Servidores dos Centros de Convivência passam por capacitação


WEBMASTER 15 DE FEVEREIRO DE 2016

A ação visa treinar os funcionários para o momento de abordagem dos idosos do município; encontro reuniu 54 servidores na Regional Maracanã

Garantir que os servidores estejam preparados para atender a população também faz parte do planejamento da Prefeitura Municipal de Colombo. Prova disso são as capacitações que os funcionários municipais recebem frequentemente, uma das mais recentes aconteceu na última semana e reuniu 54 profissionais dos Centros de Convivência de Colombo no auditório da Regional Maracanã.
A capacitação contou com a presença de servidores dos 20 Centros de Convivência que prestam serviços aos idosos do município. Durante o encontro um dos principais temas tratado foi relacionado a acolhida e a abordagem dos idosos. “Os nossos centros trabalham pelo empoderamento e o fortalecimento de vínculos dos idosos, para isso é preciso uma abordagem que respeite a cidadania dessas pessoas”, afirma a Secretaria de Assistência Social, Maria da Silva Souza. Durante a capacitação também foi definido o planejamento para o ano de 2016.
Atualmente são atendidos, aproximadamente, 1200 idosos, nos 20 Centros de Convivência do município. Entre as atividades desenvolvidas nos locais estão serviços de convivência e fortalecimento de vínculo a pessoa idosa, oficinas de artesanato e pintura, palestras, aulas de turismo, atividades de alfabetização e ginástica.
Gincana
Ainda durante a capacitação, uma importante parceria foi formada entre a secretaria de Assistência Social e o Departamento de Esportes. Nos próximos meses uma competição vai animar os Centros de Convivência, os idosos participarão de uma gincana com atividades que visão o desenvolvimento de habilidades físicas, intelectuais e sociais dos participantes.
A competição será dividida em etapas por região e a final reunirá todos os Centros de Convivência no Parque Municipal da Uva. Entre as atividades estão: Chute a gol, estafeta, arremesso, boliche, truco, dominó, jogos dos sentidos e quebra-cabeça.
Confira as datas e os Centros de Convivência que participarão das atividades
12/04 – Ginásio Guaraituba
Centros de Convivência: Lírio do Vale, Maria do Rosário, Girassol, Monte Castelo e Jardim das Graças.
10/05 – Ginásio Rio Verde
Centros de Convivência: Jardim Adriana, Gralha Azul, Vó Elisa, Rio Verde, Graciosa e Vila Liberdade.
07/06 – Ginásio Osasco
Centros de Convivência: São José, Vó Joana, Roça Grande, Raio de Luz, Georgina e Sede
05/07 – Caic
Centros de Convivência: Meu Cantinho, São Sebastião, Caic, São Gabriel e Vida Esperança
09/08 Final – Bosque da Uva
Todos os Centros de Convivência
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Moro diz ao TSE que há provas de propina para doações eleitorais registradas


