Polícia rastreia ligações de ex-diretor da Odebrecht para Instituto Lula

Alexandrino de Alencar, executivo da Odebrecht, preso na 14ª fase da operação Lava Jato, faz exame de corpo delito no IML de Curitiba (PR) - 20/06/2015
Alexandrino Alencar ligou 16 vezes para o endereço de trabalho de Lula. PF ainda encontrou 58 ligações de ex-diretor da empreiteira para um assessor de Lula(Vagner Rosário/VEJA)
Preso pela Operação Lava Jato em junho, o ex-diretor da Odebrecht Alexandrino Alencar atuava em parceria com o ex-presidente Lula para tentar desmoralizar a cobertura da imprensa sobre o petrolão e as investigações do Ministério Público Federal sobre as relações do petista com a empreiteira. Perícia realizada pela Polícia Federal no iPhone de Alexandrino revela que um dos assessores de Lula, José Chrispiniano, era o responsável por informar o ex-diretor da empreiteira sobre cada passo dado pelo Instituto Lula ao divulgar notas oficiais e versões favoráveis ao ex-presidente e à empreiteira. Entre janeiro e junho desse ano, Chrispiniano e Alexandrino Alencar trocaram 58 telefonemas. O ex-diretor da Odebrecht também telefonou 16 vezes para o Instituto Lula. No auge das revelações das relações comerciais de Lula com a Odebrecht, em abril, o assessor de Lula e Alexandrino se encontraram em São Paulo. Alexandrino chegava a dar a palavra final sobre alguns dos textos que o instituto iria divulgar à imprensa.

No aplicativo de mensagens usado por Alexandrino, os investigadores também encontraram várias conversas entre o assessor de Lula e o ex-diretor. Em uma das trocas de mensgaens, ocorrida em abril deste ano, Chrispiniano relata para Alexandrino a resposta que enviaria à imprensa sobre reportagens que mostravam a relação de proximidade de Lula e a Odebrecht. "Gostei muito", diz Alexandrino. Em outro trecho, Alexandrino diz ao assessor de Lula que o "chefe ligou p..." ao ler uma reportagem sobre as relações da empreiteira com Lula. Não fica claro se Alexandrino se refere a Marcelo Odebrecht ou Lula, a quem ele também costumava chamar de "chefe". Ainda no mesmo mês, o assessor de Lula combina com Alexandrino as respostas que deveriam ser enviadas a VEJA, sobre os pagamentos milionários da empreiteira pelas palestras do ex-presidente Lula.
No material analisado pela Polícia Federal, Alexandrino também conversa com o deputado federal Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians e amigo de Lula. O deputado se diz "um soldado" da Odebrecht e mostra que também fazia a ponte da empreiteira com Lula. Numa troca de mensagens de março, Alexandrino fala com o deputado sobre uma reunião com Lula. "O instituto ainda não confirmou a reunião de sexta-feira, estou cobrando. Se não puder, pode ser segunda-feira?", pergunta Alexandrino ao deputado. "Pode", diz Sanchez que então sugere que a reunião com Lula seja no sábado. "Não sei, acho difícil porque acho que vai pro sítio", diz Alexandrino, possivelmente se referindo ao sítio usado por Lula em Atibaia. Em outra conversa, o deputado petista e Alexandrino falam sobre o doleiro Adir Assad, também preso na Lava Jato: "Como chama o doleiro?", pergunta Sanchez. "Assad", responde o ex-diretor.
Alexandrino foi preso na 14ª fase da Lava Jato, junto com o dono da empreiteira, Marcelo Odebrecht. O ex-diretor é acusado de ser o responsável por organizar com o doleiro Alberto Youssef o esquema de pagamento de propina no exterior para os corruptos do petrolão. Alexandrino era o diretor mais próximo do ex-presidente Lula. As investigações do petrolão já revelaram conversas telefônicas em que o ex-presidente Lula trata com o ex-diretor dos movimentos da Odebrecht para tentar evitar a prisão do seu então presidente Marcelo Odebrecht.
Outro lado - Por telefone, o assessor do Instituto Lula José Chrispiniano se recusou a explicar a natureza de suas relações com o ex-diretor da Odebrecht. "Não vou falar nada, não. Se quiser perguntar, pergunte por escrito", disse o assessor, que também não quis responder se atuava a mando do ex-presidente Lula ao combinar com o empreiteiro a redação das notas oficiais divulgadas pelo instituto. O deputado petista Andrés Sanchez também não quis comentar o conteúdo do relatório da Polícia Federal. "Sobre Lava Jato só falo pessoalmente e com gravador na mesa", disse o deputado.
Relatório da PF mostra fotos do assessor José Chrispiniano e do deputado Andrés Sanchez
Relatório da PF mostra fotos do assessor José Chrispiniano e do deputado Andrés Sanchez(Reprodução/VEJA)

