Prazo para registro de candidatura no TSE termina na próxima segunda-feira 15


Dados do Tribunal Superior Eleitoral apontam que cinco candidatos à prefeitura e 138 candidatos a uma das cadeiras da Câmara Municipal registraram candidatura até esta sexta-feira. O prazo a para os pedidos encerra na próxima segunda.
Até esta sexta-feira, cinco dos nove candidatos à prefeitura de Curitiba – e os seus respectivos vices – fizeram o registro da candidatura junto ao TSE.
Os outros quatro nomes já confirmados na disputa têm até a próxima segunda-feira, dia 15 de agosto, para encaminhar os pedidos à justiça eleitoral. O prazo encerra às 7h da noite.
Além dos candidatos à prefeitura, 138 candidatos ao cargo de vereador de Curitiba já oficializaram o pedido de registro junto ao juízo eleitoral.
O número é baixo se comparado, por exemplo, ao total de pleiteantes das últimas eleições, de 2012, quando 650 se candidataram à vereança.
Ainda em julho, o presidente do TSE ministro Gilmar Mendes chegou a comentar o baixo volume de registros até aquele momento, e afirmou que a realização de muitos pedidos no final do prazo aumentariam a possibilidade de que haja eleição com o registro sub judice, ou seja, ainda por ser analisado.
Na ocasião, o presidente do TSE disse que – com isso – a expectativa é por muitos casos de judicialização ou impugnação de registros nas eleições de 2016.
Em todo o Paraná, já estão registradas 86 candidaturas às prefeituras e 1801 às vagas das Câmaras Municipais.