COLUNA DA SANTA CASA DE COLOMBO: A IMPORTÂNCIA DA MAMOGRAFIA



  Mamografia é uma área do Diagnóstico por Imagem a qual visa estudar a anatomia do tecido mamário. O mamógrafo é o equipamento utilizado no exame de diagnóstico para a prevenção do câncer de mama.  Os primeiros estudos de lesões em mamas datam de 1913, porém somente em 1966 seria comercializado o primeiro modelo de mamógrafo e no ano de 1998 surge a mamografia digital, um divisor de águas no diagnóstico precoce.

  O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, outros não.

  Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.  Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Na região Norte, é o segundo mais incidente.

  Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil mais de 12.000 mulheres morrem por ano em decorrência da doença. E fica o alerta sobre a necessidade do diagnóstico precoce, que por vezes é negligenciado pelas mulheres em virtudes de mitos sobre o exame, por questões culturais e até mesmo pela dificuldade do acesso.

  Em se tratando da acessibilidade ao exame, o Ministério da Saúde publicou a PORTARIA No- 61, DE 1º DE OUTUBRO DE 2015, que diz “Art. 1º Fica decidida a não ampliação do uso da mamografia para o rastreamento do câncer de mama em mulheres assintomáticas com risco habitual fora da faixa etária atualmente recomendada (50 a 69 anos) no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS. ”

  Ou seja, contrariando as recomendações de especialistas e associações de combate ao câncer, restringiu o acesso ao exame às mulheres que não estão nessa faixa etária pré-estabelecida e sem sintomas aparentes.

  Em virtude dessa portaria, da não pactuação com o ente municipal, porém visando o compromisso com a saúde da população, a Santa Casa de Colombo oferta aos seus usuários a mamografia digital a preço popular, todavia com qualidade garantida.

  AbraSUS!