Filho de Lula, Sandro Luís tem dívida de R$ 7 mil com governo


O nome dele está escrito na dívida ativa

FILIPE COUTINHO
13/12/2015 - 10h01 - Atualizado 13/12/2015 10h01
Sandro Luís Lula da Silva (Foto: Reprodução)
Filho menos conhecido do expresidente Lula, Sandro Luís Lula da Silva está com o nome inscrito na dívida ativa do governo federal. Ele deve pouco mais de R$ 7 mil. Sandro é sócio de uma empresa de tecnologia e de uma distribuidora de gás. Mas é raro encontrá-lo no trabalho. Ah, ele também já trabalhou para o PT, mas ninguém o via por lá. Procurado para explicar a razão do débito, não quis se manifestar.
Atualização: Após a publicação da notícia, o advogado de Sandro Luís, Cristiano Martins, entrou em contato para afirmar que a Receita Federal "apurou um valor a maior, a título de imposto que estamos analisando para fins de impugnação judicial ou pagamento". 

STF não recebe bem tese de que Dilma não seria afastada com impeachment na Câmara


Advogados que auxiliam a petista entendem que suspensão do mandato só ocorre após Senado abrir o processo

RICARDO DELLA COLETTA E MURILO RAMOS
14/12/2015 - 10h01 - Atualizado 14/12/2015 10h10
A presidente Dilma Rousseff durante reunião com governadores que apoiam seu mandato e são contra o impeachment (Foto: Eraldo Peres/AP)
Não prosperará no Supremo Tribunal Federal o argumento apresentado por Dilma de que ela não precisaria se afastar do cargo por 180 dias até o Senado julgar o impeachment, no caso de a Câmara admitir o processo. A Constituição é clara nesse ponto, dizem os ministros: o afastamento é automático.

STF nega liminar para restituir Pinato à relatoria de processo contra Cunha


De Brasília

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta segunda-feira (14), liminar para um pedido de mandado de segurança protocolado por deputados do PRB que pedia a restituição de Fausto Pinato (SP) à relatoria do processo de cassação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha.
"Indefiro a liminar, sem prejuízo de exame mais acurado em momento oportuno", despachou a ministra, que não vê urgência na matéria e deixará para decidir o assunto no mérito. Assinavam o documento Pinato e os colegas César Halum (TO), Ronaldo Martins (CE), que também pedia para que a ministra revogasse a decisão da Mesa Diretora da Câmara que declarou nulos todos os atos praticados por Pinato enquanto ainda era relator do processo contra Cunha.
Pinato foi afastado da relatoria do processo de cassação de Cunha e substituído por Marcos Rogério (PDT-SP). O argumento usado foi de que relator e investigado por quebra de decoro não podem fazer parte do mesmo bloco partidário, como é o caso de Pinato e Cunha. Pinato havia apresentado um parecer pela continuidade do processo contra o peemedebista.
No documento, os deputados do PRB afirmam que o bloco anteriormente formado pelo PMDB e pelo PRB só existiu por quatro dias, e já não estava em vigor quando o processo contra o presidente da Câmara foi instaurado. Os deputados reclamavam também da atuação do 1º presidente substituto da Câmara, o deputado Waldir Maranhão (PP-MA), por ter agido em favor de Cunha mesmo fazendo parte do mesmo bloco partidário que o peemedebista.
A manobra do peemedebista para afastar Pinato da relatoria do processo foi referendada pelo próprio STF, em um despacho do ministro Luís Roberto Barroso. Na ocasião, o ministro afirmou que caberia aos parlamentares decidirem pelo afastamento de Pinato.
Um recurso administrativo que questiona o afastamento de Pinato precisaria ser analisado em plenário da Câmara, mas Cunha adotou outra medida que atrasa o trabalho do Conselho. O presidente da Casa suspendeu as votações do plenário até que STF decida sobre o rito de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Voo da TAM que ia de Madri para São Paulo é desviado por suspeita de bomba


Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução
    Mapa indica volta do voo 8065 da TAM
    Mapa indica volta do voo 8065 da TAM
O voo da TAM JJ8065, que saiu de Madri nesta segunda-feira (14) com direção a São Paulo, voltou à capital da Espanha após uma suspeita de bomba a bordo, segundo a companhia. O avião pousou no aeroporto de Barajas, após 2h30 de voo. A TAM informa que os passageiros estão desembarcados, mas ainda não já informações sobre a suporta bomba.
O avião é um Boeing 777 e tem capacidade para cerca de 363 passageiros. O voo saiu às 21h10 (horário local) e tinha previsão de chegada em Guarulhos às 5h25 de terça-feira.
O avião começou a voltar quando estava sobre o Marrocos, com 1 hora de voo. O código de emergência é usado desde um problema no avião a uma pessoa que necessita assistência médica. 
Mais informações a seguir. 
Divulgação/ Boeing
Imagem mostra um Boeing 777-300ER, como o que está voltando para a Espanha

Coral Avós da Alegria se apresenta no Terminal do Maracanã


WEBMASTER 14 DE DEZEMBRO DE 2015

O Coral Avós da Alegria e as crianças do projeto Pró-Criando Irmão Caçula apresentaram músicas natalinas e cancioneiros

A emoção tomou conta das pessoas que passaram pelo Terminal Alto Maracanã, na noite desta quinta-feira, 10
A emoção tomou conta das pessoas que passaram pelo Terminal Alto Maracanã, na noite desta quinta-feira, 10
O Coral Avós da Alegria e as crianças do projeto Pró-Criando Irmão Caçula fizeram uma belíssima apresentação
O Coral Avós da Alegria e as crianças do projeto Pró-Criando Irmão Caçula fizeram uma belíssima apresentação
A prefeita Beti Pavin também prestigiou o evento
A prefeita Beti Pavin também prestigiou o evento
A emoção tomou conta das pessoas que passaram pelo Terminal Maracanã, na noite desta quinta-feira, 10. O Coral Avós da Alegria e as crianças do projeto Pró-Criando Irmão Caçula fizeram uma belíssima apresentação com músicas natalinas e cancioneiros.
“Que lindo ver as gerações de idosos e crianças se integrarem e interagirem fazendo com que a passagem pelo terminal se tornasse um momento mais do que especial, principalmente neste período em que se aproxima o Natal!”, destacou a prefeita Beti Pavin, que também prestigiou o evento.
A ação faz parte do projeto promovido pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Assistência Social que desenvolve o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Participaram da ação, cerca de 35 idosos cadastrados nos Centros de Convivências do município e 10 vozes infantis.
Para a secretária da pasta, Maria da Silva Souza o projeto “Música no Terminal” visa aumentar o relacionamento da prefeitura com a população. “O projeto tem por objetivo estimular o fortalecimento de vínculo por meio de atividades sócio culturais, a partir de apresentações musicais, oficina de técnica vocal, expressão corporal e representação cênica”, explicou a secretária.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: João Senechal/PMC

Nesta terça, 15, Cantata de Natal leva música e emoção à população de Colombo

WEBMASTER 14 DE DEZEMBRO DE 2015

O Projeto Natal Por Toda Vida fará uma cantata de Natal nesta terça-feira, 15. A apresentação será às 19h, no prédio da Secretaria de Educação, localizado na Rua Marili Senhorinha da Silva, 25 – Alto Maracanã.

A cantata contará com as vozes infantis de 75 alunos de Centros Municipais de Educação (CMEIs), 165 alunos de Escolas Municipais e 20 alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Colombo). Vale lembrar, que a apresentação do coral estará aberta para a população.
A ação faz parte do projeto promovido pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Educação.
Serviço:
Projeto Natal Por Toda Vida
Dia 15/12 – 19h30
Prédio da Secretaria Municipal de Educação
Endereço: Rua Marili Senhorinha da Silva, 25 – Alto Maracanã
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Prefeitura de Colombo Informa: 13º salário será pago neste dia 18


WEBMASTER 14 DE DEZEMBRO DE 2015
A Prefeitura Municipal informa que os mais de quatro mil servidores receberão nesta sexta-feira, dia 18, o pagamento do 13º salário. Já o pagamento referente à folha de dezembro – será liberado no segundo dia útil do mês de janeiro de 2016.
Além de cumprir o que está previsto na lei, a Prefeitura está cumprindo um compromisso com os servidores. Também é uma maneira de demonstrar o reconhecimento ao trabalho e dedicação de todos estes profissionais que estão a serviço da população.
Vale lembrar que todos os setores da administração pública de Colombo tem se esforçado para reduzir despesas, frente a crise econômica que afeta o País e se reflete nos municípios, para cumprir rigorosamente o calendário de pagamento de salários.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Casa da Cultura de Colombo recebe a primeira EXPOIF


WEBMASTER 14 DE DEZEMBRO DE 2015

A mostra dos alunos do Instituto Federal do Paraná contam com desenhos, pinturas, esculturas, arte digital e um móbile.