De São Paulo

  • Ricardo Borges/Folhapress
    Moro diz que 6 "criminosos colaboradores" confirmaram que "recursos acertados no esquema" eram destinados a doações eleitorais "registradas e não registradas"
    Moro diz que 6 "criminosos colaboradores" confirmaram que "recursos acertados no esquema" eram destinados a doações eleitorais "registradas e não registradas"
O juiz federal Sérgio Moro, que conduz os processos em primeira instância da Operação Lava Jato, informou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, em sentença da 13ª Vara Federal, em Curitiba, ficou "comprovado o direcionamento de propinas acertadas no esquema criminoso da Petrobras para doações eleitorais registradas".
O comunicado foi feito em ofício, que atende solicitação da Corte, que tem quatro procedimentos abertos a pedido do PSDB para apurar irregularidades na campanha da presidente Dilma Rousseff.
"Reputou-se comprovado o direcionamento de propinas acertadas no esquema criminoso da Petrobras para doações eleitorais registradas", informa Moro, sobre sentença do processo envolvendo executivos da empreiteira Mendes Junior e Setal Óleo e Gás.
O caso envolve o suposto repasse de R$ 4 milhões ao PT via ex-tesoureiro do partido João Vaccari Neto --preso, em Curitiba, desde março de 2015. "Por ora, é a única sentença prolatada que teve fato da espécie como objeto."
O juiz ressalta ainda que seis "criminosos colaboradores" confirmaram em juízo que "recursos acertados no esquema" eram destinados a doações eleitorais "registradas e não registradas".
São eles: o doleiro Alberto Youssef, o ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa, o ex-gerente de Engenharia Pedro José Barusco Filho, o empresário do grupo Setal Augusto Ribeiro de Mendonça Neto, o operador de propinas Milton Pascowitch e o dono da UTC Ricardo Ribeiro Pessoa.
"Como os depoimentos abrangem diversos assuntos, seria talvez oportuno que fossem ouvidos diretamente pelo Tribunal Superior Eleitoral a fim de verificar se têm informações pertinentes ao objeto da requisição", informou o ofício.
O documento, do dia 6, foi enviado ao TSE em resposta a ofícios do ministro João Otávio de Noronha, corregedor-geral da Justiça Eleitoral. O primeiro pedido foi enviado a Curitiba em 28 de agosto de 2015. Nele, foram solicitados dados e os depoimentos de três delatores: Pessoa, Paulo Roberto Costa e Youssef. Outros dois pedidos solicitavam compartilhamento de provas relacionadas à Lava Jato.
"É tecnicamente inviável disponibilizar a esta Egrégia Corte cópia de todos os inquéritos e ações penais relativas à Operação Lavajato, já que se tratam de centenas de processos. Não há condições, pelo volume, de extrair cópia em papel ou eletrônica", explicou Moro, em ofício ao TSE.
No documento, ele remeteu cópia eletrônica das denúncias oferecidas pelo Ministério Público Federal contra os dirigentes de empreiteiras e outros relativamente ao pagamento de propinas.
São casos que envolvem as empresas Camargo Correa, UTC, Engevix, Galvão Engenharia, Mendes Júnior, OAS, Setal Óleo e Gás, Odebrecht e Andrade Gutierrez. Foram encaminhadas ao TSE ainda três sentenças.
Moro informou ainda ao TSE que, além das ações penais, "há diversas investigações em curso que eventual e incidentalmente poderão confirmar outros repasses de propinas a campanhas eleitorais". "Caso algo da espécie seja constatado, encaminharei as informações pertinentes e esta Egrégia Corte Eleitoral."
Juiz dos processos em primeiro grau, Moro esclareceu ainda em seu ofício ao TSE que "relativamente aos atuais ocupantes de cargos eletivos com foro privilegiado", os processos tramitam perante o Supremo Tribunal Federal (STF).

DEFESA DE TEMER ACUSA O PSDB DE "INCONFORMISMO" COM DER

Ao TSE, Janot diz que acusações não justificam perda de mandato de Dilma


Pedro Ladeira/Folhapress
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em reunião do Conselho Nacional do Ministério Público
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em reunião do Conselho Nacional do Ministério Público
s
PUBLICIDADE
Em uma das quatro ações que pedem a cassação da presidente Dilma Rousseff na Justiça Eleitoral, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que as acusações para justificar a perda de mandato do chefe do Executivo precisam ser, "já à primeira vista, gravíssimas".
A manifestação de Janot foi enviada ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para recomendar a rejeição de uma das duas AIJEs (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) que pedem a perda do mandato de Dilma e seu vice, Michel Temer.
O parecer do procurador-geral é de agosto de 2015. A ação está com a corregedora do TSE, ministra Maria Thereza de Assis Moura.
O processo da oposição, puxado pelo PSDB, imputa nove condutas a Dilma e a Temer para justificar abuso de poder político e econômico na campanha à reeleição em 2014.
Entre elas estão o uso da máquina pelo governo, como participação indevida de ministros na campanha, envio de 4,8 milhões de folders pró-Dilma pelos Correios e dificuldades para distribuição de material de campanha de Aécio Neves em Minas Gerais.
Outras irregularidades estariam relacionadas a propagandas da Petrobras e da Caixa Econômica Federal, pronunciamentos presidenciais, utilização de programa social para distribuição de um fogão à lenha e doação de uma prótese dentária a uma eleitora que teria participado de propaganda eleitoral de Dilma, entre outros.
Para o procurador-geral, os elementos da ação não justificam a punição de Dilma e Temer.
"Para que se possa concretamente falar em cassação de diploma ou mandato de um presidente eleito em tão amplo cenário de eleitores, as condutas a ele atribuídas devem ser, já à primeira vista, gravíssimas, a ponto de impossibilitar qualquer questionamento sobre sua influência nefasta", afirmou Janot.
"As condutas imputadas aos representados, em considerável medida, ou não tiveram o grau de ilicitude atribuídos pela representante ou não os beneficiaram diretamente, ou tiveram pouquíssimos desdobramentos. Esta Procuradoria-Geral Eleitoral não se convenceu, a partir das alegações e provas constantes destes autos, da existência da gravidade necessária a autorizar a aplicação de sanções previstas na Lei Complementar 64 de 1990 [que trata de casos de cassação]", completou.
Integrantes do TSE ouvidos pela Folha dizem que esta ação já está praticamente pronta para ser analisada pelo plenário do tribunal e que há poucas chances de punição para a chapa Dilma-Temer.
Além desta ação, Dilma e Temer são alvos de outros três processos que podem levar a cassação dos dois no TSE, sendo acusados de abuso de poder político e econômico e ainda de que recursos desviados da Petrobras abasteceram a campanha à reeleição (veja infográfico abaixo).
O principal caso está na AIME (Ação de Impugnação de Mandato Eletivo).Temer já apresentou sua defesa e Dilma deve entregar suas considerações neste caso até quinta (18).

