Família vai buscar cão em pet shop após banho e recebe animal morto


Segundo dona, estabelecimento alega que cão se enforcou acidentalmente.
Pet shop de Mogi das Cruzes estava fechado nesta terça-feira (5).

Maiara Barbosa e Jamile SantanaDo G1 Mogi das Cruzes e Suzano
Cachorro estava há cinco anos na família (Foto: Nathália Rong/ arquivo pessoal)Cachorro estava há cinco anos na família (Foto: Nathália Rong/Arquivo Pessoal)
A morte de um cachorro tem gerado comoção nas redes sociais de moradores de Mogi das Cruzes. Segundo os donos de Theodor, da raça Lhasa Apso, o animal foi deixado em um pet shop da cidade para um banho por volta das 13h30 de segunda-feira (4). A assesora parlamentar Patrícia Rodrigues Rong diz que, três horas depois, seu marido foi buscá-lo, mas recebeu o cão morto.
G1 esteve no pet shop na tarde desta terça-feira, mas o local estava fechado. Também foi feito contato por telefone, mas ninguém foi encontrado para comentar o caso.
De acordo com a família, a proprietária do pet shop tentou se explicar, dizendo que o animal se enforcou acidentalmente.
saiba mais

“Nos disseram que a moça que estava dando banho deixou ele preso com uma corrente em cima da pia e saiu da sala por alguns instantes. E, nesse meio tempo, o cachorro teria caído da pia e ficado pendurado pela corrente no pescoço e foi nisso que ele se enforcou. O problema é que eles não chamaram nenhum veterinário”, afirma Patrícia.
Segundo a dona de Theodor, a administração do pet shop não entrou em contato com a família para explicar o que tinha acontecido. Apenas no momento em que seu marido foi buscar o animal é que recebeu a notícia.
“Nós tínhamos voltado de viagem e marcamos o pet shop às 13h30. Quando meu marido foi buscar às 16h30, entregaram o cachorro morto na mão dele. Nos entregaram o cachorro já com a pupila dilatada e rígido”, afirma.
Polícia
Patrícia diz que chamou a Polícia Militar e foi orientada a ir ao 1º Distrito Policial. Na delegacia, porém, os policiais informaram que ela deveria encaminhar o corpo para necropcia e depois registrar o caso.
De acordo com o delegado Argentino Coqueiro, como o caso envolve animal e necessita de uma apuração específica da causa da morte, feita por um veterinário, a dona do cachorro foi orientada a providenciar um laudo.
"Esse laudo deve embasar a denúncia feita pela vítima. Ele deve mostrar a causa da morte do cachorro, se de fato foi enforcamento, se foi envenenamento. A partir disso, podemos providenciar as medidas legais se forem necessárias. A vítima pode procurar o 1º DP e registrar o boletim de ocorrência quando quiser."
Patrícia diz que toda a família está muito abalada. O corpo do cachorro foi levado para São Paulo e passará por uma necropsia. O procedimento vai custar R$ 650. 
Segundo a assessora parlamentar, o laudo deve levar de 20 a 30 dias para ficar pronto. “O cachorro estava sempre com a gente, está sendo muito difícil para todos nós, principalmente para a minha filha. Eu chamava ele de neto e ele vinha correndo. Nós entregamos um cachorro com saúde para tomar um banho e recebemos um cadáver de volta”, lamenta.
  •  
Nathália Rong tinha o cão como um membro da família (Foto: Nathália Rong/ arquivo pessoal)Nathália Rong, filha de Patrícia, tinha o cão como um membro da família (Foto: Nathália Rong/Arquivo Pessoal)

Família morta em acidente no Ceará é enterrada sob comoção pública no PR


Pais e três filhas foram enterrados nesta terça-feira, em Foz do Iguaçu.
Ginásio municipal em que o funeral ocorreu ficou lotado de pessoas.

