 14 dias de prisão, o ex-parlamentar cumpriu oito meses em regime fechado em presídio em Niterói, na Região Metropolitana, foi transferido ao semiaberto e desde maio cumpre prisão domiciliar. Nesse mesmo mês, casou-se com a enfermeira Ana Lúcia Novas, de 46 anos, com quem vive há 13.
(Com Estadão Conteúdo)

Idosos de Colombo participam de ação voltada à saúde e bem estar


WEBMASTER 17 DE NOVEMBRO DE 2015

O principal objetivo da atividade é contribuir para o processo de envelhecimento saudável

Durante a ação foi ministrado uma palestra explicativa sobre o uso de ervas medicinais
Durante a ação foi ministrado uma palestra explicativa sobre o uso de ervas medicinais
Os idosos realizaram atividades como alongamento e receberam orientações sobre o corpo
Os idosos realizaram atividades como alongamento e receberam orientações sobre o corpo
A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com a Associação dos Voluntários Amigos (AVA), realizou no último sábado, 14, uma ação no Centro de Convivência São Gabriel. Cerca de 50 idosos estiveram presentes. O objetivo da atividade é contribuir para o processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo. Além de assegurar espaços de encontro para os idosos promovendo a convivência familiar e comunitária.
“Esta reunião, mostra que o trabalho que está sendo desenvolvido pelas equipes, é efetivo e promove a qualidade de vida almejada para a terceira idade de Colombo. Precisamos valorizar quem muito já contribuiu com o nosso município e merece nosso respeito”, destacou a secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza.
Os idosos dos centros de Convivência São Gabriel, Meu Cantinho, São Sebastião e Caíque assistiram à palestra ministrada pela voluntária Vânia Moraes, sobre ervas medicinais. O assuntou gerou muitas perguntas e os participantes trocaram experiências e receitas de remédios caseiros. A palestrante esclareceu todas as dúvidas e explicou sobre a importância de ficar atendo a alguns cuidados, pois existem ervas que não podem ser consumidas.
Atividades como alongamento e orientações sobre o corpo foram realizadas pela voluntária Regina Célia Pereira da Silva. Os idosos ainda aprenderam como meditar com a voluntária Irene Quiminácio. Os presentes participaram de um delicioso almoço, receberam brindes, dançaram, além de muita diversão.
De acordo com a coordenadora dos Centros de Convivência, Clair Rodrigues Amaro, esses eventos servem para interar os participantes dos Centros de Convivência. “Nosso principal objetivo é promover a socialização e a troca de conhecimentos entre os idosos, além de garantir momentos de felicidade e que eles também se sintam valorizados,” conta Clair.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: João P/PMC

4ª Feira de Adoção de Animais e Conscientização Aumigos de Colombo será realizada no dia 22


WEBMASTER 9 DE NOVEMBRO DE 2015

O evento tem como objetivo sensibilizar a população e incentivar a adoção de animais abandonados

animais
Está à procura de um amigo de quatro patas? A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente realizará no próximo domingo, dia 22 a Feira de Adoção de Animais e Conscientização “Aumigos” de Colombo. A feira terá início a partir das 9h, no Parque Municipal da Uva. “Eventos como este promovem a conscientização da sociedade em relação a assuntos como a guarda responsável”, enfatiza o Secretário de Meio Ambiente, Evandro Busato.
Durante o encontro, cães e gatos, filhotes e adultos serão encaminhados para a adoção. Os animais disponíveis para serem levados para casa já estão vacinados e castrados. “Nosso objetivo é sensibilizar a população e incentivar a adoção de animais abandonados. O evento não recolhe animais, mas, é aceito ração, medicamentos, jornais, cobertores e casinhas que já foram utilizadas”, afirma Busato.
Sobre a Cãominhada
Além das adoções, os visitantes podem levar seus cães para participar da Cãominhada, que terá início às 16h30. Um evento onde os cães e seus donos se reúnem para um passeio no Parque Municipal da Uva.
Já para conseguir um animal de estimação é necessário possuir 18 anos, apresentar RG, comprovante de residência e assinar o Termo de Adoção. Desde a primeira edição do evento, cerca de 50 animais foram adotados e ganharam um novo lar.
Serviço:
“4ª Feira de Adoção e Conscientização de “Aumigos” de Colombo” e Cãominhada
Data: 22/11/15 (Domingo) – Horário: das 9h às 17h
Local: Parque Municipal da Uva
Endereço: Rua Marechal Floriano Peixoto, 8771 – Centro
Contato: (41)3656-4849
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Grandes atrações foram confirmadas para a 53ª Festa da Uva de Colombo 2016


