Edital de Divulgação Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Colombo dia 11/02/2016



  
O Presidente da Câmara Municipal de Colombo, no uso de suas atribuições legais,
divulga a pauta da Sessão Ordinária
a ser realizada no dia  11/02/2016, às 16 horas.

Projeto de Lei do Legislativo
  N°: 772       Ano: 2016
  Autor: Alan Henrique da Silva
  Assunto  Dispõe sobre a Semana Municipal de Apoio à APAE de Colombo
  Situação:    Divulgar
  Projeto de Lei do Legislativo
  N°: 773       Ano: 2016
  Autor: José Renato Strapasson
  Assunto  Denomina logradouro público do Município de Colombo de Rua Pedro Pavoni
  Situação:    Divulgar


  Tribuna Livre: Elizabete Vedovato – Titular do Cartório de Registro Civil. Assunto: Projeto “Dia do Sim”

 Colombo, 04 de fevereiro de 2016.
 WALDIRLEI BUENO DE OLIVEIRA
 Presidente

Pai acusado de racismo se diz surpreso com repercussão de foto na internet: ‘Foi ingenuidade da minha parte

Foto da família causou polêmica nas redes sociais Foto: Reprodução/Facebook
Bruno Dias Barbosa
Tamanho do texto A A A
Foram dois anos de espera até a chegada de Mateus. Diferentemente de uma gestação comum, o primeiro filho de Fernando Bustamante e sua mulher, Cynthia, veio através de um longo processo de adoção. O menino tinha apenas três meses quando encontrou aqueles que viriam a ser os seus pais. Hoje, aos 2 anos, é uma criança que gosta de desenhos e se envolve no universo lúdico dos pais, que trabalham com teatro infantil. Neste carnaval, a família resolveu se fantasiar para curtir a folia. Os personagens do filme Aladim serviram de inspiração. Fernando virou o próprio menino do tapete voador, a mulher se tornou Jasmine e o filho veio caracterizado como o fiel amigo de Aladim, o macaco Abu. Mateus, filho de Fernando e Cintia, é negro. A imagem da família se divertindo no carnaval caiu nas redes sociais e os pais da criança foram acusados de racismo.
— Foi ingenuidade da minha parte. No mundo ideal, a gente não teria que ter ressalva em escolher uma fantasia para o nosso filho. Fui muito idealista, talvez tenha que ser mais realista. O Abu é o melhor amigo do Aladim, o confidente e companheiro dele. O Mateus é isso para mim. A escolha foi por isso e não por ser um macaco. Poderia ser qualquer animal, um pássaro... Não pensamos em outra coisa. A fantasia fazia parte do acervo do nosso trabalho — justifica Fernando, que ficou surpreso com a repercussão da foto: — A minha preocupação agora é com a nossa integridade física e mental. Tenho recebido muitas mensagens de ódio. Foram duas mil mensagens ao todo, entre apoio e crítica. A foto da internet é descontextualizada.
Fernando fez desabafo e quis explicar os fatos
Fernando fez desabafo e quis explicar os fatos Foto: Reprodução/Instagram
A reportagem do Extra conversou com Fernando pelo telefone. Mateus estava dormindo. Mais cedo, ele tinha ido para a piscina com os pais.
— A nossa rotina segue normal. Tem que seguir por ele. Para o Mateus, nada está acontecendo. Antes mesmo dessa história acontecer, a gente já tinha decidido passar os próximos dias em casa. Vai ser assim. Vamos ficar descansado o resto do feriado — diz Fernando, que tenta elaborar a acusação de racismo que recebeu nas redes sociais: — Quando a gente adota uma criança como o Mateus, que é negro, a gente se blinda para o racismos dos outros. Todas as vezes em que eu fico sozinho com ele, sempre vai ter alguém perguntando se ele é adotado. Você se prepara para essas situações e para os olhares tortos dos outros. Nunca nos imaginamos sendo acusados de racistas. Mateus é nosso filho. Passamos por um processo longo para adotá-lo, processo esse que é importante, porque é algo que envolve o amor por uma criança.
Apesar do susto, Fernando afirma que tenta entender as críticas:
— Tento, de verdade, entender o outro lado. Recebi mensagens de amigos meus negros me falando que essa era uma oportunidade para eu pensar o outro lado, a questão histórica, que é preciso ter certo cuidado. Eu fiz a escolha de ser o pai do Mateus e, por ele, vou ter que encarar esse mundo realista.
Mateus foi adotado pelo casal quando tinha apenas três meses
Mateus foi adotado pelo casal quando tinha apenas três meses Foto: Reprodução/Instagram
A família ainda não sabe se vai tomar alguma medida legal sobre o caso.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/brasil/pai-acusado-de-racismo-se-diz-surpreso-com-repercussao-de-foto-na-internet-foi-ingenuidade-da-minha-parte-18639179.html#ixzz3ziNMsQf3