Do G1 PR
  •  
Comoção pública fez com que o ginásio ficasse lotado (Foto: Rodrigo Soares/RPC)Comoção pública fez com que o ginásio ficasse lotado (Foto: Rodrigo Soares/RPC)
A família paranaense morta em um acidente em Jaguaribara, no Ceará, no sábado (2), foi enterrada no fim da tarde desta terça-feira (5) no Cemitério São João Batista, em Foz do Iguaçu.
Patricia Castro Borges dos Santos, 35 anos, Josias dos Santos, 38, e as filhas Sahara Caroline Castro Borges dos Santos, 17, Nathaly Vitoria dos Santos, 7, e Hadassa Castro dos Santos, 1, morreram ao bater contra uma van na BR-116, no interior cearense. Outras duas pessoas também morreram e 11 ficaram feridas.
Os corpos da mãe, da filha mais velha e da mais nova chegaram ao Paraná por volta das 10h20 desta terça-feira, no Aeroporto Internacional das Cataratas. Os do pai e da outra filha desembarcaram perto das 12h20.
O velório começou por volta das 14h e lotou o ginásio da Escola Municipal Professora Elenice Milhorança, em Foz. Muitas pessoas que não conheciam a família estiveram no funeral. A comoção pública, como esperado, era forte.
Pais e filham passavam as férias no Maranhão desde 20 de dezembro. Eles estiveram durante o réveillon em Fortaleza e viajaram para o interior do Ceará.
O acidente
A batida envolvendo um carro e uma van aconteceu por volta das 5h30 de sábado em Jaguaribara, a 225 km da capital cearense. Além dos mortos, quatro pessoas continuam internadas no Instituto Dr. José Frota (IJF): dois homens, uma mulher grávida e uma criança. O estado de saúde deles é estável.
Segundo informações da Polícia Militar, um automóvel Fiat Línea trafegava pela BR-116, no km 278, no sentido Fortaleza/Jaguaribara quando o motorista tentou ultrapassar um caminhão em um trecho de faixa contínua - onde é proibida a ultrapassagem -, quando bateu de frente com a van.
E, de acordo com Polícia Rodoviária Federal (PRF), a van saiu do estado da Paraíba e seguia para a cidade de Limoeiro, distante 105 km, do local do acidente.
Os cinco corpos da família de Foz do Iguaçu chegaram a Fortaleza no domingo (3), após passarem por uma perícia em Quixeramobim. Dois irmãos e um cunhado de Josias dos Santos, um dos mortos no acidente, acompanham o traslado dos corpos para o Paraná.
Família saiu de férias de Foz do Iguaçu em dezembro e viajava com destino ao Maranhão (Foto: Arquivo pessoal)Família saiu de férias de Foz do Iguaçu em dezembro e viajava com destino ao Maranhão (Foto: Arquivo pessoal)
tópicos:

Paranaguá registra epidemia de dengue pela primeira vez


Foram confirmados 491 casos desde agosto na cidade do litoral do Paraná.
Outras quatro cidades do estado estão em situação epidêmica da doença.

Do G1 PR
O município de Paranaguá, o maior do litoral do Paraná, entrou pela primeira vez na lista de cidades com epidemia de dengue. É a primeira vez que uma cidade da região leste do estado e do litoral passa por essa situação, com 491 casos confirmados desde agosto de 2015.(veja vídeo)
saiba mais

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (5) e fazem parte do boletim semanal da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná. Apesar de a epidemia ser apenas em Paranaguá, os veranistas em todo o litoral devem redobrar os cuidados, segundo a secretaria.
“Foram encontrados alguns focos no município de Matinhos, e também foi encontrado alguns focos no município de Pontal, mas ele não esta ainda domiciliado, quer dizer, você não encontra o mosquito em toda a parte. A única forma de ele não se disseminar nos municípios do litoral é eliminar aonde ele pode se criar, eliminar os criadouros”, explicou a chefe do Centro de Vigilância Ambiental, Ivana Belmonte.
No total, foram confirmados 1.726 casos de dengue em todo o estado desde agosto de 2015. Depois de Paranaguá, as cidades com o maior número de casos confirmados da doença são Foz do Iguaço, com 290 casos, e Londrina, com 260.
Epidemia
Além de Paranaguá, outras quatro cidades do estado também estão com epidemia de dengue – todas elas no norte e no noroeste: Munhoz de MeloSanta Isabel do IvaíItambaracá e Guaraci. Outras seis cidades estão em estado de alerta: MamborêCambaráSanto Antônio do Paraíso,IvatubaJataizinho e Foz do Iguaçu.
Para que seja considerada epidemia, é preciso a confirmação de mais de 300 casos a cada 100 mil habitantes. O estado de alerta é decretado a partir do momento em que os registros ficam acima de 100 casos a cada 100 mil habitantes.
Zika e Chikungunya
Também transmitidos pelo mosquito Aedes Aegypti, foram registrados 105 notificações dos vírus Chikungunya, sendo quatro deles confirmados, e 30 notificações de Zika. Nenhuma destas notificações de Zika, no entanto, foram confirmadas por laboratórios.
Os quatro casos confirmados de Chikungunya foram em Telêmaco BorbaJacarezinho,Mandaguari e União da Vitória.