Os salários iniciais de todas as profissões no Brasil


Saiba se o seu emprego paga mais ou menos, de acordo com ocupação e estado, do que o de quem acabou de ser contratado

RODRIGO CAPELO
15/02/2016 - 08h03 - Atualizado 15/02/2016 08h03
Carteira de trabalho, emprego (Foto: Marcello Casal Jr/ABr)
O mercado de trabalho penou em 2015. O saldo entre demissões e contratações ficou negativo em 1,54 milhão, segundo o Ministério do Trabalho, em vagas formais. O salário médio de admissão caiu de R$ 1.291,86 em 2014 para R$ 1.270,74. A inflação foi de 10,67%. Toda esta numeralha diz que no ano passado muitos ficaram desempregados, quem conseguiu um emprego, entrou com um salário menor, e o dinheiro de todo mundo passou a ter menos poder de compra.
Os salários variam de profissão para profissão, de estado para estado. Um diretor de produtos bancários que conseguiu emprego formal em 2015 chegou com contracheque de R$ 30.394 mensais. É a maior remuneração do país na média nacional. Só que um desses diretores em São Paulo fatura R$ 30.539, e um no Paraná, R$ 26.636. No outro extremo, o profissional com menor remuneração na média nacional foi o professor de literatura alemã, com R$ 396 por mês.
E você? ÉPOCA pediu ao Ministério do Trabalho os salários médios iniciais de todas as ocupações para que saiba, conforme profissão e estado, se um profissional contratado em 2015 ganha mais ou menos do que você. Também vale para quem quer escolher uma profissão.

No DF, criança anda em parapeito de janela em 3º andar de prédio; vídeo


Janela tem tela de proteção; depois de 40 segundos, mulher pega criança.
Mãe levou advertência do Conselho Tutelar; apartamento é da avó do bebê.

Do G1 DF, com informações do DFTV
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma menina de 1 ano caminhando no parapeito do terceiro andar de um prédio no Guará II, no Distrito Federal. Durante 40 segundos, o bebê se segura no vidro e vai de um lado para outro. No final da gravação, uma mulher aparece e puxa a criança para dentro do apartamento (veja vídeo).
saiba mais

Não é possível ver no vídeo, mas a janela tem uma tela de proteção. A mãe da criança, que não quis se identificar, disse que a proteção foi instalada antes da gravação do vídeo.
Neste domingo (15), conselheiros tutelares estiveram no apartamento para conversar com a família da menina. Quem mora no local é a avó do bebê. Familiares levarão uma advertência formal para que não exponham mais a criança a situações de risco.
O tenente do Corpo de Bombeiros Wellington Amaral aconselha pais e familiares a sempre ficarem de olho nos pequenos. "Para a criança ter garantia total de segurança, ela sempre deve ficar na visão dos pais. A criança, quando começa a andar, quer explorar o mundo. Os pais sempre devem dificultar o acesso [a janelas ou locais perigosos]."
O vídeo do bebê andando no parapeito da janela foi feito pelo morador de um apartamento de um prédio em frente ao edifício da avó da criança.