Menina levada no RS por homem em bicicleta sofreu lesões, diz delegada


Caso ocorreu na última segunda-feira (9) em Capão da Canoa, no litoral.
Menina foi encontrada caminhando sozinha na madrugada desta terça-feira.

Hygino VasconcellosDo G1 RS
Após ser reencontrada, a menina de 5 anos levada por um homem de bicicleta, agora vai passar por uma bateria de exames em Porto Alegre. Na tarde de segunda-feira (8), ela foi levada pelo homem enquanto brincava na frente da casa da família, em Capão da Canoa, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. E só foi reencontrada por populares mais de seis horas depois do sumiço, já na madrugada desta terça-feira (9).
Imagem mostra momento em que criança foi levada pelo suspeito do rapto (Foto: Brigada Militar/Reprodução)Imagem mostra momento em que criança foi levada
(Foto: Brigada Militar/Reprodução)
Conforme a delegada Sabrina Deffente, responsável pelo caso, a menina apresenta "lesão corporal visível", com marcas de socos no rosto e ainda  tinha indícios de abuso sexual. Ainda na madrugada, a criança foi levada para o Departamento Médico Legal (DML) de Osório para realização do exame de corpo de delito.
Já na quarta-feira (9), ela virá para Porto Alegre para fazer uma série de exames no Centro de Referência no Atendimento Infanto-Juvenil (CRAI), do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas, onde será atendida por uma equipe multidisciplinar, entre eles psicólogos, enfermeiros e médicos. A menina será acompanhada de um integrante do Conselho Tutelar de Capão da Canoa, adianta a delegada. 
Bicicleta foi encontrada próxima do local do rapto (Foto: Josmar Leite/RBS TV)Bicicleta foi encontrada próxima de onde menina foi
levada (Foto: Josmar Leite/RBS TV)
Sabrina espera obter nos próximos dias o resultado preliminar do laudo da perícia para poder formalizar na Justiça o pedido de prisão de um homem, considerado suspeito, e que aparece em uma gravação em uma bicicleta acompanhado da menina. "Já temos 90% de convicção que é ele."

Sem dar detalhes da identidade do homem, a delegada observa que ele tem antecedentes criminais por estupro de vulnerável. A preocupação agora é que, com ele solto, outras crianças possam ter sido abusadas. Duas equipes de investigadores da delegacia estão nas ruas para tentar localizar o homem.
A bicicleta do homem também foi achada na manhã desta terça-feira, perto de um campo de futebol, no bairro Santa Luzia.
  •  

Último dia do carnaval católico de Curitiba leva milhares de pessoas para ginásio da PUCPR


Por Felipe Ribeiro e Flávia Barros
Milhares de pessoas compareceram ao último dia do Gabaon (Foto: Flávia Barros - Banda B)
Milhares de pessoas compareceram ao último dia do Gabaon (Foto: Flávia Barros – Banda B)