A mostra estará disponível para visitação até o dia 17 de dezembro
A mostra estará disponível para visitação até o dia 17 de dezembro
A mostra é composta por desenhos, pinturas, esculturas, arte digital e um móbile
A mostra é composta por desenhos, pinturas, esculturas, arte digital e um móbile
A Casa da Cultura de Colombo recebe para visitação até o dia 17 de dezembro a 1ª EXPOIF (Exposição do Instituto Federal). A mostra conta com desenhos, pinturas, esculturas, arte digital e um móbile.
“O local vem cumprindo seu papel, que é o de oportunizar aos artistas de Colombo um local para que seu trabalho seja valorizado e assim difundir a cultura do nosso município”, afirma a diretora do Departamento de Cultura, Rita Straioto.
Os trabalhos foram confeccionados pelos alunos do 1º ano do curso de Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática do Instituto Federal do Paraná e estão expostos na Casa da Cultura de Colombo.
Durante a abertura da mostra, realizada neste último sábado (12) houve uma pequena mostra de vídeos realizados pelos alunos na técnica de Stop Motion durante o projeto “Produção de Vídeo” coordenado pelos professores Emílio Fey e Márcio Santos
A maioria dos trabalhos foi produzido durante as aulas da disciplina de Arte, sob orientação da professora Camilla Carpanezzi, com exceção de alguns desenhos.
Durante as aulas de Arte, os alunos experimentaram algumas técnicas como a escultura com gaze gessada, e modelagem em argila. “Percebi que os alunos tinham enorme desejo de aulas práticas, pois muitos professores de arte costumam trabalhar apenas a teoria, esquecendo de que ver, contextualizar e fazer – são eixos interligados da disciplina de Arte”, diz a professora Camilla. No Instituto Federal campus Colombo o fazer é muito importante e os alunos ajudaram inclusive a decorar a sala de arte, pintando as paredes.
IFPR Colombo
O Campus Colombo é um dos mais novos do Instituto Federal do Paraná. O Instituto trabalha com os eixos Ensino, Pesquisa e Extensão, e no contra turno os alunos são incentivados a participar de projetos de extensão e de pesquisa ministrados pelos professores, sendo que alguns são abertos à comunidade como o projeto “Horta Comunitária”.
Casa da Cultura
Desde sua reabertura, em julho deste ano, a Casa da Cultura foi palco para diversas exposições de artistas colombenses. Entre as exposições estavam: quadros com pintura em óleo, quadros com aplicações de cerâmicas e vidros pintados, esculturas em aço, obras com materiais recicláveis e esculturas em madeira.
Serviço:
Casa da Cultura
Endereço: Rua XV de Novembro, 105
Telefone: 3656-6423
Horário de atendimento: das 08h às 11h e das 13h às 16h
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
FOTO:Marcio Fausto/PMC

Última semana para realizar o recadastramento biométrico prazo encerra nessa sexta dia 18


WEBMASTER 14 DE DEZEMBRO DE 2015

Cerca de 30 mil eleitores ainda não regularizaram o documento e estão sob pena de cancelamento do título

Última semana para realizar o recadastramento biométrico
Última semana para realizar o recadastramento biométrico
Os moradores de Colombo que ainda não fizeram o recadastramento biométrico têm até o dia 18 de dezembro para comparecer ao Fórum Eleitoral do município. “Para continuarmos exercendo nossa cidadania é importante fazermos o recadastramento, essa medida nos traz segurança na hora do voto,” afirmou a Prefeita Beti Pavin.
Colombo tem, aproximadamente, 150 mil eleitores, desses 33,5 mil ainda não realizaram o recadastramento biométrico que é imprescindível, já que nas próximas eleições a identificação será por meio da biometria. Todos os eleitores inscritos ou transferidos para o município devem comparecer a revisão para confirmar seu domicílio, sob pena de cancelamento da inscrição daqueles que não se apresentarem.
Além de ir pessoalmente realizar o recadastramento, o eleitor também pode agendar seu horário no site do Tribunal Regional Eleitoral: www.tre-pr.gov.br devendo comparecer para o procedimento munido dos seguintes documentos:
Documento com foto – podendo ser: carteira de identidade, carteira de trabalho e previdência social, carteira profissional, passaporte modelo antigo (verde), passaporte modelo novo (azul) que deve ser complementado por outro documento, pois não possui registro de filiação, carteira de motorista; Título eleitoral original; Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Comprovante de endereço.
O Sistema
O sistema de biometria é uma tecnologia que vem sendo adota pela Justiça Eleitoral desde 2008, que visa garantir ainda mais segurança no processo eleitoral, especialmente na identificação do eleitor. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral nas eleições de 2014, cerca de 21 milhões de eleitores foram identificados pelas impressões digitais.
Serviço
Recadastramento Biométrico
Fórum Eleitoral de Colombo
Endereço: Rua Francisco Camargo, 759
Dias e horários: De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Telefone: 3656-3532 / 1992
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Edital de Divulgação Sessão Ordinária 15/12/2015 na Câmara Municipal de Colombo