WEBMASTER 17 DE NOVEMBRO DE 2015

A dupla sertaneja Pedro Paulo e Alex (PPA) e missa show com o Padre Reginaldo Manzotti já estão confirmados; evento acontece entre nos dias 28, 29, 30 e 31 de janeiro

O anúncio foi feito durante o concurso da Rainha da Festa da Uva 2016, realizado no último sábado, 14
O anúncio foi feito durante o concurso da Rainha da Festa da Uva 2016, realizado no último sábado, 14
A dupla sertaneja Pedro Paulo e Alex (PPA) já está confirmada
A dupla sertaneja Pedro Paulo e Alex (PPA) já está confirmada
No dia 28 de janeiro acontecerá a missa show com o Padre Reginaldo Manzotti
No dia 28 de janeiro acontecerá a missa show com o Padre Reginaldo Manzotti
O município de Colombo se prepara para sediar a principal festa da maior Colônia Italiana do Estado do Paraná – a Festa da Uva de Colombo 2016 – que já faz parte do calendário nacional de festas e eventos.
O evento, que acontece nos dias 28, 29, 30 e 31 de janeiro do ano que vem, será promovido pela Prefeitura de Colombo. Além da missa show com o Padre Reginaldo Manzotti, também foi confirmada uma das duplas sertanejas de mais sucesso no momento, Pedro Paulo e Alex (PPA).
O secretário de Fazenda e presidente da Comissão Organizadora da 53ª Festa da Uva de Colombo, Marcio Strapasson anunciou as atrações já confirmadas. “Teremos uma missa show, com o padre Reginaldo Manzotti – no dia 28 de janeiro e no dia 29 a presença confirmada da dupla Pedro Paulo e Alex”, descreveu Strapasson.
Nos próximos dias serão anunciados os shows de sábado e domingo (30 e 31 de janeiro), compondo a programação completa das atrações nacionais que agitarão o evento.
“E para animar os quatro dias de festa, serão escolhidas, as atrações musicais locais. A seleção será feita durante o 1º Festival de Música de Colombo, que acontece no próximo domingo, 22”, conta o secretário de Indústria Comércio Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa, que também é vice-presidente da Comissão Organizadora da Festa. O anúncio foi feito durante o concurso da Rainha da Festa da Uva 2016, realizado no último sábado, 14.
1º Festival de Música de Colombo
As atrações artísticas locais que prometem agitar a 53ª Festa da Uva serão escolhidas no 1º Festival de Música de Colombo, que acontece no dia 22 de novembro, às 9h30, no Parque Municipal da Uva. A ação é uma realização da Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, com a parceria do Departamento de Cultura.
Valorizar a diversidade musical do município é um dos objetivos do festival, que terá bandas de diversos segmentos se apresentando. E, os grupos que mais se destacarem terão a oportunidade de fazer parte da maior festa de Colombo: a Festa da Uva.
Não haverá seletiva, portanto todos os artistas que se inscreveram vão participar do 1° Festival de Música de Colombo, que terá início às 09h30 com bandas de música sacra, gospel e música popular brasileira (MPB). Na sequência, às 13h00, é a vez das categorias de pop, rock instrumental e música sertaneja de raiz.
Serviço:
1° Festival de Música de Colombo
Local: Pavilhão de eventos do Parque Municipal da Uva
Endereço: Marechal Floriano Peixoto, 8771 – Centro
Data: 22 de novembro
Horário: Início às 09h30
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: Marcio Fausto/ PMC

Dilma agora critica a "barbárie", mas já foi acusada de defender o "diálogo" com o Estado Islâmico. Lembra?


Quem ouve o que a presidente brasileira fala hoje não pode esquecer do vexame dado em Nova York, no ano passado, quando ela criticou os bombardeios dos EUA contra os terroristas na Síria