Consolidado como um dos maiores eventos do carnaval cristão do Brasil, o último dia do Gabaon, o carnaval religioso de Curitiba, reuniu milhares de pessoas nesta terça-feira (9) no ginásio da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Com entrada gratuita, o Gabaon reúne em louvor fieis que buscam fugir da folia mais tradicional de carnaval.
De acordo com o coordenador do evento, José Luiz, esta 27ª edição foi uma das maiores já realizadas em Curitiba. “A animação foi grande, aqui se samba e louva a Deus. Tenho certeza que este calor estará no coração para o resto do ano”, disse.
O arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, destacou que vivemos um momento difícil no país e o Gabaon trouxe uma alegria para todos os participantes. “Quando lemos jornal, acabamos nos deparando com uma sequência de desastres. Aqui reunimos uma maioria de jovens, pessoas que irradiam uma alegria singela, pessoas que se sentem privilegiadas pelo senhor. Me senti muito gratificado de participar e quero voltar sempre a sentir essa alegria”, disse.
Há 27 anos o Gabaon tem atraído diversas famílias, jovens e crianças para uma vida de intimidade com Deus buscando estar ao mesmo tempo renovando a espiritualidade e pular carnaval de uma forma diferente. O objetivo e a finalidade do evento é proporcionar a seus participantes, durante os dias de carnaval, uma opção saudável e alegre, dentro de um contexto cristão, para a promoção de valores que gerem o fortalecimento da família e da sociedade. Numa sociedade ameaçada pela violência, pelas drogas e pela desagregação das famílias, o Gabaon vem oferecer uma opção diferenciada de entretenimento carnavalesco, onde valores familiares e cristãos são realçados.

Acidente na chegada de Curitiba deixa uma pessoa gravemente ferida na BR-376


Da Redação
Foto: Divulgação PRF
Foto: Divulgação PRF

Um grave acidente entre um carro e uma motocicleta interditou a BR-376 no final da tarde desta terça-feira (9) em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) a colisão aconteceu no quilômetro 625 e bloqueou o sentido capital paranaense para pouso do helicóptero. Uma pessoa ficou em estado grave e a pista foi liberada por volta das 17h45.
Segundo a PRF, o acidente aconteceu por volta das 17h15. Ainda não há informações de quantos quilômetros de fila se formaram no local. A BR-376 é a principal ligação de Curitiba com o Litoral de Santa Catarina. Segundo a concessionária Autopista Litoral Sul, o volume pode ser até 79% maior nesta terça-feira (9), com 61 mil passando nos dois sentidos da via.
A vítima do acidente foi encaminhada para o pronto-socorro e não há informações sobre as atuais condições de saúde.
Na BR-277, o movimento era de aproximadamente 2 mil veículos por volta das 17h45. Segundo a concessionária Ecovia, 34 mil veículos devem retornar nesta terça, com maior concentração de veículos no período entre 18h e 19h. O movimento deve continuar intenso ao longo de toda quarta-feira de cinzas. Há lentidão na Alexandra/Matinhos, PR407, que liga a BR-277 aos balneários de Pontal do Paraná e também em São José dos Pinhais.
Já quem passou o feriado no interior do Paraná também encontra fluxo alto pela BR-277. O movimento deve ser 38% acima do normal. No fim da tarde, o movimento é de 1,4 mil veículos sentido São Luiz do Purunã e 1,5 mil no sentido Curitiba.

Barco de pesca vira e jovem de 23 anos desaparece em cava da RMC


Por Felipe Ribeiro e Flávia Barros
Foto: Colaboração
Foto: Colaboração


Um jovem de 23 anos está desaparecido desde o começo da manhã desta terça-feira (9) após acidente de barco entre Araucária e Balsa Nova, na região metropolitana de Curitiba. De acordo com testemunhas, ele estava em uma embarcação de pesca com outros dois amigos quando uma manobra virou o barco próximo ao Rio Verde, limite dos municípios. As outras vítimas foram socorridas por moradores da região e passam bem.
De acordo com o tenente Luiz Henrique Vojciechovski, do Corpo de Bombeiros, testemunhas relataram que os três envolvidos poderiam estar sob o efeito de álcool. “Nos passaram que ele estariam embriagados, quanto fizeram essa manobra que fez a embarcação virar. Nossos mergulhadores já fizeram uma busca pela manhã e tentam novamente encontrar a vítima nesta tarde”, disse.
Devido ao alto número de ocorrências em cavas neste começo de ano, o tenente Vojciechovski reforçou que as pessoas busquem outros lugares para o lazer. “Temos muita imprudência no meio aquático e pedimos que as pessoas busquem um lugar apropriado para aproveitar o verão, já que as cavas são muito perigosas”, concluiu.
As equipes do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost) continuam as buscas enquanto houver luz natural. Caso a vítima não seja localizada, o trabalho será retomado nesta quarta-feira.