O Presidente da Câmara Municipal de Colombo, no uso de suas atribuições legais,
divulga a pauta da Sessão Ordinária
a ser realizada no dia    15/12/2015   às 16 horas
  Projeto de Lei do Executivo
  N°:  32         Ano:  2015
  Autor: Executivo Municipal
  Assunto    Autoriza o Poder Executivo Municipal a aderir ao Programa de Modernização da
                    Administração Tributária - PMAT/BNDES, através da Caixa Econômica Federal, na
                    qualidade de agente financeiro, e dá outras providências
  Situação: 1ª Votação
  Projeto de Lei do Executivo
  N°:  33         Ano:  2015
  Autor: Executivo Municipal
  Assunto    Autoriza o Executivo Municipal a abrir junto ao orçamento geral do corrente ano,
                    Crédito Adicional Especial no valor de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) e,
                    Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 6.935.500,00(seis milhões, novecentos
                     e trinta e cinco mil e quinhentos reais)
  Situação: 1ª Votação
  Projeto de Lei do Executivo
  N°:  34         Ano:  2015
  Autor: Executivo Municipal
  Assunto    Altera a redação da Lei Municipal 853 de 20/12/2002, que Institui a Contribuição para
                     o Custeio do Serviço de Iluminação Pública, conforme especifica
  Situação: 1ª Votação
  Projeto de Lei do Executivo
  N°:  35         Ano:  2015
  Autor: Executivo Municipal
  Assunto    Suspende a exigibilidade do pagamento das Taxas e Emolumentos previstas no art.
                    54 e no Anexo I da Lei Municipal n° 1370 de 28/04/2015, que dispõe sobre a
                    regulamentação e reformulação de Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de
                    Origem Animal - SIM/POA
  Situação: 1ª Votação

 

  Projeto de Lei do Executivo
  N°:  36         Ano:  2015
  Autor: Executivo Municipal
  Assunto    Altera a redação e inclui incisos à Lei Municipal n° 1339 de 10/04/2015, conforme
                    especifica.
  Situação: 1ª Votação

  Projeto de Lei do Executivo
  N°:  39         Ano:  2015
  Autor: Executivo Municipal
  Assunto:  Concede remissão de débitos tributários, conforme especifica.
  Situação:       Divulgar
  Indicação
  N°:  554
  Autor:  Sergio Roberto Pinheiro
  Destinatário:  Prefeitura Municipal de Colombo/Prefeita
  Assunto:  Estudos para possibilitar melhoria do trânsito na Rua Vereador Miguel Costacurta,
                   entre o trecho da Rua Abel Scuissiato à Rua Santa Corleto Milani, no Alto Maracanã.
                   Com a execução de faixas de pedestres, com placas de sinalização e
                   estacionamento rotativo, preferencialmente para idosos e portadores de deficiência,
                   com execução ainda de travessia elevada, mais precisamente nas proximidades da
                   Clínica de Rabilitação Fisio Zeni.

  Indicação
  N°:  555
  Autor:  Sergio Roberto Pinheiro
  Destinatário:  Prefeitura Municipal de Colombo/Prefeita
  Assunto:  Estudos para possibilitar a melhoria do trânsito na região do Alto Maracanã, com a
                   execução de faixas de pedestres, placas de sinalização e estacionamento rotativo,
                   bem como execução de travessias elevadas para passagem de pedestres, mais
                   precisamente nas ruas João Licério de Brito, Luiz Gasparin, Vitorino Polli, Izabel
                   Capelari Antoniacomi, Vereador Miguel Costacurta e Joaquim Rocha, pois as
                   mesmas dão acesso ao comércio local, agências bancárias, instituições públicas,
                   entre outros estabelecimentos diversos.