JOSÉ FUCS
17/11/2015 - 16h42 - Atualizado 17/11/2015 19h09
Estado Islâmico ameaçou Estados Unidos e países que participam de bombardeios aéreos na Síria (Foto: Reprodução/Globo News)
Diz a sabedoria popular que o povo tem memória curta – e é provável que, na maior parte das vezes, tenha mesmo.
A reação de Dilma aos ataques terroristas promovidos pelo Estado Islâmico (EI) em Paris, no final da semana passada, que deixou 129 mortos e 352 feridos, é o melhor exemplo.
Quem ouve Dilma falando hoje, ao se declarar chocada com a “barbárie” e defender “um combate sem tréguas ao terrorismo”, tem a impressão de que ela sempre foi uma paladina da civilização em meio às atrocidades cometidas pelo EI. Nem de longe é possível imaginar que até pouco tempo atrás ela criticava enfaticamente a ação ocidental contra os terroristas na Síria.
Foi isso, porém, o que aconteceu. Numa entrevista coletiva realizada em setembro do ano passado, em Nova York, na véspera de fazer o discurso da Assembleia Geral da ONU, Dilma disse, em resposta a uma pergunta sobre o que pensava dos ataques dos Estados Unidos ao EI na Síria: “Lamento enormemente isso. O Brasil sempre vai acreditar que a melhor forma é o diálogo, o acordo e a intermediação da ONU”.
Embora Dilma não tenha dito com todas as letras que defendia o diálogo direto com os terroristas, sua afirmação deu margem a essa interpretação. Depois, como costuma acontecer, Dilma negou que tivesse dito o que se acreditou que ela disse. “Houve um deliberada tentativa de confundir uma coisa com a outra”, afirmou, numa entrevista concedida dias depois aos blogueiros amigos, que fazem parte da tropa de choque do PT, mantidos com fartas verbas publicitárias oficiais.
Infelizmente, não consegui localizar no YouTube um vídeo da coletiva de Dilma nos EUA. Há apenas a gravação de seu discurso na Assembléia Geral da ONU, no dia seguinte. No discurso, realizado às vésperas das eleições do ano passado no Brasil, ela fez, como seria de se esperar, um longo exercício de autopromoção. Criticou só de passagem as ações armadas americanas na Síria.
Mas, considerando a "diplomacia bolivariana" praticada pelo governo petista desde os tempos de Lula, que inclui declarações de apoio ao ex-ditador líbio Muammar al-Gaddafi e relações de pai para filho com Fidel Castro e com o ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez, não seria um ponto fora da curva Dilma ter pedido ao mundo diálogo com os terroristas do Estado Islâmico. Até porque ecoaria a tolerância expressa por uma parcela significativa da esquerda do país com as ações da organização.
É sempre possível que, de repente, Dilma tenha sido iluminada por alguma força superior e mudado para valer de opinião a respeito do assunto. Melhor assim. Agora, recordar não ofende. Nunca é demais lembrar as trapalhadas que Dilma já cometeu  por aí, representando o Brasil pelo mundo afora.

Os atentados de Paris pelos olhos de uma criança


“As flores e as velas estão aqui para nos proteger”

RAFAEL CISCATI
17/11/2015 - 18h48 - Atualizado 17/11/2015 18h59
Eles são maus (Foto: Reprodução)
Nos dias que se seguiram aos atentados nas ruas de Paris – em que 129 pessoas morreram – os franceses organizaram homenagens à memória das vítimas. Numa dessas ocasiões, um repórter de um canal francês flagrou uma cândida conversa entre pai e filho.

>> Ataques em Paris: o que se sabe até agora

Durante um dos segmentos do jornalístico Le Petit Journal, os repórteres foram às ruas conversar com os parisienses a respeito do que acontecera na sexta-feira (13). Durante a reportagem (que pode ser assistida inteira no site do programa), eles conversaram com crianças, para quem a explicação dos atentados era, a um só tempo, simples e aterradora – as mortes de sexta foram causadas por homens maus. Homens maus que têm armas.

Em meio às entrevistas, a equipe da TV registrou um diálogo entre pai e filho que, de tão terno, se espalhou pelas redes sociais:

O repórter pergunta para o garotinho: Você entende o que aconteceu? Entende por que aqueles homens fizeram o que fizeram?
Menino: Sim. Eles fizeram isso porque são muito maus. Homens maus não são gentis. E, agora, nós temos de ser muito cuidadosos. Precisamos mudar de casa.
Pai- Não, não se preocupe. Nós não vamos precisar nos mudar de casa. A França é nosso lar.
Menino- Mas há homens maus, papai.
Pai- Sim. Mas há homens maus em todo lugar
Menino- Eles têm armas. Eles podem atirar em nós, pois são muito, muito maus.
Pai -Tudo bem. Eles podem ter armas, mas nós temos flores.
Menino -Mas as flores não fazem nada. Elas servem para...
Pai -Elas fazem sim. Veja: todo mundo está deixando flores aqui. Para combater as armas.
Menino -É para nos proteger?
Pai -Exatamente.
Menino -E as velas também?
Pai - Elas nos fazem lembrar das pessoas que se foram ontem.
Menino -As flores e as velas estão aqui para nos proteger

TAGS:

Alep aprova revogação de título de cidadão honorário de José Dirceu


Deputados do Paraná aprovaram proposta em 1ª discussão nesta terça (17).
Deputados contrários questionam o número de votos necessários.