Volta do Carnaval tem movimento alto; operação da PRF deixa trânsito lento na 277


Da Redação


A volta do Carnaval para quem foi ao Litoral do Paraná é complicada no fim da manhã desta terça-feira (9). O fluxo era de mais de mil carros por hora na BR-277, por volta das 11h,segundo a Ecovia, concessionária que administra o trecho. Além disso, uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), próximo a entrada para Alexandra Matinhos (PR-508), deixa otrânsito lento.
transito
Trânsito é complicado na saída das praias (Foto: Reprodução Ecovia)
“Na BR-277, devido a operação da PRF no km 12, tráfego é lento a partir do km 8, sentido Curitiba. Lentidão também na PR-508”, informou a Ecovia, por meio do microblog Twitter. Ainda de acordo com a concessionária, o tráfego deve ficar mais intenso a partir das 14h, com picos de 2,5 mil veículos até o fim do dia.
Na BR-376, que liga Curitiba ao Litoral de Santa Catarina, o trânsito era normal até o fim da manhã desta terça. A previsão é que durante a tarde o movimento seja 50% maior do que em dias comuns, segundo a Autopista Litoral Sul, concessionária responsável pelo trecho.
Já quem passou o feriado no interior do Paraná deve enfrentar fluxo alto a partir das 15h pela BR-277. O movimento deve ser 38% acima do normal.

Deputado Loubet e a 'formação de quadrilha'



Frequentadores de um café em Campo Grande (MS) resolveram dançar quadrilha para o deputado petista Vander Loubet, investigado pelo Supremo.
Em janeiro, Rodrigo Janot pediu ao STF a cassação de Loubet por corrupção e formação de quadrilha. Ele é parceiro de negociatas do senador Delcídio Amaral e do empresário José Carlos Bumlai. Como se vê, homem forte do PT.





Fonte: O antagonista

Insatisfeito, PP pressiona Planalto por mais cargos


índice
Ricardo Della Coletta, Época
Mal virou o ano e o PP já fez chegar ao Palácio do Planalto que não está satisfeito só com o ministério da Integração Nacional. Os parlamentares do partido alegam que só têm cargos ligados ao Nordeste e que precisam controlar um órgão com capilaridade nacional para diminuir a rebeldia das bancadas do Sul e do Sudeste. Ainda não engoliram o PSD no ministério das Cidades.

Colisão de trens na Alemanha deixa mortos e feridos


Número de mortos chega a 9; choque deixou cerca de 150 feridos.
Trens colidiram entre Holzkirchen e Rosenheim, a 41 km de Munique.

Do G1, em São Paulo
Dois trens de passageiros colidiram na manhã desta terça-feira (9) no sul do estado da Baviera, naAlemanha, deixando nove pessoas mortas. Segundo a agência Reuters, mais de 100 pessoas ficaram feridas - algumas em estado grave. Duas pessoas desaparecidas, informou o ministro de Transportes.(veja vídeo)
Equipes de resgate observam o acidente de trem, perto de Bad Aibling. (Foto: Reuters)Equipes de resgate observam o acidente de trem, perto de Bad Aibling. (Foto: Reuters)
O feridos graves foram levados em helicóptero a um hospital. Os feridos leves foram transportados em ambulâncias. A causa do acidente ainda está sendo investigada.
De acordo com a imprensa local, a colisão ocorreu por volta de 7h, na linha entre Holzkirchen e Rosenheim, a 41 km ao sudeste de Munique. Uma das composições descarrilou. O acidente ocorreu nas proximidades da cidade de Bad Aibling, uma estação de águas localizada 60 km ao sul de Munique.
Equipes de resgate estão no local. O acidente interrompeu os serviços de trens na região.

O Ministro de Transportes alemão, Alexander Dobrindt, disse em coletiva de imprensa que cada trem estava a uma velocidade de 100 km/h. "Temos que assumir que um condutor não pôde ver o outro antes do acidente", disse. 