  Indicação
  N°:  556
  Autor:  Sergio Roberto Pinheiro
  Destinatário:  Prefeitura Municipal de Colombo/Prefeita
  Assunto:  Estudos para possibilitar a melhoria do trânsito na região do Alto Maracanã, com a
                   execução de faixas de pedestres, placas de sinalização e estacionamento rotativo,
                   bem como execução de travessias elevadas para passagem de pedestres, nas
                   ruas Kelvin e Pasteur, entre o trecho da Rua Aqrquimedes e Tomas Edison, nas
                   imediações do Terminal de transporte coletivo do Alto Maracanã

  Indicação
  N°:  557
  Autor:  Waldirlei Bueno de Oliveira
  Destinatário:  Prefeitura Municipal de Colombo/Secretaria de Governo/Obras e Viação.
  Assunto:  Canalização e melhoria do duto de água pluvial localizada na Rua Faustino André
                   Johnsson
  Indicação
  N°:  558
  Autor:  Nivaldo Paris
  Destinatário:  Prefeitura Municipal de Colombo/Secretaria de Obras
  Assunto:  Desobstrução de manilhas da Rua Angelo Tognato esquina com a Av. Nossa
                   Senhora da Luz, bairro Guaraituba.
  Indicação
  N°:  559
  Autor:  Nivaldo Paris
  Destinatário:  Prefeitura Municipal de Colombo/Secretaria de Obras
  Assunto:  Roçada externa na Creche Lua de Cristal.
  Indicação
  N°:  560
  Autor:  Nivaldo Paris
  Destinatário:  Prefeitura Municipal de Colombo/Secretaria de Educação
  Assunto:  Viabiliade de reforma e ampliação da Creche Lua de Cristal
  Indicação
  N°:  561
  Autor:  Anderson F. da Silva
  Destinatário:  Prefeitura Municipal de Colombo/Secretaria de Planejamento
  Assunto:  Promover a participação efetiva dos jovens na elaboração do Plano Diretor com o
                   objetivo de  garantir a acessibilidade e a mobilidade voltadas para às juventudes.
  Indicação
  N°:  562
  Autor:  Hélio Feitosa Lima
  Destinatário:  Prefeitura Municipal de Colombo/Secretaria de Obras
  Assunto:  Viabilizar a construção de calçadas na Rua Maria Izabel Tosin, principalmente nas
                   laterais da escola Antônio André Johnson, no Jardim Monza
  Indicação
  N°:  563
  Autor:  Hélio Feitosa Lima
  Destinatário:  Prefeitura Municipal de Colombo/Secretaria de Obras
  Assunto:  Designar equipes para efetuar retiradas de entulhos da Travessa Roncador em
                   frente ao nº 146, no Jardim Paloma.


 Indicação
  N°:  564
  Autor:  Hélio Feitosa Lima
  Destinatário:  Prefeitura Municipal de Colombo/Secretaria de Obras
  Assunto:  Patrolar e ensaibrar em toda a extensão da Rua da Castanheira, localizada no bairro
                    Jardim das Graças

  Indicação
  N°:  565
  Autor:  Givanildo da Silva (Gilgera)
  Destinatário:  Prefeitura Municipal de Colombo/Secretaria de Urbanismo
  Assunto:  Estudos para implantação de semáforo entre as ruas Graciliano Ramos e Avenida
                   Portugal com intuito de promover segurança para todos que trafegam no local.
  Indicação
  N°:  566
  Autor:  Waldirlei Bueno de Oliveira
  Destinatário:  Prefeitura Municipald e Colombo/Secretaria de Obras
  Assunto:  Troca de boca de lobo esquina das ruas Angelo Falavinha Dalpra com do 
                   Pessegueiro no bairro Jardim das Graças.
  Indicação
  N°:  567
  Autor:  Waldirlei Bueno de Oliveira
  Destinatário:  Prefeitura Municipal de Colombo/Secretaria de Obras
  Assunto:  Substituição de placa de sinalização de lombada na Avenida Santos Dumont, em
                   frente a Cancha Esportiva Santos Dumont.
  Indicação
  N°:  568
  Autor:  Nivaldo Paris
  Destinatário:  Prefeitura Municipal de Colombo/Secretaria de Obras
  Assunto:  Correção do pavimento asfáltico da Rua das Bananeiras em frente ao n° 21
  Indicação
  N°:  569
  Autor:  Nivaldo Paris
  Destinatário:  Prefeitura Municipal de Colombo/Secretaria de Obras
  Assunto:  Revisão da parte elétrica, pintura, reforma da canaleta externa dos fundos,
                   colocação de gradil de proteção e troca de pisos soltos das salas de aula da escola
                    Municipal Jovino do Rosário - bairro Maria do Rosário.