Irmãos que deixaram homem morto e guarda baleado em Curitiba são presos


Da Polícia Civil

Em menos de um mês de investigação, a Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) identificou e prendeu nas últimas semanas, dois irmãos envolvidos nos disparos de arma de fogo que feriram um guarda municipal (GM) de 37 anos, além de vitimar um homem de 61 anos, morto durante a ação criminosa em frente ao Armazém da Família, no bairro Sítio Cercado, na região do Osternak. Segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (15), as duas prisões foram realizadas no município de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, e também no bairro do crime.
irmaospresos
Irmãos foram apresentados à imprensa nesta segunda (Foto: Flávia Barros – Banda B)
O crime aconteceu na manhã do dia 29 de janeiro deste ano, quando três pessoas armadas desceram de um Voyage branco foram até a porta do estabelecimento e ao se depararem com o GM, realizaram os disparos que também atingiram uma outra vítima que não resistiu aos ferimentos. Após cometer o crime o trio abandonou o Voyage – veículo roubado – e correram para um matagal em um extenso terreno baldio, onde houve um confronto.
Alan Vitor Ramos Pereira, 23 anos, integrante do grupo de assaltantes, foi morto em confronto e os outros dois envolvidos conseguiram fugir utilizando outro veículo, um Gol vermelho.
Com Pereira os policiais encontraram duas pistolas calibre 380 e um revólver calibre 32. Nas proximidades do Armazém da Família a polícia também localizou uma garrucha.
Logo após o crime, a 1ª Delegacia de Homicídios da DHPP, chefiada pela delegada Sabrina Barreiros, iniciou as investigações e através de denúncias anônimas identificou os outros dois participantes do crime.
Bruno Mendes da Silva, 22 anos, foi detido em uma residência no município de São José dos Pinhais. Já seu irmão, Luiz Henrique Mendes da Silva, 20 anos, foi localizado pela Polícia Civil em via pública, no bairro Sítio Cercado.
As testemunhas reconheceram o trio como suspeito do crime. Os presos foram interrogados, mas permaneceram calados.
De acordo com a delegada, todas as armas encontradas com Pereira foram apreendidas e encaminhadas para perícia, com também um celular que foi encontrado dentro do Gol vermelho.
“Foram solicitadas perícias de confronto balístico entre as munições extraídas dos corpos das vítimas, para comparação com as armas apreendidas. A conclusão do inquérito policial depende ainda de algumas diligências e remessas de laudos periciais”, conta Sabrina.
Sabrina explica ainda a linha de investigação tomada pela DHPP. “A linha de investigação aponta para o crime de latrocínio, já que os indícios afirmam que os suspeitos pretendiam efetuar um roubo contra o estabelecimento comercial. Não há quaisquer indícios de possível execução contra o Guarda Municipal ferido”, concluí.
Os suspeitos permanecem presos e aguardam à disposição da Justiça.

Garçom de Colombo que passava férias no Litoral desaparece após entrar no mar de Matinhos

Por Felipe Ribeiro

Morador de Colombo, na região metropolitana de Curitiba, o garçom Thiago Motta Braz, de 22 anos, está desaparecido desde o começo da tarde deste domingo (15) em Matinhos, no Litoral do Paraná. De acordo com familiares, o jovem está de férias e aproveitava o dia na praia do Balneário Gaivotas, momento em que entrou no mar e desapareceu em questão de segundos. O Corpo de Bombeiros já realizou buscas, mas até o momento não o encontrou.
thiagodesaparecido
Foto: Arquivo Familiar
De acordo com a irmã dele, Adriana Motta Braz, ele entrou no mar para tirar as filhas da água, mas não voltou mais. “Não temos a menor ideia do que aconteceu, foi um desaparecimento muito rápido. Entramos com um barco para procurar também, mas nada encontramos”, disse.
Ainda segundo a irmã, a família já teme pelo pior. “Acreditamos que ele possa estar inconsciente ou até mesmo se afogado, já que ele sempre foi uma pessoa tranquila e nunca foi de sair de casa sem um motivo”, concluiu.
Acreditando ainda que ele possa ter chegado em outro balneário, familiares divulgaram fotos nas redes sociais para tentar localizá-lo.
Qualquer informação pode ser repassada pelo telefone (41) 3473-1823.