Segundo ele, duas caixas pretas foram recuperadas e uma terceira está na parte danificada de um dos trens, mas também deve ser recuparada. Por isso, ainda não é possível tirar conclusões sobre a causa do acidente.

"As imagens que vocês veem são muito emotivas, porque não podemos imaginar que tais acidentes ocorram aqui. Por isso estamos com muito interesse em esclarecer exatamente o que houve, se foi um problema técnico ou uma falha humano", afirmou o ministro.
Imagem aérea mostra composições após o choque na Alemanha (Foto: Peter Kneffel/dpa via AP)Imagem aérea mostra composições após o choque na Alemanha (Foto: Peter Kneffel/dpa via AP)
Também é preciso esclarecer por que os dois trens estavam no mesmo trilho, disse o ministro.

"Este é o maior acidente que tivemos em anos na região e temos um time de paramédicos, ambulâncias e helicópteros envolvidos na operação", disse à agência de notícias Associated Press o porta-voz da polícia, Stefan Sonntag.
saiba mais

Por causa do carnaval, que também é feriado na Alemanha, não houve aulas hoje na Alemanha, por isso os trens não carregavam crianças e adolescentes.
O último grande acidente com número alto de mortes na Alemanha tinha ocorrido em 2006, quando 23 pessoas perderam a vida e 10 ficaram feridas no choque entre um trem de passageiros e um veículo de manutenção dos trilhos, nas proximidades de Lathen, no oeste do país.

Dilma tenta evitar que TSE use dados da Lava Jato em processo de cassação


s
PUBLICIDADE
A presidente Dilma Rousseff tenta evitar que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) admita como prova, em um dos pedidos de cassação contra ela no tribunal, dados da Operação Lava Jato, que investiga esquema de corrupção na Petrobras.
O material foi encaminhado ao tribunal em dezembro de 2015 pelo juiz Sergio Moro, que atendeu a pedido da corregedoria do TSE.
Entre os documentos estão um relatório da Polícia Federal sobre diálogos do dono da UTC, Ricardo Pessoa, e de um executivo da empreiteira, além de denúncias e sentenças ligadas às investigações.
Em sua delação premiada, Pessoa afirmou que, em 2014, foi persuadido pelo ministro Edinho Silva (Comunicação), então tesoureiro da campanha à reeleição de Dilma, a aumentar as doações. Ele disse que foram acertados R$ 10 milhões, mas foram pagos R$ 7,5 milhões porque ele acabou preso na Lava Jato. O ministro, que é investigado no STF (Supremo Tribunal Federal), nega a pressão.
Os dados repassados por Moro foram inseridos em um das duas Aijes (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) apresentadas pelo PSDB à Justiça Eleitoral que pedem a perda do mandato de Dilma e de seu vice, Michel Temer.
Depois de receber a documentação, a relatora do caso, ministra Maria Thereza de Assis Moura, pediu para PT, PSDB e Procuradoria-Geral Eleitoral se manifestarem.
defesa da presidente argumentou que "os requisitos necessários para admissão de tais elementos como prova [...] não estão presentes".
O coordenador jurídico da defesa da campanha petista, Flávio Caetano, disse que as delações premiadas não podem ser utilizadas porque "não têm pertinência" com o que se discute na ação eleitoral, não se referem ao período da campanha presidencial e são provas emprestadas sobre as quais não se garantiu o direito ao contraditório."
PROVA EMPRESTADA
O Ministério Público se manifestou contra o entendimento de Dilma. "O argumento de que essa documentação não pode ser admitida como prova emprestada não se aplica à hipótese, tendo em vista que as denúncias e sentenças encaminhadas não constituem, em si, prova de qualquer dos fatos nelas referidos", diz o texto assinado pelo vice-procurador-geral Eleitoral, Eugênio Aragão.
"Tais documentos apenas retratam o entendimento dos membros do Ministério Público Federal e do Poder Judiciário naqueles feitos".
A oposição acusa Dilma e seu vice no TSE de abuso de poder econômico e político e aponta ainda suspeitas de que recursos desviados da Petrobras tenham ajudado a financiar a campanha da reeleição. No total, há quatro ações contra Dilma no tribunal.