Refis 2015 é prorrogado até março em Colombo


WEBMASTER 24 DE DEZEMBRO DE 2015

Programa de Recuperação Fiscal oferece várias formas de quitação, entre elas a opção mais vantajosa que é o pagamento à vista dos débitos

PCA 0031 15 A OUTDOOR REFIS
O Refis 2015, que oferece descontos de até 100% nos juros e multas e ainda concede o parcelamento destes tributos foi prorrogado pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Fazenda. Os contribuintes que possuem dívidas terão agora mais tempo, 90 dias, para aderir ao Programa de Recuperação Fiscal – REFIS/Colombo 2015. A opção mais vantajosa do Refis é o pagamento à vista dos débitos o qual contempla a queda de 100% de multa e juros sobre o valor dos tributos devidos.
O REFIS, que vai até o dia 23 de março de 2016, tem como objetivo promover a regularização de créditos dos contribuintes com o município relativos a impostos, taxas, contribuições e de outros débitos de natureza não tributária, ocorridos até 31 de dezembro de 2014. Vale lembrar, que os débitos não quitados serão ajuizados, conforme previsto na lei de Responsabilidade Fiscal.
Os interessados em aderir ao REFIS/Colombo 2015, devem se dirigir até a Prefeitura de Colombo ou nas Regionais do Maracanã ou Osasco.  Dessa maneira, o cidadão pode fazer sua negociação e aproveitar esta oportunidade.
Os débitos referentes a impostos, taxas e outras dívidas de natureza não tributária, poderão ser parcelados da seguinte maneira:
                                      Percentual de Desconto
Forma de pagamentoJurosMulta
À vista100%100%
Em 06 parcelas80%80%
Em 12 parcelas60%60%

Já os débitos referentes à Contribuição de Melhoria poderão ser parcelados na forma estabelecida conforme a tabela abaixo:
Percentual de Desconto
Forma de PagamentoJurosMulta
À vista100%100%
Em 06 parcelas90%
85%
100%
Em 12 parcelas100%
Em 24 parcelas80%100%
Em 36 parcelas75%100%
Em 48 parcelas70%100%
Em 60 parcelas65%100%
Serviço:
As Regionais Maracanã e Osasco/Roça Grande, quanto a Prefeitura, na Sede, funcionam das 8h às 12h e das 13h às 17h. Nos seguintes endereços:
Prefeitura:
Rua XV de Novembro, 105 Centro – Telefones: 41 3656-8080 / 41 3656-8000
Regional Maracanã:
Rua Dorval Ceccon, 664 – Alto Maracanã – Telefone: 41 3675-5900
Regional Osasco/Roça Grande:
Rua Prefeito Pio Alberti, 450 – Jardim Osasco – Telefone: 41 3621-3112
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Balanço de atendimento realizado pelo Centro do Empreendedor é divulgado em Colombo


WEBMASTER 4 DE JANEIRO DE 2016

O atendimento é rápido e sem burocracia, sendo uma ótima oportunidade para os micros empreendedores se formalizarem

