Urupema tem sensação térmica de -20ºC; frio atinge três regiões do país

08/06/2016 06h45 - Atualizado em 08/06/2016 11h43


Cidade da Serra catarinense marcou -3,4ºC nesta quarta (8).
Massa de ar polar deixa temperaturas ainda mais baixas na quinta-feira (9).

Do G1 SC
O Sul, o Sudeste e o Centro-Oeste amanheceram gelados nesta quarta-feira (8). Em Urupema, na Serra de Santa Catarina, foi registrada a sensação térmica mais baixa destas regiões: -20ºC, de acordo com o último boletim da Epagri/Ciram, divulgado às 11h30. Nos termômetros, a cidade, que teve rajadas de 80km/h, marcava -3,4ºC. (assista ao vídeo)
Florianópolis registrou 3ºC na área do Norte da Ilha. De acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, esta é a temperatura mais baixa para a cidade no mês de junho, desde 2008. Nesta quarta, além da Serra, cidades do Oeste e Norte catarinense também marcaram negativas (veja tabela abaixo).
Quarta-feira (8) começou gelada em Santa Catarina (Foto: Reprodução/RBS TV)Quarta-feira (8) começou gelada em Santa Catarina (Foto: Reprodução/RBS TV)
De acordo com a Central de Meteorologia da RBS, o dia segue com temperaturas baixas e sol. "Vamos ter um dia ensolarado em todas as regiões, apenas com alguns nevoeiros de manhã, mais localizados entre Serra e Sul. O frio segue intenso", informa Puchalski.
À tarde as temperaturas variam entre 14 e 17ºC em boa parte das cidades. Já na Serra e no Oeste elas não devem passar da casa dos 10ºC.
Urupema teve novamente formação de sincelo (Foto: Marília Oliveira/Divulgação)Urupema teve novamente formação de sincelo (Foto: Marília Oliveira/Divulgação)
Quinta-feira mais gelada
"O amanhecer de quinta (9) deverá ter temperatura negativa em grande parte das regiões de Santa Catarina, entre -1 e -3ºC, sendo que nos altos da Serra poderemos ter algo entre -5 e -7ºC. No Sul, Vale do Itajaí, Norte e Litoral a previsão é de algo entre 0 e 3ºC.! O turno da tarde tem previsão de 11 a 14ºC", diz Puchalski.
A geada está prevista para o amanhecer de quinta em praticamente todo estado, só tirando algumas cidades do Litoral. A noite para sexta (10) também será gelada, com previsão de temperaturas abaixo de 0ºC na Serra antes da meia-noite.
O frio só deve começar a perder força a partir da próxima terça-feira (14).
Quarta-feira (8) começou gelada em Santa Catarina (Foto: Marília Oliveira/Divulgação)Quarta-feira (8) começou gelada em Santa Catarina (Foto: Marília Oliveira/Divulgação)
Sul, Sudeste e Centro-Oeste gelados
A massa de ar frio derrubou as temperaturas em outros estados do Sul e do Sudeste nesta quarta. No Paraná, a menor temperatura foi em General Carneiro, na região central, onde o dia começou com -4ºC, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).
No Rio Grande do Sul, apesar de as estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não terem registrado nenhuma temperatura abaixo de zero durante a madrugada, nove cidades tiveram sensação térmica negativa. Em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra os termômetros marcam 2,3°C, mas a sensação é de -4°C.

Em São Paulo, mapa das estações meteorológicas do Centro de Gerenciamento de emergências (CGE) mostrou que o frio chegou a 8°C no extremo sul da região metropolitana durante a madrugada. A temperatura chegou a 8°C em Parelheiros e 9°C no Jabaquara, na Zona Sul; 9°C na Vila Prudente (Leste), Butantã (Oeste) e em São Bernardo do Campo.
sensação térmica em Campinas, no interior de São Paulo, chegou a 2,9ºC na manhã desta quarta-feira (8), de acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp.

Em Dourados, distante 214 quilômetros de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, teve sensação térmica de -2°C na madrugada desta quarta-feira (8).
Sensação térmica chegou a -18ºC em Urupema (Foto: Marília Oliveira/Divulgação)Sensação térmica chegou a -18ºC em Urupema (Foto: Marília Oliveira/Divulgação)
Manhã gelada e linda em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba  (Foto: Leisi Beliziani)Manhã gelada e linda em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (Foto: Leisi Beliziani)
Madrugada fria em São Paulo (Foto: Dario Oliveira/Código19/Estadão Conteúdo/)Madrugada fria em São Paulo (Foto: Dario Oliveira/Código19/Estadão Conteúdo/)