Mulher é morta na frente da filha em assalto em São Leopoldo, no RS


Vítima foi alvejada com um tiro no peito e bandidos levaram o veículo.
Ela desceu do carro ao perceber a aproximação de dois homens.

Paulo LedurDa RBS TV
Vitima foi morta quando deixava amiga da filha em casa (Foto: RBS TV/ Reprodução)Vitima foi morta quando deixava amiga da filha em casa (Foto: RBS TV/ Reprodução)
Uma mulher foi morta na frente da filha de 15 anos em São Leopoldo, no Vale do Sinos, Rio Grande do Sul. Andréa Costa da Silva, de 53 anos, chegou em casa, descarregou o carro e, por volta das 21h30, saiu novamente para deixar a amiga da filha na casa dela.
A família resolveu antecipar a volta da praia para a noite de segunda-feira (8) para evitar o congestionamento esperado para a terça (9).
A mulher percebeu a aproximação de dois homens e desceu do carro para tentar proteger as adolescentes, fazendo com que elas entrassem logo dentro da casa. Mas ela foi abordada pelos criminosos e acabou baleada no peito na frente da filha e da amiga.
"Um deles de um tiro nela, deixou o corpo ali estendido e foram embora com o carro. E as meninas estavam no portão ali, viram tudo", disse a irmã, Kátia Bender da Costa.
As duas adolescentes não ficaram feridas e os bandidos conseguiram fugir com o veículo.

Andréa era funcionária pública do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e deixa o marido e duas filhas.

Câmeras registram quadrilha armada com fuzis assaltando padaria; assista


Utilizando espingardas e fuzis, cinco homens levaram R$ 400,00 do comércio.
Caso foi registrado no 1° Distrito Policial de São Vicente, no litoral de SP.

LG RodriguesDo G1 Santos
Uma quadrilha fortemente armada assaltou uma padaria neste domingo (7), em São Vicente, no litoral de São Paulo. Armados com espingardas e fuzis, cinco homens entraram no estabelecimento e renderam mais de dez pessoas entre funcionários e clientes. A ação foi registrada pelas câmeras de monitoramento do local. Ninguém foi preso.(veja vídeo)
saiba mais

Enquanto alguns dos homens vigiavam os reféns, um quinto integrante do grupo foi direto ao caixa e começou a ameaçar o funcionário que estava no caixa. Ao todo, a quadrilha conseguiu roubar R$ 400,00 e alguns aparelhos eletrônicos.
De acordo com um dos funcionários da panificadora, que fica localizada na Avenida Divisória, no bairro Vila São Jorge, esta é a 15ª vez que o estabelecimento é assaltado em 30 anos e a primeira desde 2006.
Um homem que trabalha no local afirma que essa pode não ser a primeira vez que o grupo age na região, já que outros estabelecimentos também foram assaltados por uma quadrilha que utiliza um automóvel muito similar ao visto nas imagens das câmeras.
Após roubar a padaria, os cinco criminosos retornaram ao carro e saíram em direção à Avenida Nossa Senhora de Fátima, em Santos. Ninguém ficou ferido durante a ação. O caso foi registrado no 1° Distrito Policial de São Vicente e até o momento ninguém foi preso.
Usando uma espingarda e fuzis, quadrilha assaltou padaria em São Vicente, SP (Foto: G1)Usando uma espingarda e fuzis, quadrilha assaltou padaria em São Vicente, no litoral de SP (Foto: G1)
Clientes e funcionários ficaram sob a mira de armas enquanto grupo realizava assalto (Foto: G1)Clientes e funcionários ficaram sob a mira de armas enquanto grupo realizava assalto (Foto: G1)
Assaltantes conseguiram roubar R$ 400,00 e aparelhos eletrônicos de padaria em São Vicente (Foto: G1)Assaltantes conseguiram roubar R$ 400,00 e aparelhos eletrônicos de padaria em São Vicente (Foto: G1)
Padaria fica localizada no bairro Vila São Jorge, do lado de São Vicente, no litoral de São Paulo (Foto: G1)Padaria fica localizada no bairro Vila São Jorge, do lado de São Vicente, no litoral de São Paulo (Foto: G1