  Indicação
  N°:  570
  Autor:  Nivaldo Paris
  Destinatário:  Prefeitura Municipal de Colombo/Secretaria de Obras
  Assunto:  Limpeza de vala a céu aberto - da nascente do corrego "Astorga" situado na Rua
                   Angelo Tognato no Jardim Cristina
  Indicação
  N°:  571
  Autor:  Nivaldo Paris
  Destinatário:  Prefeitura Municipal de Colombo/Secretaria de Obras
  Assunto:  Manutenção predial do telhado da creche "Tia Itamara"

  Indicação
  N°:  572
  Autor:  Nivaldo Paris
  Destinatário:  Prefeitura Municipal de Colombo/Secretaria de Obras
  Assunto:  Manutenção da rede de esgoto interno (pátio) da creche Tia Itamara, no bairro
                   Guaraituba
  Indicação
  N°:  573
  Autor:  Nivaldo Paris
  Destinatário:  Prefeitura Municipal de Colombo/Secretaria de Educação
  Assunto:  Solicitação de ampliação e reforma da creche Tia Itamara no bairro Guaraituba.
  Indicação
  N°:  574
  Autor:  Nivaldo Paris
  Destinatário:  Prefeitura Municipal de Colombo/Secretaria de Obras
  Assunto:  Colocação de manilhas e caixa de inspeção tipo boca de lobo, na Rua Ampere
                   esquina com Rua Castro
  Indicação
  N°:  575
  Autor:  João Marcos Berlesi
  Destinatário:  Concessionária Régis Bittencóurt
  Assunto:  Viabilizar junto ao departamento competente a possibilidade de revitalização das
                   pavimentações asfálticas nas alças da trincheira (velha) nas proximidades do Km
                   12,8 na BR 116 no bairro Jardim Palmares – Colombo – Paraná.

  Indicação
  N°:  576
  Autor:  Vagner Brandão
  Destinatário:  Prefeitura Municipal de Colombo/Prefeita
  Assunto:  Estudos para a implantação de uma travessia elevada na Rua Gustavo Nass
                   esquina com Pedro Socher, em frente à UBS César Augusto
  Indicação
  N°:  577
  Autor:  Vagner Brandão
  Destinatário:  Prefeitura Municipal de Colombo/Secretaria de Obras
  Assunto:  Efetuar troca de manilha na Rua Manoel Quinzani esquina com a Rua Celeste
                   Crozetta bairro César Augusto.
  Indicação
  N°:  578
  Autor:  Vagner Brandão
  Destinatário:  Prefeitura Municipal de Colombo/Secretaria de Obras
  Assunto:  Implantação de abrigo de passageiros nos seguintes pontos de ônibus: Rua Nelson
                   Argenta em frente ao nº 61 e nº 108 bairro César Augusto.

  Indicação
  N°:  579
  Autor:  Vagner Brandão
  Destinatário:  Prefeitura Municipal de Colombo/Secretaria de Obras
  Assunto:  Efetuar limpeza com máquina em toda extensão do lado direito da Rua Celeste
                   Crozetta bairro César Augusto onde passa o rio.
  Indicação
  N°:  580
  Autor:  Vagner Brandão
  Destinatário:  Prefeitura Municipal de Colombo/Secretaria de Obras
  Assunto:  Efetuar limpeza e substituição de manilhas na Rua Ailton Luiz Nodari esquina com a
                   Rua Eugênio Mottin Roça Grande com “extrema urgência”.

  Indicação
  N°:  581
  Autor:  Anderson F. da Silva
  Destinatário:  Ao Programa Nacional de Capacitação das Cidades
  Assunto:  Viabilizar oferta de cursos de capacitação à sociedade civil e gestores municipais
                   sobre os programas nacionais voltados à juventude.
  Indicação
  N°:  582
  Autor:  Anderson F. da Silva
  Destinatário:  Prefeitura Municipal de Colombo/Secretaria de Esportes
  Assunto:  Estudos para oferta de oficinas culturais em parceria com artistas do município,
                   inclusive em finais de semana nos espaços públicos de Colombo
  Indicação
  N°:  583
  Autor:  Anderson F. da Silva
  Destinatário:  Prefeitura Municipal de Colombo/Secretaria de Esportes
  Assunto:  Viabilizar ampla divulgação dos equipamentos públicos municipais voltados para a
                   cultura e esporte abertos à comunidade, contendo horários e requisitos para
                   agendamento e utilização dos mesmos.
  Indicação
  N°:  584
  Autor:  Antonio Alves Batista
  Destinatário:  Prefeitura Municipal de Colombo/Secretaria de Obras
  Assunto:  Providências necessárias no sentido de que seja feito patrolamento e
                   ensaibramento em toda extensão da Rua Isabel de Quadros Ramos - Vila
                   Guarani/Jardim Las Palmas – Colombo - PR.
  Indicação
  N°:  585
  Autor:  Antonio Alves Batista
  Destinatário:  Prefeitura Municipal de Colombo/Secretaria de Obras
  Assunto:  Providências necessárias no sentido de que seja feito patrolamento e
                   ensaibramento em toda extensão da Rua Estevão Costa – Boicininga.