Desde maio de 2015, o Centro do Empreendedor de Colombo prestou 1167 atendimentos. O processo para formalizar uma empresa é simples, rápido e sem burocracia, o que tem chamado à atenção de várias pessoas na região que desejam se tornar um Microempreendedor Individual (MEI) e aproveitar as vantagens da formalização.
São vários os serviços disponíveis no Centro do Empreendedor, alguns deles mais simples como, orientações contábeis e auxilio para emitir nota fiscal eletrônica. Já outros, mais específicos como, abertura de CNPJ, alvará de funcionamento e certificado da condição de Microempreendedor Individual.
Segundo o secretário da Indústria, Comércio Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa, a expectativa para este ano é dobrar o número de atendimentos. “Sabemos que ainda existem muitas pessoas com um sonho, mas com pouca informação sobre como se tornar um micro empreendedor, nosso trabalho tem sido desburocratizar e simplificar esse processo de abertura e regulamentação dessas empresas, visando o crescimento do nosso município,” afirmou.
Vantagens do MEI
E as vantagens são muitas para aqueles que querem sair da informalidade e se tornar uma pessoa jurídica e estar regularizado perante as Fazendas públicas, federal, estadual e municipal. Entre as principais estão: o direito ao CNPJ; abertura da empresa sem custos; acesso ao crédito; emissão de nota fiscal; isenção de todas as taxas referentes ao Alvará de Funcionamento; contratação de até um empregado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria; aposentadoria por idade; auxílio doença e maternidade; pensão por morte aos dependentes e o apoio técnico do SEBRAE na organização do negócio.
Requisitos para se formalizar como MEI
É necessário possuir um faturamento bruto de no máximo R$ 60.000 por ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular, não possuir cadastro municipal de contribuinte e não receber benefício da Previdência Social.
Os documentos necessários são: cópia do RG, CPF, Título de Eleitor e Certidão de Casamento, recibo do Imposto de Renda (caso faça a declaração), comprovantes de endereço autorizado da residência e do local onde será o estabelecimento e a inscrição imobiliária (número do IPTU) do local onde será o estabelecimento.
Serviço
Centro do Empreendedor
Local: Rua José Leal Fontoura, 414, no Centro de Colombo,
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Contato: 3656-2235 ou pelo e-mail: centrodoempreendedor@colombo.pr.gov.br
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: João Senechal/PMC

Entrega de alevinos acontece nesta quinta-feira, dia 07 em Colombo


WEBMASTER 5 DE JANEIRO DE 2016

Mais de 36 mil alevinos serão distribuídos aos agricultores do município; iniciativa faz parte do Projeto Vida na Água, que subsidia 50% do valor dos peixes

Carpa, Tilápia, Bagre Africaco, Jundiá, Cat Fish, Pacu, Piauçu e Lambari estão entre as espécies que serão entregues aos produtores de Colombo
Carpa, Tilápia, Bagre Africaco, Jundiá, Cat Fish, Pacu, Piauçu e Lambari estão entre as espécies que serão entregues aos produtores de Colombo
Mais de 36 mil alevinos serão distribuídos aos produtores rurais do município na próxima quinta-feira, 07. A iniciativa faz parte do Projeto Vida na Água, que tem como proposta possibilitar que os agricultores de Colombo possam ampliar e diversificar sua fonte de renda. O programa é desenvolvido pela Prefeitura de Colombo, por meio da secretaria de Agricultura e Abastecimento.
Segundo o secretário da pasta, Marcio Toniolo, a iniciativa segue uma tendência agropecuária. “A piscicultura vem adquirindo destaque no espaço agropecuário, dando rendimentos, melhorando o cenário econômico, e por isto é importante oferecer aos produtores rurais, este subsídio”, destaca Toniolo. Outra vantagem do programa é melhorar o aproveitamento do potencial hídrico do município, reservatórios de água e dos viveiros existentes.
Neste ano, 26 agricultores se inscreveram e poderão adquirir diversas espécies de peixes, como: Carpa, Tilápia, Bagre Africaco, Jundiá, Cat Fish, Pacu, Piauçu e Lambari. Sendo que 50% do valor dos alevinos são subsidiados pela prefeitura, restando ao produtor arcar com o restante do valor.
SERVIÇO
Entrega de alevinos
Data: 07 de janeiro
Horário: 8h
Local: Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Endereço: Rua Marechal Floriano, 8771
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: João Senechal/PMC