Irmão encontra idoso morto e polícia acredita que saque em lotéria possa ter motivado crime


Por Felipe Ribeiro e Flávia Barros

Um idoso de 64 anos foi encontrado morto com várias facadas no começo da tarde desta segunda-feira (15) na zona rural de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba. De acordo com a polícia, Juarez Cristino Gonçalves Ferreira chegava à casa do irmão mais velho quando encontrou José Gonçalves Ferreira morto e a casa dele toda revirada.
mortocampolargo
Foto: Colaboração
Em entrevista à Banda B, o irmão da vítima contou que estranhou a porta aberta e entrou no local, que fica na Estrada Sítio do Mato, em Bateias, para verificar o que tinha acontecido. “Eu estava realizando uma limpeza e senti falta dele. Infelizmente não vimos nada, mas sabemos que ele era uma boa pessoa”, disse.
José Ferreira havia acabado de realizar um saque de alto valor em uma casa lotérica, o que faz a polícia acreditar que possa ser a motivação do crime. “Estamos levantando o local, investigando a motivação e acreditamos em latrocínio, que é o roubo seguido de morte. Testemunhas contaram que ele teria tirado um valor alto da lotérica, então seguimos nesta linha”, explicou o investigador da Delegacia de Campo Largo, Rodrigo Augusto Podegurski.
A Delegacia de Campo Largo investiga o caso.

Bandidos invadem agência bancária, trocam tiros com segurança e inocente morre na RMC


Por Luiz Henrique de Oliveira


Quatro bandidos fortemente armados e encapuzados invadiram a agência da Caixa Econômica Federal na Rua Barão do Rio Branco, no Centro da Lapa, cidade da região metropolitana de Curitiba, por volta das 16h desta segunda-feira (15). Eles trocaram tiros com um segurança do estabelecimento e a informação é que um inocente, que estava em uma sorveteria próxima ao banco, foi baleado e acabou morrendo durante o atendimento do Siate.
A Polícia Militar (PM) também informou que os bandidos teriam deixado o segurança da Caixa ferido com um tiro na perna. Eles fugiram em uma S10 e um Cruze, que foi encontrado próximo ao cemitério municipal da Lapa. A PM faz buscas na região para tentar encontrar os ladrões, que fugiram sem levar nenhum refém.
Uma testemunha falou sobre o que viu. “Ainda estou horrorizada, vi tudo e não consigo parar de tremer. Eles tiraram uma mulher de um carro com metralhadora. Muitos tiros, cena de filme de terror”, lamentou.
A PM não divulgou o nome da vítima, porque a família ainda não sabe do que aconteceu.

CONVITE: Venha participar da l CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS, nessa quinta 18/02

Nessa quinta feira dia 18/02 a partir das 08.00 hrs no auditório da Regional do Colombo Park Shopping, sito à Rua Durval Seccon, 684 acontecerá a primeira CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS,  com o tema, " Direitos Humanos para Todos e Todas: Democracia, Justiça e Igualdade"

EIXO l - Afirmação e Fortalecimento da Democracia
EIXO ll - Garantia r Universalização de Direitos
EIXO lll - Promoção e Consolidação da Igualdade



Essa Conferência além do debate e da construção de propostas de politicas publicas de Direitos Humanos tem o objetivo de eleger 13 delegados para a etapa Estadual da Conferência programada para os dias 11, 12, e 13 de março de 2016 em Curitiba.

TODA POPULAÇÃO ESTÁ CONVIDADA, PARTICIPE!!!




MIMPARA ( CINACALCET ) já está disponível nas FARMÁCIAS ESPECIAIS DO PARANÁ

Uma boa notícia para os pacientes renais crônicos do Paraná, o medicamento mimpara ( cinacalcet) já está disponível nas farmácias especiais do Estado do Paraná e com certeza de todo o Brasil. 

Essa conquista foi uma grande vitória do movimento organizado  das associações de pacientes de todo o Brasil, e foi em dado momento dessa luta que foi criada a FENAPAR - Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais  e Transplantados do Brasil.

Converse com seu médico e veja se você se enquadra dentro do protocolo do Ministério da Saúde peça para que o mesmo providencie a documentação para que vc passe a receber essa medicação.