 

  Indicação
  N°:  586
  Autor:  Antonio Alves Batista
  Destinatário:  Prefeitura Municipal de Colombo/Secretaria de Obras
  Assunto:  Providências necessárias no sentido de que seja feito patrolamento e
                   ensaibramento em toda extensão da Rua Pedro Polly – Capivari – Colombo - PR.
  Indicação
  N°:  587
  Autor:  Clodoaldo Camargo
  Destinatário:  Prefeitura Municipal de Colombo/Secretaria de Educação
  Assunto:  Ampliação do projeto da Escola Integral João Batista Stocco


Colombo, 14 de dezembro de 2015.
WALDIRLEI BUENO DE OLIVEIRA
Presidente

...................................................................................................................................................

Edital de Convocação
Sessão Extraordinária
15/12/2015


O Presidente da Câmara Municipal de Colombo, no uso de suas atribuições legais,
convoca os Vereadores da Câmara Municipal de Colombo, Estado do Paraná,
para a Sessão Extraordinária a ser realizada no dia 15 de dezembro de 2015, após a Sessão Ordinária,
para apreciação das seguintes matérias:


Projeto de Lei do Executivo
  N°:  32         Ano:  2015
  Autor: Executivo Municipal
  Assunto    Autoriza o Poder Executivo Municipal a aderir ao Programa de Modernização da
                    Administração Tributária - PMAT/BNDES, através da Caixa Econômica Federal, na
                    qualidade de agente financeiro, e dá outras providências
  Situação: 2ª Votação
  Projeto de Lei do Executivo
  N°:  33         Ano:  2015
  Autor: Executivo Municipal
  Assunto    Autoriza o Executivo Municipal a abrir junto ao orçamento geral do corrente ano,
                    Crédito Adicional Especial no valor de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) e,
                    Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 6.935.500,00(seis milhões, novecentos
                     e trinta e cinco mil e quinhentos reais)
  Situação: 2ª Votação
  Projeto de Lei do Executivo
  N°:  34         Ano:  2015
  Autor: Executivo Municipal
  Assunto    Altera a redação da Lei Municipal 853 de 20/12/2002, que Institui a Contribuição para
                     o Custeio do Serviço de Iluminação Pública, conforme especifica
  Situação: 2ª Votação
  Projeto de Lei do Executivo
  N°:  35         Ano:  2015
  Autor: Executivo Municipal
  Assunto    Suspende a exigibilidade do pagamento das Taxas e Emolumentos previstas no art.
                    54 e no Anexo I da Lei Municipal n° 1370 de 28/04/2015, que dispõe sobre a
                    regulamentação e reformulação de Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de
                    Origem Animal - SIM/POA
  Situação: 2ª Votação

 

  Projeto de Lei do Executivo
  N°:  36         Ano:  2015
  Autor: Executivo Municipal
  Assunto    Altera a redação e inclui incisos à Lei Municipal n° 1339 de 10/04/2015, conforme
                    especifica.
  Situação: 2ª Votação

  Projeto de Lei do Executivo
  N°:  39         Ano:  2015
  Autor: Executivo Municipal
  Assunto:  Concede remissão de débitos tributários, conforme especifica.
  Situação:       1ª Votação


 Colombo, 14 de dezembro de 2015.
 WALDIRLEI BUENO DE OLIVEIRA
 Presidente

...................................................................................................................................................

Edital de Convocação
Sessão Extraordinária
15/12/2015


O Presidente da Câmara Municipal de Colombo, no uso de suas atribuições legais,
convoca os Vereadores da Câmara Municipal de Colombo, Estado do Paraná,
para a Sessão Extraordinária a ser realizada no dia 15 de dezembro de 2015, após a Sessão Extraordinária,
para apreciação da seguinte matéria:



  Projeto de Lei do Executivo
  N°:  39         Ano:  2015
  Autor: Executivo Municipal
  Assunto:  Concede remissão de débitos tributários, conforme especifica.
  Situação:       2ª Votação


 Colombo, 14 de dezembro de 2015.
 WALDIRLEI BUENO DE OLIVEIRA
 Presidente