53ª Festa da Uva de Colombo acontece nos dias 28, 29, 30 e 31 de janeiro


WEBMASTER 5 DE JANEIRO DE 2016

Atrações nacionais prometem agitar o evento; Pedro Paulo e Alex (PPA ) na sexta-feira, dia 29, Lucas Lucco no sábado, dia 30 e Luan Santana, no dia 31

festa da UvaDurante os dias 28, 29, 30 e 31 de janeiro o município de Colombo se transforma para receber a mais importante festa da maior colonia italiana do Paraná. Colombo incorpora a sua metade colonial para homenagear seus antepassados.
A 53ª Festa da Uva 2016 de Colombo, que será realizada no Parque Municipal da Uva – no Centro de Colombo, visa valorizar a cultura e o turismo da cidade. Durante os quatro dias de festa os visitantes poderão contar com muita comida típica, produtos coloniais, feira agrícola, artesanato, além de atrações musicais locais e nacionais.
Atrações musicais
A abertura oficial acontece na quinta-feira, dia 28, às 19h, com a missa do Padre Reginaldo Manzotti. Neste dia, a entrada é solidária, ou seja, o visitante irá contribuir com um quilo de alimento não perecível. Na sexta-feira, dia 29, o Parque será aberto aos visitantes às 12h, seguido durante toda a tarde de shows culturais e apresentação de artistas locais. A apresentação da dupla Pedro Paulo e Alex (PPA), está prevista para 21h.
No sábado, dia 30, os festejos começam com atividades variadas por todos os cantos do Parque que preserva a mata nativa da região, com 100 mil m² de área e espaço ao ar livre para passeios e contemplação da natureza. Neste mesmo local, às 22h, se apresenta Lucas Lucco – o cantor promete reunir uma multidão de pessoas.
Na manhã de domingo, 31, a partir das 10h30, será celebrada a Santa Missa em Italiano Vêneto. O último dia de festa, começa com variadas atrações locais, E, o show mais esperado acontece no palco principal: o cantor Luan Santana se apresenta, às 21h e encerra os quatros dias festa.
Outras atividades
Tradicional no Paraná, o evento vai contar com uma exposição de uvas, vinhos, sucos, geleias e conservas como também a 15ª edição da Feira da Indústria, Comércio e Serviços, a Feicom que terá o artesanato local e empresas da região expondo e comercializando os seus produtos.
A Festa ainda vai contar com uma mostra da gastronomia presente no Circuito Italiano de Turismo Rural que neste ano completa 17 anos. O ponto alto da festa é resgatar e manter as tradições da cidade como também movimentar a economia local além de trabalhar a questão turística do município.
O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Colombo por meio da Comissão Organizadora da 53ª da Festa da Uva.
Serviço:
53ª Festa da Uva
Data: 28, 29, 30 e 31 de janeiro
Local: Parque Municipal da Uva
Endereço: Marechal Floriano Peixoto, 8771 – Centro
Contato: 41 3656-2358/ 6181/ 2065
Dia 28:
Abertura oficial
Missa com o Padre Reginaldo Manzotti
A partir das 18h30
Ingresso: Um quilo de alimento
Dia 29:
Show: dupla sertaneja Pedro Paulo e Alex (PPA)
Entrada a partir das 18h
Ingresso: R$ 20
Dia 30:
Show: Lucas Lucco
Entrada a partir das 10h
Ingresso: gratuito das 10 às 13h / das 13 às 17h – R$ 10 / Após as 17h – R$ 20
Dia 31:
Show: Luan Santana
Entrada a partir das 10h
Ingresso: gratuito das 10 às 13h / das 13 às 17h – R$ 10 / Após as 17h – R$ 20
Dias 28 e 29 :
Museu Municipal Cristóforo Colombo
Memorial da Imigração Italiana
Abertos das 11 às 18h
INGRESSOS:
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br