Do G1 PR
O ex-ministro José Dirceu, em foto de 31 de agosto de 2015 (Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters)O ex-ministro José Dirceu recebeu título de cidadão
honorário em 2003 (Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters)
A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou nesta terça-feira (17), em primeira discussão, o projeto de lei que pretende revogar o título de cidadão honorário do estado do ex-ministro José Dirceu. A segunda votação está marcada para quarta (18), mas é questionada por deputados contrários à proposta.
A votação desta terça aprovou a constitucionalidade do projeto com 23 votos favoráveis, cinco contrários e seis abstenções. Após o presidente da Alep, Ademar Traiano (PSDB) anunciar o resultado, porém, o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) apresentou um questionamento. Segundo o parlamentar, seriam precisos 28 votos para aprovar o projeto.
O entendimento de Romanelli, que recebeu apoio de outros deputados, é de que, como a proposição de título de cidadão honorário necessita de 28 votos para ser aprovada, a revogação do título deve exigir o mesmo número mínimo de votos. “É uma questão de lógica formal”, endossou o deputado Péricles de Mello (PT).
Para Traiano, no entanto, prevaleceu artigo da Constituição Federal que diz que seria preciso apenas a maioria simples dos presentes na sessão para aprovar o projeto – ou seja, 18 votos. Após a decisão, Romanelli informou que irá apresentar um questionamento formal, que deverá ser respondido antes da sessão de quarta-feira.
Título
O título de cidadão honorário foi concedido a José Dirceu em 2003, após iniciativa da bancada do PT da Casa em homenagear o então ministro-chefe da Casa Civil do governo Lula. Dentre os signatários do projeto está o ex-deputado federal André Vargas, também preso na Operação Lava Jato e que à época ocupava cadeira na Alep.
Na justificativa, o autor do projeto, Felipe Francischini (SD), cita justamente a prisão de José Dirceu na Lava Jato como motivo para revogar o título – o ex-ministro está preso na Região de Curitiba desde agosto e responde a processo na Justiça Federal. Francischini ainda cita a condenação de Dirceu no Mensalão como motivo.
Lava Jato
Preso na 17ª fase da Operação Lava Jato, José Dirceu responde pelos crimes de organização criminosa, corrupção passiva qualificada e lavagem de dinheiro.
Conforme o Ministério Público Federal(MPF), parte da propina acertada pela Engevix Engenharia no esquema de corrupção daPetrobras era destinada a José Dirceu, por ele ter sido responsável pela indicação de Renato Duque para a Diretoria de Serviços da estatal.
A denúncia sustenta ainda que a Engevix celebrou contratos simulados com  a JD Consultoria, empresa de José Dirceu, realizando repasses de mais de R$ 1 milhão por serviços não prestados. Conforme o procurador Pozzobon, houve compras ocultas de um avião e de imóveis em nome de Dirceu para lavagem do dinheiro.

Ex-deputado Pedro Corrêa cuida da saúde dentro do presídio


Preso no Complexo Médico-Penal, ele faz sessões de alongamento e aplica injeções quando glicose está alta

NONATO VIEGAS
17/11/2015 - 18h08 - Atualizado 17/11/2015 18h08
Pedro Corrêa (PP/PE) presta depoimento na CPI da Petrobras na Justiça Federal em Curitiba (PR), na terça-feira (12) (Foto: Geraldo Bubniak/Agência O Globo)
O ex-deputado Pedro Corrêa, preso em Curitiba na Lava Jato,faz alongamentos e se aplica injeções de insulina quando a glicose está alta. Ele é diabético. E médico.

Suspeitos de assaltar em moto são linchados na Zona Oeste de SP


Adolescente de 16 anos morreu no local, na manhã desta terça.
Outro foi socorrido em estado grave e morreu mais tarde no hospital.

Do G1 São Paulo
Dois suspeitos de roubo morrem linchados na Rua Doutor Carmelo de Agostinho, no bairro de Taipas, Zona Norte de São Paulo (Foto: Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo)Suspeito de assaltar foi morto na Rua Doutor Carmelo de Agostinho (Foto: Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Dois suspeitos de roubo foram vítimas de linchamento por volta das 6h desta terça-feira (17) no Jaraguá, Zona Oeste de São Paulo. O adolescente de 16 anos, morreu no local. O outro suspeito que o acompanhava, de 19 anos, foi levado para o Hospital do Mandaqui e morreu no início da noite, segundo a polícia civil.
saiba mais

De acordo com a sala de imprensa da Polícia Militar, quando policiais do 18º Batalhão chegaram ao local,  na Rua Doutor Carmelo D'Agostino, testemunhas contaram que os dois suspeitos estavam em uma moto roubando pedestres.

Um homem conseguiu derrubar a dupla e eles foram espancados pela população. Segundo a polícia, com os suspeitos foram encontrados celulares.